SISTEMA DE AVALIAÇÃO - colegio-resgate.com.br · organizar e gerir o aprendizado, o que requer...

14
SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE - EM

Transcript of SISTEMA DE AVALIAÇÃO - colegio-resgate.com.br · organizar e gerir o aprendizado, o que requer...

SISTEMA DE

AVALIAÇÃO

3ª SÉRIE - EM

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

1

SISTEMA DE AVALIAÇÃO A avaliação é a dinâmica pedagógica que tem como objetivo o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação baliza, legitima, regula e emancipa esse processo. Portanto, é fundamental atentarmos às trajetórias de ensino e de aprendizagem e às relações que estão sendo estabelecidas no processo avaliativo. As práticas avaliativas devem: . Do ponto de vista docente, servir para analisar e compreender as estratégias de aprendizagem utilizada pelos estudantes, acompanhar e comunicar os resultados do processo de aprendizagem, dar um feedback individualizado aos estudantes e afirmar, (re)orientar e regular as ações pedagógicas; . Do ponto de vista do estudante, possibilitar a percepção das conquistas obtidas ao longo do processo e desenvolver processos metacognitivos que compreendam a consciência do próprio conhecimento e a regulação dos processos de construção desse conhecimento. A ação de avaliar consiste num processo que deve ser sistemático, compartilhado e demanda assertividade, organização, sensibilidade e criticidade. Em relação aos tempos e movimentos de ensinar e aprender, as estratégias e os instrumentos avaliativos devem ser diversificados, diferenciados, coerentes e adequados, de modo a garantir a qualidade da educação Assim sendo, dentre a complexidade do ato de avaliar destacamos três dimensões:.

FUNÇÃO DIAGNÓSTICA: Finalidade: realizar uma sondagem de conhecimentos e experiências já

disponíveis no aluno, bem como a existência de pré-requisitos necessários à aquisição de um novo saber. Permite ainda identificar progressos e dificuldades dos alunos e professores diante do objetivo proposto.

FUNÇÃO FORMATIVA: Finalidade: proporcionar maior visibilidade para professores e alunos, sobre procedimentos e desenvolvimento do processo ensino. Assim sendo, conduz à correção de desvios, esclarecimentos de dúvidas e incentivo à continuação do trabalho para o alcance dos objetivos previamente delineados. Proporciona, ainda, adequação de métodos e materiais, comunicação com o aluno e adequabilidade da linguagem. FUNÇÃO SOMATIVA: Oferece subsídios para o registro das informações relativas ao desempenho do aluno proporcionando uma estimativa que poderá ser expressa em notas ou conceitos sobre o desempenho do aluno. Esse tipo de avaliação contemplará tudo aquilo que foi visualizado na função diagnóstica e formativa, através da Coordenação Pedagógica.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

2

DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Em cada trimestre o aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos:

1 - AVALIAÇÃO PROCESSUAL – SEMANAL ( AVS ) São avaliações parciais estruturadas com questões dissertativas, que tem por objetivo avaliar a competência dos estudantes, observando-se as habilidades cognitivas por eles desenvolvidas: compreensão; interpretação envolvendo relações; inferências; análise; síntese, habilidades em redação, etc. São elaboradas criteriosamente em cada área de conhecimento, observando-se essas habilidades e competências. Estas avaliações são programadas e marcadas no Cronograma de Avaliações e aplicadas, continuamente, durante o processo ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo.

2 – AVALIAÇÃO ABRANGENTE - TRIMESTRAL São avaliações globalizantes estruturadas com questões de múltipla escolha e tem como objetivo avaliar à construção dos saberes necessários, competências e habilidades previstas relativas aos conteúdos conceituais das diversas áreas de conhecimentos e serão aplicadas ao final de cada trimestre. Nesta avaliação são abordados todos os conteúdos ministrados no período, e, “conteúdos recorrentes”, ou seja, aqueles trabalhados em trimestres ou séries anteriores, mas fundamentais para a série em curso. De uma maneira geral as provas são reflexivas, exigindo habilidades interpretativas e a interrelação de conteúdos. Nas provas, a ortografia será cobrada como uma questão.

3 - SIMULADO

São blocos de provas multidisciplinares com questões de múltipla escolha interdisciplinares, com orientações e horários específicos. Essas avaliações propõem uma síntese dos conhecimentos adquiridos no decorrer dos trimestres e consistem em um treinamento com foco no Vestibular e no ENEM. Esse Simulado é composto por questões objetivas, aplicado trimestralmente, com tempo de duração que varia de 4 a 5h30 , onde são abordados todos os assuntos ministrados durante o ano letivo até a data de sua realização (cumulativo). Dependendo dos resultados obtidos, o aluno receberá um bônus na média trimestral. Verificar com a Coordenação os critérios de pontuação de acordo com o desempenho.

DA VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

A maioria das Escolas concentra as provas em períodos determinados, ao fim do trimestre. Essa prática cria nos alunos o hábito de estudar apenas nas vésperas das avaliações, quando os conteúdos trabalhados pelos professores já estão distantes. Para evitar esse problema os Colégios Resgate/ São Lázaro aplicam provas toda semana, avaliando os alunos de forma contínua. Esse sistema torna mais eficiente o aprendizado dos conteúdos, fazendo do estudo um hábito constante e não um esforço em determinadas épocas do ano. Na avaliação do desempenho escolar do aluno é adotado o Sistema de Pontuação Cumulativa, num total de 100 (cem) pontos em cada disciplina ou

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

3

componente curricular, distribuídos ao longo do ano letivo nos três trimestres, da seguinte forma:

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS NO ANO LETIVO

TRIMESTRE(S) VALOR

PONTOS

APROVEITAMENTO MÍNIMO 60%

MÉDIA

TRIMESTRE I 30 18

TRIMESTRE II 30 18

TRIMESTRE III 40 24

TOTAL 100 60

Totalizando no Ano 100 pontos - Média Mínima 60 Pontos - (Aproveitamento Mínimo 60%)

Para promoção, ao final do ano letivo, será considerado APROVADO(a) o(a) aluno que obtiver uma pontuação cumulativa mínima de 60 (sessenta) pontos em cada um dos componentes curriculares, o que representa 60% (sessenta por cento) de rendimento e, ao mesmo tempo tiver frequentado, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas – conforme LDB, art. 24, inciso IV. Em cada Trimestre, o aluno deverá alcançar a média mínima de 60% (sessenta por cento) de rendimento em cada disciplina ou componente curricular, para não entrar em processo de Recuperação.

CÁLCULO PARA APURAÇÃO DA MÉDIA DO TRIMESTRE

A Média do Trimestre será o resultado do somatório das notas (pontuações) por disciplina obtidas pelo aluno em cada Avaliação, mais o Bônus do Simulado (pontuação extra).

MÉDIA DO TRIMESTRE: MT = AV1O + AV1D + AV2O + AV3O + AV3D + AV4O + ................. + BÔNUS

MÉDIA MÍNIMA: 60% DE RENDIMENTO, OU SEJA: 1º Trimestre = 18 PONTOS 2º Trimestre = 18 PONTOS

3º Trimestre = 24 PONTOS

Exemplo: O aluno que teve em Matemática as seguintes notas no 1º Trimestre: - AV1O OBJETIVA = 3,0 - AV1D DISCURSIVA = 2,0 - AV2O OBJETIVA = 2,5 - AV3O OBJETIVA = 2,0 - AV3D DISCURSIVA = 3,5 - AV4O OBJETIVA = 5,5 - BÔNUS SIMULADO = 4,0 MT = 3,0 + 2,0 + 2,5 +2,0 + 3,5 + 5,5 + 4,0 = 22,5 MÉDIA DO TRIMESTRE EM MATEMÁTICA = 22,5

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

4

2ª CHAMADA DE AVALIAÇÕES

Os alunos que não comparecerem às Avaliações previamente estabelecidas, poderão realizar 2ª Chamada, mediante as seguintes justificativas:

NORMAS:

Só terá direito a 2ª Chamada o aluno que por motivo de: doença comprovada mediante apresentação de atestado médico; luto em família; obrigações militares, ou, outra justificativa aceita pela Direção da Escola.

O prazo para apresentação do Requerimento de 2ª Chamada , acompanhado de comprovantes cabíveis , é de 3 ( três ) dias úteis , contados a partir da data da Avaliação perdida.

A 2ª Chamada de avaliações parciais ou finais de trimestre deverá ser requerida pelos pais ou responsáveis, e, devidamente autorizada pela Direção Pedagógica.

AS AVALIAÇÕES FINAIS DO TRIMESTRE III, ASSIM COMO, AS AVALIAÇÕES DE

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO NÃO TERÃO A 2ª CHAMADA.

NÃO TERÁ DIREITO A 2ª CHAMADA O ALUNO QUE OBTEVE A NOTA “ZERO”, POR PROBLEMAS DE “COLA”.

Em caso de fraude (cola) na avaliação de 2ª Chamada , a nota do aluno será zero.

Os alunos dependentes de 2ª chamada, só poderão solicitar

transferência, após submeter-se à citada prova sob pena de ter nota

zero.

Ao requerer a 2ª Chamada, o aluno, através de seu responsável, deverá pagar a taxa de serviços extras 10% (dez por cento), por disciplina, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

A apresentação do Atestado Médico , ou , outro comprovante cabível , não dispensa o pagamento da Taxa de Serviços Extras para a avaliação de 2ª Chamada.

DA RECUPERAÇÃO PARALELA – TRIMESTRES I / II

A Lei de Diretrizes e Bases (9.394/96) considera a autonomia, a flexibilidade e a liberdade como meios necessários ao resgate dos compromissos da escola, dos educadores e dos educandos com a aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, faz-se necessário ressaltar que a recuperação é parte desse processo de avaliação da aprendizagem e que é um direito daqueles que não conseguiram aprender com os métodos adotados pela escola, em determinado tempo. Tal

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

5

instrumento, para tanto, configura uma maneira de os estudantes terem nova oportunidade de apreensão do conteúdo sistematizado. Nosso cotidiano solicita a aquisição de conhecimentos e de habilidades para a adaptação bem-sucedida em um mundo submetido a constantes transformações. Assim, para serem aprendizes efetivos por toda a vida, os jovens precisam de base sólida em domínios-chave e devem ser capazes de organizar e gerir o aprendizado, o que requer consciência a respeito da própria capacidade de raciocínio e de estratégias e métodos de aprendizado. Portanto, haverá Recuperação Paralela por disciplina ao final do 1º trimestre e ao final do 2º trimestre, que se aplicam tão somente à recuperação da nota de cada um desses períodos e são aplicáveis aos alunos que auferirem menos de 18 pontos ( Média Mínima ) em cada trimestre . Acontece concomitantemente ao processo regular de aprendizagem, em horário diverso ao de funcionamento da classe. A frequência aos estudos de recuperação paralela será obrigatória ao aluno que apresentar aproveitamento insuficiente. Nesta etapa, o aluno realizará uma avaliação em cada disciplina valendo 30 pontos que versará sobre todo o conteúdo do trimestre. A nota alcançada nesta avaliação irá substituir a média do trimestre da disciplina em questão até no máximo de 18 pontos (60% do valor do trimestre), ainda que ele obtenha nota superior a essa. No entanto, caso a nova média seja inferior à primeira, permanece a primeira. Os estudos de Recuperação Paralela são instituídos de forma obrigatória para a Escola e de modo facultativo para os alunos. Ao requerer estudos de Recuperação Paralela, o responsável deverá pagar na Tesouraria a Taxa de Serviços Extras, conforme Contrato de Prestação de Serviços. O período da realização dos estudos de recuperação será fixado exclusivamente pela Direção do Colégio no decorrer do ano, após cada trimestre letivo.

NÃO HAVERÁ 2ª CHAMADA PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO PARALELA.

NÃO HAVERÁ RECUPERAÇÃO PARALELA NO TRIMESTRE III.

Em caso de fraude (cola) na avaliação da Recuperação Paralela , a nota do aluno no Trimestre será zero.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

6

DEMONSTRATIVO DO CÁLCULO DA RECUPERAÇÃO PARALELA

TRIMESTRES I / II

EXEMPLO 1 - SUBSTITUINDO A MÉDIA

Um aluno ficou com a média de 15 pontos em História ao final do 2º trimestre, não atingindo a média mínima de 60% - 18 pontos. Realizou uma prova de Recuperação Paralela valendo 30 pontos e obteve 20 pontos. 2º TRIMESTRE VALOR 30 PONTOS – MÉDIA MÍNIMA 60% - 18 PONTOS

NOTA DO TRIMESTRE ANTERIOR = 15 PONTOS DEMONSTRAÇÃO: NOTA FINAL DA RECUPERAÇÃO = 20 PONTOS NOTA FINAL NO BOLETIM PÓS RECUPERAÇÃO = 18 PONTOS O ALUNO ATINGIU A MÉDIA MÍNIMA EM HISTÓRIA NO 2º TRIMESTRE

EXEMPLO 2 - PREVALECENDO A MAIOR NOTA

Um aluno ficou com a média de 15 pontos em História ao final do 2º trimestre, não atingindo a média mínima de 60% - 18 pontos. Realizou uma prova de Recuperação Paralela valendo 30 pontos e obteve 10 pontos.

NOTA DO TRIMESTRE ANTERIOR = 15 PONTOS DEMONSTRAÇÃO: NOTA FINAL DA RECUPERAÇÃO = 10 PONTOS NOTA FINAL NO BOLETIM PÓS RECUPERAÇÃO = 15 PONTOS

O ALUNO NÃO ATINGIU A MÉDIA MÍNIMA EM HISTÓRIA NO 2º TRIMESTRE

DA RECUPERAÇÃO FINAL

- Ao final do ano letivo, o aluno que não atingir 60 (sessenta) pontos (Média Mínima) após avaliação do Conselho de Classe em qualquer disciplina, haverá estudos de RECUPERAÇÃO FINAL.

- A Avaliação de Rendimento da Recuperação Final tem um valor de 100 (cem) pontos, distribuídos em um Teste valendo 40 pontos e uma Prova valendo 60 pontos e, abrangerá conteúdos curriculares trabalhados durante o ano letivo.

- Será considerado aprovado nos estudos de Recuperação Final, o aluno que obtiver em cada disciplina rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, sendo sua nota final fixada em no máximo 60 (sessenta) pontos, ainda que ele obtenha nota superior a essa, considerando-se as potencialidades do aluno e seus aspectos qualitativos. O aluno reprovado terá registrada a nota obtida na Recuperação Final.

- Conceder-se-á recuperação mediante requerimento ao Diretor, entregue à Secretaria do Colégio até 48 horas após a divulgação dos resultados finais dos trimestres.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

7

- Para efeito de registro nas anotações escolares (Boletins), o resultado do

aluno promovido pela Recuperação Final é de no máximo 60 (sessenta) pontos, mesmo que o resultado final de pontos lhe seja superior.

COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS - BOLETIM ESCOLAR

1. Os resultados das avaliações por desempenho e frequência do aluno

serão registrados no Boletim Escolar, e ao final de cada trimestre, entregues na data prevista ao aluno e seus responsáveis, para que tomem conhecimento. A parte destacável do Boletim deverá ser assinada pelo responsável e devolvida, imediatamente, à Escola.

2. Solicitamos a máxima atenção e valorização dos mesmos, a fim de que se evitem mal-entendidos e outras consequências no final do ano. As dúvidas em relação ao Boletim Escolar devem ser sanadas, logo após a sua divulgação, com os professores e Coordenadores de Séries.

3. As ausências do aluno, em cada disciplina, serão lançadas no Boletim Escolar ao final de cada Trimestre Letivo.

FREQUÊNCIA O controle de frequência do Colégio é feito através da chamada que o

professor faz no início da 2ª aula.

REVISÕES DE NOTAS E PROVAS

Exceto as avaliações de Recuperação Final, que são arquivadas após revisão, as demais provas serão devolvidas aos alunos.

Lembramos que as provas e todas as outras atividades de verificação do ensino/aprendizagem são subsídios para a avaliação dos alunos por parte dos Professores, Conselhos de Classe e da Escola. Eventuais erros de correção, críticas e sugestões deverão ser apontados por escrito e entregues ao professor da disciplina em questão ou à Coordenação de Série.

1. O aluno terá até 48 horas após o conhecimento do resultado (BOLETIM ESCOLAR) para reclamar junto à Coordenação qualquer erro constatado na nota das avaliações parciais ou finais de trimestre.

2. Não será aceita reclamação referente aos trimestres anteriores.

CRITÉRIOS PARA PROMOÇÃO

QUANTO AO DESEMPENHO Para promoção, ao final do ano letivo, será considerado APROVADO(a) o(a) aluno(a) que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de rendimento dos

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

8

pontos distribuídos ao longo do ano letivo em cada um dos componentes curriculares, que corresponde a 60 (sessenta) pontos acumulados no ano letivo. O aluno que não alcançar, ao final do ano letivo, o valor da pontuação mínima estabelecido no Regimento Escolar será submetido aos estudos de Recuperação Final. Será reprovado o aluno que obtiver ao final do ano letivo, após a Recuperação Final, o total inferior a 60 pontos em qualquer disciplina ou conteúdo constante na Grade Curricular.

QUANTO À ASSIDUIDADE Será considerado aprovado o aluno que tiver frequência igual ou superior a 75% do total global das horas letivas previstas– conforme LDB, art. 24, inciso IV.

CONSELHO DE CLASSE O Conselho de Classe decidirá, em última instância, sobre a aprovação dos alunos, levando em consideração, além dos aspectos cognitivos, as dimensões cultural, social, biológica e afetiva enquanto parte do processo.

VESTIBULAR Os nossos alunos têm tido grande sucesso nos diversos vestibulares. A aprovação tem aumentado a cada ano, entretanto, lembramos que as aprovações nos cursos mais concorridos exigem empenho individual e aproveitamento acadêmico bem acima dos 60 por cento da média exigida pela Escola. Os resultados de nossos alunos estão publicados em nosso site: www.colegio-resgate.com.br.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

TAREFAS DE CASA - AGENDA DIÁRIA ON-LINE

- A tarefa de casa é a oportunidade para o estudante rever o que foi abordado em sala de aula, identificar o que não foi compreendido e, ainda, associado ao estudo de cada dia, preparar-se para os diferentes momentos de avaliação. - A cada aula corresponde uma Tarefa de Casa Diária, que deve ser realizada pelo aluno fora do período escolar. - As tarefas de casa são elaboradas para atender a diferentes objetivos:

Primeiramente, visam a fazer com que o aluno reveja o conteúdo trabalhado em sala de aula e verificar a sua efetiva compreensão do assunto, em alguns casos, os exercícios propostos são de reforço da aprendizagem.

Em outros, procura-se incentivar os alunos a ampliar seus conhecimentos por meio de pesquisas e desafios.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

9

- É fundamental que todas as tarefas sejam realizadas com pontualidade a cada dia, pois são partes integrantes do processo de aprendizagem e complementam o trabalho realizado em sala de aula, além do fato de representar 50% da nota da Avaliação Formativa ( AVF ). - Os pais devem providenciar a infraestrutura necessária para ele fazer as tarefas e estar por perto em caso de necessidade. Mas a tarefa é de responsabilidade do aluno. - Considerando a importância desta tarefa como parte do processo pedagógico, em caso do não-cumprimento desse item, além da perda dos pontos( 50%) da Avaliação Formativa ( AVF ), adotaremos os seguintes procedimentos: • advertência verbal; • comunicado à família; • depois da terceira ausência da tarefa, advertência escrita. • assinatura de termo de responsabilidade, considerando o prejuízo pedagógico do estudante. Caso o estudante apresente justificativa, por escrito e assinada pelos pais ou responsáveis, ou atestado médico, no dia da apresentação da tarefa não será advertido, devendo, contudo, apresentar a tarefa à professora, na próxima aula. IMPORTANTE: PARA ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA, O COLÉGIO DISPONIBILIZA EM SEU SITE NA ÁREA RESTRITA UMA PÁGINA ESPECÍFICA PARA REGISTRAR AS ATIVIDADES DE CLASSE E DEVER DE CASA.

Alunos: http://alunos.colegio-resgate.com.br

Pais/Responsáveis: http://resp.colegio-resgate.com.br

PLANTÕES DE DÚVIDAS - MONITORIA

Oferecemos à tarde sem nenhum custo adicional, Plantões de Dúvidas - Monitorias, principalmente, nas disciplinas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa.

Nas semanas que anteceder as avaliações dessas disciplinas, a Monitoria será Revisional à aquelas provas.

OBS.: Os plantões existem para serem sanadas dúvidas (não é possível se repetir, no horário de um plantão, toda a aula que um aluno tenha eventualmente perdido). É essencial que a rotina de estudo seja respeitada para que, surgindo dúvidas, o auxiliemos em sua resolução. HÁBITOS DE ESTUDO

Desenvolver o hábito de estudo em casa é fundamental para consolidar o aprendizado do aluno em sala de aula.

Estabeleça metas diárias para que não haja acúmulo de conteúdos, mantendo sempre em dia o que foi aprendido nas aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

10

Respeite sempre um mesmo horário e local para seus estudos em casa e faça disso uma rotina.

DICAS PARA O DIA A DIA “Regrinhas de Ouro” e que valem um bom ano letivo e um ótimo desempenho escolar: • Preste atenção às aulas. • Não falte, salvo em casos excepcionais. • Faça todas as tarefas de casa. • Tire as dúvidas sobre os conteúdos, tão logo surjam. • Sempre que possível, estude com dicionário, para entender perfeitamente o

que está lendo. • Frequente as aulas de reforço, sempre que forem oferecidas e quando

necessário. • Marque todos os compromissos e tarefas na agenda escolar e consulte-a

sistematicamente, desenvolvendo o hábito da consulta sempre no início do dia.

• Memorize e fixe os conteúdos à medida em que são ensinados. • Dose os fatores de dispersão, na hora do estudo, como música, telefone,

conversas paralelas, internet etc. • Reserve horários durante a semana para o estudo de todas as disciplinas.

DICAS COMPLEMENTARES Aprendendo a estudar há melhoria do desempenho na vida escolar (aprendizagem, avaliações) e na vida profissional e pessoal. • Organização é primordial; • Local de estudo: bem iluminado, arejado, silencioso, mobiliado

adequadamente, propício à concentração; • Antes de iniciar o estudo, providenciar todo o material necessário; • De preferência, estudar sempre no mesmo local; • Estudar um pouco todos os dias; • Determinar, pelo menos, uma hora de estudo, por semana, para cada

disciplina; • Revisar em casa, diariamente, os conteúdos do dia, ou, se preferir, do dia

seguinte; • Fazer revisão da matéria e exercícios indicados em sala, logo após ter

participado da explicação do professor (isso facilita o entendimento); • Estudar para aprender e não só para tirar notas ou satisfazer seus pais; • Após cada ciclo de 2 horas de estudo, parar e fazer algum exercício de

relaxamento; • Dar mais atenção as disciplinas que tem mais dificuldades; • Evitar deixar para estudar somente às vésperas de provas; • Verificar as datas das provas, dos trabalhos e das tarefas;

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

11

• Interessar-se pela disciplina; além de aprender mais, promove maior satisfação.

Se estiver com problemas pessoais, não se culpe por não conseguir estudar. Procure aconselhar-se com alguém especializado – SOE.

SUGESTÕES PARA TER SUCESSO NAS AVALIAÇÕES

• Preparar-se com antecedência; • Manter a concentração; • Ler, com atenção, todas as instruções de cada questão; • Ler toda a prova antes de resolvê-la para identificar o nível de dificuldades das

questões; • Não ter pressa de acabar a avaliação; • Não deixar nenhuma questão sem resposta; • Resolver as questões em ordem crescente de dificuldades, primeiro faça as

que julgar mais simples, depois as medianas e, por fim, as difíceis (Jogo de PegaVaretas);

• Reler a prova antes de entregá-la.

DAS INSTRUÇÕES GERAIS PARA AVALIAÇÕES

1. Para as avaliações das séries do Ensino Médio o aluno deverá verificar, no quadro de avisos, a sala em que está lotado, de acordo com o seu nome. Para as avaliações do Ensino Fundamental, o aluno receberá orientação antecipada;

2. Preencher o cabeçalho das avaliações, corretamente, à caneta e com letra legível;

3. Preencher a folha de respostas das provas objetivas à caneta, de cor azul ou preta. Fica sob a responsabilidade do aluno assinalar a opção da língua estrangeira, quando for o caso;

4. Serão anuladas as questões: não assinaladas; marcadas em duplicidade; rasuradas, ou, marcadas de forma incorreta;

5. Não serão revisadas as provas abertas que foram respondidas a lápis ou a caneta com rasuras, portanto, recomenda-se, que as respostas das questões discursivas, sejam respondidas exclusivamente à caneta nas cores azul ou preta;

6. O uso de corretivos e rasuras não serão aceitos para efeito de revisão de provas. Sugerimos ao aluno que faça prova, previamente, a lápis e, depois de ter certeza da resposta, passar à caneta azul ou preta;

7. Marcar apenas 1 (uma) alternativa nas questões objetivas; 8. Responder à avaliação de acordo com o padrão da norma culta da língua

portuguesa; 9. Todas as provas, inclusive as objetivas, que requerem cálculos, esses

deverão obrigatoriamente constar na prova à caneta; 10. Deve haver coerência entre a resposta correta encontrada no cálculo e a

resposta marcada na questão objetiva;

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

12

11. A avaliação poderá ser anulada caso acrescentada pelo aluno desenhos, mensagens descabidas, ofensas ou expressões não relacionadas à avaliação. Nesse caso, será atribuída a nota zero à avaliação.

12. Para as avaliações aos sábados, é obrigatório o uso do uniforme escolar; 13. Permanência mínima na sala em dias de Avaliação / Provas/Simulados: 1

HORA. 14. Não será permitido o acesso do aluno à sala após o início da avaliação

(tolerância até 15 min). Em casos de atrasos justificáveis (Atestado Médico) - a critério da Direção e Coordenação - o aluno entrará na sala desde que nenhum outro aluno tenha terminado e saído, portanto deverá fazer a prova no tempo que lhe restar.

15. Após o sinal de início do Simulado ENEM Bernoulli, não será permitida a entrada de aluno retardatário (sem tolerância).

16. Cada aluno deverá ter consigo todo material necessário para a avaliação (caneta, lápis, borracha etc.);

17. O estudante que, durante a avaliação, emprestar material a colega, torna-se passível de penalidades que podem ir, de acordo com a gravidade do fato, de uma advertência e mudança de lugar até a sua retirada da sala, zerando-se a sua prova. A penalidade de zerar a prova só pode ser aplicada pela Direção, Vice Direção, ou, Coordenação que estiver coordenando os trabalhos escolares no dia da avaliação, ou ainda, no primeiro dia letivo imediatamente seguinte à aplicação da prova. Cabe, a depender do caso, avaliação posterior pelo Conselho de Classe:

a) A penalidade, conforme o caso, poderá ser aplicada a todos os

envolvidos, ou seja, não só a quem emprestar, mas também a quem solicitou e/ou recebeu o empréstimo.

b) Saída do aluno da sala: em caso de verdadeira necessidade, o aluno deverá dirigir-se ao fiscal de avaliação ou ao professor e será acompanhado pelo Auxiliar de Disciplina. Sair da sala sem autorização provocará a anulação da avaliação, sem direito à 2ª Chamada.

c) Será considerada falta grave o aluno fazer prova por outro. Além da atribuição da nota zero à prova referida, os alunos envolvidos sofrerão as sanções disciplinares correspondentes à gravidade do ocorrido.

18. Não se permite comunicação entre os alunos, nem conversa entre o aluno

e o Fiscal e vice-versa. 19. Conforme previsto no regimento interno, ao aluno que usar de quaisquer

meios fraudulentos (COLA) na execução de trabalhos, provas ou outro recurso utilizado no processo de avaliação será atribuído nota zero, sem direito a 2ª Chamada, além de outras sanções cabíveis, a critério do professor e/ou da Direção

20. Durante a avaliação, se o estudante for flagrado com o celular, ligado ou desligado, em qualquer lugar que não seja a mesa do fiscal/professor, terá sua avaliação zerada, assinará advertência escrita, receberá de volta o celular, ficando a família obrigada a comparecer à Escola no próximo dia de aula.

21. O uso de calculadora, celular, pager, Ipod ou outro equipamento eletrônico da mesma natureza que permita a comunicação com terceiros e, ou,

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3ª SÉRIE EM - 2015

Sistema de Avaliação (3ª Série EM)– V 7 – 11-07-2015

13

inserção de sinais dentro da sala de prova ou testes durante a realização da prova implicará na anulação da mesma.

22. O aluno NÃO deverá adentrar à sala de avaliação vestido com agasalho de frio, somente deverá vesti-lo após entrar na sala, estar devidamente acomodado e autorizado pela Fiscal.

23. Não é permitido o uso de bonés. 24. O estudante terá sua prova zerada se flagrado com material escrito, quer

sejam apostila, resumo, fórmulas, livros, revistas, ou anotações na mão, na roupa, na borracha, etc.

25. Caso haja suspeita de fraude (cola) detectada na correção da prova, o aluno poderá ter essa prova anulada ou ser submetido a nova avaliação.

26. Se, em qualquer tempo, for comprovada fraude na prova, a mesma será anulada, com atribuição de nota zero.

27. Nas disciplinas com provas subdivididas é vedado ao aluno comparecer a uma delas e faltar à outra, sob pena de atribuição de nota zero à prova não realizada.

28. Se o aluno faltar a qualquer avaliação, serão computadas as faltas correspondente às aulas do referido dia e/ou período.

29. Os alunos dependentes de 2ª chamada, só poderão solicitar transferência, após submeter-se à citada prova sob pena de ter nota zero.

30. Será concedida 2ª chamada para provas apenas em situações excepcionais, a saber:

Luto em Família; Moléstia, comprovada por atestado médico; Obrigações Militares.

O prazo para requisição da 2ª Chamada será de até 72 horas após a realização da atividade perdida, mediante apresentação comprovada de uma das justificativas acima.

Ao requerer a 2ª Chamada, o aluno deverá pagar a taxa de serviços extras 10% (dez por cento), por disciplina, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

A apresentação do Atestado Médico, ou, outro comprovante cabível, não dispensa o pagamento da taxa de serviços extras para a avaliação de 2ª Chamada.

OBS: • AS AVALIAÇÕES FINAIS DO 3º TRIMESTRE, ASSIM COMO AS AVALIAÇÕES DE

RECUPERAÇÃO, NÃO TERÃO A 2ª CHAMADA. • OS RESULTADOS (GABARITOS) DAS AVALIAÇÕES OBJETIVAS SERÃO

DISPONIBILIZADOS NO SITE DO COLÉGIO NO PRAZO DE 3 DIAS ÚTEIS E, NO CASO DAS AVALIAÇÕES DISCURSIVAS, 15 DIAS, ÚTEIS A CONTAR DA DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA.