Sistema de Trilhas de Auditoria

84
1 Sistema de Trilhas de Auditoria

description

Sistema de Trilhas de Auditoria. Público-Alvo. Gestores das Unidades Pagadoras, dos Órgãos, da Administração Pública Federal. Trilhas de Auditoria de Pessoal. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Sistema de Trilhas de Auditoria

Page 1: Sistema de  Trilhas de Auditoria

1

Sistema de

Trilhas de Auditoria

Page 2: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Público-Alvo

Gestores das Unidades

Pagadoras, dos Órgãos, da

Administração Pública Federal

2

Page 3: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Trilhas de Auditoria de Pessoal

As Trilhas de Auditoria de Pessoal representam uma ferramenta/mecanismo que viabiliza a coleta de evidências por dados pré-existentes (cruzamento de informações contidas nas bases de dados da Previdência Social e do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE) que demonstram situações de inconsistências cadastrais e/ou de pagamentos que se revelam incompatíveis com o ordenamento legal.

Page 4: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Situação Anterior

Falta de uma ferramenta que permita a automatização/integração de todas as ações e áreas envolvidas no processo de avaliação e regularização das inconsistências apontadas pelas Trilhas de Auditoria de Pessoal. Atualmente, o recebimento de justificativas por parte dos Gestores das UPAGs, em relação às inconsistências enviadas pela CGU, é feito por meio de planilhas Excel.

Page 5: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Situação Anterior

A emissão de análises sobre as justificativas informadas pelos Gestores das UPAGs são realizadas por meio de um sistema existente apenas na Intranet da CGU, isto é, de uso restrito aos servidores das Unidades de Controle Interno (UCI) da CGU (esse sistema foi utilizado como referência para definição do novo sistema). As UPAGs não tinham acesso a esse sistema. As informações prestadas pelas UPAGs eram inseridas no sistema por servidores da CGU;

Falta de informações gerenciais padronizadas, consolidadas e atualizadas.

Morosidade na obtenção do potencial retorno financeiro ao erário resultante da execução das Trilhas de Auditoria de Pessoal.

Page 6: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Novidade: Sistema Trilhas de Auditoria

A novidade agora é a disponibilização de um sistema WEB, que vem para aprimorar e agilizar a comunicação entre os Gestores das UPAGs e os Auditores da CGU, permitindo que todo o processo de apresentação de justificativas e providências adotadas em relação às possíveis inconsistências apresentadas pelas Trilhas de Auditoria de Pessoal seja mais célere, além de permitir a produção de informações gerenciais de forma mais rápida e eficiente..

Page 7: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Benefícios para os Gestores das UPAGs

Permitir o acompanhamento e o monitoramento mais eficientes das providências a cargo das Unidades Pagadoras (UPAGs), dos Órgãos, com vistas a analisar e regularizar as possíveis inconsistências apontadas pelas Trilhas de Auditoria de Pessoal.

Page 8: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Benefícios para a CGU

O sistema facilitará os trabalhos dos Gestores e Auditores da CGU, permitindo um acompanhamento e monitoramento mais eficientes tanto das providências a cargo das UPAGs quanto das análises dos auditores da CGU sobre as respostas informadas pelos gestores.

Page 9: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Disponibilização do Sistema em Produção

9

• O sistema entrará em produção no dia 10/09/14.

• Para que possa haver acompanhamento efetivo das ocorrências Cadastrais e de Pagamentos, as trilhas serão geradas a cada semestre e os Gestores das UPAGs terão o prazo de 90 (noventa) dias para apresentar as justificativas para todas as possíveis inconsistências apresentadas, a partir da sua disponibilização no Sistema.

• Após esse prazo, a CGU emitirá Relatório de Auditoria consolidando os resultados e, se for o caso, emissão de recomendação, caso haja providências pendentes.

Page 10: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Informações sobre o Sistema

10

Informações sobre o Sistema de Trilhas de Auditoria, assim como seu link de acesso e manuais disponíveis, podem ser consultadas no Portal da CGU, por meio da Seção: Controle Interno

http://www.cgu.gov.br/ControleInterno/

Page 11: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

11

Somente os Gestores das UPAGs previamente autorizados e cadastrados, poderão registrar seus posicionamentos (justificativas) sobre as possíveis inconsistências encontradas durante a execução das Trilhas de Auditoria de Pessoal.

Page 12: Sistema de  Trilhas de Auditoria
Page 13: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

13

Se você, servidor de UPAG, ainda não possui cadastro, no Sistema, solicite o seu cadastramento por intermédio da seção: “Ainda não sou Cadastrado no Sistema”.

Procedimento: Envio de e-mail para:[email protected], com as informações solicitadas. O e-mail deve ser enviado pelos Gestores das Unidades de Recursos Humanos, que deveram designar servidores de sua unidade para ter acesso ao Sistema.

Page 14: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

14

• Inicialmente será dado uma carga de Usuários Externos;

• A carga de Usuários Externos tem como origem os usuários cadastrados por meio do Formulário Eletrônico divulgado no Comunica Web do Siape (não esta mais disponível);

• Ficará a cargo dos Gestores das Unidades de Recursos Humanos a manutenção da relação de servidores que devem ter acesso ao sistema. Qualquer alteração deve ser solicitada/comunicada por meio do e-mail: [email protected]

Page 15: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

15

• Os Usuários que já realizaram seu cadastro por meio do Formulário Eletrônico, a partir da disponibilização do Sistema em produção, deverão realizar o seguinte procedimento:

Clicar no link: “Recuperar Senha”, da seção: “JÁ SOU

CADASTRADO”

Page 16: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

16

Informar seu CPF e clicar no botão: Enviar

Usuário receberá um e-mail do destinatário: [email protected], informando uma Senha Temporária que deverá ser alterada no seu Primeiro Acesso ao Sistema.

Page 17: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

17

Page 18: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

18

Novos cadastros receberão um e-mail do destinatário: [email protected], informando uma Senha Temporária que deverá ser alterada no seu Primeiro Acesso ao Sistema.

Page 19: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Acesso ao Sistema

19

Page 20: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Login no Sistema

20

O Sistema deverá ser acessado através do seguinte link:

https://trilhasauditoria.cgu.gov.br/trilhaauditoria Por padrão, a opção “Usuário Externo” já vem selecionada. O usuário deverá informar o seu CPF no campo “USUÁRIO” e sua senha no campo “SENHA” e clicar no botão “Enviar” ou acionar a tecla “Enter” para acessar o Sistema.

Page 21: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Login no Sistema

21

Caso seja seu Primeiro Acesso, inicialmente deve ser informada a Senha Temporária que foi enviada para seu e-mail e o Sistema lhe direcionará para um Tela de Alteração de Senha.

Page 22: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Login no Sistema

22

Durante o processo de Login, o Sistema validará os dados informados. Se a autenticação for negativa, o Sistema exibirá a seguinte mensagem de erro “Usuário e/ou senha inválidos”. Caso a autenticação seja positiva, o Sistema exibirá sua Página Inicial, conforme exibido no próximo slide.

Page 23: Sistema de  Trilhas de Auditoria
Page 24: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

24

O Sistema é composto pelos seguintes PERFIS DE USUÁRIO:

• Usuários Interno – pertencentes as Unidades de Controle Interno (UCI) da CGU:

• Administrador;• Gestor CGU;• Auditor CGU.

• Usuários Externo – pertencentes às UPAGs dos Órgãos

• Gestor UPAG;• Gestor UPAG Consulta.

Page 25: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

25

Administrador

Esse perfil será concedido para servidores específicos da DP/SFC/CGU - que terão o papel de gerenciar/executar todas as funcionalidades do sistema, exceto a de “Justificar Inconsistências” que é uma funcionalidade específica do Perfil Gestor UPAG. O papel principal desse perfil será executar ações relacionadas a cadastros (parametrizações) e concessão de acessos.

Page 26: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

Gestor CGU

Servidores da CGU que exercem funções e/ou cargos comissionados (chefes, coordenadores e diretores). Esse tipo de usuário terá permissões mais amplas que o Perfil Auditor CGU, como por exemplo: Aprovar/Reprovar Solicitações de Alteração de Justificativas e acesso a todas as informações relacionadas às respectivas UCIs sob sua supervisão.

26

Page 27: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

Auditor CGU

Servidores da CGU que atuam diretamente nas Análises das Justificativas informadas (concluídas) pelos Gestores das UPAGs, de acordo com sua UCI de atuação.

27

Page 28: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

Gestor UPAG

Receberam esse perfil, os servidores lotados nas UPAGs dos Órgãos Jurisdicionados à CGU e Órgãos Vinculados às CISET (Setoriais do Controle Interno) que aderirem ao uso do Sistema. Usuários com este perfil atuaram diretamente na Emissão de Justificativas, no Acompanhamento e Monitoramento da regularização das Inconsistências detectadas para sua Unidade, e se necessário, na Solicitação de Alteração de Justificativas.

28

Page 29: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

Gestor UPAG Consulta

Esse perfil que será concedido aos servidores lotados nas UPAGs dos Órgãos Jurisdicionados à CGU e órgãos vinculados às CISET (Setoriais do Controle Interno) que aderirem ao uso do Sistema. A diferença entre esse perfil e o perfil Gestor UPAG é que os usuários com esse perfil poderão apenas consultar as inconsistências e suas respectivas justificativas. Não poderão emitir ou solicitar alteração de justificativas. Este perfil também poderá ser utilizado pelas Auditorias Internas de órgãos da Administração Indireta.

29

Page 30: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

Cada usuário será associado a um tipo de Perfil e terá permissões específicas (acessos) dentro do sistema. A visibilidade das inconsistências dependerá da vinculação de cada usuário a sua respectiva UPAG de atuação.

Observação: Alguns usuários poderão estar associado a mais de uma UPAG, de acordo com sua função/papel dentro de seu Órgão.

30

Page 31: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do SistemaVinculação de UPAGs x UCI

• As inconsistências são geradas por Órgãos/UPAGs;

• É importante frisar que existe uma vinculação entre UPAG e UCI. Cada UCI pode atuar em uma ou em várias UPAGs;

• As informações disponíveis nos filtros e na geração de consultas/relatórios estarão diretamente associadas às UPAGs de atuação de cada usuário.

31

Page 32: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

Vinculação de UPAGs x UCI

Page 33: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

33

As Principais FUNCIONALIDADES do Sistema de Trilhas de Auditorias envolvem:

• Justificar Inconsistências: O Sistema permite que os Gestores das UPAGs registrem as JUSTIFICATIVAS para as inconsistências encontradas pela CGU, por meio da execução das Trilhas de Auditoria de Pessoal. É possível pesquisar as inconsistências por diversos filtros, definir uma justificativa e anexar documentos que justifiquem a regularização da inconsistência apontada.

• Analisar Justificativas: O Sistema permite a ANÁLISE das Justificativas apresentadas pelas UPAGs para as inconsistências. Será possível definir se a Justificativa da UPAG foi aceita ou não por meio do uso de pareceres e o registro de uma Justificativa para a conclusão da análise em questão.

• Solicitar Alteração de Justificativa: O Sistema permite que o Gestor UPAG faça uma Solicitação de Alteração de uma Justificativa, que por algum motivo específico precise ser alterada, podendo essa solicitação ser aprovada ou não pelo Gestor da CGU.

Page 34: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geral do Sistema

34

• Analisar Solicitação de Alteração: O Sistema permite que o Gestor CGU analise e posteriormente aprove ou reprove uma Solicitação de Alteração de Justificativa, encaminhada por um usuário que tenha o perfil Gestor UPAG.

• Emitir Relatórios: O Sistema permite a emissão de relatórios de acordo com parâmetros/filtros informados.

• Exportar Resultados de Pesquisas/Consultas: O Sistema permite a exportação dos resultados das pesquisas/consultas realizadas no sistema para um formato compatível com Planilha Eletrônica Excel (formato CSV).

• Impressão de relatórios: O Sistema permite a impressão de todos os relatórios e consultas contidos no sistema.

Page 35: Sistema de  Trilhas de Auditoria
Page 36: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Menu do Sistema

36

O MENU do Sistema é composto pelas seguintes opções:

• Cadastro - apresentado apenas para os Administradores do Sistema, possuindo Submenus relacionados a todos os cadastros e parametrizações existentes no sistema, como por exemplo: Cadastro de Trilhas, Usuários, Pareceres e Vinculação de UPAGs e UCI.

• Inconsistência – Essa opção possui os seguintes submenus:

Justificar: apresentado apenas para os Gestores UPAGs;

Analisar Justificativa: apresentado para todos os perfis, exceto para os Gestores UPAGs;

Analisar Solicitação de Alteração: apresentado apenas para os Gestores CGU.

Page 37: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Menu do Sistema

37

• Relatórios: apresentado para todos os perfis do sistema, possuindo um total de 4 opções de relatórios. Perceba que cada relatório exibirá somente as informações de acordo com o acesso concedido para cada usuário, isto é, os relatórios serão gerados com base na(s) sua (s) UPAG(s) de atuação, associadas durante o processo de cadastramento de usuários.

Page 38: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Menu do Sistema

38

• Pergunta e Respostas Frequentes: conjunto de perguntas e respostas com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas ao sistema, conforme exibido no próximo slide.

Page 39: Sistema de  Trilhas de Auditoria

39

Page 40: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Menu do Sistema

40

• Meu Perfil: Disponibiliza os submenus “Ver Meu Perfil” e “Alterar Senha”.

Ver Meu Perfil - essa funcionalidade permite ao usuário visualizar os dados do seu perfil, conforme figura exibida no próximo slide;

Alterar Senha – essa funcionalidade permite ao usuário alterar sua senha de acesso ao Sistema, conforme figura exibida nos próximos slides.

• Página Inicial: Essa opção retorna a página inicial do sistema quando acionada.

Page 41: Sistema de  Trilhas de Auditoria

41

Page 42: Sistema de  Trilhas de Auditoria

42

Page 43: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão do Ciclo de Vida das Inconsistências

43

Cada INCONSISTÊNCIA poderá se enquadrar nas seguintes SITUAÇÕES de acordo com o fluxo de execução do sistema:

Page 44: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão do Ciclo de Vida das Inconsistências

44Fluxo – Visão do Ciclo de Vida das Inconsistências

Page 45: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Visão Geraldo

Processo

45

Page 46: Sistema de  Trilhas de Auditoria

46Fluxo – Visão Geral do Processo

Page 47: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Detalhamento das Principais Funcionalidades do Sistema

47

A seguir serão apresentadas as principais funcionalidades do sistema que serão utilizadas pelo Perfil: Gestor UPAG, dentre elas:

• Justificar Inconsistências;• Emitir Relatórios.

Obs.: O sistema permite que seja feito Justificativas de Inconsistências em Lote, ver mais detalhes no Manual do Sistema (Usuário Externo), disponível na Tela de Login do Sistema e no Portal da CGU.

Page 48: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Justificar Inconsistências

48

A funcionalidade “Justificar Inconsistências” pode ser acessada através do Menu Inconsistência Justificar. Essa funcionalidade permite que as seguintes ações sejam executadas:  • Pesquisar Inconsistências;• Justificar Inconsistência;• Detalhar Inconsistência;• Solicitar Alteração de Justificativa.

Page 49: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Justificar Inconsistências

Page 50: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Pesquisar Inconsistências

50

Page 51: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Pesquisar Inconsistências

51

Essa ação, independentemente das opções de filtro que o sistema oferece e o propósito do usuário que a efetuou, sempre trará como “Resultado da Pesquisa”, uma relação de servidores alinhados por Código da Trilha, Competência, Órgão, UPAGs, Matrícula e Nome do Servidor, em que cada linha corresponde a uma inconsistência encontrada, sendo que a quantidade de registros a ser apresentada dependerá dos filtros aplicados e de sua UPAG(s) de atuação.

 

Page 52: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Pesquisar Inconsistências

A coluna “Ação” do quadro “Resultado da Pesquisa”, permitirá ao Gestor UPAG realizar as seguintes ações:

• Justificar uma Inconsistência (possível quando a situação da inconsistência seja: Justificativa Pendente ou Justificativa em Andamento);

• Detalhar uma Inconsistência (visualizar dados da Inconsistência, sendo que as informações apresentadas variam de acordo com a situação da inconsistência);

• Solicitar Alteração da Justificativa (possível quando a situação da inconsistência for: Justificativa Concluída, Análise em Andamento e Análise Concluída).

Page 53: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Justificar Inconsistência

53

Ao clicar no ícone “Justificar” , localizado na coluna “Ação” do quadro Resultado da Pesquisa, o Gestor UPAG poderá informar uma Justificativa para uma inconsistência. O Sistema exibirá a tela “Justificar Inconsistência”, que é composta por duas partes (quadrantes):

1. Dados da Inconsistência: neste quadro são apresentados os dados referentes a inconsistência, que possibilitará ao Gestor UPAG identificar a possível não conformidade identificada durante a execução das Trilhas de Auditoria de Pessoal;

2. Justificativa da Inconsistência: é por meio deste quadro que o Gestor UPAG, ao preencher os seus campos, realizará o procedimento de Justificar uma Inconsistência.

Page 54: Sistema de  Trilhas de Auditoria

54

Page 55: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Justificar Inconsistência

55

Gestores das UPAGs deverão informar no quadrante: “Justificativa da Inconsistência”, as seguintes informações:

Parecer (códigos de 1 a 6, veja próximo slide); Valor a Devolver (este campo torna-se visível e deve ser

preenchido pelo usuário somente quando a opção selecionada no campo “Parecer” for código 2 ou 4);

Valor Mensal Pago (campo também associado aos pareceres 2 ou 4 e seu preenchimento não é obrigatório);

Valor Mensal após Acerto (campo também associado aos pareceres 2 ou 4 e seu preenchimento não é obrigatório);

Justificativa (campo Justificativa); Realizar upload de arquivos caso julgue necessário (Opção:

Anexar Arquivo).

Page 56: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Justificar Inconsistência

56

Lista de Pareceres Possíveis

CÓDIGO DESCRIÇÃO

1 ATENDIDO TOTAL, FALHA FORMAL.

2 ATENDIDO TOTAL, COM R$ A DEVOLVER.

3 ATENDIDO PARCIAL, FALHA FORMAL.

4 ATENDIDO PARCIAL, COM R$ A DEVOLVER.

5 NÃO CONCORDO.

6 ATENDIMENTO DEPENDE DE AÇÃO DA SEGEP/MP.

Page 57: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Justificar Inconsistência

57

Page 58: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Justificar Inconsistência

58

Após emitir  sua Justificativa, o Gestor UPAG possui 4 opções disponíveis (botões), sendo elas:

Voltar: o sistema retornará à tela anterior sem salvar as informações preenchidas pelo usuário;

Imprimir: o sistema exibirá um arquivo .PDF para impressão com o conteúdo exibido na tela;

Salvar: o sistema salva as informações preenchidas pelo usuário, mas ainda não conclui a justificativa (Situação: Justificativa em Andamento);

Concluir Justificativa: o sistema salva as informações preenchidas pelo usuário, avalia se todos os campos obrigatórios foram preenchidos e conclui a justificativa (Situação: Justificativa Concluída).

Page 59: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Detalhar Inconsistência

59

Ação que demonstra, apenas para consulta e impressão, os Dados da Inconsistência e mais 2 partes (quadrantes): Justificativa da Inconsistência e Análise da CGU, a depender da Situação em que a Inconsistência se encontra no momento que está ação esta sendo executada. Por exemplo: O quadrante “Análise da CGU” somente estará disponível para o Gestor UPAG a partir do momento que a inconsistência em questão estiver na Situação: Análise Concluída.

Apresenta também um Histórico de Alteração de Justificativas de uma Inconsistência, quando aplicável.

Page 60: Sistema de  Trilhas de Auditoria

60

Page 61: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Solicitar Alteração de Justificativa

Page 62: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Solicitar Alteração de Justificativa

62

Essa ação permite ao usuário Solicitar a Alteração da Justificativa de uma Inconsistência que já esteja com sua justificativa concluída.

Para acessar essa funcionalidade o usuário deve clicar no ícone “Solicitar Alteração de Justificativa” , localizado na coluna “Ação” do quadro que exibe o Resultado da Pesquisa da Tela: “Pesquisar Inconsistências”.

Ao clicar nesse ícone, o sistema exibirá a Tela “Solicitar Alteração da Justificativa da Inconsistência”, conforme demonstrado no próximo slide.

Page 63: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Solicitar Alteração de Justificativa

63

O usuário deverá informar o Motivo da Solicitação na tela em questão e clicar no botão “Enviar”.

Page 64: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Solicitar Alteração de Justificativa• O Sistema enviará um e-mail para o Gestor CGU da UCI

responsável pelas análises das inconsistências da(s) UPAG(s) do Usuário Solicitante, informando sobre a Solicitação de Alteração;

• O Sistema alterará a Situação da Inconsistência para “Aguardando Aprovação de Alteração” até que o Gestor CGU aprove ou rejeite a Solicitação;

• Se o Gestor CGU aprovar a solicitação, o Sistema alterará a Situação da Inconsistência para “Justificativa em Andamento” e permitirá que o Gestor UPAG faça as alterações necessárias e conclua a justificativa novamente;

• Caso o Gestor CGU rejeite a solicitação, o Sistema alterará a Situação da Inconsistência para a Situação Anterior à Solicitação de Alteração;

• Seja qual for a decisão do Gestor CGU, o sistema enviará um e-mail ao usuário solicitante informando sobre a decisão.

Page 65: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Emitir Relatórios

65

O sistema disponibilizará nesta primeira etapa 4 relatórios, sendo eles:

Relação das Quantidades e Valores com Base nas Respostas dos Órgãos;

Resumo de Pareceres Emitidos;

Relação das Inconsistências - Visão Detalhada;

Análise da CGU com Base nas Inconsistências Respondidas pelas UPAGs.

Page 66: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Relação das Quantidades e Valores com Base nas Respostas dos Órgãos

66

Finalidade Principal: fornece ao usuário um apanhado geral sobre o quantitativo e valores de inconsistências encaminhadas aos órgãos e suas respectivas respostas (visão de momento do quantitativo e percentual de inconsistências respondidas pelos Gestores das UPAGs) e valores envolvidos (devolução ao erário);

Tipo de Relatório: este relatório permite que sejam gerados 4 tipos de agrupamentos: por Trilhas, Órgão/Todos, Órgão/Somente Órgãos Jurisdição da CGU e UPAG;

Colunas Chaves: “Quantidade de Inconsistências encaminhadas aos órgãos” e “% de Inconsistências justificadas”.

Page 67: Sistema de  Trilhas de Auditoria

67

Page 68: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Relação das Quantidades e Valores com Base nas Respostas dos Órgãos

68

• Após preencher os filtros de pesquisa que achar necessário, o usuário deve clicar no botão “Gerar”. Para limpar o resultado da pesquisa e os valores informados nos filtros, o usuário deve clicar no botão “Limpar”.

• O usuário pode visualizar o significado de cada coluna exibida no relatório parando o mouse em cima da coluna. Além da visualização dos dados do relatório na tela, o usuário pode clicar nas seguintes opções:

• Imprimir: ao usuário clicar neste botão, o sistema gera o relatório em PDF e disponibiliza para download/impressão;

• Exportar: ao usuário clicar neste botão, o sistema exporta o relatório para o formato CSV e disponibiliza para download/impressão.

Page 69: Sistema de  Trilhas de Auditoria

69

Page 70: Sistema de  Trilhas de Auditoria

70

Page 71: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Resumo de Pareceres Emitidos

71

Finalidade Principal: fornece ao usuário um apanhado geral sobre o quantitativo de inconsistências justificadas e analisadas distribuídos pelos Tipos de Pareceres;

Parecer Tipo Justificativa: são os pareceres utilizados pelo Gestor UPAG durante a emissão de Justificativas (1 a 6);

Parecer Tipo Análise: são os pareceres utilizados pela CGU durante a Análise de uma Justificativa (1 a 5);

Tipo de Relatório: este relatório permite que sejam gerados 4 tipos de agrupamentos: por Trilha/Órgão, Trilha/UPAG, Órgão e UPAG;

Colunas Chaves: “Total de Inconsistências Justificadas”, “Parecer Justificativa”, “Total de Inconsistências Analisadas” e “Parecer Análise”.

Page 72: Sistema de  Trilhas de Auditoria

72

Page 73: Sistema de  Trilhas de Auditoria

73

Page 74: Sistema de  Trilhas de Auditoria

74

Page 75: Sistema de  Trilhas de Auditoria

75

Page 76: Sistema de  Trilhas de Auditoria

76

Page 77: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Relação das Inconsistências - Visão Detalhada

77

Finalidade Principal: fornecer uma visão detalhada de cada inconsistência, apresentando dados gerados durante a execução das trilhas no seu maior detalhamento (contemplando dados dos Servidores envolvidos nos resultados das Trilhas) e dados informados pelos usuários do sistema durante o processo de emissão de justificativas e análises (por exemplo: Pareceres e Justificativas);

Filtros: apesar deste relatório não possuir formas de agrupamento, ele é o que disponibiliza a maior quantidade de filtros, possibilitando a geração de informação de acordo com a necessidade do usuário;

Colunas Chaves: “Parecer UPAG”, “Parecer CGU”, “Justificativa UPAG” , “Justificativa CGU” e “Situação”.

Page 78: Sistema de  Trilhas de Auditoria

78

Page 79: Sistema de  Trilhas de Auditoria

79

Page 80: Sistema de  Trilhas de Auditoria

Análise da CGU com Base nas Inconsistências Respondidas pelas UPAGs

80

Finalidade Principal: o enfoque deste relatório são as análises emitidas pela CGU versus a quantidades de inconsistências respondidas pelas UPAGs. O relatório apresenta um percentual de inconsistências com análises concluídas pela CGU em relação ao total de inconsistências que possuem justificativas concluídas pelos Gestores das UPAGs;

Tipo de Relatório: este relatório permite que sejam gerados 4 tipos de agrupamentos: por Trilhas, Órgão/Todos, Órgão/Somente Órgãos Jurisdição da CGU e UPAG;

Colunas Chaves: “Quantidade de Inconsistências Respondidas pelos Órgãos”, “Quantidade de Inconsistências Analisadas pela CGU”, “Total de Análises Pendentes em Relação às Inconsistências Respondidas pelos Órgãos” e “% de Inconsistências Analisadas”.

Page 81: Sistema de  Trilhas de Auditoria

81

Page 82: Sistema de  Trilhas de Auditoria

82

Page 83: Sistema de  Trilhas de Auditoria

83

Page 84: Sistema de  Trilhas de Auditoria

84