SISTEMA IMUNOLÓGICO 18... · Participam de maneira inespecífica na resposta do ... defesa do...

32

Transcript of SISTEMA IMUNOLÓGICO 18... · Participam de maneira inespecífica na resposta do ... defesa do...

SISTEMA IMUNOLÓGICO

A imunologia é o estudo do sistemaimunitário, desenvolveu-se a partir daobservação de que pessoas que saravamde determinada infecção não maiscontraíam a mesma doença. Esta“imunização” parecia ser altamenteespecífica: adoecer de caxumbaimunizava contra a caxumba, porém nãocontra a gripe. Assim, a especificidade éuma das características fundamentais daresposta imunológica.

As células sanguíneas originam-se de uma única célulapresente na Medula Óssea, da qual se originam célulasprogenitoras que constituem a base de diferentes linhagenscelulares.

As células derivadas da linhagem:

Eritrocítica: transporte de oxigênio e gás carbônico e nãodesempenham funções pertinentes à resposta imune.

Trombocítica: dá origem às plaquetas, envolvidas diretamentecom o fenômeno da coagulação e com a própria respostainflamatória.

CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE

Granulocitica: origina –se dos basófilos e

neutrófilos.Monocitica: originam –se dos monócitos

sanguíneos, os quais por sua vez, originam –se osmacrófagos. As células derivadas desta ultimalinhagem ( neutrófilos, basófilos e macrofagosprincipalmente)

Participam de maneira inespecífica na resposta dohospedeiro a vários parasitas, por meio da fagocitosee pela atividade microbiana

CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE

Células do sistema imunológico

A linhagem linfocíticapor sua vez, ondeocorre a maturação,originará os linfócitosT ou B, as principaiscélulas efetoras daresposta imune, queorganizam ecomandam a respostadiante dos agressores,aprendem amemorizar, reconhecere destruir os micro-organismos estranhosque entram no corpohumano. Célula Mãe: origina 2 células semelhantes a

ela, designadas células –filhas.

O corpo reage diariamente aosataques de bactérias, vírus eoutros micróbios, por meio dosistema imunológico, umabarreira é composta pormilhões de célulasresponsáveis por garantir adefesa do organismo e pormanter o corpo funcionandolivre de doenças.

As moléculas estranhas capazes de provocar uma

resposta imunitária são chamadas Antígeno. Osistema imunitário, de forma impressionante, é capazde reconhecer e distinguir antígenos muitosemelhantes um do outro.

ANTÍGENOS/ANTICORPOS

A resposta Molecular à penetração de um antígeno

implica em produção de proteínas especiais, osAnticorpos, que circulam no sangue e se ligam deforma específica ao antígeno, facilitando suadestruição por células fagocíticas ou aindapermitindo a ação de alguns sistemas enzimáticos dosangue que destroem o complexo antígeno-anticorpo.

ANTÍGENOS/ANTICORPOS

Mecanismos da imunidade inespecífica: INATAa) Proteção mecânica e química (Os ácidos graxos

no suor inibem o crescimento de bactéria) – pele,mucosas e tecidos.

b) Fatores Humorais: têm um papel importante nainflamação, que se caracteriza por edema e orecrutamento de células fagocitárias.

TIPOS DE IMUNIDADE:INATA E ADQUIRIDA

Imunidade específica - ADQUIRIDA: corresponde àproteção individualizada, altamente eficaz, contracada antígeno ou agente infeccioso, conferida pormecanismos efetuados por células (imunidadecelular) e anticorpos (imunidade humoral).

TIPOS DE IMUNIDADE:INATA E ADQUIRIDA

Tipos de imunidade específica

Ativamente adquirida

Natural – conferida porinfecções clínicas esubclínicas.

Artificial – conferida porvacinação.

Passivamente adquirida

Natural: Congênita – conferida por anticorpostransferidos da mãe para o feto, através daplacenta.Colostro. Leite materno.

Artificial – conferida por soros eimunoglobulinas(contra toxinas presentes no venenode certos animais, como cobras peçonhentas (soroantiofídico).

SISTEMA SENSORIAL

É um conjunto de órgãos dotados de células especiaischamadas de receptores. Através dos receptores, nóscaptamos estímulos, que são transmitidos na forma deimpulsos elétricos até o sistema nervoso central.

Em resposta, o sistema nervoso central processa asinformações, traduzindo-as em sensações e gerandorespostas.

É assim que enxergamos o que está ao nosso redor,sentimos quando alguém nos belisca, percebemosse a água do banho está fria, sentimos o gosto dascomidas, etc.

Os principais órgãos do sistema sensorial são:pele, língua, nariz, ouvidos e olhos.

Língua

Possui receptores chamados de papilas gustativas,responsáveis pelo paladar; quatro sabores básicos: doce,amargo, azedo e salgado. Cada tipo de papila se localiza numaregião específica da língua.

O olfato também possui um papel importante na percepção dossabores. É por isso que quando estamos com o nariz entupidonão conseguimos sentir direito o gosto dos alimentos.

Nariz

É o órgão que contém os receptores responsáveispelo olfato. No interior da cavidade nasal existe umtecido especializado, o epitélio olfativo, que contémmilhares de receptores, chamados de célulasolfativas, que captam substâncias dispersas no arinspirado e produzem estímulos nervosos. Estes sãoconduzidos até o sistema nervoso central onde sãotraduzidos em sensações.

OUVIDOAntes que a mensagem

possa chegar ao seucérebro, todavia, elapassou através de trêssessões bem definidas doouvido.

O ouvido externo, oouvido médio e o ouvidointerno. O ouvido externoinclui a concha, a partedo ouvido que podemosver, mais o canalauditivo.

A membrana timpânica é a divisão entre o ouvido externo e o ouvido médio, que vibra quando é atingida pelas ondas sonoras. Grudada na membrana está uma cadeia de 3 ossículos: martelo, bigorna e estribo. Enquanto as ondas sonoras movem a membrana timpânica, esta move os ossículos.

Os três ossos transferem a energia das ondassonoras vindas do ouvido externo, através doouvido médio para o ouvido interno.

O estribo, está acoplado a uma fina membranachamada de janela oval, uma entrada para oouvido interno que contém o órgão da audição, oucóclea, é um canal preenchido por líquidos

Nosso ouvido interno também contém um órgãomuito importante que está na verdade conectado coma cóclea mas que não contribui para nosso sentido daaudição. São chamados de canais semicirculares, nosajudam a manter o equilíbrio. Problemas com oscanais semicirculares podem resultar em sintomascomo a vertigem.

OLHO

Para que possamos enxergar, todas as imagens e a luzprecisam atravessar a córnea, passando pelo humoraquoso (líquido incolor, constituído por água (98%) e sais–cloreto de sódio (2%) - que preenche as câmaras oculares(cavidade do olho, entre a córnea e o cristalino), pelapupila, chegando ao cristalino e o humor vítreo (é umasubstância viscosa que permanece sob pressão fazendoassim com que o olho mantenha sua forma esférica), queleva a imagem mais para trás ou para frente, permitindoque ela se projete sobre a retina.

SISTEMA TEGUMENTARSistema tegumentar é o

sistema de proteção doesqueleto dos seresvivos e engloba a pele,pêlos, unhas eglândulas. Ele écomposto por camadascomo derme eepiderme (parte maisexterna). Reveste todosos órgãos vivos.

O sistema tegumentar proporciona proteção do corpocontra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido,substâncias nocivas e micro-organismos invasores.

Também é responsável pela regulação do caloratravés das glândulas sudoríparas e vasossanguíneos. Pela Secreção de gordura pelas glândulassebáceas. Além de permitir a sensibilidade por meiodos nervos superficiais e suas terminações sensitivas;além da proteção pela impermeabilização dequeratina.

Funções

Epiderme

É a camada maissuperficial da pele, ouseja, a que estádiretamente em contatocom o exterior.

Derme

Localizada sob aepiderme, é umtecido conjuntivo quecontém fibrasprotéicas, vasossangüíneos,terminações nervosas,órgãos sensoriais eglândulas.

Tecido subcutâneo

A camada subcutânea,denominadahipoderme, atua comoreserva energética,proteção contrachoques mecânicos eisolante térmico.

Unhas e pêlos

Unhas e pêlos são constituídos porcélulas epidérmicasqueratinizadas, mortas ecompactadas. Na base da unha oudo pelo há células que semultiplicam constantemente,empurrando as células maisvelhas para cima.

Cada pelo está ligado a umpequeno músculo eretor, quepermite sua movimentação, e auma ou mais glândulas sebáceas,que se encarregam de sualubrificação.

Dúvidas???