Sistema Operativo Free-DOS

6
ESCOLA SECUNDÁRIA DR., GINESTAL MACHADO DISCIPLINA: SISTEMAS OPERATIVOS Trabalho realizado por: •Sandu Postolachi nº24 10ºJ •Tiago Dinis nº25 10ºJ

Transcript of Sistema Operativo Free-DOS

Page 1: Sistema Operativo Free-DOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DR., GINESTAL MACHADO

D I S C I P L I N A : S I S T E M A S O P E R AT I V O S

Trabalho realizado por:•Sandu Postolachi nº24 10ºJ•Tiago Dinis nº25 10ºJ

Page 2: Sistema Operativo Free-DOS

ÍNDICE 1. Índice2. Free DOS3. Funcionalidades4. História

Page 3: Sistema Operativo Free-DOS

FREE DOSÉ um sistema operacional para a arquitectura que visa dar compatibilidade com os programas dos já conhecidos sistemas operacionais compatíveis com DOS. Possui licença mas pode ser copiado, utilizado e modificado livremente. O Free DOS é construído como um conjunto de diferentes programas, que atuam como um só. O Free DOS provê principalmente o acesso a disco e ao sistema de arquivos por meio do núcleo, e parcialmente o gerenciamento de memória, mas não tem nenhuma interface gráfica, apesar de existirem pacotes para Ozone e OpenGEM.  

Page 4: Sistema Operativo Free-DOS

Assim como o MS-DOS, ele inicia a partir de uma disquete ou um disco rígido, mas também pode ser carregado a partir de memória ROM. Ao contrário da sua anterior versão, Free DOS suporta arranque via CDs, e qualquer pessoa é livre para criar suas próprias versões e distribuições, sem precisar de pagar. O objectivo do Free DOS é oferecer compatibilidade a quem deseja rodar jogos de computador e programas antigos feitos para sistemas operacionais compatíveis com DOS não compatíveis com os sistemas operacionais atuais, provendo suporte a aplicações da Internet usando interface DOS.

OBJECTIVOS E FUNCIONALIDADES:

Page 5: Sistema Operativo Free-DOS

HISTÓRIA DO FREE DOSO projecto Free DOS teve início a 26 de Julho de 1994, época em que a Microsoft anunciou o fim da assistência ao MS-DOS. Jim Hall (programador) publicou então uma carta-manifesto propondo uma alternativa de código aberto. Em poucas semanas, outros programadores incluindo Pat Villani e Tim Norman juntaram-se ao projecto. O núcleo, o interpretador de comandos command.com e as principais utilidades foram escritas a partir de código já existente e/ou a partir do zero. A versão 1.0 foi lançada em 3 de Setembro de 2006.

Page 6: Sistema Operativo Free-DOS

FIM!