Sistema RespiratóRio

11

Transcript of Sistema RespiratóRio

Page 1: Sistema RespiratóRio
Page 2: Sistema RespiratóRio

S IS TE M A R E S P IR A TÓ R IO OI! EU SOU O ALVÉOLO, E SEREI SEU GUIA PELO SISTEMA RESPIRATÓRIO. VOCÊ JÁ DEVE TER REPARADO QUE NÃO PARAMOS DE RESPIRAR NEM UM MINUTO EM TODA NOSSA VIDA. O SISTEMA RESPIRATÓRIO É A PARTE DO CORPO RELACIONADA À RESPIRAÇÃO. QUANDO RESPIRAMOS, COLOCAMOS O AR PARA DENTRO, TIRAMOS DELE O OXIGÊNIO E COLOCAMOS PARA FORA O GÁS CARBÔNICO.

Page 3: Sistema RespiratóRio

O OXIGÊNIO QUE NÓS INSPIRAMOS É USADO NAS CÉLULAS DO NOSSO CORPO PARA QUEIMAR OS NUTRIENTES E PRODUZIR ENERGIA. COMO RESULTADO DESSA QUEIMA, ALÉM DE ENERGIA PRODUZIMOS TAMBÉM, GÁS CARBÔNICO, DO QUAL NÃO NECESSITAMOS. ENTÃO NÓS O COLOCAMOS PARA FORA ATRAVÉS DA RESPIRAÇÃO.

OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO SÃO OS PULMÕES QUE SE LOCALIZAM NO TÓRAX, SOBRE O DIAFRAGMA. OS PULMÕES ARMAZENAM O AR E SÃO DIVIDIDOS EM BOLSAS OU LOBOS. O PULMÃO DIREITO EM TRÊS LOBOS E O PULMÃO ESQUERDO EM DOIS.

OS LOBOS DOS PULMÕES SÃO CONSTITUÍDOS POR BOLSINHAS QUE, COMO EU, CHAMAM-SE ALVÉOLOS. É NOS ALVÉOLOS QUE O OXIGÊNIO E O GÁS CARBÔNICO ENTRAM NO CORPO PELA CORRENTE SANGUÍNEA.

Page 4: Sistema RespiratóRio

O AR CHEGA ATÉ OS PULMÕES POR UMA SÉRIE DE TUBOS CHAMADOS BRÔNQUIOS. OS BRÔNQUIOS CONDUZEM O AR DA TRAQUÉIA PARA OS PULMÕES. A TRAQUÉIA LIMPA E CONDUZ O AR DA LARINGE PARA OS BRÔNQUIOS. É NA LARINGE QUE O AR SE ENCONTRA COM AS CORDAS VOCAIS E PRODUZ SONS, COMO FALAR E CANTAR.

A CAVIDADE NASAL INSPIRA, PURIFICA , UMEDECE E AQUECE O AR INSPIRADO. ELA SE COMUNICA COM A PARTE EXTERNA DO NOSSO CORPO PELAS NARINAS, QUE FORMAM O NOSSO NARIZ, E COM A PARTE INTERNA DO NOSSO CORPO POR ESPAÇOS CHAMADOS COANAS

Page 5: Sistema RespiratóRio

A FARINGE FICA NO PESCOÇO, ATRÁS DA LARINGE, QUE FICA BEM NO MEIO DO PESCOÇO, ENTRE A FARINGE E A TRAQUÉIA.

A TRAQUÉIA FICA NA BASE DO PESCOÇO, INDO PARA O TÓRAX, PASSANDO PELA FRENTE DO ESÔFAGO. ELA TEM ANÉIS DE CARTILAGEM DUROS, QUE PODEMOS SENTIR AO TOCARMOS NOSSO PESCOÇO.

OS BRÔNQUIOS FICAM ENTRE OS PULMÕES E SE RAMIFICAM COMO ÁRVORES, ENTRANDO NOS LÓBULOS PULMONARES. VAMOS VER COMO FUNCIONA TODA A RESPIRAÇÃO, ACOMPANHANDO O CAMINHO QUE O AR TOMA, DESDE O NARIZ ATÉ A CORRENTE SANGUÍNEA: O AR ENTRA PELAS NARINAS, PASSA PELAS FOSSAS NASAIS E SE LIBERTA DE POEIRAS E OUTRAS SUJEIRAS.

Page 6: Sistema RespiratóRio

DEPOIS, O AR VAI PARA A TRAQUÉIA, PASSANDO PELA FARINGE E PELA LARINGE. NA PARTE FINAL DA TRAQUÉIA, ENCONTRA OS DOIS CANAIS EM QUE ELA SE BIFURCA: OS BRÔNQUIOS. A TRAQUÉIA É UM TUBO RÍGIDO, FEITO DE MÚSCULOS E CARTILAGENS EM FORMA DE ANEL.

CONTINUANDO SUA VIAGEM, O AR PROSSEGUE PELOS BRÔNQUIOS. ESTES ENTRAM NOS PULMÕES E VÃO SE RAMIFICANDO, TORNANDO-SE CADA VEZ MENORES, COMO ACONTECE COM OS GALHOS DE UMA ÁRVORE.

CHEGANDO À PARTE FINAL DOS MENORES RAMOS-OS BRÔNQUIOS-, O AR ATINGE PEQUENOS COMPARTIMENTOS QUE SE AGRUPAM EM CACHOS OS ALVÉOLOS PULMONARES.

Page 7: Sistema RespiratóRio

ATRAVÉS DAS PAREDES DOS ALVÉOLOS E DOS VASOS SANGÜÍNEOS, O AR FAZ UMA TROCA COM O SANGUE: DÁ-LHE O OXIGÊNIO E RECEBE GÁS CARBÔNICO E VAPOR D’ÁGUA, QUE EXPIRAMOS.

AS PAREDES DOS ALVÉOLOS SÃO MUITO FINAS E ELÁSTICAS E ESTÃO RODEADAS DE PEQUENOS VASOS SANGUÍNEOS.

VOCÊ SABIA QUE OS PULMÕES ESTÃO ENVOLVIDOS POR UMA MEMBRANA CHAMADA PLEURA E QUE ELES PODEM ARMAZENAR MAIS OU MENOS CINCO LITROS DE AR?

OUTRA COISA INTERESSANTE É QUE TEMOS A SENSAÇÃO DE ODOR E RECONHECEMOS OS CHEIROS POR CAUSA DE ALGUMAS CÉLULAS QUE FICAM NA PARTE SUPERIOR DA CAVIDADE NASAL.

O OXIGÊNIO PASSA PELAS PAREDES DOS ALVÉOLOS E DOS VASOS SANGUÍNEOS E VAI PARA O SANGUE.

O GÁS CARBÔNICO E O VAPOR D’ÁGUA FAZEM O CONTRÁRIO: DEIXAM O SANGUE E VÃO PARA OS ALVÉOLOS, PARA SEREM EXPELIDOS.

Page 8: Sistema RespiratóRio

NA FARINGE TEMOS COMO REGULAR AS DIFERENÇAS DE PRESSÃO DO TÍMPANO, QUE FICA NO OUVIDO. POR ISSO, QUANDO SUBIMOS OU DESCEMOS DE ALGUM LUGAR MUITO ALTO E SENTIMOS A SENSAÇÃO DE ESTAR COM OS OUVIDOS “TAMPADOS”, PRECISAMOS ABRIR BEM A BOCA OU ENGOLIR ALGO, PARA MOVER A FARINGE E REGULARIZAR ESSA SENSAÇÃO.

PODEMOS PASSAR ALGUM TEMPO SEM COMER, MAS NÃO PODEMOS PASSAR MUITO TEMPO SEM RESPIRAR, POIS NOSSO SISTEMA ENTRARIA EM COLAPSO.

QUANDO PRENDEMOS NOSSA RESPIRAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO SANGUE AUMENTA E UMA PARTE DO SISTEMA NERVOSO (O BULBO), ENVIA UMA MENSAGEM PARA UM MÚSCULO CHAMADO DIAFRAGMA, QUE FICA ABAIXO DOS PULMÕES E QUE, JUNTO COM OS MÚSCULOS INTERCOSTAIS, NOS FAZ RESPIRAR, QUER A GENTE QUEIRA OU NÃO. ASSIM, REINICIA-SE A RESPIRAÇÃO.

Page 9: Sistema RespiratóRio

DEVEMOS COMER BEM, TENDO UMA ALIMENTAÇÃO MUITO RICA EM VITAMINA C, ENCONTRADA PRINCIPALMENTE EM FRUTAS, COMO LIMÃO, LARANJA, TANGERINA, ACEROLA E KIWI, E NAS VERDURAS E LEGUMES, COMO AGRIÃO, ACELGA, CENOURA, ASPARGO.

COM O SISTEMA RESPIRATÓRIO SADIO EVITAMOS RINITE, ALERGIAS, VÍRUS (GRIPE) E BACTÉRIAS (PNEUMONIA E TUBERCULOSE)

ALÉM DISSO, DEVEMOS EVITAR LUGARES POLUÍDOS COM CIGARRO OU OUTRAS FUMAÇAS.

O HÁBITO DE FUMAR TIRA DE 6 A 8 ANOS DE SUA VIDA. O CIGARRO É RESPONSÁVEL POR 87% DAS MORTES POR CÂNCER DE PULMÃO. A FUMAÇA EXALADA POR UM CIGARRO CONTÉM SUBSTÂNCIAS EXTREMAMENTE CANCERÍGEMAS, ENTRE ELAS NICOTINA, QUE AFETA O SISTEMA NERVOSO.

Page 10: Sistema RespiratóRio

ÀS VEZES O SISTEMA RESPIRATÓRIO É RESPONSÁVEL POR ATOS INVOLUNTÁRIOS, COMO O BOCEJO E O SOLUÇO. O BOCEJO É UMA INSPIRAÇÃO FORTE, QUE SUGA MAIS OXIGÊNIO E AJUDA A MANTER A PESSOA ACORDADA QUANDO ESTÁ SONOLENTA. O SOLUÇO É UMA CONTRAÇÃO INVOLUNTÁRIA E RÁPIDA DO DIAFRAGMA, QUE FAZ COM QUE AS CORDAS VOCAIS SE FECHEM, PROVOCANDO ASSIM UM RUÍDO ESTRANHO.

Page 11: Sistema RespiratóRio

FONTE• COLEÇÃO CORPO HUMANO• Ilustrações: Belli Studio• Textos: Elizabeth Ávila Ferrari• Revisão: Madalena Parisi Duarte• Editora: Todolivro