SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas...

54
SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Transcript of SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas...

Page 1: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

• SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA

Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Page 2: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Vantagens

• Estética : metal free•Excelente adaptação marginal: contração dimensional controlada• Melhor translucidez em relação aos similares• Biocompatibilidade com os tecidos dentais e periodonto• Facilidade de cimentação: permite uso de cimentos de fosfato de zinco, ionômero de vidro e resinosos.• Baixa condutividade térmica e elétrica• Alta resistência flexural

Page 3: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Indicações

• Confecção de copings para coroas unitárias de porcelana em dentes anteriores e posteriores

• Confecção de estruturas para próteses fixas ( pontes) de porcelana de até 3 elementos em dentes anteriores

Page 4: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

• Especificações Técnicas (ISO 6872)

Coeficiente de expansão térmica: 7,34 X 10-6 /OCSolubilidade química: 441,7µg / cm2Resistência flexural : 463 MPaDureza ( Vickers):1080

Page 5: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Caracterização de novas cerâmicas à base de alumina infiltrada por vidroDella Bona, A. – Trabalho apresentado SBPqO 2007

Page 6: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Equipamentos Necessários:

• FORNO PARA SINTERIZAÇÃO E INFILTRAÇÃO Especificação técnica: o forno tem que manter a temperatura de 1200 graus por 120 minutos

• ULTRA-SOM Especificação técnica: o ultra-som deve possuir freqüência superior a 28Hz

Page 7: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Cerâmicas de Recobrimento Indicadas

•Cerâmicas do tipo aluminizada

Page 8: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Translucidez:

A maior translucidez do Sistema Vitro-Ceram permite distribuição adequada da luz e trabalhos mais estéticos

Page 9: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Preparos indicados para próteses cerâmicas reforçadas com alumina1,5mm

2,0mm

1,5mm

2,0mm

Ângulos internos arredondados

Ombro entre 45 e 90º.

Page 10: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

VITA A1 A2 A3 A3,5 A4 B1 B2 B3

VITRO-CERAM VC 0/VC 1 VC 1 VC 2 VC 2 VC 3 VC 0/VC 1 VC 1 VC 2

VITA B4 C1 C2 C3 C4 D2 D3 D4

VITRO-CERAM VC 3 VC 1 VC 2 VC 3 VC 3 VC 1 VC 2 VC 3

VITA 1M1 1M2 2L1,5 2L2,5 2M1 2M2 2M3 2R1,5

VITRO-CERAM VC 0/VC 1 VC 1 VC 1 VC 2 VC 1 VC 1 VC 2 VC 2

VITA 2R2,5 3L1,5 3L2,5 3M1 3M2 3M3 3R1,5 3R2,5

VITRO-CERAM VC 2 VC 2 VC 2 VC 1 VC 2 VC 3 VC 1 VC 2

Tabela de Cores

Page 11: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Caso inicial Copings Vitro-Ceram Caso finalizado

Caso clínico TPD Reginaldo Ferreira

Page 12: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Kit Master Kit Introdutório Reposição de todos os itens

Page 13: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.
Page 14: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.
Page 15: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Vaze modelo duas vezes com gesso especial. O segundo modelo não deve ser seccionado, pois servirá para os ajustes finais da peça após aplicação da porcelana de cobertura

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Page 16: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Após o preparo dos troquéis, observe-os com atenção. Pequenas falhas, bolhas e áreas retentivas devem ser corrigidas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Page 17: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Delimite a linha de término (margens) do preparo com uma ponta de cera colocada em lapiseira.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Page 18: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Agora, com um pincel,aplique uma fina camada de isolante para gesso sobre a linha de término e sua área circundante.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Page 19: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.
Page 20: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Separe o sachê com o PÓ DE ALUMINA, LÍQUIDO DE MESCLAR e o ADITIVO VITRO-CERAM;

Page 21: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

No frasco de vidro de 50 ml, entorne o conteúdo de 1 frasco do líquido de mesclar e adicione 1 gota do aditivo. Leve o frasco de vidro ao aparelho de ultra-som e inicie a vibração.

Page 22: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Adicione o PÓ DE ALUMINA VITRO-CERAM nos líquidos dentro do Becker:• Separe 50% do conteúdo de pó de alumina e adicione misturando lentamente com a espátula de vidro por 2 min no ultra-som;• Adicione o restante do pó de alumina em pequenas porções durante 3 min;• Mantenha por 10 min no ultra-som até completa homogeneização.

Importante: mantenha a água do ultra-som sempre gelada; adicione gelo para maior segurança; certifique-se que o material obtido está homogêneo

Page 23: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Armazene a pasta de alumina em três potes plásticos numerados que serão usados sequencialmente. Mantenha-os sempre tampados para evitar a evaporação dos componentes. Após o preparo, a validade da pasta de alumina é de 3 meses. Os potes com a pasta de alumina devem ser mantidos no congelador.

Page 24: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Técnica de descongelamento

• Coloque a água gelada no recipiente de ultra-som;Posicione o pote plástico com o material congelado dentro do recipiente de ultra-som;• Vibre durante 1 minuto e manipule alguns segundos para homogeneização;• Mantenha vibrando por mais 3 minutos e estará pronto para aplicação.

Pode-se obter um tempo de trabalho maior com mais 30 minutos de vibração.

Page 25: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Importante: mantenha o pote com a barbotina fechado para evitar a evaporação do líquido

Page 26: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Para um ótimo molhamento do troquel pela pasta de alumina, aplique como primeira camada uma mistura do pó de alumina com álcool absoluto ou, preferivelmente, com álcool isopropílico.

Page 27: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Aplique a barbotina com pincel, acompanhando o formato do preparo para obtenção do coping. Trabalhe o mais rápido possível, sem pausas na aplicação, evitando assim a formação de camadas ressecadas que não aderem sobre a camada seguinte ( caso resseque, umedecer com o líquido de mesclar – não use água)

Page 28: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Remova com o bisturi o excesso de material expondo a borda do preparo previamente delimitada;

Page 29: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Normas de espessura:• A espessura do coping para dentes anteriores deve ser de no mínimo 0,5mm• A espessura do coping para dentes posteriores deve ser de no mínimo 0,5mm nas paredes circundantes do preparo e 0,7mm na superfície oclusal• Conexões entre copings e pôntico mínimo de 3mm x 3mm

Importante: copings com pouca espessura podem se fraturar durante a remoção do modelo ou na função mastigatória

Page 30: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Importante: Nesta fase os copings são muito frágeis e devem ser manuseados com extremo cuidado.

Page 31: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Aguarde 30 min. após a aplicação da barbotina. Coloque o modelo com a estrutura de alumina (coping) no forno ou sobre lâmpada com infravermelho de 100 a 110º.C, por 5 min.

Opcionalmente pode ser utilizado um jato de ar quente (secador de cabelo)

Page 32: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Com a estrutura ainda quente, mas apta a ser manuseada, remova-a delicadamente dos troqueis.

Importante: na confecção de uma estrutura para ponte, antes da construção do pôntico, os copings também devem ser removidos dos troqueis

Page 33: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Fixa de 3 elementos

Recoloque os copings nos troquéis e fixe-os com um pouco do isolante para gesso aquecido (a cera comum contamina a alumina e não deve ser usada). Coloque ou construa o pôntico. As áreas de conexão devem ser reumedecidas com o líquido de mesclar.

Page 34: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Fixa de 3 elementos

Coloque o modelo com a estrutura de alumina no forno ou sobre a lâmpada infravermelha de 100 a 110º.C por 5 min. Opcionalmente pode se utilizar jato de ar quente, removendo cuidadosamente

Page 35: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Importante: nesta fase o coping ainda é muito frágil e deve ser manuseado com extremo cuidado. Não é necessário vácuo para os processos de sinterização e infiltração

Page 36: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coloque os copings no forno de sinterização segundo a programação abaixo:

• Faça um pré aquecimento até que o forno alcance 120º.C, mantendo-o nessa temperatura por 6min;

• Inicie o aumento de temperatura por 40 min até atingir 1120º.C, mantendo-o por 60min;

• Ao atingir 400 °C, o coping ou a estrutura podem ser removidos do forno.

Importante: os copings e estruturas também podem ser sinterizados em pinos de platina, lâminas de platina ou sobre a bandeja refratária

Page 37: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Aplique um marcador oclusal líquido para detectar irregularidades na superfície interna do coping.

Remova-as com leve pressão.

Page 38: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

O acabamento (escultura) deve ser feito com brocas diamantadas finas em baixa rotação e com leve pressão.

Obs: nesta fase a peça é bastante frágil. O manuseio deve ser cuidadoso.

Page 39: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Com um espessímetro confira os requisitos de espessura:a) Copings para dentes anteriores – mínimo de 0,5 mm em todas as superfícies

b)Copings para dentes posteriores mínimo de 0,5 mm nas paredes axiais e mínimo de 0,7 mm na superfície oclusal

c) Conexões entre copings e pôntico- mínimo de 3mm x 3mm

Page 40: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Utilize discos de borracha para ajustes das bordas cervicais. Certifique-se de que a peça está adequada, pois após a infiltração as correções serão de difícil execução;

Obs: pequenas falhas nas bordas do coping podem ser reparadas com alumina.

Page 41: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Aplique o LÍQUIDO PARA DETECÇÃO DE TRINCAS VITRO-CERAM na superfície externa da peça.

Havendo trincas surgirá uma linha de coloração mais intensa. A presença de uma trinca inutiliza o coping. Um novo coping deve ser confeccionado.

Page 42: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Importante: certifique-se de que não há pó de alumina nas superfícies externa e interna do coping. Partículas remanescentes dos desgastes e do acabamento impedem a adequada infiltração do vidro. Não é necessário vácuo para os processos de sinterização e infiltração

Page 43: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Faça uma bolinha de manta refrataria e coloque-a dentro do coping.

Page 44: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Posicione um pino de alumina em contato com a bolinha de manta refratária previamente colocada dentro do coping. O pino não pode tocar as margens. Se isto acontecer, o vidro fluirá para dentro do coping.

Page 45: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Misture o pó de vidro com água destilada até a obtenção de uma pasta de consistência média;

Aplique uma camada espessa do agregado de vidro (1 a 2mm) sobre a superfície externa do coping, deixando 0,5mm de borda livre;

Page 46: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Fixa de 3 elementos

Utilize pinos de alumina, manta refratária ou lâmina de platina e leve ao forno para infiltração; Programe o forno para a infiltração do vidro; • aqueça o forno a 120º C • mantenha a peça a 120º C por 6min • eleve a temper. Por 2 horas até alcançar 1110º.C • mantenha a peça a 1110º.C por 40 min, sem vácuo.

Obs: essa programação pode variar de acordo com o tamanho da peça a ser infiltrada. O pino de alumina não deve tocar a borda do coping, pois conduzirá o vidro em processo de fundição para o interior da peça.

Page 47: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Nos casos de infiltração incompleta manchas esbranquiçadas aparecerão.Aplique novamente o vidro e repita o processo de infiltração.

Page 48: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Remova os excessos de vidro tomando as seguintes precauções:• utilize uma pedra montada com diamante de granulação grossa e/ou equipamento de microabrasão com óxido de alumínio de 50 micra e pressão de 1,5 bar;• evite aquecimento durante essa remoção;• não desgaste a parte interna do coping.

Obs: existem brocas específicas para desgaste e acabamento de alumina

Page 49: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Remova vidros remanescentes com jatos de óxido de alumínio com 1,5 bar de pressão;

Ao jatear as margens do coping, reduza a pressão para 1 bar e direcione o jato num ângulo de 45º.

Page 50: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Fixa de 3 elementos

Controle a queima do vidro: este passo visa a eliminaçãodas sobras de vidro não infiltrado sobre o coping.

Posicione o coping na bandeja refratária e leve ao fornocom a seguinte programação:• Pré-aquecimento a 580º C• Elevação da temperatura a 80º.C/5min até 980º.C• Permanência a 980º.C por 5 min ( não utilize vácuo)

Page 51: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Acabamento da peça: • Jateie a peça com óxido de alumínio de 50 micra com 1,5 bar de pressão • Repita o processo de queima do vidro até a eliminação total do vidro na superfície do coping.

Page 52: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Acabamento da peça:

• Área brilhante na superfície da peça é sinal de sobras de vidro não infiltrado. Faça o jateamento para remoção;• O excesso de vidro não infiltrado, se não eliminado causará bolhas na cerâmica que será aplicada sobre o coping.• Faça os ajustes finais da peça no modelo

Page 53: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Coroa unitária Fixa de 3 elementos

Aplique a cerâmica (indicada para a estrutura de alumina) sobre o coping de acordo com a anatomia e função do dente a ser confeccionado.

Obs: áreas do coping não cobertas por cerâmica devem sofrer uma aplicação de glaze.

Page 54: SISTEMA VITRO-CERAM ALUMINA Alumina infiltrada com vidro para confecção de copings e estruturas estéticas para cerâmicas.

Menu