SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21...

28
SISTEMAS GEODÉSICOS SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011

Transcript of SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21...

Page 1: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

SISTEMAS GEODÉSICOSSISTEMAS GEODÉSICOS

Professora Fabricia Benda

Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011

Page 2: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

GEODÉSIA

Ciência

Formas Dimensões

Terra

Origem grega “Particionando a Terra”

Page 3: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Definir na superfície terrestre a posição de um conjunto restrito de pontos de referência, homogeneamente espalhados sobre uma grande extensão territorial, constituindo redes ou esqueletos geodésicos indispensáveis para a representação de zonas mais ou menos extensas da superfície terrestre.

GEODÉSIA

Ciência que estuda a forma, as dimensões, o campo de gravidade da Terra e suas variações temporais.

Física Geométrica Por Satélite

Page 4: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Geodésia Superior ou Física: desenvolve estudos sobre o desvio da vertical e anomalias da gravidade terrestre, que possibilitam a determinação da figura geométrica que melhor corresponda à superfície terrestre; Geodésia Elementar ou Geométrica: se ocupa da localização precisa de pontos sobre a superfície terrestre a partir de medições angulares e de distâncias em grandes extensões, proporcionando o estabelecimento de uma rede de pontos fundamentais (planialtimétricos) que servem de base para levantamentos topográficos; Geodésia Celeste ou por satélites: proporciona o posicionamento de pontos na superfície terrestre a partir de medidas efetuadas por satélites artificiais (GPS).

DIVISÃO

Page 5: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

PRIMEIRAS IDÉIAS SOBRE A FORMA DA TERRA

Plana : Homero e Anaxímenes ( séc. VI a. C.);

Esférica :Thales de Mileto e Pitágoras ( séc. VI a. C.); Sócrates e Platão (séc. V a. C.);

Aristóteles ( séc. IV a. C.) e Arquimedes ( séc. III a. C.) corroboraram a esfericidade e estimaram grosseiramente o raio da Terra;

Erastótenes ( séc. III a. C.) calculou o raio da Terra em aproximadamente 6.366,25 km;

Page 6: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Raio utilizado por Newton, medido por Picard ( séc. XVII ) de 6.372 Km;

Newton ( séc. XVII ) conclui que devido ao movimento de rotação, a forma da Terra seria de um elipsóide achatado nos pólos;

Elipsóide biaxial de revolução em torno do eixo menor polar;

Geóide.

Page 7: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Terra: como tratar matematicamente o objeto de nosso

estudo?

Geodésia, forma e dimensões da Terra

Geóide, esferóides, datum planimétrico e altimétrico

Coordenadas?

Sistema Geodésico Brasileiro (SGB)

Mudanças de datum

Datum oficial, pq mudou, quais as características, o que

acarreta no sistema geodésico brasileiro e sul americano?

Superfície física da Terra

Page 8: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

GEÓIDE

12:38:28

Após a evolução tecnológica

Não é perfeitamente redonda nem elipsóidica

Elipsóide irregular Geóide

Page 9: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Vista do Geóide em Perspectiva

É determinado por observações astronômicas, medições gravimétricas ou pelo estudo das perturbações orbitais de satélites artificiais da Terra.

Page 10: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

• é uma superfície equipotencial do campo gravítico terrestre - coincide aproximadamente com a superfície do nível médio dos mares;

• a geometria do geóide é dada relativamente a uma superfície elipsoidal de referência;

• o afastamento relativo ao elipsóide de referência é designado por ondulação do geóide (e denotado por N) - determinado por: observações astronômicas, medições gravimétricas ou pelo estudo das perturbações orbitais de satélites artificiais da Terra.

Page 11: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Qualquer representação da Terra, deve levar em consideração uma superfície geometricamente homogênea (facilita os cálculos matemáticos);

Isto é impraticável sobre um geóide, razão pela qual o elipsóide é considerado a figura mais próxima da forma da Terra e, portanto, a forma de referência utilizada pelos cartógrafos na elaboração de bases cartográficas.

ELIPSÓIDES

Page 12: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.
Page 13: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

COORDENADAS E SISTEMAS DE REFERÊNCIA

Qualquer processo de representação geográfica exige que se atribuam coordenadas a pontos - os dados relativos à localização na superfície terrestre de um objeto permitem identificar onde se encontra esse objeto.

Classes de sistemas de coordenadas para georreferenciamento: astronômicas cartesianas tridimensionais elipsoidais cartográficos

Page 14: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

REFERENCIAIS CARTESIANOS TRIDIMENSIONAIS

geocêntricos, a origem dos eixos encontra-se próxima do centro de massa da Terra;

um dos eixos orientado segundo o eixo de rotação da Terra;

a posição de um ponto é definida por 3 coordenadas (x, y, z).

Page 15: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

REFERENCIAIS ELIPSOIDAIS recorrem a uma superfície elipsoidal ou ao geóide; as coordenadas nestes referenciais (ditas

elipsoidais ou geodésicas) são:

• latitude (relativamente ao plano equatorial do elipsóide);

• longitude (relativamente a um meridiano convencionado);

• altitude elipsoidal (medida segundo a normal ao elipsóide)

Page 16: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

As coordenadas geográficas de um ponto são as coordenadas geográficas da sua projeção sobre a superfície de referência.

Page 17: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

DATUM GEODÉSICO

Conjunto de parâmetros que definem a dimensão e a posição da superfície de referência:

datum geocêntrico - definido relativamente ao sistema terrestre médio por um vetor de translação e por 3 ângulos de rotação;

datum topocêntrico - definido por um sistema astronômico local no ponto origem e um sistema geodésico local fixo ao elipsóide.

Page 18: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Datum é um ponto materializado no terreno para amarrar um Sistema Geodésico de Referência. É também o ponto de origem da Rede Geodésica, que espalha outros pontos sobre o território, chamados de

MG = Marcos geodésicos.

Page 19: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

O Datum Planimétrico é definido por um conjunto de parâmetros, e é um ponto de referência para todos os levantamentos cartográficos sobre uma determinada área.

O Datum Vertical, ou origem das coordenadas verticais para todas as observações de altitude é determinado através do nível médio dos mares (NMM) como superfície origem.

O Datum vertical utilizado atualmente no Brasil é o Marégrafo de Imbituba/SC.

Page 20: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

No Brasil, até 1977, adotava-se o elipsóide Internacional de Hayford, de 1924, com a origem de coordenadas planimétricas estabelecida no Datum Planimétrico de Córrego Alegre.

Posteriormente, o sistema geodésico brasileiro foi modificado para o SAD-69 (Datum Sulamericano de 1969), que adota o elipsóide de referência de UGGI67 (União Geodésica e Geofísica Internacional de 1967) e o ponto Datum planimétrico Chuá (Minas Gerais).

Hoje, o IBGE, recomenda utilizar o SIRGAS, como sistema de referenciamento geodésico para a América do Sul.

Page 21: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.
Page 22: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

REDE GEODÉSICA

É um conjunto de pontos distribuídos de forma homogênea num território, formando uma malha triangular, cujas posições relativas e coordenadas geográficas, referidas ao elipsóide de referência, são conhecidas com grande exatidão.

Page 23: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA

Servem para viabilizar a : Determinação das dimensões e posições de pontos na

Terra; Representação desses pontos na forma de uma carta.

Quando a representação da superfície da Terra é feita usando um elipsóide de revolução: as dimensões são referenciadas as dimensões dos

eixos (maior e menor) do elipsóide adotado; a posição é referenciada aos datuns (datum horizontal

e datum vertical).Obs.: existem elipsóides de várias dimensões e várias

posições em relação ao geóide local. Essas posições são definidas pelos Datum Horizontal e Datum Vertical de cada sistema de referência.

Page 24: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

Os sistemas geodésicos buscam uma melhor correlação entre o geóide e o elipsóide;

Como o geóide não é regular, não existe um único elipsóide, e cada país adota aquele que melhor se ajuste à sua área.

Page 25: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

SISTEMAS DE REFERÊNCIA Elipsóide internacional de 1930:

• Desenvolvido por Helmert (1988).• Determinou o achatamento à partir de medidas

gravimétricas e o semi-eixo maior medido através de um arco de meridiano;

Sistema Geodésico de Referência de 1967 (GRS67):• Principais alterações em comparação com o modelo de

1930 está relacionado com o uso de dados obtidos com rastreio de satélites artificiais;

Sistema Geodésico de Referência de 1980 (GRS80):• Removeu-se a deformação permanente de maré da

constante dinâmica de forma e foram fixados os erros padrões das constantes fundamentais.

Page 26: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

SISTEMAS DE REFERÊNCIA BRASILEIROS

Page 27: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

SGB – SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO

Em 1920, a referência oficial era o Sistema Córrego Alegre, com o Elipsóide de Hayford, com o Datum Horizontal de Córrego Alegre/MG e o Datum Vertical de Torres/RS;

Em 1969, foi adotado o Sistema SAD 69 (South American Datum), com o Elipsóide UGGI 1967 (União Geodésica e Geofísica Internacional) com o Datum Horizontal de Chuá/MG e o Datum Vertical de Imbituba/SC.

Em 2005, o Brasil adotou o novo Sistema SIRGAS ainda em implantação, com o Elipsóide WGS 84 (World Geodetic System), com os Datum (pontos de origem) no Centro da Terra para todos (geocêntrico).

Page 28: SISTEMAS GEODÉSICOS Professora Fabricia Benda Alegre/ES Universidade Federal do Espírito Santo 21 de março de 2011.

- Datum planimétrico ou horizontal:

conceito importante, normalmente mal interpretado e mal

usado pela comunidade de usuários;

afeta diretamente a exatidão geodésica da base de

dados digitais;

impõe a questão da variabilidade das coordenadas

geodésicas.

- Acessar o site do IBGE www.ibge.gov.br, ler

artigos e informações sobre o SIRGAS.

TEMAS PARA DISCUSSÃO