Sistemas Operacionais. Distro Linux. Red Hat vs Ubunto

7
TRABALHO DE ESTUDO DIRIGIDO ED - 2014 CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Resumo: Este estudo tem por objetivo dar uma leve introdução à evolução dos Sistemas Operacionais Linux, chegando às famílias Red Hat e Ubuntu. O assunto é extremamente atual, uma vez que existe uma gama enorme de usuários interessados em fugir da pirataria digital, e o que é melhor, sem gastar uma fortuna como licenças comerciais. Este sempre foi o intuito de Linus Torvalds e dos programadores que abraçaram o desafio nas décadas de 90. O Linux hoje é eficiente e bonito, superando em muitos os casos os Sistemas Operacionais comerciais. Abstract: This study has objective to give a little introduction to the evolution of the operating systems Linux, coming to the families Red Hat and Ubuntu. The subject is extremely current, once an enormous range of interested users exists in get away of the digital piracy, and what is better, without spending a fortune as commercial licenses. This was always Linus Torvalds's intention and of the programmers that hugged the challenge in the decades of 90. Linux today is efficient and beautiful, overcoming in many cases the commercial operating systems. Palavras Chave: sistema operacional, Linux, Ubuntu , Red Hat, comparação. I. INTRODUÇÃO Sistema Operacional é responsável por ativar todos os periféricos e criar o ambiente sobre o qual todos os outros programas rodam dando transparência ao usuário. Na realidade a tarefa deste software é extremamente complexa onde, na maioria das vezes, só lembramos-nos dele quando algo dá errado. Já nas décadas 60 existia um sistema operacional amadurecido, o Unix, porém, rodava em computadores de grande porte. O PDP-7 possuía apenas 8 kbytes e custava US$ 72.000. Figura 1: Computador PDP-7 Inicialmente os sistemas Unix foram desenvolvidos de forma colaborativa, dentro de universidades, mas nas décadas de 80, empresas como a AT&T, Sun e SCO, que detinham os direitos sobre o sistema, passaram a desenvolver versões proprietárias e concorrerem entre si. Em virtude disto a colaboração deixou de acontecer e a plataforma foi fragmentada em versões incompatíveis. Com a necessidade de um sistema operacional para PC, entra em cena em 1981 a Microsoft fornecendo seu sistema Basic para IBM. Figura 2: IBM Personal Computer (IBM 5150) DISTRIBUIÇÃO LINUX: UBUNTU X RED HAT

description

Diferenças entre as distribuições Red Hat e Ubunto.

Transcript of Sistemas Operacionais. Distro Linux. Red Hat vs Ubunto

Page 1: Sistemas Operacionais. Distro Linux. Red Hat vs Ubunto

TRABALHO DE ESTUDO DIRIGIDO ED - 2014CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Resumo: Este estudo tem por objetivo dar uma leve introdução à evolução dos Sistemas Operacionais Linux, chegando às famílias Red Hat e Ubuntu.O assunto é extremamente atual, uma vez que existe uma gama enorme de usuários interessados em fugir da pirataria digital, e o que é melhor, sem gastar uma fortuna como licenças comerciais. Este sempre foi o intuito de Linus Torvalds e dos programadores que abraçaram o desafio nas décadas de 90. O Linux hoje é eficiente e bonito, superando em muitos os casos os Sistemas Operacionais comerciais.

Abstract: This study has objective to give a little introduction to the evolution of the operating systems Linux, coming to the families Red Hat and Ubuntu. The subject is extremely current, once an enormous range of interested users exists in get away of the digital piracy, and what is better, without spending a fortune as commercial licenses. This was always Linus Torvalds's intention and of the programmers that hugged the challenge in the decades of 90. Linux today is efficient and beautiful, overcoming in many cases the commercial operating systems.

Palavras Chave: sistema operacional, Linux, Ubuntu , Red Hat, comparação.

I. INTRODUÇÃO

Sistema Operacional é responsável por ativar todos os periféricos e criar o ambiente sobre o qual todos os outros programas rodam dando transparência ao usuário. Na realidade a tarefa deste software é extremamente complexa onde, na maioria das vezes, só lembramos-nos dele quando algo dá errado.

Já nas décadas 60 existia um sistema operacional amadurecido, o Unix, porém, rodava em computadores de grande porte. O PDP-7 possuía apenas 8 kbytes e custava US$ 72.000.

Figura 1: Computador PDP-7Inicialmente os sistemas Unix foram desenvolvidos de forma

colaborativa, dentro de universidades, mas nas décadas de 80, empresas como a AT&T, Sun e SCO, que detinham os direitos sobre o sistema, passaram a desenvolver versões proprietárias e concorrerem entre si. Em virtude disto a colaboração deixou de

acontecer e a plataforma foi fragmentada em versões incompatíveis.

Com a necessidade de um sistema operacional para PC, entra em cena em 1981 a Microsoft fornecendo seu sistema Basic para IBM.

Figura 2: IBM Personal Computer (IBM 5150)

Em 1991, Linus Torvalds começou a trabalhar no desenvolvimento de um sistema Unix para rodar em seu 386. Utilizando o Minix (único sistema similar e que era de uso acadêmico), desenvolveu o kernel do Linux que foi concebido sob a licença de código aberto GPL. O projeto foi adotado pela comunidade de programadores transformando o Linux na grandiosidade que é hoje.

II.PRINCIPAIS VERSÕES

Antigamente para ter um sistema operacional funcional do Linux era necessário copilar o código-fonte do kernel combinando-o com outros utilitários e bibliotecas. A complexidade da operação foi amenizada quando as distribuições passaram a ser compartilhadas já compiladas. A consequência é que as distribuições passaram a ser aperfeiçoadas em vez de recriadas.

Atualmente passam de 500 versões de Linux ativas, sendo que todas são de alguma forma derivadas das seguintes distribuições principais: Debian, Red Hat/Fedora, Mandriva, Ubuntu, Slackware, Gentoo, etc.

DISTRIBUIÇÃO LINUX: UBUNTU X RED HAT

Page 2: Sistemas Operacionais. Distro Linux. Red Hat vs Ubunto

TRABALHO DE ESTUDO DIRIGIDO ED - 2014CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

III. GENEALOGIA DO LINUX UBUNTU

A primeira versão oficial foi o Ubuntu 4.10 (lançado em outubro de 2004). O Ubuntu é derivado da Debian, sendo provavelmente a distribuição Linux mais usada atualmente. Ele é desenvolvido pela Ubuntu Foundation, uma organização sem fins lucrativos, que por sua vez é patrocinada pela Canonical Inc., que ganha dinheiro vendendo suporte, treinamentos e customizações do Ubuntu. O sistema tem uma enorme derivação:

Figura 3: Linux derivados do Ubuntu

IV. GENEALOGIA DO LINUX RED HAT

Lançado em novembro de 1994, o Red Hat foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a configuração e tornar o uso do sistema mais transparente, permitindo que ele atingisse um público mais abrangente. Apesar de sua alma comercial, todas as ferramentas desenvolvidas pela equipe do Red Hat tinham seu código aberto, o que possibilitou o surgimento de muitas outras distribuições derivadas:

Figura 4: Linux derivados do Red Hat

Page 3: Sistemas Operacionais. Distro Linux. Red Hat vs Ubunto

TRABALHO DE ESTUDO DIRIGIDO ED - 2014CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

V. DESENVOLVIMENTO LINUX UBUNTU

O desenvolvimento do sistema é bem organizado, com um fluxo de trabalho constante, já que além de voluntários, o sistema conta com uma grande equipe de desenvolvedores pagos. Também existe uma grande rede de suporte em torno do sistema, com fóruns, documentação, múltiplos links de download e assim por diante, centralizados no ubuntu.com.

Figura 5: Getting Started With Ubuntu 14.04

Todas estas vantagens, entretanto têm um preço, que são o fato de o desenvolvimento do sistema estar atrelado aos interesses de uma empresa, que oferece um sistema bem acabado, mas que é por outro lado menos personalizável que outras distribuições e que não necessariamente segue os rumos que a maioria dos usuários deseja.

Logo abaixo segue uma breve ficha técnica do sistema:

TABELA 1 : Principais detalhes

Item DescriçãoDesenvolvedor Canonical Ltd / Fundação UnbutuAno de criação 2004Versão atual 14.10Arquitetura ppc x86 x86-64Família DebianMétodo Atualizações Spkg/SynapticGerenciamento de Pacotes APTInterface GNOMELicença GNU e GPLOrigem comum Reino UnidoWebSite ubuntu.com

TABELA 2 : Requisitos Versão 14.04

Requisitos Mínimo RecomendávelProcessador Pentium IV 1 GHz 1.6GHz (2 núcleos)RAM 1Gb 2GbHD 5Gb 14.04

VI. DESENVOLVIMENTO LINUX RED HAT

A partir de 2003 a Red Hat mudou seu foco, concentrando seus esforços no público empresarial, desenvolvendo o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e vendendo pacotes com o sistema, suporte e atualizações. A consequência mais marcante da decisão foi a descontinuidade do Red Hat Desktop, que era até então a distribuição Linux com o maior número de usuários.

Figura 6: Red Hat Linux 9's default desktop

A última versão foi o Red Hat 9. A partir daí, passou a ser desenvolvido o Fedora (paralelamente com Red Hat Enterprise), combinando os esforços de parte da equipe da Red Hat e vários voluntários que, com a maior abertura, passaram a contribuir com melhorias, documentação e suporte comunitário nos fóruns.

Logo abaixo segue uma breve ficha técnica do sistema:

TABELA 3 : Principais detalhes

Item DescriçãoDesenvolvedor Red HatAno de criação 1994Versão atual Enterprise Linux 7Arquitetura Ia64 ppc s390 s390x x86 x86-64Família Red Hat LinuxMétodo Atualizações YumGerenciamento de Pacotes RPMInterface GNOMELicença GNU e GPLOrigem comum Estados UnidosWebSite redrat.com/rhel

TABELA 4 : Requisitos Versão RHN 5 a 7

Requisitos Mínimo RecomendávelProcessador 2.4GHz 2.4GHz (dois núcleos)RAM 2Gb 8GbHD 5Gb 30Gb

Page 4: Sistemas Operacionais. Distro Linux. Red Hat vs Ubunto

TRABALHO DE ESTUDO DIRIGIDO ED - 2014CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

VII. COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES

Ambas as versões são regidas pela licença GPL, que permite a comercialização desde que o código fonte esteja disponível a qualquer pessoa. Esta é a característica do Linux, e o respeito a esta licença fica evidente nas árvores genealógicas demonstradas anteriormente.

Figura 5: Ilustrativa

Atualmente, tanto o Ubuntu como O Red Hat tem características comerciais. O primeiro através da atuação da Canonical Inc., que conforme já mencionamos atua na área treinamentos e customizações. Já o segundo com suporte corporativo baseado em assinatura anual.

A diferença fica por conta que se você resolver utilizar o Ubuntu basta baixar e instalar o sistema sem custo nenhum, necessitando apenas ingressar nas comunidades para realizar melhorias no sistema, aliás, coisa comum nas demais distribuições Linux. Por outro lado a permissão de utilização do Red Hat fica atrelada a referida assinatura, tendo, contudo o benefício de suporte completo para o ambiente do sistema. Pode-se dizer que o foco principal do Ubuntu é os usuários comuns e o do Red Hat o meio corporativo.

Assim o uso do Red Hat é recomendável para o mundo empresarial focando a segurança e suporte ágil, para isto, porém existe a necessidade da dispensar recursos financeiro consideravelmente alto para sua implementação. Mas vamos ser realistas, no mundo Linux as opções são gigantescas em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito aos gastos, e normalmente um dos fatores que levaria o mundo empresarial adotar um sistema operacional Linux seria exatamente este.

Enfim, muitas organizações e usuários comuns, estão procurando aderir ao mundo Linux com o objetivo de fugir da pirataria em relação aos sistemas operacionais dominantes de mercado. A solução bem conveniente para o problema da licença de uso do Red Hat seria num primeiro momento a utilização do Fedora que é seu derivado e também uma espécie de “campo de prova” do mesmo, com a diferença significante de ter a contribuição da comunidade Linux sem pagamento de licença.

Com tudo, a dificuldade fica essencialmente pela escolha de qual distribuição adotar. Acreditamos que Linus Torvalds e os demais visionários do século passado ficariam satisfeitos se contemplassem a árvore genealógica do sistema que plantaram.

VIII.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] http://www.hardware.com.br/livros/linux/[2] http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=108092.0[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Hat_Enterprise_Linux[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu[5] http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/12.10/gldt1210.png[6] https://www.spkaa.com/redhat-vs-ubuntu-in-a-corporate-environment(U vs R)

Imagens:

[1] http://techguru.lk/2014/11/01/how-bill-gates-started/[2] http://tecnologia.terra.com.br/hardware-e-software/criacao-da-ibm-primeiro-computador-pessoal-completa-30-anos,15e88a19d13ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html[3/4] http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/12.10/gldt1210.png[7] https://www.spkaa.com/redhat-vs-ubuntu-in-a-corporate-environment [5] Manual Ubuntu 10.4[6] http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Hat_Linux

Agradecimentos: à ETEP, pela oportunidade em adquirir cada vez mais conhecimento, à Linus Torvalds e seus colaboradores e aos colegas do grupo que tornaram possível o desenvolvimento deste trabalho.