sistematizaço do eja

36
ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MÓDULO II

description

Trabalho realizado com estudantes do EJA da escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus - Recife-PE - Brasil.

Transcript of sistematizaço do eja

Page 1: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MÓDULO II

Page 2: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

Sendo o ano letivo 2011 uma homenagem ao Educador Paulo Freire, que teve como filosofia de vida e profissional a Educação como prática da liberdade, vimos a grande possibilidade de articulação entre o Projeto Político Pedagógico da escola e a discussão do ano letivo no desenvolvimento da prática pedagógica. A proposta em 2011 foi trabalhar os temas: Identidade Pessoal; Meio Ambiente; Cultura, Cidadania e Direitos humanos.

As temáticas são discutidas/vivenciadas e articuladas aos conteúdos de cada componente curricular e as temas indicados pela Gerência do EJA, através de projetos didáticos seguindo os princípios da Teoria de Paulo Freire:

“ Educação para a emancipação”; “Aprender para agir na melhoria da qualidade de vida”; “Educar para mudança, para transformação”.

Page 3: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

IDENTIDADE PESSOAL

Identidade Pessoal foi a primeira temática a ser trabalhada com o objetivo de valorizar a auto estima, proporcionar o auto conhecimento e o sentimento de pertencimento, através das seguintes reflexões:

Quem sou ( o que me identifica como pessoa)? Qual é a minha história de vida? Como é o meu lugar(casa, bairro, cidade, Estado,

país)? Qual os meus gostos e desgostos? Sonhos e planos?

Page 4: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSÉ CARNAVAL !!! É TEMPO DE MÁSCARAS...

No latim, a palavra que designa máscara é “persona”, usada para definir as qualidades do ser representado. Tal é a origem da palavra pessoa, como a usamos atualmente. Com as máscaras, transformamo-nos em outra pessoa, adquirimos uma nova personalidade, apta a enfrentar qualquer realidade. Vem daí a paixão das pessoas por se mascarar no carnaval. (Pesquisa do Módulo II)

Assim o Módulo II entrou no clima de carnaval com a oficina de máscara, dando características das suas personalidades as máscaras confeccionadas, cantaram e dançaram ao som da machinha Mascarado de Chico Buarque.Quem é você ?Diga logo que eu quero saber...Amanhã tudo volta ao normalDeixa a banda tocar Deixa o dia raiarDeixa o céu clarearÉ carnaval!!!

Page 5: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

OFICINA DE MÁSCARA

Page 6: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

O mascarado eu já sei quem é, mas e esse Paulo Freire?Discutindo identidade através da Biografia de Paulo Freire,

produzimos poemas e nossas biografias.

A vida de Paulo Freire

Paulo Freire escritor Um excelente educadorCriou um método de alfabetizaçãoCujo lema falava de libertaçãoNa época da ditaduraNa Bolívia foi morarAo voltar do exílio No TP foi se filiarUm dia seu coração parouE infelizmente ele nos deixou (Módulos II e III)

Page 7: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSAssim como Paulo Freire todos têm uma história de vida para registrar e se eternizar através dela.

Escutando e cantando a música do Pato Fu o Módulo II criou coragem e vontade de escrever suas biografias. O mote foi: A história que só eu sei contar...

MAMÃ, MAMÃ

PAPÁ, PAPÁ

 “CONTE SUA HISTÓRIA

POIS SUA MEMÓRIA

PODE UM DIA SE APAGAR

NÃO FAÇA SEGREDO

NÃO, NÃO TENHA MEDO

ESTOU AQUI PRÁ TE ESCUTAR...!”

(PATU FU)

Page 8: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSA HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

HAYDEE SERAFIN DIAS NASCEU EM 20 DE JANEIRO DE 1951, EM UM INTERIOR DA CIDADE DE NATAL, O NOME DA MÃE É SERVERINA SERAFIN DIAS E DO PAI É JOSÉ SERAFIN DIAS, O NOME É UMA HOMENAGEM A AVÓ. ATUALMENTE MORA NO RECIFE, NO BAIRRO DE TORRÕES TEM 60 ANOS E SE DEFINE COMO UMA MULHER HUMILDE, AMOROSA, DEDICADA, EDUCADA, UM POUCO PREGUIÇOSA E NERVOSA. NA INFÂNCIA NÃO ESTUDOU PORQUE NAMOROU DESDE CEDO, CASOU NA ADOLESCÊNCIA E TEVE SEUS FILHOS. JÁ REALIZOU O SONHO DE TER UMA CASA PRÓPRIA, MAS AINDA VAI REALIZAR O SONHO DE APRENDER A LER, ESCREVER E TER SEU COMÉRCIO. HOJE MORA SÓ E SEU MAIOR PASSATEMPO É PAPARICAR OS FILHOS E NETOS.

LUZIA MARIA DA SILVA NASCEU DIA 06 JULHO DE 1968, NO BAIRRO DO TORRÕES NA CIDADE DO RECIFE, FILHA DE MARIA TESILA DA CONCEIÇÃO E DE JOSÉ MALAQUIA DA SILVA. O NOME LUZIA LHE FOI DADO POR QUE NASCEU NA VÉSPERA DE SANTA LUZIA. VIVE NO MESMO BAIRRO ONDE NASCEU, SE DEFINE COMO LEVADA, UMA ESTUDANTE ZELOSA, ESTUDIOSA E ALEGRE. NA INFÂNCIA ESTUDOU POUCO POR QUE SEU PAI NÃO A QUERIA ESCREVENDO BILHETES PARA NAMORADOS, NA ADOLESCÊNCIA TEVE SEU PRIMEIRO ROMANCE COM SEU PRIMO, ROMANCE QUE FOI INESQUECÍVEL PARA ELA. QUER REALIZAR SEU SONHO DE SE FORMAR E RECEBER UM DIPLOMA. ATUALMENTE MORA COM OS FILHOS E É DOMÉSTICA.

Page 9: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSA HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

CLAUDIONOR BERNARDO SABINO NASCEU NUM DOMINGO DE JULHO DE 1950 NO BAIRRO DOS TORRÕES NO RECIFE ONDE VIVE ATÉ HOJE. FILHO DE MARIA DE LOURDES E PEDRO MENDES DA SILVAS. NA SUA INFÂNCIA TEVE UM GRANDE AMIGO CHAMADO TONINHO, DESDE A INFÂNCIA SEGUE TRABALHANDO. DEFINE-SE COMO CARINHOSO, AMADO, DECIDIDO, INTELIGENTE E REALISTA. CONSEGUIU TER UMA CASA E UM CARRO. GOSTA DE ESTUDAR E PRETENDE FAZER FACULDADE.

MANUEL PEDRO DA SILVA NASCEU DIA 08 DE AGOSTO DE 1965, NO DERBY EM RECIFE, É FILHO DE MARIA AUGUSTA SILVA E ELIEZER PEDRO DA SILVA. NA INFÂNCIA ESTUDOU NO COLÉGIO JOSÉ ALVARENGA E TRABALHOU, NA SUA ADOLESCÊNCIA TRABALHOU, NAMOROU E DANÇOU MUITO. HOJE É MARCENEIRO E ESTÁ CASADO. GOSTA DA VIDA TEM SUA CASA E PRETENDE FAZER A VONTADE DE DEUS.

Page 10: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSA HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

DAMIANA MARIA SOUZA DA SILVA NASCEU DIA 09 DE SETEMBRO NO ANO DE 1970, SUA MÃE SE CHAMA MARIA DALVA E SEU PAI JOSE SEVERINO. POR SUA MÃE SER CATÓLICA E TER TIDO GEMIAS DEU SEUS NOMES DE COSMA E DAMIANA. MORA ATUALMENTE NA CIDADE DO RECIFE, BAIRRO DOS TORRÕES. É UMA PESSOA DEDICADA, AMOROSA, SUBMISSA, FELIZ, CALMA, SONOLENTA E AMIGA. NA SUA INFÂNCIA TEVE MUITOS AMIGOS, POUCO ESTUDO E NENHUMA DOENÇA GRAVE, NA ADOLESCÊNCIA NAMOROU POUCO, CASOU-SE UMA VEZ E TEVE DOIS FILHOS, ATUALMENTE É DOMÉSTICA, MORA COM SEUS FILHOS. GOSTA DE TRABALHAR E SONHA EM CONSTRUIR SUA CASA.  

SERVERINA JOAQUINA DA CONCEIÇÃO NASCEU EM 27 DE DEZEMBRO DO ANO DE 1964. RECEBEU ESTE NOME POR SER PARECIDO COM O DA MÃE, MORA NO BAIRRO DO CORDEIRO, É FILHA DE SEVERINA JOAQUINA DA CONCEIÇÃO E SEBASTIÃO MANOEL DA SILVA. DEFINE-SE COMO UMA MULHER SEGURA E TRABALHADORA. NA INFÂNCIA NÃO TEVE A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR, POIS SE FALASSE EM ESTUDO APANHAVA. NA ADOLESCÊNCIA FOI OBRIGADA A CASAR E FUGIU, TEM DOIS FILHOS. ATUALMENTE MORA COM SEUS FILHOS. GOSTA DE COZINHAR E DESEJA POSSUIR UMA MOTO PARA PASSEAR.

Page 11: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSA HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

MARCELINO CAETANO DE SOUZA NASCEU DIA 25 DE JULHO DO ANO DE 1962 NO BAIRRO DE SAN MARTIN NA CIDADE DO RECIFE. FILHO DE MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA E ULISSES CAETANO DE SOUZA. RECEBEU ESTE NOME DE SUA MÃE POR CAUSA DE MARCELINO PÃO E VINHO. CONTINUA VIVENDO EM SAN MARTIN BAIRRO ONDE NASCEU. DEFINE-SE COMO MEDROSO, AMIGO, RIGOROSO, CARINHOS, EXPLOSIVO, LEAL, INTELIGENTE, DE BOM CORAÇÃO E FOFINHO. NA SUA INFÂNCIA NÃO ESTUDOU, TIVE UM AMIGO CHAMADO CELO , EM SUA ADOLESCÊNCIA GOSTAVA DE CINEMA E JOGAR BOLA, HOJE TRABALHA E É CASADO. SONHA EM TER UM SITIO E UMA CASA NA PRAIA, ALÉM DE VIAJAR PELO BRASIL E APRENDER A LER E ESCREVER. TEM UMA BOA FAMÍLIA, CASA, CARRO, FILHOS, NETOS, AMIGOS E UM COMÉRCIO.

CREUSA BEZERRA DE SOUSA NASCEU NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 1926 NA CIDADE DE GRAVATÁ EM PERNAMBUCO, RECEBEU ESTE NOME PORQUE O IRMÃO QUIS ASSIM, É FILHA DE MARIA DA CONCEIÇÃO E JOSÉ DE SANTOS, ATUALMENTE MORA NO BAIRRO DOS TORRÕES NA CIDADE DO RECIFE, DEFINE-SE COMO UMA MULHER SIMPÁTICA, NA INFÃNCIA LOGO AOS 10 ANOS COMEÇOU A TRABALHAR EM UM RESTAURANTE, NÃO LEMBRA TER FEITO NADA DE BOM NA ADOLESCÊNCIA, SUA GRANDE REALIZAÇÃO SÃO OS FILHOS. GOSTA DE COZINHAR E TEM O SONHO DE MELHORAR MUITO DE VIDA. NO MOMENTO ESTÁ SOLTEIRA E MORA SOZINHA.

Page 12: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS A HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

ELIÁS GONÇALVES ALVES NASCEU NO RECIFE NO BAIRRO DE AFOGADOS NO DIA DOIS DE NOVEMBRO NO ANO DE 1962, RECEBEU ESTE NOME DA MÃE EM HOMENAGEM AO PAI. É FILHO DE JOSÉ ELIÁS GONÇALVES ALVES E ELZA CONÇALVES ALVES. ATUALMENTE MORA NO BAIRRO DA IMBIRIBEIRA NO RECIFE. DEFINE-SE COMO UM HOMEM NERVOSO, MAS DELICADO, INTELIGENTE E CASEIRO. NA INFÂNCIA VENDEU ÁGUA NUM BURRO, NA ADOLESCÊNCIA DANÇOU MUITO, NAMOROU E FOI A FESTAS. REALIZOU UM GRANDE SONHO QUE É TER A CASA PRÓPRIA, E TEM O SONHO DE IR EMBORA. GOSTA DE COZINHA, FOI

CASADO, MAS HOJE MORA SÓ.

JOSÉ AILTON DA SILVA NASCEU NO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 1962 NO BAIRRO DE SALGADO NA CIDADE DE CARUARU. RECEBEU ESTE NOME PORQUE NASCEU LAÇADO. É FILHO DE JOSEFA MARCOLINO DA SILVA E SEVERINO MARIANO DA SILVA. ATUALMENTE MORA NOS TORRÕES NA CIDADE DE RECIFE. DEFINE-SE COMO UM HOMEM FELIZ E BOM QUE GOSTA DE JOGAR BOLA DE TRABALHAR, DE VIAJAR E SE ALIMENTAR BEM. NA INFÂNCIA COSTUMAVA FAZER XIXI NA CAMA, APANHAVA DE CIPÓ DE GOIABEIRA, FREQUENTOU A ESCOLA, MAS NÃO CONSEGUIU APRENDER. NA ADOLESCÊNCIA TRABALHOU MUITO, COMEÇOU A NAMORAR COM 14 ANOS, CONSIDERA QUE BEIJOU E NAMOROU POUCO. REALIZOU O SONHO DE TER UMA CASA E UMA MOTO. NO ENTANTO AINDA PLANEJA TER UMA FILHA UM CARRO E FAZER O SERVIÇO DA SUA CASA. È CASADO E MORA COM A ESPOSA E O FILHO.

Page 13: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS A HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

NERINO GONÇALVES DA SILVA NASCIDO EM 20 DE MARÇO DE 1950 NO BAIRRO DE PONTO CERTO NA CIDADE DE LIMOEIRO. RECEBEU ESTE NOME DA MÃE QUE ASSIM O QUIS CHAMAR. É FILHO DE ESMERALDA COSNO E JOÃO GONÇALVES DA SILVA DE FREITAS, MORA NO BAIRRO DOS TORRÕES NA CIDADE DO RECIFE. DEFINE-SE COMO UM HOMEM BONDOSO DECIDIDO, RIGOROSO, INTELIGENTE, SORRIDENTE E SONHADOR. A INFÂNCIA FOI DE TRABALHO ASSIM COMO A ADOLESCÊNCIA, COM 13 ANOS JÁ TRABALHAVA DE SERVIÇOS GERAIS, NAMOROU E CASOU AOS 25 ANOS. UMA DAS COISAS QUE MAIS GOSTA É A ESPOSA. E SEU GRANDE SONHO É TERMINAR SUA CASA E SE APOSENTAR. ATUALMENTE MORA COM A MULHER E OS 3 FILHOS.

JOSEFA SALUSTIANA BARBOSA NASCEU EM 21 DE SETEMBRO DE 1944. RECEBEU ESTE NOME DA MÃE. É FILHA DE ANTÔNIA SALUSTIANO E DE JOSÉ SALUSTIANO. RESIDE NO BAIRRO DE TORRÕES. DEFINE-SE COMO UMA MULHER INTELIGENTE, MAS CABULOSA. GOSTA MUITO DE FALAR. NA INFÂNCIA BRINCAVA DE CASINHA, NA ADOLESCÊNCIA COMEÇOU A TRABALHAR COM 13 ANOS JÁ ERA FUNCIONÁRIA DA BRENNAND, NAMOROU E CASOU COM 14 ANOS, DEPOIS QUE CASOU SAIU DO TRABALHO, COM UM ANO DE CASADA SEU MARIDO MORREU, NESTE MOMENTO TINHA APENAS 15 ANOS, DO CASAMENTO TEVE UM FILHO. CASOU NOVAMENTE AOS 17 ANOS E TEVE 7 FILHOS QUE LHES DERAM 20 NETOS E 6 BISNETOS. ATUALMENTE CONTINUA CASADA E MORA COM O MARIDO. SEU PRAZER É LOUVAR A DEUS.

Page 14: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSA HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

LINDINALVA BARBOSA DA SILVA NASCEU NO DIA 08 DE MAIO DE 1941, NO BAIRRO DA VÁRZEA NA CIDADE DO RECIFE NO ESTADO DE PERNAMBUCO. RECEBEU ESTE NOME DO SEU PADRINHO. É FILHA DE MARIA DA LUZ E JOÃO FRANCISCO PEREIRA. ATUALMENTE MORA NO BAIRRO DOS TORRÕES NO RECIFE. DEFINE-SE COMO UMA MULHER FELIZ, BRINCALHONA, SORRIDENTE E TRABALHADORA. GOSTA DE COMER MACARRONADA, LAZANHA, PIZZA E GALETO, TAMBÉM GOSTA DE PRAIA, PISCINA, DE CANTAR, PASSEAR, AJUDAR E AGRADAR AS PESSOAS. SUA GRANDE REALIZAÇÃO FOI O CASAMENTO, A CASA, O FILHO, O TRABALHO E O ESTUDO DA FAMÍLIA. NA INFÂNCIA ERA PROIBÍDA DE SAIR DE CASA, O PAI NÃO DEIXOU ESTUDAR PARA NÃO ESCREVER BILHETES AOS NAMORADOS. NA ADOLESCÊNCIA CASOU COM 14 ANOS, NÃO TEVE FILHOS, MAS CRIOU UM MENINO. SONHA EM PASSEAR POR LUGARES QUE NUNCA FOI E POSSUIR COISAS QUE AINDA NÃO TEM. HOJE É VIÚVA E MORA SÓ

MARIA DO SOCORRO MOURA SILVA NASCEU EM TAGUARITINGA INTERIOR DE PERNAMBUCO. É FILHA DE MARIA DAS GRAÇAS MOURA E JOSÉ GOMES. DEFINE-SE COMO UMA MULHER MANHOSA, SORRIDENTE, UM POUCO CHATA, MAS SIMPÁTICA E AMOROSA. NA INFÂNCIA BRIGAVA MUITO. NA ADOLESCÊNCIA GAZIOU MUITA AULA, NAMOROU MUITO, CASOU, TEVE FILHO E SEPAROU DO MARIDO. ATUALMENTE NÃO ESTÁ CASADA E MORA COM O FILHO NO BAIRRO DO CORDEIRO.

Page 15: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS A HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

FERNANDA MARIA DOS SANTOS NASCIDA EM 30 DE AGOSTO DE 1988 NO BAIRRO DA CIDADE UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DO RECIFE. RECEBEU ESTE NOME DA MÃE. É FILHA DE IRACI MARIA OLIVEIRA E DE FERNANDO ANTÔNIO DOS SANTOS. RECIDE NO BAIRRO DOS TORRÔES NA CIDADE DO RECIFE. DEFINE-SE COMO UMA MULHER FORTE, ESFORÇADA, TRABALHADORA, NACIONALISTA, AMIGA, NAMORADEIRA, DESAFORADA E AMIGAVEL. GOSTA DE PASSEAR. NA INFÂNCIA NÃO PODE ESTUDAR, POIS A MÃE TRABALHAVA E NÃO TINHA QUEM FOSSE LEVAR E PEGAR NA ESCOLA, ELA FICAVA SOB A RESPONSABILIDADE DE UMA IRMÃ QUE NÃO ERA ADULTA, LEMBRA QUE GOSTAVA DE IR AO PARQUE. NA ADOLESCÊNCIA NAMOROU E TEVE UMA FILHA, NÃO TEM UMA PROFISSÃO DEFINIDA, MAS ESPERA REALIZAR O SONHO DE SE FORMAR E TER MUITA COISA BOA NA VIDA.

ROSILEIDE SEVERINA DA SILVA NASCEU EM NAZARÉ DA MATA NO ESTADO DE PERNAMBUCO EM 03 DE AGOSTO DE 1963. SEU NOME FOI ECOLHIDO PELA MÃE. É FILHA DE SEVERINA ALBERTINA SILVA E ANTÔNIO ROZENDO FRANCISCO. ATUALMENTE RESIDE NO BAIRRO DE TORRÕES. DEFINE-SE OMO UMA MULHER RAIVOSA, MAS CARINHOSA, SENCERA, AMIGA, LEGAL, EMOTIVA, INDECISA, ADORÁVEL E ENGRAÇADA. GOSTA DE VIAJAR AO INTERIOR PARA VISITAR O PAI E OS IRMÃOS. NA INFÂNCIA BRINCAVA BASTANTE, TINHA MUITOS AMIGOS E AMIGAS, MAS NÃO GOSTAVA DE ESTUDAR. NA ADOLESCÊNCIA NAMOROU E CASOU COM 15 ANOS, TEVE 2 FILHOS.REALIZOU O SONHO DA CASA PRÓPRIA, HOJE É VIÚVA TRABALHAR COMO DOMÉSTICA E SONHA EM TERMINAR SEUS ESTUDOS COMPLETAMENTE.

Page 16: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS A HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

CRISTINEIDE FILHA DE MARIA DA SILVA NASCEU NO DIA 14 DE JUNHO DE 1977 NO BAIRRO DA IPUTINGA NA CIDADE DO RECIFE. RECEBEU ESTE NOME PELO GOSTO DA AVÓ. É FILHA DE MARIA DE LOUDES DA SILVA E JOSÉ VICENTE DA SILVA. DEFINE-SE COMO UMA MULHER CARINHOSA, RISONHA, INTELIGENTE, ESPERTA, TRABALHADORA, TEM MUITA ESPERANÇA E FÉ EM DEUS. GOSTA DE PASSEAR. NA INFÂNCIA TEVE MUITOS AMIGOS, BRINCAVA MUITO,MAS NÃO GOSTAVA DE ESTUDAR. NA ADOLESCÊNCIA NAMOROU E ENGRAVIDOU COM 18 ANOS. HOJE TRABALHA COMO DOMÉSTICA, REALIZOU O SONHO DE TER CARTEIRA ASSINADA, SONHA COM A CASA PRÓPRIA, EM LER, ESCREVER E TERMINAR OS ESTUDOS.

MARIA VITÓRIA DA CONCEIÇÃO NASCEU NO DIA 20 DE JANEIRO DE 1940 EM UM SÍTIO DE GARANHUNS INTERIOR DE PERNAMBUCO. RESIDE ATUALMENTE NO BAIRRO DE TORRÕES NA CIDADE DE RECIFE. DEFINE-SE COMO UMA MULHER VINGATIVA, FELIZ, TEIMOSA, OTIMISTA, NERVOSA, AMIGA E CARINHOSA. GOSTA DE TRABALHAR. NA INFÂNCIA TRABALHAVA EM CASA AJUDANDO A MÃE, AOS 15 ANOS COMEÇOU A TRABALHAR NA ROÇA. CASOU E VEIO PARA O RECIFE. REALIZOU O SONHO DE TER UMA CASA E UMA FAMÍLIA E QUER ESTUDAR PARA REALIZAR O SONHO DE APRENDER A LER E ESCREVER.

Page 17: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS A HISTÓRIA QUE SÓ EU SEI CONTAR

OLIMPIA MARIA DA SILVA NASCEU EM 08 DE MAIO DE 1955, NA CIDADE DE JOÃO ALFREDO NO INTERIOR DE PERNAMBUCO. SEU NOME É EM HOMENAGEM A SUA AVÓ. É FILHA DE RAIMUNDA OLIMPIA DA SILVA E SEBASTIÃO FERREIRA DA SILVA. NA INFÂNCIA FOI TRABALHAR NA ROÇA, NÃO TEVE A PERMISSÃO DO PAI PARA ESTUDAR. NA ADOLESCÊNCIA DEMOROU A NAMORAR, CASOU COM 25 ANOS E TEVE 3 FILHOS. ATUALMENTE TRABALHA COMO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS É VIÚVA E MORA COM DUAS FILHAS NO BAIRRO DO CORDEIRO.

MARIA DO CARMO SILVA NASCEU EM 23 DE OUTUBRO DE 1953. É FILHA DE MARIA DE LOUDES E JOSÉ DA SILVA. NA INFÂNCIA BRINCAVA E TRABALHAVA EM CASA FOI PARA A ESCOLA MUITAS VEZES. NA ADOLESCÊNCIA NÃO CASOU NEM TEVE FILHOS. MORA COM A FAMÍLIA NO BAIRRO DE TORRÕES E GOSTA DE

ESTUDAR.

Page 18: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSRECIFE MINHA CIDADE, MEU LUGAR!

Hino do Recife

(Nelson Ferreira)

“Tecida de claridadeRecife sonha ao luarLendária e heróica cidade,Plantada à beira-mar ...”

RECIFERecife é uma cidade Pernambucana e Brasileira, conhecida como a Veneza Brasileira. Também é chamada capital do frevo e da cultura. Temos o Recife Antigo que tem festa todo dia, como a Terça Negra, também temos e o Cinema São Luiz famoso por sua beleza. Recife tem lindas praias como Boa Viagem e Pina. Tem parques como o 13 de Maio, o da Jaqueira. Tem o Jardim Zoológico de Dois Irmãos e o Jardim Botânico. Temos o Museu de Brennand e as Praças: da Torre, da Várzea, de San Martins, do Forte, do Engenho do Meio, a Chora Menino, a do Derby e a de Casa Forte...Recife é famosa pelo comércio informal como barracas e quiosques, ela tem o maior Centro Comercial de Alimentos, a CEASA, e temos também a Casa da Cultura. Eitá Recife bonita danada.

Texto Coletivo Módulo II

Page 19: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

AS COISAS QUE EU GOSTO DE COMER, SEUS SABORES E BENEFÍCIOS...

A PIRÂMIDE ALIMENTAR ORIENTANDO NOSSO CARDÁPIO

Page 20: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

CUIDANDO DO CORPO E DA MENTE.

Os limites e possibilidades de cada corpo.

Meu eu saudáveis.

Page 21: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

PÁSCOA TEMPO DE MUDANÇA NA FORMA DE SER E DE AGIR.Antes de julgar e condenar, observe melhor!

Talvez as coisas não sejam exatamente como você pensa!

Não pense o que não sabe sobre as pessoas.

CONCLUSÃO DO MÓDULO II APÓS A DISCUSSÃO DO FILME JUDAS EM JÚRI SIMULADO

Page 22: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

A Natureza das CoisasSantana, O CantadorComposição : Accioly Neto

Se avexe não...Que a burrinha da felicidadeNunca se atrasa.Se avexe não...Amanhã ela páraNa porta da tua casaSe avexe não...Toda caminhada começaNo primeiro passo

A natureza não tem pressaSegue seu compassoInexoravelmente chega lá...Se avexe não...Observe quem vaiSubindo a ladeiraSeja princesa, seja lavadeira...Pra ir mais altoVai ter que suar.Ô coisa boa é namorar,Ô coisa boa é namorar

Ô chá, lá, lá, lá, láÔ chá, lá, lá, lá, láSe avexe não...Amanhã pode acontecer tudoInclusive nada.Se avexe não...A lagarta rastejaAté o dia em que cria asas.

Page 23: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

Reflexões do Módulo II sobre a música.

A Natureza das Coisas

A música A Natureza das Coisas fala da natureza humana, a música pede para a pessoa não ter pressa, porque as coisas só se resolvem na calma, no dia-a-dia, no seu tempo. Tudo na vida tem um caminho a seguir para poder acontecer. A burrinha da felicidade nunca se atrasa, porque ninguém deve cultivar a tristeza, as pessoas devem sempre ter esperança que as coisas vão ficar bem, nada de tristeza. A natureza segue seu compasso e mesmo de uma forma ou de outra, sempre acontece o que tem que acontecer. A música diz que para ir mais alto na ladeira da vida, tem que suar; assim como nós para realizarmos os nossos sonhos, como ler e escrever, temos que nos esforçar muito e lutar contra todas as dificuldades. E saber que coisa boa mesmo é namorar.

(Texto Coletivo Módulo II)

Page 24: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

Foi cantando e dançando ao som do xote “A Natureza das Coisas”

que o Módulo II entrou no São João com direito a jogos e brindes

Page 25: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

MEIO AMBIENTE

“...Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida.”

(Carta da terra)

Meio ambiente - Eu sou parte dele – ações que promova uma vida saudável, cuidados com os recursos naturais, preservação, reciclagem, coletas seletiva – como está nesta história minha casa, meu bairro, minha comunidade, minha cidade, meu país meu planeta (estudos promovidos a partir da carta da Terra).

Page 26: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

Discutindo o Meio Ambiente a partir da leitura da Carta da Terra

Questões problematizadoras:

O que é a Terra?

Como é a Terra?

Como está a Terra?

Qual a nossa responsabilidade na continuação da existência da Terra?

O que podemos fazer para promover e garantir a generosidade e a beleza do lugar onde vivemos, para nós e os que virão depois?

Indagações do Módulo II

A Terra é um planeta, e é um lugar onde se desenvolveu muitas coisas, vida animal, plantas, água, solo, ar, etc.

A Terra é redonda, ela gira, e é cercada de água.

A Terra está poluída, ela está morrendo, tudo está complicado e é o lugar onde nós vivemos, por isso temos que ter mais cuidado, preservar, se responsabilizar para tudo não acabar.

Page 27: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

Aceitando sugestões na discussão sobre Meio Ambiente

“... Por que não aproveitar a experiência que tem os alunos de viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo a poluição dos riachos e córregos e os baixos níveis de bem -estar das populações, os lixões e os riscos que oferecem à saúde das gentes. Por que não há lixões no coração de bairro ricos e mesmo puramente remediados dos centros urbanos?... ”

“... Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Por que não estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e experiência social que eles têm como indivíduos? Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida neste descaso?...”

Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia

Saberes necessários para à prática educativa

Paz e Terra 2000

Page 28: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE E REFLEXÃO SOBRE ESTA REALIDADE ATRAVÉS DA MÚSICA...

Hagua (Seu Jorge)

O seco deserto esta tomando conta do planeta

Água doce, bebível potável está acabando (uuuuh)

Poluição, devastação, queimadas

Desequilíbrio mental

Desequilíbrio do meio ambiente

Segundo previsões dos cientistas

De padres, pastores, budistas

De ciganos, pai de Santos, Hare Krishna

O tempo vai secar

O sol vai cárcume

E água pra beber (Não vai ter)

E água pra lavar (Não vai dar)

Água pra encher

E água pra nadar

Nada, nada (x2)

Page 29: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

O MÓDULO II PRODUZINDO PANFLETO E DIVULGANDO INFORMAÇÃO COMO RESULTADO DOS ESTUDOS

Page 30: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

A GALERIA DE ARTE DO MÓDULO II

Desenhando a música Planeta Água – Guilherme Arantes

Vilma

Marcelino

Josefa

Renata

Olímpia

Nerino

Terezinha

Mª do Carmo

Socorro

José Ailtom

Antônia

Page 31: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

FátimaLuzia

Claudionor

Manoel

Fernanda

EliasSeverina

Vitória

Creusa

Cristineide

Haydee

Page 32: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

CULTURA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

“(...) Nossa diversidade cultural é uma herança preciosa e diferentes culturas encontrarão suas próprias e distintas formas de realizar esta visão. Devemos aprofundar e expandir o diálogo global, porque temos muito que aprender a partir da busca conjunta em andamento por verdade e sabedoria.

A vida muitas vezes envolve tensões entre valores importantes. Isto pode significar escolhas difíceis. Entretanto, necessitamos encontrar caminhos para harmonizar a diversidade com a unidade, o exercício da liberdade com o bem comum, objetivos de curto prazo com metas de longo prazo. Todo indivíduo, família, organização e comunidade tem um papel vital a desempenhar, são todos chamados a oferecer uma liderança criativa(...)Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida.” (Carta da Terra)

Subsídios para a prática pedagógica

Page 33: sistematizaço do eja

CULTURA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Promover o acesso dos estudantes ao que a humanidade produziu ao longo dos tempos com relação a estética e a ética, fomentando o resgate das raízes históricas e a mudança de postura na forma de vê e interpretar as relações de direito e poder, primando pelo princípio do que é ser cidadão.

Questões Problematizadoras Cultura – De onde vêm os meus hábitos, costumes? O que

meu povo já produziu na sua história de existência? Por que tudo isso é importante? Tudo que o ser humano produz é cultura? O que é cultura?

Cidadania e direitos humanos - A que grupo social faço parte, leis e estatutos que garantem os direitos, atos e atitudes que me dão cidadania.

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

Page 34: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUSEJA

CULTURA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOSConceitos Trabalhados

Cultura (do latim colere, cultivar) cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade. (Edward B. Tylor)

Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permite ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e sua administração, seja ao votar(direto), seja a concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um individuo são garantidos a partir do comprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

Page 35: sistematizaço do eja

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS EJA

CULTURA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Produções a partir das discussões

CIDADANIA

Cidadania é ter direito aos benefícios da cidade: saúde, educação, segurança,

lazer e transporte público, tudo com qualidade.

Cidadania é ser respeitado na sua fala, no seu voto, nas suas escolhas, não ser

discriminado por ser homossexual, negro ou índio. Ter direito ao acesso a

cultura, respeitar a religião de cada um. Respeitar o direito dos outros também

é ser cidadão.

Contudo para fazer valer nossos direitos nós temos que organizar a nossa

participação na comunidade, porque a união faz a força na hora de exigir e

lutar para garantir nossa cidadania. ( Textos Coletivo Módulo II)

O módulo II iniciou a discussão sobre Cultura, Cidadania e Direitos Humanos a partir do trabalho com o livro didático da unidade 4 - O Povo Brasileiro. Viemos desde a formação com

os diferentes povos até as lutas e conquistas de direitos sociais.

Verificamos os momentos de agressão a cidadania como a escravidão e a ditadura militar e os momentos de reação como a formação dos Quilombos e as Diretas Já.

Trabalhamos com sessões de curtas, discussão e produção de textos individuas e coletivos .

Page 36: sistematizaço do eja

Musica trabalhada: Ivan Lins – Um Feliz Natal Produção de livro virtual com A Receita de

Um Ano Melhor