Situação de aprendizagem aparecida martins borges testa

37
CURSO MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP Texto: Meu Primeiro Beijo Antonio Barreto

Transcript of Situação de aprendizagem aparecida martins borges testa

CURSO MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO DE

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Texto: Meu Primeiro Beijo

Antonio Barreto

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEMPÚBLICO ALVO: 7ª, 8ªE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALTEMPO: Aproximadamente de 8 a 10 aulas. Levando em consideração o espaço físico da escola e outros eventuais acontecimentos.MATERIAIS UTILIZADOS: Data show, Vídeos, Xérox, Livro Didático, Música, Sala de informática, Palco da Escola.

Esta SA tem por objetivo trabalhar a linguagem Conotativa, inferencial presente no texto o “Meu primeiro beijo”. A mesma segue alguns parâmetros curriculares exigidos nos PCNs, cuja aprendizagem da leitura e compreensão de texto, se faz necessária e urgente em salas de aula.

Quanto a estrutura organizacional tem como diretriz a proposta de Dolz, J.M.Noverraz, M.; Schneuwly (2004)“Gêneros orais e escritos na escola”, e também diretrizes de Roxane Rojo “Letramento e capacidades de Leitura para a cidadania - Procedimentos, estratégicas e capacidades de leitura” ROJO (2004).

Segundo ROJO (2004), “Mais recentemente, a leitura é vista como um ato de se colocar em relação a um discurso (texto) com outros discursos anteriores a ele, emaranhados nele e posteriores a ele, como possibilidades infinitas de réplica, gerando novos discursos/textos”.

Nesse sentido esta proposta pretende exatamente isso: Levar o aluno a fruição, e literalmente se aventurar na criação de outro texto, podendo refutar ou concordar com as denuncias que o texto oferece, aumentando consideravelmente o repertório, dada a Sequência Didática desenvolvida, nessa oportunidade.

APRESENTAÇÃO:Privilegiando a oralidade e os conhecimentos prévios dos alunos.Uma conversa:Como poderia ser um primeiro beijo: .No rosto, que sentimento despertaria?

.Na testa, é diferente de beijar no rosto? Por quê?.Na mão ou nariz, representa o quê?.E nos lábios, é preciso estar apaixonado para beijar nos lábios ou não? .Quem já beijou? .Qual a melhor lembrança? E a pior lembrança? A mais engraçada?

Nesse momento passar três imagens relacionadas ao tema:

A primeira selecionada do filme, Meu primeiro beijo, com Macauly Culkin.

A segunda, duas crianças se beijando no nariz.

Por último um jovem casal se beijando verdadeiramente.

PRODUÇÃO INICIAL Após as imagens, peça que cada

um escolha aquela que mais o impressionou e escreva um pequeno texto ( três linhas) dizendo o porquê da sua emoção. E quem quiser pode socializar a sua frase.Para o professor: Nesse caso, não se estenda muito, apenas aqueles que quiserem.

MÓDULO – 1Dar uma cópia para cada aluno, para leitura silenciosa e individual do texto “Meu primeiro beijo”.Grifar as palavras desconhecidas e uso do dicionário para melhor compreensão do texto.

Depois escrever bilhetinhos para os colegas, perguntando se gostou ou não do texto, e por quê? E simultaneamente responder aqueles que receberem.No bilhete deve dizer se indicaria para outra pessoa ler e por quê?

Para o professor: Após, a sala deve fazer uma votação, escrevendo num pedacinho de papel, qual o bilhete mais criativo da aula. E este pode ser socializado pelo autor do bilhete.

MÓDULO – 2Fazer uma pesquisa na sala de informática, sobre a vida e as produções do autor do texto, para humanização da obra. E posteriormente fazer algumas anotações pertinentes como: Nome completo, onde vive, o que faz no momento, e citar mais algumas obras dele, para eventual interesse em conhecer.

MÓDULO – 3Pesquisar como é tratado essa questão do beijo, inclusive do primeiro beijo entre jovens, em diferentes culturas pelo mundo. E também fazer anotações que acharem mais interessantes.

Pesquisar também o que acontece com corpo, no momento do beijo; suas reações químicas. E novamente fazer anotações pertinentes e que dialoguem com as informações do texto.Pesquisar o significado da palavra “Paracelso”.Pesquisar o que é “glicose”, e qual é a sua função no organismo?

MÓDULO – 4Em grupos de 5 pessoas, sair a campo e entrevistar 4 pessoas da família ou amigos. Dois mais velhos e dois mais jovens, e perguntar como foi à experiência do primeiro beijo deles? Nesse caso, orientá-los quanto a estrutura da entrevista, caso tenham dúvidas

Uma breve introdução para começar e perguntas e respostas, utilizando a oralidade e a escrita simultaneamente.Feito isso trazer para a sala para socialização dos grupos, através de um breve Relato da conclusão que chegaram sobre o tema.

MÓDULO – 5Nesse momento, conceituar o que é linguagem Denotativa e Conotativa, através de linguagem não verbal e verbal, interessantes recolhidas da internet e livro didático, para eles compreendam claramente o seu uso em diversas situações de comunicação, inclusive no cotidiano das pessoas.

Imagem – 1 Engolindo sapo

Imagem – 2Um anúncio publicitário: Utilizando o livro didático do 8º ano Português - A arte da palavra, páginas 225,226.

Texto - 3: Poemanem toda hora é obra nem toda obra é prima algumas são mães outras irmãs algumas clima

Leitura de um poema de Paulo Leminski , sem título, do livro Caprichos e Relaxos, cujo tema é sobre o Valor de uma obra de arte. Este é recheado de linguagem conotativa.Em seguida, pedir aos alunos que dêem o significado de cada expressão conotativa presente nos textos.

Nesse momento é importante definir o que é Conotação e Denotação e dar alguns exemplos teóricos.Na sequência, auxiliá-los, levá-los a encontrar o significado de cada situação de aprendizagem.

MÓDULO – 6Retomar a leitura do texto Meu primeiro beijo e fazer a análise da linguagem utilizada pelo autor.. Identificar o foco narrativo, e explicar sua função no texto. O uso do mesmo, aproxima ou afasta o leitor do narrador? Explique..Na linguagem denotativa, qual é o significado de “Paracelso”.

.O que sugere a afirmação “o cultura inútil”, na linguagem denotativa?.Encontre no texto expressões Conotativas e explique seus significados de acordo com as denúncias do texto, ou seja, do que a narradora deixa transparecer, em relação a personalidade do seu suposto pretendente, e em relação às emoções que tomaram conta deles.

Para o Professor: “Você é a glicose do meu metabolismo”, “bactéria falante”, “abismo do primeiro beijo”, “o mundo rolou”, “as luas vieram e voltaram”, “o tempo se esqueceu do tempo”.

.Através do discurso da narradora, ou seja, o modo como ela se refere ao seu pretendente, nos leva a pensar se ela está mesmo apaixonada ou não. Comente, argumente sobre esse fato..Qual parece ser a situação problema entre esses dois personagens?

.E o clímax, descreva-o, e explique o que levou a narradora se desarmar em relação ao seu pretendente..A narradora nos direciona para um desfecho. Descreva-o.

.Que outro final você daria para essa história?.Agora faça suas considerações finais, sobre essa obra literária. A experiência em ter apreciado um texto literário em toda a sua plenitude.

MÓDULO - 7UTILIZANDO OUTRAS LINGUAGENS: O TEATROA sala deve se organizar, e montar uma pequena peça de teatro, com o texto trabalho.

Encenar os acontecimentos vividos pelas personagens do texto, utilizando música, (supervisionada pelo professor, quando a escolha das mesmas), e apresentar para a escola num momento previamente agendado pelo professor, em concordância com a coordenação e direção da escola. Se possível, convidar os pais para assistirem.

Para o professor: No momento do beijo, orientá-los quanto ao beijo, apenas simular, sem necessidade de ir literalmente ao fato.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a

escrita: Apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. P. 95-128. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro.

ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever – Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=673&q=ENGULINDO+SAPO&oq=ENGULINDO+SAPO&gs_l=img.3...9048.13394.0.17320.14.6.0.8.0.0.269.989.2j2j2.6.0...0.0...1ac.1.17.img.MY5A9Ru1soo#facrc=_&imgrc=8zGe-gdB3tG1WM%3A%3B714mHq8YX7Y47M%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-iF2z4Nsy_pU%252FTqVdf1ijwRI%252FAAAAAAAAAJ4%252FL71nFPGmTaQ%252Fs1600%252Fengolindo_sapo.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Filearnportuguese.blogspot.com%252F2011%252F10%252Fexpressoes-idiomaticas-idioms_24.html%3B320%3B253 – Acesso em: Junho 2013.

https://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=673&tbm=isch&sa=1&q=beijo+discreto&oq=beijo+discreto&gs_l=img.3...2432.8214.0.8845.18.17.1.0.0.0.801.4079.6j5j3j6-3.17.0...0.0...1c.1.17.img.CC_lMwkkGPQ– Acesso em Junho 2013.

https://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=673&tbm=isch&sa=1&q=imagem+beijos+crian%C3%A7a&oq=imagem+beijos+crian%C3%A7a&gs_l=img.3...197572.205122.0.205489.8.8.0.0.0.0.417.1508.2j2j3j0j1.8.0...0.0...1c.1.17.img.ndvB05mz94A– Acesso em Junho 2013.

Aparecida M. Borges Testa