Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias,...

13
HIPERADOBE FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

Transcript of Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias,...

Page 1: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

HIPERADOBEFICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013.

Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

Page 2: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

Coordenação do Projeto: Prof. Lisiane Ilha Librelotto, Dr. Eng.

Bolsista : Francielli Hang Telli, Graduanda Arquitetura e Urbanismo – UFSC. Período: agosto de 2013 – julho de 2014

Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

Page 3: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

HIPERADOBEHIPERADOBE

O hiperadobe foi desenvolvido a partir da criação do superadobe. A O hiperadobe foi desenvolvido a partir da criação do superadobe. A

técnica construtiva segue os mesmo procedimentos de execução, técnica construtiva segue os mesmo procedimentos de execução,

sendo que os sacos de polipropileno e o arame farpado da técnica do sendo que os sacos de polipropileno e o arame farpado da técnica do

superadobe são alteradossuperadobe são alterados por sacos de Raschel, o mesmo utilizado por sacos de Raschel, o mesmo utilizado

em embalagem de frutas e legumes. O Raschel é um plástico que em embalagem de frutas e legumes. O Raschel é um plástico que

permite maior atrito entre as partes, exercendo a função de permite maior atrito entre as partes, exercendo a função de

“chapisco” para o reboco e não necessitando do arame farpado para “chapisco” para o reboco e não necessitando do arame farpado para

amarração.amarração.

Os sacos de Raschel são preenchidos com solo e passam por um Os sacos de Raschel são preenchidos com solo e passam por um

processo de compressão, que pode ser manual ou mecânico, para processo de compressão, que pode ser manual ou mecânico, para

depois serem posicionados uns sobre os outros formando estruturas depois serem posicionados uns sobre os outros formando estruturas

que servirão de paredes para a construção.que servirão de paredes para a construção.

Page 4: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

FUNDAÇÃOElemento Construtivo: FUNDAÇÃOSistema Construtivo: HIPERADOBEMateriais: PEDRAS OU CONCRETO

01. Abre-se uma vala no solo até que se encontre terreno estável e nivela-se o local. A vala da fundação deve ser impermeabilizada, para que os sacos de Raschel não entrem diretamente em contato com o chão. A impermeabilização pode ser feita com concreto ou pedras, devendo ficar a de 30 a 50 cm da altura acima do solo para não absorver umidade.

Page 5: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

Elemento Construtivo: PAREDESSistema Construtivo: HIPERADOBEMateriais: SACOS DE RASCHEL E TERRA ARGILOSA

ESTRUTURA / PAREDE (PREPARAÇÃO)

02. Depois da fundação pronta, os sacos de Raschel devem ser preenchidos com terra argilosa, a melhor composição é a de 70% de areia e 30% de argila, mas isso pode variar, a terra tem que ter uma boa umidade, nem muito molhada e nem muito seca. Deve se deixar sobras nos extremos dos sacos para o fechamento dos mesmos.

Page 6: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

Elemento Construtivo: PAREDESSistema Construtivo: HIPERADOBEMateriais: SACOS DE RASCHEL E TERRA ARGILOSA

ESTRUTURA / PAREDE

03. Após o preenchimento do saco, esse deve ser apiloado até que a terra esteja bem compactada. Os próximos sacos são preenchidos e apiloados em cima dos primeiros, e assim sucessivamente.

Page 7: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

Elemento Construtivo: PAREDESSistema Construtivo: HIPERADOBEMateriais: SACOS DE RASCHEL E TERRA ARGILOSA

04. Após erguidas, as paredes devem ser compactadas lateralmente, tentado atingir uma regularidade, que facilite o reboco.

ESTRUTURA / PAREDE

Page 8: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

PAREDES / ABERTURAS

Elemento Construtivo: PAREDES/ABERTURASSistema Construtivo: HIPERADOBEMateriais: MADEIRA, SACOS DE RASCHEL, TERRA ARGILOSA

05. As aberturas de portas e janelas, no sistema hiperadobe, vão sendo delimitadas a medida que as paredes vão sendo construídas, com a colocação de guias, que podem ser provisórias ou definitivas.

Page 9: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

ACABAMENTO

Elemento Construtivo: PAREDESSistema Construtivo: HIPERADOBEMateriais: CAL, CIMENTO, TERRA

06. O reboco natural é uma alternativa ao uso do reboco de cimento.

Page 10: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

COBERTURA

Elemento Construtivo: COBERTURASistema Construtivo: HIPERADOBEMateriais: CONVENCIONAIS

07.A cobertura pode ser de estilo convencional. O hiperadobe quando bem feito suporta grandes cargas. Como as paredes necessitam de proteção contra água e umidade, os beirais devem ter no mínimo 80 cm de largura.

Page 11: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

OBRA FINALIZADA

Page 12: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

1.VANTAGENS:

- Baixo custo;- Grade resistência, suporta oscilações de solo, impactos;- Rápida execução;- Não necessita de mão de obra especializada;- Conforto térmico em dias quentes e frios e conforto acústico;- Técnica de construção ecológica;

2.DESVANTAGENS:

- Fragilidade à umidade;- Limitação vertical;- Contração do barro ao secar origina fissuras;

CUIDADOS GERAIS NA EXECUÇÃO:1.A construção não deve ser exposta a chuva, pois ela é feita de terra pura. Portanto, é aconselhável sempre tapar a obra com lonas plásticas.

PROPRIEDADES

Page 13: Slide sem título - WordPress.com...FICHA CATALOGRÁFICA-24 DATA: DEZEMBRO/2013. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bioconstrução – Hiperadobe. Disponível em: http://falandoaosmontes.blogspot.com.br/2012/06/bioconstrucao-hiperadobe.html#.UybtfPgc23cAcesso em: dezembro de 2013.

Hiperadobe Passo-a-Passo. Disponível em: http://sunnet.com.br/home/Noticias/Hiperadobe-Passoapasso.html. Acesso em: dezembro de 2013.