SLIDE TEMA: Povos persas

9
“os povos persas” A formação de um grande império UNIDADE 4 CAPÍTULO 6

Transcript of SLIDE TEMA: Povos persas

Page 1: SLIDE TEMA: Povos persas

“os povos persas”

A formação de um grande império

UNID

ADE

4CA

PÍTU

LO 6

Page 2: SLIDE TEMA: Povos persas

Características A Civilização Persa teve seu florescimento por volta do ano 2000 a.C., na região

das atuais planícies iranianas. Esse surgimento ocorreu juntamente a outros povos que eram denominados como medos. Por volta do ano 550 a.C., Ciro, o Grande, o primeiro rei persa a ter grande destaque, promoveu a unificação dos reinos ao conquistar os povos medos. Tendo assim iniciado com Ciro o império que durou cerca de duzentos anos, por meio de guerras, conquistas e unificações.

Os Povos persas ganham êxito pela razão de sua descentralização administrativa e pela construção de diversas estradas ao longo do seu império o que facilitou bastante o comercio de trocas e o deslocamento do exército, tendo como líderes grandes nomes como Ciro, Cambises e Dario I, Lideres esses que juntamente com sua extraordinária força de luta conseguiram expandir seus domínios territoriais em aproximadamente 5 milhões de Km²

Page 3: SLIDE TEMA: Povos persas

Este mapa mostra detalhadamente todo o

poder de dominação que o império persa conquistou

durante seus aproximadamente 200 anos

de existência sobe a liderança de Ciro, Cambises e

Dario.

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=fotos+dos+povos+persas&rlz=1C1SAVM.

Page 4: SLIDE TEMA: Povos persas

Dundhxnxnx Durante o reinado de Dario I (521-485 a.c) o império persa atingiu sua extensão máxima e para cuidar dos domínios foi criada

uma complexa organização administrativa chamada de satrapias que eram justamente vinte províncias cujas quais o império teria sido dividido cada uma com um governador supervisionado pelo imperador, esses governantes recebiam o nome de Sátrapa.

Mas como era a administração ?

Figura 2 – Imagem que detalha a imensidão do império persa.

Figura 3: Imagem que ilustra a divisão do império em 20 satrápias.

Fonte: Google imagens https://www.google.com.br/search?q=fotos+de+Ciro+cambises+e+dario&rlz=1C1SAVM_enBR654BR654&es_sm=122&tbm=isch&tbo=u&source=univ&as.

Fonte: Google imagens https://www.google.com.br/search?q=fotos+de+Ciro+cambises+e+dario&rlz=1C1SAVM_enBR654BR654&es_sm=122&tbm=isch&tbo=u&source=univ&as.

Figura 3: Dúvidas. Fonte: < http://globoesporte.globo.com/platb/files/949/2010/10/duvidas.jpg> Acesso em: 28 de maio, 2015.

Page 5: SLIDE TEMA: Povos persas

Inicialmente a economia persa baseava-se na agricultura e na criação de gado, e como todas os outros povos anteriores eram plantados diversos tipos de cereais como o trigo e a cevada por exemplo, condição que veio a mudar após as construções de estradas que permitiu a comunicação entre as satrapias e o aculturamento das populações o que possibilitou o desenvolvimento de novas técnicas como o artesanato, e para suprir as necessidades desses diversos tipos de trocas e comércios foram criadas as moedas de ouro chamadas de daricos.

Produção e economia.

Figura 5 e 6: moeda persa os daricos.

Fonte: Google imagens

Page 6: SLIDE TEMA: Povos persas

A religião persa. Uma das contribuições mais importantes deixadas pelos persas para as civilizações

futuras foi sua religião que era o zoroastrismo, religião que surge por volta do séc. VI a.c, fundada por Zoroastro ou zaratrusta cuja qual foi exposta no livro sagrado chamado de zend-avesta.

Zend-avesta, livro sagrado da religião fundada por Zaratustra, o

zoroastrismo.

Page 7: SLIDE TEMA: Povos persas

Como era a imagem de Zoroastro?

.

Imagem de Zoroastro, líder e fundador da principal religião

persa o zoroastrismo.

Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Zoroastrismo/Zoroastro

Page 8: SLIDE TEMA: Povos persas

Qual a principal crença dessa religião?

Os zoroastristas acreditavam na imortalidade da alma, que deixaria o corpo após a morte e seria então julgada por seus atos em vida. Os bons rumariam para o paraíso e os maus para o inferno. No final dos tempos, os bons adquiririam novamente corpos físicos e habitariam para sempre o paraíso na terra. Tal conceito pode ter tido influência na concepção cristã do juízo final e da ressurreição dos mortos.

Diferente dos povos antigos os persas nem eram politeístas muito menos monoteístas, sua religião era dualista ou seja acreditavam que alguma coisa suprema criou dois seres de poderes divinos e inimagináveis que mantinham o equilíbrio das coisas denominando-os de Aura-Mazda deus do bem e Ahriman o deus que tornou-se mal após revoltar-se contra as atitudes dos seres humanos, fatores que nos chamam atenção pelo fato de ser um tipo diferente de religião.

Page 9: SLIDE TEMA: Povos persas

Boulos Junior, Alfredo. História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 6º ano. 2 e.d. – São Paulo: FTD, 2012.

Google imagens. Retirado de: //www.google.com.br/search?q=google+imagens.

Brasil escola: http://www.brasilescola.com/ Cotrim Gilberto. História global Brasil e geral – Volume único, 8º

edição. Ed: saraiva,2005.

Referências Bibliográficas