Slides de Auditoria Operacional 2013.2

download Slides de Auditoria Operacional 2013.2

of 52

Transcript of Slides de Auditoria Operacional 2013.2

  • AUDITORIA OPERACIONAL

  • COMO SURGIU A AUDITORIA?

  • A Auditoria surgiu como consequncia da necessidade de confirmao dos registros contbeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxao do imposto de renda,baseado nos resultados apurados em balanos.

  • QUANDO SURGIU A AUDITORIA

  • Certo que o surgimento da auditoria ocorreu com a evoluo do comrcio

  • Para Antnio Lopes S:

    A necessidade de guardar memria dos fatos ocorridos com a riqueza patrimonial gerou critrios de escrita em formas progredidas mesmo nas civilizaes mais antigas, como a da Sumria; h cerca de 6.000 anos,encontram-se j registros em peas de argila que indicam tais evolues. Pequenas tbuas de barro cru serviam para gravar, de forma simples, fatos patrimoniais diversos.

  • Silva Filho (2008), afirma que a Auditoria uma tcnica contbil, atravs da qual so examinados os registros contbeis e documentos da entidade sobre os quais emitido parecer expressando dose as Demonstraes Financeiras representam ou no, a verdadeira situao patrimonial, econmica e financeira da entidade, na data em que as mesmas foram elaboradas.

  • Por fim afirmam Jesus Lima e Aparecido Lima (2008), que: A Auditoria uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausncia de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expe a inmeros riscos, frequentes erros e desperdcios.

  • Por causa dessas necessidades houve o surgimento do controle, que por sua vez originou o controle sistemtico. Este fez eclodir a necessidade de reviso de controles por meio de auditoria.

  • No Brasil, tudo indica que as civilizaes indgenas, de maneira muito rudimentar e no convencional, j praticavam essa verificao. Sem qualquer valor agregado para as pessoas ou grupo de pessoas, os povos indgenas adotavam o controle do resultado das operaes.

  • Auditoria em um exame sistemtico das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas esto de acordo com as disposies planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficcia e se esto adequadas.

  • CENRIO DE EVOLUO DA AUDITORIA

  • Com o desenvolvimento do comrcio, indstria e da prestao de servios e com o surgimento de grupos sociais que detinham o poder econmico das instituies de produo e de comercializao de bens e servios surgiu a necessidade se verificao dos resultados das operaes comerciais, assim como inibir fraudes, desvios ,protegendo assim o patrimnio empresarial.

  • AS AUDITORIAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:

    AUDITORIA EXTERNA E AUDITORIA INTERNA.

  • AUDITORIA EXTERNA

  • A Auditoria Externa possui como objetivo a comprovao da exatido dos registros contbeis, propor solues e melhorias para o aperfeioamento dos controles e sistemas da empresa contratante, verificao da correta apresentao e divulgao das demonstraes contbeis no perodo, emisso de parecer sobre os processos auditados, ou seja, o mesmo processo da auditoria, porm realizado por uma empresa ou instituio externa que seja independente e imparcial aos resultados verificados de forma a no influenciar ou favorecer interesses de outros, sejam de dentro ou fora da organizao. Fonte: PORTAL EDUCAO - Cursos Online : http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/14976/definicao-de-auditoria-externa#ixzz2Jsy28miU

  • Segundo o CFC a auditoria externa compreende ...o conjunto de procedimentos tcnicos que tm por objetivo a emisso de um parecer sobre sua adequao, consoante os Princpios Fundamentais de Contabilidade (PFCs) e s Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) e no que for pertinente, legislao especfica.

  • Portanto, cabe a uma primeira comparao com a auditoria interna. No caso de auditoria interna, o objetivo a emisso de relatrio sobre os controles internos. J na auditoria externa, o objetivo a emisso de parecer.

  • AUDITORIA INTERNA

  • A auditoria interna tem como objetivo, avaliar o processo de gesto, no que se refere a aspectos como a governana corporativa, gesto de riscos e procedimentos de aderncia s normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade s quais a organizao est sujeita.

  • A auditoria interna facultativa, em funo de previso estatutria, funcionando como instrumento de apoio gesto e objetivando verificar se o controle interno est em efetivo funcionamento, proferindo o auditor, quando cabvel, sugesto para melhora de tais controles internos ou implantao de controles, caso no existam.

  • O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em seu pronunciamento NBC-T-12 define a auditoria interna como ... o conjunto de procedimentos tcnicos que tm por objetivo examinar a integridade, adequao e eficcia dos controles internos e das informaes fsicas, contbeis, financeiras e operacionais da entidade.

  • A auditoria interna enfoca a avaliao dos controles internos das atividades e processos administrativos e operacionais, analisando as deficincias e os riscos envolvidos, visando a proteo dos bens e direitos das empresas contra fraudes, desvios e desfalques, a constatao de possveis irregularidades e usos indevidos dos bens e direitos da empresa, que comprometam seu desempenho e o aprimoramento contnuo da eficincia e eficcia operacional, contribuindo com solues que possibilitem e facilitem o atingimento de metas e dos planos estabelecidos.

  • O trabalho de auditoria interna deve ser desenvolvido com um planejamento anual de auditoria, submetido previamente ao conselho de administrao ou presidncia, para conhecimento e aprovao. Nele constam as principais atividades da entidade a ser auditada a partir do maior grau de risco operacional apresentado.

  • As equipes de auditoria interna devem ser formadas por profissionais com formao e experincia diversas (chamadas de multidisciplinares), para que, aps o trabalho de campo, que inclui discusso com os responsveis pelas reas auditadas, sejam produzidos relatrios encaminhados alta administrao, para conhecimento e decises.

  • Os relatrios devero conter as constataes de fatos que a auditoria interna entende como incorretos ou com oportunidades de aperfeioamento, bem como as correspondentes recomendaes ou sugestes.

  • Portanto, a auditoria interna surge com a necessidade cada vez maior do administrador ou do dono / scio ter um controle sobre seus processos, tendo em vista que, ele por si s, no consegue acompanhar todos os passos de acompanhamento e verificao da eficcia e eficincia de tais controles.

  • A auditoria interna surge como um suporte administrao, medida que a auditoria externa passa pouco tempo na empresa a ser auditada e no possui conhecimento profundo sobre o negcio do auditado.

  • O auditor interno um empregado da empresa, porm no deve estar subordinado a nenhuma rea cujo trabalho examina. Alm disso, no deve desenvolver atividades que ele prprio possa um dia vir a examinar.

  • CARACTERISTICAS E DIFERENAS BSICAS

  • De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna idntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas tcnicas de auditoria; ambas tm sua ateno voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestes de melhorias para as deficincias encontradas, ambas modificam a extenso de seu trabalho de acordo com as suas observaes e a eficincia dos sistemas contbeis e de controles internos existentes.

  • Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos tm suas diferenas bsicas caracterizadas por:

    http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/6304/diferencas-basicas-entre-a-auditoria-interna-e-a-auditoria-externa#ixzz2Jszp76Wu

  • AUDITORIA INTERNAAUDITORIA EXTERNAA auditoria realizada por um funcionrio da empresa A auditoria realizada atravs de contratao de um profissional independente O objetivo principal atender as necessidades da administrao O objetivo principal atender as necessidades de terceiros no que diz respeito fidedignidade das informaes financeiras A reviso das operaes e do controle interno principalmente realizado para desenvolver aperfeioamento e para induzir ao cumprimento de polticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros A reviso das operaes e do controle interno principalmente realizado para determinar a extenso do exame e a fidedignidade das demonstraes financeiras

  • AUDITORIA INTERNAAUDITORIA EXTERNAO trabalho subdividido em relao s reas operacionais e s linhas de responsabilidade administrativa O trabalho subdividido em relao s contas do balano patrimonial e da demonstrao do resultado. O auditor diretamente se preocupa com a deteco e preveno de fraude O auditor incidentalmente se preocupa com a deteco e preveno fraudes, a no ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstraes financeirasO auditor deve ser independente em relao s pessoas cujo trabalho ele examina, porm subordinado s necessidades e desejos da alta administrao A reviso das atividades da empresa contnua O auditor deve ser independente em relao administrao, de fato e de atitude mental

    O exame das informaes comprobatrias das demonstraes financeiras peridica, geralmente semestral ou anual.

  • A auditoria interna ou externa, de grande importncia para a gesto fiscal responsvel, pois possui o instituto da corresponsabilidade, j que o auditor ou a empresa que ele representa pode responder materialmente no caso de erros e conivncias com falhas ou fraudes nas entidades auditadas, sejam elas pblicas ou privadas.Assim,ela tem conquistado cada vez mais espao e importncia.

  • PORQUE AS EMPRESAS SO AUDITADAS

  • As empresas precisam ser auditadas, visto que a auditoria uma ferramenta de segurana pois todos os servios realizados por interveno humana esto sujeitos a erros.

  • Algumas so obrigadas (lei 11.638, de 2007, determinou que as empresas fechadas de grande porte fossem obrigatoriamente auditadas, assim como j ocorre com as S.As, pela lei, so consideradas empresas de grande porte aquelas que tenham mais de R$ 300 milhes em faturamento bruto anual ou que possuam ativos totais acima de R$ 240 milhes.), outras como segurana dos trabalhos realizados.

  • Vantagens e Benefcios da Auditoria

  • A auditoria, devido a confidencialidade das informaes, dificilmente propaga na empresa um bom trabalho realizado, principalmente quando envolver a verificao de fraudes e irregularidades. Entretanto, as vantagens da auditoria interna e da externa so inmeras, sendo os gastos com auditoria serem caracterizados como um investimento de grande retorno para a organizao devido ao carter preventivo contra atos lesivos ao patrimnio e a imagem da empresa.

    Fonte:ARAJO, Inaldo da Paixo Santos, ARRUDA, Daniel Gomes, BARRETTO, Pedro Humberto Teixeira Auditoria Contbil Enfoque terico, normativo e prtico, So Paulo, Editora Saraiva, 1. Edio, 2008.

  • Portanto, as vantagens e os benefcios da auditoria podem ser resumidos da seguinte maneira:

    Fiscaliza a eficincia dos controles internos; Assegura maior correo e confiana nos registros contbeis; Opina sobre a adequao das demonstraes contbeis; Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos; Possibilita a apurao de omisso nos registros das receitas e nos recebimentos;

    Fonte: OLIVEIRA, Lus Martins de; DINIZ FILHO, Andr; GOMES, Marliete Bezerra Curso Bsico de Auditoria, So Paulo, Atlas, 2. edio, 2008.

  • Portanto, as vantagens e os benefcios da auditoria podem ser resumidos da seguinte maneira:Contribui para a obteno de melhores informaes sobre a real situao econmica, patrimonial e financeira das empresas; Aponta falhas na organizao administrativa da empresa e nos controles internos; Contribui para a soluo dessas falhas; Contribui para a maior exatido das demonstraes contbeis;Aumenta a credibilidade das demonstraes contbeis e notas explicativas;

    Fonte: OLIVEIRA, Lus Martins de; DINIZ FILHO, Andr; GOMES, Marliete Bezerra Curso Bsico de Auditoria, So Paulo, Atlas, 2. edio, 2008.

  • Portanto, as vantagens e os benefcios da auditoria podem ser resumidos da seguinte maneira:Assegura maior transparncia nas informaes sobre a empresa; Contribui para a maior proteo dos bens e direitos da empresa; Auxilia na identificao de passivos contingentes e ocultos. Contribui para a maior exatido das demonstraes contbeis;Aumenta a credibilidade das demonstraes contbeis e notas explicativas;Fonte: OLIVEIRA, Lus Martins de; DINIZ FILHO, Andr; GOMES, Marliete Bezerra Curso Bsico de Auditoria, So Paulo, Atlas, 2. edio, 2008.

  • Vantagens e Benefcios da Auditoria

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    O trabalho de Gillermo Oscar Braunbeck comea, de forma um tanto informal para os padres das teses de doutorado, com a reproduo de um dilogo extrado do livro A Arte da Poltica, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em que ele avisado, em meados de 1995, pelo ento presidente do Banco Central, Gustavo Loyola sobre a situao crtica do banco Econmico.

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    Coincidncia que o escndalo do banco Pan-americano, e as sequelas sobre a auditoria, viesse tona pouco depois de Gillermo Braunbeck defender sua tese Determinantes da Qualidade das Auditorias Independentes no Brasil.O que o auditor busca dar uma segurana razovel, o que no inclui a situao de fraude, disse Braunbeck, ressalvando que seu modelo no se presta a casos especficos.

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    No entanto, no vale usar como desculpa o fato de o trabalho de auditoria ser baseado em testes. Esse o argumento menos vlido, disse o especialista. Voc trabalha estatisticamente, mas com racionalidade. Cerca de 30% dos eventos explicam 80% dos fenmenos, sempre tem concentrao, afirmou.

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    A contabilidade olha para o futuro apesar de todo mundo achar que olha para o passado -, tentando ajudar a prever fluxo de caixa futuro, disse. Assim como o contador exerce julgamento para fazer o lanamento contbil, o auditor exerce julgamento para saber se aquilo que foi registrado est lanando o olhar para o futuro da melhor forma possvel.

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    Os 11 anos do estudo 1998 a 2008 pegam uma fase turbulenta do trabalho de auditoria, no Brasil e no exterior. Em 1995, os bancos Econmico e Nacional seriam os primeiros escndalos de uma leva de vtimas da estabilizao. A reao oficial foi o rodzio obrigatrio das firmas de auditoria para os bancos, um baque para a autonomia comercial e regulatria do setor. Quatro anos depois a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) adotou a medida para todas as companhias abertas.

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    Para construir sua tese, Braunbeck partiu da teoria recente sobre o assunto, na maior parte estrangeira e com destaque para a do espanhol Benito Arruada, para quem o auditor tende a ser mais independente quando o custo de informar uma falha detectada por exemplo, a perda do cliente inferior ao custo de no inform-la como um escndalo de grandes propores

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    Braunbeck pretende atualizar e refinar o estudo com as informaes que s esto disponveis recentemente, como o valor dos honorrios pagos aos auditores. um indicador importante, porque maior qualidade requer dinheiro, diz. Auditor no entidade filantrpica.

  • Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

    Economista de formao, Braunbeck trabalhou na Arthur Andersen na rea de auditoria. Saiu antes da crise que destruiu a firma, envolvida no escndalo da americana Enron, chamado pela Votorantim Celulose e Papel (VCP) para ser auditor interno. Mais uma vez, escapou da crise dos derivativos em 2008, que colocou o banco do grupo em dificuldades, ao trocar o cargo pela vida acadmica. Aceitou o convite de seu ex-colega da Andersen Taiki Hirashima para ser scio da Hirashima Associados, mas em 2009 passou a se dedicar integralmente aos estudos.

    Fonte: Nelson Niero, Valor EconomicoDisponvel em: http://marcosassi.com.br/auditorias-enfrentaram-varios-escandalos-na-ultima-decada, acesso em 07/02/2013