So aula 11_periféricos

11
Conceito de periféricos Principais periféricos Configurando periféricos no Windows Periféricos 1 1 Professor Roney Sousa

description

CEDASPY

Transcript of So aula 11_periféricos

Page 1: So aula 11_periféricos

Conceito de periféricosPrincipais periféricos

Configurando periféricos no Windows

Periféricos

Aula

11

Professor Roney Sousa

Page 2: So aula 11_periféricos

CONCEITO DE PERIFÉRICOS

Chamamos de Periféricos os dispositivos conectados ao computador que, enviam ou recebem dados da CPU. Cada periférico pode ter sua função distinta e, juntos, auxiliam nossas atividades, facilitando a comunicação do usuário com a máquina propriamente dita.

Em geral, são classificados por dispositivos de Entrada e Saída, embora alguns possuam funções mistas, isto é, realizando a entrada como também a saída dos dados, como veremos logo em seguida.

!!!

Page 3: So aula 11_periféricos

PERIFÉRICOS DE ENTRADA

São dispositivos que transmitem informações do usuário para o computador.

Teclado: um dispositivo muito útil na entrada de dados e que possui modelos diversificados e adequados aos diferentes tipos de computadores e necessidades do usuários. Abaixo alguns modelos:

Page 4: So aula 11_periféricos

PERIFÉRICOS DE ENTRADA

Mouse: dispositivo que facilita a ação do usuário com os aplicativos e suas interfaces gráficas. É utilizado na seleção, apontamento e arraste de arquivos e pastas, além de ser útil na edição de textos e no trabalho de tratamento de imagens.

Page 5: So aula 11_periféricos

PERIFÉRICOS DE ENTRADA

Webcam: Periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento. Utilizada para vídeo conferências.

Page 6: So aula 11_periféricos

PERIFÉRICOS DE ENTRADA

Scanner: dispositivo conhecido como digitalizador. Faz a captura de imagens impressas (foto, livros, documentos) através da decodificação de reflexos gerados por impulsos luminosos.

Page 7: So aula 11_periféricos

PERIFÉRICOS DE SAÍDA

Periféricos de Saída são aqueles dispositivos responsáveis pelo retorno de um dado processado, ou seja, eles mandam as informações da máquina para o usuário

Monitor: Principal periférico de saída, exibe ao usuário as principais informações do sistema. Os principais tipos são: CRT, LCD Plasma, OLED.

Page 8: So aula 11_periféricos

PERIFÉRICOS DE SAÍDA Impressora: dispositivo utilizado na transferência de uma informação

em arquivo do tipo texto ou imagem. São muito utilizadas tanto nas empresas ou em ambiente domésticos como modelos de alta definição e qualidade, sendo referência na área de computação gráfica, por exemplo.

Impressora de Impacto: são modelos antigos de impressoras, nas quais o item “qualidade de impressão” não é o objetivo principal, todavia, são referências para impressões de baixo custo, como por exemplos na emissão de notas fiscais.

Impressora de Jato de Tinta: utilizam um cartucho de tinta que vai de 3 à 30 ml. Algumas têm uma ótima qualidade de impressão quase se igualando às de Laser. São as impressoras mais utilizadas.

Impressora a Laser: Se o assunto é qualidade, esta impressora é uma das melhores, além de serem econômicas. Seu método de impressão preferencial é em tipografia e funcionam de modo semelhante ao das fotocopiadoras.

Impressora Térmica: são utilizadas em bancos ou empresas que imprimem notas fiscais ou extratos. Embora sua qualidade seja muito boa, com o tempo as informações impressas se perdem, devido o papel térmico utilizado se desbotar com facilidade.

Page 9: So aula 11_periféricos

PERIFÉRICOS COM FUNÇÕES MISTAS

Atualmente é comum um periférico substituir as funções de outros periféricos, como é o caso da Webcam, que vem acoplado captura de voz, desprezando o uso de um microfone. O mesmo ocorre com as impressoras multifuncionais, que além da impressão faz a digitalização das imagens, dispensando um scanner.

Além dos periféricos citados anteriormente, existem dezenas de dispositivos que fazem a entrada e saída dos dados ao computador, no entanto seu professor irá orientá-lo, através de pesquisas, conhecer as novidades do mercado e as diferentes funções dos periféricos.

Page 10: So aula 11_periféricos

CONFIGURANDO PERIFÉRICOS NO WINDOWS

Com a Tecnologia Plug and Play (que quer dizer Ligar e Usar), não é necessário ao usuário instalar ou configurar alguns dispositivos manualmente. No entanto, se ao conectar um algum dispositivo ao computador e o mesmo não funcionar corretamente ou não iniciar o processo de instalação automático, você poderá acessar o Painel de Controle do Windows ou diretamente pelo menu Iniciar / Dispositivos e Impressoras, clique em Adicionar um dispositivo.

Neste momento, o próprio Sistema Operacional irá procurar por novos componentes a serem instalados no computador e, uma vez encontrado, dará início a instalação.

Page 11: So aula 11_periféricos

CONFIGURANDO PERIFÉRICOS NO WINDOWS

Páginas 72 e 73 da apostila de Sistemas Operacionais 3º

Edição