SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS...

12
DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A palavra "artrópode" diz-te algo...? Pois é o nome quem têm os animais invertebrados que constituem o filo Arthropoda, do qual fazem parte os insectos, as aranhas, as centopeias e os crustáceos. Apesar de serem bastante diferentes entre si, estes animais têm em comum o exoesqueleto rígido, um corpo distintamente segmentado e vários apêndices articulados (as tais patas articuladas). Os artrópodes são um grupo incrivelmente numeroso: habitam praticamente todos os ambientes do nosso planeta e representam mais de 80% de todas as espécies de animais que são atualmente conhecidas. Não é difícil encontrar membros deste grupo no nosso dia-a-dia, em nossas casas e nos nossos quintais, varandas e terraços. Esta atividade vai mostrar-te como podes capturar pequenos artrópodes em distintos locais/ecossistemas/habitats, usando armadilhas feitas com materiais acessíveis e fáceis de manusear. Desta forma vamos poder ver quais os artrópodes característicos de cada ambiente e ter noção da sua diversidade, adaptações e abundância. Protocolo Famílias Biologia | Ecologia | Ciências Naturais > 2 H ANTES DE COMEÇAR... Vamos clarificar a nossa questão científica, ou seja, aquilo que exatamente queremos saber. E o queremos saber é: dos locais investigados, onde é que existe maior diversidade de artrópodes? Será que existe maior diversidade de artrópodes no ecossistema/habitat X ou será que essa diversidade é maior no ecossistema/habitat Y? Também é importante escolher dois ecossistemas/habitats onde se colocarão as armadilhas, para ser possível comparar o que se encontra em cada um deles. Não esquecer que os procedimentos indicados abaixo deverão ser repetidos em ambos locais. O ideal será escolher dois ecossistemas diferentes para colocar as armadilhas, como por exemplo, uma floresta/mata, um campo agrícola, uma zona junto a uma ribeira, a um rio ou mesmo junto à Ria Formosa. Em alternativa, as armadilhas podem ser colocadas no quintal, no jardim, numa pequena horta, numa árvore próxima de casa, etc. No caso de não ser possível colocar as armadilhas em dois ecossistemas/habitats distintos e de quereres colocá-las na mesma zona, é importante assegurar uma distância mínima de 3 metros entre armadilhas, porque senão os resultados que obterás poderão não corresponder à realidade. Posto isto, quando não é possível seguir as regras à risca, adaptar é sempre a palavra de ordem: neste caso, sempre que necessário, adapta-se a questão em estudo e a respetiva atividade ao contexto e ao material disponível. A criatividade e a flexibilidade também são virtudes de um bom cientista!

Transcript of SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS...

Page 1: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

DO SOLO ÀS ÁRVORES,"PATAS ARTICULADAS"SOB INVESTIGAÇÃO

A palavra "artrópode" diz-te algo...? Pois é o nome quem têm os animais invertebrados que constituem

o filo Arthropoda, do qual fazem parte os insectos, as aranhas, as centopeias e os crustáceos. Apesar de

serem bastante diferentes entre si, estes animais têm em comum o exoesqueleto rígido, um corpo

distintamente segmentado e vários apêndices articulados (as tais patas articuladas). Os artrópodes são

um grupo incrivelmente numeroso: habitam praticamente todos os ambientes do nosso planeta e

representam mais de 80% de todas as espécies de animais que são atualmente conhecidas. Não é

difícil encontrar membros deste grupo no nosso dia-a-dia, em nossas casas e nos nossos quintais,

varandas e terraços. Esta atividade vai mostrar-te como podes capturar pequenos artrópodes em

distintos locais/ecossistemas/habitats, usando armadilhas feitas com materiais acessíveis e fáceis de

manusear. Desta forma vamos poder ver quais os artrópodes característicos de cada ambiente e ter

noção da sua diversidade, adaptações e abundância.

Protocolo FamíliasBiologia | Ecologia | Ciências Naturais > 2 H

ANTES DE COMEÇAR... Vamos clarificar a nossa questão científica, ou seja, aquilo que exatamente queremos saber. E oqueremos saber é: dos locais investigados, onde é que existe maior diversidade de artrópodes?Será que existe maior diversidade de artrópodes no ecossistema/habitat X ou será que essadiversidade é maior no ecossistema/habitat Y?

Também é importante escolher dois ecossistemas/habitats onde se colocarão as armadilhas, paraser possível comparar o que se encontra em cada um deles. Não esquecer que os procedimentosindicados abaixo deverão ser repetidos em ambos locais.

O ideal será escolher dois ecossistemas diferentes para colocar as armadilhas, como por exemplo,uma floresta/mata, um campo agrícola, uma zona junto a uma ribeira, a um rio ou mesmo junto àRia Formosa. Em alternativa, as armadilhas  podem ser colocadas no quintal, no jardim, numapequena horta, numa árvore próxima de casa, etc.

No caso de não ser possível colocar as armadilhas em dois ecossistemas/habitats distintos e dequereres colocá-las na mesma zona, é importante assegurar uma distância mínima de 3 metrosentre armadilhas, porque senão os resultados que obterás poderão não corresponder à realidade.

Posto isto, quando não é possível seguir as regras à risca, adaptar é sempre a palavra de ordem:neste caso, sempre que necessário, adapta-se a questão em estudo e a respetiva atividade aocontexto e ao material disponível. A criatividade e a flexibilidade também são virtudes de um bomcientista!

Page 2: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

Não esquecer de cumprir todas as regras de higiene e segurança, nomeadamente:Realizar a atividade com a supervisão de um adulto.Assegurar as condições de segurança do local onde se vai realizar a atividade prática.Lavar as mãos, com sabão, antes e depois da atividade.Se considerar pertinente, poderás usar luvas.Deverás ter contigo pomada/creme para as picadas de insetos.Se fores alérgico(a) às picadas de inseto, é preferível não realizar a atividade.Ao ar livre usar chapéu, protetor solar adequado e óculos de sol.Depositar o lixo/resíduos nos locais adequados (ex.: ecopontos e/ou contentor para lixoindiferenciado) Respeitar a Natureza

MATERIAL 2 Copos de plástico (podes reutilizar copos de

iogurte)

1 Pá de jardineiro (ou uma colher de sopa ou

uma pá de brincar na areia)

Água

Sabão líquido

1 Garrafa pequena (podes reutilizar garrafinhas

de água)

2 Pedaços/quadrados de madeira ou material

similar, com área superior à da abertura do

copo

4 Paus de espetada coloridos (pinta-os com

cores bem visíveis) ou reutiliza palhinhas

coloridas

5 Pedras

1 Coador/passador (ou outro tipo de filtro)

1 Pinça (de ponta redonda,

preferencialmente)

1 Tabuleiro (ou uma folha A4 branca ou

ainda um pano branco)

1 Lupa

Marcadores de tinta fluorescente

(opcional)

Marcador de tinta preta (opcional)

Álcool a 70% (opcional)

2 Frascos de boca larga, com tampa (ou

outro recipiente similar) (opcional)

2 Etiquetas (opcional)

1 Pincel (opcional)

Lupa de mão (opcional)

ARMADILHA DE CHÃO (PITFALL TRAP)Este tipo de armadilhas tem como objetivo a medição da diversidade de artrópodes (insetos, aranhas eoutros) que vivem ou dependem do solo para desempenharem as suas funções e atividades vitais.

Page 3: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

5. Colocar o pedaço de madeira sobre aspedras e depois colocar outra pedra por cima,de modo a impedir que voe quando estivervento.

1. Misturar água com sabão líquido e colocaresta mistura dentro de uma garrafa pequena(ou outro recipiente).

PROCEDIMENTO

2. Abrir, utilizando a pá ou colher, umapequena cova com a altura do copo deplástico.

3. Enterrar o copo de plástico, de forma a quea sua abertura fique ao mesmo nível dasuperfície do solo, e colocar dentro do copoum pouco da mistura de água com sabão.

4. Colocar três ou quatro pedras à volta docopo.

6. Espetar os paus coloridos (ou palhinhas) nosolo à volta desta armadilha, assinalando asua localização. Aguardar uma semana, apósmontagem da armadilha.

Page 4: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

Identificar, utilizando um marcador preto e/ou etiquetas, um frasco de boca larga que contenhaálcool a 70% (ex.: escrever o nome do habitat onde foi recolhida a amostra, a data da recolha,etc.);

Introduzir, com a ajuda do pincel, os artrópodes recolhidos dentro desse frasco com álcool (oálcool vai conservá-los até ser possível identificá-los posteriormente, no laboratório ou em casa).

7. Regressar ao local, localizar a armadilha e recolher o copo com os animais capturados. 8. Verter o conteúdo do copo para o coador/passador, de forma a rejeitar o líquido e reter os animaiscapturados. Retirar, utilizando uma pinça, as folhas e restos vegetais que se encontrarem misturadoscom os animais. 9. Colocar os animais recolhidos num tabuleiro ou alternativamente, em cima de uma folha de papelou pano branco. 10. Observar com a lupa (se não tiveres lupa, observa a olho nu). 11. Contar o número de animais. 12. Identificar os animais, utilizando um guia, como por exemplo aquele que é disponibilizado emanexo neste protocolo. 13. Registar o nome e a quantidade de animais (sugestão: preenche o quadro que é disponibilizadoabaixo). Procedimento opcional: No caso de ser possível identificar em laboratório os artrópodes recolhidos,ou de se querer fazer esta identificação algum tempo depois da recolha, antes de se executarem ospassos 9 a 13,  dever-se-á agir da forma seguinte:

Nesta atividade, para que serve a água com sabão ?Uma dúvida...

O sabão serve sobretudo, para quebrar a tensão superficial da água, fazendo comque os artrópodes que caem dentro do copo não flutuem.

Page 5: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

4. Aguardar um semana após a montagem da armadilha, antes de a remover. 5.  No momento de remover a armadilha, envolver o tronco com o pano branco, amarrando-o porbaixo da armadilha. 6. Remover a armadilha, desatando o cordel e afastando o cartão do tronco. 7. Transferir os animais do cartão para o pano branco, utilizando o pincel. 8. Observar com a lupa e com a ajuda da pinça (se não tiver uma lupa observar a olho nu).

MATERIAL 2 Quadrados idênticos de cartão canelado

(20x20cm)

Cordel

Pano branco de grandes dimensões (ex. lençol

ou toalha)

1 Pincel

1 Pinça

1 Lupa (opcional)

Marcador de tinta preta (opcional)

Álcool a 70% (opcional)

2 Frascos de boca larga, com tampa (ou

outro recipiente similar) (opcional)

2 Etiquetas (opcional)

ARMADILHA DE ÁRVORE (BARK TRAP)Estas armadilhas simulam a casca de uma árvore, atraindo artrópodes que usem este micro-habitatcomo local para alimentação, refúgio ou reprodução.

PROCEDIMENTO

1. Retirar a primeira camada de um dos lados do cartão, de maneira a expor o interior canelado. 2. Colocar a parte canelada virada para o tronco da árvore, à altura dos ombros. 3. Prender o cartão, envolvendo-o com um cordel à volta do tronco.

Page 6: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

9. Contar o número de animais. 10. Identificar os animais, utilizando um guia, como por exemplo aquele que é disponibilizado emanexo neste protocolo. 11. Registar o nome e a quantidade de animais (sugestão: preenche o quadro que é disponibilizadoabaixo). 12. Devolver os animais à Natureza. Procedimento opcional: Se não for possível realizar de imediato os procedimentos 8 a 11, seránecessário transferir os animais para um frasco com álcool a 70%, devidamente identificado coma indicação do ecossistema/habitat/local onde se encontra a árvore onde foi feita a amostragem, adata. etc.

EXPLORAR E PERGUNTAR

Num bloco de notas/caderno de campo ou mesmo aqui neste espaço faz o registo dos resultadosobservados (sugestão: com os dados recolhidos poderás construir gráficos para melhor visualizaçãodos resultados). De seguida, reflete e apresenta as tuas ideias sobre os resultados que alcançaste(elabora a discussão dos resultados).

Resultados observados:

Page 7: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

Os diferentes tipos de armadilhas capturaram os mesmos animais?

Em que ecossistema/ habitat se encontrou menor biodiversidade?

Em que ecossistema/ habitat se encontrou menor quantidade de animais?

Procura justificar todas as ideias/ respostas apresentadas.

Algumas questões que deverás ter em conta nesta discussão

A quantidade e a variabilidade de espécies de seres vivos que habitam uma dada zona do nosso

planeta designa-se de biodiversidade.

O local onde um determinado organismo vive é o seu habitat.

O conjunto dos seres vivos, do seu meio natural, inclusive das relações que se estabelecem entre

os seres vivos (fatores bióticos) e entre estes e o meio físico-químico (fatores abióticos) constitui

um ecossistema. O equilíbrio dos fatores abióticos (por exemplo: água, luz, temperatura, solo,

vento, etc.) e bióticos (seres vivos e as relações que estabelecem entre si) influenciam a estrutura

e o funcionamento dos ecossistemas.

A Ecologia é o ramo da Ciência que tem como objeto de estudo as interações dos seres vivos,

entre si e/ou o seu meio natural. Os cientistas em Ecologia designam-se de ecólogos.

Fatores do meio (naturais, bióticos e abióticos, ou antropogénicos).

Impacto das atividades humanas nos ecossistemas (poluição; introdução de espécies

exóticas/invasoras; agricultura intensiva e pecuária; desordenamento do território; construções

de estradas, habitações, zonas industriais, etc.). Os fatores antropogénicos (atividades humanas),

geralmente, contribuem para a perda de habitats e consequentemente de diversidade e

variabilidade de seres vivos.

Existem espécies exóticas que eliminam, por competição, espécies nativas. Se isto ocorrer entre

determinadas espécies de plantas, pode acontecer os animais não usarem estas espécies

exóticas como habitat ou alimento, logo existirá também menor diversidade de animais.

Em ambientes distintos ocorrem seres vivos diferentes. Alguns dos artrópodes (animais invertebrados)

possuem adaptações ao nível da alimentação, reprodução, locomoção ou mesmo abrigo/refúgio nos

troncos das árvores, enquanto outros estão mais adaptados ao solo pelo que realizam estas atividades

mais facilmente neste tipo de ambiente.

Quanto a razões para que num determinado ambiente exista menor biodiversidade do que noutro

podemos apontar, a título de exemplo, as seguintes:

Uma das possíveis conclusões desta atividade é o reforço da ideia de que a uma determinada

diversidade de ambientes corresponde uma dada diversidade de seres vivos.

Discussão dos resultados observados:

Aumenta o teu conhecimento:

Para te ajudar a pensar sobre o que observaste, considera o seguinte:

Page 8: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

Realizar um percurso numa Estação de Biodiversidade próxima de casa (para saber mais aceder aoendereço seguinte: http://www.tagis.pt/rede-ebio.html)Construir um abrigo para insetosConstruir um abrigo para avesConstruir um abrigo para morcegosConstruir bebedouros para aves e insetos

Mais sugestões para a preservação e/ou incremento da Biodiversidade:

SABER MAIS

http://ce3.igc.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2016/02/Insetos-com-Classe-ce3.pdf

https://www.museubiodiversidade.uevora.pt/#o-museu

https://www.biodiversity4all.org/

Page 9: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

ANEXO

GUIA PARA IDENTIFICARALGUNS ARTRÓPODES

Page 10: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

A-1

Page 11: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

A-2

Page 12: SOB INVESTIGAÇÃO PATAS ARTICULADAS DO SOLO ÀS ÁRVORES, · DO SOLO ÀS ÁRVORES, "PATAS ARTICULADAS" SOB INVESTIGAÇÃO A p a l a v r a " a r tr óp od e" d i z - te a l g o. .

Nas armadilhas para artrópodes por vezes também são capturados caracóis e lesmas,ambos pertencentes ao filo dos moluscos (Mollusca), e minhocas que pertencem ao filo dosanelídeos (Annelida). A-3