Socialismo e revolução russa 9 ano

23
Revolução Russa O primeiro regime comunista da História

Transcript of Socialismo e revolução russa 9 ano

Page 1: Socialismo e revolução russa 9 ano

Revolução Russa

O primeiro regime comunista da História

Page 2: Socialismo e revolução russa 9 ano

1- O crescimento das ideias revolucionárias anti-capitalistas

Na Europa, ao longo da segunda metade do século XIX deu-se um grande desenvolvimento do sistema capitalista e da industrialização .

Page 3: Socialismo e revolução russa 9 ano

As cidades cresceram e o progresso material foi evidente…

Page 4: Socialismo e revolução russa 9 ano

Para alguns…

Page 5: Socialismo e revolução russa 9 ano

Mas não para os camponeses e operários

Page 6: Socialismo e revolução russa 9 ano

A miséria do proletariado

Proletariado vem de proletário: é o trabalhador que dispõe apenas da sua força de trabalho e da dos seus filhos (prole) para garantir a sobrevivência, em troca do salário.

No século XIX, havia o LIBERALISMO ECONÓMICO – LIBERDADE DE PRODUÇÃO SEM QUALQUER INTERVENÇÃO DO ESTADO.

Isso quer dizer que os patrões faziam o que lhes apetecia. Assim, como o valor dos salários dependia das leis da oferta e da procura e a oferta de mão-de-obra era cada vez maior, os patrões pagavam salários muito baixos e a ameaça de desemprego era constante. Assim, os operários tinham de trabalhar 15 horas por dia, ganhavam uma miséria, estavam sempre em risco de perder o emprego e até se empregavam as crianças!

http://www.youtube.com/watch?v=chCnbs7UMSk&feature=related

Page 7: Socialismo e revolução russa 9 ano

Foi por isso que surgiram dois tipos de movimentos para lutar contra esta situação de horrível injustiça

Um era social:

Os operários começaram a revoltar-se, primeiro em Inglaterra e depois em outros países industrializados. Surgiram as greves, a

organização de sindicatos No final do século XIX o movimento sindical já

obrigara os patrões a mudar muita coisa: redução do horário, mais regalias sociais, mais estabilidade no emprego, menos trabalho infantil, etc.

O outro era cultural e filosófico: muitos escritores, filósofos e activistas

políticos reflectiam sobre como fazer uma nova sociedade que fosse moderna mas justa. Assim, alguns pensadores sonhavam com uma nova sociedade para todos: a sociedade socialista

Page 8: Socialismo e revolução russa 9 ano

Eis aqui alguns:

Saint-Simon

Fourrier

OwenBakunine

Proudhon

Page 9: Socialismo e revolução russa 9 ano

“Proletários de todos os países uni-vos!”

O filósofo alemão Karl Marx foi o mais importante pensador socialista, Para ele toda a História era uma constante luta de classes entre exploradores e explorados . O proletariado deveria combater a burguesia a fim de tomar o poder para construir, primeiro uma sociedade socialista e, por fim o comunismo, ou seja a sociedade igualitária, sem classes.

Marx e o seu amigo, o filósofo Engels publicaram em 1848 o “Manifesto do Partido Comunista” que apelava para o combate de todo o proletariado

Page 10: Socialismo e revolução russa 9 ano

A primeira Internacional:

Em 1864 Karl Marx empenhou-se na fundação da Associação Internacional de trabalhadores, que agrupava as forças sindicais de muitos países.

Foi A primeira INTERNACIONAL:

Apoiados nas doutrinas socialistas e nos princípios da internacional, os sindicatos desencadearam poderosos movimentos de luta. Começaram também a surgir os primeiros agrupamentos políticos que defendiam a via revolucionária para a instalação do comunismo.

http://www.youtube.com/watch?v=ds6hSK8bq4I

Page 11: Socialismo e revolução russa 9 ano

A Rússia dos czares no início do século XX

Nos inícios do século XX o Império Russo, governado pelo czar (imperador) Nicolau II o maior país do mundo e o mais populoso da Europa (130 milhões).Na Rússia imperial havia desigualdades sociais gritantes: 80% dos camponeses viviam em regime de quase escravatura. Só havia 3 milhões de operários, que também tinham uma vida de miséria. A igreja ortodoxa dominava a sociedade, bem como os nobres. A burguesia não tinha grande influência sobre o governo que era autocrático, ou seja, não havia democracia nem partidos políticos.

Page 12: Socialismo e revolução russa 9 ano

A crise social e económica e a entrada da Rússia na I Guerra Mundial

Com a participação da Rússia na I Guerra Mundial a crise agravou-se. O exército foi derrotado por várias vezes e as condições de vida dos soldados eram péssimas na frente de guerra. Assim, muitos começaram a desertar.

A fome espalhava-se por toda a Rússia e as pessoas exigiam o fim da guerra e da miséria.

Page 13: Socialismo e revolução russa 9 ano

A Revolução de Fevereiro de 1917

Esta foi uma revolução feita pelos militares e grupos democráticos, e teve o apoio da população.

O czar foi forçado a abdicar e instaurou-se um regime parlamentar igual aos da Europa Ocidental.

No entanto a crise continuava, a fome e a miséria, bem como a continuação da guerra.

Page 14: Socialismo e revolução russa 9 ano

Lenine e Trotski, duas personagens fundamentais na Revolução

Entre Fevereiro de 1917 e Outubro, o partido social democrata foi-se fortalecendo. Era formado pelos Mencheviques(tendência maioritária socialista) e pelos Bolcheviques (minoritários e comunistas).

O chefe do partido Bolchevique chamava-se Vladimir Illitch Ulianov e era conhecido pelo nome de Lenine. Era um revolucionário convicto e ambicioso. Conseguiu conquistar a liderança do partido. Lenine estivera exilado na Suíça, mas o governo alemão arranjara maneira de o enviar para a Rússia, durante a Revolução. O objectivo era desestabilizar a sua inimiga de guerra, a Rússia.

Page 15: Socialismo e revolução russa 9 ano

Trotski e o soviete de Petrogrado

Desde 1911, que Trotski, outro revolucionário radical, organizara um importante conselho de soldados e marinheiros e operários: o soviete de Petrogrado. Quando aconteceu a revolução de Fevereiro, o poder político ficou dividido entre os políticos da nova assembleia constituinte e o soviete de Petrogrado. Como a crise económica continuava, o soviete de Petrogrado ia ganhando cada vez mais apoiantes.

Page 16: Socialismo e revolução russa 9 ano

A Revolução de Outubro e a tomada do poder pelos -bolcheviques

Em Outubro, perante a desorganização geral, Trotski e Lenine juntaram forças e os revolucionários conquistaram o poder, fechando o parlamento e perseguindo e expulsando todos os outros políticos.

Iniciava-se a Revolução Comunista.

Page 17: Socialismo e revolução russa 9 ano

Acções do governo revolucionário bolchevique

Tratado de paz com a Alemanha em 1918

Abolição (fim) da propriedade privada

Nacionalização das indústrias, comércio e bancos

Criação da censura e da polícia política

Criação do exército vermelho

Page 18: Socialismo e revolução russa 9 ano

Kerenski

Lenine

Trotski

Page 19: Socialismo e revolução russa 9 ano

A guerra civil e o comunismo de guerra

O brutal assassinato da família imperial (Czar,czarina e cinco filhos) em 1918 escandalizou muitos russos bem como a opinião internacional. Com o final da Grande Guerra a Inglaterra e a França apoiaram o “Exército Branco” , composto por muitos russos que não queriam o comunismo na Rússia.

Foram então tomadas medidas duríssimas por Lenine, que incluíam a execução e prisão imediata de quem se opusesse ao seu governo.

Além disso Trotski reorganizou o exército vermelho, obrigando os antigos generais a lutar pelo comunismo ou seriam também executados.

Uma violentíssima guerra opôs os dosi exércitos e fez pelo menos um milhão de mortos.

Em 1920, os bolcheviques venceram a guerra e instalaram definitivamente o comunismo na Rússia.

Page 20: Socialismo e revolução russa 9 ano

A NEP e a criação da URSS

De 1920 a 1924, Lenine, perante a grave crise económica resultante da guerra, resolveu encetar uma nova política económica, a NEP:

Autorizava a existência de iniciativa privada e

de mercado, para pequenos e médios comerciantes e empresários.

Houve uma melhoria geral do nível de vida dos russos, não deixando o Estado de continuar a controlar os principais sectores da economia.

Em 1922 várias regiões do antigo Império Russo foram unidas numa federação de estados chamada URSS: União das Repúblicas socialistas Soviéticas. Algumas repúblicas, constituídas por povos não-russos, islâmicos, turcos, mongóis, georgianos, ucranianos, moldovos, tchetchenos tiveram alguma autonomia.

Page 21: Socialismo e revolução russa 9 ano

A era de Estaline

Com a morte de Lenine em 1924, Estaline venceu Trotski na luta pelo poder, ou seja tornou-se secretário geral do Partido Comunista Russo.

Trotski teve de fugir da URSS e mais tarde foi assassinado pela polícia secreta no México.

Estaline tornou-se o principal chefe da URSS e assim permaneceu até 1953. Em 1928 pôs fim à NEP e tomou as seguintes medidas:

Page 22: Socialismo e revolução russa 9 ano

Colectivização dos meios de produção, ou seja todas as terras, minas, fábricas, bancos e meios de transporte são nacionalizadas, passando a pertencer ao Estado.

Economia planificada pelo estado, que consistia na elaboração de planos que decidiam dos objectivos de produção por cinco anos: planos quinquenais

No primeiro plano quinquenal 1928-32 Estaline deu prioridade à Indústria pesada com vista ao equipamento e armamento da URSS. No segundo plano privilegiou os sectores têxteis e alimentares. No terceiro (início da 2 Guerra Mundial) definia como fundamental a produção de energia e a indústria química.

A grande fome:

Na Ucrânia a maior parte dos camponeses eram livres e tinham pequenas terras. Estaline quis forçá-los a aderir às novas cooperativas – Kolkozes - e quintas – Sovkozes - do Estado, onde passariam a trabalhar como assalariados.

Como muitos deles se recusavam, queriam continuar a ser proprietários das suas terras, foram-lhes tirados todos os produtos e foram impedidos de comprar comida.

Assim, MILHÕES de camponeses morreram à fome! Outros foram deportados, juntando-se aos milhões de prisioneiros que, na Sibéria trabalhavam em regime de trabalho forçado para construírem barragens e fábricas.

Page 23: Socialismo e revolução russa 9 ano

A era de EstalineUm regime assente no terror e na perseguição

Para governar a URSS, Estaline pôs em prática uma política repressiva e de violência totalitária, que vigiava e disciplinava todos numa autêntico regime de terror.