Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio...

15
1 EDIÇÃO ESPECIAL

Transcript of Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio...

Page 1: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

1

EDIÇÃO ESPECIAL

Page 2: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

2 3

Chegamos ao último Boletim de Ortopedia do Rio de Janeiro (BORJ) de 2015. Esta edição traz um balanço de todas as atividades desenvolvidas pela Regional neste período e apresenta um conteúdo rico em informação. Encerramos os trabalhos dessa diretoria com chave de ouro e os resultados estão expostos nas páginas seguintes.

Um dos destaques é o investimento da nossa Regional Rio nos projetos que preservam a memória da ortopedia do Estado. O trabalho incansável dos especialistas que fizeram parte da Comissão de Educação Continuada (CEC) da SBOT-RJ também está registrado com uma matéria sobre os cinco cursos avançados promovidos.

É pertinente mencionar, ainda, as ações da Comissão de Ensino e Treinamento (CET) da SBOT-RJ, que, coordenada pelo Dr. Rodrigo Rodarte, recebeu convidados importantes durante o ano para dividirem conhecimento com os residentes.

Outra atividade que merece atenção é a candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar a 50ª edição do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT). Nos empenhamos e vencemos! Em 2018, o evento será aqui.

Para descontrair, a coluna SBOT Rio Cultural, assinada pelo Dr. Alberto Daflon, fala sobre as mulheres que foram musas, desde a antiguidade até os dias de hoje.

Agradeço pelo ano maravilhoso que me proporcionaram à frente da nossa Regional. Tive a honra de ter ao meu lado pessoas especiais durante toda a gestão de 2015. Dentre elas, os funcionários da SBOT-RJ, nossa equipe de assessoria de comunicação e os membros das comissões, que se empenharam para concretizar os projetos já mencionados.

Preciso agradecer ainda aos ex-presidentes da Regional Rio que, mais de uma vez, atenderam ao nosso chamado e participaram conosco de encontros importantes para o progresso da SBOT-RJ. Um abraço em todos.

Boa leitura!

Dr. Marcelo CamposPresidente SBOT-RJ • Diretoria 2015

PRESIDENTE 2015

Com a palavra

RIOSUMÁ

Presidente: Marcelo Campos1º Vice-Presidente: Marcos Giordano2º Vice-Presidente: José Paulo Gabbi1º Secretário: Carlos Eduardo Franklin2º Secretário: Pedro Labronici3º Secretário: Alexandre Pallottino4º Secretário: Marcelo Erthal1º Tesoureiro: Tito Rocha2º Tesoureiro: Luis Marcelo Malta3º Tesoureiro: Marcos Britto

Diretoria 2015

Conselho Editorial: Dr. Marcelo Campos Dr. Vincenzo Giordano

Coordenação Editorial: JINX° Comunicação

Redação: Natasha DiasEdição e Revisão: Mariana AbrahãoDireção de criação : Guilherme MonteiroImpressão: Walprint Gráfica e Editora

Ao contrário do que foi publicado em nossa última edição, na matéria “7º Fórum CREMERJ/SBOT-RJ/ACCOERJ Dia a dia do Ortopedista”, o Dr. César Fontenelle não é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e sim Coordenador da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Expediente 2015 ERRATA

CEC SBOT-RJ 06

CET SBOT-RJ 08

BALANÇO DE ATIVIDADES 11

EVENTOS DA ÁREA 23

“O QUE VI DA ORTOPEDIA” 19 INTO

2015 EM FOTOS 24

SBOT RIO CULTURAL 26 As musas através dos temposPor: Dr. Alberto Daflon

Page 3: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

4 5

A SBOT-RJ comunica que as datas do calendário podem sofrer alterações. Acompanhe as atualizações no site da Regional Rio (www.sbotrj.com.br) e mantenha-se informado.

FEVEREIRO ABRIL

MARÇO

27 02

2830

CURSO BÁSICO DE FIXAÇÃO EXTERNA ASAMI / SBOT-RJ Casa do Ortopedista

ORTOCURSO - TRAUMA Casa do Ortopedista

RECEPÇÃO DOS R1Casa do Ortopedista

ORTOCURSO - JOELHOCasa do Ortopedista

RIOCA

2016

LENDÁ

Page 4: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

6 7

O primeiro Curso Avançado do ano reuniu mais de 60 especialistas. Coordenado pelos Drs. Sergio Gurgel e Luis Eduardo Carelli, o encontro científico teve como diferencial a presença de profissionais de outras áreas — reumatologia, radiologia, clínica da dor e medicina física, além dos ortopedistas do Estado.

“Várias causas podem ocasionar as dores na coluna. Por ser complicado, o tema deve ser bem explorado para que a avaliação seja completa. No curso, tivemos a participação de especialistas que se complementam no diagnóstico e no tratamento da dor axial na coluna vertebral e isso tornou o programa mais rico e completo”, avalia Dr. Luis Eduardo Carelli.

O encontro científico ofereceu atividade prática em espécimes anatômicas

e foi realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com

a coordenação dos Drs. Marcelo Campos e Marcelo Erthal.

“Conseguimos reunir grandes nomes da ortopedia em prol da atualização

médica nas patologias do ombro. O curso foi uma oportunidade única

para o aprofundamento nesta área tão específica e para o intercâmbio

de conhecimento, pois o treinamento prático facilita muito na troca de

aprendizado”, avalia Dr. Marcelo Erthal.

A Região Serrana do Rio também esteve na agenda da CEC SBOT-RJ. Coordenado pelos Drs. Hugo Cobra, Rogério Góes e Rodrigo Kaz, o curso foi realizado na Faculdade de Medicina de Petrópolis e reuniu 45 ortopedistas de diversas regiões do estado do Rio.

“O curso proporcionou o aprimoramento dos conceitos fundamentais da artroplastia total do joelho, desde a indicação, passando pela cirurgia com suas etapas de corte e principalmente balanço ligamentar, até as complicações que podem ocorrer e como resolvê-las. A realização do avançado fora do capital é um importante passo na integração de nosso Estado e isso vai de encontro à proposta da SBOT-RJ de oferecer atualização para todo o Rio de Janeiro”, explica Dr. Rogério Góes.

O segundo curso avançado de 2015, com aulas teóricas e práticas, contou com participantes da Argentina e do Uruguai e dos estados de São Paulo, Recife, Minas Gerais, Paraíba e Piauí. A parte teórica do curso foi realizada na Casa do Ortopedista e a parte prática na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

“O treinamento prático de intervenções complexas em espécimes anatômicas e as discussões com opiniões particulares do dia a dia do cirurgião proporcionaram um intercâmbio de conhecimento científico muito enriquecedor”, considera Dr. Sérgio Gurgel, que dividiu a coordenação do curso com o Dr. Luis Eduardo Carelli.

Com a coordenação dos Drs. Daniel Futuro, Liszt Palmeira e Sálvio Magalhães, o quinto Curso Avançado do ano aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação de dois palestrantes de São Paulo: Dr. Luiz Sérgio Marcelino e Dr. Giancarlo Polesello.

“O curso teve uma formulação dinâmica, sendo dividido em módulos, com menos aulas expositivas e mais discussões de casos, o que proporcionou uma participação mais ativa de todos os envolvidos, gerando trocas de informações valiosas. O último módulo contou com demonstração de técnicas cirúrgicas e vias de acesso, ao vivo, em espécimes anatômicas, através de via aberta e também por videoartroscopia. Os temas escolhidos para o curso foram os mais atuais e intrigantes da área”, destaca Dr. Daniel Futuro.

Formada por 14 ortopedistas com larga experiência nas diversas áreas de atuação, a Comissão de Educação Continuada (CEC) da SBOT-RJ, realizou cinco cursos avançados e mais de 20 atividades voltadas para os especialistas, como simpósios e grupos de discussão.

A excelência dos cursos chamou a atenção de especialistas de outros Estados e países. “A atualização é fundamental para qualquer médico, pois o conhecimento se renova muito rapidamente nos dias de hoje. Eu diria que mais do que uma escolha, é uma obrigação do profissional que milita nesta área. Lidamos com pessoas e seu bem maior: a saúde. Não podemos deixar de oferecer o melhor para os pacientes e, para tal, temos que buscar a atualização”, afirma Dr. Marcos Giordano, presidente da SBOT-RJ em 2015.

CEC SBOT-RJ

Cursos de alto nível técnico foram destaque em 2015

Dor Axial na Coluna Vertebral

Artroplastia Total do Joelho

Instabilidade do Ombro

Cirurgia Preservadora de Quadril

Coluna Cervical

76

Page 5: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

8 9

Preparatório com aulas mensais sobre temas da especialidade que são abordados no exame de obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), o OrtoCurso alcançou um número recorde de participantes e recebeu especialistas expoentes. Somente no primeiro módulo, a atividade reuniu 199 médicos residentes.

Para Dr. Rodrigo Rodarte, presidente da

Comissão, 2015 foi um ano muito positivo:

“a CET-SBOT-RJ se apresentou de forma

extremamente profissional, buscando ser

inclusiva, para trazer percepções diversas

para as nossas discussões. Os resultados

podem ser vistos por meio da boa audiência

que tivemos em todas as ações que

promovemos”, comentou Dr. Rodrigo Rodarte.

Fundada em 2011 com a posposta de

complementar o ensino aplicado nos serviços

de ortopedia do Estado aos médicos residentes,

a Comissão de Ensino e Treinamento (CET)

da SBOT-RJ vem aprimorando e estruturando

as atividades desenvolvidas. O resultado do

O Curso Intensivo da CET SBOT-RJ chegou a sua 15ª edição,

preparando os residentes de terceiro ano de todo o Brasil para

a prova de obtenção do TEOT.

Em três dias de atividades intensas realizadas em Itaipava

entre os dias 18 e 20 de dezembro, os residentes puderam

aperfeiçoar seus conhecimentos, seguindo um programa

científico similar ao que é aplicado no Exame. O curso foi

dividido em aulas expositivas, discussões de casos clínicos e

aulas práticas de exame físico.

“Os membros da comissão dedicaram-se durante todo o

ano para que os residentes tivessem acesso a um ensino

de qualidade. O Intensivo serve para fechar e sanar

qualquer dúvida que o postulante ainda possa ter, por

isso reunimos especialistas expoentes em várias áreas da

especialidade para ministrar as aulas”, explica Dr. Rodrigo

Rodarte, presidente da CET SBOT-RJ.

RESIDENTES PREPARADOS PARA O EXAME DE OBTENÇÃO DO TEOT

Curso Intensivo fecha ações da CET SBOT-RJ

CET SBOT-RJ

Ação de maior complexidade da Comissão, o OrtoCurso recebeu importantes nomes da ortopedia em 2015, inclusive de outros Estados, para abordarem temas relevantes exigidos no exame de obtenção do TEOT.

Alguns dos especialistas que participaram foram os Drs. Alberto Naoki Miyazaki, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC); Moisés Cohen, integrante da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); e Alex Guedes, presidente da SBOT-BA.

Ao todo, foram realizados dez módulos do OrtoCurso, um simulado de 100 questões e um simulado oral e físico, este último realizado no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO).

Em 2015 foi realizada a quarta edição

do "Alternativa Certa", quiz científico

online destinado aos residentes do

terceiro ano que realizarão a prova para

obtenção do TEOT em março de 2016.

Coordenado pelo Dr. Marcelo

Bragança, o quiz tem como proposta

incentivar e auxiliar os estudos de

maneira descontraída. Por meio de

10 questões, que abordaram todos os

temas do OrtoCurso, os participantes

puderam acompanhar semanalmente

assuntos pertinentes à prova de

obtenção do TEOT.

O vencedor foi o residente Jim Paiva,

do Serviço de Ortopedia do Hospital

Universitário Clementino Fraga Filho,

que acumulou 172 pontos e ganhou

uma inscrição para o 15º Curso

Intensivo da CET SBOT-RJ, realizado

em dezembro do ano passado. "O quiz

foi importante porque muitos dos temas

abordados eram pouco explorados no

Programa de Residência do hospital.

Me incentivou a estudar mais sobre os

assuntos", considera Jim Paiva.

empenho dos membros da Comissão pode ser

visto por meio dos números positivos alcançados

em 2015: o OrtoCurso, o Simulado Oral e Físico

e o Curso Intensivo reuniram, juntos, mais de

1500 participantes, um número recorde em

comparação aos outros anos.

ORTOCURSO

Residentes acompanham a aula do primeiro OrtoCurso de 2015

Residentes durante aula do Curso Intensivo, em Itaipava

98

Nº DE PARTICIPANTES POR ESTADOS:

RJ - 90

AL - 01

BA - 09

CE - 02

DF - 10

GO - 03

MA - 03

MG - 10

MT - 01

PB - 02

PE - 01

PR - 02

SC - 07

SP - 16

Page 6: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

10 11

BALANÇO DE ATIVIDADES 2015

O resgate da memória da ortopedia fluminense, a

atualização de alto nível para os especialistas e o

ensino de qualidade para os médicos residentes

foram os três pilares que guiaram a gestão

do Dr. Marcelo Campos, à frente da diretoria

2015 da Sociedade Brasileira de Ortopedia e

Traumatologia Regional Rio de Janeiro (SBOT-RJ).

“Estou certo de que me dediquei a esta função

e fico satisfeito com os resultados. Abrimos

um leque que precisava ser explorado e

intensificamos as atividades da Comissão de

Educação Continuada (CEC) da SBOT-RJ.

Realizamos cinco cursos avançados de excelência

e apoiamos mais de 20 atividades voltadas para

o especialista”, considera Dr. Marcelo Campos.

Sobre a Comissão de Ensino e Treinamento (CET),

o presidente de 2015 destaca a boa audiência do

OrtoCurso e a participação de especialistas de

outros Estados: “O OrtoCurso teve recorde de

participantes no primeiro módulo e se manteve

com uma média de 140 residentes a cada

mês. Além disso, recebemos importantes

especialistas de outros Estados para palestrar

aos residentes e agregar conhecimento

científico. Tivemos ainda o simulado escrito e

o oral e físico, este último realizado no INTO.”

Buscando resgatar a memória da especialidade

do Estado, o projeto “O que vi da Ortopedia”

foi realizado em quatro hospitais do Rio, e uma

galeria foi inaugurada na Casa do Ortopedista

para exposição de instrumentos ortopédicos

pioneiros e clássicos.

Diretoria encerra o ano com RESULTADOS POSITIVOS

Dentre as parcerias realizadas no ano passado,

pode-se destacar a firmada com o Instituto Brasil

de Tecnologias da Saúde (IBTS), instituição que

tem o objetivo de incrementar a análise crítica

do profissional da saúde. A interação com

outras sociedades científicas, tais como a de

reumatologia e a de radiologia também foi uma

das metas alcançadas.

Para melhorar o diálogo com os associados,

a divulgação das ações foram intensificadas

nos meios de comunicação da sociedade e os

resultados foram positivos: os acessos no site

aumentaram 25%; no OrtoBlog Rio o aumento foi

de 125%. Já no Facebook, o número de curtidas

aumentou mais de 180% em relação a 2014.

“Durante toda a minha gestão, tive ao meu

lado o Marcos Giordano, presidente em 2016.

Trabalhamos em conjunto não somente na CEC,

comissão que ele presidiu com excelência,

mas em outras ações da Regional Rio. Por isso,

tenho plena convicção de que os projetos serão

continuados de forma muito bem sucedida na

gestão dele", Avalia Dr. Marcelo Campos.

“Estou certo de que me dediquei a esta função e fico satisfeito com

os resultados.” Dr. Marcelo Campos

Page 7: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

12 13

Comprometida com a sociedade civil, a Regional

Rio também promove ações para conscientizar

a população sobre saúde e qualidade de vida.

Em 2015, a SBOT-RJ realizou a quinta edição

da campanha “FOLIA SEM TRAUMA - Não faça

deste o seu último carnaval!”, teve como tema o

atropelamento, apontado em 2014 como a segunda

maior causa de mortes nas rodovias federais do

Brasil no período do Carnaval.

"O foco da FOLIA SEM TRAUMA no ano passado

foram os pedestres, por sua vulnerabilidade que gera

maior gravidade das lesões e podem levar ao óbito”,

destacou o presidente em 2015, Dr. Marcelo Campos.

Além de uma grande repercussão na mídia local,

outras ações de divulgação foram realizadas para

difundir a campanha no Estado e alcançar o maior

número possível de pessoas. Outdoors foram

instalados em diversas regiões do Rio.

Ventarolas da campanha foram distribuídas em polos

gastronômicos, nos principais blocos carnavalescos

da cidade e na Marquês de Sapucaí nos dias de

desfile das escolas de samba. Unidades de saúde do

Estado também receberam cartazes para divulgarem

a campanha.

A FOLIA SEM TRAUMA teve, em 2015, o apoio da

Secretaria de Estado de Saúde, da Companhia de

Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro – CET Rio, e

do Grupo CCR Barcas.

20 MIL VENTAROLASdistribuídas entre os dias de folia

Centro, Zona Sul, Zona Norte, Zona

Oeste e Niterói.

1,2 MIL FÔLDERESdistribuídos em unidades de saúde

públicas e privadas do Rio e nas

estações CCR Barcas.

18 OUTDOORS instalados na cidade do Rio e nos

municípios de Duque de Caxias e

São João de Meriti.

12

BALANÇO DE ATIVIDADES 2015

Como a gente não para de inovar, dessa vez fizemos a conta de luz ganhar vida.

Até fevereiro, a sua fatura funciona como uma televisão que transmite informações

sobre serviços, produtos e dicas de economia e segurança.

É informação de um jeito inovador, rápido e fácil, como você nunca viu.

Chegou a Light TV.Informação além da conta.

1. Baixe gratuitamente o aplicativo Light TV no seu celular ou tablet 2. Aponte o aparelho para a marca da Light TV na capa da sua conta 3. Assista a um vídeo especial

16361-002_An Light TV_21x28.indd 1 12/11/15 4:48 PM

Como a gente não para de inovar, dessa vez fizemos a conta de luz ganhar vida.

Até fevereiro, a sua fatura funciona como uma televisão que transmite informações

sobre serviços, produtos e dicas de economia e segurança.

É informação de um jeito inovador, rápido e fácil, como você nunca viu.

Chegou a Light TV.Informação além da conta.

1. Baixe gratuitamente o aplicativo Light TV no seu celular ou tablet 2. Aponte o aparelho para a marca da Light TV na capa da sua conta 3. Assista a um vídeo especial

16361-002_An Light TV_21x28.indd 1 12/11/15 4:48 PM

Page 8: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

14 15

A SBOT-RJ lançou no ano passado o canal “Fala

Presidente” para tornar mais dinâmica a divulgação

das atividades da regional para seus membros e

residentes do Estado. A cada mês, o presidente da

SBOT-RJ em 2015, Dr. Marcelo Campos, apresentou

em vídeo todas as ações do período promovidas

pela Regional Rio em prol da especialidade.

Site do ORTOPEDISTADesde o início de 2015, todos os membros

ativos da entidade ganharam uma página

exclusiva no site da regional, onde é possível

inserir informações profissionais, contatos e

fotos de suas clínicas e consultórios.

A ferramenta foi criada para ser a principal

referência de busca para os pacientes

que desejam encontrar um especialista no

estado do Rio.

Para a criação de sua página pessoal,

basta que o membro realize o cadastro

online no site da entidade e insira as

informações que deseja divulgar.

CADASTRE-SE!O acesso deve ser feito por meio do link:

www.sbotrj.com.br/membros

Todas as edições foram lançadas no site da

entidade e estão disponíveis para visualização.

A última sessão de 2015 é uma retrospectiva das

ações que mais se destacaram, como a excelência

dos Cursos Avançados e a conquista do Rio para

sediar o 50º CBOT, que será realizado em 2018.

Confira: www.sbotrj.com.br

BALANÇO DE ATIVIDADES 2015

15

A SBOT-RJ no ano passado inaugurou em sua sede

uma galeria para expor objetos e equipamentos

emblemáticos da especialidade no Estado.

A primeira doação foi feita pelo Dr. Abraham

Fiszman: o primeiro artroscópio do Estado, objeto

que adquiriu em 1975 durante sua especialização

em cirurgia do joelho na Inglaterra.

A exposição, idealizada pelo Dr. Marcelo Campos, é

permanente e conta com doações de instrumentos

ortopédicos pioneiros ou publicações tradicionais.

“É importante conhecermos o passado, pois só

assim entendemos o presente. Espero que daqui

a alguns anos, esta galeria esteja com muitos

instrumentos que foram e ainda são importantes

para o desenvolvimento da ortopedia”, considera

o presidente da SBOT-RJ em 2015.

Os interessados em fazer doações podem entrar

em contato com a SBOT-RJ pelo e-mail:

[email protected]

Em 2015, a SBOT-RJ tornou-se parceira do Instituto

Brasil de Tecnologia da Saúde (IBTS) na realização

de suas atividades, focadas no estímulo da análise

crítica dos ortopedistas brasileiros.

A parceria rendeu um curso, com quatro

módulos realizados na Casa do Ortopedista, uma

jornada sobre biomecânica clínica e um prêmio

internacional com duas bolsas de estudo no valor

de aproximadamente US$ 50 mil para ortopedistas

brasileiros nas áreas de cirurgia do joelho e do

quadril, aplicadas nos Estados Unidos.

O IBTS foi criado em 2009 por iniciativa do Dr.

Leonardo Metsavaht e de Jorge Paulo Lemann,

importante empresário brasileiro. “Nossa meta é

impulsionar mentes brilhantes para que possam

multiplicar seu impacto na sociedade médica e

científica do Brasil”, explica Dr. Leonardo Metsavaht.

Para Dr. Marcelo Campos, que presidiu a

SBOT-RJ em 2015, "parcerias como esta são

sempre bem recebidas pela Sociedade, pois

enobrecem um trabalho de educação de alto

nível que a Regional Rio vem desenvolvendo."

Galeria da ORTOPEDIA

Curso de Metodologia Científica para Pesquisa Clínica.

Jornada Internacional de Biomecânica Clínica

Prêmio Internacional Jorge Paulo Lemann de Pesquisa Científica

Parceria

+

O primeiro artroscópio do Estado foi doado pelo Dr. Abraham Fizsman à SBOT-RJ

Dr. Marcelo Campos ladeado pelos Drs. Carlos Alfredo Jasmin e Marcos Britto, na inauguração da galeria

14

Page 9: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

16 17

RIO DE JANEIRO

2016 - BELO HORIZONTE

2017 - GOIÂNIA

2018 - RIO DE JANEIRO

CIDADE-SEDE-

A Regional Rio intensificou a divulgação de suas

atividades em 2015 para alcançar ainda mais

pessoas em seus meios digitais de comunicação.

A nova dinâmica gerou resultados positivos,

elevando a interatividade com ortopedistas e

residentes do Estado.

A 50ª edição do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT) será realizada em 2018, no Rio de Janeiro. A cidade foi escolhida durante a reunião da Comissão Executiva no CBOT de 2015, em São Paulo.

Sobre a disputa, Dr. João Maurício, vice-presidente da SBOT Nacional e membro da Regional Rio, explica: “Fizemos um trabalho político muito bom, pois tivemos outras cidades inscritas e conseguimos costurar uma aliança muito benéfica para todos. É um orgulho para nós sediar o 50º CBOT”.

Além das belezas naturais e dos lugares mundialmente conhecidos da Cidade Maravilhosa, como a praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e o Corcovado, o Rio contará com os benefícios

SITEEm 2014, a soma de todos os acessos no site da

SBOT-RJ foi de 92 mil. Em 2015, o número subiu para

116 mil - aumento de 26% no número de acessos.FACEBOOKO número de pessoas que seguem a página da

SBOT-RJ passou de 514, em dezembro de 2014,

para 1.444 em dezembro de 2015, um crescimento

de mais de 180%. O número de pessoas alcançadas

na rede social chegou a 13.592 internautas, em

apenas uma única postagem.

As “curtidas” na página foram conquistadas

de maneira orgânica, por meio de um trabalho

estratégico de aproximação com os usuários

da rede, sem investimentos financeiros em

propagandas na plataforma.

ORTOBLOGO canal destinado aos residentes do Estado

contabilizou 27 mil acessos em 2015, registrando

aumento de 125% em relação a 2014, que somou

12 mil acessos.

que ficarão no município após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016: uma cidade preparada para receber grandes eventos.

Em 2018, o município estará com todas as obras das Olimpíadas prontas e oferecerá acessibilidade; sistema de transporte de alta capacidade (BRT e VLT); porto revitalizado, com dois novos museus - o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã; e 40 mil leitos em hotéis.

A cidade conta com três locais de alto padrão para realizar o evento: o Centro de Convenções Windsor, o Centro de Convenções Sulamérica e o Rio Centro. Caberá à Comissão de Congresso definir o lugar onde o 50º será realizado.

“O Rio é uma cidade brasileira conhecida mundial-mente, e poder reunir aqui os mais renomados espe-cialistas da área é um grande privilégio. Esperamos que os congressistas tenham muito conforto com o le-gado que as Olimpíadas deixarão e aproveitem as be-lezas naturais e os passeios culturais que o Rio tem a oferecer”, ressalta o presidente em 2015 da SBOT-RJ, Dr. Marcelo Campos.

BALANÇO DE ATIVIDADES 2015

DE COMUNICAÇÃOCRESCIMENTO NOS MEIOS

1716

Page 10: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

18 19

Amparada pela premissa de defender as causas

dos ortopedistas do Estado, a Comissão de Defesa

Profissional (CDP) da SBOT-RJ realizou o 7º Fórum Dia

a Dia do Ortopedista. O evento aconteceu no auditório

do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de

Janeiro (CREMERJ), no dia 19 de setembro, data em que

se comemora o Dia do Ortopedista.

Fórum Dia a Dia do OrtopedistaO encontro reuniu importantes representantes de

classe para debater questões relevantes à prática da

especialidade no Estado. Os temas abordados foram

“Saúde Suplementar”, “Mudanças na relação médico/

operadora de saúde após Lei 13.003/2014”, "Resolução

sobre Órteses e Próteses do Conselho Federal de

Medicina”, “Aspectos éticos da segunda opinião”, “Saúde

Pública”, “Decreto n° 8.497 de 04/08/2015 — Formação

do Cadastro Nacional de Especialistas e Pós Graduados

no Município” e “A segurança do Cirurgião Ortopédico”.

O presidente da SBOT-RJ na ocasião, Dr. Marcelo

Campos, o presidente do CREMERJ, Dr. Pablo Vazquez,

e da Associação de Clínicas e Consultórios Ortopédicos

do Rio de Janeiro (ACCOERJ), Dr. Jorge Luiz Petros,

compuseram a mesa de abertura do fórum.

Um novo patamar de tecnologia em seus diagnósti cos com ressonância magnéti ca. De forma pioneira na América Lati na, a CDPI apresenta o equipamento com a mais avançada tecnologia em resolução de imagem e recursos que chegam a ati ngir o dobro de capacidade dos mais modernos aparelhos de ressonância magnéti ca do País.

Um equipamento desenvolvido especialmente para aplicações avançadas, permiti ndo um nível de pesquisa nunca antes visto.

Mais um passo de inovação da CDPI visando proporcionar maior precisão ao seu trabalho e resultando em um melhor diagnósti co e tratamento de seus pacientes.

Resp

onsá

vel t

écni

ca: D

ra. F

lávi

a M

artin

s Co

sta

– CR

EMER

J: 5

2.65

579-

1

Nova Ressonância Magnéti ca Magnetom Prisma 3 Tesla

Disponível na CDPIBarraShopping.

21 2212 2525 cdpi.com.br

BALANÇO DE ATIVIDADES 2015

A quarta e última edição de 2015 do projeto “O que vi da

Ortopedia” aconteceu na manhã do dia 21 de outubro, no

auditório do INTO, em São Cristóvão. O evento teve como

convidados os Drs. Fernando Adolphson, Francisco

Godinho, José Edilberto Ramalho, Laís Turqueto e Paulo

Miguel Hemais e da Dra. Ierece Aymoré.

Inaugurado em 1973 como Hospital de Traumato Ortopedia

(HTO), com a finalidade de prestar atendimento cirúrgico

de alta complexidade, a unidade passou a se chamar INTO

no final de 1994, tornando-se referência em assistência,

ensino, pesquisa, prevenção e articulação de políticas

públicas em traumatologia, ortopedia e reabilitação.

Atualmente, o instituto é o único hospital brasileiro e um

dos 18 do mundo que integram a International Society

of Orthopaedic Centers (ISOC), que reúne os melhores

hospitais de ortopedia existentes.

Ao iniciar o encontro, o então presidente da SBOT-RJ,

Dr. Marcelo Campos, falou sobre a relevância do INTO

para a ortopedia brasileira e a importância de resgatar as

memórias de quem ajudou a construir a unidade. “É uma

honra muito grande fazer parte deste evento e promover

a troca de experiências com especialistas que são ícones

da ortopedia do Estado. Os mais jovens devem conhecer

essas histórias para saberem como alcançamos tudo o

que temos hoje”, destacou Dr. Marcelo.

Dr. João Matheus Guimarães, diretor geral do INTO,

agradeceu a iniciativa: “É um momento muito especial

para toda a entidade, pois estamos recebendo pessoas

que ajudaram a construir o instituto e contribuíram para

que ele alcançasse o patamar em que está. A maioria

desses especialistas participou diretamente da minha

formação e temos um orgulho muito grande em recebê-

los e ouvir suas histórias”, contou Dr. Mateus.

Projeto resgata a história do INTO

Com um novo formato, o projeto “O que vi da Ortopedia” passou a acontecer dentro das unidades de saúde. Ao todo, os encontros reuniram 24 médicos que dividiram com o público suas experiências e histórias.

Em 2015, foram realizadas quatro edições que contemplaram o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE), o Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC) e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Os Drs. Carlos Giesta e Karlos Mesquita, membros da Academia Nacional de Medicina, continuaram sendo os mediadores das reuniões ao longo do ano. “Agradeço a oportunidade de rever amigos e estar em contato com os mais jovens que estão iniciando na profissão, além de participar desta nova fase da iniciativa”, ressaltou o professor Karlos Mesquita.

O professor Carlos Giesta parabenizou a reformulação do projeto e enalteceu o fato de a iniciativa propiciar o reencontro de especialistas que são expoentes da ortopedia: “a SBOT-RJ está de parabéns por arquivar momentos ricos e inaugurar um novo formato que permite reunir figuras destacadas”.

TODOS OS VÍDEOS DOS ENCONTROS PODEM

SER CONFERIDOS NO SITE DA SBOT-RJ.

Ao centro, Dr. Marcelo Campos, ladeado pelos Drs. Karlos Mesquita e Carlos Giesta, mediadores de todas as edições de 2015 do Projeto

Da esquerda para a direita: Drs. Marcos Giordano, Marcelo Campos, Marcos Musafir e Nelson Nahon

Especialistas convidados reunidos no auditório do instituto

19

Page 11: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

20 21

O que vivi no

INTOFoi louvável a iniciativa da SBOT-RJ de realizar este

projeto, não só no INTO, mas em outras unidades. Eu

trabalhei no INTO durante 37 anos e me aposentei em

janeiro de 2015. Criei o grupo de Fixador Externo que

funciona há mais de 30 anos na unidade, o Cefix. As

pessoas começaram a não mais me chamar de Fernando,

e sim de Cefix. É um apelido que ganhei aqui.

““ Fernando Adolphson

Eu quero agradecer a SBOT-RJ pelo convite e toda a direção

do instituto por nos receber aqui, em um ambiente de

amizade, onde nós podemos recordar fatos que compõem

a memória deste hospital. Desejo que o INTO continue com

o espírito de bom atendimento aos pacientes, respeito e

ética profissional, porque assim eu tenho certeza de que

os resultados serão cada vez melhores.

““ Francisco Godinho

Eu sou muito orgulhosa de fazer parte da história

do INTO, antigo HTO. Me sinto agradecida por ter

recebido tanto conhecimento aqui e ter compartilhado

o que eu sabia também. Ser convidada para participar

do projeto “O que vi da Ortopedia” é realmente um

motivo de alegria pra mim.

““ Ierece Aymoré

O INTO é uma parte muito importante da minha vida. Eu

me orgulho de ter participado da história desse instituto.

Vim para cá em 1978, quatro anos depois de seu início,

transferido do Hospital Geral de Fortaleza. Trabalhar aqui

foi uma experiência fantástica.

““ José Edilberto Ramalho

Quando eu criei o Grupo de Joelho que chefiei por 20

anos até me aposentar tive o apoio de todas as direções

que passaram pelo INTO. Isso fortaleceu muito nosso

grupo, pois foi possível trazer pessoas de outros países

para participar.

““ Laís Turqueto

Gostaria de agradecer a lembrança do meu nome

para participar dessa solenidade. Eu passei quase a

metade da minha vida aqui, onde eu criei o Serviço de

Radiologia, formei muitos radiologistas e ajudei também

muitos ortopedistas. O INTO pra mim foi uma escola e

eu até hoje sinto muita saudade daqui.

““ Paulo Miguel Hemais

O encontro no INTO reuniu seis especialistas que são parte da história do Instituto. Confira alguns dos depoimentos.

2120

Page 12: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

22 23

EVENTOSDA ÁREA

O 1º Simpósio de Ortopedia da Academia Brasileira

de Medicina Militar (ABMM) foi realizado no dia 6 de

novembro, junto ao 3º Simpósio de Cirurgia do Quadril

do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

Com a finalidade de promover a integração científica

dos Serviços de Ortopedia das Unidades Militares,

estimulando a educação continuada dos médicos

ortopedistas, o evento foi divido em três módulos.

ABMM e HFAG

X-REAM®

Fresa Percutânea Expansível

Obtenha Mais Resultado Com o Kit de Descompressão • Minimamente Invasiva• Debridamento Otimizado• Técnica Simples

Expansão ExtremaDebride mais pela mesma guia de acesso

Regeneração ÓsseaUniforme

PRO-DENSE®

Enxerto Regenerativo Injetável

Registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.Números: 80491360041; 80491360004; 80491360047

Distribuição:

Nos dias 27 e 28 de novembro foi realizado, no

Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ),

a 17ª edição do Curso Anual de Cirurgia da Mão.

O programa científico do encontro contou com mais

de 50 especialistas. O evento é uma parceria da

SBOT-RJ com o Serviço de Mão da Universidade

Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Sociedade

Brasileira de Cirurgia da Mão do Rio (SBCM-RJ).

Os inscritos participaram de mesas redondas e

de aulas baseadas em lesões traumáticas e não

traumáticas, ministradas por diversos especialistas.

Uma novidade deste ano foi o Curso Teórico e Prático

de Microcirurgia Vascular e Venosa, que foi realizado

no dia 26, como pré-curso com a apresentação de

uma videomicrocirurgia. O curso foi coordenado pelos

Drs. José Maurício Carmo e Jorge Ribamar.

CIRURGIA DA MÃO

Apresentação de videomicrocirurgia durante o Curso Anual de Cirurgia da Mão

O Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia

Jammil Hadad (INTO) recebeu, nos dias 4 e 5 de

dezembro, o Curso de Reconstrução e Alongamento

Ósseo – Curasefix. Os “chairmen” do curso foram

os Drs. Flavio Cerqueira e Francisco Violante.

Princípios da Fixação Externa; Correção de

Deformidades Ósseas: Adulto e Pediátrico; e

Alongamento Ósseo, foram os temas abordados no

evento que contou também com cirurgia transmitida

ao vivo do centro cirúrgico. Os participantes também

praticaram técnicas de fixação em modelos sintéticos.

CURASEFIX

Palestrantes na abertura do curso

Dr. Daniel Futuro ministra palestra sobre Osteotomia de DUNN modificada

Page 13: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

24 25

Especialistas e membros da CET SBOT-RJ na recepção dos R1

Especialistas e membros da CET SBOT-RJ na recepção dos R1

Dr. Henrique de Barros e Dr. Marcelo Campos durante a cerimônia de posse

Primeira edição do “O que vi da Ortopedia”, no Hospital Federal dos Servidores do Estado

Dr. Luiz Eduardo Carelli durante o Curso Avançado Dor Axial na Coluna Vertebral, na sede da SBOT-RJ

Ortopedistas treinam em espécimes anatômicas durante o Curso Avançado de Coluna Cervical, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Terceira edição do “O que vi da Ortopedia”, no Hospital Municipal Miguel Couto

Segunda edição do “O que vi da Ortopedia”, no Hospital Universitário Pedro Ernesto

Especialistas na parte teórica do Curso Avançado de Artroplastia Total do Joelho, na Faculdade de Medicina de Petrópolis

Mesa de abertura do Fórum realizado no CREMERJ em comemoraçãoao Dia do Ortopedista

Quarta edição do “O que vi da Ortopedia”, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO)

Especialistas presentes no evento de inauguração da Galeria da Ortopedia

Preparação para o Simulado Oral e Físico, realizado no INTO

Aula teórica no Curso Avançado de Ombro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Exibição do vídeo do Dr. Abraham Fiszman contando a história do primeiro artroscópio do Estado, na inauguração da Galeria da Ortopedia

Participantes do Curso Avançado de Cirurgia Preservadora de Quadril, na UERJ

Residentes treinam durante o Curso Intensivo, realizado em Itaipava

Dr. Marcelo Campos ladeado pela equipe da SBOT-RJ

Presidente da gestão 2015, Dr. Marcelo Campos, ao lado do Dr. Marcos Giordano, presidente 2016

Primeiro OrtoCurso de 2015 com recorde de participantes

PAINEL DEFOTOS 2015

Reunião da Diretoria com os chefes de Serviço e preceptores do Rio

2524

Page 14: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

26 27

A geração de ortopedistas sexagenários como eu,

viveu e acompanhou o nascimento das musas do

Rio de Janeiro. Hoje em dia existem muitas e, entre

elas, poucas expressam o sentido verdadeiro que

as musas representam.

A musa mulher representa a feminilidade e as suas

várias formas de se relacionar no consciente e no

inconsciente da coletividade. Foi neste sentido que

a bossa nova eternizou a garota de Ipanema como

símbolo da mulher carioca. Outra musa, agora da

literatura, Clarice Lispector foi a primeira mulher

brasileira a escrever como mulher. Depois vieram

muitas musas midiáticas, sem consistência, que de

musa não tinham nada e foram esquecidas. E me

perdoem se esqueci da musa de alguém, também

as valorizo, só não posso me alongar, pois o assunto

é vasto e cativante.

Encomendei ao meu irmão Fábio, colaborador

da nossa página cultural, uma pesquisa sobre as

musas e seu significado histórico. Segue o artigo de

Fábio Daflon com um poema inserido para valorizar

as musas que realmente merecem este título:

Na antiguidade clássica, as Musas eram as deusas

favorecedoras das “artes”: Clio (história) Euterpe

(poesia lírica); Tália (comédia e poesia ligeira);

Melpômene (tragédia); Terpsícore (poesia épica

e eloquência), Érato (poesia amorosa), Polímnia

(hinos religiosos e filosofia), Urânia (astronomia), e

Calíope (poesia épica, lírica e eloquência). Como

se vê, nenhuma delas era Musa por causa da

beleza e sim pelos talentos de cada uma, embora

suas estátuas sejam belíssimas. Apolo, deus da

medicina, era o condutor das Musas.

O primeiro concurso de beleza teve como juiz o

troiano Alexandre Páris, a quem coube dizer qual

das deusas olímpicas era a mais bela: Afrodite,

Atenas ou Hera. Todas as três tentaram subornar

Páris, mas foi Afrodite quem lhe ofereceu a maior

recompensa, a mulher mais bela do mundo —

Helena, esposa de Menelau, irmão de Agamenon,

filhos de Atreu, Rei de Micenas. Dá-se o rapto

e Páris e Helena fogem para Troia, sendo este

o motivo da Guerra de Troia entre gregos e

troianos, mas essa é outra história. Afrodite, então,

tornara-se a deusa da beleza, da fertilidade e da

sexualidade.

Nero, quando imperador romano cruel, leva

para Roma as estátuas das Musas, que ficavam

no Parnaso, monte dedicado a Apolo. Desde

Constantino, a religião oficial do império romano

já era o cristianismo. No imaginário masculino se

dá a divisão entre os mitos de Maria e Afrodite,

não mais são cantados os atributos talentosos

nem a beleza das Musas da antiguidade clássica,

embora muitas mulheres — mesmo de hoje —

tenham talentos como a arte médica, a engenharia,

a poesia, a filosofia e outros tantos.

Durante o romantismo, Musas foram cantadas

pelo amor a elas devotado. Marília de Dirceu,

poema de Tomaz Antônio Gonzaga, do qual segue

um trecho abaixo:

Talvez os concursos de misses tenham se

inspirado naquela primeira disputa de beleza

e, entre as brasileiras, Martha Rocha foi quem

mais se aproximou de ganhar um título. Martha

chegou aos Estados Unidos em julho de 1954

com pesquisas já a considerando eleita a Miss

Universo, mas ficou em 2º lugar. Reza a lenda

que duas polegadas a mais nos quadris deram o

título de Miss Universo para a americana Miriam

Stevenson.

Em 2014, as Musas do século XX, Sophia Loren

e Brigitte Bardot chegaram aos 80 anos. No

Brasil não podemos esquecer de Leila Diniz, que

morreu precocemente. Hoje em dia, felizmente

temos Giselle Bundchen, mas há aqueles que

se contentam apenas com a musa do brasileirão

(campeonato brasileiro de futebol).

Alberto Daflon e Fábio Daflon

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,Que viva de guardar alheio gado;De tosco trato, d’ expressões grosseiro,Dos frios gelos, e dos sóis queimado.Tenho próprio casal, e nele assisto;Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;Das brancas ovelhinhas tiro o leite,E mais as finas lãs, de que me visto.Graças, Marília bela,Graças à minha Estrela!

MUSAS ATRAVÉS DOS TEMPOS

2726

Page 15: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de … · 2016-02-26 · Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e a participação

28

SISTEMA MONOLOC

Sistema de Placas Anatômicas Bloqueadas em Titânio.Maior segurança e qualidade nas cirurgias ortopédicas.

DISTRIBUIDORA RIO DE JANEIROwww.zeiki.com.br

Av. das Américas, 7899 - Sala 313 - Barra da Tijuca - RJTel: (21) 3613-1616 | Fax. (21) 3613-1699

IMPORTADORA EXCLUSIVA NO BRASILwww.taimin.com.br

Placa LCP Tíbia Proximal Medial 4.5/5.0mm

Placa LCP Tíbia Proximal em L 4.5/5.0mm

MIS - SistemaMinimamente Invasiva

Placa LCP em L para Tíbia Distal Anterolateral 3.5mm

Placa LCP AnatômicaFíbula Distal 3.5/2.7mm