Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

21
Atividades dos módulos 07,08 e 09 Prof. Carlos Bidu

description

Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Transcript of Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Page 1: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Atividades dos módulos

07,08 e 09

Prof. Carlos Bidu

Page 2: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Pág. 59

Page 3: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Considere a citação.[...] o racionalismo econômico, embora dependa parcialmente da técnica e do direito racional, é ao mesmo tempo determinado pela capacidade e disposição dos homens em adotar certos tipos de conduta racional. [...] Ora, as forças mágicas e religiosas, e os ideais éticos de dever deles decorrentes, sempre estiveram no passado entre os mais importantes elementos formativos da conduta

Page 4: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

A respeito das relações de causalidade que o sociólogo Max Weber propõe entre as origens do capitalismo moderno, o processo de racionalização do mundo e as religiões de salvação, assinale a alternativa correta.

A- Coube às éticas religiosas do confucionismo (China) e hinduísmo (Índia) redefinirem o padrão das relações econômicas que, a partir do século XVI, culminaria no capitalismo de tipo moderno.

B- As seitas protestantes que floresceram nas sociedades orientais, a partir do século XVI, são responsáveis pela prematura posição de destaque do Japão, China e índia no cenário econômico internacional que se seguiu à revolução Industrial.

C- A partir de sua doutrina da predestinação, o calvinismo foi responsável pela introdução de um padrão ético que, ao estimular a racionalização da conduta cotidiana de seus fiéis, contribuiu de maneira inédita para o desenvolvimento das relações capitalistas modernas.

D- O processo de encantamento do mundo (irracionalizarão do conhecimento e das relações cotidianas) encontra-se na base da ética protestante, cujas prescrições de conduta se revelaram condição imprescindível para o desenvolvimento e consolidação das relações capitalistas modernas.

Page 5: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a “possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas”

Em Weber, este conceito está relacionado à ideia de autoridade e, a partir dele, é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.

Page 6: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

A- A ordem impessoalB- Aos mais velhosC- Ao líder carismaticamente qualificado D- À pessoa do senhor nomeado pela tradição

Page 7: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Max Weber, sociólogo alemão, presenciou as crises e as grandes transformações da Europa do início do século XX, desenvolvendo uma obra vasta que aborda os aspectos econômicos, políticos e sociais do mundo atual.

Tomando como base a teoria weberiana, é correto afirmar:

Page 8: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

A- O estado moderno é controlado pela classe detentora do capital e, sendo assim, a função do Estado é dominar e oprimir os trabalhadores.

B- A sociedade moderna caracteriza-se pela complexidade das relações sociais, exigindo para o seu funcionamento o aperfeiçoamento de organizações racionais e burocratizadas.

C- em sua essência, todas as sociedades são iguais, pois, independentemente do período histórico, os seres humanos são egoístas e ambiciosos.

D- As sociedades humanas são organizadas tal como os organismos biológicos, com as instituições sociais estabelecendo entre si uma interdependência semelhante ao funcionamento dos órgãos do corpo humano.

E- A complexidade da sociedade moderna cria um significativo sentimento de insegurança nos indivíduos, que os leva à busca da religiosidade e dos rituais mágicos e místicos

Page 9: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Pág. 69

Page 10: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Sobre as mudanças sofridas pelo estado brasileiro, os padrões que marcaram sua relação com a sociedade civil e as interpretações produzidas sobre essa temática, assinale o que for correto.

Page 11: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

01) A passagem do Império para a república implicou fortes transformações na organização do poder político. Conforme exigências da nova ordem, a denominada Primeira república dissolveu o fenômeno da apropriação privada do estado pelas oligarquias.

02) O conceito de “modernização conservadora” é aplicado para designar o grande controle que o estado exerceu sobre os processos de mudança ocorridos no Brasil, como, por exemplo, aqueles relacionados à industrialização.

04) A ascensão de Getúlio Vargas ao poder promoveu, pela primeira vez no Brasil, a inclusão, de forma autônoma, da classe trabalhadora nos centros decisórios de políticas. Por isso, esse estadista foi denominado “o pai dos pobres”.

08) O patrimonialismo atribuído ao estado brasileiro por vários teóricos corresponde, entre outros fatores, às relações de lealdade que se estabeleceram entre os detentores do poder e determinados grupos de elite. Como resultado, dificultou-se a consolidação de uma burocracia moderna para gerir a máquina pública do país.

16) No Brasil, o poder executivo concentrou, historicamente, as maiores parcelas de poder político. Ao lado de outros elementos, esse fato explica a fragilidade do sistema partidário brasileiro em cumprir sua função de permitir a expressão e de garantir os direitos dos diferentes grupos existentes em nossa sociedade

Page 12: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Max Weber, sociólogo alemão, conceituou três tipos ideais de dominação: dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática.

Leia a seguir o trecho da carta-testamento de Getúlio Vargas:

“Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.”

Page 13: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Assinale a única alternativa que apresenta a configuração correta do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas

A- Dominação carismática e tradicional

B- Dominação tradicional que se opõe à dominação carismática

C- Dominação tradicional e legal

D- Dominação legal e carismática

E- Dominação legal que reforça a dominação tradicional

Page 14: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Pág. 76

Page 15: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

De diferentes formas e portando objetivos variados, os movimentos sociais tiveram presença constante na história de muitas sociedades. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01. A repressão exercida pelo regime militar instaurado no Brasil em 1964 sobre a sociedade civil conseguiu bloquear a organização dos movimentos sociais. Durante toda a sua vigência até o período da transição para o regime democrático, o país não experimentou movimentos de resistência.

02.Como os movimentos sociais não visam à apropriação do estado, a sua história, de forma geral, mostra que eles sempre tiveram impactos muito reduzidos no sistema político.

Page 16: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

04. A análise desenvolvida por Karl Marx no século XIX sobre o capitalismo disseminou-se pela Europa e por outras partes do mundo, inspirando e influenciando fortemente o movimento operário do século XX.

08.Movimentos como o ecológico, o feminista e os étnicos passaram a ter uma presença marcante nas sociedades contemporâneas. Alguns dos seus intérpretes afirmam que eles contribuíram decisivamente para deixar visíveis novas dimensões das contradições e das opressões existentes nas relações sociais.

16. Os movimentos sociais expressam ações coletivas que, dependendo dos seus princípios norteadores e dos grupos que mobilizam, podem tanto visar a mudanças na sociedade como podem opor-se a elas.

Page 17: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Historicamente, a cidadania foi concedida a restritos grupos de elites – homens ricos de Atenas e barões ingleses do século XIII – e posteriormente estendida a uma grande porção dos residentes de um país.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre o tema tratado pelo autor.

01.O estabelecimento dos deveres e dos direitos da cidadania moderna esteve intimamente vinculado ao processo de construção e de consolidação dos Estados nacionais.

02. A cidadania é um conceito que está associado estritamente à Idade Moderna, já que a democracia só passou a ser implementada a partir desse período.

Page 18: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

04. Considerando o processo histórico dos últimos 200 anos, podemos afirmar que a incorporação de novos grupos ao estatuto da cidadania foi realizada não apenas por concessões, mas também pelas lutas sociais que reivindicaram novos direitos.

08. Nos diferentes períodos históricos, os direitos de cidadania constituíram-se, invariavelmente, como privilégio exclusivo das elites econômicas.

16. A Declaração universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das nações unidas, representou um marco importante no processo de consolidação da cidadania no século XX.

Page 19: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

Os movimentos ambientais atualmente não apresentam mais o mesmo padrão de mobilização dos anos de 1970 e 1980. A incorporação da questão ambiental nas agendas de governo ampliou o debate e o espaço para participação política. No entanto, acarretou uma espécie de institucionalização da questão ambiental que fragmentou e profissionalizou esses movimentos.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Page 20: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09

A- As políticas públicas são capazes de garantir tratamento adequado às questões ambientais, independentemente de estarem em jogo interesses do capital.

B- As OnGs vão perdendo posição de destaque como atores legítimos no processo de mobilização do discurso ambientalista, a partir da década de 1990.

C- A relação entre democracia e meio ambiente não se relaciona à criação, por exemplo, de mecanismos e instituições para o debate sobre impactos ambientais.

D- A ideia de desenvolvimento sustentável está ligada à concepção de relação entre consciência ambiental, mercado e estado

Page 21: Sociologia: Atividades dos módulos 07,08 e 09