Solenidade marca aposentadoria de servidores da Prefeitura ... · registra em até três dias a...

6
C M A P TOYOTA INAUGUROU CONCESSIONÁRIA EM CORUMBÁ Confira na página 05 Solenidade marca aposentadoria de servidores da Prefeitura de Ladário Uma solenidade simples, mas de momentos de muita emoção, marcou a formalização da aposentadoria dos quatro primeiros servidores do município a serem aposentados pelo Instituto de Previdência de Ladário (PREVLADÁRIO). Três funcionárias da Educação e um da Saúde receberam das mãos do prefeito Carlos Ruso a portaria da aposentadoria e um diploma de agradecimento pelos serviços prestados com esmero para a administração pública. Confira na página 05.

Transcript of Solenidade marca aposentadoria de servidores da Prefeitura ... · registra em até três dias a...

C M A P

TOYOTA INAUGUROU CONCESSIONÁRIA EM CORUMBÁConfira na página 05

Solenidade marca aposentadoria deservidores da Prefeitura de Ladário

Uma solenidade simples, mas de momentos de muita emoção, marcou a formalização da aposentadoria dos quatroprimeiros servidores do município a serem aposentados pelo Instituto de Previdência de Ladário (PREVLADÁRIO). Trêsfuncionárias da Educação e um da Saúde receberam das mãos do prefeito Carlos Ruso a portaria da aposentadoria e umdiploma de agradecimento pelos serviços prestados com esmero para a administração pública. Confira na página 05.

EXPED IENTE

Fundado em 15.05.2010

Razão Social: Farid Yunes Solominy - CNPJ - 50 724 863/0001 - 80

Redação e Parque Gráfico: Rua 7 de Setembro, 249-1 Centro - Corumbá-MS

Tel: 3232-1835 / CEP 79330-030 / e-mail: [email protected] Responsável: Farid Yunes Solominy DRT -105/MS

Repórter Fotográfico / Diagramação: Alle Yunes DRT-84/MS

Colaboradores: Rosildo Barcellos e Janir Arruda.

Chefe do Parque Gráfico: Cleberson Calonga (Juninho)

*** A Redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida.

Ladário/MS, 07 a 13/05/2017 Pág.02CORREIODECORUMBA.COM.BR

* Rosildo Barcellos

Nossas escolhasfazem a diferença!

Muitas pessoas ainda não sabem mas o Sistema de Notificação Eletrônica,criado pelo Denatran e desenvolvido pelo Serpro, oferece, desde o início doano, desconto de 40% nas infrações de trânsito aplicadas, principalmente,nas rodovias federais, pois o DNIT e a PRF aderiram ao sistema. Além disso,permite conhecer as notificações pelo seu aparelho móvel ou computador.A ferramenta acelera o processo de entrega das autuações, uma vez queregistra em até três dias a multa cometida pelo infrator e emite o código debarras para pagamento através do celular. Para ter acesso a essa nova realidade, é preciso se cadastrar no aplicativodisponível para Android e iOS, ou na versão web: https://sne.denatran.serpro.gov.br Além dos 40% de desconto nas multas detrânsito, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) contribui para apreservação do Meio Ambiente. Além de reduzir o uso de papel, necessáriopara a impressão das multas, diminui o consumo de combustível fóssil,utilizado nos veículos e caminhões da empresa de correios e telégrafos quedistribuem as notificações nos municípios brasileiros. Certamente que seboa parte da população que circula com seus automotores aderirem ao SNE,cadastrando seus veículos, mais o Meio Ambiente agradece. Quem não secadastrar, continuará recebendo as notificações por Correios.1) Fazer download do aplicativo “Sistema de Notificação Eletrônica” ou“SNE” no Google Play e na Apple Store.2) Cadastro: informar CPF, e-mail, CNH, código de segurança da carteira dehabilidade e criar uma senha.3) Ao se cadastrar no SNE, será possível inserir quantos veículos foremnecessários e receber as infrações no smartphone ou tablet. Quero lembrar também que:1) Caso opte pela notificação eletrônica (cadastro no SNE) e não apresentedefesa prévia nem recurso contra a infração cometida com 40% de descontoaté a data de vencimento é disponibilizado multa a multa, ou seja, além daadesão à notificação eletrônica.2) Dinamizar e facilitar o processo de notificação de trânsito. Se o usuáriocometeu a infração, ele a recebe rapidamente e isso diminui custos ao Estadoe também ao cidadão, que evita de ter que comparecer ao órgão de trânsitopara retirar segunda via de infrações.3) O usuário tem certeza das notificações recebidas. Pelo modelo atual denotificação, além da possível demora em recebê-las pelos correios, emalgumas ocasiões foram relatados desconhecimento e extravios. *Articulista.

Na foto: Lorrayne

Cadastrando SNE

Maio Amarelo vai mobilizarLadário em campanha mundialpor mais segurança no trânsito

PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS“Salva-me , o Deus,por teu nome!!!

Pelo teu poder ,faze justiça para mim!!!(Salmo 54:1)

9847498474984749847498474

99259925992599259925

O município de Ladário está nacampanha mundial Maio Amarelo,proposta pela Organização dasNações Unidas (ONU) e quemobiliza 170 países em defesa dasegurança no trânsito. A intenção éhumanizar e diminuir o número deacidentes e vítimas que temaumentado as preocupações a cadaano, em especial nos centrosurbanos dos municípios. “Em Ladário estamostrabalhando de forma maciça aconscientização tanto dos adultoscomo das crianças”, explicou odiretor presidente da AgênciaMunicipal de Transporte e Trânsito(Agemtrat), Mário DamascenoFrança Filho. Segundo ele, durantetodo o mês serão desenvolvidasatividades que chamem a atençãodas pessoas sobre o cumprimentodas regras de trânsito que possamevitar acidentes. Além dos trabalhos nas ruas,uma orientadora da SecretariaMunicipal de Educação, especialistaem trânsito, estará fazendo palestrasnas escolas. O objetivo é, já a partirdas crianças, chamar a atenção parao fato de que, não há necessidadede se ter tantas pessoas feridas ouum grande número de pessoasmortas em razão de um trânsito ondenão se cumprem normas.

“Nós também estaremosdistribuindo fitas amarelas esolicitando a todos os órgãospúblicos que usem o amarelodurante este mês, para chamar aatenção”, disse Mário. Ele lembrouque essas ações estão no pactoproposto pela ONU que formalizoua DÉCADA DE AÇÃO PELASEGURANÇA NO TRÂNSITO, quevai até 2020, tendo como dataprincipal, o 11 de maio. Além dos prédios públicos, osestabelecimentos comerciais, oumesmo os moradores que quiserem,poderão usar o amarelo em suasfachadas. Faixas, cartazes oumesmo luzes amarelas poderãoalertar para que motoristas,motociclistas, ciclistas e pedestres,prestem mais atenção às normas eevitem acidentes que possam pôrem risco a integridade física daspessoas. Durante o mês também estarãosendo desenvolvidas ações pelosagentes de trânsito que passarão aatuar mais efetivamente nas ruas dacidade, em especial em frente àsescolas. Ladário não é um municípioque tem grandes índices deacidentes, porém o número deocorrências pode ser bem menor semais cuidados forem tomados peloscidadãos.

Ladário/MS, 07 a 13/05/2017 Pág.03CORREIODECORUMBA.COM.BR

Agentes de saúde e enfermeiras se capacitam para melhoraracompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família

Secretaria Municipal de Saúde deLadário em parceria com a Secretaria deAssistência Social e Secretaria deEducação, realizou nos dias 04 e 05 demaio de 2017, reunião com os agentescomunitários e enfermeiras nas 07Unidades de Saúde Básica, tratou dasresponsabilidades relacionadas aocumprimento de ações na área dasaúde, para melhorar as condições dedesenvolvimento das famíliasbeneficiarias do Programa BolsaFamília, principalmente das crianças eadolescentes. Acompanharam areunião a gestora do Cadastro ÚnicoDayane Martins, a coordenadora doPrograma Bolsa Família na Secretaria deEducação Maria Claudia Castello e oCoordenador do Programa na Secretariade Saúde Saturnino Almeida. Uma vez por semestre a secretaria desaúde realiza o preenchimento do mapade acompanhamento com peso e altura.

Iniciamos no mês de março e vai até odia 13 de maio. Condicionalidades doprograma na saúde é garantir a ofertadas ações básica de saúde, ofertandoações de pré-natal, vacinação eacompanhamento do estado nutricionalda criança. Menores de 07 anos e todasas gestantes de 14 à 44 anos. Gestante;- fazer a inscrição do pré-natal ecomparecer as consultas. Criançasmenores de 07 anos - levar as criançasa unidade de saúde para realizaçãoacompanhamento do crescimento edesenvolvimento, cumprir com ocalendário de vacinação da criança.Ministério da Saúde através daSecretaria Municipal de Saúde deLadário está distribuindo 01 frasco derepelente para às gestantesbeneficiárias do Programa BolsaFamília. Objetivo da entrega desseproduto é a prevenção de doençascausadas pelo Aedes aegypti,

pernilongos e outros mosquitos quetambém transmitem doenças. Ladário hoje tem o número de 1950famílias que recebem a Bolsa família. Éimportante destacar que a parceriaentre Saúde, Assistência Social eEducação é indispensável no sentidode dar garantia a esse

acompanhamento. “Vale destacar aimportância do trabalho realizadopelos Agentes Comunitários deSaúde, pois são eles que identificam elevam informações aos beneficiáriosdo programa” destacou Saturnino deAlmeida Coordenador da Bolsa Famíliana Saúde.

Pacientes de Ladário já podem fazer tomografia aquimesmo e receber o resultado em uma semana

Um acordo de cooperação entre aSecretaria Municipal de Saúde deLadário e o Hospital de Caridade deCorumbá (HCC) está garantindo arealização de exames de tomografiacomputadorizada para pacientes deLadário aqui mesmo na região. Antesos pacientes precisavam ir para CampoGrande e enfrentavam uma longa filade espera para conseguir o laudo quegarantiria a conclusão do diagnósticomédico. “Nós conversamos com o doutorSabatel (Antônio Sabatel – diretor doHCC), e ele prontamente nos atendeu”,disse a secretária municipal de Saúde,Ana Lúcia Vasconcelos. Com isso,cerca de 44 pacientes que estavam nafila de espera em Ladário, começaram afazer as tomografias no hospital, no dia1º de maio. “São parcerias importantes para onosso município e para o nosso povo.Estamos cada vez mais buscando esse

tipo de acordo para garantir saúde paranossa gente”, disse o prefeito CarlosRuso, que aprovou a cooperação.Segundo ele, são ações desse tipo queirão contribuir para melhora oatendimento que o ladarense tantoprecisa e merece. Pelo acordo, a Prefeitura de Ladáriorepassa material hospitalar ao HCC,como seringas, agulhas, soro, e todotipo de material de consumo. Aambulância também ficará à disposição,inclusive para a transferência dedoentes para a capital do Estado. Valeressaltar que cada paciente tinha umcusto mínimo de quatro passagens paraCampo Grande, que era a dele própria ea de um acompanhante, ida e volta. A lista de espera, segundo AnaLúcia, vinha desde 2015 e poderáacabar rapidamente. “É que o hospitalpoderá fazer dois exames por dia”,afirmou a secretária. Com isso, em ummês, os 44 pacientes que há dois anos

aguardam para fazer um exame tãoimportante, serão atendidos e terãocomo entregar os resultados e oslaudos para que o médico dêprosseguimento ao tratamento. “Existem nessa lista de espera,pessoas com oitenta anos, com noventa

anos, e crianças também”, disse asecretária, salientando que a prioridadeagora é para as pessoas idosas. Aindasegundo Ana Lúcia, o setor de regulaçãoda Secretaria de Saúde está entrando emcontato com os pacientes para fazer oagendamento dos exames.

PRODUTOS ORTOPÉDICOS EM GERAL.

Ladário/MS, 07 a 13/05/2017 Pág.04CORREIODECORUMBA.COM.BR

*Por Janir Arruda

Reconhecer e Agradecer:Palavras de Ordem!

O conhecimento do patrimôniocultural de um município por meioda educação patrimonial dá apossibilidade de enxergar e manterviva a memória que por sua vez ésocialmente construída. Aimportância do reconhecimentopermite à memória coletiva acomemoração, a celebração atravésde um monumento ou de elementointangível, todavia será por meiodesse reconhecimento que épossível salvar, preservar e darcontinuidade. Tratando especificamente de umdestes entes memoriais que lembrodo antigo cinema Ladário que foifundado em 01 de maio 1936 pelosenhor Agemor Radiche, comlocalização na antiga rua do Portãoe ficou por muito tempo sob acoordenação do senhor JarbasPirato Manso. No ano de 1962, aMarinha passou a ser proprietáriado cinema que teve seu nomemudado para Cine Marinha, porém,fechou em 1972. Hoje, sinto na pele o transpirar dacultura Ladarense e isso me faz estarsempre em contato com pessoas quesabem e conhecem de história,música e cultura. Obtive muitas

informações com o livro SopaParaguaia de João Lisboa deMacedo, assim como os textos deDaiane Lima, artigo de João deCarvalho, e as conversas com JoséLuiz Soares Braga da AAPPIL emembro do emérito conselho denotáveis da cultura Ladarense, assimcomo o relato do senhor Assis daCruz Viana que conta a descrição dafalsificação dos bilhetes do antigocinema. E ele contou (sic) “A turmaenganava, tinha um detalhe ai.Naquela época as lojas de Corumbáfaziam propaganda aqui e quem faziaa propaganda era um anãozinho.Eles vinham distribuir folhetozinhodas lojas de Corumbá, como daPernambucanas na época, Buri,Riachuelo. No Cine Ladário oingresso também era verde eamarelo, pequenininho. O que aturma fazia? Os comportadoscortavam a propaganda no tamanhodo ingresso (risos) e o porteiro eraseu João, o pai do dono do cinema,do Radiche. Ele não enxergavadireito (gargalhadas) metade dosingressos, trinta por cento erapropaganda. Depois que elespercebiam por que o cinema estavacheio e como renda não batia foram

conferir (risos) trinta por cento erapropaganda das lojas de Corumbá. Hoje o espaço do cinema foidestinado a Fundação de Cultura deLadário, sendo reinaugurado em 07de junho de 2016, com esforçopessoal da então titular da pastaWanessa Rodrigues, com apoio daMarinha que revitalizou o espaço emcomemoração aos 151 anos daBatalha Naval Riachuelo. Ressaltoque a dimensão simbólica e políticaalém de serem formas de se pensarestratégias são, sobretudo, formasde analisar o contexto e propor açõespermanentes de preservação econtinuidade fazendo perceberdesta maneira, que a cultura édinâmica e reflexiva, envolta a umsistema de significados. Um bem sóse tem valor quando remete

significados para sociedade, nessesentido, o patrimônio tem umsignificado coletivo para acomunidade ladarense, pois épossível observar a diversidade delembranças através da memória dosmoradores. Assim desejo e estarei ombreandoesforços junto a PrefeituraMunicipal, cantores, atores,instrumentistas, poetas, articulistas,escritores para alimentar o interessepela história local que certamente sãoformas de preservar e reconhecer.Ingratidão e esquecimento: Nunca! Apartir disso, é possível investir empolíticas de preservação e valorização,possibilitando desta forma, que asfuturas gerações conheçam a própriahistória e sobretudo, tenham orgulhodela. *Assessora Executiva

Na foto o Rápido Nossa Senhora Aparecida, com Odloy

Correia, o Leal ao volante, ele que fazia o transporte

Corumbá x Ladário, na época de ouro do Cine Ladário.

Ladário/MS, 07 a 13/05/2017 Pág.05CORREIODECORUMBA.COM.BR

Solenidade marca aposentadoria deservidores da Prefeitura de Ladário

“Trabalhei bastante, passei portodos os setores da creche. Dalavanderia para a cozinha, para alimpeza, para o berçário e estou felizhoje, me sinto realizada, disse IzanilAlves Pinto da Silva, de 61 anos, comlágrimas nos olhos. A partir de agora,todo o amor que dedicou aos filhosde outras pessoas, vai empregar emcasa, tão somente com a família. “Vou viajar, fazer ginástica,descansar, porque eu já trabalheibastante”, disse Maria Ozita Souzade Arruda, 62 anos. Com ainstabilidade no país, ela tinhapoucas esperanças, mas na quinta-feira, finalmente teve a certeza de queestá aposentada e vai poder dedicarmais tempo para cuidar dela própria.

No texto do diploma que foientregue aos servidoresaposentados, estava escrito que “...o futuro traga a colheita dos sonhosplantados durante uma vida detrabalho, e que doravante, o exemplode vida e profissionalismo possaservir de diretriz para aqueles quepermanecem no serviço público”. “Agradeço a Deus e a todas aspessoas que conviveram comigo.Aqui eu sempre fui bem atendida esempre atendi bem, e espero quedaqui para frente continue assim”avaliou Marilda Ferreira Brasil, outraservidora de 62 anos que recebeu aaposentadoria. “Agora vou arrumarminha motinha pra andar nela”,concluiu Marilda feliz por tercumprindo uma etapa produtiva davida.

O PREVLADÁRIO foi criadoem 2013 e deveria ter aposentado osprimeiros servidores em 2015. “Mastivemos alguns problemas e sóagora nessa gestão é que asaposentadorias começaram a sair”,disse Maria Angélica BarrosGonçalves, diretora presidente doinstituto. Segundo ela, mais setefuncionários estão na fila e devemse aposentar ainda este ano, o quenão deverá ser problema, já que oPREVLADÁRIO tem R$ 12 milhõesem caixa para custear os benefícios.“Analisando friamente nós temosuma previdência consistente,coerente, transparente, querealmente aplica e faz valer o direitode seus segurados, é melhor que oINSS, acredito eu”, avaliou oprefeito Carlos Ruso. Para ele, o

PREVLADÁRO está sólido e comestabilidade para garantir o futurodos funcionários da prefeiturasegurados pelo instituto. Carioca da gema, trazido paraLadário pela esposa, RobertoRodolfo Souza foi motorista daambulância da Secretaria Municipalde Saúde. Durante sua vida, viumuita gente doente, passando mal,ajudou muitas pessoas e por váriasvezes imprimiu velocidade parasalvar vidas. Hoje, depois de seaposentar, disse que vai voltar à suaterra natal, pelo menos para umpasseio, “depois eu volto, afinal decontas Ladário é um paraíso”,finalizou o carioca que se aposentouna Pérola do Pantanal e virouladarense de fato e de direito.

Assessoria PML

A Toyota, uma das maisrespeitadas montadoras do mundo,acaba de chegar em Corumbá eregião. A concessionária quecarregará a bandeira japonesa nomunicípio é a Kampai e abriu suasportas na sexta-feira, 5 de março, aàs 20 horas. A cerimônia oficial deinauguração reuniu clientes damarca, diretores, colaboradores,imprensa e autoridades locais. A Kampai possui sede em CampoGrande desde junho de 2000, e a novaunidade é mais um empreendimentodo Grupo Enzo, que atua no segmentoautomobilístico há mais de 30 anos.O Grupo é formado por 22 empresas– entre concessionárias e prestadorasde serviço - espalhadas por cidadesde Mato Grosso do Sul, Mato Grossoe São Paulo. O diretor do Grupo Enzo, Karlos

TOYOTA INAUGURA CONCESSIONÁRIA EM CORUMBÁCésar Fernandes, ressalta que agrande motivação para instalação deuma unidade em Corumbá foiassegurar que não só os veículos,mas a alta qualidade dos serviçosestivesse ao alcance do consumidorcorumbaense. “Não basta dirigir umToyota. É necessário aproximarefetivamente o proprietário dosatributos da marca, garantindo atotal satisfação.” Localizada na Avenida RioBranco, nº 59, a Kampai segue osmodernos padrões de tecnologia esustentabilidade da montadora. Noshowroom, o consumidor tem adisposição toda gama de veículosToyota a pronta entrega e conta comuma estrutura exclusiva de pós-venda, com oficina completa eassistência técnica especializada,fazendo com que o cliente Toyota

não precise mais se locomover paraoutras cidades em busca deserviços. O atendimento é no localcom orçamentos na hora, entreoutras comodidades. É justamente no quesitoatendimento, que o público deverásentir a grande diferença. Aconcessionária chega trazendovários prêmios e certificações de

programas de qualidade Toyotaque atestam a competência daKampai para acolher e atender comexcelência os anseios doconsumidor corumbaense. Maisinformações poderão ser obtidaspelo telefone (67) 3234-0400 oudiretamente na KampaiConcessionária Toyota – Av. RioBranco, 59, Centro.

C M A P

Ladário/MS, 07 a 13/05/2017 Pág.06CORREIODECORUMBA.COM.BR