Solidariedade

28

Transcript of Solidariedade

Page 1: Solidariedade
Page 2: Solidariedade

Saúde e Doença

OMS (Organização Mundial de Saúde)

SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, psíquico e social do indivíduo.DOENÇA é a falta ou perturbação da saúde.

Page 3: Solidariedade

“Saúde é a realização real da conexão criatura-criador, e a doença, o contrário momentâneo de tal” Joseph Gleber, em “O Homem Sadio”, (Roberto Lúcio Vieira de Souza)

Page 4: Solidariedade

CAUSAS DAS DOENÇAS

HEREDITÁRIAS (GENÉTICAS)

CONTAGIOSAS:substancias químicas, insetos, bactérias, vírus e parasitas.

psicossociais (fatores ambientais, psíquicos e sociais)

Page 5: Solidariedade

DOENÇAS HEREDITÁRIAS

DOENÇAS CONTAGIOSAS

PSICOSSOCIAIS

ligação espiritual, expiação; testemunhando fé, paciência, resignação.

prova ou expiação, fragilidade perispiritual.

Por ação própria, por influência dos outros, mas somos os únicos responsáveis pelo equilíbrio ou desequilíbrio energético de nossos corpos.

Page 6: Solidariedade

ORIGEM ESPIRITUAL DAS DOENÇAS

“As doenças fazem parte das provas e vicissitudes da vida terrena, são inerentes à grosseria da nossa

natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos.” (Allan

Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Page 7: Solidariedade

Jesus nos asseverou que “se a vossa mão ou vossos olhos forem motivos de escandalos ,cortai-os e lançai-os longe”; ou seja , é preferível entrarmos no templo da vida , com limitações, do que perder mais uma oportunidade de superação...”Se já falimos muitas vezes em experiências da autoridade, da riqueza, da beleza física, da inteligencia, não seria lógico receber identica oportunidade nos trabalhos retificadores.” Andre Luiz

Page 8: Solidariedade

“... o número de enfermidades essencialmente orgânicas, sem interferências psíquicas, é positivamente diminuto... A maioria das moléstias procede da alma, das profundezas do ser.”

“... qualquer desarmonia interior atacará naturalmente o organismo em sua zona vulnerável. Um experimentar-lhe-á os efeitos no fígado, outro, nos rins e, ainda outro, no próprio sangue. “

“A cura jamais chegará sem o reajustamento íntimo necessário.

 

Page 9: Solidariedade

Quando uma enfermidade, uma perda, o luto ou uma mudança de vida maior afeta uma pessoa,

recursos espirituais podem ajudá-lo a alcançar a recuperação

Page 10: Solidariedade

Emmanuel nos diz: “É muito importante combater as moléstias do corpo, mas ninguém

conseguirá eliminar efeitos, quando as causas permanecem. Usa os

remédios humanos, todavia inclina-te para Jesus e renova-te,

espiritualmente, nas lições de seu amor. A doença, quando não seja a

advertência das células queixosas do tirânico senhor que as domina, é a mensageira amiga, convidando a

meditações necessárias”.

Page 11: Solidariedade

“Se Deus não houvesse querido que os

sofrimentos corporais se dissipassem ou abrandassem em

certos casos, não teria posto ao nosso alcance meios de cura. A esse

respeito, a sua solicitude, em

conformidade com o instinto de

conservação, indica que é dever nosso

procurar esses meios e aplicá-los.” Allan

Kardec

Page 12: Solidariedade
Page 13: Solidariedade

O “amar ao próximo como a sí mesmo”, concretizado na CARIDADE, movimenta as correntes energéticas do corpo espiritual, alcançando todas as suas estruturas.

Page 14: Solidariedade

EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS SOBRE A CARIDADE? Estudo com milhares de voluntários nos EUA Luks A. “Voluntários Felizes:A voluntariedade faz as pessoas sentirem-se bem, fisica e emocionalmente” Psychology Today 1988;22(10):34-42)

Page 15: Solidariedade

EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS SOBRE A CARIDADE? Alcoólicos em tratamento que iniciaram trabalho de auxílio tiveram resultados melhores de abstinência e interação socialPagano M E, Friend KB, Tonigan JS, Stout RL. Helping other alcoholics in Alcoholics Anonymous and drinking.

Page 16: Solidariedade

Pacientes com dor crônica que tornaram-se tiveram significante diminuição de queixas como dores,tiveram e redução das limitações funcionais . Arnstein P, Vidal M, Well-Federman C et al. From chronic pain patient to peer: Benefits and risks of volunteering. Pain Management Nurses 2002; 3(3):94-103.volunteering. Pain Management Nurses 2002; 3(3):94-103.

Page 17: Solidariedade

EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS SOBRE A CARIDADE?

Aposentados (> 65anos) que tornaram-se voluntários tiveram significante indices de maior satisfação e qualidade de vida, maior percepção de propósito de vida e menos sintomas sintomas de depressão, ansiedade e somatização. InternationalHunter KI, Linn MW. Psychosocial differences between elderly volunteers and non-volunteers

Melhor qualidade de vida, melhor saúde física e mental e maior longevidade em grupo de voluntários. Moen P, Dempster-McClain D,

Page 18: Solidariedade
Page 19: Solidariedade

VID-20150317-WA0025.mp4

Page 20: Solidariedade
Page 21: Solidariedade
Page 22: Solidariedade

. Justamente quando eu mais precisava de voçe! Just when i needed most you! (Alice Melania).

Se algúem te procurar, é porque voçê tem!Se alguém te procurar com frioé porque voçê tem o cobertorCom alegria é porque voçê tem o sorriso acolhedor;Com lágrimas,é porque voçê tem o conforto;Com dor,é porque voçe tem a possibilidade de aliviá-la;Com palavras,é porque tem a capacidade de ouvi-las;Com fome,é porque voçe tem o alimento;

Page 23: Solidariedade

.Com dúvidas,é porque voçe tem o caminho;Com desanimo,é porque voçe tem o estímulo;Com desespero,é porque voçe tem a serenidade;Com segredos,é porque voçe tem a cumplicidade;Em tumulto,é porque voçe tem a paz de espirito;Com confiança;é porque voçe tem a segurança;

Page 24: Solidariedade

.Ninguem chega a voçe por acaso;Voçe não procura alguém por acaso;Há uma responsabilidade nas mãos de quem é procurado..Corresponda, entregando o que esperam de voçe;Cuide para não frustrar quem te procura.Faça tudo que estiver ao teu alcançe, quando alguém te procurar;Pode ser que voçe seja sua maior esperança.Olhe para trás, veja os obstáculos que voçe já superou;Veja o quanto voçe já aprendeu nesta vida e quanto já cresceu;Olhe para a frente, não fique parado.Levante quando tropeçar;

Page 25: Solidariedade

.

Estabeleça metas;Tenha planos e prossiga com firmeza.Olhe para o lado e socorra quem precisa de voçe;Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.Olhe para baixo! Não pise em ninguém;Perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las.Olhe para cima, há um Deus maior que voçe;Um Deus que te ama muito e tem todas as coisas sob o Seu controle.Sinta esse Deus que olha por voçe em todos os dias da tu vida!

Page 26: Solidariedade

A Biologia da Crença – ““A nova biologia ressalta o papel da mente como o fator primordial a influenciar a saúde.. Nessa realidade, uma vez que controlamos nossos pensamentos, tornamo-nos mestres de nossa vida, e não vítimas dos genes”

Page 27: Solidariedade

”Pensamentos, que são a energia da mente, influenciam diretamente a maneira como o cérebro físico controla a fisiologia do corpo. A energia” dos pensamentos pode ativar ou inibir as proteinas de funcionamento das células”. Bruce Lipton

Page 28: Solidariedade

“É surpreendente a descoberta de que os nossos genes não são imutáveis, mas se alteram em resposta a diversos fatores. Nossos genes são equipados com um mecanismo liga-desliga e esse mecanismo é acionado por uma atitude mental”. “a idéia é de que o corpo pode curar a si na atuação do genes que comandam o nosso corpo no sentido da cura. Em outras palavras, o corpo humano já vem equipado com um mecanismo de auto-cura.