SOM Mapa Sonoro

6
1 Organizado e redigido pelo Professor Marcello Ferreira Soares Jr para a disciplina de Música Colégio Conhecer Conteúdo curricular: Música Aluno:__________________________________________ Ano:_____ Prof. Marcello Ferreira Soares Jr. O som Todo som é resultado de um fenômeno de agitação das moléculas de um meio (ar/água) em um determinado espaço de tempo. Esta agitação ocorre devido a uma descarga de energia mecânica sobre um corpo/objeto, que faz o corpo/objeto vibrar. Esta vibração forma o que chamamos de onda mecânica. A descarga inicial de energia que gera a onda é chamada de pulso. Quando uma onda é gerada por vários pulsos que ocorrem num intervalo periódico de tempo, ela passa a ser chamada de onda periódica. A velocidade na qual a matéria vibra é chamada de Frequência. O ouvido humano é capaz de ouvir frequências entre 20 Hz e 20.000 Hz (o dó central do piano tem a frequência de 261,626Hz). Contudo, a percepção de algumas dessas frequências (som) é idiossincrática; isto é, nesse processo a percepção de cada indivíduo é diferente, é individual. A velocidade da frequência define se um som é agudo ou grave. Quanto mais rápida a frequência, mais agudo é o som. De forma inversa, quanto mais lenta, mais grave é o som.

description

material didático

Transcript of SOM Mapa Sonoro

Page 1: SOM Mapa Sonoro

1

Organizado e redigido pelo Professor Marcello Ferreira Soares Jr para a disciplina de Música Colégio Conhecer

Conteúdo curricular: Música

Aluno:__________________________________________ Ano:_____

Prof. Marcello Ferreira Soares Jr.

O som

Todo som é resultado de um fenômeno de agitação das moléculas de um meio (ar/água) em um determinado espaço de tempo. Esta agitação ocorre devido a uma descarga de energia mecânica sobre um corpo/objeto, que faz o corpo/objeto vibrar. Esta vibração forma o que chamamos de onda mecânica.

A descarga inicial de energia que gera a onda é chamada de pulso. Quando uma onda é gerada por vários pulsos que ocorrem num intervalo periódico de tempo, ela passa a ser chamada de onda periódica.

A velocidade na qual a matéria vibra é chamada de Frequência. O ouvido humano é capaz de ouvir frequências entre 20 Hz e 20.000 Hz (o dó central do piano tem a frequência de 261,626Hz). Contudo, a percepção de algumas dessas frequências (som) é idiossincrática; isto é, nesse processo a percepção de cada indivíduo é diferente, é individual.

A velocidade da frequência define se um som é agudo ou grave. Quanto mais rápida a

frequência, mais agudo é o som. De forma inversa, quanto mais lenta, mais grave é o som.

Page 2: SOM Mapa Sonoro

2

Organizado e redigido pelo Professor Marcello Ferreira Soares Jr para a disciplina de Música Colégio Conhecer

Eco: ocorre quando o som reflete-se após se chocar contra um obstáculo e retorna com a mesma energia. Esse som é percebido como uma repetição “atrasada” do primeiro som. Ressonância: também ocorre quando o som é refletido após se chocar contra um obstáculo. Conduto, esse som retorna com menos energia, dessa forma, não é percebido claramente e é confundido com o primeiro. Qualidades do som: Altura: permite distinguir se um som é agudo ou grave, ela é determinada pela velocidade da frequência. Intensidade: a intensidade ou força do som (volume) depende da amplitude das vibrações que geram a onda sonora; ou seja, dependendo da energia utilizada para emitir um som a intensidade pode ser maior ou menor. A amplitude é medida em Decibéis (Db). Duração: indica o tempo que o som permanece em nosso ouvido. Timbre: é a qualidade que permite reconhecer e diferenciar as vozes das pessoas ou os instrumentos que estão tocando num trecho musical. O timbre é a mais complexa das qualidades do som, pois todos os elementos vistos anteriormente interferem em sua percepção. Por isso dizemos que cada instrumento gera um som próprio.

Page 3: SOM Mapa Sonoro

3

Organizado e redigido pelo Professor Marcello Ferreira Soares Jr para a disciplina de Música Colégio Conhecer

O Ruído

O ruído é um som que provoca desconforto ao ouvido, pois, é um conjunto de sons mesclados e desorganizados. Isso ocorre porque ele não tem longitude de onda, frequência ou amplitude constante e definida. Os ruídos são divididos em duas classes: Ruído branco: é composto de todas as frequências audíveis num mesma amplitude. Ele é o ruído ouvido nos aparelhos de tevê quando o sinal é cortado. Ruído rosa: é composto por frequências graves e agudas com as médias atenuadas. O excesso de ruído pode causar danos à audição. Existe uma escala que determina a quantidade de ruído a que o ouvido humano pode ser exposto. Escala de ruído: A. Baixo - 30 a 55 dB; B. Ruidoso – 55 a 75 dB; C. Ruído forte – 75 a 100 dB; D. Ruído desconfortável - a partir 100 dB; E. Limiar de dor – 140 dB.

Page 4: SOM Mapa Sonoro

4

Organizado e redigido pelo Professor Marcello Ferreira Soares Jr para a disciplina de Música Colégio Conhecer

Vamos analisar o s sons. Duração:

1. Breve;

2. Longo;

3. Contínuo. A. Amplitude:

1. Forte;

2. Fraco;

3. Forte > fraco;

4. Fraco > forte.

B. Frequência:

1. Grave;

2. Agudo;

3. Grave > agudo;

4. Agudo > Grave

Vamos criar nossas categorias para analisar o som: Quanto a “forma”: 1._______________________________________________________________________________ 2._______________________________________________________________________________ 3._______________________________________________________________________________ 4._______________________________________________________________________________ Quanto a “textura”: 1._______________________________________________________________________________ 2._______________________________________________________________________________ 3._______________________________________________________________________________ 4._______________________________________________________________________________

Page 5: SOM Mapa Sonoro

5

Organizado e redigido pelo Professor Marcello Ferreira Soares Jr para a disciplina de Música Colégio Conhecer

Quanto ao emissor: 1._______________________________________________________________________________ 2._______________________________________________________________________________ 3._______________________________________________________________________________ 4._______________________________________________________________________________

Page 6: SOM Mapa Sonoro

6

Organizado e redigido pelo Professor Marcello Ferreira Soares Jr para a disciplina de Música Colégio Conhecer

Ficha do Som: Local:_____________________________________________ Descrição do local: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Som Duração Amplitude Frequência

Forma Textura Emissor