Som

3
FÍSICA E QUÍMICA A Ano 2 SOM ATRIBUTOS DO SOM Intensidade do som Define-se como a energia que atravessa, na unidade de tempo, uma área unitária perpendicular à direcção de propagação. A unidade S.I. é o W.m -2 . Considerando duas ondas sonoras com a mesma frequência , quanto maior for a amplitude da onda sonora, maior será a intensidade do som. Considerando duas ondas sonoras com a mesma amplitude , quanto maior for a frequência da onda sonora, maior será a intensidade do som. A intensidade do som permite distinguir entre um som forte e um som fraco. Compressões (Zonas de alta pressão) Rarefacções (Zonas de baixa pressão) O sinal sonoro é a propagação de uma vibração de um meio mecânico, por sucessivas compressões e rarefacções deste. As frequências do diapasão e da onda sonora originada pelo respectivo sinal são iguais.

Transcript of Som

Page 1: Som

FÍSICA E QUÍMICA A Ano 2

SOM

ATRIBUTOS DO SOM

Intensidade do som Define-se como a energia que atravessa, na unidade de tempo, uma área unitária perpendicular à direcção de propagação. A unidade S.I. é o W.m-2. Considerando duas ondas sonoras com a mesma frequência, quanto maior for a amplitude da onda sonora, maior será a intensidade do som.

Considerando duas ondas sonoras com a mesma amplitude, quanto maior for a frequência da onda sonora, maior será a intensidade do som. A intensidade do som permite distinguir entre um som forte e um som fraco.

Compressões

(Zonas de alta pressão)

Rarefacções

(Zonas de baixa pressão)

O sinal sonoro é a propagação de uma vibração de um meio mecânico, por sucessivas compressões e rarefacções deste.

As frequências do diapasão e da onda sonora originada pelo respectivo sinal são iguais.

Page 2: Som

FÍSICA E QUÍMICA A Ano 2

Altura do Som A altura do som está directamente relacionada com a frequência da onda sonora. A altura do som permite distinguir entre um som alto (agudo) e um som baixo (grave).

O som é tanto mais alto (agudo), quanto maior for a sua frequência.

SONS PUROS/SONS COMPLEXOS

Um som simples ou puro tem uma frequência bem definida. (Ex. Diapasão)

Sons complexos resultam da combinação de sons puros.

Page 3: Som

FÍSICA E QUÍMICA A Ano 2

Som fundamental - menor frequência Harmónicos - som puro, cuja frequência é um múltiplo inteiro da frequência do som fundamental.

A – Som Fundamental B – Segundo harmónico C – Terceiro harmónico

A onda resultante da sobreposição de uma frequência fundamental com as dos seus harmónicos: Ainda é uma onda periódica, com a mesma frequência do som fundamental

Não é uma onda harmónica sinusoidal.

O timbre resulta da combinação do som fundamental e dos seus harmónicos.