“Somente aqueles que se - Meditar em Deus - Fazer o bem · belo do Mundo de Deus. ... volvidos na...

32

Transcript of “Somente aqueles que se - Meditar em Deus - Fazer o bem · belo do Mundo de Deus. ... volvidos na...

“Somente aqueles que se reergueram superando a dor, tendo

a consciência de que ela é ‘adestradora’ da alma, são capazes

de compreender de verdade a dor de outras pessoas. Sem compreender de verdade a dor dos outros, não é possível salvá-los. Ao superarmos

uma grande dor, conseguimos aprimorar a nossa personalidade.”

Trecho extraído do livro ‘Assim se concretiza o Amor’, 7ª ed., p. 235, de autoria do fundador da

Seicho-No-Ie, Professor Masaharu Taniguchi.

Editorial

Sumário Conversa com o leitor

07

11

13

26

22

2728

1720

31

Matéria de Capa

Perfil

Notícias das Regionais

Cerimônias

Homenagem – Dia dos Pais

Lançamento de Livros

Escritório na Floresta

Relato de Experiência

Eventos

Seminários Treinamento Espiritual SNI/BR

Líderes que ganharam os prêmios Comenda Círculo de Luz, Duplo Círculo de Luz e Honra ao Mérito Divulgação-Exterior

Prel. Arquimedes T. V. dos Santos

Uma conversa boa entre amigos, que ofere-ce amor e paz entre uma palavra e outra. Notícias alegres e ensinamentos que despertam para a vida. É mais ou menos assim que o Boletim Informativo Círculo de Harmonia quer que se sinta quando em sua companhia. Apesar de todos os compromissos e preocupações, é possível separar alguns instan-tes para contemplar o agora e pensar no lado leve da vida. Nesta edição, você poderá se deleitar com um poema inspirado, numa arte especial, para pas-sar alguns instantes contemplando a sabedoria e o belo do Mundo de Deus. Temos as mensagens dos Presidentes, sempre com refl exões importantes. Na matéria de capa, a luz que emana dos Seminários de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, trazendo paz aos corações humanos. Confi ra também a 3ª Cerimô-nia de Consolidação da Paz Eterna entre os povos en-volvidos na Guerra Guaranítica, a 13ª Cerimônia em Memória dos Povos Negros e Índios que participa-ram da construção dos países Ibero-Americanos, a 8ª Cerimônia em Memória dos Pioneiros do Brasil e Oração Pela Paz Mundial, e a 2ª Cerimônia para Orar pela Grande Harmonia de Deus, Natureza e Seres Humanos, ocorrida no Japão e transmitida ao Brasil via internet. Comemore conosco o aniversário do Es-critório na Floresta, uma iniciativa ousada do nosso Supremo Presidente. Veja em PERFIL os líderes que ganharam os prêmios por ocasião da comemoração dos 88 anos da Seicho-No-Ie. Aproveitando o tema da 62ª Convenção Nacional dos Jovens da Seicho-No-Ie, que será dia 23 de julho, instigamos você a procurar sua liberdade ainda mais intensamente. Use olhos e coração para louvar o lado bom da vida, das pesso-as, das coisas e, ao mesmo tempo, para estender a mão nas situações em que este lado bom não estiver plenamente manifestado. Mantenha a mente livre de todos os apegos e ilusões. Isso é ser verdadeiramen-te livre. Muito obrigado!

Círculo de HarmoniaDiretor-Presidente: Yoshio MukaiGerente Responsável: Ailli de Mello FrançaRedação: Fábio Dummer Camargo Silvia Aparecida Rabelo FontesProjeto Gráfico: Paulo César Santos de AzevedoDiagramação: Vânia Silva de AraújoCapa: Vânia Silva de AraújoTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Plural Indústria Gráfica Ltda.

Correspondência para oBoletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – JabaquaraSão Paulo – SP – CEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2273

Website: http://www.sni.org.br/chonlineE-mail: [email protected]

Registro nº 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-Ie do Brasil

Este produto é impresso na PLURAL - uma empresa comprometida com o meio ambiente e com a sociedade; oferece produtos com o selo FCS, garantia de manejo florestal responsável.

Meio AmbienteHorta orgânica da Academia de Ibiúna (SP)

04 Mensagem dos PresidentesPreletores Fumio Nishiyama e Yoshio Mukai

3ª Cerimônia de Consolidação da Paz Eterna entre os povos envolvidos nas GuerrasGuaraníticas

13ª Cerimônia em Memória dos Povos Negros e Índios que participaram da construção dos países Ibero-Americanos e 8ª Cerimônia em Memória dos Pioneiros do Brasil e Oração Pela Paz Mundial

Cerimônia para Orar pela Grande Harmonia entre Deus, Natureza e Seres Humanos

3

Qual é o pecado maior:aquele cometido sabendoou aquele cometido não sabendo?

Fumio NishiyamaPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina

Reverências, muito obrigado.Esta pergunta é feita

muitas vezes na Seicho-No--Ie. Deixarei a resposta para mais tarde, mas os senhores assistiram o vídeo no início do ano, quando o Prof. Ma-sanobu Taniguchi nos apre-sentou a sua Mensagem de Ano Novo?

O Professor Masanobu nos propõe três práticas para construir a base da nova ci-vilização, e diz: A primeira é uma “vida de dieta alimentar sem a carne, de baixa emis-são de carbono”; a segunda, um “modo de vida com eco-nomia de recursos naturais, de baixa emissão de carbo-no”; e a terceira, práticas das “atividades que enfatizem e expressem a natureza, de

baixa emissão de carbono”. Talvez essas práticas não

sejam tão fáceis de serem adotadas, pois nos diversos países do mundo, inclusive aqui no Brasil, temos diver-sas dificuldades, quer seja de natureza econômica, quer seja de natureza política, e além disso existe a força cul-tural inercial do uso e cos-tume, que veio nos regen-do até hoje, e isso acaba se opondo às mudanças.

Mas, muitas pessoas no mundo estão sofrendo como resultado da velha civiliza-ção que emite o dióxido de carbono e demais gases de efeito estufa na atmosfera, causando o aquecimento global, cujo resultado todos os senhores já conhecem, e o pior de tudo é a instabilida-de na paz mundial. Portanto, mesmo que seja uma peque-na prática, gostaríamos que os senhores buscassem esse modo de vida de baixa emis-são de carbono.

Além disso, precisamos manter uma vida em que vi-vamos de maneira ética. Na Seicho-No-Ie utilizamos a

palavra “cidadão ético”. Na Diretriz da Seicho-No-Ie ex-plica-se sobre essa palavra da seguinte maneira: “Cida-dão ético” se refere a uma pessoa que, do ponto de vista humano, além de ser atencioso com os pobres, socialmente vulneráveis, faz escolhas em suas ativida-des diárias, incluindo o que consome, com base na ética entre gerações e ética am-biental, a fim de realizar uma sociedade em que a nature-za e os seres humanos estão em harmonia.

Essa explicação talvez não seja fácil de se enten-der, pois é bem teórica. Mas, vamos dar um exemplo. No Japão, a Seicho-No-Ie re-comenda às pessoas para que não comam a banana. É porque a banana é impor-tada muitas vezes dos paí-ses onde a mão de obra dos mais pobres é explorada. A recomendação é justamen-te para ser atencioso com os pobres, socialmente vulne-ráveis, e não consumir uma fruta assim produzida, pois esse consumo significaria falta de ética.

Mensagem do Presidente Doutrinário

Foto: Acervo SNI/BR

4

Mas no Brasil a situação é diferente e creio que o con-sumo da banana não signifi-caria isso. Portanto, precisa-mos conhecer, estudar e até pesquisar para saber se o que estamos consumindo é um produto eticamente correto.

Saber e conhecer é muito importante para não come-termos fenomenicamente o pecado. Ensina-se na Seicho--No-Ie que um pecado come-tido sem saber é muito mais grave do que o pecado co-metido sabendo. Isso porque quando cometemos o pecado sem saber que é pecado, aca-bamos excedendo e fazendo

muito mais do que aquele que sabe que é pecado e que não deve ser feito.

O consumo da carne está tomando o alimento de mui-tas pessoas carentes, pois, para produzir a carne se uti-liza como ração os cereais que poderiam servir como alimento dessas pessoas ca-rentes, em quantidades mais do que suficientes. Ao saber-mos disso, com certeza pen-saremos em reduzir o consu-mo da carne. Aquele que não sabe, simplesmente acha de-licioso e vai consumir cada vez mais a carne, pois não sabe que ao consumir um

quilo de carne, ele consumiu indiretamente pelo menos sete quilos de cereais.

Este é um exemplo da diferença em ser ou não um cidadão ético.

Desejo sinceramente que trabalhem para o Movimento de Iluminação da Humani-dade - Movimento Interna-cional de Paz pela Fé, tendo em mente esse tipo de pen-samento e consciência, sem-pre buscando a construção da base da Nova Civilização.

Agradeço pela atuação de todos!

Mensagem do Diretor-Presidente

Yoshio MukaiDiretor-Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil

Foto: Acervo SNI/BR

Para ter uma vida verdadeiramente vivida e eternamente jovem

Reverências, muito obrigado.De acordo com a Lei “se-

melhante atrai semelhante”, a Seicho-No-Ie é o ponto de encontro de almas elevadas, plenamente conscientes da imortalidade de suas vidas. Por isso, atuamos com vigor e alegria em nossas várias ati-

vidades, sempre imprimindo no livro de nossas almas uma vida verdadeiramente vivida.

O que é ter uma vida ver-dadeiramente vivida? É a cons-cientização profunda da sua própria Imagem Verdadeira.

Particularmente, posso definir meus afazeres, den-

5

tro do movimento, como a expressão da Imagem Ver-dadeira de minha vida. Pode haver um tônico para manter a juventude mais forte do que esse?

Quantos de vocês con-seguem estar conscientes de sua Imagem Verdadeira, no dia a dia? Conheço mui-tos amigos e amigas de fé, alguns com idade avançada, que continuam sempre jo-vens, posto que transmitem em seus atos de amor a doce certeza de que a Vida só pode ser imortal.

Ensina o Prof. Masaharu Taniguchi:

“Aquele que embora tenha ultrapassado a casa dos ses-senta, constantemente planeja novos empreendimentos, ex-plora novas áreas de atividades e absorve novas ideias, conser-vando dinamismo e entusiasmo vibrantes, será sempre jovem”. (Ensinamento da Verdade para Jovens, volume 1, Masaharu Ta-niguchi, 8ª impr., 2012, pág. 127).

Na Seicho-No-Ie, já ocu-pei inúmeros cargos desde antes dos 20 anos de idade. Agora, com mais de 80 e no-vamente reconduzido a Di-retor-Presidente, olho para mim e me pergunto se algo mudou. Sinto que pouco, pois quando a Seicho-No-Ie circu-la em seu sangue, e ela é a primeira e a última coisa que você pensa ao longo do dia, o tempo não o envelhece, ape-nas o aprimora.

Grande parte dos que me leem agora conhecem bem o

segredo da longevidade, mas recapitulemos juntos alguns pontos importantes.

Método antirrugas – Aprendemos na Seicho-No-Ie que um semblante carregado e austero, mas vazio de ideais, sempre envelhece mais rápi-do. Por outro lado, altruísmo, sorrisos e amabilidade, são potentes antirrugas.

Segredo para vencer na vida – Imprima forte fé até aos serviços mais delicados que presta. Para tanto, aper-feiçoe o que diz, pensa e vê a cada instante. É o amor que concede ininterruptamente que amplia seu espírito ao tamanho necessário à vitória que almeja na vida.

Para conhecer a si mesmo e saber qual é de fato a sua missão – Sonhar, criar metas, planejar e agir: você realmen-te usa todo o seu potencial nesse sentido? Só descobrirá, de verdade, quando colocar em prática o seu Ideal Interno (ver Prefácio de O Livro dos Jovens). Nas tarefas rumo ao objetivo, aprenda a conhecer e aplicar todas as suas virtu-des, e clarifique tudo ao redor emanando grande gratidão, mesmo às pequenas coisas.

Aplique a força do Agora – O Agora é a presença de Deus, e nele deve ser depositada a totalidade de si. Muitos pas-sam a vida toda esperando para viver. Se há limites, to-me-os por lições libertadoras. Se você acha que nesse mun-do fenomênico ainda mani-festa muitos defeitos, desfaça

Mensagem do Diretor-Presidente

Oração Pela Paz Mundial

“O infinito amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual de Amor. Esta luz se intensifi-ca, cobre toda a face da Terra e preenche o coração de to-das as pessoas com o espírito de Amor, Paz, Ordem e Con-vergência para o centro.”

Livreto Shinsokan e outras Orações – Oração Pela Paz Mundial, p. 19 -

Masaharu Taniguchi

suas imperfeições a partir de pensamentos mais aperfei-çoados. Pratique a Medita-ção Shinsokan. Desperte para a sua perfeição de filho de Deus. A alma acordada para sua Imagem Verdadeira ultra-passa os seus limites dentro de cada atividade.

Que desse modo, a Luz poderosa e doce da Verdade seja impressa no livro de sua alma, e que, de hoje em dian-te, você tenha uma vida ver-dadeiramente vivida.

Nova Reverência. Muito Obrigado!

6

“De ora em diante, bons elementos, que são encarnações de espíritos enviados do alto para salvar as pessoas, virão de todos os pontos para esta

academia e aqui farão milagres”. (TANIGUCHI, M. Revelações Divinas, pág. 57).

O caráter premonitório das revelações divinas recebidas pelo fundador da Seicho--No-Ie, Prof. Masaharu Tani-guchi, como a acima posta, escrita em 14 de março de 1932, talvez nunca tenha sido tão apurado e certeiro.

7 razões para participar dos seminários nas Academias de Treinamento Espiritual

da Seicho-No-Ie

Para marcar os 85 anos da ideia de criar lugares espe-cíficos onde se praticaria a Vida e, assim, as pessoas são salvas sob os mais variados aspectos, o Boletim Informa-tivo CÍRCULO DE HARMONIA preparou esta matéria es-

pecial sobre as Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie. ‘Quando se fala em Seicho-No-Ie, a compreensão dos aspectos doutrinários como a Ima-gem Verdadeira e Perfeição Absoluta da Vida, dominar

Treinamento Espiritual

As Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie são polos formadores de líderes e de pessoas bem-sucedidas.

Foto: Acervo SNI/BR

7

o destino utilizando-se das leis mentais e o poder da palavra e das três práticas fundamentais, não estamos tratando somente de teoria, mas de vivência espiritual, e tal vivência só pode ser atin-gida, em plenitude, frequen-tando-se os seminários nas academias”, explica o Supe-rintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO--NO-IE DO BRASIL Fernando Antonio Mendes Marques, Preletor da Sede Internacional. Números de vidas e famí-lias salvas, curas, metragem, quantidade de eventos e pessoas, e uma série de itens objetivos, embora igualmen-te importantes, não serão priorizados nas linhas abai-xo, pelo fato de nossa equipe

sugerir a compilação de 07 itens, na forma de perguntas e respostas pelas quais uma pessoa encontra razões para participar de um dos nossos eventos, nas academias.Origens – Embora no Brasil haja o registro pelos irmãos Matsuda de receberem jo-vens para treinamento es-piritual, no ano de 1942, em Ibaiti/PR, o primeiro semi-nário como o conhecemos hoje foi realizado em maio de 1948, em Tóquio, naque-la que é conhecida atual-mente como Academia de Treinamento Espiritual de Tobitakyu. Desde então, as academias são planejadas e construídas para se vivenciar a prática dos ensinamentos fundamentais da Seicho-No-Ie.

As programações preveem palestras, orações, atividades com a natureza e práticas e cerimônias que envolvem profunda gratidão e grandes transformações.

Treinamento Espiritual

Fotos: Silvia Fontes

8

7 razões para você participar dos Seminários de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie

1) Por que se afirma que o treinamento espiritual da Academia da Seicho-No-Ie geralmente é mais eficiente do que somente ler livros ou assistir palestras? É por-que na Academia se “prati-ca” a vida.

2) O que significa o trei-namento espiritual para quem dele participa efeti-vamente? a) Despertar da natureza divina; b) Cura de doenças e abandono de vícios; c) Despertar para a

prática de gratidão e a con-sequente prosperidade.

3) Qual o diferencial de um seminário de treina-mento espiritual com ofe-renda de trabalho? a) Vivi-ficar a vida; b) Manifestar amor através do trabalho; c) Anular o ego; d) Conside-rar o trabalho como bênção de Deus; e) Dar o dízimo a Deus oferecendo a Ele o seu vigor; f ) Agradecer aos pais; g) Manifestar o verdadeiro sentimento de gratidão.

4) Quais características típicas de um líder que as pessoas desenvolvem após participarem de um semi-nário de treinamento espi-ritual? a) Constrói uma vi-são; b) Elabora um plano de ação; c) Desenvolve caráter e princípios impecáveis; d) Passa a manifestar gran-de entusiasmo; e) Torna-se proativo; f ) Aprende a ser um multiplicador; g) Sabe formar sucessores.

5) Qual a importância

Ao serem recebidas com um ‘Muito Obrigado’ e uma reverência, ali mesmo começa um profundo despertar espiritual em cada participante.

A atividade de gratidão desperta o amor e a reverência à vida. As atividades iniciam

bem cedo, com a ginástica matinal.

Foto: Henrique Kubo

9

Treinamento Espiritual

As cerimônias e práticas nos remetem a gratidão aos antepassados e aos pais, sentimento que transforma

destinos milagrosamente.

Foram consultadas as seguin-tes fontes:

Treinamento para formação e capacitação de líderes formadores de caravanas para seminários nas academias;

Revelações Divinas;Módulo de Estudos da Seicho-

-No-Ie: Módulo 1

das academias para a for-mação de valores humanos e proporcionar sucesso na vida dos participantes? Ao praticar a Meditação Shin-sokan, ler livros e sutras sagradas e praticar atos de gratidão, o ser humano desperta para a sua nature-za divina de filho de Deus, ele se reconcilia com todas as coisas do Céu e da Ter-ra, desperta para a Verdade de “Deus, Natureza e seres humanos são unos na Ima-gem Verdadeira” e, assim, encontra naturalmente as soluções para os diversos problemas da vida.

6) Qual a primeira lição aprendida em um treina-mento espiritual, que deve-mos levar pelo resto da vida

e será, sem dúvida, o iní-cio de uma grande jornada de sucesso? Desenvolver a prática cotidiana de reve-renciar tudo e todos com um sincero Muito Obri-gado. Nas academias, é possível praticar isso sem constrangimentos, e enco-raja para tornar uma práti-ca do dia a dia. Em suma, é a diferença entre a felici-dade e a infelicidade.

7) Por que o treinamen-to espiritual é realizado geralmente em academias construídas em locais afas-tados dos grandes conglo-merados urbanos? Porque assim os participantes têm a oportunidade de aprimo-rar a alma em um curto es-paço de tempo, concentran-

do suas mentes somente em fatos alegres, em bons planos, grandes esperanças, e na convicção de que são filhos de Deus, herdeiros de todas as virtudes divinas.

Para saber mais, como endereços das academias e datas de eventos, acesse www.sni.org.br/academias.

Refeitório da Academia de Ibiúna.Fotos: Silvia Fontes

10

Verduras e legumes abastecem os eventos da academia, a Casa de Repou-so da Grande Harmonia e ainda sobra para ser doado.

Desde o ano de 2014, a Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna/SP cultiva uma hor-ta orgânica (sem aditivos de adubos), dentro de suas de-pendências. Uma compos-tagem própria garante uma boa produção, que abastece o refeitório da Academia, a Casa de Repouso da Gran-de Harmonia e residências de funcionários. “E quando

há uma superprodução de algum produto, enviamos para a Sede Central, em São Paulo/SP, ou fazemos ‘feiri-nhas’ para os seminaristas, e ainda sobra para doarmos para a Casa de Repouso Santa Rita, que fica no cen-tro da cidade de Ibiúna”, ex-plica o diretor da Academia de Ibiúna, Preletor Gil Kana-siro Filho.

Vivência para mais de metro – Na horta da Aca-demia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna/SP, são cultivadas várias espécies de verduras

Superprodução de amor na horta orgânica de Ibiúna

Meio Ambiente

Os 1.000m2 de cultivo abastecem a Academia e ainda sobra para doar a outras entidades.

e legumes, em uma área de aproximadamente 1.000m2. Dela se pode colher alface, couve, rúcula, salsinha, ce-bolinha, cenoura, beterraba, pimentão, inhame, abóbora e chuchu. De acordo com o Preletor Gil, não houve ainda a oportunidade de se quan-tificar a colheita total, pois depende da necessidade de cada seminário. “O fato é que nunca falta”, comenta. O as-pecto pedagógico, presente na atual Diretriz da Seicho--No-Ie, que remete às práti-cas de vivenciar a natureza, é amplamente aproveitado

Fotos: Paulo César Santos de Azevedo

11

Meio Ambiente

pelas organizações, durante os seminários específicos.

Aprendizado que vai sendo multiplicado – Um dos aspetos mais gratifican-tes desse trabalho, de acor-do com o Preletor Gil, é que os participantes dos even-tos saem não apenas com a vivência, mas também com o aprendizado. “Demons-tramos como se faz a com-postagem e os seminaristas ou cursistas plantam mudas com suas próprias mãos”, conclui o preletor.

Indagado se haverá ne-cessidade de se ampliar a horta num futuro próximo, o Preletor Gil Kanasiro Filho diz que a produção ainda é suficiente, mas não descar-ta a possibilidade.

Todo o processo é manual e sem uso de qualquer forma de adubo.

Horta passou a ser ponto constante de visitação e de atividades dos seminaristas e cursistas.

Para mais informações sobre a Política Ambiental e as ações da SEICHO-NO-IE DO BRASIL nesse sentido, acesse www.sni.org.br/meioambiente.

Fotos: Paulo César Santos de Azevedo

12

A Seicho-No-Ie vista pelos olhos de quem doa a ela a vida e recebe a felicidade

Gratidão, atos de amor, prática, fé na Imagem Verdadeira e humildade: essas são apenas algumas das características dos homenageados de 2017.

Perfil

Há mulheres e homens cujo codinome é doação. A ale-gria dos outros é que dá testemunho de si. Por isso, embora condecorados, não falam de feitos, nem de virtudes especiais: “Fiz o que tinha de fazer, somen-te isso”, disse sabiamente o Preletor Tuguio Teramae em homenagem surpresa que recebeu no Encontro Nacio-nal de Representantes, em novembro de 2016. Tal senti-mento preponderou entre os vencedores das premiações Duplo Círculo de Luz, Círcu-lo de Luz e Honra ao Mérito, entregues durante a 88ª So-lenidade Comemorativa da Fundação da Seicho-No-Ie e Transmissão da Sagrada To-cha da Verdade, no mês de março último.Por isso, a seção Perfil des-ta edição do Boletim Infor-mativo Círculo de Harmonia (ed. 296, julho/agosto) abre espaço para conhecermos um pouco mais de algumas dessas “celebridades” cuja notoriedade vive no silên-

cio que zela pelo outro, no ato que devota gratidão ao próximo e na alegria de servir à salvação verdadei-ra do maior número possí-vel de pessoas.

“Critérios? Quais são mes-mo...?” – Os critérios são muitos e devem passar por avaliação em várias instân-cias, tanto regionais quanto na Sede Central da SEICHO--NO-IE DO BRASIL. Em resu-mo, os premiados são eleitos dentre milhares pelo seu re-conhecido mérito e destaca-da atuação na divulgação da Seicho-No-Ie. No entanto, ao entrevistar alguns dos home-nageados, percebe-se que o que menos passa pelos seus pensamentos é “se vão reu-nir ou não” os pré-requisitos. “O maior mérito é simples-mente pertencer à Seicho--No-Ie, pois é vivência, apli-cação diária, fazer com rigor e alegria a sua parte”, explica Ioshico Tanabe Endo, da Re-gional SP-MARÍLIA. Conhe-ceu o movimento em 1997 e nunca mais parou de atuar.

Hoje, com 61 anos de idade, pratica regularmente Visita de Bênção e divulga cerca de 800 registros espirituais para a Festividade do Santu-ário Hoozo do Brasil. “Mando carta, e-mail e visito. Depois passo de casa em casa para receber”, conta.

“Seu filho nasceu com as duas pernas perfeitas e é assim que irá crescer” – Foi essa a orientação pesso-al recebida diretamente do saudoso Preletor Miyoshi Matsuda, no ano de 1967, quando a sra. Odette Maria Santos Ladeira, da Regional SP-SANTANA, hoje Preletora em Grau Máster, procurou a Seicho-No-Ie para pedir aju-da. Seu filho, então com sete anos de idade, havia que-brado o fêmur e, segundo a medicina, teria de conviver com uma diferença de 12 centímetros entre uma per-na e outra. “Quando tiraram o gesso, depois de um ano, os médicos e todos nós vi-mos com felicidade e espan-to: meu filho estava com as

13

Perfil

pernas perfeitas”. O então menino é hoje diretor-pre-sidente de uma das maio-res indústrias brasileiras de utensílios para cozinha. A Prela. Odette, desde a década de 1960, portanto há meio século, vem se dedicando à Seicho-No-Ie, sendo atual-mente presidente da Asso-ciação Pomba Branca (Mu-lheres) da Associação Local Vila Maria, em São Paulo, mas já atuou em vários car-gos e apresentação de gran-des eventos da organização. Ao ser solicitada a deixar uma mensagem e/ou con-selho às novas lideranças, é categórica: “Se quiserem ser felizes, façam o que eu

fiz. Ao vivenciarem a Seicho--No-Ie, suas vidas não ape-nas serão repletas de fatos tidos por milagres, mas vo-cês passam a sentir Amor, o Amor de Deus, o Amor à Vida. Jovens, vocês encon-trarão o sublime significado da palavra Amor, dentro da Seicho-No-Ie”, arrebata.

De nervoso e com mente obscura a grande líder da Seicho-No-Ie e empresário bem-sucedido – Os efeitos sonoros das primeiras ati-vidades logo após o almoço na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna/SP, numa época em que o cardápio era basica-

mente arroz e repolho (e o público assistia às palestras sentado em almofadas) é parte das memórias do hoje Preletor Máster e empre-sário da área de colchões Tomohiko Ota, da Regional SP-CAMPINAS. “Graças aos aprendizados na Academia, venci todas as barreiras, minha mente era obscura, eu era muito nervoso, mas quando entrei no salão no-bre, no ano de 1971, um cla-rão iluminou minha mente e minha vida inteira, quan-do o preletor disse catego-ricamente ‘você é filho de Deus’”, conta o Prel. Ota, que desde então é pura dedica-

Fotos: Jorge MiuraDa esq. para à dir., Prela. Odette Maria Santos Ladeira; Prel. Tomohiko Ota; Prela. Maria Helena Segantin Braga e Prel. Jorge Nishihata.

14

ção pelo movimento.

“O ensinamento que é a luz do mundo só pode iluminar a sua vida, desde que você vivencie a gratidão” – No ano de 1987, quando Maria Helena Segantin Braga, da Regional SP-MARÍLIA conhe-ceu a Seicho-No-Ie, seu filho mais novo apresentou um tumor maligno no rim es-querdo. Hoje, Preletora em Grau Máster, Maria Helena pediu orientação pessoal, à época, e seguiu à risca. “Vi-sualizar a Imagem Verda-deira e ler a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, no entanto, eu fiz mais: acor-

dava todas as madrugadas às 2h e ficava fazendo a Ora-ção para Perdoar até o dia amanhecer”, revela a Prela. Maria Helena. Hoje, seu filho é baterista da Banda da As-sociação dos Jovens da SNI/BR, conhecido como Braga. A Prela. Maria Helena tem hoje 74 anos de idade e é a presi-dente da Associação Pomba Branca (Mulheres) da Asso-ciação Local de Lucélia/SP. Sua dica aos mais novos de movimento é simples, mas contém, em si, uma com-pletude intrínseca: “O ensi-namento ‘homem, filho de Deus’ é a luz do mundo, por isso traz tudo de bom e feliz em nossa direção. O segre-

do, que na verdade não se trata de ‘segredo’, é mani-festar o sentimento de gra-tidão à todas as coisas do céu e da terra, e se dedicar firmemente a atos de amor ao próximo de forma volun-tária”, completa.

“A atuação na Associação dos Jovens fez do rapaz in-trovertido que eu era uma pessoa feliz e de sucesso profissional” – É assim que se define o Preletor em Grau Sênior Jorge Nishihata, de 65 anos, atuante na Regional SP-CAMPINAS. Ele afirma não saber o que é crise e explica o segredo: “É o ato de oferecer o seu melhor para o mundo, pois quanto mais você favo-

Fotos: Aline Marques

15

Perfil

recer o mundo, mais a lei do dá e receberás o alcançará, protegerá e se manifestará em seu dia a dia”, explica o Prel. Nishihata.Vidas salvas – A Preletora As-pirante Maria Bárbara Gaspar,

Sachiko Shimizu – PA-PARÁOdette Maria Santos Ladeira – SP-SANTANA

Cleusa Alves Fernandes – MG-TRIÂNGULO e ALTO PARANAÍBA

Círculo de LuzTomohiko Ota – SP-CAMPINAS

Maria Helena Segantin Braga – SP-MARÍLIALuciana Rua Tonon – SP-SANTANAJorge Nishihata – SP-CAMPINAS

Honra ao Mérito pela DivulgaçãoIoshico Tanabe Endo – SP-MARÍLIA

Maria Bárbara Gaspar – PR-UMUARAMA

Duplo Círculo de Luz

Confira a lista completa dos vencedores de 2017:

da Regional PR-UMUARAMA, de 72 anos, conhece a Seicho--No-Ie desde 1983 e é uma fervorosa divulgadora dos en-sinamentos. “A Seicho-No-Ie salvou a minha vida depois que perdi uma filha com 26

anos de idade. Parece que an-tes da Seicho-No-Ie, era tudo apenas um filme ruim, que já passou. Hoje é que tenho uma vida verdadeira e feliz”, comen-ta a Prela. Maria Bárbara.

ERRATA O Líder da Iluminação José Roberto Jonas de Magalhães, que representou o Brasil na Festa das Dádivas da Natureza no Japão, que aparece nas páginas 16 e 17 do Boletim Informativo Círculo de Harmonia 295, na verdade é formado em Engenharia Ambiental, e não em Gestão Ambiental, conforme consta na matéria.

16

Matéria Especial

Parabéns, Escritório na Floresta!

Inaugurado em 07 de julho de 2013, a Sede Internacional da Seicho-No-Ie, o Escritório na Floresta, inova na construção e no conceito de um novo estilo de vida.

Localizado na cidade de Hakuto, na província de Yamanashi, no Japão, o Es-critório na Floresta é a nova morada mundial do Movi-mento de Iluminação da Humanidade – Movimento Internacional de Paz pela Fé. Sua construção envolveu

uma séria pesquisa, visando erigir um edifício ambien-talmente correto, que sirva de modelo para o início de uma nova, moderna e cons-ciente civilização. Nova, por-que surge agora, mediante um novo conceito de vida. Moderna, porque dispõe de

novas tecnologias, criadas para irmanarem homens e natureza num ambiente co-mum, em completa harmo-nia e simbiose positiva; e, claro, consciente, justamen-te por sua postura de cui-dado e reverência à Vida de Deus que vibra em cada ser.

Acervo: Sede Internacional

17

Como se não bastasse seu conceito arrojado e único, o Escritório na Floresta já nasceu batendo alguns re-cordes. É a maior edificação em madeira do Japão. Apre-senta uma capacidade de resistir a terremotos 1,25 ve-zes maior que a média das construções do Japão, de acordo com as normas do país. É também o primeiro edifício Energy Zero Buil-ding do Japão. Isso significa que a construção é capaz de prover a si mesma de toda a energia necessária para o seu funcionamento.Na entrada do Prédio Nor-te foi construída a chama-da “Sala Verde” e na entra-da do Prédio Sul a “Sala de Luz”. Além de escritório e sala de reuniões em cada prédio, há um salão para

400 pessoas, a sala de ju-ramento pela Paz Mundial (sala de orações), a sala de agradecimento e medita-ção, refeitório, lojas, creche etc. Na área do “Escritório na Floresta” há a praça de acolhimento de todas as religiões, em que estão ins-taladas a estátua do Cristo Eterno, transferida da Sede de Harajuku, em Tóquio, e que simboliza a “Identi-dade de todas as religiões em sua essência”, o reló-gio de sol, simbolizando o propósito da Seicho-No--Ie de expressar somente as coisas boas da vida, e a torre de sete andares, que representa a “Torre de sete tesouros”, citada na Sutra de Lótus. A altura da torre é 2,5m. E a missão da Seicho--No-Ie e as metas do Movi-

mento Internacional de Paz pela Fé são representadas nos seguintes “sete símbo-los”: 1) Identidade de todas as religiões na sua essência (as sete religiões); 2) Símbo-lo da Paz Mundial (os sete continentes); 3) Harmonia entre a diversidade étnica (os sete povos); 4) Harmo-nia entre a diversidade cul-tural (as sete culturas); 5) Harmonia entre as gerações (as sete gerações); 6) Har-monia entre os seres vivos (as sete vidas); e 7) Harmo-nia e expansão entre núcle-os e organizações da Sei-cho-No-Ie (os sete núcleos). No terreno do escritório, da entrada até o escritório, há cinco pontes sobre os va-les. A ponte Kannon, ponte da Grande Harmonia, ponte da Paz Mundial da origem

Matéria Especial

Acervo: Sede Internacional Foto: Carlos Alberto da Silva

18

única de todas as religiões, ponte da vontade divina e ponte da caridade. Confira as instalações do Escritório na Floresta e comemore jun-

10 de abril de 2014: 23° Grande Prêmio do Meio Ambiente Global – “Prêmio Ministro do Solo e Transportes” 07 de novembro de 2014: Prêmio da Cultura Arquitetônica da Província de Yamanashi 2014 – “Prêmio Incentivo Cultural Arquitetônico” 12 de maio de 2015: 3° Ano-Prêmio Carbono Neutro – “Grande Prêmio Carbono Neutro” 20 de maio de 2015: 13° Ano-Prêmio Design Ambiental / Instalações – Categoria Design Ambiental: “Prêmio Excelência”

to com a Seicho-No-Ie mais esta importante conquista na obra de salvação deste maravilhoso planeta!

Histórico de Premiações do Escritório na Floresta

Foto: Carlos Alberto da Silva

Fotos: Carlos Alberto da Silva

Foto: Viviane Hara

19

Relato de Experiência

Meu nome é Arquimedes Tadeu Ventura dos Santos, sou divulgador da Associa-ção Local Vila Brasilina, em São Paulo (SP). Sou casado e tenho um casal de filhos. Conheço a Seicho-No-Ie desde 1973, através de meus pais. Tive uma infância mui-to difícil e pobre, tendo que trabalhar desde os seis anos de idade. Parei os estudos na sexta série e durante mi-nha adolescência fui muito revoltado. Fiz muitas coisas erradas como usar drogas e abandonar minha casa. Ti-nha muita revolta contra meu pai, porque ele bebia muito. Quando conheci minha es-posa, trabalhava como lava-dor de carros e estava então com 20 anos. Reencontrei o ensinamento da Seicho-No--Ie e passei a frequentar uma

Associação Local. Com cinco meses de namoro, já ocupa-va cargo de gerente de uma fábrica de salgados. Depois de um ano namorando nos casamos.

Meu primeiro filho, com 15 dias de vida, contraiu ic-terícia e precisou ficar inter-nado. Quase precisou fazer uma grande transfusão de sangue. Quando a enfermei-ra me comunicou o fato, quis logo doar o sangue; porém, ela me disse que eu não ti-nha peso suficiente. Tinha então 1,85 e pesava 49 kg. Revoltei-me muito, pois ape-sar de conhecer a Seicho-No--Ie, não estava praticando os ensinamentos. Meu filho se recuperou sem a transfusão. Nessa época, tinha muitas desavenças com minha sogra e desarmonia no lar.

Passados 02 anos, nasceu nossa filha, Jeniffer. Continu-ava não me dedicando aos ensinamentos. Sentia muito ódio de tudo e todos. Traba-lhava tentando dar tudo para minha família, mas nada dava certo. Bebia muito e não que-ria voltar para casa. Sempre chegava tarde. Quando mi-nha filha completou um mês de vida, adoeceu com bas-

tante gravidade. Liguei para meus pais, para que fossem ao hospital conosco. Saímos em alta velocidade, pois per-cebemos que a cada momen-to ela piorava. No hospital, minha filha estava no colo de minha esposa, quando vimos que ela estava ficando roxa. Minha mãe arrancou a meni-na dos braços da mãe e saiu gritando com ela pela emer-gência, chamando a atenção dos médicos, que então a atenderam imediatamente. Quando viram a gravidade do caso, deram prioridade a ela e pediram pra que saíssemos da sala. Naquele momento, a menina estava tendo uma parada cardíaca e respiratória.

Fui para fora do prédio e comecei a me desesperar. Nisso, vi uma janela aber-ta. Dela dava pra ver minha filha tomando choques. Do lado de fora, eu dava socos na parede e gritava de de-sespero. Estava muito revol-tado. Olhando para o céu, fa-lei “Deus da Seicho-No-Ie, se você existe, prove isso agora!” Nesse momento, passou pela minha cabeça o quanto havia agido errado e me arrependi, do fundo do coração. Come-cei a chorar e pedir perdão

Problema grave da filha desapareceu sem deixar sequelas

Acervo pessoal Prel. Arquimedes

20

a Deus, aos meus pais, aos meus sogros, minha esposa e a todos que magoei. Quando olhei de novo, o médico já es-tava desistindo dos choques.Mas, por um milagre, justo neste momento minha filha começou a reagir e a chorar.

“Nesse momento, passou pela minha cabeça o quanto havia agido errado e me ar-rependi do fundo do coração. Comecei a chorar e pedir per-dão a Deus, aos meus pais, aos meus sogros, minha es-posa e a todos que magoei.”

Passado aquele susto, o médico disse “Sua filha está melhor, mas será removida para um hospital melhor, pois lá terá mais recursos para o tratamento. Porém, devido à seriedade do problema, ela ficará com a cabeça maior que o corpo.” Mentalmente neguei o que o médico disse e procurei ver a Imagem Ver-

dadeira. Comecei a ler a Su-tra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. No dia seguinte, vários médicos se reuniram e me disseram: “Sua filha tem um problema sério; devido à parada respiratória, o coração também parou por alguns minutos e o cérebro ficou sem oxigênio. Ela ficará com sequelas definitivas, porém, trataremos dela como se fos-se uma rainha”. Levantei-me, respondendo que ela não fi-caria com sequela nenhuma. Voltei para a UTI onde ela es-tava e li 400 sutras sagradas para ela.

O prazo de permanência previsto para a internação era de um mês. Porém, de-corridos 15 dias, minha filha já estava em casa. Precisou do acompanhamento de um neurologista, mas, enquan-to isso, fazia oração de per-dão para meus pais, sogros e todas as pessoas que tinha

magoado. Em poucas consul-tas o neurologista liberou mi-nha filha do tratamento, pois não havia sequela nenhuma. A original Imagem Verdadeira estava manifestada.

Hoje, sou Preletor da Seicho-No-Ie e Presidente da Federação Fraternidade da Regional SP–Jabaquara. Minha filha tem 30 anos de idade, é saudável, formada, casada e mãe de uma meni-na de um ano e meio. Meu fi-lho tem 32 anos, é saudável e maravilhoso.

Deixo aqui registrada mi-nha gratidão a Deus e ao Mes-tre Masaharu Taniguchi por este maravilhoso ensinamen-to. Agradeço ainda aos meus pais, sogros e minha esposa. Agradeço, sobretudo, aos meus filhos, pois graças a eles me voltei para o filho de Deus que sou. Muito obrigado!

Acervo pessoal Prel. Arquimedes

À esq. a família toda reunida; à dir. vemos Jeniffer, seu marido e a filha do casal. Felicidade plenamente realizada!

21

Cerimônia

das fundações da época em que jesuítas e várias li-nhagens de índios guaranis viviam juntas em harmonia, ainda estão por lá.

Os índios guaranis, que ocupavam o local, no ano de 1750, receberam ordem para deixarem o lugar e seguirem para o outro lado do rio Uruguai. Porém, decidiram lutar pelas terras que con-sideravam suas. Travou-se uma sangrenta luta entre colonizadores e índios, que terminou em 1756, com um saldo de 1.500 índios mor-tos. Há ainda hoje no lugar

um monumento em tributo a esses índios; uma cruz de madeira com cinco me- tros de altura, erguida pelos jesuítas após o massacre.

A fim de apaziguar os espíritos desses guerrei-ros, a Seicho-No-Ie reali-za a referida cerimônia. A solenidade teve a partici-pação de vários membros da Seicho-No-Ie local, pertencentes à Regional RS-Ijuí e a população lo-cal. Realizada em frente à chamada igreja dou-rada, as almas são evo-cadas para receberem a

Crédito: www.saomiguel-rs.com.br

No último dia 30 de abril o Preletor Eraldo Pires do Nascimento conduziu a 3ª Cerimônia de Consolida-ção da Paz Eterna entre os povos envolvidos nas Guer-ras Guaraníticas, na cidade de São Miguel das Missões (RS). Fundada em 1632, o nome é uma referência dos jesuítas aos “santos das missões”, por sua organi-zação para cristianizar os índios. Visitar São Miguel das Missões é praticamen-te uma viagem no tempo, uma aula de história ao vivo, pois as reminiscências

3ª Cerimônia de Consolidação da Paz Eterna entre os povos envolvidos nas Guerras

Guaraníticas

22

Fotos: Eraldo Pires do Nascimento

leitura da Revelação Divina da Grande Harmonia e da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. Durante a cerimônia, o Preletor Eral-do afirmou com veemência a existência unicamente da harmonia eterna do mundo da Imagem Verdadeira, ne-gando a existência de lutas e conflitos.

Parabéns a todos que compareceram e com muito amor oraram pela paz en-tre os povos envolvidos nas guerras guaraníticas!

Confira as fotos.

23

Todos os anos, no dia 07 de Setembro, dia em que se comemora a Independên-cia do Brasil, a Seicho-No--Ie realiza duas cerimônias de cunho espiritual muito importantes: a Cerimônia em Memória dos Pioneiros do Brasil e Oração pela Paz Mundial e a Cerimônia em Memória dos Povos Negros e índios que participaram da construção dos países Ibero-Americanos. A fina-lidade é orar pelas almas daqueles que contribuíram para a edificação do Bra-sil e dos países da Améri-ca Latina. Tais povos foram expulsos de suas terras, ti-veram sua cultura aviltada e suas populações dizima-das. Com a mesma consi-deração, são evocadas as almas daqueles que foram trazidos cativos da África e daqueles que, nascidos no Brasil e países da Ibero--Americanos viveram sob o jugo da escravidão. Trata-se de uma homenagem e tam-

bém de uma oração sincera para que estas almas sejam abençoadas pela Verdade e sejam salvas. Pelo poder das palavras contidas na Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, os espíritos que por ventura mantenham ainda al-gum sentimento de ódio, má-goa ou rancor, libertam-se de seus sofrimentos, e passam a enviar vibrações de proteção

ao Movimento de Iluminação da Humanidade e a todos os seus parentes e descenden-tes. Nesta ocasião, represen-tantes de nações indígenas e negros participam dos ce-rimoniais, convidados pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Você também é nosso(a) convidado(a) para este dia es-pecial. Agende-se e participe conosco!

13ª Cerimônia em Memória dos Povos Negros e Índios que participaram da

construção dos países Ibero-Americanos e 8ª Cerimônia em Memória dos Pioneiros do

Brasil e Oração Pela Paz Mundial

LOCAL – Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna (SP) ENDEREÇO – Estrada Vicinal Seicho-No-Ie, 1.350 – Bairro Paiol – Ibiúna/SP TEL.: (0xx15) 3241-1632 / DATA – 07 de setembro de 2017 - HORÁRIO – 9h

Cerimônia

Foto: Acervo SNI/BR

24

No dia 11 de março a hu-manidade relembra um fato trágico, que serviu de alerta para o fato de que precisa-mos reformular seriamente nosso modo de ser e viver. Trata-se do Grande Terre-moto do Leste do Japão, ocorrido em 2011, que dei-xou 18.500 mortos ou desa-parecidos e que provocou um acidente nuclear cujos efeitos ainda são sentidos. O sismo atingiu a escala 7 – a máxima possível – na es-cala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica

Deus, natureza e seres humanos são originariamente unos!

Cerimônia

do Japão. Provocou ondas de tsunami de mais de 10 metros de altura e gerou evacuações na costa de pelo menos 20 países. Além dos danos causados a milhares de vidas, ao meio ambiente e à população local, foi ain-da responsável pela explo-são da Central Nuclear de Fukushima I.

Tendo em vista este alerta, a Sede Internacional da Seicho-No-Ie, no Japão, realiza neste dia a Cerimô-nia para Orar pela Grande Harmonia entre Deus, Na-

tureza e Seres Humanos. Neste ano, esta cerimônia também foi realizada, sen-do transmitida virtualmente para os dirigentes do Bra-sil. O programa da cerimô-nia inclui a realização da Meditação Shinsokan para Praticar as Quatro Mentes Imensuráveis, a leitura da leitura da “Oração para Vi-sualizar a Grande Harmonia entre a Natureza e os Seres Humanos e a mensagem do Supremo Presidente da Sei-cho-No-Ie, do Prof. Masano-bu Taniguchi.

“Os sofrimentos de todas as vidas do planeta Terra já foram removidos, a diversidade delas foi preservada, e agora todos vivem com alegria e felicidade.

Obrigado, obrigado.”(Meditação Shinsokan para Praticar as Quatro Mentes Imensuráveis)

Chamamos de “paraíso” ao estado mental em que todas as existências estão em harmonia. E este esta-do só pode ser conseguido pelo uso correto da mente. O momento pede que co-loquemos nossa mente em ordem e realizemos a UNIFI-

CAÇÃO entre Deus, natureza e seres humanos. Isto sim, será o início de uma nova civilização, amorosa e ética, estabelecida com base na verdadeira paz.

25

Notícias das Regioais

Dirigentes alertas e devotados na divulgação da Verdade

Este pessoal maravilhoso e simpático é parte da liderança do Movimento da Seicho--No-Ie da cidade de Amparo, no interior de São Paulo. Eles pertencem à Regional SP–Campinas e estão firmes na divulgação do ensinamento na região.

A foto é do dia 4 de março deste ano, numa atividade realizada todos os anos para co-memorar a data da fundação da Seicho-No-Ie, que se deu em 1°de março. Com o apoio da Prefeitura de Amparo, 23 dirigentes permaneceram na Praça Pádua Sales - centro, das 08h às 16h, para a divulgação de 3.200 Revistas da Seicho-No-Ie. Foi um sucesso! Parabéns!

Dirigentes devotados da Seicho-No-Ie de Amparo (SP). Da esquerda para a direita: Elisangela Barbosa Lopes; Helena Fe-lippi; Maria de Lourdes Martins; Prelª. Maria de Lourdes Calegari Ancona; Paulo Jr. dos Santos; Prel. Valter de Aguiar; Div.

Luana Molessani; Prelª. Neusa Machado de Aguiar; Rosa Seichi; Prel. Pier Damiano Scarfi e Jayane Gonçalves de Castro.

26

Livros

Ilumine vidas com as palavras da verdade!

LançamentoVivências na Educação

R$ 20,00O livro da querida Preletora Kátia Metran Saita; nas pa-

lavras da própria autora: “Por meio das vivências aqui relatadas, espero que esta

publicação sobre educação dos filhos leve aos casais um pouco mais de esclarecimento sobre o que seja a criança, o jovem, isto é, o “filho de Deus” que recebemos do Pai, com a missão de criá-lo, educá-lo e principalmente amá-lo.

Segundo a doutrina da Seicho-No-Ie, os pais precisam se libertar do apego, que amarra a manifestação da capaci-dade infinita dos filhos, e, com sabedoria e amor, deixar que os filhos cresçam, não só fisicamente, mas integralmente, como seres humanos felizes e harmoniosos.”.

Aproveite esta maravilhosa leitura!

ReediçãoA Vida é uma lição

R$ 25,00Através de variadas experiências, as pessoas vão apro-

fundando a aprendizagem sobre a vida e inconscientemen-te se aproximam da própria Verdade. Trata-se da apren-dizagem contínua da vida, verdadeiramente divertida e interessante. E a Vida a que nos referimos não termina quando morre o corpo carnal, da mesma maneira como a vida escolar não acaba com o término do curso primário, porque sucedem-lhe o curso secundário, o superior e mui-tos outros.

Aproveite esta maravilhosa leitura!

Mais informações:

0800 770 26 00 – de telefone fixo;(11) 5074-4180 - de telefone celular.

www.sni.org.br/onde-encontrar-seicho-no-ie acesse e encontre uma sede da Seicho-No-Ie mais próxima de você

28

29