SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... ·...

20
SOROCABA, JUNHO DE 2016 · ANO 8 · EDIÇÃO 120 DISTRIBUIÇÃO MENSAL GRATUITA Não jogue em vias públicas Página 12 Página 15 Página 8 A bela Jéssica Candido es- tampa a coluna deste mês com toda a sua ele- gância. O bairro Jd das Flores ganhou equipamentos e um espaço para a prática de exercícios físicos gratuitamente Academia ao Ar Livre: Vizinhança Segura Garota Zona Norte Página 6 Em parceria com a Unicef, a USF Paineiras vai receber o projeto voltado para gestantes e crianças no mês de junho. Atividades, palestras e um filme sobre a educação e saúde infantil será exibido aos participantes. A Unidade de Saúde Familiar do Paineiras atende mensalmente 1700 pacientes e faz atendimentos de enfermagem e coleta de alguns exames. SEMANA DO BEBÊ Página 15 Página 8 O colunista de segurança e tecnologia, Le Batista des- creve este mês a sua experi- ência em uma visita ao bairro Habiteto. Um projeto social iniciado há dois anos no bair- ro e que oferece esporte e lazer às crianças. Dominado pelos asiáticos, este esporte é um jogo de pre- cisão e agilidade. Em Sorocaba uma escola de tênis de mesa utiliza a metodologia chinesa e japonesa aos alunos e prati- cantes desta modalidade SEGURANÇA Página 17 Clarice Brramante é podólo- ga e coordenadora do Instituto de Podologia e Saúde, ela con- ta como cuidar bem dos pés. Papo Com... Arquivo Pessoal O esporte aquático, além de relaxante e ótimo para o gasto calórico. Também é um bom aliado para a saúde respiratória e para o bom funcionamento das articulações. Para nível de competição, os treinos mais intensos chegam a gastar 900 calorias. Com apenas 6 meses a criança já pode ir se acostumando com o ambiente aquático e dar as primeiras braçadas. Páginas 7 NATAÇÃO Ônibus Rosa e Azul – Os ônibus do homem e da mulher, que fazem atendimentos e consultas gratui- tas estão com a agenda definida para o mês de junho. Página 5 www.zonanortenoticias.com.br TÊNIS DE MESA Moradores e comerciantes do São Guilherme se uniram com as forças de segurança pública e estão utilizando o aplicativo Whatsapp para trocar informações sobre a segurança local. Pelo smartphone eles trocam mensagens sobre notas falsas, ocorrências e situações de risco com o intuito de diminuir as ocorrências no bairro. Ilustração Ilustração Ilustração

Transcript of SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... ·...

Page 1: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

SOROCABA, JUNHO DE 2016 · ANO 8 · EDIÇÃO 120DISTRIBUIÇÃO MENSAL GRATUITA

Não jogue em vias públicas

Página 12

Página 15

Página 8

A bela Jéssica Candido es-tampa a coluna deste mês com toda a sua ele-gância.

O bairro Jd das Flores ganhou equipamentos e um espaço para a prática de exercícios físicos gratuitamenteAcademia ao Ar Livre:

Vizinhança SeguraGarota Zona Norte

Página 6

Em parceria com a Unicef, a USF Paineiras vai receber o projeto voltado para gestantes e crianças no mês de junho. Atividades, palestras e um filme sobre a educação e saúde infantil será exibido aos participantes. A Unidade de Saúde Familiar do Paineiras atende mensalmente 1700 pacientes e faz atendimentos de enfermagem e coleta de alguns exames.

SEMANA DO BEBÊ

Página 15

Página 8

O colunista de segurança e tecnologia, Le Batista des-creve este mês a sua experi-ência em uma visita ao bairro Habiteto. Um projeto social iniciado há dois anos no bair-ro e que oferece esporte e lazer às crianças.

Dominado pelos asiáticos, este esporte é um jogo de pre-cisão e agilidade. Em Sorocaba uma escola de tênis de mesa utiliza a metodologia chinesa e japonesa aos alunos e prati-cantes desta modalidade

SEGURANÇA

Página 17

Clarice Brramante é podólo-ga e coordenadora do Instituto de Podologia e Saúde, ela con-ta como cuidar bem dos pés.

Papo Com...Arquivo Pessoal

O esporte aquático, além de relaxante e ótimo para o gasto calórico. Também é um bom aliado para a saúde respiratória e para o bom funcionamento das articulações. Para nível de competição, os treinos mais intensos chegam a gastar 900 calorias. Com apenas 6 meses a criança já pode ir se acostumando com o ambiente aquático e dar as primeiras braçadas.

Páginas 7

NATAÇÃO

Ônibus Rosa e Azul – Os ônibus do homem e da mulher, que fazem atendimentos e consultas gratui-tas estão com a agenda defi nida para o mês de junho.

Página 5

www.zonanortenoticias.com.br

tampa a coluna deste mês com toda a sua ele-gância.

Vizinhança Segura

TÊNIS DE MESA

moradores e comerciantes do São Guilherme se uniram com as forças de segurança pública e estão utilizando o aplicativo Whatsapp para trocar informações sobre a segurança local. Pelo smartphone eles trocam mensagens sobre notas falsas, ocorrências e situações de risco com o intuito de diminuir as ocorrências no bairro.

Ilustração

Ilustração

Ilustração

Page 2: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:
Page 3: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:
Page 4: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

EDITORIAL4 Sorocaba, junho de 2016

EDITORIAL

Equipe Zona Norte NotíciasÓtima leitura!

O valor do descréditoO valor do descreditoEstamos desacreditado nos

partidos e em todo o cenário político brasileiro. Queríamos o impeachment para que a eco-nomia e todo o restante voltas-se ao normal, mas infelizmente não foi o que aconteceu. O Go-verno Temer está também se mostrando insustentável fren-te aos escândalos envolvendo cada novo ministro que é no-meado.

Mas essa falta de credibilida-de não é culpa do povo brasilei-ro e dos eleitores, mas sim dos políticos corruptos que se ele-gem ou por falta de uma melhor e maior fiscalização - no caso o ficha limpa se fazer valer de fato - ou pelo coeficiente par-tidário que puxa políticos com menor número de votos.

A incerteza e a falta de con-fiança na política paira sobre toda a população, mas quem está com descrédito na praça são eles, os políticos corruptos, que de um jeito ou de outro se-rão descobertos e aos poucos deixarão de figurar no Planalto, Câmara e Congresso Nacio-nais.

Por isso o voto consciente é

tão importante para o futuro do país. É preciso conhecer bem o seu candidato, para então cre-ditar o voto nele. Em outubro é certo que as eleições munici-pais ocorrerão. E é justamente nesta esfera menor que o cui-dado e o voto bem realizado é necessário, para que os maus políticos não comecem suas careiras e suas corrupções.

Pode ser também que con-voquem novas eleições para presidente junto com as muni-cipais. Se assim for é preciso também não se deixar levar por tudo o que está acontecendo e votar em políticos sem experi-ência ou que ganharam a graça de uma parcela da população com pensamentos extremistas.

Infelizmente falar sobre políti-ca, ou a má política, está sendo assunto recorrente em rodas de amigos e encontros. Mas só assim, com o voto de cada ci-dadão que o país pode mudar. Dar um crédito, votar, vale sim muito para o futuro de um país promissor e para continuarmos acreditando em um brasil me-lhor.

Politicando...

Colaboradores:Clarice Bramante e Le Batista

Zona Norte Notícias é um produto da Doga & Dega Comunicação LTDA. – CNPJ 10.253.692/0001-33

Redação e Administração:Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto - Sorocaba-SP CEP 18070-631

Fone: (15) 3014-9707 - E-mail: [email protected]

Jornalista responsável:André Sano – MTb 47.097

Cel: (15) 97404-5282 ID: 45*16*[email protected]

Artes gráficas:Eslei R. PaladinDpto jurídico:Marco Gabrielli

EXPEdiEntE

ZN notícias e uma publicação independente, compromissado unicamente com o leitor, com a defesa intransigente dos interesses da zona norte de Sorocaba e com a luta pelo desenvolvimento do município. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. A opinião do jornal e expressa no Editorial

Tiragem:15 mil exemplares

Programa de Estágio de JornalismoMurilo Munhoz

[email protected]

Briga entre partidos - Após a condução coercitiva do ex-presidente Lula, levado para depor na Polícia Federal, os ânimos dos militantes de direita e esquerda de Sorocaba se elevaram, culminando em uma agressão ao ex-vereador Arnô Pereira nas ruas da cidade.

Cadeira Disputada - Vitor do Super José está requerendo a vaga de Wanderlei Diogo no legislativo. Por ter uma rirregularidade, ele não pôde assumir a cadeira e deu lugar ao segundo suplente, Wanderlei Diogo. Agora, segundo ele, com tudo regularizado, busca uma forma de assumir o posto de vereador.

Impunidade - Após 1 mês de instalação da faixa exclusiva para ônibus na Av. Itavuvu, os motoristas da zona norte ainda não respeitam a placa de proibido estacionar. O que se vê é o desrespeito às leis e a falta de fiscalização na região por parte dos agentes da Urbes.

Page 5: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

SAÚDE 5Sorocaba, junho de 2016

No início de junho deu início ao processo de construção da casamata para abrigar um acelerador linear, equipamen-to utilizado no tratamento de radioterapia para pacientes com câncer.

Com um valor estimado em R$ 2,5 milhões, a casamata será construída com recursos do Governo Federal, que vai arcar também com o custo do equipamento. O município,

por meio da Santa Casa, está cedendo o terreno.

O prazo de construção das obras será de 180 dias, con-tando a partir do dia 2 de ju-nho, como prevê o próprio edital, além de outros 90, para a instalação de equipamentos e início de atendimento.

No mês passado, a Prefei-tura fez a demolição de um espaço onde funcionava um ambulatório de especialida-

Santa Casa dá inicio a construção da casamataPrazo para conclusão da obra é de 180 dias; e outros 90, para instalação de equipamentos

des médicas. A casamata terá 226 m² de área construída.

De acordo com o gestor da Santa Casa, José Luiz Pimen-tel, a construção da casamata faz parte do Plano Nacional de Expansão em Radiotera-pia. “A construção está au-torizada por todos os órgãos competentes e o prazo de 180 dias começa a contar a partir de hoje”, reitera.

Atualmente, o hospital con-ta com um equipamento de cobalto, que é eficiente, mas a tecnologia do acelerador é mais atual e vai possibilitar aumento nos atendimentos.

Em média, 400 pacientes fa-zem tratamento de câncer por mês na Santa Casa. Destes, 60% são moradores de 48 municípios da região de Soro-caba. “Nossa meta é duplicar o número de atendimentos desse pacientes”, conclui Pi-mentel.

Zaqueu Proença

A área cedida pela Prefeitura terá 226m2 e terá um valor de R$ 2,5 milhões

Agenda dos Ônibus Azul e Rosa para junhoO ônibus da mulher oferece aten-dimento e exames gratuitos às mu-lheres da cidade. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.Entre os dias 6 e 10 de junho, o atendimento será no Supermer-cado Lopes, na Avenida Ipanema, 3.120, Jardim dos Planaltos. Na semana seguinte, entre 13 e 17 de junho, a unidade voltará ao bairro Santa Rosália, mas dessa vez no Hipermercado Extra, na Rua Mario Cinto de Biaggi, 164.Na quarta semana do mês, entre 20 e 24 de junho, o Ônibus Rosa retorna à Policlínica Municipal. De-pois disso, em 27 e 28 de junho, vai ao estacionamento da Creche Maria Claro, na Rua João Wagner Wey, 1.240, Jardim América. E, nos dois últimos dias de junho (29 e 30), segue para o Santo Supermercado, na Avenida Elias Maluf, 1.835, Wa-nel Ville. O Ônibus RosaO Ônibus Rosa começou a circular por Sorocaba em maio de 2007 e tem como foco a saúde reproduti-va feminina. Na unidade móvel são ofertados exames de mama, testes de gravidez, planejamento familiar, além de encaminhamentos para mamografias e exames laborato-riais. Os pacientes precisam levar RG, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Cartão da Unidade Básica de Saúde (UBSs).“Devido à grande demanda, às

vezes o número de atendimentos possíveis para cada dia se esgota nas primeiras horas”, orienta a su-pervisora de saúde das unidades móveis e coordenadora dos even-tos de Saúde da Mulher e do Ho-mem da SES, Viviane Villas Boas.

Ônibus AzulA agenda do Ônibus Azul, tam-bém conhecido como Ônibus do Homem, para o mês de junho foi definida. A unidade móvel oferece, gratuitamente, atendimento médico aos homens. São feitas orienta-ções pós-consultas, atendimentos de enfermaria, planejamento fami-liar e ultrassonografia, e ainda são realizados encaminhamentos para biópsias e exames laboratoriais para urologia, oncologia ou outras especialidades. O atendimento é sempre das 8h às 11h e das 12h às 15h.Entre os dias 20 e 24, o Hipermer-cado Extra abrigará a unidade. O endereço é rua Maria Cinto de Bia-ggi, 164, Jardim Santa Rosália. Na última semana do mês (de 27 a 30), o veículo estará no Santo Super-mercado do bairro Barcelona, que fica na rua Dos Alpes, 1109.Acesso ao serviçoNão é preciso agendar horário para ter acesso ao serviço dos dois Ônibus: basta comparecer ao local indicado, levando documento de identidade, o Cartão do SUS e, se possível, o cartão da Unidade Bási-ca de Saúde (UBS).

Page 6: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

SAÚDE6 Sorocaba, junho de 2016

A Semana do Bebê, que é uma iniciativa da Unicef com outros parceiros, acontecerá

na USF Paineiras, que fica situada a rua Elisa Estefani Lamos, número 321, em So-

Paineiras terá Semana do Bebê entre os dias 13 e 17 de JunhoProjeto é uma iniciativa da Unicef e será destinados à gestantes e crianças até os 6 anos de idade

rocaba, entre os dias 13 e 17 de Junho. O projeto tem por objetivo direcionar o olhar de todos para a primeira infân-cia (da gestação aos 5 ou 6 anos de vida), fase estrutu-rante na vida do ser humano, o alicerce da personalidade.

Serão oferecidas ativida-des para gestantes, mães, pais, bebês e crianças até 6 anos, de 2a a 6a das 09 às 11h da manhã e na 4a feira além do período da manhã, também será exibido um fil-me “O Começo da Vida” às 13h, que será mediado por uma pediatra especialista em desenvolvimento infantil.

A USF é uma Unidade de Saúde da Família que é composta por equipes que atendem uma população es-pecífica com ênfase na pro-moção de saúde (ensinar às pessoas a manter a saúde), prevenção de doenças e se não der certo, tratamento e reabilitação. “No Paineiras atendemos todas as pesso-as da nossa região, que to-talizam aproximadamente 13 mil moradores e muitas de

fora (aproximadamente 7000 pessoas), o que dificulta nosso trabalho, pois somos em 4 equipes e temos recur-sos para bem atender uma região de até 12 mil ou 13 mil pessoas. As demais são atendidas da melhor forma que conseguimos”, explica o médico residente em Medici-na de Família e Comunida-de, Rafael Brandalize Brotto.

Mensalmente são atendi-dos pelos médicos aproxi-madamente 1700 pessoas por mês, além dos atendi-mentos de enfermagem, que segundo o médico chegam a ser bem mais do que isso. Já a coleta de exame chega a receber quase cerca de qui-nhentas pessoas por mês.

As equipes são formadas por Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de En-fermagem, Médico e En-fermeiro, onde atende uma população de até 4000 pes-soas com visitas regulares aos seus domicílios pelos agentes de saúde e pelos médicos, técnicos e enfer-meiros quando necessário.

“Quando falamos em Saúde da família falamos de todos os ciclos da vida e de cui-dado com a família e com a comunidade, então um bom serviço de saúde da famí-lia oferece resolutividade de mais de 90%, ainda não chegamos lá, mas estamos no caminho, e quando não conseguimos resolver nos articulamos com a Rede de Assistência à Saúde encami-nhando o paciente, mas sem perder o seu acompanha-mento regular”, conta.

Além disso, a USF Pai-neiras é uma unidade Es-cola que recebe alunos de graduação em medicina da PUC, alunos de fisioterapia da Unip e de enfermagem, possuindo residência médi-ca e multiprofissional (que é um programa da Prefeitura de Sorocaba desde 2014). Temos sete profissionais de fonoaudiologia, educação física, farmácia, assistência social, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e três residentes de enfermagem”, finaliza o médico.

Ilustração

Cursos, palestras e atividades artísticas e culturais estão entre as atividades

Page 7: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

ESPORTE 7Sorocaba, junho de 2016

Crawl, costas, peito e borbo-leta. Esses são os quatro esti-los utilizados pelos praticantes da natação, um esporte que teve suas primeiras regras criadas pelos Ingleses no sé-culo XIX e que já era praticado na Grécia Antiga.

O professor Angelo Cruz conta que o esporte é um dos mais completos e que o indi-viduo que nada esses quatro estilos chega a trabalhar todos os agrupamentos musculares

do corpo, fortalece os liga-mentos, além de ser indicado para a recuperação de lesões, pois não contém impacto. “Os benefícios principalmente em crianças são diversos como: cardiorrespiratório, flexibilida-de, coordenação motora, au-toestima, autonomia, sociabili-dade, correção postural entre outros”, explica.

Angelo explica também que para iniciar na natação não existe idade definida, porém

A Natação e seus inúmeros benefíciosA natação é um dos mais completos esportes olímpicos e também serve como terapia e prevenção de doenças

ressalta que o ideal seria após os 6 meses, pois já há um desenvolvimento no sistema termo regulador do bebê e há um aumento na sua capacida-de de atenção. “No ESPAÇO FCK trabalhamos com bebês a partir de 1 ano, e não tem limite de idade para a prática”, conta.

Para a prática segura do exercício é recomendado mui-tos cuidados a serem tomados, como o acompanhamento de um profissional da área, evitar ingerir alimentos pouco antes ou durante os treinamentos, e o mais importante de todos, ter uma liberação médica para a prática esportiva.

Jonathan Barletto pratica o esporte desde os 26 anos, mais precisamente há três anos e notou melhora em sua disposição e cardiovascular, já que quem nada geralmente tem uma absorção de oxigênio vinte por cento maior do que quem não nada. “Eu comecei a nadar primeiro porque sem-pre foi um esporte que eu quis

praticar e em segundo para auxiliar meu desempenho na corrida. E também comecei com a natação porque ela é uma modalidade do triátlon, que é o esporte que eu pratico hoje”.

A rotina de treino de Jona-than, que já nadou em Santos e em Florianópolis, onde parti-cipou de um revezamento com outros dois amigos em com-petições de triátlon, é de três vezes por semana com uma hora de duração, podendo chegar próximo a uma hora e meia pouco antes das compe-tições. Os treinamentos são variados com tiros, rodagens, treinos de ritmo, com paraque-das, palmar, nadadeiras, tudo de modo mesclado.

Iniciante do esporte aos 14 anos de idade, Claudinei Pi-res, o Peixe, é nadador profis-sional e começou na natação justamente porque tinha medo de nadar. “Eu comecei a pra-ticar o esporte de competição no Sesi Sorocaba. Iniciei na natação porque tinha mui-

to medo de nadar. Foi ai que aprendi”.

Peixe já participou de cam-peonatos Paulista e Brasileiro, onde sua melhor colocação foi em 4ºlugar nos 200 borboleta no Paulista. Hoje em dia tam-bém participa de provas de tri-átlon de longa distância como o Iron Man e o meio Iron.

Com nove participações no Iron Man, doze no meio Iron - prova que venceu por duas vezes - e um campeonato mundial no Havaí, o nadador, que se prepara para o mundial de Meio Iron na Austrália, trei-na seis horas por dia com uma rotina que agrega exercícios complementares como mus-culação, treinamento funcional e fisioterapia que ajudam a melhorar no rendimento.

Claudinei conta ainda que o início do esporte logo aos 14 anos foi muito importante para a melhora de seu físico em geral e de sua autoconfiança, além também de ter aberto os caminhos para sua vida profis-sional.

Ilustração

Crianças com 6 meses já podem começar a se adaptar com o ambiente aquatico

Page 8: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

ESPORTE8 Sorocaba, junho de 2016

Técnica da equipe juvenil da se-leção sorocabana de handebol e auxiliar técnica da equipe adulta, Aline Rosas, a Pará, recebeu um convite do Comitê Olímpico Brasi-leiro (COB) para carregar a tocha olímpica em sua cidade natal, João Pessoa, na Paraíba. NO dia 3 de junho, aos 36 anos, a ex-atleta, que já disputou, entre outras competi-ções importantes, duas Olimpíadas (Atenas 2004 e Pequim 2008) e dois Jogos Pan-Americanos (Santo Domingos 2003 e Rio de Janeiro 2007) terá a honra de carregar o maior símbolo olímpico.

Pará conta que, após o contato via e-mail, também recebeu uma ligação do COB, na qual confirmou sua presença no evento. “Fiquei muito emocionada e logo contei para os meus familiares, que sem-pre acompanharam minha carreira

como jogadora e agora continuam torcendo por mim como técnica”, comenta. Ela atuava como ponta - desde 1992 -, mas se aposentou em 2014, quando jogava por Itajaí/SC e disputou seu último Campeo-nato Brasileiro na modalidade.

A ex-atleta diz que, assim que a tocha olímpica chegou ao Brasil, passou a acompanhar nomes co-nhecidos do esporte brasileiro e celebridades carregando o artefato por algumas cidades. “Eu não ima-ginava que teria essa oportunidade. Mas é aquela coisa de acreditar nos seus sonhos. Eu acreditava que jo-garia uma Olimpíada e consegui. Agora outro sonho está se concret-zou”, afirma. A equipe de handebol de Sorocaba foi representada de alguma forma no revezamento da tocha olímpica. Dia 17 de julho a tocha passa pela cidade.

Técnica da seleção sorocabana de hande-bol carrega tocha olímpica na ParaíbaAline Rosas, a Pará, carregou a tocha em João Pes-soa, sua cidade natal

Arquivo Pessoal

Aline Rosas participou das olimpíadas em 2004 e 2008

Jardim das Flores terá academia ao ar livre

A exemplo de dezenas de outras comunidades do mu-nicípio, o Jardim das Flores, localizado na Zona Norte de Sorocaba, ganhará em bre-ve uma academia ao ar livre. Com essa, serão 68 equi-pamentos implantadospela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Servi-ços Públicos (Serp). As aca-demias ao ar livre caíram no gosto dos sorocabanos, fortalecendo-se como incen-tivo a mais para quem dese-ja praticar atividades físicas,

e de graça, melhorando a qualidade de vida.O projeto da Serp oferece

à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequa-dos, sendo que o uso fre-quente dos dispositivos de ginástica auxilia nos cuida-dos com a saúde, colabora no fortalecimento da mus-culatura e também ajuda na perda calórica. Ao lado de cada academia, há um pai-nel explicativo sobre cada aparelho e sua funcionalida-

de, bem como os cuidados que devem ser adotados ao usá-los.AparelhosCada academia conta com

um conjunto de seis apare-lhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos mem-bros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada, responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvi-mento da coordenação mo-tora; e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores. Também tem o simulador de cavalgada, que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, au-mentando a função cardior-respiratória; o aparelho de pressão de pernas fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; já no multiexercitador, são traba-lhados pernas e braços, no desempenho de flexões.

Zaqueu Proença

Esta será a 68a academia ao ar livre da cidade, beneficiando a saúde dos cidadãos A Comissão Permanente de Li-citações, da Secretaria de Admi-nistração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba, abriu na manhã desta quinta-feira (2) o envelope de pro-posta para contratação de empresa que fará reparos na estrutura de concreto armado da arquibancada do Estádio Municipal “Walter Ribei-ro”, o CIC.

A empresa Imprej Engenharia, com sede em Sorocaba, apresen-tou o valor de R$ 197.295,64 para execução da obra. O valor estima-do era de R$ 213.884,72, o que corresponde a uma economia de aproximadamente 7,7% para a rea-lização da manutenção necessária no próprio esportivo.

Passada a fase inicial, a comissão juntará os novos documentos ao

processo de análise da proposta. Assim que finalizados todos os trâ-mites legais, o prazo para a conclu-são da obra será de até quatro me-ses, válido a partir do recebimento da Ordem de Início de Serviços.

Para o trabalho, está prevista a manutenção na estrutura de con-creto armado das arquibancadas, com o objetivo de manter a segu-rança e conservação do estádio. A empresa contratada também deverá inibir a deterioração das estruturas com intervenções pon-tuais e superficiais contra a ação de intempéries. A ação atenderá, ainda, exigências de órgãos pro-motores de eventos esportivos, uma vez que o local recebe jogos com grande número de especta-dores.

Obra no CIC custará 7,7% a menos que o valor estimado

O tênis de mesa é um esporte que foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na segunda metade do século XIX, onde era conheci-do como ping-pong. No entanto, o esporte acabou chegando ao Bra-sil apenas na primeira década do século XX, trazido pelos turistas ingleses e acabou se tornando mui-to popular por aqui. Em Sorocaba existe há pouco mais de um ano a escola de tênis de mesa, com trei-namentos ministrados de segunda a sexta à tarde e a noite, e aos sá-bados pela manhã.

Situada na Rua Eulália Silva, nu-mero 528, no Jardim Faculdade, a escola possui atletas de nível nacional e também participa de campeonatos amadores. “Temos dois atletas despontando no cená-rio Nacional, Felipe Mei, atleta de 20 anos, o qual esta atualmente em 3ª do Raking Paulista e atleta no ranking B no cenário Nacional, jun-

tamente com o atleta Vinicius Akio Coro, atleta de 14 anos, o qual esta em 4ª no Ranking Paulista”, conta um dos organizadores da escola, Fábio Okano.

Com vários campeonatos aconte-cendo ao longo do ano, a escola da mais ênfase para os campeonatos Paulistas, Copa Brasil (campeona-to de nível nacional) e aos campe-onatos amadores denominado de Liga Nipo. Mas sem nenhuma equi-pe formada, dando apenas apoio aos atletas, já que os campeonatos em sua grande maioria são dispu-tados de forma individual.

Apesar de participar de tais cam-peonatos, a escola ainda não pos-sui nenhum tipo de parceria pública ou privada e revela que os atletas vão aos campeonatos através de seus próprios recursos. “Esse ano, estamos trabalhando em procurar por parceiros para que possamos difundir esse esporte na cidade,

Sorocaba tem escola de tênis de mesaEsporte ganhou centro de treinamento há pouco mais de um ano na cidade

pois o tênis de mesa pode ser pra-ticado por qualquer sexo e idade, não havendo nenhuma restrição, sendo ainda o segundo esporte mais praticado no mundo”, conta Fábio.

Com metodologia de treinos no estilo asiático, mais precisamente na forma os quais os chineses são treinados, já que atualmente os chi-neses são os que dominam esse esporte no cenário mundial, os treinamentos são através de expli-cação e treinamento denominados de multi-ball, o qual o professor ou atleta lança diversas bolas de forma continua ao atleta que esta treinan-do. Maximizando assim o aprendi-zado e a forma física do atleta.

Com apenas um ano de existên-cia a escola de tênis de mesa está primeiramente focada em buscar apoios, para que possam futura-mente trabalhar na formação de atletas, independentemente dessa atleta querer participar de campeo-natos paulistas, nacionais ou ama-dores. Fazendo assim com que o cidadão tenha mais uma opção de lazer ou esporte, ou até então se tornar no futuro um atleta despon-tado no cenário nacional ou interna-cional.

Para participar da escola de tênis de mesa de Sorocaba basta entrar em contato através do e-mail [email protected], ou celular (015) 997554521.

Ilustração

A metodologia dos treinos é baseada nos melhores do mundo, os asiáticos

Basquete feminino no Maria EugêniaO Centro Esportivo “Fran-

cisco Lisboa”, no bairro Maria Eugênia, está com inscrições abertas para a primeira turma de basquete voltada ao público feminino, dos 12 aos 16 anos de idade.

Entre bolas, arremessos e cestas, o objetivo é oferecer a iniciação da prática esportiva para meninas, uma vez que o complexo já oferece classes direcionadas ao gênero mascu-lino, frequentadas por mais de

30 jovens atletas.De acordo com o técnico da

Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Rimes Novaes, a mo-dalidade esportiva é forte na região e bastante procurada no centro esportivo. “O bairro tem tradição no basquete. Descobri-mos diversos talentos entre os meninos. Como a região tem essa cultura, queremos encon-trar novos talentos também no feminino, além de disseminar o esporte entre elas”, destaca.

Page 9: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

POLÌTICA 9Sorocaba, junho de 2016

Sorocaba e região deverá receber em 2017 o seu se-gundo Hospital Regional. A obra está cumprindo o crono-grama pré-estabelecido e vai beneficiar a população com 250 leitos, sendo estes mais

de 90 de alta complexidade (UTI).

O hospital está sendo cons-truído em uma área doada pela Prefeitura de Sorocaba, na altura do KM 106 da Ro-dovia Raposo Tavares, facili-

Vitor Lippi cobra celeridade em obras da regiãoO deputado sorocabano está acompanhando de perto a conclusão do 2º Hospital Regional de Sorocaba

Duplicação da SP 264 deverá ser entregueentre agosto e setembro

tando o acesso para 48 cidades da região de Sorocaba.

Para o deputado federal Vitor Lippi, o novo hospital trará um ganho social muito forte para aqueles que mais precisam. “Acredi-tamos que o novo hospital de referência vai reduzir o tempo de agendamento das cirur-gias e aumentar o acesso aos atendimentos as especialidades médicas. Isso é priorida-de!”, afirmou Lippi.

O investimento para a construção do novo hospital é de R$ 269 milhões, custeado pelo Governo do Estado de São Paulo e por par-ceria com a iniciativa privada. Ao todo, a área tem mais de 37 mil metros quadrados, contando com heliporto para os casos de maior complexidade.

A previsão de entrega do hospital é para o segundo semestre do ano que vem.

Vitor Lippi está acompanhando as obras (foto) de duplicação da SP 264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora.

O trecho duplicado da rodovia João Leme dos Santos será do KM 102 ao KM 119,5. A rodovia vai contar com novas rotatórias, retornos e pas-sarelas, aumentando a segurança e reduzindo os acidentes.

Ao todo foram investidos R$ 114 milhões para a execução do projeto. A SP 264 será a primei-ra rodovia do país com ciclovias, uma marca de Sorocaba.

As obras vão aumentar a segurança dos motoristas e reduzir acidentes

Vista aérea das obras do novo hospital regional de Sorocaba

Será a primeira rodovia do Brasil com ciclovias

Mário Chaves

Mário ChavesMário Chaves

Page 10: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

mODA10 Sorocaba, junho de 2016

Page 11: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

SInDICALISmO 11Sorocaba, maio de 2016SEGURAnÇA12 Sorocaba, março de 2016GERAL 11Sorocaba, julho de 2015clicK Social muita animação e gente bonita no lanche mais movimentado da zona norte. Barbosa Dog!

Su Silva24 de junho

Manuela Silva20 de junho

Lourival Sampaio22 de junho

Page 12: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

SInDICALISmO Sorocaba, junho de 201612

Os trabalhadores em transportes urbano e intermu-nicipal de Sorocaba e de Votorantim, funcionários nas empresas Sorocaba Transporte Urbano (STU), Con-sórcio Sorocaba (Consor) e Grupo Auto-Ônibus São João, reunidos em assembleias na manhã e na noite da sexta-feira (3), na sede do Sindicato dos Rodovi-ários de Sorocaba e Região, aprovaram a proposta de reajuste salarial de 10% retroativo a 1º de maio, data-base da categoria, aumento no tíquete-refeição para R$ 20,00 por dia a partir de junho e na participa-ção nos lucros e resultados (PLR) para R$ 1.500,00, pago no retorno das férias, e implantação de plano odontológico familiar a partir de novembro.

A proposta aprovada por unanimidade pelos tra-balhadores é fruto de negociação entre Sindicato e empresas realizada em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª Região, em Campinas, no dia 1º de junho e mediada pelo

Trabalhadores do urbano e intermu-nicipal de Sorocaba e Votorantim conquistam de 10% de aumentoProposta construída em audiência de conciliação no TRT-15ª foi aprovada em assembleias realizadas no início de junho

desembargador presidente Lori-val Ferreira dos Santos. A Urbes – Trânsito e Transportes também participou dessa audiência de con-ciliação como parte do processo.

O reajuste salarial conquistado nesta campanha eleva o piso sala-rial do motorista para R$ 3.400,00 e o piso do agente de bordo para R$ 1.203,57. As demais funções de apoio têm pisos salariais diferencia-dos. Entre Sorocaba e Votorantim, o reajuste conquistado beneficia mais de dois mil trabalhadores.

O presidente do Sindicato, Paulo João Estausia, explica que a greve é sempre a última opção dos tra-balhadores. “A categoria sabe que a greve no transporte prejudica a população, por isso a paralisação só acontece quando está esgotada a possibilidade de acordo por meio do diálogo. Infelizmente, neste ano, os empresários emperraram a ne-gociação e a população tem que começar a cobrar responsabilidade desses empresários do transporte, que enriquecem a custas do povo de Sorocaba e de Votorantim e não têm preocupação com os usuários.”

Trabalhadores aprovam reajuste por unanimidade

Fabiana Caramez

Sindicato da Alimentação de Soro-caba sorteia três motos em come-moração ao Dia do Trabalhador

Em mais uma edição da Festa em comemoração ao dia 01 de maio, o Sindicato da Alimentação de So-rocaba promoveu um dia inteiro de atrações, para as crianças a diversão ficou por conta do pula-pula, cama elástica, algodão doce, sorvete e ca-chorro quente, além disso, durante todo o evento foram servidos churras-co e chopp. A festa é oferecida aos associados da categoria de forma totalmente gratuita. A única contri-buição é com 1kg de alimento que a Entidade Sindical destina o que foi arrecado para alguma entidade bene-ficente.

Cerca de 2.000 pessoas marcaram presença, entre os trabalhadores da alimentação, seus familiares e autori-dades.

O Presidente do Sindicato, José Airton Oliveira, cumprimentou os par-ticipantes e agradeceu a presença de todos: “É grande a nossa satisfação em realizar esta festa mais um ano, nosso objetivo é promover um dia de diversão e homenagear a nossa ca-tegoria”. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Sorocaba e membro da secretaria da Mulher da Força Sindical, Neusa Barbosa, ressaltou que mesmo com a crise econômica que o País vem en-frentando o Sindicato segue na busca de garantir os direitos trabalhista já conquistados e já iniciou a campanha

salarial para os setores alimentícios que tem data-ba-se no primeiro semestre de 2016.

Todos os associados receberam um cupom para concorrer aos mais de 30 prêmios, mas a grande ex-pectativa era em relação as três motos Honda e as três TVs de 40 polegadas. O Sindicato também agradeceu pelas doações de alguns prêmios das empresas da categoria e pela Força Sindical e Federação dos Tra-balhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

Os grandes felizardos dos princi-pais prêmios foram: 1 MOTO Okm para José da Silva da empresa Ab Brasil, para Michele de Fatima da Sil-va da empresa Lopesco de Tatuí e para Juliana Lima Oliveira da empresa Juvis. Quem faturou as três TVs foram, Ivail Rodrigues de Cruz da empresa Campari do Brasil, Guênia Isidoro Netto da Padaria Sabina e José Alves da empresa Lopesco.

Os trabalhadores ganhadores das motos 0 km

Arquivo Pessoal

Page 13: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

CLASSIFICADOS 13Sorocaba, junho de 2016

claSSiFicadoSLOCAÇÃO

CASA – VILA SANTANA - 01 DORM. – SALA – COZ. - GARA-GEM 01 AUTO R$ 400,00SALA COMERCIAL – CENTRO – 01 W.C - SALAS NA PRAÇA DO CENTRO DE SOROCABA/SP - 7º E 8º ANDAR COM ELEVA-DOR - ÓTIMO PARA ESCRITÓRIOS – R$ 500,00CASA – JD. SOL NASCENTE - 01 DORM. – SALA - COZ. – W.C - LAVANDERIA, CONSTRUIDA NOS FUNDOS. TERRENO 5 X 30 M - / OBS: SEM GARAGEM. R$ 500,00SALA COMERCIAL – PAINERAS - 01 W.C - 01 COZ - EXCE-LENTE PARA SALÃO DE CABELEREIRO. R$ 500,00CASA – VL NOVA SOROCABA - 01 DORMITÓRIO - SALA -CO-ZINHA E WC - GARAGEM P/ 02 AUTOS R$ 700,00APTO – JD. CALIFORNIA - 02 DORM. - SALA – COZ. - WC - GARAGEM P/ 01 AUTOS – *1º ANDAR* - R$ 800,00 - VALOR INCLUSO O CONDOMINIO CASA – IPANEMA VILLE - 02 DORMITÓRIO - SALA -COZINHA

E WC - GARAGEM P/ 02 AUTOS - R$ 850,00CASA – RESIDENCIAL JARDIM DALIAS - 02 DOR-MITÓRIO - SALA -COZINHA E WC - GARAGEM P/ 02 AUTOS - R$ 850,00CASA – JD. SÃO GUILHERME - 02 DOR. - SALA –COZ. - WC - GARAGEM P/ 01 AUTOS R$ 850,00SALA COMERCIAL – VL. NOVA SOROCABA - SOBRE LOJA - COM 48,00 M² - COM 01 BANHEIRO - 02 SALAS - DA PARA COLOCAR DIVISÓRIAS - C/ IPTU E ÁGUA INCLUSO - R$ 900,00CASA – PARQUE PAINERAS - 02 DORM. - SALA – COZ. - BANHEIRO - ÁREA DE SERVIÇO - 01 VAGA P/ AUTO - R$ 900,00CASA – PARQUE DAS PAINERAS – 2 DORM. – 1 SUÍ-TE – SALA – COZ. - 01 W.C – SEM VAGA DE GARAGEM – R$ 900,00

VENDATerreno Cond. Reserva Ipanema – 200 m² - 95.400Terreno Cond.Villagio Ipanema I – 154 m² - 92.000Terreno Jd.Luciana Maria – 316,50 m² - 110.000Terreno Cond. Terras S. Francisco – 178 m² - 140.000Casa Cond. Bosque Ipanema – 02 dorms – 220.000Casa Jd. Hungares – A/T. 300 m² - 250.000Casa Jd.Maria A.Prado – 02 dorms – 200.000Casa V.N.Sorocaba – 01 dorm - A/T. 125 m² - 130.000Aptos (Usado) 02 dorms – A partir de – 120.000Áreas Comerciais – Sob Consulta

LOCAÇÕESCasa –VL-Angelica – 1dorm,sala ,cozinha,wc gar - 700Apto-B.Araucarias – 2 dorms,sala,cozinha,wc gar - 700Apt-Vl- Angelica-2 dorm,sala,wc ,cozinha,gar - 800

Apto- JD-Paulistano -2 dorms,sala,cozinha,gar - 900Apto- wanel Ville 5 -2 dorms,sala,cozinha,garagem - 1200Apto-Central Parque- duplex 2 dorms,sala,wc ,coz,gar - 1200Casa -Santo Amaro-1 dorm,sala,cozinha,wc e garagem - 550Apto-jd- simus-2 dorms,sala,cozinha,garagem - 800Casa-Jd-Betânia- 1dorm,sala,cozinha,wc e garagem - 650Casa-VL- Angelica –1 dorm, sala cozinha , wc garagem - 500casa –jd- Planalto1 dormitórios,sala,cozinha,garagem - 700Casa –VL-Formosa–2 dorms,sala,coz,wc e garagem - 750Casa VL- Angelica -2 dorms,sala,coz,wc e garagem - 850Casa- jd-das flores -2dorms,sala,coz,wc e garagem - 950Casa-vl- carvalho -2 dorms,sala,wc ,coz,garagem - 750Casa JD-PLANALTO -3 dorms, sala coz ,wc e garagem - 950Casa -Jd- N. Ipanema- 2 dorms,sala coz, wc e garagem - 950Votorantim-3 dorms, sala, cozinha, wc garagem - 1800

Page 14: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

EDUCAÇÃO Sorocaba, junho de 201614

O prédio da nova creche do Jar-dim Bethânia, na avenida Betsai-da, e que atenderá a 95 crianças a partir do segundo semestre de 2016, está recebendo o acaba-mento interno. No início do mês, funcionários da empresa Damo Engenharia e Construções Ltda. trabalham na colocação de pisos e azulejos.

Os pontos de janelas da unidade escolar estão com o requadramen-to pronto para afixação das esqua-drias de alumínio. Os funcionários também trabalham na implantação das redes de água e esgoto para o prédio. O prédio está coberto e foi cercado com muro e grades.

A creche contará com sala para berçário e três voltadas ao ensino maternal. O local ainda terá cozi-nha, três solários, refeitório e sa-nitário adaptados para crianças. A unidade ainda terá área administra-tiva e vestiários para funcionários, além de playground.

Com custo orçado em R$ 2.271.369,00, a unidade tem uma área total de 2.041,89 m²; a cons-truída soma 798,56 m2. A obra está sendo acompanhada por funcioná-rios da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), com o apoio da empresa Sistema Pri Engenharia, que faz fis-calização de obras públicas.

Nova creche no Jd. Bethânia recebe acabamento internoUnidade escolar atenderá 95 crianças, de zero a três anos de idade

Assis Cavalcante

O início do funcionamento da unidade está previsto para o 2o semestre

Exposição da artista plástica Elza Tortello começou nesta sexta-feira na Galeria Scarpa e segue até 27 de junho

“Por um Fio” traz reflexão sobre vida e morte

Retratar o que chama de “fases maravilhosas e doloridas” da vida. Essa foi a intenção da artista plás-tica Elza Tortello com a exposição “Por um Fio”, que entrou em cartaz no início do mês na Galeria Scarpa. A mostra segue até 27 de junho e pode ser conferida no local de se-

gunda a sexta-feira, sempre das 9h às 16h.

De acordo com Elza, seu traba-lho, exposto em 12 obras, chama a atenção para a oportunidade de “fazermos, ao longo da vida, aquilo que somos capazes”. A artista plás-tica quis trazer uma reflexão acerca

da vida, a passagem do tempo e a morte.

Elza mostrou-se bastante feliz com a presença maciça do público, mesmo tratando-se de um dia chu-voso. Por volta das 15h, duas horas depois da abertura da exposição, cerca de 50 pessoas já haviam passado pela Galeria Scarpa para acompanhar seu trabalho, no qual usou nanquim e lápis de cor sobre papel.

“É um tema que agora pretendo executar até o fim da minha vida, justamente para contemplar essa proposta de passagem do tempo e morte”, destacou a artista plástica. Informou, ainda, que começou a amadurecer as ideias desse projeto em 2013.

Emerson Ferraz

São 12 obras da consagrada artista plástica

Palacete Scarpa será restauradoImóvel inaugurado em 1922 terá sua arquitetura original totalmente preservada. Obra será executada após Sorocaba ter projeto contemplado pelo ministério do Turismo

Em breve, o Palacete Scarpa - um dos mais importantes patri-mônios históricos da cidade e um dos cartões-postais de Sorocaba – receberá obra de restauro ar-quitetônico. A intervenção na atu-al sede da Secretaria da Cultura (Secult) prevê a restauração das

fachadas principal, lateral e de fundo do prédio; a recuperação do forro do térreo e do segundo andar; do telhado e da rampa de acessibilidade. O valor da obra é de R$ 499.778,51.

“Estamos muito felizes, pois a restauração do Palacete é um

anseio de todos nós. A preserva-ção arquitetônica de um monu-mento cultural como este é muito importante, pois significa manter viva a memória da nossa cida-de e do nosso povo”, destaca a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes.

Page 15: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

SEGURAnÇA 15Sorocaba, junho de 2016

O programa Vizinhança Solidária, que é um projeto da Policia Militar, já está em funcionamento no Jardim São Guilherme desde a segunda feira 22 de maio. O pro-jeto tem por objetivo aumentar e melhorar a comunicação entre os vizinhos e também com a Policia Militar e a Guarda Civil Muni-cipal para que possam se proteger melhor da ação dos bandidos.

Surgido em dezembro de 2015, um grupo no aplicativo Whatsapp, com a participação de comerciantes da região, se formou em um primeiro momento para que eles pudes-sem se avisar sobre a passagem de notas falsas e ficarem atentos quanto aos egres-sos em indulto de Natal. “Primeiramente eram só alguns comerciantes próximos a minha loja, os mais conhecidos. Depois, com a incidência de alguns crimes mais graves, houve uma adesão maior e em se-guida a participação da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Sorocaba”, conta o comerciante Alexandre Marques.

Em reunião no início do mês de maio, encabeçada pela Conseg Norte, a Polícia Militar e a Guarda Municipal explicaram de-talhadamente o funcionamento do projeto e quais os procedimentos a serem seguidos.

Programa Vizinhança Solidária já funciona no São GuilhermePrograma é de iniciativa da Polícia militar e da Guarda municipal de Sorocaba

A ideia principal é contribuir para que os agentes de se-gurança tenham maior efici-ência nas situações de risco nas redondezas.

Os tutores do grupo, co-merciantes da região, se sentem mais seguros com a implantação do projeto e tem conseguido, além de uma ótima adesão ao “Vi-zinhança solidária”, muitos pontos positivos com a ini-ciativa. “A troca de informa-ções ajuda a identificação de pessoas mal intenciona-das e o uso dos sistemas de seguranças individual de muitos são usados para divulgar e identificar estes indivíduos. Todos estão participando ativamente e percebemos já nesse início uma redução no número de crimes na avenida. A meta agora é zerar essas ocor-rências”, finalizou o comer-ciante Alexandre Marques.

Ilustração

A ferramenta tem auxiliado moradores e comerciantes no combate ao crime

ARTIGO

A pouco tempo conheci um projeto sem fins lucrativos onde vem interferindo positivamen-te no bem estar e segurança de um bairro da zona norte de Sorocaba o Ana Paula Eleuté-rio (Habiteto), em um bate papo com o líder comunitário a ativo Edivaldo Melo Nogueira (Dinho) onde esclarece a extrema im-portância iniciativas como esta.

Leandro: Qual é o nome do projeto?

Dinho: Nacape (Núcleo de apoio Ana Paula Eleutério)

Leandro: Qual o objetivo do projeto? A quanto tempo ele existe?

Dinho: iniciou-se a 2 anos atrás com o proposito de melho-rar o cotidiano dos moradores do Ana Paula Eleutério tendo como foco principal as crianças, o projeto conta com atividades esportivas, culturais e educati-vas que refletem positivamente na educação das mesmas.

Leandro: Quais são as ativida-de que o projeto NACAPE ofe-rece? Quantas pessoas o proje-to atinge?

Dinho: hoje na área esportiva contamos com aulas de Capoei-ra realizadas pelo professor vo-luntário Jacaré do Lodo e aula

Habiteto, a outra face

Dúvidas e sugestões, me escreva: [email protected]

Le Batista

de tênis realizada pelo professor voluntario Eziraldo, realizamos também eventos educativos e evangelís-ticos semanais. Hoje podemos dizer que atingimos em média 35% das crianças do bairro.

Leandro: Como é feito a capitação de recursos para o projeto, possuem algum patrocínio?

Dinho: Estamos em busca de parceiros que te-nham o interesse de patrocinar o projeto ou volun-tários com algo a acrescentar, hoje o NACAPE é financiado pelos próprios moradores porem conta-mos com poucos recursos financeiros nos limitando em nosso crescimento.

Leandro: Oque o projeto influencia na segurança do bairro?

Dinho: O NACAPE tem como uma das missões mudar a imagem do bairro o Ana Paula Eleutério (Habiteto) de um bairro não seguro, hoje não é a situação atual do Habiteto, temos segurança e quali-dade de vida, muita coisa mudou com o crescimento da Zona Norte e vinda de empresas e instituições de renome atualmente participo representando o Ana Paula Eleutério em reuniões Intersetoriais re-alizadas pela prefeitura de Sorocaba tendo foco o planejamento e realização de melhorias constantes e metas a serem atingidas pela comunidade que in-fluencia diretamente em segurança e demais áreas.

(CONCLUSÃO) Projetos como esses são capazes de mudar completamente a realidade dos morado-res influenciando positivamente a todos, tendo como base a educação e segurança, este é apenas um único bairro da zona norte que vem se beneficiando com uma iniciativa dos próprios moradores e evo-luindo cada vez mais a sua qualidade de vida.

Page 16: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

mEIO AmBIEnTE16 Sorocaba, junho de 2016

A ionização foi desenvolvida pela NASA como tratamento de água nas viagens espaciais tripuladas a partir do Projeto APOLLO. Hoje a Ioniza-ção é uma alternativa para tratamen-to de águas de piscina, ecologica-mente correta, difundida pelo mundo todo e comprovadamente eficiente. Empresas como Unilever, Nivea, Sa-msung, também utilizam hoje em dia a tecnologia de Íons de prata e cobre em seus produtos e equipamentos. Essa mesma tecnologia está disponí-vel no Brasil, o Ionizador Pure Water,

seguindo os padrões Americanos e Europeus.

Como elimina, vírus, fungos e bactérias?

Em termos muito básicos, o Sis-tema de ionização de cobre e prata Pure Water funciona da seguinte ma-neira, o eletrodo de prata e cobre é colocado em uma pequena câmara na tubulação da piscina ou spa. Um painel de corrente contínua de baixa voltagem envia sinais para o eletrodo, produzindo partículas microscópicas (íons) de prata e de cobre, que serão

distribuídas na água.Íons de prata (Ag) matam

mais de 650 tipos de bac-térias, vírus e protozoários, tais como o HIV, Legionella pneumophila (doença do le-gionário), estreptococos, E. coli, salmonela e a maioria dos vírus.

Íons de cobre (Cu) impe-dem o crescimento de algas. O cobre é reconhecido como um dos melhores algicidas conhecidos pelo homem.

Embora letal para bactérias, muitos vírus e algas, o siste-ma é completamente seguro para seres humanos, animais e plantas.

Ecologicamente corretoCom a atual crise de água e

energia o Ionizador tem van-tagens sobre outras alternati-vas pois é a alternativa auto-

Ionização, a tecnologia da nasa na sua piscina

mática que menos consome energia ( menos de R$1,00 por semana )* e na retrolavagem de uma piscina tra-tada com Ionizador PURE WATER a descarga de água não causa ne-nhum problema para os gramados ou jardim, podendo assim reutilizar essa água de forma ecológica sem agredir o meio ambiente.

A ionização da água é ecologi-camente correra e completamente segura porque produtos químicos tóxicos não são produzidos ou adi-cionados a água. A água é saudável, higiênica e livre de odor. A qualidade da água é melhorada drasticamente. A água mantem-se fresca e limpa e não tem cheiro de produtos químicos. O sistema de íon é ideal para aque-les que são alérgicos ou sensíveis a produtos químicos esterilizantes ( ex: Cloro ). A Ionização não é corrosiva e é quimicamente neutro, assim o equilíbrio da água é muito mais fácil de manter. O Ionizador Pure Water é fácil de instalar e funciona automati-camente.

Tecnologia aprovada internacio-nalmente

A ionização foi estabelecida pelos Estados Unidos e Canadá como um esterilizante aprovado para tratamen-to de água. Isto inclui aplicações de água potável, piscinas e banho.

Sistemas de ionização para pis-cinas e spas foram aprovados pela Norma 50 da Fundação Nacional de Saneamento Internacional (NSF*).

Dia Mundial do Meio Am-biente tem programação especial em junhoPopulação está convidada a participar das ações educativas que ocorrerão em diversos espaços da cidade

A Prefeitura de Sorocaba realiza neste mês de junho uma série de atividades especiais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Até o dia 30 de junho a população poderá participar de atividades voltadas à discussão de temas que envolvem o meio am-biente, como plantios de árvores, visitas monitoradas, oficinas, ações educativas de prevenção às quei-madas, doação de mudas, cursos e workshop, entre outras.

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a progra-mação visa chamar a atenção dos sorocabanos para a importância da preservação dos recursos natu-rais. As atividades serão realizadas em espaços da cidade, como por exemplo no Jardim Botânico “Ir-mãos Villas-Bôas”, Paço Municipal, Praça Coronel Fernando Prestes, Praça da Biodiversidade e Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio).

Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negati-vos da ação humana sobre ele. A destruição constante de habitats e a poluição de grandes áreas são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies e impactam diretamente na redução da biodi-versidade e da qualidade de vida da população.

Segue a programação: Dia 14 de junho (terça-feira)Plantio de Árvores - Ação para preven-ção às queimadas no Parque São BentoSerá realizado um plantio de árvores no bairro com a participação da comuni-dade. A atividade integra as ações que ocorrerão em todo o mês de junho, de-senvolvidas como forma de prevenção e combate às queimadas urbanas na região.Horário: 9h30Aberto ao público Dia 16 de junho (quinta-feira)Workshop “Espécies exóticas invasoras e ameaçadas de Sorocaba”O objetivo do encontro é definir uma lista contendo as espécies exóticas invasoras e ameaçadas com o objetivo de subsi-diar ações de manejo e conservação. Além disso, serão escolhidas espécies--chave e guarda-chuvas (que protegem outras espécies) para serem utilizadas em ações de educação ambiental.Horário: a partir das 8h30 às 12hLocal: Jardim Botânico “Irmãos Villas-

-Bôas” (Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações)A inscrição será feita no próprio local, momentos antes do início do workshop. Ação Educativa Intermunicipal – Expe-riências em Educação para o Meio Am-bienteAção de capacitação intermunicipal pro-movida pela Câmara Técnica de Even-tos e Educação Ambiental (CTEEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tiete (CBH-SMT). Na ocasião diversos educadores ambientais compartilharão experiências positivas e replicáveis, bem como de possibilidades de atividades práticas em educação am-biental.Horário: a partir das 14hLocal: Itu (Praça Alameda Júnior, 10 - Vila Nova)Aberto ao público De 22 a 24 de junho (quarta a sexta--feira)Curso de Manejo e Tratos Culturais de RosasRealizado em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o curso visa ca-pacitar funcionários e colaboradores da Prefeitura de Sorocaba. O curso aborda-rá a história das rosas e seus tratos cul-turais como irrigação, adubação, poda, replantio, enxerto, controle de pragas e o plantio comercial.Horário: das 8h às 17hLocal: Jardim Botânico “Irmãos Villas--Bôas” (Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações)Vagas: 5 vagas remanescentes, que se-rão preenchidas através de contato pelo [email protected] Dia 28 de junho (terça-feira)Porta a porta – ação de prevenção às queimadas no Parque São BentoA equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai conversar com os moradores do bairro para tratar do problema das queimadas. A atividade integra as ações que ocorre-rão em todo o mês de junho, desenvol-vidas como forma de prevenção e com-bate às queimadas urbanas na região. Dias 29 e 30 (quarta e quinta-feira)Curso de Viveirista HorticulturaAtividade realizada em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba e o Ser-viço Nacional de Aprendizagem Rural, visa à capacitação de funcionários e co-laboradores da Prefeitura de Sorocaba. O curso abordará a cultura de hortaliças e implantação e manutenção de um vi-veiro para o cultivo.Horário: das 8h às 17h(Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jar-dim Dois Corações) Dia 30 de junho (quinta-feira)Plantio de árvoresA Prefeitura de Sorocaba realizará o plantio de aproximadamente 100 árvo-res nativas e frutíferas em área pública do Parque das Paineiras, com a partici-pação da comunidade do entorno.Horário: manhãLocal: Área pública localizada na Rua Ataliba Pontes - Paineiras

Emerson Ferraz

Doação de muda de várias espécies da flora local é permante no CEA Rio Sorocaba

Sabe aquela pilha alcalina ou bateria de celular que não tem serventia? Por conterem metais pesados, como chum-bo e mercúrio, se descartados incorretamente podem causar grandes danos ambientais e à saúde pública Em Soroca-ba, a Secretaria do Meio Am-biente (Sema) é um posto de coleta permanente. Qualquer pessoa pode levar o produto

de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e depositá-lo num coletor específico, na entrada principal da Sema.

A campanha educativa in-tegra a programação da Se-mana Municipal do Lixo Zero, em comemoração ao Dia Mu-nicipal do Lixo Zero (30 de maio), conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016. O principal objetivo é promover

Pilhas e baterias podem ser descarta-das na Secretaria do Meio AmbienteO material depois é encaminhado à Cooperativa Reviver

o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações.

É importante que as pilhas e baterias usadas não se-jam descartadas no lixo co-mum, e sim, encaminhadas à destinação ambientalmen-te adequada. As pilhas, por exemplo, caso descartadas irregularmente em lixões ou aterros sanitários, e houver vazamento, as substâncias tóxicas presentes em sua composição podem contami-nar o solo, o lençol freático e o próprio ar. De acordo com a Sema, todo o material é encaminhado à Cooperativa Reviver, localizada no Jardim Iguatemi.

A Secretaria do Meio Am-biente está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefo-ne (15) 3238.2366.

Ilustração

As pilhas e baterias recebem o destino e descarte corretos

Page 17: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:

EnTREvISTA 17Sorocaba, junho de 2016

Cuidados com os pés

Zona Norte Notícias – Quando veio para Sorocaba e quando se iniciou na área da Podolo-gia?Clarice Bramante – Sou natu-ral de São Paulo, Mudei para Sorocaba aos 8 anos de idade. Tendo como primeira formação aos 18 anos em Instrumentação Cirúrgica e descobri a podologia através de uma amiga, mas em Sorocaba não existia este curso, então me desloquei por 2 anos para São Paulo na Vila Pruden-te no Bresser. Desde formada então atuo na área Técnica e Educacional .ZN notícias - Quando e como foi o processo para abrir a sua própria clínica?Clarice - Após algum tempo senti a necessidade de executar e ensinar as minhas próprias técnicas descobertas e lapi-das durante o percurso, nascia assim o Instituto de Podologia e Saúde – PODS. Tendo como meta estabelecer a consolida-ção das bases de educação, com princípios de liberdade, de ideais de solidariedade humana, principalmente para o exercício da cidadania e sua qualifica-ção profissional. “A primeira tarefa da Educação é aprender a enxergar”, de Rubem Alves e “Ensinar não é transferir conhe-cimento, mas criar as possibi-lidades para a sua própria pro-dução ou a sua construção”, do educador Paulo Freire são duas citações que sempre me guiam. ZN notícias – Quais são os

serviços prestados no Institu-to PODS? Clarice - A Podologia abrange além da investigação, a avalia-ção e o tratamento das doenças dos pés, buscando estimular os mecanismos naturais de preven-ção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnolo-gias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo t e r a p ê u -tico e na integração do ser hu-mano com o meio am-biente e a sociedade, prevenindo problemas e promovendo a saúde e o bem--estar das pessoas.ZN notícias - Qual é a atuação do Podólogo no atendimento aos pacientes portadores de diabetes, E do tão temido Pé do Diabético?Clarice - O atendimen-to podológico é baseado na Prevenção,Promoção, Orien-tação e Reabilitação. O pé do diabético é uma entidade com fisiopatologia complexa e de prevalência elevada.Segundo o Consenso Interna-cional sobre o “ Pé Diabético” - Sabe-se que,no Mundo, a cada 30 segundos, um membro infe-rior é amputado.O Pé do Diabético é uma das complicações mais comuns do

DM( Diabete Mellitus), causando um prejuízo significativo da qua-lidade de vida. Está associado com altas taxas de ocupação e permanência em leitos hospi-talares, com repetidas interven-ções cirúrgicas e hospitaliza-ções anuais.ZN notícias – Como é feita essa avaliação de um Pé Dia-bético?Clarice - A avaliação dos pés

constitui-se um passo fundamental para identifi-car algumas causas de ris-co que podem ser modifica-dos e, conse-qüentemente

reduzir o risco de ulceração. Uma das preocupação presente nos diabéticos é o problema com as pernas ou pés. No entanto algu-mas das situações graves do pé são passiveis de prevenção, se-guindo algumas regras básicas na educação dos pacientes.ZN notícias – Quais são as orientações para prevenir e cuidar dos pés?Clarice – Costumo sempre dar algumas dicas para o cuidado com os pés. Examine seus pés todos os dias: preste atenção em mudanças de coloração e temperatura; olhe cada um dos dedos e entre eles; procure por infecções, cortes, bolhas, calos, feridas. Se não conseguir fazer isso sozinho, peça ajuda à um

familiar ou amigo, use um es-pelho para olhar a sola dos pés. Para a higienização dos pés, use água morna. Na hora de secar, não esfregue, enxugue entre os dedos, aplique creme hidratante nos pés, mas nunca entre os dedos. Evite talco, pois pode causar ressecamento da pele. Aproveite para cortar as unhas após o banho. Faça isso em um local com boa iluminação. Corte as unhas retas, nunca cor-te os cantos das unhas, assim você evita a unha encravada e muitas infecções. Prefira meias de algodão e que não tenham costuras. Evite as meias aper-tadas e as meias de nylon. Evite andar descalço dentro ou fora de casa.! Lembre-se que quem é portador de Dia-betes pode apresentar diminuição da sensibi-lidade dos pés, o que facilita o aparecimento de feridas e infecções indesejadas. Caminhar é a vocação dos pés e seu melhor exercício! Procure caminhar com um calçado adequado e confortável O uso do calçado de tamanho adequado, evita calos, bolhas, joanetes, feri-das e infecções. Pro-cure sapatos macios, sem costuras, sem bico fino ou com salto muito alto; evite sandálias que tenham tiras ou fivelas. Lembre-se também que

tudo isso funcionará muito me-lhor se estiver acompanhado de um bom controle glicêmico!!! O cuidado com os pés começa com o uso adequado da medi-cação e com o cumprimento da dieta alimentar adequada a cada pessoa.ZN notícias – Qual o diferen-cial do Instituto PODs?Clarice - Os Podólogos forma-do pela PODS tem uma visão holística e integradora do ser hu-mano. O Instituto de Podologia e Saúde oferece atendimento po-dológico diferenciado para toda a população com base sólida de conhecimentos científicos e tec-nológicos. Quem se interessar é só agendar a sua consulta.

PaPo coM...Clarice é diretora do Instituto de Podologia e Saúde PODs

Por André Sano

Arqu

ivo

Pess

oal

Clarice Bramante, 42 anos, é enfermeira Podiatra no Hospital Albert Einstein e coordenadora do curso de Aprimoramento e Aperfeiçoamento em Atendimento Podológico aos Paceintes Diabéticos. Tem Pós em docência Sensu Latus na Área da Saúde e para formação de Educadores em Diabetes.

ExAmInE SEUS PéS TODOS OS DIAS: PRESTE ATEnÇÃO Em mUDAnÇAS DE COLO-RAÇÃO E TEmPERATURA

Page 18: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:
Page 19: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem:
Page 20: SOROCABA, JUNHO DE 2016 ...zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Edicao_120_zo... · Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto ... jornal e expressa no Editorial Tiragem: