SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa...

72
26 Atribuições das Líderes PROJETO SOS MULHER 48

Transcript of SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa...

Page 1: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 1

26 Atribuiçõesdas Líderes

PROJETO SOS MULHER48

Page 2: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

2 • SOS Mulher

Page 3: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

Editorial

Mensagem do Presidente

Logomarca do Ministério da Mulher

Líderes do Ministério da Mulher

Planejamento Ministério da Mulher 2018

Materiais 2018

Como Planejar?

Cronograma de Atividades 2018

Planejamento das Atividades da Igreja - Ministério da Mulher

Atribuições das Líderes

A Coordenadora Distrital

Plantio de Igrejas

Ações do Ano 2017

Projeto SOS Mulher

O Que é Discipulado?

Estudos Bíblicos

Questionário Para Levantamento das Necessidades das Mulheres

Relatório Ministério da Recepção

Relatórios Trimestrais - Ministério da Mulher

í n d i c e04060809101822242526283132485355616263

ADMINISTRAÇÃO UNeB:

Moisés Silva – Presidente

Jadson Rocha – Secretário

Jairo dos Anjos – Tesoureiro

COORDENAÇÃO:

Rosário Costa

SECRETÁRIA:

Michelly Melo

CAPA E DIAGRAMAÇÃO:

Isabela Frazão

Neide Lima

EXPEDIENTE:

UNIÃO NORDESTE BRASILEIRA

Page 4: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

4 • SOS Mulher

E D I T O R I A L

Rosário Costa é Líder do Ministério da Mulherna União Nordeste Brasileira da IASD

S e r u m a M u l h e r C r i s tãc o m P r o p ó s i t o

“Porque somos criação

de Deus realizada

em Cristo Jesus para

fazermos boas obras,

as quais Deus preparou

antes para nós as

praticarmos.”

Efésios 2:10

Page 5: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 5

Rom.12:7-8 diz: “Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericór-dia, que o faça com alegria”.

Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, mas precisa que estejamos dispostas a estar com Ele através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que Deus realize Sua vontade.

É através da oração que a nossa vida é colocada em Suas mãos, crendo que Deus é poderoso para nos dar paz e direcionar caminhos, onde possamos resolver nos-sos problemas da melhor maneira possível.

Na oração podemos contar tudo a Deus: nossos sentimentos, nossas frustrações, nossos temores, nossos desafios diários, nossos incômodos, nossas di-ficuldades, nossos sonhos...

Podemos agradecer a Deus por aquilo que nos con-cede: a vida, a família, os amigos, a alegria, a satisfação, uma bênção, um milagre e, ainda, pedir a Deus pelos nossos amigos e humildemente pelos nossos inimigos. É assim a nossa caminhada com Deus.

A oração é uma via de mão dupla através da qual o nosso clamor chega à presença de Deus, e este vem ao nosso encontro, com as respostas.

Jeremias 33:3 diz: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”.

Creio amigas, que o ano que passou (2017) foi de su-peração para muitas, de conquistas e desafios, de ce-lebração por tudo que Deus realizou em nosso meio. Parabéns pelas vitórias!!

Esperamos que o Projeto SOS Mulher possa fazer a diferença em sua vida em 2018. Perseverar na oração, ouvir a voz de Deus, seguir Seus passos, trabalhar com propósito e contemplar as bênçãos vindas dos céus!

Vamos juntas!

“O propósito de Deus é que desfrutemos Sua presença,

obedeçamos a Ele, desfrutemos a vida, vivamos com entusiasmo e o

representemos bem.”(J. Mayer p, 32)

Existe diferença entre ser cristão e ser discípulo. O ser cristão enfatiza nossa crença no filho de Deus (Jesus Cristo); Ser discípulo enfatiza um

seguidor, ou seja, é a sua dedicação em servir e viver como o mestre; é um processo de aprendizagem.

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus prepa-rou antes para nós as praticarmos.” Efésios 2:10

"Reflita nesta frase de John Wesley: ''Faça todo o bem que puder, com todos os meios que tiver, de todas as maneiras que puder, em todos os luga-res onde estiver, para todas as pessoas que pre-cisar, enquanto puder”.

O verdadeiro cristão não é apenas aquele que co-nhece a verdade, mas é aquele que a pratica com amor, proclamando as boas novas de salvação.

Fomos ensinadas para dar nossa contribuição de amor em favor do mundo, necessidades que há nele, e não apenas para consumir os produtos existentes nele. O sentido de consumo traduz egoísmo e nos torna vazias do amor de Deus. Então, qual a sua escolha? Você já poderia pensar no bem que praticou hoje na vida de alguém?

Servo não é um título que se ganha, mas sim, um estilo de vida que se conquista. A medida que cami-nhamos mais com Cristo, ou seja, tendo uma maior comunhão diária com Ele, passamos a praticar Seus ensinos, refletir Seu caráter e realizar grandes coisas.

A todo tempo, milhões de pessoas se perguntam: “Qual a finalidade da minha existência?” “Qual é o meu propósito nesta terra?” A resposta é muito simples, mas talvez, difícil de aceitar, porém, estamos aqui para conhe-cer mais a Deus e fazer a Sua vontade.

A Bíblia nos ensina que nossas mentes guardam muitos planos, mas é o propósito do Senhor que pre-valecerá (Prov. 19:21).

Se você estiver disposta a fazer do ato de conhecer a Deus a busca de toda sua vida, estará cumprindo o seu principal propósito. Para conhecer a Deus, preci-samos conhecer a Sua Palavra. “...E conhecereis a ver-dade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32).

Segundo Rick Warren, “Você foi criada por Deus e para Deus, e até que entenda isso, a vida nunca fará sentido”.

Então, creio que ninguém quer viver sem direção, desmotivada, sem entusiasmo ou paixão pelo que faz. O momento é de reagir aos sentimentos de incapaci-dade e buscar na fonte de todo amor a força, o entu-siasmo, a alegria, a motivação e a paixão em servir a Deus e ao próximo.

Page 6: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

6 • SOS Mulher

M E N S A G E M

u m a M I S S Ã O c o m PA I X Ã O

Jonas 1: 1-3Jonas era profeta do reino sul de Israel que viveu 750

anos antes de Cristo. Tinha 2 grandes características: amava odiar os assírios e odiava amar os assírios.

Quero analisar 2 pontos:I - O ProfetaVerso 1: "Veio a Palavra do Senhor a Jonas, filho de

Amitai, dizendo...".Essa expressão é similar às frases que a Bíblia usa

para descrever a comunicação de Deus com outros profetas: Isaias, Jeremias, entre outros.

Jonas era um bom cristão, porque foi chamado para ser profeta. Essa função não era escolhida por ho-mem e sim por Deus.

Pr. Moisés Moacir, Presidente na União Nordeste Brasileira da IASD

Paulo, por exemplo, escrevendo a Timóteo diz que o líder da igreja deveria ser: Irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hos-pitaleiro, apto para ensinar, não violento, inimigo de contendas, não avarento, não dado ao vinho, governa bem sua casa, etc. (I Tm 3:1-7).

Portanto, Jonas tinha boas qualidades e foi chama-do para o ministério profético.

II - A Missão "Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama

contra ela, porque sua malícia subiu até mim." (V.2). Jonas era um bom líder de sua igreja. Investia todo

seu tempo, recurso e energia para os membros de sua congregação. Algo semelhante ao sacerdote e

levita no caso do Bom Samaritano. Eles não ajudaram o seu próximo porque

estavam apressados para conti-nuarem trabalhando para Deus. Não poderiam tocar em suposto cadáver e ficarem impuros pe-

los ritos judaicos; deixaram o serviço para o samaritano.

Jonas estava envolvido apenas com belos progra-

mas na igreja, mas sem al-cançar pessoas para o evange-

lho. Então, Deus o desafiou para a missão. A exemplo de Jonas

todos nós temos alguns ele-mentos em comum:

Nossa Társis: Deus cha-mou Jonas e insistiu com

ele. Ele cumpriu parcialmen-te a ordem. Ele se levantou e partiu. A di-

ferença ē que não foi em direção de Nínive, foi em direção de Társis (direção oposta).

Page 7: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 7

Esse trecho da história nos ensi-na uma grande lição: conseguimos tempo e dinheiro para o que quere-mos; para nossas prioridades. Jonas iria fazer uma viagem não planejada e mais cara porque não queria fazer o que Deus havia solicitado.

Alguns dizem que Társis era o local mais distante que podia se chegar de barco naquele tempo. Se fosse hoje, seria uma viagem aérea para Austrá-lia, Japão...quanto custa? 2 mil dóla-res? Jonas conseguiu tempo e dinhei-ro para o que era prioridade para ele.

Quais são suas prioridades na vida? Onde emprega seus recur-sos? Em que emprega seu tempo? Como seus familiares íntimos des-creveriam você (sonhos e desejos)?

Nossos companheiros de via-gem: Jonas seguiu seus próprios sentimentos e se isolou no navio para tentar aplacar sua consciência. Deus usou os marinheiros e tripu-lantes do navio para confrontar o profeta. Ele perdera sua identidade e homens descrentes perguntavam: "se seu Deus é tão bom assim por que você o abandonou?" "Se seu Deus é tão poderoso assim por que você o enfrenta?"

Deus coloca seres humanos para nos aconselhar, admoestar e nos re-direcionar. Precisamos apenas ter discernimento para sabermos esco-lher bem as amizades ou as pessoas que exercem influência sobre nós porque nosso futuro pode ser trans-formado ou alterado por conta des-sas influências.

Aqui é onde podemos destacar a benção de um pequeno grupo. Pessoas cristãs que intercedem e apoiam umas às outras no cresci-mento cristão. Quem são seus com-panheiros de viagem?

Nosso oceano: Jonas precisou encontrar um oceano e um gran-de peixe antes de poder se encon-trar. Ali no escuro oceano, ele não era nem profeta, nem viajante e nem missionário. Não era ninguém. Foi ali que ele descobriu quem era Deus. Ele não era mais uma estatís-tica no universo. Ele era alvo da gra-ça e misericórdia divina.

Muitos estão mergulhados no seu profundo oceano da dúvida, sentimento de fracasso, longe de Deus. Não adiantaram amigos, fa-miliares, hinos. A exemplo do filho pródigo, se sentem distantes, sem retorno e sem vida, até que Deus aponta o caminho de volta, concede uma segunda chance.

Se você fosse Deus, talvez já teria desistido de Jonas. Mas, Deus é mi-sericordioso e amorável. Sempre em busca do ser humano. Adão e Eva pe-caram, lá estava Deus com a segunda chance. Davi caiu, lá estava Deus com a segunda chance. Pedro caiu, lá esta-va Deus com a segunda chance...

Deus não desiste de Seus filhos! Quantas vezes ele insistiu com você através de uma música, sermão, exemplo de alguém...

Ellen White diz que Jesus amou Judas até o momento de ele levan-tar-se da mesa, dar as costas a todos

e sair pela escuridão em busca da execução do plano da traição.

Nossa Nínive: Jonas recebera a cidade de Nínive como missão. Não quis ir. Lutou com Deus até que acei-tou depois de perdas, decepções e encontro com Deus. O que determi-na o nosso futuro é com quem nos encontramos na vida e somos atra-ídos. Você já teve sua experiência com Deus? Para onde Ele te levou? Lá ē sua missão! Floresça onde foi plantado. Se quisermos fugir, pode-remos nos arrepender depois. Deus tem um plano para você no local em que Ele o colocou.

Jonas também recebera uma mensagem específica. Mensagem de graça e salvação para os Ninivitas. Como Adventistas do Sétimo Dia também temos uma mensagem específica para os Ninivitas moder-nos: "Temei a Deus e dai-lhe glória, pois vinda é a hora do seu juízo..." Chegou o momento da volta de Je-sus. O que estamos falando às pes-soas? Quem recebe os créditos pelo que fazemos?

Jonas gostava de bênçãos mate-riais (planta que lhe fez sombra) e do conforto de sua terra, mas a mensa-gem de Deus era outra. Corremos o mesmo risco: apegar-nos a coisas materiais e destaques, quando a mensagem de Deus ē outra.

O que precisamos fazer ou não fazer para sermos usados como Deus deseja?

Jonas é a história da paixão sem missão e missão sem paixão.

Page 8: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

8 • SOS Mulher

O que ela significa?

As mulheres de todas as idades.

As mulheres de diferentes origens étnicas.

As mulheres trabalhando juntas.

As mulheres com um livro que representa a Bíblia, como base

para o crescimento espiritual, tanto o aprendizado individual

ou ensinando a outras; o livro pode representar também

literaturas de interesse das mulheres e que as auxiliam em seu

crescimento pessoal ou como líder.

As mulheres apoiando e cuidando umas das outras; juntas

representam uma parte importante da Igreja que podem fazer

a diferença.

A imagem da logo representa alguns dos objetivos do MM.

L o g o m a r c a d o

M i n i s t é r i o d a M u l h e r

Page 9: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 9

LíderesMinistério da Mulher

Josiane Oliveira - A

PeC

Vanaide Lopes - MPi

Soraia Braun - APe

Valdira Soares - M

isAl

Cybelle Florêncio - MN

Djane Silva - ACE

Rosário Costa - U

NeB

Marli Peyerl -

DSA

Page 10: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

10 • SOS Mulher

“O Senhor tem uma obra para mulheres, bem como para homens. Eles podem ocupar os seus lugares em Sua Obra nesta crise, e Ele obrará por intermédio deles… Elas podem fazer em famílias uma obra que os homens não podem fazer, obra que alcança o íntimo da vida. Elas podem aproximar-se do coração daqueles a quem os homens não podem alcançar. Seu trabalho é necessário.” (Beneficência Social, p. 145).

Com um grande potencial e com ajuda de Deus, elas podem ser uma bênção na família, na igreja e na co-munidade.

Objetivos do MM

+Comunhão: Primeiro DeusEncorajar as mulheres a viver

uma experiência mais profunda com Deus, na primeira hora do dia.

+Relacionamento: Amor em AçãoCompartilhar o amor de Deus

por meio de ações solidárias e cons-truindo relacionamentos autênticos. Desenvolver competências para que cresçam como pessoa no aspecto fí-sico, emocional, social e em liderança.

+Missão: Meu talento meu mi-nistério.

Inspirar e envolver as mulheres na missão, por meio de seus dons em ministérios contínuos.

Uma das grandes responsabili-dades que Deus colocou em nossas mãos é a de liderar o MM. As estatísti-cas mostram que a maioria dos mem-bros da IASD são mulheres. Neste grupo encontramos mães, mulheres solteiras, divorciadas, idosas, meninas adolescentes e jovens, que precisam ser cuidadas, motivadas e inspiradas para que desenvolvam seus dons e assim possam servir melhor a Deus, à igreja e ao semelhante.

Mas, será que estamos fazendo o suficiente para atender a este grupo que corresponde a 58% do total de membros em todo território da Améri-ca do Sul? Estamos realmente cuidan-do individualmente dessas mulheres?

Uma das ênfases que a DSA tem dado é a questão do cuidado com as pessoas. Com certeza você já ouviu a frase: “Gente cuidando de Gente”. É exatamente isso que queremos fazer com as mulheres de diferen-tes faixas etárias. O discipulado é um dos melhores meios para desenvol-ver esse cuidado e ajudá-las a cres-cerem em Comunhão, Relaciona-mento e Missão.

Segundo Keith Philips, "a for-mação de um discípulo é a única maneira de evitar a má nutrição espiritual e a fraqueza dos filhos espirituais pelos quais somos res-ponsáveis. [...] Discípulo é o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu mestre com a finalidade de ensinar outros" (keity Philips, 1981).

Jesus escolheu doze homens e os preparou para desenvolver um ministério contínuo e para serem os propagadores do evangelho. Se cada líder do MM cuidar de um grupo de mulheres e estas fizerem o mesmo, vamos ter menos apos-tasia, mulheres mais felizes, mais comprometidas com o trabalho de Deus e mais capacitadas para de-senvolverem os seus dons.

M i n i s t é r i o d a M u l h e r

U m M i n i s t é r i o p a r a V o c ê Planejamento 2018Marli Peyerl, Líder do Ministério da Mulher

na Divisão Sul-Americana da IASD

Page 11: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 11

Todas as mulheres podem ser úteis na obra de Deus. Ellen White escreveu: “Mulheres cristãs inteli-gentes podem usar os seus talen-tos com o maior proveito...Espo-sas e mães não devem em caso algum negligenciar o marido e os filhos, mas podem fazer muito sem negligenciar os deveres do lar; e nem todas têm essas res-ponsabilidades” (FD 9.2). “Alguns podem fazer mais que outros, mas todos podem fazer alguma coisa. As mulheres não devem sentir que estão dispensadas em virtude de seus deveres domés-ticos. Devem mostrar-se inteli-gentes no sentido de provar que podem fazer muito de maneira metódica e com sucesso em levar pessoas a Cristo” (FD 7.4).

Há muito o que realizar! Há um exército de mulheres esperando por nós para serem motivadas, ca-pacitadas e inspiradas! O que elas necessitam é de oportunidades. Agora é o momento de tocar os co-rações e alcançar estas mulheres que estão próximas de nós.

O departamento do Ministério da Mulher existe para atender as ne-cessidades espirituais, emocionais, familiares e sociais das mulheres. Não importa o cargo que desenvol-vam na igreja. Nenhum departamen-to da igreja entende melhor uma mulher do que o MM. Somente uma mulher vai poder entender outra (Li-derança Máxima, 2016).

Todos os projetos que o MM tem realizado até aqui estão relaciona-dos com as três ênfases que a DSA tem dado nos últimos anos. Por isso, em 2018 vamos continuar mo-tivando as mulheres a experimen-tarem o + Comunhão, + Relaciona-mento e + Missão. Apesar desses conceitos serem bem conhecidos, é preciso vivenciar intensamente esta experiência.

Primeiro Deus:Deus deve ser o primeiro na vida

das mulheres, não importa a idade. O estudo da Bíblia, da Lição da Es-cola Sabatina, do Espírito de Profecia e a oração devem ser as prioridades.

Ellen White afirmou: “Todos quantos se acham sob as instru-ções de Deus precisam da hora tranquila para comunhão com o próprio coração, com a natureza e com Deus. Ele nos manda: ‘Aquie-tai-vos e sabei que Eu sou Deus Salmos 46:10'.” (CBV 58.3).

Vivemos em um mundo que nos impede de passar mais tempo com Deus; porém, se quisermos deixar Cristo tomar posse do coração, preci-samos nos render a Cristo diariamen-te, e somente assim, Ele poderá ope-rar uma mudança que nenhum ser humano é capaz de operar sozinho.

Com Jesus seremos mais que vencedoras! Os desafios da vida se-rão entregues a Ele e Satanás não terá poder sobre nós. “Encha seu coração com a palavra de Deus. Elas são água viva que irá saciar sua sede. As palavras inspiradas, quando abrigadas no coração, se-rão como correntes jorrando da fonte de vida” (EGW, CC, p. 88, 91).

“Sem a operação divina, o ho-mem não pode fazer nenhuma coisa boa. Deus chama todo ho-mem ao arrependimento, todavia o homem não pode sequer arre-pender-se, a não ser que o Espí-rito Santo lhe toque ao coração. O Senhor não quer, todavia, que homem algum espere até que jul-gue haver-se arrependido para então se dirigir a Jesus. O Salva-dor está de contínuo atraindo os homens ao arrependimento; só o que eles precisam é submeter-se ou deixar-se atrair, e o coração se lhes derreterá em contrição.” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 365.4).

Uma mulher pode “Tocar cora-ções” para alcançar outras mulhe-res que estão mais próximas, se o Salvador habitar em seu coração. O trabalho do MM terá o toque divi-no, se Cristo for revelado.

Ellen White escreveu: “O valor do homem não é medido pela posição de responsabilidade que ocupa, mas pelo espírito cristão que ele revela. Se o Salvador habita no coração, o tra-balho traz a impressão do toque di-vino. Não aparece o eu. Cristo é reve-lado como O totalmente desejável". - Carta 187, 1902. (LuC, p. 243.2)

1. Toque um coração por meio da Oração: Primeiro Deus

Ellen White escreveu: “Àquele cujo saber é infinito, que vê tudo na criação e que governa tudo por Sua vontade e palavra, Ele pode e há de atender a seu clamor, e fará com que a luz brilhe em seu coração e em torno de você; pois mediante sincera prece seu coração é posto em comunicação com a mente do

“Toque um coração e alcance o seu mundo"

Page 12: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

12 • SOS Mulher

10 dias de Oração e 10 horas de Jejum: Parceria com o Ministério de Mordomia.

Tema Geral 2018: “Primeiro Deus em Minha Família”.

A revista contém citações de Ellen White para a reflexão pessoal e também familiar. Durante os 10 dias e 10 horas de Je-

jum e oração, as famílias estudarão juntos os temas da Revista em casa ou na igreja. Irão se dedicar à oração e à busca do batismo do Espírito Santo. Após os 10 dias, teremos + 30 dias de continuação do projeto Reavivados Por Sua Palavra, para isso, teremos um esboço para ajudar na compreensão de cada capítulo. Teremos vídeos para ajudar a reforçar cada tema.

Os temas serão:• Família: bênção de Deus• Perdão, Reconstrutores de Pontes• Vitória contra a tentação• Intimidade com Deus, nossa maior necessidade

• Nele há consolo e esperança• Não desista da sua família• Do lar para a missão • O poder do Espírito Santo • Fidelidade diária e vitória final

Ministério da Oração: Comunhão com DeusUsaremos o mesmo material de 2017, intitulado “Comunhão com Deus”,

pois todos os textos são do Espírito de Profecia e ajudarão os grupos de inter-cessores. Porém, para fortalecer o Ministério de Oração das igrejas, foi prepara-do um livreto intitulado: “Sempre em Oração”. Esse material é para ser usado como auxiliar do Guia para o Ministério de Oração Intercessora – “Comunhão com Deus”.

Seu objetivo é incentivar o Ministério de Ora-ção Intercessora a permanecer ativo antes e de-pois da Campanha dos 10 Dias de Oração.

A ideia é que haja encontros  semanais de oração, e que o grupo de oração envolva o maior número de pessoas da igreja nesse ministério. Os desafios aqui apresentados de-vem ser realizados durante a primeira semana de cada mês pelos participantes do grupo de oração. Alguns capítulos do Guia para o Mi-nistério de Oração Intercessora "Comunhão com Deus", foram colocados de forma alea-tória, porque estão relacionados aos desafios de cada mês, os outros capítulos devem ser estudados durante as reuniões semanais. Convide jovens, adolescentes, crianças, idosos, homens, mulheres, meninos e meninas para participarem do Ministério de Oração Intercessora. Congregue, agregue. Faça todo o esforço para manter este grupo ativo. Incen-tivando-o a aproveitar todas as oportunidades para orar. 

Infinito. Talvez não tenha na oca-sião nenhuma prova notável de que a face de seu Redentor se in-clina sobre você em compaixão e amor, mas assim é realmente. Talvez não sinta de maneira pal-pável o Seu toque, mas Sua mão se acha sobre você com amor e piedosa ternura” (T3, p. 323.2).

2. Toque um coração por meio do Relacionamento: Amor em Ação

“O amor de Jesus no coração reve-lar-se-á tanto em palavras como em ação. O reino de Cristo será supremo. O eu será colocado em sacrifício vivo no altar de Deus. Todo aquele que verdadeiramente está unido a Cristo sentirá o mesmo amor pelas pes-soas que levou o Filho de Deus a dei-xar Seu trono real, Seu alto comando, e, por amor de nós, Se tornar pobre, para que pela Sua pobreza enrique-cêssemos” — The Review and Herald, 13 de Outubro de 1896. (CM 34.6).

3. Toque um coração para cumprir a Missão: Meu Talento, Meu Ministério.

“Quando Cristo habita no cora-ção, a pessoa se sente tão repleta de Seu amor e da alegria da comunhão com Ele que se torna cada vez mais apegada a Ele. Ao contemplá-Lo, o próprio eu é esquecido. O amor a Cristo é a motivação certa para a ação.” (CCn, p. 30.1 Nova versão).

O tema Toque um Coração, Al-cance o Seu Mundo será o mes-mo até 2020: Nosso objetivo é atender às necessidades das mu-lheres, não importa em que depar-tamento estejam atuando. Um ministério para cada mulherPessoas são mais importantes Mais acompanhamento Celebração de projetos que foram realizadosTestemunhos e celebração

+ CRMÊnfase da DSA:

Page 13: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 13

1. Portal de Oração: Continuaremos a responder os pedidos do portal e a orar pelas pessoas que pedem orações.

2. Quarta de Poder 2018: "Discí-pulos". Sugestões para a programa-ção no próprio material.

Estamos propondo que na últi-ma quarta-feira de cada mês o cul-to seja organizado pelo MM. Cada igreja deverá promover a “Quarta do Poder” com testemunhos, ora-ção e compromisso com Deus, rea-vivando a nossa esperança e o nos-so relacionamento com o Senhor.

3. Retiro Espiritual: Continuaremos com o tema: “A

Presença de Jesus em Minha Vida”.

Para sermos bem-sucedidos no cumprimento da Grande Comissão, precisamos desenvolver relacio-namentos com as pessoas a quem desejamos salvar. Gestos de amizade, carinho e atenção são funda-

mentais. Além disso, vamos desenvolver competên-cias e cuidar da mulher nos aspectos físicos e emocionais.

Ministério (Igreja + acolhedora)Manual de Diretrizes e Caderno de Recepção

O manual contém orientações explicativas sobre a organização, equipe, funções de cada um, utilização de material, atendimento e pos-tura adequados.

O Caderno de Recepção vem junto com o manual e contém espaço para registro de: Controle dos visitantes e dos contatos

feitos após visitarem a igreja. Dados da equipe por funções. Calendário das diversas reuniões. Escala da recepção. Anotações gerais

Os 4 A'sAMAR: Andarei dia a dia com Jesus para olhar

os outros com os olhos do PAI. Deixarei que o amor de Deus motive

meus pensamentos a respeito do outro e minhas ações para com ele. Olharei com simpatia sem fazer qualquer

tipo de discriminação. Falarei apenas coisas boas sobre os irmãos.

ACOLHER: (abraçar) Aproximar-me-ei com um sorriso. Cumprimentarei com alegria dando boas-vindas à casa do PAI. Direi o meu nome e perguntarei o do outro. Desejarei saber de onde vem e como está. Me colocarei a disposição para o que precisar. Serei a extensão do abraço e sorriso do Senhor.

ATENDER Compartilharei a Bíblia e a lição da Escola Sabatina. Ajudarei a encontrar textos bíblicos. Prestarei informações se precisar. Explicarei a cerimônia e apresentarei pessoas. Prestarei auxílio se tiver alguma criança, para que possa melhor en-

tender a Palavra.

ACOLHEDORAJuntos por uma igreja mais

MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO

Page 14: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

14 • SOS Mulher

Procurarei saber, se houver abertu-ra para isso, se ela tem passado por algu-ma situação pela qual posso orar por ela. Respeitarei se preferir não falar.

ACOMPANHAR Convidarei para a próxima reunião. Verificarei seu desejo de estudar a

Bíblia ou receber orações intercessoras. Pedirei seu telefone para ligar

durante a semana. Acompanharei até a porta. Tão logo seja possível convida-

rei para uma nova programação da igreja ou um lanche em minha casa.

Quebrando o Silêncio 2018 - Te-mática: Suicídio

Este Projeto deseja unir as forças da igreja e também da comunidade por um mesmo ideal, que é orientar e conscientizar a população em geral sobre a importância de dar um basta à violência. Faremos isso através de manifestações, de informação de re-gras simples e eficazes, de prevenção e sobrevivência ao abuso e ainda res-gatando os valores cristãos do amor e respeito ao próximo. Então: Organize este programa com an-

tecedência para ter o apoio de outros departamentos e de entidades públi-cas para a realização de projetos. Verifique os materiais e use-os

com sabedoria para que sejam desti-nados às pessoas certas e nos eventos adequados. Conte com os jovens, desbrava-

dores e alunos da Escola Adventista para organizar uma passeata na co-munidade que reside. Converse com o líder de comu-

nicação para ajudar a coordenar toda a divulgação do projeto nos meios de comunicação.

Entre em contato com algumas escolas públicas para organizar uma campanha de orientação e preven-ção através de palestras, encenações, gincanas de cartazes, frases, etc.

Sugestões e materiais• Criar ações anuais e não so-

mente no 4o Sábado de Agosto.• Definir que atividades que o

MM estará realizando ao longo do ano.• Divulgação externa (meios de

comunicação).• Planejamento das ações com

os assessores de imprensa. Tornar conhecido o que está sendo plane-jado para desenvolver o QS.

• Ações: Investir em exposições, re-servar dias especiais de atividades em escolas públicas, feiras com orientações de profissionais para ajudar as vítimas, cadastrar voluntários para atendimen-to gratuito nas igrejas, espaço NT, etc.

• Parceria com a Educação para usar nossas instituições edu-cativas em atendimento às pessoas vítimas de violência. São os futuros profissionais que podem ajudar.

• Ver o calendário dos municí-pios, dos estados e dos países para tentar enquadrar o material do projeto e os profissionais para falarem algo na data e a igreja dar a sua con-tribuição fora da data de agosto.

• Materiais digitais para públicos infanto-juvenis, sem que haja tanta coi-sa impressa. As novas gerações conso-mem muitas histórias em quadrinhos, vídeos curtos, games, etc. Realizar por regiões, para estimular o contato.

• Clipes musicais exclusivos para tal: Crianças e adultos. Uma boa mú-sica cristã, apresentada por um ícone jovem de música cristã adventista.

• Site Quebrando o Silêncio. Divulgar mais o site e os materiais existentes.

• Parceria com os jornalistas das Associações/ Missões no momento de planejar as ações da campanha.

• Tornar o projeto em ministé-rio continuo.

• Realizar o projeto com objeti-vos evagelisticos.

• Cadastrar profissionais de cada igreja que estejam dispostos a trabalhar e atender pessoas que estão passando pelo problema.

Curso de Liderança Feminina:Definição de Educação Conti-

nuada: A educação continuada é uma medida de participação na for-mação profissional não acadêmica. Uma unidade de educação conti-nuada é concedida para cada 10 ho-ras de treinamento. Esses créditos não são válidos para o uso em um diploma de faculdade ou universida-de acadêmica. Educação continuada oferece a oportunidade de você atua-lizar ou ampliar suas habilidades ou conhecimentos, através de opções de ensino não crédito. Esse certifica-do demostra que a pessoa recebeu treinamento em uma determinada área, sendo validado por uma univer-sidade meritória, e tem mais influên-cia acadêmica do que um certificado dado a eles por um departamen-to da igreja. Estes certificados são aceitos por muitos empregadores e agências profissionais, como prova do seu compromisso com a apren-dizagem dentro de sua carreira (MM, AG). Em cada nível, os participantes podem receber um certificado pro-vido pela própria União/Campo. A Universidade da Andrews também está oferecendo estes certificados no valor de $20,00 cada. Porém, o MM da Associação/Missão está suge-rindo que o certificado da Andrews seja entregue após a conclusão do 4o Nível. Cada União/Campo deverá se responsabilizar pelo pagamento. Os nomes dos participantes deverão ser enviados para o MM da DSA para que sejam enviados para o MM da Asso-ciação Geral.

Page 15: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 15

Meu Talento, Meu MinistérioDons: Incentivar as mulheres a descobrirem

seus talentos e dons por meio da realização dos tes-tes dos dons e incentivar seu uso como ministério.

Todas as mulheres devem usar seus dons como demonstração do amor que tem por Jesus. É

importante também que descubram quais as necessidades da igreja e o que elas podem estar realizando. Lembre-se que é o Espírito Santo que as capacitará por meio da oração.

Por isso, o primeiro passo para descobrir estes dons, é orar para que Deus revele seus planos. Há muitos talentos escondidos que podem ser usa-dos na evangelização. Deus deseja que sejam colocados ao Seu serviço.

Ellen White escreveu: “Deus deseja o serviço voluntário de nosso co-ração. Ele nos dotou da faculdade do  raciocínio, dos talentos de ca-pacidade, e de meios e influência para que sejam usados para o bem da humanidade, a fim de que possamos manifestar ao mundo o Seu espírito. Preciosas oportunidades e privilégios são colocados ao nosso alcance, e, se os negligenciarmos, roubamos aos outros, defraudamos a nós mesmos e desonramos ao nosso Criador. No dia do juízo, não de-sejaremos enfrentar essas oportunidades desprezadas, esses privilé-gios negligenciados. Nosso interesse eterno para o futuro depende do diligente desempenho presente do dever em desenvolver os talentos que Deus nos tem confiado, para a salvação de pessoas. [...]" (CM 81.2).

Projetos Integrados da DSASemana SantaO tema da Semana Santa de 2018 será: “Libertos, o Preço da Vida”. A Semana Santa é um momento espe-

cial onde as pessoas estão voltadas para as coisas espirituais e nós não podemos perder esta oportunidade para evangeli-zar. Então: Reúna a equipe do MM e verifique

um ponto especial para a pregação convi-dando a comunidade, mas especialmente as pessoas que já estão estudando a Bíblia ou estão em um PG. As mulheres que são anfitriãs de

PG ou líderes de PG, podem e devem realizar a Semana Santa no seu PG. Na verdade, esta é uma excelente oportu-nidade para aquelas que desejam ini-ciar um PG em sua casa. Lembre-se que as mulheres que estão participando do Projeto “Amiga

Secreta de Oração” devem convidar sua amiga para esta semana e acompa-nhá-la a cada dia. Da mesma forma, devem ser convidados os amigos que participaram do projeto Amigos da Esperança e Lares de Esperança. Veja com o Ministério Pessoal todo o material.

Impacto Esperança Participar da distribuição do Livro

Missionário, no dia 26 de maio.

Semeando Esperança: Folheto missionário intitulado

“De Mulher Para Mulher” com con-teúdo missionário, sendo assinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, Novo Tempo e com o site “En-contre uma igreja”, facilitando o contato com a Novo Tempo ou al-gum templo da IASD. Este material é para ser levado na bolsa das mu-lheres para que possam fazer o pri-meiro contato com outras mulhe-res: Ex.: no trabalho, no ônibus, nas ruas, com vizinhos, etc.

Page 16: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

16 • SOS Mulher

Reencontro: Guardadora de Minha Irmã - Programa Integrado com a Secretaria.

É um projeto que motiva as mu-lheres cristãs a alcançarem outras mulheres que já fizeram parte da família adventista. Além de resgatar essas pessoas, deverão reintegrá-las à igreja e às atividades do MM.

Passos para o projeto:• Procurar na Secretaria da igre-

ja os nomes das mulheres ex-adven-tistas.

• Cada uma orando por uma, individualmente e em grupo.

• Realizar visitação.• Convidá-las para o Chá Entre

Amigas.• Organizar, no dia do Reen-

contro ou em outra data, um pro-grama especial para elas.

• Rebatismo ou profissão de fé. Preparar uma linda festa, pois o fi-lho voltou à casa do Pai.

Saúde da MulherPromoção da saúde para mulhe-

res por meio de palestras, alimen-tação saudável, atividades que pro-movam os oito remédios de Deus.

Programas Especiais

Sábado Missionário da Mulher Adventista - Temática: Marcas de Uma Influência

O Sábado Missionário da Mulher provê uma oportunidade para a igreja ter conhecimento do que está sendo realizado pelo departamento em to-dos os seus aspectos, sobretudo, no missionário. É um momento especial onde as mulheres podem conduzir o programa do culto, apresentar teste-munhos, trazer batismos das primí-cias decorrentes dos esforços do MM e organizar outras atividades. Neste dia, aproveite para convidar as mulheres que ainda não participam de algum projeto oferecido pelo MM, para que se envolvam em algum deles.

Lares de Esperança e CuraSão lições que podem ser apre-

sentadas em reuniões de mulheres promovidas pelo MM ou nos encon-tros de esposas de pastores. Este material também pode ser apre-sentado nos Chás Entre Amigas ou durante o mês de outubro, mês em que o projeto “Outubro Rosa” é rea-lizado. Os temas estão relacionados à saúde da mulher. Ex: Depressão, resiliência, stress etc. É uma exce-lente oportunidade para convidar mulheres que não são adventistas para participar desta programação.

Meditação da MulherCada união deverá enviar para a

DSA, até o fim de janeiro, no míni-mo, 50 textos para serem avaliados pela CPB para serem publicados.

Em 2020, a Casa Publicadora Brasileira irá produzir a meditação com os testemunhos escritos por mulheres que fazem parte do ter-ritório da DSA. Observe as orienta-ções que devem ser seguidas ao escrever os textos e divulgue essas informações. Orientações para o preparo de devocionais da Medita-ção da Mulher.

Versão BíblicaPode-se escolher entre duas

versões: versão tradicional, usar a Almeida Revista e Atualizada, 2ª edição, ou versão contemporânea, Nova Versão Internacional. Se em algum dia for usada uma versão di-ferente da adotada, indicar a versão após citar o texto. Exemplos: João 3:16, A Mensagem; Romanos 8:28, NASB.

Tamanho do Texto (Diário)Caracteres sem espaço = 1.900 a

2.000.Caracteres com espaço = 2.200 a

2.400.

Detalhes TécnicosParágrafo de 1 cm, sempre ali-

nhado à esquerda (não justificar).Usar a fonte Times New Roman

ou Arial, corpo 12.Se houver citação bíblica dentro

do texto, colocar a fonte por extenso.Exemplo: “Deus é amor” (1 João 4:8).Usar sempre números cardinais

com os livros duplicados: 1 Reis, 2 Reis, 1 João, 3 João.

Dicas de ConteúdoA meditação é caracterizada

pelo uso de um acontecimento, fato, evento, ideia ou imagem de origem

Sábado missionário da Mulher Adventista

www.rompiendoelsilencio.org

Page 17: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 17

bíblica ou não, com o objetivo de apresentar uma breve descrição se-guida de aplicação à vida prática e convite à ação e tomada de atitude.

O texto da meditação é mais vol-tado à devoção, inspiração e moti-vação do que ao aspecto intelectivo, doutrinário e teológico.

Mesmo que a mensagem do dia possa ser baseada em uma ideia teológica ou doutrinária, o objetivo é explorar e aplicar essa ideia de for-ma devocional e inspiradora.

A ideia ou o fato principal deve ser abordado de forma breve e objetiva, a fim de que o leitor consiga entender e reter o conteúdo com facilidade.

O texto bíblico precisa ser ajus-tado à ideia ou fato em questão, e a aplicação precisa resgatar o texto bíblico, de forma que a ideia e o tex-to bíblico estejam entrelaçados.

Cada meditação deve conter os elementos essenciais de um ser-mão: texto bíblico, fato/ideia-chave, desenvolvimento e aplicação.

A ideia ou o fato principal a ser desenvolvido precisa ser interes-sante, curioso, impactante, atrativo e inspirador.

A ideia ou o fato principal deve funcionar como uma janela ou ilus-tração para o ensinamento ou men-sagem espiritual que se tem em mente na aplicação.

A reflexão não deve se restringir aos aspectos éticos e morais da fé, mas ressaltar a graça de Deus e as ações humanas como fruto da ação divina.

A linguagem dos devocionais deve ser ajustada ao público-alvo, e as expressões empregadas devem ser de uso cotidiano e de fácil en-tendimento, de acordo com a nor-ma culta da língua portuguesa.

p l a n o d e e s t u d o

C u r s o d e L i d e r a n ç aEsses temas deverão ser estudados em grupos ou individualmente (em seus lares), através do DVD Curso de Liderança Nível 2.

Janeiro a Março Ministério da Oração

Planejamento programa

Administração do tempo

Abril a JunhoVisitação

Como apresentar seminário

Fazer novos discípulos

Julho a SetembroPequenos grupos

Resgatar membros

Orçamentos e finanças

Outubro a DezembroPrincípios de aconselhamentos

Page 18: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

18 • SOS Mulher

M at e r i a i s 2 0 1 8

Bíblia de Estudo do MMEsta Bíblia feminina deve ser usada pela pessoa que estará dando estudo bíblico pessoal ou presentear a recém batizada como incentivo para ela dar estudos bíblicos também.

Revista Guardiã do Lar - Mães que revolucionam o mundoÉ uma Jornada de oração de 40 dias, destinada para mulheres que querem interceder por seus filhos. Tremendo!

Meditação da Mulher - "Amor Eterno"Histórias emocionantes de mulheres brasileiras que contam suas experiências marcantes.

Amando Para a Eternidade - Esposo e Filhos Formar grupos de oração e estudo para que a esposa ou mãe, através da oração e testemunho, seja um agente transformador na vida de seu marido e filho, ao demonstrar o verdadeiro amor de Cristo.

Revista Guardiã do Lar - Um projeto para esposas que querem fazer a diferença É uma jornada de oração de 40 dias, destinada para espo-sas que querem orar por seu casamento e seu lar. Projeto sensacional!

Estudo Bíblico “Cor e Sabor”Excelente forma de estudar a Bíblia marcando-a e dando suporte no momento de dar estudos bíblicos.

Page 19: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 19

Amiga Secreta de OraçãoAmiga Secreta de Oração é um projeto onde as mulheres da igreja oram por uma ou mais amigas não adventistas. Durante o período em que se ora por elas, são enviados 4 cartões com mensagens especiais, sen-do que o último as convida à reunião de revelação indicando o lugar e horário. Essa reunião pode ser transformada em um Chá Entre Amigas. No encontro de revelação, a programação apresenta um breve tema de valorização pessoal ou de saúde da mulher, uma mensagem espiritual, dinâmica e a revelação da amiga secreta. Esta é uma boa oportunidade para que cada uma receba o folheto de contato do MM, Saúde da Mulher e a motivação para estudar a Bíblia com sua amiga da igreja.

Olá Amiga!Falta bem pouco para nosso encontro.

Você vai amar!

A festa está quase pronta e estamos fazendo o melhor, pensando especialmente em você.

Nosso objetivo é mostrar o quanto você é importante. Uma coisa posso dizer:

Como é bom orar por você!Chegou seu grande dia!

Mal posso esperar o momento em que vamos nos

abraçar e nos conhecer. Sua presença é indispensável,

pois tudo foi preparado com muito carinho!

Marcamos nosso encontro para:

Espero você!

Data:

Horário:

Local:

Endereço:

Convite Especial

Querida AmigaO Ministério da Mulher de nossa igreja está realizando um

projeto chamado “Amiga Secreta de Oração” e eu escolhi

você como minha amiga. Durante todo este mês estarei

orando por você. Sua vida vai mudar! Você

receberá muitas bênçãos. No � nal do

mês você saberá quem sou eu e

porque a escolhi.

Um abraço, sua amiga... Amiga...Estou orando por você. Deus a criou para ser feliz e Ele vai lhe abençoar sempre. Con� e no poder da oração. Ore com fé, assim como � zeram os pioneiros bíblicos no passado e por isso foram vencedores. Deus quer lhe ver feliz e sorridente; transmita alegria onde quer que esteja, pois transmitindo alegria aos outros, você será mais feliz.

Lembre-se: este é um mês especial em sua vida, pois há alguémorando por você.

Abraços de sua Amiga Secreta de Oração

ReencontroReencontro trata-se de uma programação realizada em um sábado, ou em um fim de semana especial, onde todas as atividades da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Culto, a Música, a Escola Sabatina, Recepção, o Programa Jovem e outros, são preparadas de maneira especial, objetivando buscar de volta os irmãos ausentes para o nosso convívio.“Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:7

Saúde da Mulher Queremos ajudar as mulheres a terem saúde física e

emocional. Sabemos que a mente influencia o corpo e este, também influencia a mente. Então: Realize encontros com palestrantes para que elas sai-

bam como desenvolver segurança emocional. Organize uma tarde ou um domingo, como por exemplo no

fim de semana do Dia do MM, para fazer um momento específico sobre a saúde feminina. Neste dia, consiga pessoas para falar sobre os temas que estão inseridos na Cartilha da Saúde da Mulher "Eu, Mulher". Se for possível, ofereça este material a cada participante. Prepare um momento especial para as mulheres da tercei-

ra idade, pois elas tem necessidades específicas.

Livreto "Bem-vindo! Você Está Entre Amigos"É um material a ser oferecido por ocasião da primeira visita. Ele contém uma visão sobre o que é a Igreja Adventista do Sétimo Dia e uma explicação sobre o que a Igreja crê.

Folheto de Boas VindasÉ destinado ao visitante e deve ser pre-enchido por ele ou pela recepção. Con-

tém dados sobre a pessoa, sua opinião de como foi recebido e o que ela deseja de

nossa igreja.

Page 20: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

20 • SOS Mulher

Dia Internacional da MulherVeja a possibilidade de que cada mulher da sua igreja rece-ba um cartão. Procure fazer uma visita para mulheres que estão em posições de liderança pública (prefeita, vereadora, primeira dama, etc.) levando uma mensagem, literatura da igreja e fazendo uma oração pela vida delas. Outras mulhe-res que merecem atenção especial são as que estão hospi-talizadas ou em asilos.

Cursos: Vida Melhor - Aprendendo a Empreender

Segundo Robert Hirsch, empre-endedorismo é o processo de criar algo diferente, com valor, dedican-do tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspon-dentes e recebendo as consequen-tes recompensas da satisfação eco-nômica e pessoal.

A ideia é ajudar de forma prática quem precisa, sejam irmãs da igreja

ou comunidade. Você poderá fazer da seguinte forma: Tenha em mãos as informa-

ções sobre as mulheres da igreja. Você pode obter informações atra-vés do questionário de interesses, com o pastor ou com a ASA (Ação Solidária Adventista). Veja que tipo de apoio está sendo necessário e então faça um plano de ação para atender a estas pessoas, ou mes-mo a um grupo de pessoas. Promova aulas para o aprendiza-

do de uma aptidão que possa, quem sabe, se converter em alguma fonte de renda para estas que estão em necessidade. Ex.: caixas decorativas, pintura, E.V.A., etc. Apresente seminários sobre uso

adequado do dinheiro e como ge-renciar o lar, o tempo ou pequenos negócios. Verifique se há necessidade de

promover aulas para que tenham melhor conhecimento da escrita e leitura da língua portuguesa.

Lição Para Pequenos GruposEstudo semanal em pequenos grupos, enfantizando a Comu-nhão, Relacionamento e Missão.

Mulheres VisitamO Ministério da Visitação é uma forma de aproximar as pessoas. Não só ajuda a pessoa que recebe a visi-ta como, principalmente, aquela que se doa para este fim.“Vamos visitar alguém hoje?”

Pequenos Grupos em Meu LarEste material foi desenvolvido para orientar as pessoas a serem anfitriões, pois cada pequeno grupo precisa de um anfitrião.

Agenda de Oração Agenda de bolso para que você possa interceder diariamente por amigos, parentes e vizinhos.

Page 21: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 21

Revelação das Amigas Secretas. Cada participante diz algumas carac-terísticas de sua amiga secreta antes de revelar o nome dela, entregando-lhe uma lembrança junto com o livro "O Poder da Esperança".

Lanche. Lembre-se que os ali-mentos oferecidos nesta ocasião de-verão ser vegetarianos.

Obs.: Os convites deverão ser feitos na quantidade de cadeiras disponíveis no local. Toda a programação com ex-ceção do chá, deverá ser de, no máxi-mo, 45 minutos.

Importantíssimo para o sucesso do Chá Entre Amigas:

Chá Entre AmigasObjetivo. Envolver e motivar as

mulheres da igreja na evangeliza-ção de suas amigas que por outro método não aceitariam. Na forma de sociabilidade, há quebra de pre-conceito.

Preparo espiritual. Antes da rea-lização do chá, as mulheres da igreja deverão estar orando pelas amigas que não pertencem à igreja e que serão convidadas. Na abertura do chá mostrar em apresentação de Power Point, vídeo ou colocar num mural, as fotos do grupo de oração intercessora em favor das amigas. Neste chá as convidadas receberão uma mensagem de suas amigas: “estou orando por você”. Elas tam-bém poderão entregar seus pedi-dos de oração.

Equipe. Diretoria e uma equipe completa para o planejamento.

Local. Num salão social da igreja ou outro local como salões de clu-bes, escolas, eventos, prédios, etc.

Decoração. O local deve ser lim-po e arejado. Faça uma decoração simples e elegante. Se possível, te-nha toalhas bonitas para as mesas e xícaras para o chá. Os salgados e do-ces devem estar bem apresentados em recipientes bem decorados em uma mesa grande para que todas se sirvam ou podem ser servidos nas mesas individualmente.

Organize uma mesa para os sor-teios e brindes. Faça uma saudação muito especial para as amigas con-vidadas. Os brindes para as amigas devem ser literaturas (revistas, livros, Bíblia feminina com o curso bíblico, meditação da mulher, CDs, etc.).

Convites. Haverá dois modelos de convites: Um para as irmãs da igreja (sugestão abaixo) e outro para as amigas de oração. Se você realizou o Projeto Amiga Secreta de Oração, o último cartão já é o convite.

Recepção. Uma equipe bem agra-dável e alegre dá as boas vidas e en-trega a pastinha contendo algum ma-terial específico para as convidadas.

Exposição. Nesta oportunidade, faça uma exposição de fotos das atividades do MM ou trabalhos ma-nuais das mulheres da comunida-de. Se tiver algum lançamento de livros ou CDs, faça uma sessão de autógrafos. Una-se à ASA, Ação So-lidária Adventista, para expor seus trabalhos para serem vendidos em benefícios dos carentes.

Devocional ou Seminário. Poderá ser feito pelo pastor ou por uma mu-lher. O tema é evangelístico e propo-mos que seja algo que atinja as ne-cessidades espirituais e emocionais.

Mensagem Especial. música, poesia, jogral, vídeo, apresentação em Power Point, etc.

ORAÇÃO +

PLANEJAMENTO =

SUCESSO

Convite para o Chá

Page 22: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

22 • SOS Mulher

O departamento do MM dis-põe de um planejamento que cabe a coordenado-

ra distrital ajudar as líderes de igre-ja executá-lo. No entanto, surgirão ideias que, para ter certeza de que alcançarão resultados eficazes, se faz necessário um planejamento. A Bíblia é o plano escrito de Deus para nós. É a prova inegável que Deus pensa a frente, pois a maioria dos seus textos são profecias, descrições do futuro. Nossos planos também precisam ser sistematizados e documentados para que nos sirvam de guia.

De forma geral, trabalhar num planejamento é como pensar em uma viagem:

Onde desejamos chegar - são as oportunidades ou as necessida-des levantadas.

Nossos recursos - é a situação atual, o que há disponível em recur-sos humanos, materiais e financeiros.

Nossos objetivos - É o destino final, onde desejamos chegar.

Nossas estratégias - É a escolha da estrada para podermos alcançar o destino, aplicando o que se tem

disponível para atingir os objetivos. Nossos métodos - É o mapa

que temos para nos guiar. São as orientações já disponíveis que nos ajudam como, por exemplo, o pró-prio plano do departamento.

Nosso ambiente - É a previsão do tempo já antecipada pelo conhe-cimento que temos da realidade do nosso distrito, das equipes de traba-lho, os materiais disponíveis e tam-bém os relacionamentos já existentes.

Nossas ações - São as provi-dências.

Nossos Resultados - É a verifi-cação da eficiência dos planos para a viagem. É alcançar o destino final.

Tenha visão Ter uma visão é essencial. Simpli-

ficando, isso significa que devemos ter uma ideia de onde estamos indo e onde desejamos chegar com nos-so ministério. Sêneca, foi um dos mais célebres escritores e intelectu-ais do Império Romano e cerca de 65 a.C. ele já dizia: "Se um homem não sabe na direção de que porto está navegando, nenhum vento é favorá-

vel." Fred Pryor enfatiza que "A decla-ração da visão focaliza a direção de uma organização e o que ela deseja realizar. Ela inspira, motiva e é capaz de pintar o retrato da transição e do produto final." Os valores são o fun-damento da declaração da visão.

Podemos desenvolver a visão sozinha. Se esse for o caso, é impor-tante assegurar-nos de que nossas reflexões estejam fundamentadas na verdade, que sejam atuais, mo-dernas e factíveis. Ou então pode-mos partilhar todo o processo com a equipe onde o grupo poderá con-tribuir com ideias excelentes. Assim eles terão a mesma compreensão e sentirão que estão unidos no pro-cesso e isso poderá assegurar a sua implementação. É importante lem-brar que Cristo deve ser a melhor fonte de imaginação e visão.

Para trabalharmos a visão em grupo os passos a seguir são importantes:

1. Orar e meditar: Se desejamos ser guiadas pelo Espírito Santo, en-tão precisamos dedicar tempo para ler e pedir a Deus que nos fale por

comoplanejar?

Page 23: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 23

meio de Sua Palavra. Tomemos tempo para orar, comprometendo-nos a trabalhar para Ele. Peçamos que Ele nos conceda visão para ser-mos conduzidos por Sua vontade. Perguntemos que caminho seguir e o que devemos fazer.

2. Planejar: Planejamento é tra-zer o futuro para o presente, a fim de que se possa fazer algo a respei-to dele agora.

3. Reunir informações: Buscar informações a respeito das neces-sidades das mulheres do distrito, sobre o que o Ministério da Mulher já possui de planos, sobre o que a li-derança pode oferecer, as experiên-cias de outras coordenadoras distri-tais bem como o conhecimento de cada elemento da equipe.

4. Analisar e discutir as informa-ções: A análise dos prós e dos con-tras é fundamental.

5. Priorizar: Muitas ideias virão, muitas coisas poderão ser feitas, no entanto, é necessário dar prioridade ao que é mais importante.

6. Consolidar o plano de ação: Isso se faz começando por analisar o calendário da igreja (verificar com o pastor) e o calendário anual com to-dos os feriados. As primeiras datas a serem agendadas são as prioritárias. Não tentar programar muitos proje-tos durante o ano. É melhor realizar bem alguns projetos do que ter pla-nos grandiosos e deficientes que não farão bem algum para as mulheres ou para a reputação do Ministério da Mulher. Um aspecto importante da consolidação é a capacidade de manter a visão viva. Toda a equipe deve modelar e aplicar a visão, falar a seu respeito e constantemente di-vulgar sua existência e valor.

Estabeleça os alvosAlgumas pessoas são cautelosas

no estabelecimento de alvos e ou-tras querem evitá-lo. Preferem a "se-

gurança" de não estabelecer alvos específicos, pois pensam que assim será impossível fracassar.

Peçamos a Deus que nos dê cora-gem e força para trabalhar para Ele es-tabelecendo alvos realistas, não absur-dos. Ao alcançá-los teremos o desejo de atingir alvos maiores.

Os alvos dizem respeito a resul-tados, não a "ocupação", ou seja, ati-vidades.

Às vezes podemos estar muito ocupadas fazendo coisas úteis e ainda assim não obter os resultados desejados. Ao focalizar nos "resulta-dos" passamos a ver onde a ativida-de tem sido de fato útil.

Sem um alvo para aferir nosso progresso, podemos gastar muito tempo estando apenas ocupados.

Um exemplo específico pode ser: Organizamos um desjejum para as mulheres. Providenciamos um local agradável, uma alimentação fabu-losa, muitas mulheres comparecem devido à boa divulgação feita e todas passam momentos maravilhosos. No fim do dia, damos tapinhas nas cos-tas umas das outras e dizemos:

"Tudo saiu perfeito"; "Não houve nenhum se não"; "todas nos empe-nhamos muito". Porém, qual era o resultado desejado? Era apenas de que tudo saísse bem e de que a ati-vidade fosse realizada? Se o nosso desejo é levar as mulheres a estarem mais perto de Jesus por meio de um desjejum com um tema espiritual, e também desfrutarem a companhia umas das outras, então necessita-mos dizer isso no início e manter o alvo espiritual se desenvolvendo de forma sólida na mente ao fazermos os planos para as atividades. Ter des-de o início os alvos em mente irá guiar-nos ao traçarmos os planos de cada segmento do programa e asse-gurar que as atividades e as estraté-gias sejam apropriadas para condu-zirem aos resultados desejados.

Os alvos devem ser mensuráveisSe tivermos o seguinte alvo ma-

ravilhoso, mas vago: "Encorajar espi-ritualmente as mulheres da igreja", como saberemos se alcançamos nos-so alvo? Bem, não há nada de errado com desejar encorajar espiritualmen-te as mulheres da igreja: na verda-de, esta necessidade deve permear a maior parte do que realizamos no Ministério da Mulher. Porém, é muito difícil saber se foi alcançado esse tipo de alvo, salvo se for realizada uma pes-quisa com todas as mulheres antes e depois da atividade para conferir se houve alguma melhora. Certamente, você não desejará fazer isso toda vez que realiza um programa.

Portanto, estabeleça seus alvos de forma mais facilmente mensuráveis.

Exemplo: Que mais de 75 das mulheres

compareçam ao próximo programa. Que a maioria das mulheres indi-

que que o programa foi uma bênção para elas ao preencherem e devolve-rem uma folha com esses indícios.

Que ___ % das mulheres respon-dam ao apelo para reconsagração.

Formas que podem ser usadas para mensurar os alvos:

Questionário (respostas a per-guntas específicas, ou porcentagens daquelas que indicaram haverem sido ajudadas ou beneficiadas pelo programa).

Número de mulheres que res-ponderam ao apelo de reconsagração.

Número de participantes no pro-grama. Se você não tiver alvos e não mensurar os resultados, o que utiliza-rá como teste de desempenho para avaliar o progresso e para buscar me-lhorias?

Miller, C. (1995) The Empowered Leader: 10 Keys to Servant Leadership.

Briadman and Holman, Nashville.

Page 24: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

24 • SOS Mulher

Comunhão Relacionamento Missão

Mês Eu com Deus Eu com meu PG/IgrejaEu com meu PG na

Comunidade

Janeiro

Definir metas pessoais com Deus. Tempo de Devoção/Estudo/

Oração. Participar do Projeto SOS Mulher.

Motivar devoção pessoal - Grupo de Oração Intercessória nas igrejas

e duplas missionárias. Orar pelo Projeto Esperança Porto de Galinhas e Esperança Xingó

Planejar ações para cada trimestre através dos PGs atendendo as necessidades na comunidade.

FevereiroDia Mundial de Oração. Orar pelo programa 10 dias de oração e 10

horas de jejum - Família.

Motivar a igreja para os 10 dias de oração. Planejar ações com PGs,

como visitar e orar.

Convidar pessoas para participarem dos 10 dias de oração. Orar nas casas

e estabelecimentos comerciais.

Março

Agradecer pelas bênçãos de Deus em sua vida e família. Orar pelos 5

amigos e pela Semana Santa. Iniciar "Primeiro Deus".

Falar de Jesus durante a Semana Santa, em asilos, orfanatos,

envolvidos com o PG.

Planejar ações para convidar pessoas para participar da Semana Santa.

Abril Orar pela família, amigos, e interessados pela Igreja.

Organizar ações para atender necessidades comunitárias e fazer

amigos.

Promover um domingo de oficinas como: culinária, saúde, beleza. Visitar

interessados e oferecer estudos bíblicos.

MaioOrar pela Semana de Mordomia e

Impacto Esperança.Motivar a igreja a ler o livro

missionário através dos PGs.

Realizar chás entre amigas com mães da comunidade. Oferecer

estudos bíblicos.

JunhoOrar pelas mulheres missionárias.

Orar pelas missões curtas. Orar pela unção do Espírito Santo.

Envolver a igreja no programa Sábado Missionário da Mulher

Adventista.

Realizar ações missionárias na comunidade. Oferecer o seu dom.

JulhoOrar pelo Projeto Calebe. Orar pelo

reavivamento e reforma pessoal.Ajudar, apoiar equipes de Calebes

através dos PGs.Organizar projeto para atender as

novas gerações - Palestras.

AgostoOrar pelas famílias, amigos e

interessados. Agradecer as bênçãos de Deus.

Participar das ações do Quebrando o Silêncio. Organize junto ao JA o

Programa dos Pais.

Realizar programa em praça pública homenagem aos pais da

comunidade.

Setembro Orar pelo desenvolvimento dos Dons no trabalho missionário.

Promover oficinas em sua igreja, fazendo amigos para a Semana de

Colheita.

Colaborar com o batismo da primavera. Realizar chá entre amigas.

Outubro Orar pelas crianças, novas gerações, professores, pastores e famílias.

Realizar programa para o Dia do Pastor. Promova o dia das crianças

e dia dos professores.

Promover palestras de saúde (Outubro Rosa). Realizar

homenagem aos professores. Promover programa para crianças

carentes.

NovembroOrar pelo cumprimento dos

requisitos do SOS mulher. Orar pela Semana de Colheta

Junto ao PG, arrecade alimentos, roupas, brinquedos e material de

higiene.

Cadastrar famílias ou instituições carentes para benefícios do Multirão

de Natal.

DezembroOrar, agradecer e testemunhar das

bênçãos de Deus. Orar pelas missões curtas.

Participe do Multirão de Natal. Realize culto de gratidão.

Promova o Mutirão de Natal - Programa especial nas comunidades

carentes, com doações e lanches para as famílias.

C r o n o g r a m a d e A t i v i d a d e s 2 0 1 8 - U N e B

Page 25: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 25

Nome da Líder: ________________________________________ Distrito: ___________________________ Ano: _______

Igreja: __________________________ Coord. Distrital: __________________________ Pastor: _______________________

MÊS DATA ATIVIDADE EQUIPE RESPONSÁVEL

JANE

IRO

FEVE

REIR

O

MAR

ÇO

ABRI

L

MAI

O

JUNH

O

JULH

O

AGO

STO

SETE

MBR

O

OUT

UBRO

NOVE

MBR

O

DEZE

MBR

O

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DA IGREJAMINISTÉRIO DA MULHER

MÊS DATA ATIVIDADE EQUIPE RESPONSÁVEL

Page 26: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

26 • SOS Mulher

Diretora Geral1. Formar uma equipe interessa-

da e sensível às necessidades e pre-ocupações das mulheres.

2. Presidir a equipe do Ministério da Mulher.

3. Avaliar as necessidades das mulheres por meio de pesquisas para que se estabeleçam progra-mas e atividades que atendam as necessidades identificadas.

4. Auxiliar a igreja a satisfazer as necessidades espirituais, emocionais, intelectuais, físicas e sociais das mu-lheres em seus vários estágios da vida observando a diversidade cultural.

5. Implantar o programa do MM sugerido pela União e pelo Campo local, trocando ideias com grupos de apoio ativos na igreja.

6. Acompanhar os projetos e as ações que as líderes de projetos de-senvolvem.

7. Interceder pelas preocupações, necessidades e contribuições das mulheres perante a igreja, mas tam-bém informar sobre as atividades que o MM pode desenvolver e como pode contribuir para a vida da igreja.

8. Propiciar um ambiente de crescimento pessoal e de produti-vidade às mulheres, demonstrando

apreciação pelos esforços e iniciati-vas nas quais elas tenham oportuni-dade de crescer espiritualmente.

9. Participar das reuniões com sua coordenadora distrital.

Atribuições da Diretora Associada1. Presidir as reuniões da dire-

toria na ausência da diretora geral, assumindo responsabilidades espe-ciais quando necessário.

2. Auxiliar a diretora no desenvolvi-mento dos programas estabelecidos.

3. Estar sempre bem informada a respeito dos trabalhos em anda-mento.

4. Ajudar tanto na busca quanto no preparo de materiais a serem usa-dos nos projetos.

Atribuições da Secretária1. Organizar uma pasta ou fi-

chário contendo todo o material disponível do MM.

2. Arquivar informações com en-dereço, data de aniversário e e-mails das mulheres da igreja e as fichas das necessidades identificadas.

3. Preparar e manter atualizada uma lista de mulheres que partici-pam dos projetos e outra lista da-quelas que ainda não participam.

4. Ajudar a providenciar e distri-buir os materiais para os projetos ou atividades.

5. Agendar e descrever todas as atividades que são desenvolvidas pelas mulheres da igreja para faci-litar na elaboração do relatório.

6. Registrar a presença dos membros em cada reunião.

7. Preparar trimestralmente o relatório e enviá-lo à Associação ou Missão.

É importante que você conheça as metas e objetivos do Departamento

do MM. Esses princípios devem reger suas atividades e suas ações.

at r i b u i ç õ e sd a s l í d e r e s

OBS: Cada igreja deve registrar

e relatar todas as reuniões e

todos os projetos dirigidos pelas

participantes do MM, como também

quantas pessoas participaram e

os testemunhos relatados.

Page 27: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 27

Atribuições das Líderes de Projetos1. Participar das reuniões de

planejamento da diretoria do MM.2. Conhecer os objetivos, os ma-

teriais e estratégias propostas para o desenvolvimento do projeto.

3. Planejar e providenciar mate-rial para as atividades do seu projeto.

4. Liderar o projeto com dina-mismo e espiritualidade.

5. Convocar e dirigir os encon-tros relativos ao seu projeto.

6. Estudar e aperfeiçoar-se cons-tantemente para executar os traba-lhos do projeto.

7. Estimular os membros a par-ticiparem das atividades do projeto.

8. Apresentar relatório das suas atividades nas reuniões trimestrais com testemunhos e bênçãos alcan-çadas.

A equipe do MM deve:1. Identificar as necessidades

das mulheres através de enquetes e entrevistas a fim de definir proje-tos e grupos de apoio a serem tra-balhados.

2. Montar um plano de ação para o ano tendo como base o plano já estabelecido pelo departamento.

3. Implantar os projetos esta-belecidos pelo MM da União e do Campo local.

4. Sugerir ideias, desenvolver estratégias e cooperar com outros

departamentos da igreja para pro-mover programas e atividades que atendam as mulheres.

5. Utilizar os materiais disponí-veis fornecidos pelo MM da Divisão Sul Americana, União e Campo dan-do condições para o desenvolvimen-to de cada uma das áreas e projetos que o departamento contempla.

6. Ter reuniões periódicas para avaliar cada atividade.

7. Facilitar a participação do MM local nos programas e ativida-des anuais sugeridas pelo Campo, União e Divisão, como a efetivação das datas especiais, treinamentos, capacitações, congressos e retiros.

8. Manter o departamento den-tro do orçamento mensal previsto pela igreja.

Uma boa

líder:

Planeja

Estuda

Estimula

Auxilia

Avalia

Sugere

Facilita

Intercede

Page 28: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

28 • SOS Mulher

Esta função é muito importante para que

haja uma ligação entre a líder do Campo e da igreja, unificando os projetos das igrejas

que estão sob sua responsabilidade.

Ela veio para:1. Dinamizar o Ministério da Mu-

lher oferecendo um atendimento sistemático às líderes da igreja so-bre os planos, projetos e materiais.

O Departamento do MM está crescendo e precisa ser mais bem coordenado. A exemplo de outros departamentos da igreja, queremos implantar este sistema para aumen-tar a eficiência do trabalho da líder local e alcançar um maior número de mulheres da igreja. A Coordenadora Distrital vai fortalecer o atendimento tornando mais claro os planos e pro-jetos bem como acompanhá-los para que os objetivos sejam alcançados.

2. Facilitar a comunicação entre as igrejas e o campo local, desenvol-vendo uma linha direta entre a ad-ministração e o distrito.

As igrejas serão atendidas com mais eficiência e serão representa-das diante da Missão ou Associação

e o Departamento do MM do Cam-po, será melhor compreendido em suas ações pela liderança local. A presença da CD, (Coordenadora Distrital) será a ponte que diminuirá as distâncias, interpretará os sonhos aproximando mais a líder da igreja à líder do Campo.

3. Aperfeiçoar a organização do departamento local e ajudar no pla-nejamento das atividades ao pro-mover treinamentos.

A coordenadora, por estar ciente de todo o programa, poderá auxi-liar na organização do MM local ao orientar nas reuniões de planeja-mentos e ao coordenar treinamen-tos. Para facilitar o trabalho neste aspecto, a líder da união e do campo estará capacitando a CD com semi-nários e materiais. O MM da união estará repassando anualmente o plano de trabalho, fornecendo apoio necessário, portanto, basta que a CD

A COORDENADORA DISTRITAL

Page 29: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 29

tenha este conhecimento e oriente as líderes locais em seguir as metas propostas. Adaptações poderão ser feitas, se houver necessidade.

4. Apoiar e valorizar o desempe-nho da diretoria do MM das igrejas.

Com os planos traçados, a CD de-verá caminhar ao lado das líderes lo-cais apoiando o esforço das equipes nas igrejas valorizando sempre o em-penho do grupo, o trabalho individual, a pessoa de cada uma que compõe a equipe, seus sonhos e realizações. Todo o trabalho com dedicação me-rece palavras de apoio e valorização.

5. Unir as igrejas do distrito através de reuniões trimestrais (ou bimestrais) para planejar e avaliar os programas.

Periodicamente a CD irá convocar a liderança do MM do seu distrito para avaliar o que foi feito incluindo teste-munhos, apresentações, sociabilida-de e o preenchimento dos relatórios. Verificará também como estão os planos para o período que se segue observando detalhes necessários que não podem ser esquecidos para que as próximas ações se concretizem.

Perfil da Coordenadora DistritalTendo em vista que as pessoas

são mais importantes que os méto-dos, que o êxito de qualquer progra-ma depende mais do fator humano do que de recursos, precisamos con-siderar que os que estão envolvidos, especialmente os líderes, necessi-tam ter algumas qualidades como por exemplo:

Qualidades Espirituais: 1. Amar a Deus e ter um relaciona-

mento íntimo com o Senhor.2. Ser consagrada e uma mulher

de oração.3. Servir a Deus e não a si mesma.

Qualidades Pessoais: 1. Amar a si mesma.

2. Amar ao próximo e ter empa-tia pelas mulheres.

3. Ser responsável.4. Ter credibilidade (integridade,

veracidade, imparcialidade). 5. Manter bons relacionamentos

(liderados, pastor, membros, família).6. Ter visão gerencial. 7. Ser equilibrada.

Responsabilidades da Coordena-dora Distrital

1. Ter um controle de quem par-ticipa da equipe do MM através de um cadastro atualizado.

É importante saber quem está na liderança de cada igreja, quantas e quais pessoas compõem cada equi-pe. Lembrar-se da data de aniversá-rio destes liderados e conhecer suas qualidades e seus sonhos pessoais ou para o MM. Tal conhecimento contribui no relacionamento e conta muito para aproximação, aceitação e confiabilidade. Pode-se aqui inse-rir também as informações sobre as principais necessidades das mulhe-res de cada igreja tendo um perfil geral das mulheres do distrito.

2. Ajudar a planejar as atividades do ano, cuidando para que estejam de acordo com as propostas da DSA, União e Campo.

3. Supervisionar o trabalho das líderes a fim de que as metas do MM sejam alcançadas. A cada reu-nião bimestral ou trimestral se faz uma avaliação do que foi realiza-do e se verif icará o que está por ser feito lembrando-se do que será necessário para o próximo trimestre.

É preciso verificar: como os projetos estão sendo trabalhados; quais precisam ser mais enfatiza-dos; se haverá outras atividades como excursões, congressos, re-tiros e treinamentos; quantos pro-gramas serão liderados pelo MM na igreja; quantas saídas as mu-lheres realizarão; se os relatórios estão sendo preenchidos correta-mente e enviados, etc. Gerenciar significa saber tudo sobre tudo sem que realmente seja a pessoa a desempenhar as ações. Algo im-portante é ajudar a líder da igreja a gerenciar e ter o controle do de-partamento e do seu trabalho.

4. Estar disponível para auxi-liá-las quando visitar as igrejas ou por telefone.

5. Realizar reuniões com as lí-deres, periodicamente, para unir e integrar as igrejas, pra tirar dúvidas e poder realizar todo o processo de avaliação, acompanhamento e su-pervisão que estamos propondo. As reuniões podem ser bimestrais ou trimestrais.

6. Ajudar na organização de um congresso ou retiro distrital e um Evangelismo Público.

A CD conseguirá agregar a lide-rança das igrejas para planejarem juntos e assim ficará mais fácil para todos. No caso de congresso e reti-ro, poderá ocorrer aqui a junção de mais distritos.

É importante saber quem está na liderança de

cada igreja, quantas e quais pessoas compõem cada

equipe. Lembrar-se da data de aniversário

destes liderados e conhecer suas

qualidades e planos para o MM.

Page 30: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

30 • SOS Mulher

7. Assegurar que haja harmonia e participação entre o MM e os ou-tros departamentos da igreja. O De-partamento precisa estar bem com todos.

8. Prover materiais para as lí-deres. Ajudar na distribuição dos materiais verificando de que todas estejam recebendo e usando-os adequadamente.

Relacionamentos da Coordenado-ra com o Distrito

1. Visitar as igrejas com regulari-dade, cumprindo o calendário pre-viamente preparado. Sempre que for possível, passar pelas igrejas do distrito ou manter contato regular por telefone tendo um calendário prévio.

2. Estar disponível para pregar (se necessário), sobretudo supervi-sionar. A pregação poderá ser uma atividade a ser realizada, ajudando a igreja e no desenvolvimento dos dons da Coordenadora Distrital.

3. Ser imparcial não tendo ne-nhum tipo de favoritismo por algu-ma igreja em especial.

4. Enaltecer sempre os ideais cristãos e do MM. Sempre nas suas atitudes o cristianismo deverá ser evidenciado.

Além disso, motivará as líderes das igrejas e as mulheres a viverem estes princípios cristãos no lar, na igreja e na comunidade. Primeiro vi-ver para depois servir.

5. Manter contato regular com o pastor do distrito para conhecer suas necessidades e informar planos, pro-jetos e andamento das atividades das líderes da igreja. Mesmo se ela for a esposa do pastor, a coordena-dora distrital necessita informar as atividades, o andamento das ações para que o pastor possa contar com o apoio do MM para o crescimento da igreja tanto espiritual como nu-mericamente.

6. Obter apoio e aprovação de cada uma das igrejas quando for realizada uma atividade ou evento que envolva todo o distrito. Eventu-almente um programa que agrega todo o distrito se faz necessário. Po-derá ser por convocação da associa-ção/missão ou por organização do próprio distrito, buscando apoio de todos.

Itens para uma reunião trimestral

Parte I - Espiritual: Dar boas vindas. Cantar.

Ler um texto fazendo um co-mentário ou uma pequena mensa-gem.

Orar dando oportunidade para pedidos e agradecimentos.

Parte II – Dinâmica Utilizar uma dinâmica com o

objetivo de ajudar no crescimento do trabalho em grupo ou então na liderança ou ainda para estabelecer melhor relacionamento.

Parte III - Trabalho do MM Avaliar as atividades realizadas

oportunizando testemunhos, troca de ideias e apresentação do que foi feito.

Verificar as próximas ativida-des propostas pelo MM, o que cada liderança pretende fazer dando su-gestões e observando se as ideias atendem as necessidades das mu-lheres e as metas do departamento.

Preencher os relatórios do MM. Elogiar as conquistas e valori-

zar os trabalhos realizados.

Parte IV - Sociabilidade Verificar aniversariantes. Salientar os pontos pessoais

positivos das pessoas. Estimular o diálogo, amizade. Cantar. Orar. Confraternizar.

Page 31: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 31

Salmos 50:23 diz assim: “O que me oferece sacrifício de ações de graça, esse me glorificará;

e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus”.

E Salmos 116:12 diz assim: "Que darei eu ao Senhor, por todos os be-nefícios que me tem feito?".

Queridas Mulheres de Esperança! Suas ofertas têm contribuído

para o avanço da obra de Deus. Vo-cês não imaginam o bem que têm realizado na vida de outras pessoas!

Você já parou pra pensar na opor-tunidade de vida e esperança dada às pessoas que foram batizadas?

Através da nossa gratidão a Deus devemos continuar com as nossas doações e orações em favor desse projeto para que a cada ano pos-samos construir, pelo menos, uma igreja e evangelizarmos muitas pes-soas, levando a Salvação em Cristo Jesus! Afinal, somos MULHERES DE ESPERANÇA!

Na Bíblia, encontramos em Atos 16:13-15 a História de Lídia, que foi

uma mulher que ajudou muito, fi-nanceiramente, a expandir a igreja na época de Paulo.

“Se julgais que eu sou fiel ao Se-nhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.” Atos 16:15

Hoje, a igreja ainda precisa de mulheres generosas que tenham genuíno sentimento de gratidão a Deus e senso de Missão.

Romanos 10:14 diz: "Como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue?".

Lídia foi uma boa ouvinte; Deus a alcançou. Essa sempre será a evi-dência de uma postura dirigida pelo Senhor: “o ouvir”.

A providência de Deus, as ações de Deus “nos faz ouvir”.

Planos de Oferta Escolher 10 mulheres na igre-

ja que se dispõem a doar R$ 10,00 (dez reais) mensais. Fazer cadastro e acompanhar mês a mês.

Fazer um pacto com Deus: ajudar (em % sobre a renda) a cons-truir uma igreja por ano.

Doar uma oferta de sacrif ício para erguer um templo ao Senhor (qualquer valor: 2, 3 reais ao mês).

Realizar doações individuais, conforme senso de gratidão. (De-pósito bancário: Banco Bradesco – Ag. 3201-8, C/C 12469-9 - União Nordeste Brasileira da IASD - CNPJ: 01.104.932/0001-47.)

OBS.: Após depósito, encami-nhar o comprovante à Missão ou Associação especificando a doação para o Projeto Plantio de Igrejas do Ministério da Mulher.

O desafio 2018 se concentra no bairro Santa Fé, Teresina - Piauí. Lá existe um PG que trabalha evan-gelizando a região. Não há igreja construída para os recém batiza-dos; eles se reúnem em local alu-gado e inadequado.

Nossos esforços servem de exem-plo àqueles que estão começando a caminhada. Isso é discipulado. Po-demos fazer mais e melhor para o crescimento da obra de Deus!

Desafio 2018: Piauí

Plantio de Igrejas

Page 32: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

32 • SOS Mulher

AÇÕES DO ANO 2017

“Mulher virtuosa, quem a achará?” Pv 31:10Aqui na Associação Pernambucana, em

cada distrito, em cada igreja, existem mu-lheres guerreiras, dedicadas e virtuosas. Um verdadeiro exército de intercessoras, que le-vanta cedo, todos os dias, às 6 horas da ma-nhã para entrar em conexão com o céu. São filhas, mães, esposas, avós, que se dispõem a dar o seu melhor na obra de pregar o evan-gelho. Mulheres que se capacitam, que se envolvem com todos os projetos, como o SOS Mulher, que capacitou mais de 900 líderes. Elas são joias nas mãos de Deus e usam seus talentos para atrair pessoas a Cristo, seja re-alizando chás entre amigas ou ações sociais, fazem tudo com muito amor e dedicação. Sa-bem a importância da mulher na sociedade e quebram o silêncio por onde passam. Este ano, todos os distritos da APe estiveram en-volvidos ativamente no Projeto Quebrando o Silêncio. Com a liderança das mulheres rea-lizaram passeatas, palestras e outras ações sociais, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para problemas reais que pre-cisam ser solucionados. O capricho é tanto que estas mulheres estão sempre dispostas a aprender, muitas delas têm no coração o Ministério da Recepção e ao participar das capacitações elas aprenderam a aprimorar o que elas já têm por natureza, o carinho e o cuidado com o próximo. Cada uma delas sabem que são peças fundamentais para o crescimento da igreja. Não medem esforços para compartilhar o amor de Cristo, seja atra-vés do PG ou do estudo da palavra de Deus. Elas têm levado muitos ao batismo e isso se reflete em uma igreja que amadurece e pro-duz frutos incessantemente. Estas são mu-lheres virtuosas que em Deus, realizam gran-des proezas!

aPE

"

Page 33: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 33

Em agosto de 2017, aceitei o chamado de Deus, através da ad-ministração da Associação Pernam-bucana, para realizar um trabalho missionário em Porto de Galinhas.

Orientada pelo pastor Thiago Santana, distrital de Porto de Ga-linhas, organizamos um encontro com todos os membros da igreja em 01 de setembro de 2017, às 19h. Eu e meu esposo, Lázaro, pude-mos conhecer e sentir os mem-bros da Igreja Adventista do Sé-timo Dia local. A reunião contou com 16 pessoas, das quais 12 são moradores de Nossa Senhora do Ó - PE. Ali, pude perceber a real si-tuação da igreja, que tinha apenas um Pequeno Grupo.

No dia seguinte, 02 de setembro, fomos com esse grupo participar da maior Assembleia de Pequenos Gru-pos da Associação Pernambucana.

TESTEMUNHO:MISSÃO EM PORTODE GALINHAS

Convidada e orientada pelos pastores Moisés Moacir da UNeB e Otimar Gonçalves da APe, fui sur-preendida com a informação de que o local protótipo escolhido em Pernambuco do Projeto Missões foi Porto de Galinhas. Dois sentimen-tos se desenvolveram no meu co-ração: Alegria e responsabilidade. Alegria por poder participar de um Projeto de experiência missionária. E responsabilidade porque o Proje-to Missões é altamente impactante nos locais contemplados. Porém, é necessário pensarmos no pós-mis-sões, para não ficar aquela ideia que “foi bom enquanto durou”. A maior obra do discipulado acontece quan-do as pessoas aceitam a Jesus e são batizadas e consequentemente tor-nam-se discípulos. Como evangelis-ta, aprendi com os erros e acertos que a “integralidade do evangelho” oferece em ações pontuais durante o evangelismo e pós-evangelismo, contribuindo com a permanência das pessoas batizadas e as interes-sadas do Projeto Missões.

Esse projeto é uma ideia divina que não somente abençoa a popu-lação como também contribui com o desenvolvimento de uma cultura de Igreja com maior responsabili-dade social.

Em um olhar mais ampliado das bênçãos, que são os ministérios dos PGs, o pós-missões em lugares con-templados com o Projeto, nunca mais serão os mesmos, pois tornarão e manterão a Igreja mais relevante.

IASD Porto de Galinhas

Assembleia de PGs

"Primeira reunião no dia 01/09/17

Nilda Aquino, EvangelistaPr. Moisés e Pr. Otimar

Esteve pela primeira vez em terri-tório pernambucano o Pr. Ted Wil-son, presidente da Igreja Adventista mundial, ouvindo testemunhos do que acontece dentro da geografia da UNeB, bem como trazendo uma mensagem maravilhosa. Ele inspi-rou e encorajou os líderes de Peque-nos Grupos a se manterem focados no programa da União Nordeste Brasileira e na estrutura de Peque-nos Grupos holísticos como estilo de vida da Igreja. Nesse mesmo dia, foi lançado o Projeto Missões para to-dos os Campos da UNeB.

O Projeto Missões dá oportu-nidades aos irmãos que têm suas ocupações na igreja e que desejam viver experiências missionárias du-rante dez dias de suas férias, fora de suas rotinas normais. Para isso, o Projeto Missões, paralelo ao Proje-to Calebe, reúne missionários com formação ou não em dois momen-tos do ano, janeiro e julho, onde os mesmos dedicam seus talentos em favor da população dos lugares es-colhidos pelos Campos da UNeB.

Page 34: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

34 • SOS Mulher

Vamos falar um pouco dos pre-parativos para recebermos mais de cem missionários voluntários de 19 a 31 de janeiro de 2018. Em par-cerias com as Secretarias: Saúde, Educação, Bem-estar Social e Tu-rismo já contamos com três escolas municipais, uma escola estadual, o apartamento da coordenadora das escolas públicas de Porto, a casa da coordenadora da escola municipal, uma suíte na pousada da irmã Hil-da e arrendamos toda a estrutura da Pousada Cajá por 12 dias.

Dia 08 de setembro de 2017 nos reunimos pela segunda vez com os irmãos de Porto de Galinhas. Em comum acordo com o pastor local, e dessa vez para passar a vi-são da benção que é a estrutura do PG holístico, tivemos uma reu-nião abençoada e abençoadora, pois não somente os irmãos abra-çaram a visão como também nas-ceu o Pequeno Grupo de Líderes para abrir seis PGs!

Mas como abrir seis PGs se tí-nhamos apenas dezesseis irmãos? Realmente foi algo novo para nós, pois ainda temos a visão daque-le Pequeno Grupo que varia entre oito a doze pessoas. Tínhamos pou-co tempo para preparar a igreja e o lugar para receber em janeiro de 2018 os mais de 100 missionários do Projeto Missões, e para isso precisá-vamos contar com o melhor plane-jamento possível para o pré e pós missões, e, nada melhor do que a estrutura de Pequenos Grupos.

Com o pastor local formamos um Pequeno Grupo de Líderes con-

tando com dezesseis pessoas, onde primeiramente, formamos seis du-plas missionárias. O desafio era cada dupla, formada com um líder e um associado, escolher o nome e o lugar para abrir um Pequeno Grupo. Para isso, no mês de setembro trabalha-mos com o propósito na formação dos ministérios dos Pequenos Gru-pos, e no mês de outubro a maioria das duplas já tinha vencido o desafio de maneira que já contávamos com seis PGs e seus ministérios.

Nossos esforços foram abenço-ados além das nossas expectativas, pois no mês de novembro já tínha-mos multiplicado o número de Pe-quenos Grupos, e no dia 02 de de-zembro de 2017 tivemos a alegria de realizar a nossa primeira assem-bleia de PGs em Porto de Galinhas.

Celebramos o aniversário de três meses da implantação da es-trutura de PGs holísticos, seis ba-tismos e nove decisões para nossa próxima festa batismal!

Hoje temos nove Pequenos Gru-pos holísticos. Cada PG tem um ministério e todos trabalham o pré--missões focados na possibilidade de tornarem o espaço físico da igreja em um centro de influência, com ser-viços e ações dos ministérios dos PGs o ano inteiro. Assim, continuará apre-sentando uma igreja relevante para a população de Porto de Galinhas.

Escola Estadual

Secretaria do Bem Estar Social

Segunda reunião do PG de Líderes

Primeira Assembleia de PGsda IASD Porto de Galinhas

PG de Líderes

Page 35: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 35

Secretaria da SaúdeEscola Municipal

Pousada Cajá

Pousada da irmã Hulda

Coordenadora da educaçãopública de Porto de Galinhas

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

Page 36: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

36 • SOS Mulher

HotelariaRecepçãoInglêsEspanholCabelereiroEstética facialMassagemDesign de sobrancelhasDepilaçãoDepilação Egípcia

O projeto “Esperança Porto de Galinhas” tem

como objetivo oferecer ações e serviços

gratuitos na formação, participação e

cidadania, desenvolvendo o protagonismo e a

autonomia a partir dos interesses, demandas

e potencialidades de Porto de Galinhas,

Pernambuco. A metodologia utilizada para o

projeto é a participativa, agregando parceiros

e forças já existentes no lugar; bem como

uma equipe técnica e prática formada por

multiprofissionais voluntários dos diversos Estados

do Brasil a favor do bem coletivo!

Recreação – Kids Games, gincanas...Plantando sementesQuebrando o Silêncio

Os programas infantis serão acompanhados por: psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, educadores físicos e assistentes sociais.

ManicureArtesanato diversificadoCulinária Saudável, Nutritiva e EconômicaPanificaçãoElétricaHidráulicaAlvenariaPintura de casasCarpintariaEscola de Músicas (Aulas de: teclado, vio-

lão, flauta, canto e musicalização).

Curso de Formação Profissonal - Básico e Avançados

Atividades de férias para crianças

Page 37: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 37

OdontologiaClínica médicaPediatriaGinecologiaOrtopediaCardiologiaOftalmologiaNutriçãoPsicologiaVacinaçãoFisioterapiaFeiras de SaúdeProjeto de doação de sangueProjeto de prevenção ao suicídio

Projeto SolidárioProjeto Medida CertaProjeto AtletismoProjeto Plantando SementesProjeto EcológicoProjeto Talento MusicalProjeto o Melhor da VidaProjeto Garotas BrilhantesClube de Desbravadores

Os alunos dos cursos de: elétrica, hidráulica, alvenaria, carpintaria, pintura serão orientados pelos professores e profissionais voluntários da área, e construirão uma casa em cumprimen-to de prova prática do curso. A residência será sorteada para uma família carente da região.

As atividades do projeto incluem palestra, oficinas e serviços que serão realizadas nos espa-ços físicos planejados como: escolas públicas, CRAS, praças, praia, casas, Igrejas Adventistas do Sétimo Dia e outros possíveis locais. As ações e serviços que contarão com os múltiplos profis-sionais que vêm de fora, acontecerão no período de 10 a 31 de janeiro 2018.

Atendimentos na Área de Saúde

Atividades de Empoderamento

Atendimento JurídicoEmpreendedorismoGeração de RendaEducação FinanceiraConsultoria empresarialMelhorias de ResidênciaRevitalização de PraçasPrograma de prevenção e combate ao ta-

bagismo, álcool e drogas ilícitas

Participe com a sua família, amigos e parentes!

Page 38: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

38 • SOS Mulher

O Ministério da Mulher da Asso-ciação Cearense, durante o ano de 2017, trabalhou baseado na missão de estimular e desafiar as mulheres da igreja a obterem um relaciona-mento harmonioso com Deus, com a família, com a igreja e com a co-munidade. Por isso, visou nutrir os aspectos emocionais, familiares e espirituais das mulheres por meio de diferentes ações.

No projeto SOS, foram prepara-das 1.934 mulheres para a missão de evangelizar. Foram realizados 110 chás evangelísticos, visando promo-ver amizade, comunhão e troca de experiências cristãs entre as mulhe-res. Já capacitadas para levar espe-rança, as mulheres cearenses dirigi-ram 779 estudos bíblicos.

As mulheres atuam de modo fundamental em todas as ativida-des da igreja. Em virtude disso, 70 mulheres participaram do Treina-mento de Recepção. Em todo o es-tado, elas realizaram 250 ações so-ciais, seguindo o exemplo de Cristo e se compadecendo da necessida-de do próximo.

Para que as mulheres permane-çam fortes espiritualmente, elas são incentivadas a viverem um novo estilo de vida em comunidade par-ticipando de um pequeno grupo. Logo, o Ceará possui 3.100 mulheres envolvidas em PGs.

O Ministério da Mulher da ACe faz uso de diferentes ferramentas para envolver as mulheres em três pilares essenciais da igreja: Comu-nhão, Relacionamento e Missão. Para tal fim, se empenha em pro-gramas, projetos e distribuição de materiais. O projeto Quebrando o Silêncio teve grande destaque em

todos os distritos com ações de: Distribuição de folhetos em si-

nais de trânsito, parques, zoológico e praças;

Passeatas com fanfarra, envol-vendo desbravadores e aventureiros;

Palestras com médicos em es-colas, UPAs;

Distribuição de materiais em es-colas públicas, praças e feiras livres;

Realização da programação nas igrejas locais: escola sabatina, culto divino e J.A, palestras com as-sistente social;

Visitação aos lares próximos das igrejas, hospitais, centro comer-cial e rodoviária;

Soltura de balões; Palestras sobre violência do-

méstica.

Além dessas atuações, outros trabalhos sociais foram realizados nos distritos, como:

Chás de fradas beneficentes; Bazar solidário; Visitas a hospitais; Distribuição de sopão; Atendimento social no Dia In-

ternacional da Mulher; Feira de Saúde com aferição de

pressão e teste de glicemia; Corte de cabelos, barba, limpe-

za de pele, design de sobrancelha, manicure e pedicure;

Atendimento odontológico; Doações de roupas, cestas bá-

sicas, doações de quentinhas; Visitas a abrigos dos idosos em

datas comemorativas; Apoio ao Projeto Potyron; Casamento com descontos, 1ª

Habilitação com desconto, identi-dade grátis;

Atendimento com psicólogos, contador e advogado;

Cabide do Amor (doação de roupas e alimentos);

Aplicação de flúor, exame de vista;

Visita ao Lar Torres de Melo (Lar de Idosos);

Dias das Mães e dos Pais em hospitais;

Setembro Amarelo (Campanha de esclarecimento sobre o suicídio);

Doação de Fraldas geriátricas e artigos para recém-nascidos;

Entrega de livros em abrigo para menores;

Curso de pães para a comuni-dade.

Como consequência dessas ações, foram alcançadas 616 pes-soas pelo batismo. O Ministério da Mulher da ACe vem amplian-do a esfera de atuação feminina, pois conforme o precedente bí-blico a mulher sempre teve um papel indispensável na história. No Ceará, as mulheres adventis-tas continuam firmes no anseio de fazer PARA DEUS SEMPRE O MELHOR e superando desafios para que continuem sendo líde-res em potenciais.

acE

Page 39: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 39

Page 40: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

40 • SOS Mulher

As mulheres do agreste e sertão de Pernambuco avançam na missão

No ano de 2017, o departamento da mulher, na re-gião central de Pernambuco, realizou algumas ativida-des. Com a finalidade de fortalecer o Ministério, chamar atenção da comunidade para assuntos de cunho social e reavivar a vida espiritual das mulheres envolvidas na missão, é que as atividades foram acontecendo.

Neste ano, foram mais de 3 mil mulheres treinadas para o S.O.S Mulher, projeto que objetiva fazer da rotina de vida, uma forma de exercer o seu ministério. É no desenvolvimento dos dons e talentos de cada pessoa, que o avanço acontece. A ideia é fazer um pouco mais, para envolver mais pessoas no trabalho de disseminar o evangelho, seja através do trabalho missionário, evan-gelístico ou através de ações sociais que demonstram o amor de Jesus, refletido no amor ao próximo.

Por isso, foram mais de 150 chás entre amigas rea-lizados. Mais de 8 mil estudos bíblicos ministrados por mulheres e 80% das mulheres estão envolvidas em Pe-quenos Grupos. Esse engajamento, traz ideias e proje-tos inusitados, como por exemplo, Projeto na Materni-dade, em que, entrega-se livros missionários, kits para o bebê e uma visita que chama atenção e emociona as mães hospitalizadas.

As mulheres também desenvolveram o Ministério Carcerário, que esse ano realizou 85 batismos entre to-das as unidades penitenciárias. Os detentos recebem kit de higiene mensalmente e estudos bíblicos toda sema-na. Contudo, 1.800 batismos que aconteceram na re-

gião central pernambucana tiveram a participação direta das mulheres.

Vale ressaltar, que durante o ano, também foram realizados chás beneficentes, com o objetivo de ar-recadar recursos para as pessoas carentes. Esses mo-vimentos enaltecem o trabalho da mulher missioná-ria e ganha a credibilidade da comunidade, atraindo mais pessoas para conhecerem as igrejas Adventis-tas do Sétimo Dia.

Para melhor receber essas pessoas que chegam na igreja através de convites, trabalho missionário, TV Novo tempo, projetos que se tornam conhecidos, entre outros caminhos, que são possíveis para levar alguém à igreja, é que na região central pernambu-cana, foram feitos, neste ano, 25 treinamentos de recepção, que aconteceram por regiões.

Na campanha do Quebrando o Silêncio, 38 dis-tritos realizaram palestras, fórum e oficinas em es-colas. 10 distritos tiveram concentrações para mais de 3 mil pessoas. Todas essas ações são destinadas ao crescimento da igreja, ao envolvimento com o ob-jetivo geral de salvar pessoas e crescimento pessoal dos membros envolvidos.

A líder do departamento para essa região, Josiane Oliveira, afirma que “Não podemos parar! Esse ano tivemos sucesso em nossas atividades e em 2018, nascerão mais projetos, porque somos uma igreja que trabalha e uma igreja que avança, esse não é apenas o nosso slogan, mas, a maneira como a gen-te precisa viver: Trabalhando, avançando e salvando, até Jesus Voltar”, Conclui.

Chá entre amigas

aPEC

Page 41: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 41

Evangelismo

na Maternidade

Ministério Carcerário

SOS Mulher

Quebrando o Silêncio

Page 42: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

42 • SOS Mulher

“Do qual fui constituido minis-tro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida seguindo a força operante do seu poder.” Ef.3:7

Quando Deus nos chama para o envolvimento com a sua obra, Ele através do som da sua graça, nos capacita e nos dá poder para ser-mos vitoriosos.

Foi essa equação que vimos as mulheres da Missão Alagoas viven-ciarem.

Deus tem derramado bençãos sem medidas sobre a sua igreja, mulheres dedicadas, envolvidas e motivadas no cumprimento da Mis-são.

Através do projeto SOS mulher, presenciamos uma participação maciva das mulheres.

Temos 30 distritos no campo da MISAL.

100% dos distritos lançaram o SOS mulher em 2017.

Mais de 2.500 mulheres trei-nadas.

Aproximadamente 2.000 in-vestidas.

50% dos distritos realizaram chá entre amigas.

30% dos distritos realizaram treinamento de recepção.

60% dos distritos realizaram ações sociais.

Visita a asilos. Atendimento a moradores de

rua. Distribuição de sopão. Atendimento aos presídios. Visita ao lar de meninas. Atendimento as mulheres, com

palestras sobre saúde da mulher. 100% dos distritos realizaram o

QS, com passeatas e palestras nas escolas e nas igrejas.

60% das mulheres são envolvi-das em PG.

300 Batismos.

Valdira Soares - MISAL

misal

Poder do Espirito+ Dons Espirituais

+ Frutos do Espírito= Vida Cristã Vitoriosa

Page 43: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 43

O programa Esperança Xingó é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em parceria com a Pre-feitura Municipal de Piranhas, que visa oferecer serviços nas áreas física, mental e espiritual para toda a população da região local e moradores de outras regiões adjacentes.

Entre os dias 18 a 27 de janeiro, uma equipe for-mada por profissionais de diversas áreas estará traba-lhando para atender as necessidades mais urgentes da população. Psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, médi-cos, dentistas, educadores físicos e estudantes dessas e outras áreas, estarão prestando serviço à comunidade, a fim de melhorar a qualidade da vida física, emocional e espiritual destas pessoas.

Além destes serviços, uma academia itinerante vai percorrer alguns povoados e bairros de Piranhas, levando orientações para desenvolver um estilo de vida mais saudável a partir da prática de exercícios.

Na essência é amor,na prática, solidariedade

PIRANHAS / AL18 A 27 - JANEIRO DE 2018

Page 44: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

44 • SOS Mulher

Chás evangelísticos;

Recepções organizadas, unifor-mizadas e equipadas;

Um território lindo. Com praias paradisíacas, colinas, planícies e planaltos. Desde o litoral até o ser-tão, o que se vê é um povo amável, feliz e que mesmo na seca ou no solo arenoso dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, se sente abençoado por Deus.

E é nesse território que cresce uma rede que busca a comunhão, pratica o relacionamento e vive a missão. São mulheres que, com tudo o que têm e são, colocam seus dons e talentos a disposição do Senhor de suas vidas, tornando-se multiplicadoras da Esperança, apaixonadas por Deus, pela família e pela igreja. Essa é a Missão Nor-deste, terra de milagres! Terra de Líderes de Esperança.

O Ministério da Mulher na Missão Nordeste incentiva a comunhão, o relacionamento e a missão através de ações que levem as mulheres da Igreja Adventista a utilizarem seus dons e talentos na causa do Senhor. Considerando essa premis-sa, alguns projetos foram lançados ou alçados para que os objetivos do ministério fossem atendidos:

1.500 mulheres investidas e lançadas no campo para semear e colher. Chamadas por Deus para Servir, Orar e Salvar;

Ações sociais promocionais e sociais diversas;

Reuniões de planejamento e direcionamento do Ministério da Mulher;

Visitas a hospitais;

Muito relacionamento e dispo-sição para a Missão;

Congresso Dispõe-te e Res-plandece, com 1.000 mulheres dos dois estados;

MN

Page 45: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 45

Atendimentos a centros comu-nitários;

Live temática com apoio do Instituto Médico Legal da PB - Que-brando o Silêncio

E batas rosas colorindo os tan-ques batismais mais de 200 vezes, com novos discípulos advindos do trabalho direto das poderosas mu-lheres da Missão Nordeste, que em meio a uma rede de relacionamen-to, os Pequenos Grupos, avançam com mais paixão e mais missão.

Atendimento nas delegacias da mulher;

Cobertura da TV Local (Natal);

Cobertura da TV Local (João Pessoa);

Projetos nas escolas;

Campanha de doação de lenços - Outubro Rosa;

Grupos de Oração: mães que oram;

Realizações do Quebrando o Silêncio;

Page 46: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

46 • SOS Mulher

Esposa, mãe, edificadora do lar, missionária, profissional... A mu-lher desenvolve muitos papéis na atualidade. Em meio a tudo isso, o Ministério da Mulher buscar en-corajar e desafiar as mulheres a buscarem profundidade no seu re-lacionamento com Deus, para que possam ser bênção na sua casa ou onde estiver, sem perder o foco na missão de salvação confiada a nós por Jesus.

Neste sentido, o projeto SOS Mu-lher vem fazendo diferença no terri-tório da Missão Piauiense. Ao longo do ano de 2017, o projeto mobilizou e capacitou mais de 3.000 mulheres com o objetivo de motivá-las a im-pactar positivamente a sua comuni-dade, transformando seus talentos em ministérios.

Dentre as ações realizadas, po-demos destacar:

25 encontros do “Chá Entre Amigas”

05 Chás de fraldas;

12 sopões comunitários; 05 Feiras de Saúde; 02 asilos foram beneficiados

com doações de fraldas geriátricas; Desjejum para acompanhan-

tes e funcionários de um Hospital Municipal semanalmente;

05 encontros para a terceira idade.

Vimos também o envolvimento de 100% dos distritos no treina-mento para o Ministério da Recep-ção, capacitando as mulheres para a desenvolverem os 4 As da Igreja Acolhedora: Amar, Acolher, Acom-panhar e Atender.

No mês de agosto, as mulheres se dispuseram a impactar a socie-dade com o projeto Quebrando o Silêncio. Palestras, distribuição de material informativo, passeatas e parcerias com órgãos públicos mu-nicipais foram realizadas para que crianças e mulheres de todas as idades sejam protegidas da violên-cia doméstica. As ações do projeto envolveram mulheres de norte a sul do estado.

E o mais importante: além das atividades que essas mulheres exer-cem na igreja, 2.400 estão envolvi-das com a comunidade de amor chamada Pequenos Grupos, for-

talecendo os laços entre irmãs e ir-mãos em apoio mútuo.

As ações promovidas pelo proje-to SOS Mulher no Piauí resultaram em 900 estudos bíblicos e 280 ba-tismos. Todas essas atividades tive-ram um único objetivo: promover a intimidade da mulher com Deus, para que ela tenha uma vida espiri-tual e social plena, sendo uma pon-te de esperança para as pessoas ao seu redor.

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelas mulheres no estado do Piauí, o Projeto SOS Mulher pre-miou com troféus e certificados as coordenadoras e diretoras do Mi-nistério da Mulher em uma cerimô-nia de Entrega do Oscar. Cerca de 3.000 mulheres se envolveram no Projeto, que abrangeu os 19 distritos do estado no serviço, oração e sal-vação de pessoas em Cristo Jesus. As mulheres condecoradas foram aquelas que participaram de várias categorias, tais como: Líder de PG, Diretoras de Classes Bíblicas, Evan-gelismo Público, Duplas Missioná-rias, Estudos Bíblicos e Batismos.

Mulheres que foram chamadas por Deus, tem intencionalidade na Missão e justamente isto foi o que fez a diferença nestas mulheres que participaram do projeto SOS Mulher.

Chá entre amigas

MPi

Quebrando o Silêncio

Page 47: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 47

SOS Mulher

Ações Solidárias

Sopão comunitário

Chá de fraldas

Investiduras

Celebração SOS Mulher

Page 48: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

48 • SOS Mulher

“E tudo o que pedirem em ora-ção, se crerem, vocês receberão.” Mat. 21:22

Ele te escolheu para que você te-nha o privilégio de desenvolver seus dons através do Serviço, da Oração, levando a Salvação às pessoas.

Busque encontrar o propósito de Deus em sua vida e resplandeça na fé, na esperança e na vitória em Cristo Jesus e então, aguardemos a tão esperada Volta.

“O Rei dos Reis e Senhor dos Se-nhores voltando das nuvens dos céus com poder e grande glória.”

Aceite o Seu chamado!

Projeto SOS MulherQuando lemos ou pronunciamos

a palavra SOS em nossa mente, au-tomaticamente, lembramos da pa-lavra SOCORRO!

E essa palavra SOCORRO preci-sa ser a CHAVE para a SALVAÇÃO de pessoas que estão gritando no barulho da humanidade em peca-

Estamos sendo impactadas e preparadas para levar o amor do Evangelho Eterno a toda criatura porque Deus conta com você Mu-lher para essa hora.

Parabéns mulheres!!Vocês fizeram a diferença envol-

vidas no Projeto SOS Mulher. Mui-tas descobriram o verdadeiro pro-pósito do seu chamado e entraram em ação e Deus derramou as Suas bênçãos.

Você que se comprometeu ver-dadeiramente e que experimentou as bênçãos de Deus, o que diria a to-das as mulheres da União Nordeste Brasileira?

Será que foi difícil? Ou apenas uma entrega genuína ao Senhor e o desejo ardente no coração em ser-vir e salvar?

Que maravilha! Creia que muita gente orou por cada uma de vocês e Deus esteve e está ao seu lado todo tempo.

As vezes, as palavras escritas não exprimem com autenticidade a emoção de uma vida comprome-tida e atuante. São tantas as coisas que vão acontecendo ao mesmo tempo, que não nos apercebemos que Deus vai à nossa frente condu-zindo tudo.

PROJETO

Rosário Costa

"...Até aqui nos ajudou o Senhor." I Sam 7:12

Graças a Deus, que nos dá a vitória por

intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, minhas amadas irmãs sede

firmes e inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor,

sabendo que, no Senhor, o vosso

trabalho não é vão.

I Cor. 15:57-58

Page 49: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 49

do, e quase ninguém consegue es-cutá-las porque as pessoas só tem ouvidos e interesses a si próprios.

Deus conta com nossa ousadia, nossa coragem para que possamos oferecer nossos SERVIÇOS, nossas ORAÇÕES para a SALVAÇÃO de pessoas em Cristo Jesus.

Nossas orações fortalecerão nos-sa comunhão com Deus, permitirão que o Espírito Santo habite em nós, concedendo-nos poder para agir, transformar e motivar ao Serviço. Experimentaremos o reavivamento e a reforma.

Nosso corpo estará pronto para o SERVIÇO e o Poder de Deus pronto para atuar através de nós.

Precisamos estar envolvidas na Co-munhão, Relacionamento e Missão.

Deus conta com cada uma de nós!Temos um chamado: Eis-me aqui,

Senhor!

Objetivo Geral: Atender necessidades gerais na

família, na igreja, na comunidade, mobilizando as mulheres em seus PG’s ou através do seu ministério pessoal a realizarem ações sociais, educativas, profissionais e missio-nárias, visando a salvação de pes-soas para Cristo, dentro da Comu-nhão, Relacionamento e Missão.

Comunhão: Encorajando as mu-lheres a viverem uma experiência mais profunda com Deus na pri-meira hora do dia;

Frequentemente, estamos so-brecarregadas com os afazeres da vida e restringimos nossos momen-tos devocionais. Como encontrar tempo para estar com Deus, e espe-cialmente, não ter a mente sobre-carregada com os cuidados da vida enquanto estou estudando?

Simplesmente devemos decidir o quão importante são esses momen-tos para nós, e salvo se os conside-rarmos como de elevada prioridade, não conseguiremos reservar tempo para esse compromisso. O tempo pessoal, a sós com

Deus, será a fonte de sua força.“De madrugada, quando ainda

estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar de-serto, onde ficou orando.” Mc 1:35 Não há como ser uma cristã

saudável sem isso!“O homem não pode viver só de

pão, mas de toda palavra proferida por Deus.” Mt 4:4. Essa é a única forma de ser ver-

dadeiramente eficiente no serviço de Deus.

Se considerarmos a vida das pes-soas que se destacaram no serviço a Deus, descobriremos que cada uma desenvolveu o hábito de passar tempo regular e reservado com Ele (Abraão, Moisés, Davi, Daniel, Paulo, Maria, Ana).

Relacionamento: Desenvolven-do o amor de Deus em ações rele-vantes, atendendo necessidades, servindo com prazer através da for-ça dos PG’s.

Em nossos relacionamentos po-demos promover muitas ativida-des que possam atrair pessoas para abrir oportunidades ao Evangelho. Podemos promover cursos: Culiná-ria, EVA, pintura em tecido, biscuit, padaria, confeitaria, corte de cabe-lo, costura, e outros. Podemos tam-bém atender na saúde: aferição de pressão, glicose, alongamentos, fi-sioterapia, ginástica, atendimento psicológico, palestras para mães, idosos, etc.

Missão: Inspirando, motivando e envolvendo as mulheres na missão de salvar. E através de seus dons, atraem e alcançam corações para Cristo.

Cada mulher dentre o povo de Deus foi chamada com a missão de cumprir seu propósito que envolve:

Qualquer que seja o horário do seu devocional, seja

consistente!

Page 50: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

50 • SOS Mulher

Glorificar o Nome de Deus – através da nossa adoração, do nosso testemunho. Manifestamos o po-der de Deus para transformar e redimir pessoas quan-do em nossa própria vida e família os efeitos dessa re-denção são vistos em piedade, integridade e amoroso relacionamento. Assim, Deus é glorificado nos Céus e na Terra; Edificar o Reino de Deus – quando exercemos

nosso ministério e trabalhamos efetivamente para cumprir Seus planos, tanto no âmbito da igreja local quanto no da missão global; Abençoar a criação de Deus – abençoamos ou-

tras vidas quando nos identificamos com as pessoas em suas necessidades temporais e eternas e nos com-prometemos com as soluções para atender a estas ne-cessidades.

Objetivos Específicos: Envolver todas as mulheres na CRM (Comunhão,

Relacionamento e Missão). Organizar tempo devocional no lar (Comunhão

Pessoal), na igreja (Grupo de Oração Intercessora). Despertar o senso de Missão através dos dons es-

pirituais. Cultivar as capacidades das mulheres em vá-

rias áreas, desenvolvendo seu potencial missionário; (Evangelismo Público, PG’s, Classe Bíblica, Dupla Missionária, Cursos diversos, Centro de Influência, Recepção). Desenvolver ações sociais, educativas, profissio-

nais e missionárias. Mobilizar as mulheres em seus PG’S para desen-

volvimento das ações. Atender a família, a igreja, a comunidade. Salvar pessoas para Cristo.“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês

receberão”. Mat. 21:22

Metas Gerais 100% das Mulheres comprometidas com a sua

Devoção Pessoal e de Grupo (Comunhão). 100% das Mulheres comprometidas em realizar o

Curso de Liderança. 100% das Mulheres comprometidas nas diversas

frentes missionárias. 100% das Mulheres comprometidas em levar

(mínimo) 1 pessoa ao batismo (por ano). 100% das Mulheres comprometidas em ajudar a

construir uma igreja a cada ano pela força do MM. 100% das Mulheres envolvidas na Comunhão, Re-

lacionamento e Missão.

Atividades – Ver Cronograma Sugestivo de Ativi-dades Treinamento - Seminários. Utilize a Revista de Treinamento SOS Mulher. Participe dos 10 dias de oração e 10 horas de Jejum. Utilize o material Primeiro Deus. Cadastre sua atuação missionária. Esteja envolvida nos 4As: Amar, Acolher, Atender

e Acompanhar - Projeto Recepção. Trace planos missionários a cada 3 meses. Alcance as metas e seja investida com lenço e

bóton. Testemunhe as bênçãos através das Assembleias

de PGs e Chás de Gratidão/Amigas. Ofereça estudos bíblicos. Invista tempo e talentos para alcançar alguém

para Cristo. Celebração: Congressos. – Realizações (Testemunhos)– Investidura

Page 51: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 51

Temas dos Seminários: Como ser uma Evangelista? Por que a Comunicação é importante? A Recepção – Os 4 As. Alcançando Decisões para Cristo. Liderança. Novas Gerações. Evangelismo nas Grandes Cidades. Meu Talento, Meu Ministério. Vivendo em Comunidade – PG My Style.

Requisitos 01 - Ter a sua comunhão diária com Deus: Estudo

da Bíblia; LES, acompanhar RPSP, realizar o Primeiro Deus, leitura sobre discipulado e do livro missionário 2018: O Poder da Esperança.

02 - Participar dos 10 Dias de Oração e 10 Horas de Jejum, Primeiro Deus, Semana Santa, Impacto Esperança, Dia da Mulher Missionária, Quebrando o Silêncio, Batismo da Primavera, Semana de Colheita, Reencontro.

03 - Participar de um PG.04 - Participar e se envolver no Curso de Recepção.05 - Contribuir com seu dom, ministrando cursos

nos Centros de Influência de sua região.06 - Preencher relatório e entregar na Associação/

Missão.07 - Realizar Curso de Liderança.08 - Realizar Chá Entre Amigas.09 - Organizar ou se envolver, pelo menos, em 4

ações sociais no ano.10 - Contribuir para o Plantio de Igrejas.11 - Oferecer e/ou ministrar, no mínimo, 10 estudos

bíblicos no ano.12 - Levar, pelo menos, 1 pessoa ao batismo. 13 - Exercer o discipulado / Testemunhar das bên-

çãos!

Investidura1. Investidura de lenço + bóton + blusa em malha –

Quem se comprometer em participar nos Treinamentos. 2. Investidura de lenço + bóton + blusa social padrão

– Quem cumprir os 10 requisitos - Envolvimento, com-prometimento e realizações. Uniforme para Atividades em Grupos ou em du-

plas Missionárias - Blusa em malha com logo do proje-to SOS Mulher. Uniforme para celebração de todas as realiza-

ções do ano (cumprindo os 10 requisitos) - Saia preta, blusa social padrão, lenço e bóton.

Uniforme padrão para batismos do MM - Bata rosa ou lilás.

Celebração Festa dos Talentos SOS Mulher Premium – Noite

de Gala

Festa distrital ou por região – Premiação das mu-lheres envolvidas no Projeto SOS Mulher, avaliadas por algumas categorias que serão destaques no dia.

Clame pelo poder do Espírito Santo – O Poder do Espírito Santo dá a força que impulsiona o ministério. O poder do Espírito Santo é sobretudo usado para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, de modo que possamos ser conduzidos, pecadores que somos, à conversão.

O poder do Espírito Santo é sobretudo

usado para nos convencer do pecado,

da justiça e do juízo, de modo que possamos

ser conduzidos, pecadores que somos,

à conversão.

Page 52: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

52 • SOS Mulher

A finalidade do batismo no Espírito Santo Realizar a obra de evangelização com ousadia,

poder e autoridade celestial. (At 1.8; 4.31,33). Produzir mais conversões. (At 2.47). Dar visão dos perdidos. ( At 18.9-11). Proporcionar mais intimidade com Deus que as-

siste em nossas fraquezas. ( Rm 8.26). Preparar-nos para receber dons do Espírito Santo

para edificação pessoal e crescimento da igreja. (1 Co 12-11). Fortalecendo nossas defesas. (2 Co 10.4,5).

Como receber o batismo do Espírito Santo Não existem regras específicas para receber o batis-

mo no Espírito Santo, entretanto podemos desenvolver algumas atitudes essenciais em relação a esta bênção: Obedecer a Palavra (At 5.32). Desejar (ter sede) (Jo 7.37-39). Buscar com perseverança ( Lc 11.13). Confiar que vai receber (Mc 11.24; 1 Jo 5.14,15).O batismo no Espírito Santo está disponível a todos

que perseverarem em buscá-lo, por isso devemos in-cluí-lo com prioridade em nossos seus pedidos diários e ter confiança que vamos recebê-lo. Ore com alegria e deleite-se no Senhor (Salmos 37.4). Tenha ousadia no poder de Deus (Ef 3:7). Ajude a ganhar pessoas para Cristo. Sua pro-

dutividade, eficácia e excelência em cada tarefa que realizar para Deus estão diretamente relacionadas com a manifestação dos dons, do poder e do fruto do Espírito. Acredite nas oportunidades. Por onde você an-

dar, esteja sempre atenta ao chamado de Deus e lance uma semente.

Ajude a plantar uma igreja – contribua com sua oferta de sacrifício a construir uma igreja. Lembre-se sempre que há muitos locais ainda não evangelizados que a igreja tem avançado, mas ainda precisamos da força tarefa de muitos para erguer o Templo do Senhor. Desenvolva seus dons e talentos no ministério. Talentos – são habilidades naturais para realizar

muitas tarefas na igreja. Dons – Habitação do Espírito, serviços para serem

prestados aos outros. Frutos – traços de Cristo que são refletidos no crente

mediante seu relacionamento com Ele (Comunhão). Vida Cristã Vitoriosa = Poder do Espírito + Dons

Espirituais + Fruto do Espírito (Gál. 5.22).Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5).

Assim, a Obra de Deus será finalizada, pois os frutos restaurarão a Igreja na espiritualidade e os dons res-taurarão o compromisso com a missão.

Só estaremos qualificadas para o

Ministério com o Poder do Espírito. E só O

receberemos quando buscarmos sincera e

diligentemente.

Page 53: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 53

Jeremias 29:11-13 diz: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor: pensamen-tos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.

Discipulado é um processo contí-nuo pelo qual uma pessoa é atraída a Cristo e se desenvolve ao nível de cren-te maduro e reprodutivo na igreja.

Imperativo bíblico: Na grande comissão dada por Cristo em Ma-teus 28:18-20 há quatro verbos: Ir, fazer [discípulos], batizar e ensinar. Destes, apenas um é imperativo ou de ordem: “Fazei discípulos”. Os outros três, são verbos auxiliares ou particípios. Assim, podemos dizer que o produto final ou o alvo da

grande comissão é fazer discípulos. Ir, ensinar e batizar são os meios es-tabelecidos por Cristo para alcançar o objetivo principal.

Remédio contra a estagnação e a apostasia: Como igreja, não nos basta batizar, necessitamos investir no processo de maturida-de espiritual dos conversos, a fim de alcançarmos dois grandes ob-jetivos: multiplicar as forças para a pregação do evangelho e diminuir a apostasia.

Discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer a Jesus. Todo crente é chamado para ser discípu-lo e fazer outros discípulos. O disci-pulado põe a fé em ação.

O discipulado é parte da missão da Igreja. Jesus formou discípulos e deu a todos a ordem de formar mais discípulos, pelo mundo todo (Mateus 28:19-20).

Discipular é o relacionamento entre um mestre e um aprendiz ba-seado no modelo, que é Cristo. Por ele, o mestre reproduz no apren-diz a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos.

Esse relacionamento liga a pes-soa à cadeia de autoridade exis-tente na Igreja. Assim, o discípulo é acompanhado em seu processo de

crescimento e ajudado a conformar sua vida com o propósito de Deus, como também a se encaixar na vida da Igreja.

Cada pessoa precisa saber sobre a salvação em Jesus e, quando se converte, precisa aprender como vi-ver para Jesus. O trabalho não aca-ba com a conversão. O discipulado ajuda a crescer espiritualmente. Todo crente precisa crescer e apren-der mais de Jesus.

Qualquer pessoa que quei-ra pode ser discipulado! Jesus mandou fazer discípulos de to-das as nações, sem distinção. Se converter é se tornar discípulo de Jesus. Todos podem apren-der sobre Jesus e como obede-cer aos seus mandamentos.

Quem pode discipular?Qualquer crente que tenha co-

nhecimento da Bíblia pode disci-pular. O objetivo do discipulado é formar discípulos que também conseguem ensinar outros discípu-los. A ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus. Cada crente pode aprender e ensinar!

Cada crente pode ajudar a dis-cipular, usando os dons que Deus lhe dá. Discipular é trabalho de toda igreja, não apenas do pastor (Efé-sios 4:15-16).

Compilação de Rosário Costa

O QUE ÉDISCIPULADO?

Discipular é transmitir a vida de Jesus. É

reproduzir essa vida em outras pessoas,

ensinando-as a guardar tudo que Ele ordenou.

Page 54: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

54 • SOS Mulher

3. ESCOLHER PESSOAS COM ES-PÍRITO FIEL

“E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemu-nhas, confie-as à homens fieis que sejam também capazes de ensinar a outros. ” 2 Timóteo 2:2

É importante focarmos em ga-nhar pessoas que tenham um cora-ção fiel, que sejam cuidadosas, es-forçadas e empenhadas no serviço à Deus. Um discípulo fiel é o que ouve e obedece, sem argumentar contra o seu líder. Desta maneira o Senhor os leva a outro nível de conquista.

4. ENSINAR COM AMORDevemos aprender a ser pa-

cientes com os nossos discípulos e ensinar-lhes com amor. Nunca um líder pode dominar os seus discí-pulos, mas constantemente deve motivá-los com a palavra e com um bom conselho.

“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a pala-vra de Deus; e, considerando

atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.”

(Hb 13.7)

Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são: Pregar Dar estudos bíblicos Acompanhar e aconselhar Atender necessidades Ser um exemplo do amor de

Deus

Como evangelizar?Também é muito importante

ensinar por exemplo. Mais que pa-lavras, as ações mostram como vi-ver de maneira que agrada a Deus. Quando um crente obedece a Deus em sua vida diária e partilha o que aprendeu, ajuda a discipular ou-tros crentes. Mesmo quem não tem dons de ensino ou evangelista pode discipular por exemplo.

Crescemos em Cristo quando o buscamos juntos. O método usado por Jesus para fazer discípulos foi o de envolver-se corpo a corpo com as pessoas por meio de um relacio-namento íntimo e pessoal.

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co 11.1); “O que também aprendestes,

e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4.9);

PASSOS PARA O DISCIPULADO

1. DEVEMOS INVESTIR O TEMPO NECESSÁRIO NA SUA FORMAÇÃO

Jesus foi exemplo em levantar uma equipe de 12, mas Ele não fez isso da noite para o dia, mas dispôs da totalidade do seu tempo para compartilhar com eles, conhecê-los profundamente e saber quais eram as suas necessidades. É importante supervisionar se eles estão crescen-do em sua relação com Deus, por-que devem ser pessoas que amem a oração e a Palavra.

A formação leva tempo, porque o discipular é um trabalho contínuo, mas do qual veremos um grande fruto.

2. É IMPORTANTE TER UM CON-

TATO PESSOAL E CONTÍNUO COM OS DISCÍPULOS

O objetivo de Jesus em formar 12 pessoas era que elas permane-cessem com Ele, que pregassem, curassem enfermos e expulsas-sem demônios; por isso, a base da equipe estava no contato pessoal, porque desta maneira Ele poderia corrigi-los e orientá-los em todas as áreas de suas vidas.

Quando nos reunimos em grupos de duas ou três pessoas para

estudar a Bíblia e transmitir ânimo uns aos outros, chegamos

muito perto de seguir o exemplo de Jesus com

os doze discípulos.

Page 55: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 55

estudo bíblico 1

A S P E C T O S E M O C I O N A I S D O C L I M A T É R I O

‘’Assim como a águia tem um pe-ríodo de renovação, você também pode encarar a menopausa como a transição para um novo começo. Você não precisa parar de produzir, participar da vida e se sentir bonita.’’ Conheça mais sobre essa fase normal da vida e certamente você estará pre-parada para garantir seu bem-estar, bem como do seu semelhante.

A menopausa é um momento marcante na vida das mulheres, um evento inevitável, que ocorre devido ao esgotamento dos óvulos e carac-terizando a transição entre a idade fértil e o climatério, em medicina e o período correspondente à meno-pausa (na mulher) ou ao declínio se-xual (no homem), e que se caracteri-za por um conjunto de modificações endócrinas, somáticas e psíquicas.

Apesar de ser um processo fisio-lógico normal, o climatério pode ter consequências patológicas num nú-mero considerável de mulheres por ser influenciado por múltiplos fato-res, como história de vida, ambiente, cultura, costumes, particularidades individuais, entre outros, afetando de forma diferente cada mulher e repercutindo nos seus sentimentos e na sua qualidade de vida.

A menopausa pode ser: Natural: Resultante do pro-

cesso biológico natural da mulher,

ocorre geralmente entre 45 e 55 anos de idade;

Artificial: Resulta de uma in-tervenção cirúrgica, de uma ação terapêutica medicamentosa (citos-tática) ou ainda radioterapia;

Precoce: Quando a menopau-sa ocorre antes dos 40 anos de idade;

Tardia: Ocorre após os 55 anos.

A menopausa baseia-se na ob-servação clínica da ausência de menstruação durante 12 meses. É chamado Climatério o período pós menopausa, por isso, não é tecnica-mente correto dizer que uma mu-lher está na menopausa. Em geral, todas as mulheres que estão viven-do este período se queixam de mu-danças desconfortáveis que acon-tecem em seu corpo e também nas emoções. Há uma fase antes da me-nopausa na qual o corpo da mulher passa por uma série de alterações. A principal é a redução nos níveis de estrogênio que ocorrem porque os ovários começam a entrar em fa-lência. Este período é caracterizado por ciclos menstruais irregulares e marcantes flutuações hormonais, muitas vezes acompanhados por ondas de calor, distúrbios do sono, alterações do humor e secura va-ginal. Além disso, as mudanças na gordura corporal e a perda de mas-sa óssea típicas do climatério cau-

sam grande impacto para a saúde a longo prazo.

Dentre os sinais e sintomas da menopausa, o mais comum e que ocorre em mais de 80% das mulhe-res, são as ondas de calor. Esses ca-lores são causados pela redução da produção de estrogênio, o que provo-ca uma desregulação do termostato normal do corpo. Os afrontamentos iniciam-se no período prémenopau-sa e costumam durar até 2 anos após a menopausa. Também podemos re-latar a insônia que pode surgir até 7 anos antes da menopausa e costuma se agravar no último ano da préme-nopausa. Mulheres ansiosas ou de-primidas costumam ser aquelas com maior dificuldade para dormir.

Mulheres na prémenopausa têm 2,5 vezes mais chances de entrar em depressão do que em outras fases da vida. O risco é ainda maior naquelas que têm severos sintomas da prémenopausa, a depressão também pode ocorrer em mulhe-res que se veem aproximando-se da menopausa e ainda desejam ter fi-lhos. Acredita-se que a redução dos níveis de estrogênio, associada aos sintomas incômodos da prémeno-pausa e ao fato da mulher reconhe-cer que está ultrapassando a fron-teira entre a juventude e a velhice, colaborem para uma maior inci-dência de depressão neste período.

“Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas

coisas; porque, fazendo isto, te salvará, tanto a ti mesmo

como aos que te ouvem.’’ I Timóteo 4: 16.Evangelista Nilda Aquino

Juliana Assis / Psicóloga (SP)

Page 56: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

56 • SOS Mulher

A queda nos níveis de estrogênio circulantes no corpo reduz a pro-dução de neurotransmissores res-ponsáveis pela regulação do humor, como a serotonina e a dopamina, e por isso ansiedade, alterações de humor, dificuldades de memória, baixa concentração também são sintomas recorrentes em mulheres que estão enfrentando este perío-do. Será uma fase de grande desafio, pois adaptações precisarão ser feitas para que os prejuízos sejam minimi-zados. O cansaço e falta de energia para realizar as atividades rotineiras afeta o desempenho geral de quem está nesta fase, aliada ao sono sem qualidade pode trazer um agra-vante e aumentar a irritabilidade. A vida conjugal pode ser prejudicada por causa da redução da libido, que acontece devido as alterações de hormônio que afeta a umidade vagi-nal e diminui a capacidade de prazer para a mulher na relação sexual.

Há fatores psicossociais prepon-derantes quer marcam esse período e podem desencadear transtornos psíquicos. Por exemplo, a mulher que tinha uma vida socialmente ativa e se dedicou plenamente à família e à educação dos filhos, de repente se depara com os filhos crescidos, saindo de casa, e vive a síndrome do ninho vazio. Além dis-so, a relação conjugal pode estar passando por transformações que exigem diálogo para reconstruí-la em novos moldes. Dependendo de seus recursos internos e personali-dade, essa mulher irá elaborar de forma construtiva ou não as modifi-cações que estão ocorrendo em sua vida na época da menopausa.

Existem mulheres que mudam drasticamente de comportamento e atitudes, como se tivessem mu-dado de personalidade. A pessoa alegre e extrovertida de antes, que elaborava de forma construtiva suas

frustrações perante a vida, transfor-ma-se em outra, cabisbaixa, pessi-mista e irritável, queixando-se de angústia com frequência. Por isso, em saúde mental, nunca se pode considerar um corte transversal na vida da mulher. É preciso levantar um histórico para avaliar o que mu-dou nas relações e interações com ela mesma e com as pessoas de seu convívio familiar e social.

O envelhecimento é um proces-so natural no ciclo vital, porém cada mulher o enfrenta de maneira dife-rente. Isso vai depender das caracte-rísticas psicológicas, como também do contexto sócio cultural em que ela está inserida, dentre outros. Mu-lheres em condições psíquicas ade-quadas (ambiente familiar favorável, boa autoestima), quando atingem esse estágio da vida, estão mais ap-tas a enfrentar de maneira satisfató-ria as consequências do climatério, mantendo o equilíbrio, a sensatez, entendendo esse momento como uma etapa natural e inerente à sua condição feminina. Entretanto, ou-tras mulheres, mais fragilizadas por aspectos da personalidade, com tendência ansiosa, que se encon-trem em situações de estresse físico ou emocional, ou que são extrema-mente vaidosas e preocupadas com a sua aparência, podem encontrar dificuldades para lidar com os efei-tos dessa fase. E dependendo do grau de dificuldade que elas en-contrarem, pode acarretar-lhes um intenso sofrimento, que as torna vul-neráveis a certas patologias.

A mudança de hábitos de vida é fundamental. Isso envolve mudanças comportamentais. Precisa dedicar-se a atividades que lhe deem prazer, res-gatem sua autoestima e a estimulem mentalmente. É importante aceitar novos desafios, como um curso de informática, se nunca mexeu com computadores, se engajar em um

trabalho social, frequentar uma facul-dade de terceira idade para ampliar os horizontes, resgatar o convívio com os amigos e rever o tipo de relaciona-mento e vínculo estabelecido com as pessoas da família. Atividade física também é importante, pois além de prevenir a osteoporose, está provado que melhora o humor e a memória. O exercício físico não só aumenta a se-creção de endorfinas que funcionam como analgésicos naturais, mas tam-bém aumenta a secreção de seroto-nina, um hormônio neurotransmissor que interfere positivamente no esta-do afetivo da mulher.

São recomendáveis também al-gumas mudanças na dieta, porque nesse período há alterações do me-tabolismo. Muitas mulheres acham que engordam porque estão fa-zendo reposição hormonal, outro mito. Na realidade, nessa faixa etá-ria, a mesma ingesta calórica dos anos anteriores produz sobrepeso por causa da redução da ativida-de metabólica e não por causa dos hormônios. A psicoterapia ajuda e muito a mulher na passagem des-se momento mais conflitante e de extrema vulnerabilidade. Portanto, é importante que a mulher, nessa fase, procure um profissional tanto na área médica como na psicológi-ca, os quais poderão dar o suporte necessário à superação das respec-tivas dificuldades.

“A menopausa é um tremendo rito de passagem. Haja coragem e bom humor! Não há negociação possível, apenas a vida seguindo seu curso. Então, que venham os ciclos, todos. Com seus sustos, sombras e trans-formações. Com seus recomeços, rearranjos e alegrias. Que venham os dias, as horas, as marés, as auroras, todas”.” Viva de forma simples, ame generosamente, importe-se profun-damente, fale educadamente... E dei-xe o restante com Deus!”

Page 57: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 57

estudo bíblico 2

S U I C Í D I O

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Cl 4:6). “A graça é o sal que tempera o nosso discurso e im-pede que este se corrompa”, e ve-nha causar destruição.

Suicídio é um gesto de auto-destruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem graves implicações sociais. Pesso-as de todas as idades e classes so-ciais cometem suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um mi-lhão de pessoas todos os anos. Es-tima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente im-pactadas, sofrendo sérias consequ-ências difíceis de serem reparadas.

O suicídio resulta de uma crise de duração maior ou menor, que varia de pessoa para pessoa, e não está ne-cessariamente ligado a uma doença mental, mas sim a um momento crí-tico que pode ser superado. As pes-soas correm menos risco de se matar quando aceitam ajuda. Ao receber ajuda ou socorro diante de uma cri-se, elas podem reverter a situação ao colocar para fora seus sentimentos, ideias e valores, alterando, assim, seu estado interior. Essa ajuda pode vir de pessoas comuns, grupos de apoio e psicólogos que se tornam indispen-

sáveis em casos de descontrole.As pessoas em geral dão sinais e

mostram necessidade de ajuda antes de tentar o suicídio, a vontade de vi-ver aparece sempre, resistindo ao de-sejo de se autodestruir. Normalmen-te as pessoas passam muito tempo em conflito diante de sentimentos opostos, o que faz com que consi-derem a possibilidade de lutar para continuar vivendo. Nesse momento, é necessário que encontrem alguém que tenha disponibilidade para ouvir e compreender os sentimentos sui-cidas para fortalecer as intenções de viver. É preciso perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer aju-da, pois quem está numa crise suici-da se percebe sozinho e isolado. Se um amigo se aproximar e perguntar “tem algo que eu possa fazer para te ajudar? ”, a pessoa pode sentir aber-tura para desabafar. Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar, o importante é estar preparado para ouvir.

O suicídio foi e continua sendo um tabu entre a maioria das pessoas, é um assunto que causa mal-estar e agride as crenças religiosas. O tabu também se sustenta porque muitos veem o suicida como um fracassa-do, alguém que perdeu sua salva-ção por ter rejeitado a vida que Deus lhe deu. Por outro lado, os homens, por natureza, não se sentem confor-táveis para falar da morte, pois isso expõe seus limites e suas fraquezas. Esse tabu piora a situação, porque

mesmo aqueles que são cristãos e que condenam o suicídio não conse-guem conter o sofrimento, respeitar suas crenças e acabam dando fim à própria vida. As estatísticas mos-tram que o suicídio cresce não so-mente por questões demográficas e populacionais, mas também por problemas sociais que prejudicam o bem-estar de cada um e que esti-mulam a autodestruição. Nossa so-ciedade vive com diversas situações de agressão, competição e insensibi-lidade. Campo fértil para que trans-tornos emocionais se desenvolvam. O antídoto para combater essa situ-ação limita-se, no momento, ao sen-timento humanitário que algumas pessoas têm.

A taxa de suicídio de adolescen-tes com idades entre 10 e 14 anos aumentou 40% nos últimos 10 anos e 33% entre aqueles com idades entre 15 e 19 anos, segundo o Mapa da Violência 2014. Todo dia, 28 bra-sileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Médicos alertam que é um proble-ma de saúde que não recebe tanta atenção por causa do tabu social. Enquanto a média mundial de sui-cídios permanece estável, o núme-ro tem crescido no Brasil, e a maior porcentagem de suicídios é regis-trada entre jovens. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de

Evangelista Nilda AquinoJuliana Assis / Psicóloga (SP)

Page 58: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

58 • SOS Mulher

ajuda voluntária ou profissional. No Brasil, o CVV, rede voluntária de pre-venção, atua nesse sentido há mais de 50 anos. Recentemente, foi ini-ciado um movimento de políticas públicas para traçar planos inte-grados de prevenção, e já existem programas de saúde pública que oferecem esse serviço em algumas regiões do país. Há, portanto, uma ampla rede de apoio voluntário por meio de telefonia, internet e atendi-mento presencial.

Entendendo as fases que ante-cedem o suicídio:

1 – Frases de alarme: Existe um mito de que pessoas que falam em suicídio só o fazem para chamar a atenção e não pretendem, de fato, terminar com suas vidas. Isso não é verdade, falar sobre isso pode ser um pedido de ajuda. Algumas das frases mais comuns ouvidas por um suicida em potencial são: “não aguento mais”, “eu queria sumir” e “eu quero morrer”. Então, não igno-re esses pedidos de ajuda.

2 – Mudanças inesperadas: Todo mundo passa por mudanças na vida, faz parte do pacote. Mas algumas mudanças podem ser traumáticas quando não estamos preparados para elas. Uma pessoa fragilizada por uma depressão ou outro problema psíquico dificilmente terá condições de encarar uma mudança inespe-rada. Esta é uma fase que também oferece espaço para aproximação, conversar e perguntar o que está acontecendo pode ajudar muito.

3 – Depressão e drogas: As estatís-ticas alertam que para cada suicídio, há entre 10 e 20 tentativas, ou seja, quem tentou suicídio está muito mais vulnerável. Uma tentativa de suicídio é o maior preditor de nova tentativa e de suicídio. Segundo alerta é que quase 100% das pesso-as que se suicidaram enfrentavam

algum problema mental - a maioria depressão. Quem está sofrendo de-pressão ou outro transtorno devem receber maior atenção, e se a pessoa consome álcool ou outras drogas, atenção redobrada. O maior coe-ficiente de suicídio se dá por trans-torno de humor associado ao uso de substâncias psicoativas, mais da me-tade dos casos de suicídio. Depres-são e consumo de álcool e drogas é responsável pelo maior número de mortes no mundo inteiro.

4 – Pode não ser só “aborrescên-cia”: As taxas de suicídio dos jovens brasileiros aumentaram mais de 30% nos últimos 10 anos, e muitas vezes o comportamento errático atribuído como típico do adolescente pode ser um sinal de intenção de suicídio. Exis-te uma falsa ideia de que a depressão atinge mais pessoas adultas, o ado-lescente apresenta outros sintomas, ele vai se isolar, não vai falar com nin-guém, e isso vai ser entendido como fenômeno da adolescência normal, já que ele não consegue expressar seu sofrimento de uma forma clara.

5 – Preto no branco: Somente 15% dos gravemente deprimidos vão se suicidar, mas a depressão se-vera continua sendo a maior causa do suicídio. Por isso, é preciso ficar atento quando a pessoa demonstra zero interesse na vida ou nos outros. Para o deprimido, o mundo deixa de ser colorido, é preto e branco. Ele tem baixa autoestima, desinteresse por todos e fica muito voltado para ele mesmo, na depressão severa, a pessoa se isola dos outros e não vê motivos para continuar viva.

6 – Bom demais para ser verdade: A simulação de melhora é comum em diversos casos de suicídio, então, se uma pessoa que normalmente é deprimida parecer subitamente ale-gre, é importante acompanhá-la para garantir que ela não tentará o suicídio.

Na primeira medida preventiva é

a educação, pois é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar in-formações ligadas ao tema. Como já aconteceu no passado, por exem-plo, com doenças sexualmente transmissíveis ou câncer, a preven-ção tornou-se realmente bem-suce-dida quando as pessoas passaram a conhecer melhor esses problemas. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o pri-meiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, e por isso é essen-cial deixar os preconceitos de lado e buscar mais informações e esclare-cimento.

Portanto, como cristãos pode-mos e devemos falar sobre o suicí-dio; assim as pessoas verão a igreja como um lugar seguro e de refúgio, e onde terão oportunidades para receber esperança para encontrar a segurança em Cristo, bem como um novo proposito para a vida. É para isso que nós existimos como igreja.

Somente Deus, que sabe todas as coisas (Is 46:10), tem condições de avaliar plenamente o que se passa na mente de um suicida porque “o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SE-NHOR, o coração” (1Sm 16:7).

Por isso, sejamos bondosos e mi-sericordiosos em nossas palavras para com às famílias que perderam parentes por causa do suicídio, e jamais deixemos pairar qualquer sombra de dúvidas na mente da-queles que ficaram fazendo-os pen-sar que “nunca mais verão” aqueles que tanto amam:

“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os ou-tros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” (Ef 4:29, Nova Tradu-ção Na Linguagem de Hoje).

Page 59: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 59

estudo bíblico 3

TRAUMAS PSICOLÓGICOS

“Esperei com paciência no Se-nhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me do lago horrível, do barco de lama, pôs os meus pés sobre uma rocha, fir-mou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e teme-rão, e confiarão no Senhor.” (Sl 40.1-3)

Ao citar “do lago horrível” e “do bar-co de lama”, Davi se refere, não literal-mente a estes lugares, mas ao estado de suas emoções. Certamente ele foi um homem marcado por muitos traumas. Mas foi vitorioso, sem dúvi-da, veja: ‘’O Senhor é a minha força e o meu escudo; nEle confiou o meu co-ração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto O louvarei.’’ Salmo 28:7.

A palavra “trauma” em sua raiz eti-mológica grega significa lesão causa-da por um agente externo. O trauma psicológico é um tipo de dano emo-cional que ocorre como resultado de algum acontecimento. Pressupõe uma experiência de dor e sofrimento emocional ou físico. Como experiên-cia dolorosa que é, o trauma acarre-ta uma exacerbação do medo, o que pode conduzir ao estresse, envolven-do mudanças funcionamento neu-ropsicológico e afetando o compor-tamento e o pensamento, que fará de tudo para evitar reviver o evento que lhe traumatizou.

O trauma pode ser causado por vários tipos de eventos, mas há alguns aspectos em comum. Geralmente envolve o sentimento de completo desamparo diante de uma ameaça real ou imaginária à própria vida, ou

à vida de pessoas amadas. Um trau-ma pode, frequentemente, violar as ideias do indivíduo a respeito do mundo, colocando-o num estado de extrema confusão e insegurança. Al-gumas possíveis causas de traumas psicológicos: perda de entes queridos, abuso sexual, violência ou ameaças, desilusão, mudança repentina, espe-cialmente se ocorrem na infância ou adolescência, eventos catastróficos como desastres naturais, guerra ou outras formas de violência em mas-sa também podem causar traumas psicológicos, assim como exposição à miséria durante longo tempo ou mesmo abuso verbal. Entretanto, pes-soas diferentes reagem de maneiras diferentes em eventos similares. Uma pessoa pode sentir como traumático um evento que outra pessoa pode não sentir, e nem todas as pessoas que passam por experiências trau-máticas podem se tornar psicologica-mente traumatizadas.

Um trauma pode nascer quando uma perturbação a nível cognitivo desequilibra um estado emocional frágil. Pessoas com trauma psico-lógico podem apresentar transtor-nos somatoformes (sintomas físicos desencadeados pela mente) como enxaquecas, gastrite, alergias, pal-pitações e com frequência são sub-diagnosticados pela desinformação sobre os possíveis impactos do trau-ma na saúde. As múltiplas expres-sões secundárias ao trauma dimi-nuem as chances para o diagnóstico efetivo ocorrer, enquanto quadros mais conhecidos como a depressão, enxaqueca, são diagnosticados.

Eventos estressores em si não levam obrigatoriamente à mani-festação de traumas psicológicos, pois experiências intensas disparam efeitos variáveis de acordo com as defesas e recursos psicológicos de cada pessoa. Nossas Defesas psico-lógicas são aprendizagens desejá-veis, formas de pensar de superação de um problema ou dor, recursos construídos ao longo do tempo. Em situações de dor intensa tais defesas e recursos psicológicos po-dem não ser suficientes, o que traz as consequências desagradáveis a quem está sendo alvo. Uma das for-mas de manter o trauma ativo são as memórias que vêm carregadas de imagens, emoções dos eventos traumáticos do passado revividos no momento atual, por intermédio de sintomas, tais como: comprometi-mentos cognitivos (confusão men-tal, desorientação temporal, dificul-dade de concentração e de tomada de decisões, dificuldade de expres-sar pensamentos, diminuição na percepção, pesadelos, aumento de preocupações). Comprometimentos emocionais (ansiedade, apreensão, culpa, desamparo, desesperança, desespero, irritabilidade, negação, pânico, raiva, tristeza).

Comprometimentos físicos (abuso de drogas para buscar alivio, alterações cardiovasculares, estado de alerta e hiperatividade, fadiga, fraqueza, insônia, perda da ener-gia sexual, distúrbios alimentares,

Evangelista Nilda AquinoJuliana Assis / Psicóloga (SP)

Page 60: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

60 • SOS Mulher

somatizações como dor de cabeça, desconfortos gástricos, diarreia, dor de estômago, náusea). Comprome-timentos interpessoais (aumento de conflitos nos relacionamentos sociais pela baixa tolerância, isola-mento, prejuízo do desempenho profissional, recusa ou dificuldade em seguir regras ou ordens). A lem-brança específica de memória trau-mática pode disparar a formação de padrões defensivos de compor-tamento (medos exagerados em situações que não mais oferecem riscos), que não são apropriados ao momento atual, contribuindo com alterações ao equilíbrio psicológico, biológico e social da pessoa.

O expressivo número de pessoas afetadas pelo trauma psicológico requer tratamento especializado. A psicoterapia tem sido indicada como a primeira linha de tratamento ao trauma, por ser a estratégia mais re-levante para diminuição do risco de cronicidade. O tratamento adequa-do precoce pode evitar a configura-ção do Transtorno de Estresse Pós Traumático (quadro mais severo do trauma). O papel do psicólogo nos atendimentos é o de aliviar culpas irracionais, que muitas vezes inter-ferem no desejo de recuperação do paciente; possibilitar a expressão da dor; reconhecer e autorizar o sofri-mento; ajudar as pessoas a encon-trarem respostas e a restabelecerem o seu funcionamento após o trauma vivido, identificando seus recursos internos, permitindo que o paciente vivencie e elabore perdas e lutos.

Os principais resultados obser-vados da psicoterapia são: aumento da tolerância à frustração, melhora da motivação, redução (e até desa-parecimento) dos sintomas. Além disso, é possível atenuar o apare-cimento de psicopatologias, tais como: depressão, doenças psicos-somáticas, alcoolismo, transtorno

de ansiedade e transtorno de es-tresse pós-traumático. É importan-te buscar um sentido de coerência interna diante dos traumas, pela capacidade de pensar, sentir e agir que somos dotados, a médio e lon-go prazo conforme o impacto do trauma causado na vida de cada um e como foi interpretado e rece-bido no seu interior.

Cada pessoa vai buscando alterna-tivas para lidar com os acontecimen-tos, dentro dos seus limites, “A perda de uma pessoa querida é sempre um grande golpe. Perdi meu marido no auge da juventude e do nosso amor. Meu caçula tinha apenas três aninhos. Anos passaram… e há um ano, uma dor imensa tomou conta do meu co-ração, a perda trágica em acidente de carro, do meu caçulinha com 19 anos. Foi arrancado um pedaço de mim, fi-quei sem chão, não sabia sequer para onde olhar… Busquei caminhos de su-peração por todos os lados. Depois de 6 meses procurei por psicoterapia. A fé em Deus, a amada família, os ami-gos e os encontros com a psicóloga, estão me dando forças para seguir em frente. Sei que a dor da saudade não passará, mas o sofrimento dimi-nui aos poucos.”

“Fui usuário de drogas e, na ado-lescência, tive uma experiência trau-mática em uma das viagens que fiz. Depois de 9 anos de depressão e crise do pânico ainda não entendia por que sofria tanto até encontrar o tratamento que salvou a minha vida. Cheguei, como em outros processos anteriores, vulnerável e descrente. Nos primeiros encontros o psicólogo me disse que esses comportamen-tos não se apresentavam à toa e que eu ficaria bem! Eu duvidei, pois há anos não conseguia melhorar. Na terapia, fui colocando os “pingos nos is” e percebi que as crenças pessi-mistas tinham uma origem num passado distante. A compreensão e

o trabalho com as redecisões no dia a dia foi me libertando das ideias fi-xas de sofrimento e vulnerabilidade. O que me parecia impossível acon-teceu! Hoje eu vivo uma vida feliz e serena. Tenho uma visão realista po-sitiva de mim e do mundo. A família e o trabalho melhoraram por decor-rência da minha melhora. Agradeço a Deus por essa oportunidade que eu soube aproveitar!”

“Minha infância foi à moda an-tiga dos “bons costumes” e apren-di com meus pais a ser uma boa e respeitosa menina. Fui muito tími-da desde criança. Tornei-me uma esposa prendada, dócil e cuidado-sa. Não conseguia dizer não as bar-báries do meu ex-marido, que me traumatizaram por 10 anos. Quando cheguei no consultório do psicólo-go estava me sentindo como um “cristal quebrado”, totalmente sem possibilidades de juntar os “cacos”. Fragilizada, não confiava em mim e nas minhas possibilidades de reagir a toda violência que sofria. Lembro perfeitamente que a meta que es-tabelecemos para minha terapia seria de 30 sessões. Percebi aos poucos que, ao contrário de uma pessoa frágil, eu era muito forte por tudo que aguentei em minha vida conjugal. Lembrei-me na terapia de outras vitórias na escola, com a família, e reconstruí a minha pró-pria imagem. No decorrer das ses-sões eu me sentia mais e mais forte, exercitava as redecisões e tomava atitudes que surpreendiam a todos que me conheceram como uma mulher passiva… Mudei completa-mente a minha vida!”

‘’O ânimo, a esperança, a fé, a sim-patia, e o amor promovem a saúde e prolonga a vida. “Um espírito con-tente, animoso é saúde para o corpo e força para a alma.” Ciência do bom viver, pág. 241. “O coração alegre ser-ve de bom remédio.’’ Provérbios 17:22.

Page 61: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 61

1. Idade:_______

2. Estado Civil: ____________

3. Tem filhos? _______ Quantos e de que idade e sexo: ___________________

____________________________________________________________________________

4. Sobre o Ministério da Mulher, você:

( ) Desconhece ( ) Já ouviu falar, mas não conhece ( ) Conhece

5. Você já participou do Ministério da Mulher? ( ) Sim ( ) Não

6. Dê prioridade de 1 a 3 para as seguintes áreas de atuação (sendo o nº 1

o mais importante):

( ) Mulheres no lar

( ) Mulheres na igreja

( ) Mulheres na comunidade

7. Qual sua cor predileta? _______________

8. Qual sua flor predileta? _______________

9. Você gosta de ler? ( ) Sim ( ) Não

10. Você já leu a Bíblia toda? ( ) Sim ( ) Não Quantas vezes? _____________

11. Você já leu livros do Espírito de Profecia?

( ) Sim - Cite algum ___________________________________________________

( ) Não

12. Como considera sua vida devocional:

( ) A melhorar ( ) Boa ( ) Muito boa

13. Como considera sua vida familiar:

( ) A melhorar ( ) Boa ( ) Muito boa

14. Você se considera uma pessoa feliz?

( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes

15. Você se considera uma pessoa talentosa?

( ) Sim ( ) Não ( ) Mais ou menos

16. Se você pudesse usar apenas uma palavra para se definir, qual seria

esta palavra? __________________________________________________________

_______________________________________________________________________

17. O que você gosta de fazer nos momentos de folga?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

18. O que a motiva a trabalhar na Igreja:

( ) O convite para o cargo

( ) Usar seus dons e talentos

( ) O desafio do aprender a liderar

( ) O Departamento que está desenvolvendo a atividade

( ) As pessoas que estarão envolvidas

( ) O desafio do trabalho

( ) O líder do trabalho

19. Quanto a seus planos de participação em atividades da Igreja durante

este ano, você está:

( ) Disposta a participar

( ) Sem tempo

( ) Sem vontade

( ) Decidida a não desempenhar nenhuma funcão

20. Sobre qual destes assuntos você gostaria que o MM tratasse? Por favor,

assinale as áreas de seu interesse e classifique-as, nos parênteses con-

forme sua prioridade de 1 a 4, sendo que 1 significa sua mais elevada

prioridade.

( ) Métodos de Estudos Bíblicos

( ) Estratégias de Evangelismo

( ) Mulheres no Evangelismo

( ) Aprender a estudar a Bíblia

( ) Como Fazer Discípulos

( ) Testemunho ao Cônjuge Não-Cristão

( ) Preparo para o Casamento

( ) Casamento

( ) Relacionamento na Família

( ) Crescendo numa Família problemática; alcoolismo; abuso; traumas

( ) Paternidade

( ) Orientação dos filhos

( ) Desafios da Adolescência

( ) Pai, mãe solteiro(a), divorciado(a) que cria os Filhos Sozinho

( ) Viver bem como solteiro (a)

( ) Relacionamentos humanos gerais

( ) O Viver Cristão no Trabalho, na Faculdade, no Lar Dividido, etc

( ) Papel das Mulheres na Igreja

( ) Treinamento na Liderança

( ) Como Ensinar

( ) Como Atuar em uma Mesa ou Comissão

( ) Comunicações

( ) Auto-estima .

( ) Administração do Estresse

( ) Estresse: prevenção, recuperação

( ) Como Abandonar os Vícios (fumo, bebidas\ alcoólicas, etc.)

( ) Enfermidades que Ameaçam a Vida

( ) Controle do Peso

( ) Saúde da mulher

( ) Beleza e estética

( ) Culinária

( ) Regime alimentar

( ) Etiqueta e boas maneiras

( ) Administração do Tempo

( ) Como Administrar o Orçamento

( ) Artes manuais

( ) Jardinagem

( ) Outro: _____________

( ) Outro: _____________

21. Gostaria de ajudar em:

( ) retiros

( ) refeições especiais

( ) transportes

( ) grupos de oração

( ) estudos bíblicos

( ) ministério da oração

( ) cuidar de crianças

( ) decoração

( ) publicidade

( ) telefonemas

( ) recepção

( ) trabalhos em computador

( ) receber em minha casa

( ) evangelismos

Com que outras habilidades você pode cooperar?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

Querida Amiga! Obrigado por preencher este questionário. É de nosso interesse conhecer sua opinião, pois somente desta maneira poderemos planejar melhor as atividades do Departamento do Ministério da Mulher a fim de que ele possa ser uma bênção para você, para a igreja, para a comunidade e para que seja uma honra ao nosso Deus.

Questionário para o levantamento das necessidades das mulheres

Page 62: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

62 • SOS Mulher

Igreja: ____________________________________ Distrito: _________________________________ Data: ____ /____ /____Nome: _______________________________________________________Telefone: ________________________________Endereço: ___________________________________________________________________________CEP: _____________

(Enviar uma cópia preenchida deste relatório para o Departamento do MM da Associação/Missão ao final de cada trimestre. Os itens escritos em colorido são apenas explicativos).

RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO

Material Sim Não1 Sua igreja possui as fichas e o Caderno de Recepção?

2 Possui bótons de identificação?

3 Possui uniforme?

4Possui hinários, bíblias, cartões, livreto, etc para os visitantes? Quanto as Bíblias e hinários, se a recepção ainda não possui os seus e se os membros foram instruídos a compartilhar com as visitas e isso está sendo feito, então este item pode ser considerado como cumprido.

5 A Recepção funciona em todos os programas? Cultos, JA, Casamentos, Funerais, Semanas de Oração.

6 A equipe cumpre a escala com pontualidade? Avaliação do trabalho interno da equipe

7 Há recepcionistas nas unidades da Escola Sabatina ou assentada na igreja em pontos estratégicos?

8 A equipe permanece recepcionando durante todo o período da programação?

9 Todos os amigos visitantes são identificados e bem recebidos em sua igreja?

10 São enviados cartas, e-mail, telefonemas para os visitantes?

11 É lembrada a data de aniversário dos amigos visitantes?

12 É realizada Oração Intercessora pelos visitantes?

13 Líder de Recepção participa das reuniões promovidas pelo campo local?

14 Diáconos e Diaconisas colaboram com esse ministério na igreja local?

15 Possui Ancião Conselheiro de Recepção?

16 A equipe faz parte do departamento MM?

17 A equipe de recepção participa dos treinamentos?

18 O coordenador de interessados está envolvido e dando sequência no processo?

19 Quantos treinamentos foram realizados com a equipe de recepção local?

20 Quantas reuniões de motivação e valorização foram feitas com a equipe de recepção?

21 Quantas visitas foram feitas aos amigos visitantes?

22 Quantos amigos visitaram sua igreja? (incluir todos os cultos e reuniões) Dado estatístico.

23 Quantos visitantes estão recebendo Estudos Bíblicos?

23 Quantos batismos resultaram do trabalho da Recepção?

Avaliação

Envolvimento interno

Ações após o culto

Ações na Igreja

Page 63: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 63

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA IGREJAMINISTÉRIO DA MULHER

Igreja: _______________________________ Distrito: ____________________________ Associação/Missão: __________

Líder: ________________________________ Coord. Distrital: ______________________________ 1º Trimestre

#

ATIVIDADE SIM NÃOFoi promovida Devoção Pessoal, Estudo da Bíblia, (RPSP), LES, meditações? (Responder este item a cada trimestre)

Realizou os 10 Dias de Oração em sua igreja?

Foram realizadas atividades do Dia Mundial de Oração? Oração nas casas, nas ruas, nos hospitais, asilos, orfanatos?

Sua igreja possui um grupo de intercessão que se reúne a cada semana? (Projeto Comunhão Com Deus)

Você participa do projeto Orar para Salvar?

Você participa do projeto Amiga Secreta de Oração?

Apresentação de testemunhos, batismos pelo MM?

Número de duplas missionárias na sua igreja?

Número de Mulheres envolvidas em Evangelismo público? Classes Bíblicas?

Números de mulheres líderes de PGs em sua igreja?

Número de Estudos bíblicos dados por mulheres em sua Igreja?

Número de batismos realizados pelo MM?

Recepção funciona bem em sua igreja?

A sua igreja possui uma equipe preparada para receber visitantes?

Faz anotações quanto a: End, tel, e-mail dos visitantes? Convida-os a um PG?

Realiza visitas aos interessados?

Foram realizadas atividades de Saúde/ Motivação / Bem-Estar para mulheres?

Foram realizados cursos como: Culinária, pinturas, geração de renda?

Foi realizada palestras de Saúde/ Estética?

Foi realizada Feira de Saúde?

Foi realizado chá entre amigas?

Foi realizado Café da Manhã?

Foi realizado passeios ciclísticos? Caminhada da Amizade? Aulas de ginástica?

Número de treinamentos, retiros, congressos, programas realizados pelo MM em sua Igreja?

São registrados, toda semana, a presença dos amigos visitantes e eles estão sendo envolvidos nas atividades promovidas pela

igreja durante o trimestre?

Foi realizado o programa do Dia de Oração Mundial? (10 dias de Oração e 10 horas de Jejum)?

Foi promovido e/ou realizado atividades para motivar a Comunhão com Deus? (Reavivados por Sua Palavra, Primeiro Deus, A

presença de Jesus em Minha Vida, Quartas de Poder, Grupo Permanente de Oração)?

Foi realizado atividades para promover a saúde da mulher e desenvolvimento de suas habilidades?

Número de campanhas evangelísticas realizadas pelo MM.

Número de atividades realizadas especificamente para evangelizar e desenvolver os dons? (Chá evangelístico, PG, entrega de

folheto Semeando Esperança, estudos Bíblicos, Projeto Reencontro)

Número de Retiros Espirituais/Congressos realizados pelo MM no Trimestre [Associação/Missão]

Número de mulheres presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de mulheres adventistas presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de seminários de capacitação e treinamento realizados pelo MM. [Associação/Missão]

Page 64: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

64 • SOS Mulher

Page 65: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 65

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA IGREJAMINISTÉRIO DA MULHER

Igreja: _______________________________ Distrito: ____________________________ Associação/Missão: __________

Líder: ________________________________ Coord. Distrital: ______________________________ 2º Trimestre

#

ATIVIDADE SIM NÃOFoi promovida Devoção Pessoal, Estudo da Bíblia, (RPSP), LES, meditações? (Responder este item a cada trimestre)

Foram realizadas atividades como: Oração nas casas, nas ruas, nos hospitais, asilos, orfanatos?

Sua igreja possui um grupo de intercessão que se reúne a cada semana? (Projeto Comunhão Com Deus)

Você participa do projeto Orar para Salvar?

Você participa do projeto Amiga Secreta de Oração?

Foram realizadas atividades no Dia da Mulher Missionária?

Apresentação de testemunhos, batismos pelo MM?

Número de duplas missionárias na sua igreja?

Número de Mulheres envolvidas em Evangelismo público? Classes Bíblicas?

Números de mulheres líderes de PGs em sua igreja?

Número de Estudos bíblicos dados por mulheres em sua Igreja?

Número de batismos realizados pelo MM?

Sua igreja está envolvida no Impacto esperança?

Recepção funciona bem em sua igreja?

A sua igreja possui uma equipe preparada para receber visitantes?

Faz anotações quanto a: End, tel, e-mail dos visitantes? Convida-os a um PG?

Realiza visitas aos interessados?

Foram realizadas atividades de Motivação/ Saúde/ Bem-Estar para mulheres?

Foram realizados cursos como: Culinária, pinturas, geração de renda?

Foi realizada palestras de Saúde/ Estética?

Foi realizada Feira de Saúde?

Foi realizado chá entre amigas?

Foi realizado Café da Manhã?

Foi realizado passeios ciclísticos? Caminhada da Amizade? Aulas de ginástica?

Número de treinamentos, retiros, congressos, programas realizados pelo MM em sua Igreja?

Foi realizado o Sábado Missionário da Mulher Adventista?

Foi promovido e/ou realizado atividades para motivar a Comunhão com Deus? (Reavivados por Sua Palavra, Primeiro Deus,

A presença de Jesus em Minha Vida, Quartas de Poder, Grupo Permanente de Oração)?

Foi realizado atividades para promover a saúde da mulher e desenvolvimento de suas habilidades?

Número de campanhas evangelísticas realizadas pelo MM.

Número de atividades realizadas especificamente para evangelizar e desenvolver os dons? (Chá evangelístico, PG, entrega

de folheto Semeando Esperança, estudos Bíblicos, Projeto Reencontro)

Número de Retiros Espirituais/Congressos realizados pelo MM no Trimestre [Associação/Missão]

Número de mulheres presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de mulheres adventistas presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de seminários de capacitação e treinamento realizados pelo MM. [Associação/Missão]

Page 66: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

66 • SOS Mulher

Page 67: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 67

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA IGREJAMINISTÉRIO DA MULHER

Igreja: _______________________________ Distrito: ____________________________ Associação/Missão: __________

Líder: ________________________________ Coord. Distrital: ______________________________ 3º Trimestre

ATIVIDADE SIM NÃOFoi promovida Devoção Pessoal, Estudo da Bíblia, (RPSP), LES, meditações? (Responder este item a cada trimestre)

Foram realizadas atividades como: Oração nas casas, nas ruas, nos hospitais, asilos, orfanatos?

Sua igreja possui um grupo de intercessão que se reúne a cada semana? (Projeto Comunhão Com Deus)

Você participa do projeto Orar para Salvar?

Você participa do projeto Amiga Secreta de Oração?

Apresentação de testemunhos, batismos?

Número de duplas missionárias na sua igreja?

Número de Mulheres envolvidas em Evangelismo público? Classes Bíblicas?

Números de mulheres líderes de PGs em sua igreja?

Número de Estudos bíblicos dados por mulheres em sua Igreja?

Número de batismos realizados pelo MM?

Sua Igreja participa da campanha QS? Seminários, passeatas?

Sua igreja está envolvida no Impacto esperança?

Recepção funciona bem em sua igreja?

A sua igreja possui uma equipe preparada para receber visitantes?

Faz anotações quanto a: End, tel, e-mail dos visitantes? Convida-os a um PG?

Realiza visitas aos interessados?

Foram realizadas atividades de Saúde/ Motivação / Bem-Estar para mulheres?

Foram realizados cursos como: Culinária, pinturas, geração de renda?

Foi realizada palestras de Saúde/ Estética?

Foi realizada Feira de Saúde?

Foi realizado chá entre amigas?

Foi realizado Café da Manhã?

Foi realizado passeios ciclísticos? Caminhada da Amizade? Aulas de ginástica?

Foi realizado o Sábado Missionário da Mulher Adventista?

São registrados, toda semana, a presença dos amigos visitantes e eles estão sendo envolvidos nas atividades promovidas

pela igreja durante o trimestre?

Foi realizado o Projeto Quebrando o Silencio na congregação e/ou comunidade?

Foi promovido e/ou realizado atividades para motivar a Comunhão com Deus? (Reavivados por Sua Palavra, Primeiro Deus /

A Presença de Jesus em Minha Vida, Quartas do Poder, Grupo Permanente de Oração)?

Foi realizado atividades para promover a saúde da mulher e desenvolvimento de suas habilidades?

Número de treinamentos, retiros, congressos, programas realizados pelo MM em sua Igreja

Número de campanhas evangelísticas realizadas pelo MM.

Número de atividades realizadas especificamente para evangelizar e desenvolver os dons? (Chá evangelístico, PG, entrega

de folheto Semeando Esperança, estudos Bíblicos, Projeto Reencontro)

Número de Retiros Espirituais/Congressos realizados pelo MM no Trimestre [Associação/Missão]

Número de mulheres presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de mulheres adventistas presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de seminários de capacitação e treinamento realizados pelo MM. [Associação/Missão]

#

Page 68: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

68 • SOS Mulher

Page 69: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 69

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA IGREJAMINISTÉRIO DA MULHER

Igreja: _______________________________ Distrito: ____________________________ Associação/Missão: __________

Líder: ________________________________ Coord. Distrital: ______________________________ 4º Trimestre

#

ATIVIDADE SIM NÃOFoi promovida Devoção Pessoal, Estudo da Bíblia, (RPSP), LES, meditações? (Responder este item a cada trimestre)

Foram realizadas atividades do Dia Mundial de Oração? Oração nas casas, nas ruas, nos hospitais, asilos, orfanatos?

Sua igreja possui um grupo de intercessão que se reúne a cada semana? (Projeto Comunhão Com Deus)

Você participa do projeto Orar para Salvar?

Você participa do projeto Amiga Secreta de Oração?

Apresentação de testemunhos, batismos?

Número de duplas missionárias na sua igreja?

Número de Mulheres envolvidas em Evangelismo público? Classes Bíblicas?

Números de mulheres líderes de PGs em sua igreja?

Número de Estudos bíblicos dados por mulheres em sua Igreja?

Número de batismos realizados pelo MM?

Sua igreja está envolvida no Impacto esperança?

Recepção funciona bem em sua igreja?

A sua igreja possui uma equipe preparada para receber visitantes?

Faz anotações quanto a: End, tel, e-mail dos visitantes? Convida-os a um PG?

Realiza visitas aos interessados?

Foram realizadas atividades de Saúde/ Motivação / Bem-Estar para mulheres?

Foram realizados cursos como: Culinária, pinturas, geração de renda?

Foi realizada palestras de Saúde/ Estética?

Foi realizada Feira de Saúde?

Foi realizado chá entre amigas?

Foi realizado Café da Manhã?

Foi realizado passeios ciclísticos? Caminhada da Amizade? Aulas de ginástica?

São registrados, toda semana, a presença dos amigos visitantes e eles estão sendo envolvidos nas atividades promovidas pela

igreja durante o trimestre?

Foi promovido e/ou realizado atividades para motivar a Comunhão com Deus? (Reavivados por Sua Palavra, Primeiro Deus / A

Presença de Jesus em Minha Vida, Quartas de Poder, Grupo Permanente de Oração)?

Foi realizado atividades para promover a saúde da mulher e desenvolvimento de suas habilidades?

Número de treinamentos, retiros, congressos, programas realizados pelo MM em sua Igreja

Número de campanhas evangelísticas realizadas pelo MM.

Número de atividades realizadas especificamente para evangelizar e desenvolver os dons? (Chá evangelístico, PG, entrega

de folheto Semeando Esperança, estudos Bíblicos, Projeto Reencontro)

Número de Retiros Espirituais/Congressos realizados pelo MM no Trimestre [Associação/Missão]

Número de mulheres presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de mulheres adventistas presentes nos retiros espirituais/congressos. [Associação/Missão]

Número de seminários de capacitação e treinamento realizados pelo MM. [Associação/Missão]

Page 70: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

70 • SOS Mulher

Page 71: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

SOS Mulher • 71

Outubro

Nós apoiamos esta causa!

Não deixe de promover em

sua igreja.

Rosa

Page 72: SOS Mulher • 1 - cdn-files-portal-uneb.uneb.org.br · Deus tem um propósito a realizar em nossa vida, ... através da oração, cujo objetivo é: preparar um cami-nho para que

72 • SOS Mulher

Livrodo ano

2018