Spe 1 8 Basico

8
Relaxe pela reflexologia podal “Spé” - Saúde pela energia Uma perpectiva diferente, nível básico parte I Raízes da nossa técnica 1 – Conhecer o pé. Ser tocado nos pés é uma das melhores prendas para si, ajudando a relaxar. A reflexologia por si tem mérito como terapia, mas no nosso estilo vamos apenas dar “amassar” um pouco os nossos pézinhos. O início da sessão é a higienização, um pouco de água morna, sal marinho ou um bom creme podem fazer um pequeno milagre por todos nós.

Transcript of Spe 1 8 Basico

Page 1: Spe 1 8 Basico

Relaxe pela reflexologia podal “Spé” - Saúde pela energiaUma perpectiva diferente, nível básico parte I

Raízes da nossa técnica

1 – Conhecer o pé. Ser tocado nos pés é uma das melhores prendas para si, ajudando a relaxar. A reflexologia por si tem mérito como terapia, mas no nosso estilo vamos apenas dar “amassar” um pouco os nossos pézinhos. O início da sessão é a higienização, um pouco de água morna, sal marinho ou um bom creme podem fazer um pequeno milagre por todos nós.

Page 2: Spe 1 8 Basico

1. - Técnica simples para preparação dos movimentos, apertar de forma confortável.

O uso de um creme rico em nutrientes é melhor para as calosidades do pé receptor que certos tipos de óleo. Muitos praticantes do nosso estilo optam por uma base de menta ou eucalipto para efeitos de revigorar o receptor, outros empregam o óleo da árvore do chá, desinfdectante natural, temos também praticantes mais “domésticos” que adicioam óleos essenciais ou suco de alimentos.

Podemos também empregar um óleo ou creme que temos, o mais importante é ser o mais natural possível, pois vai ser absorvido pelo receptor e pelo emissor.

Page 3: Spe 1 8 Basico

1. – Começar uma sessão com activação do “coração” do pé, ponto vital.

A posição do receptor é muito importante (o ideial seria estarem numa cadeira-cama reclinável com as pernas levantadas e suporte para os pés.)

Podemos trabalhar com este sentado ou deitado. O fundamental é estarem ambos confortáveis.O receptor deve encontrar o conforto na imobilidade, e embora o ideal é o emissor ter apenas movimentos curtos não deve sacricar o seu corpo, ao menor sinal de desconforto deve mudar de posição para reencontrar o bem-estar corporal.

Se os canais estiverem direitos a energia natual mente sobe, só podemos dar (reconforto) quando temos em excesso (relaxamento).

2 – Técnica de mão vazia de fácil execução que permite relaxar e aprofundar a respiração.

Pouca pressão pode levar a cócegas, demasiada pressão é desconfortável. O emissor deve praticar no seu próprio corpo, trabalhar o receptor é simplesmente fazer ao outro o que nos dá relaxamento e prazer.

Fale com o receptor, por vezes o que umas pessoas gostam outras não acham muito agradável.

Os movimentos circulares lentos devem ser executados sem esforço, o praticante deve verificar a redução da sua frequência respiratória como fonte de atenção.

Durante a sessão devemos esquecer o conceito de desbloquear os pontos de tensão. Adoptando mais os alongamentos com flexibilidade progressiva. O nó solta-se naturalmente.

Page 4: Spe 1 8 Basico

3 – Técnica para trabalhar as linhas do pé, com apoio da outra mão, a figura da direita mostra uma técnica mais complexa para aprofundar o relaxamento.

Disperse a energia que for acumulando.

4 – Técnica de manipulação dos dedos por rotação seguida de trabalho nas micro-linhas.

Page 5: Spe 1 8 Basico

5 – Desbloqueamento da tensão da coluna como deve ser visualizada pela praticante.

Page 6: Spe 1 8 Basico

6 – Figura ilustrativa do reflexo da coluna em ambos os pés.

Page 7: Spe 1 8 Basico

7 – Outros estilos utilizam o dedo indicador ao trabalhar a linha reflexa da coluna, no nosso estilo tentamos utilizar sempre o polegar. Mas recebemos com agrado variantes. O mais importante é a praticante sentir-se confortável.

Page 8: Spe 1 8 Basico

8 – Técnica básica do nosso estilo de reflexologia, o polegar trabalha as linhas e toda a mão envolve-se no processo.