Spe Er13 Em 11 Sim Enem Ci Nat Al

24
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS VOLUME 1 1 a . SÉRIE

description

Spe Er13 Em 11 Sim Enem Ci Nat Al

Transcript of Spe Er13 Em 11 Sim Enem Ci Nat Al

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

CiênCias da natureza

e suas

teCnologias

VOLUME 1

1a. sériE

Simuladoenem2013

Dados Internacionais para Catalogação na Publicação (CIP)(Luciane M. M. Novinski /CRB 9/1253 /Curitiba, PR, Brasil)

S588 Simulado ENEM 2011: ciências da natureza e suas tecnologias, 1a. série ensino médio/Alexan- dre Loureiro, Fábio Carneiro, Paulo Cesar Bega ; ilustração Angela Giseli... [et al.] – Curitiba : Positivo, 2011 v.1 Sistema Positivo de Ensino ISBN 978-85-385-4798-3

1. Ciências da natureza. 2. Ensino Médio – Currículos. I Souza, Angela Giseli. de. II. Título.

CDU 373

© Editora Positivo Ltda., 2011

Diretor-Superintendente Ruben Formighieri

Diretor-GeralEmerson Walter dos Santos

Diretor EditorialJoseph Razouk Junior

Gerente EditorialMaria Elenice Costa Dantas

Gerente de Arte e IconografiaCláudio Espósito Godoy

AutoriaAlexandre Loureiro (Biologia)Fábio Carneiro (Física)Paulo Cesar Bega (Química)

Edição de conteúdoAlysson Ramos ArtusoGabriela Ido SabinoLuciane Lazarini

EdiçãoAlessandra Domingues

IlustraçãoAngela G. de SouzaHamilton Santos da SilvaJack ArtMarcos Guilherme

CapaRoberto CorbanFoto: ©2001-2009 HAAP Media Ltd/Ana Labate

Projeto gráfico e editoraçãoExpressão Digital

Pesquisa iconográficaIlma Elizabete Rodenbusch

ProduçãoEditora Positivo Ltda.Rua Major Heitor Guimarães, 17480440-120 – Curitiba – PRTel.: (0xx41) 3312-3500Fax: (0xx41) 3312-3599

Impressão e acabamentoGráfica Posigraf S.A.Rua Senador Accioly Filho, 50081310-000 – Curitiba – PRFax: (0xx41) 3212-5452E-mail: [email protected] em 2013

[email protected]

SIMULADO ENEM 2013

PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS1a. série – Volume 1

Caro(a) Aluno(a)!

Este simulado é uma sugestão de avaliação e tem como um dos objetivos aproximá-lo(a) das exigências das provas oficiais ao final do Ensino Médio.

Por isso, as questões estão formatadas em cadernos, no estilo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), distribuí-das por eixos de conteúdos.

Ao final de cada caderno, há um cartão-resposta que deve ser devidamente preenchido.

Leia as orientações abaixo:1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 45 questões do Eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, englobando as

seguintes áreas: Física, Química e Biologia.2. Registre seus dados no CARTÃO-RESPOSTA que se encontra no final deste caderno. 3. Após o preenchimento, registre sua assinatura no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA com caneta esferográfica de tinta

preta.4. Não dobre, não amasse, nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA. Ele não poderá ser substituído. 5. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas cinco opções, identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas

uma responde corretamente à questão.6. No CARTÃO-RESPOSTA, marque, para cada questão, a letra correspondente à opção escolhida para a resposta, preenchen-

do todo o espaço compreendido no círculo, com caneta esferográfica de tinta preta. Você deve, portanto, assinalar apenas uma opção em cada questão. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

7. Fique atento ao tempo determinado por sua escola para a execução do simulado.8. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO

DE QUESTÕES não serão considerados nessa avaliação.9. Quando terminar a prova, entregue ao professor aplicador este CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.10. Durante a realização da prova, não é permitido:

a) utilizar máquinas e/ou relógios de calcular, bem como rádios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie;

b) agir com incorreção ou descortesia com qualquer participante do processo de aplicação das provas;c) comunicar-se com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;d) apresentar dado(s) falso(s) na sua identificação pessoal.

2

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

Questão 1

Em bebidas gaseificadas (champanhe, cervejas e vinhos espumantes) ocorre a fermentação do açúcar pelas leve-duras com a produção de álcool e de dióxido de carbono (CO

2). Devido às suas características, a solubilidade do CO

2 em solvente aquoso é muito baixa. No entanto, após o engarrafamento da bebida, estabelece-se um equilíbrio entre o CO

2 dissolvido e o CO

2 gasoso. Com a diminuição

da pressão, ao se abrir a garrafa, observa-se imediata saída do gás com a formação de bolhas no interior do líquido.

As bolhas são formadas, poisA) a fermentação de açúcares é um processo aeróbico,

ou seja, forma oxigênio no interior do líquido.b) a afinidade entre o CO

2 gasoso e a fase líquida, após a

diminuição da pressão, torna-se mais intensa.C) a interação que ocorre entre o CO

2 dissolvido e a fase

líquida é muito fraca.D) o gás carbônico se dissolve na fase líquida, quando a

pressão diminui.E) o álcool produzido na fermentação se transforma em

vapor.

Questão 2

A corrida é um dos exercícios físicos que mais ganhou adeptos nos últimos anos, sendo uma das formas mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. A cor-rida aumenta o metabolismo e faz o corpo continuar quei-mando gordura durante esse tempo. Além disso, é muito mais importante a regularidade da atividade física do que a quantidade de horas feitas num mesmo dia. Dentro da Física, existe o conceito de velocidade média, que pode ser entendido como a razão entre distância e tempo de dura-ção de um movimento. Sua unidade de medida no Siste-ma Internacional é o metro por segundo. Entre os corre-dores, é muito comum utilizar como referência a unidade minutos por quilômetro, ou seja, a relação entre o intervalo de tempo e a distância, o inverso da velocidade média.

Diante dessas informações, é possível afirmar queA) a corrida provoca uma diminuição no metabolismo,

e por isso faz com que o organismo continue traba-lhando mesmo após o encerramento da atividade.

b) caso uma pessoa participe da Corrida São Silvestre e percorra seus quinze quilômetros completando, em média, seis minutos por quilômetro, terminará essa prova em uma hora.

C) um atleta de ponta, que pode correr uma maratona (42 km) em aproximadamente 2 horas, completa a prova com uma velocidade média de 21 km/h, equi-valente a 5 minutos por quilômetro.

D) um atleta correndo a três minutos por quilômetro, percorrerá 10 quilômetros num total de meia hora.

E) o conceito de velocidade média é exatamente a lin-guagem comumente utilizada pelos atletas.

Questão 3

Observe a tira a seguir:

Com base nas informações apresentadas, pode-se afir-mar que

A) seu Manuel está com razão ao destacar a informa-ção de que seus legumes não possuem química, pois são cultivados sem o emprego de produtos químicos.

b) a informação na placa de seu Manuel está incorre-ta, pois todos os materiais existentes no Universo são formados por elementos químicos.

C) todos os agrotóxicos são considerados inofensivos à nossa saúde, motivo pelo qual a preocupação de seu Manuel não é válida.

D) a mensagem escrita na placa não pode ser aplica-da aos produtos naturais (frutas, verduras e legu-mes), apenas aos de origem industrializada.

E) as plantas cultivadas sem fertilizantes e agrotóxi-cos estão isentas de substâncias químicas.

© co

pyrig

ht 20

04 O

ficina

EDU

HQ/F

rancis

co Ca

ruso

3Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

Questão 4

As moléculas lipídicas constituem aproximadamente 50% da massa da maioria das membranas de células animais, quase todo o restante é constituído de proteínas.Todas as moléculas lipídicas são constituídas de uma ex-tremidade hidrofílica (polar) e outra hidrofóbica (apolar). As macromoléculas que apresentam essa característica de possuírem uma região hidrofílica e, portanto, solúvel em meio aquoso e uma região hidrofóbica, insolúvel em água, porém solúvel em lipídios, são chamadas de anfipáticas.

baseando-se no texto acima e sabendo que as células ficam constantemente envolvidas por água, espera-se o seguinte arranjo natural da dupla camada lipídica da membrana

A) os fosfolipídios, por serem hidrofílicos, ficam todos na face externa da membrana, enquanto as proteínas fi-cam na face interna.

b) as proteínas, por serem hidrofóbicas, ficam na região central da dupla camada da membrana e os fosfolipí-dios encontram-se igualmente distribuídos nas faces interna e externa.

C) a extremidade hidrofílica da molécula de fosfolipídio fica voltada para dentro da dupla camada, e a extre-midade hidrofóbica fica voltada para fora da mem-brana, em contanto com os meios intra e extracelular.

D) as proteínas, por serem hidrofílicas, ficam todas na face externa da membrana enquanto os fosfolipídios ficam na face interna.

E) a extremidade hidrofílica da molécula de fosfolipídio fica voltada para fora, e a extremidade hidrofóbica fica voltada para dentro da membrana.

Questão 5

Mesmo com os investimentos em campanhas educati-vas, os acidentes de trânsito são responsáveis por grande número de óbitos, tendo como principal causa de mor-tes o excesso de velocidade e a imprudência por parte dos motoristas. Assim, é possível verificar a importância de intensificar as campanhas e obter conscientização maior por parte dos motoristas. Analise os três casos a seguir:

Caso 1. Em uma viagem de 100 km, se o motorista man-tiver uma velocidade constante de 100 km/h, chegará ao seu destino em 1 hora.

Caso 2. Em uma viagem de 100 km, se o motorista man-tiver uma velocidade constante de 150 km/h, chegará ao seu destino em, aproximadamente, 40 minutos.

Caso 3. Em uma viagem de 100 km, se o motorista man-tiver uma velocidade constante de 200 km/h, chegará ao seu destino em meia hora.

De acordo com os casos citados, é possível afirmar que

A) um aumento de 100% no valor da velocidade au-menta significativamente o risco de acidente, para um ganho de 30 minutos no tempo total da viagem.

b) considerando-se que o limite máximo de velocidade nas rodovias brasileiras pode chegar a 120 km/h, nos três casos o motorista seria multado.

C) um aumento de 50% na velocidade provoca uma diminuição de 50% no tempo da viagem.

D) quanto maior a velocidade do automóvel, maior será o tempo de viagem para um mesmo percurso.

E) se um móvel fosse percorrer a mesma distância de 100 km com uma velocidade constante de 50 km/h, percorreria o trecho em 0,5 hora.

Texto para as questões 6 e 7“No gênero Gryllus, os genes afetam o comportamento de “cantar”. Há linhagens de bons cantores (que cantam com elevada frequência) e de maus cantores (que cantam com uma frequência menor). Existe também uma terceira linha-gem de machos satélites, que não cantam, mas que se posi-cionam entre a fonte do estímulo sonoro (ou seja, o macho cantor) e a fêmea. Estes machos satélites não se esforçam para atrair as fêmeas, mas obtêm elevado índice reproduti-vo. Portanto, genes para machos satélites têm maior chance de replicação. No entanto, aqui mais uma vez a dança evo-lucionária ocorre. Se na nova geração houver um número maior de machos satélites, pode-se assumir que o número de machos cantando será menor e a probabilidade de um macho satélite encontrar uma fêmea será menor que a do macho cantor. Sendo assim, na próxima geração deverá ocorrer um aumento na frequência de machos cantores, o que irá privilegiar os machos satélites.”

FERRAZ, Marcos Rochedo. Manual do comportamento animal. Rio de Janeiro: Rubio, 2001. p. 69. Disponível em: <http://issuu.com/editorarubio/docs/manualdecomportamentoanimal>.

Acesso em: 3 fev. 2011.

4

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

Questão 6

Com base no texto sobre o comportamento reprodutivo dos grilos e sua capacidade de cantar, quais característi-cas gerais dos seres vivos podem ser destacadas clara-mente no relato?

A) A organização celular e o metabolismo.

b) As reações aos estímulos sonoros ambientais, a organização celular e a transmissão do material hereditário.

C) O metabolismo, a evolução e a adaptação auditiva.

D) As reações aos estímulos ambientais, a reprodução, a transmissão do material hereditário, a evolução e a adaptação.

E) A organização celular e as reações aos estímulos ambientais.

Questão 7

Um dos trechos do texto sobre o comportamento reprodutivo dos grilos e sua capacidade de cantar diz o seguinte:

“... Estes machos satélites não se esforçam para atrair as fêmeas, mas obtêm elevado índice reprodutivo. Portan-to, genes para machos satélites têm maior chance de

replicação...”.

O termo replicação citado no trecho em destaque refere-se

A) à capacidade do RNA mensageiro (RNAm) de carre-gar o código genético do DNA com a sequência de aminoácidos que formarão uma certa proteína.

b) à capacidade de autoduplicação do DNA, formando cópias idênticas de si mesmo.

C) à capacidade do DNA de fabricar moléculas de RNA e assim comandar as reações químicas ocorridas nas células.

D) à capacidade do RNA transportador (RNAt) de captu-rar aminoácidos existentes no citoplasma e levá-los até o RNAm.

E) à capacidade do RNA ribossômico de traduzir as informações contidas na fita de RNAm.

Questão 8

Mais de 70% da superfície terrestre é ocupada pela água. Mas só uma parcela ínfima desse líquido está disponível para o consumo humano. Se toda a água do planeta fosse representada por 200 litros, 195 litros seriam de água sal-gada e apenas 5 litros seriam de água doce. Mas como a maior parte da água doce está nas geleiras ou em depó-sitos subterrâneos de difícil acesso, a humanidade tem à sua disposição para o consumo apenas o equivalente a 20 mililitros de água.

Especial Veja Sustentabilidade, n. 22, dez. 2010, p. 74.

Sobre o que foi exposto e com base nos seus conheci-mentos, conclui-se que

A) apenas 2,5% de toda a água existente no planeta está disponível para o consumo humano.

b) uma maneira econômica de se obter água doce por meio da água salgada seria pela técnica conhecida como filtração comum.

C) a água salgada e filtrada constitui uma mistura hete-rogênea, pois os sais formam uma fase que se depo-sita no fundo do recipiente.

D) esses dados alertam para a necessidade de se utilizar água de maneira sustentável.

E) o aquecimento global e o derretimento das geleiras resolvem a escassez de água disponível para o consu-mo humano.

5Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

Questão 9

Os seis poluentes tóxicos que mais ameaçam o planeta

Segundo a organização ambientalista Blacksmith Institute, cerca de 100 milhões de pessoas correm risco de contami-nação por metais, arsênio e radionuclídeos.

Observe os dados do quadro:

Poluentes Fonte de contaMinação PrinciPais usos eFeitosChumbo (

82Pb) – Reciclagem informal de baterias

de automóveis– baterias de carro – Neurotóxico

– Redução de QI– Anemia– Distúrbios nervosos– Perda de controle muscular– Morte

Mercúrio (80

Hg) – Inalação de vapores contami-nados– Ingestão de peixes oriundos de águas poluídas

– Garimpo de ouro– Mineração

– Dormência em braços e pernas– Visão nebulosa– Letargia e irritabilidade– Problemas renais– Intoxicações pulmonares– Prejudica o desenvolvimento fetal

Cromo (24

Cr) – Ingestão de água contaminada – Soldagem de aço inoxidável– Produção de cromato– Processo de curtimento de couro

– Altamente cancerígeno (cromo hexavalente)

Arsênio (33

As) – Ingestão de água contaminada – Fundição de metais– Conservação de madeira

– Feridas na pele que não cicatrizam– Diminuição da produção de glóbulos verme-lhos– Gangrenas– Danos a órgãos vitais– Câncer de pele– Morte

Pesticidas – Inalação e ingestão de alimen-tos e água contaminados

– Agricultura – Dores de cabeça– Tonturas– Náuseas– Convulsões– Morte

Radionuclídeos – Mineração de urânio – Armas e reatores nucleares– Produtos radiológicos de uso hospitalar

– Alterações sanguíneas– Náuseas– Fadiga– Câncer– Morte

6

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

Em relação a esses poluentes,

A) o cromo é um metal de transição que na forma de íon Cr6+ é cancerígeno.

b) o chumbo apresenta seus elétrons distribuídos nas camadas: K, L e M.

C) o mercúrio é um metal alcalinoterroso, localizado no terceiro período da tabela periódica.

D) pessoas que manuseiam pesticidas podem fazê-lo sem usar máscaras de segurança, pois são substân-cias fixas, isto é, não evaporam.

E) dormência nos braços, letargia e irritabilidade são efeitos comuns que ocorrem com pessoas que traba-lham na fundição de metais.

Questão 10

Newton formulou uma lei enunciando que matéria atrai matéria na razão direta de suas massas e inversa do qua-drado da distância, é a Lei da Gravitação Universal. A aplicação dessa lei é tão vasta que podemos encontrar muitos casos em nosso cotidiano, como no exemplo de

A) uma maçã caindo de uma árvore.

b) um carro que para por falta de combustível.

C) uma fogueira.

D) uma região iluminada por uma lanterna.

E) a variação de velocidade de um automóvel durante sua frenagem.

Questão 11

Necrose e apoptoseA célula muitas vezes está exposta a condições que podem levar à lesão celular. Essa lesão pode ser reversível até certo ponto, depois do qual a célula morre. A morte celular pode seguir a via da necrose ou da apoptose, sendo a primeira sempre patológica, enquanto a segunda pode acontecer também em processos fisiológicos normais do organismo.Pode-se definir necrose como as alterações morfológicas que acontecem após a morte celular em um tecido vivo, devido à ação progressiva de enzimas nas células que sofreram uma lesão letal. A necrose é o correspondente macroscópico e histológico da morte celular causada por uma lesão exógena irreversível. Assim que a célula morre, ela ainda não é necró-tica, pois esse é um processo progressivo de degeneração.

As células necróticas não conseguem manter a integridade da membrana plasmática, extravasando seu conteúdo e po-dendo causar inflamação no tecido adjacente.A apoptose é a via de morte celular programada e contro-lada intracelularmente através da ativação de enzimas que degradam o DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas. A membrana celular permanece intacta (o que difere bastan-te das situações de necrose), com alteração estrutural para que a célula seja reconhecida como um alvo fagocitário. A célula é eliminada rapidamente, de maneira a não dar tem-po de o seu conteúdo extravasar, causando uma reação inflamatória que poderia assemelhar-se à necrose tecidual.

Disponível em: <http://www.digimed.ufc.br/wiki/index.php/ Necrose_e_Apoptose>. Acesso em: 3 fev. 2011. Adaptado.

baseando-se nas diferenças descritas sobre os dois pro-cessos, indique a afirmação correta.

A) A ação de enzimas proteolíticas só se verifica na necrose.

b) A apoptose é sempre causada por fatores patológicos externos à atividade regular da célula.

C) Após a morte celular por necrose, não há desencade-amento de processo inflamatório.

D) O processo de necrose é reversível e sempre causa a morte celular das células adjacentes.

E) Após a apoptose, a célula morta mantém íntegra sua membrana e sofre rápida fagocitose.

Questão 12

Quem diria que aquele lápis ou lapiseira que você usa na escola poderia ser um “parente” de uma pedra preciosa. Pois é isso mesmo! O grafite – ou grafita, nomenclatura mais usada pelos cientistas – e o diamante são minerais forma-dos a partir do mesmo elemento químico. O carbono puro – elemento químico que também está presente em todos os seres vivos – é a base da formação do grafite e do diamante.

Disponível em: <http://www.universitario.com.br/noticias/ noticias_noticia.php?id_noticia=5384>. Acesso em: 17 fev. 2011.

Diamante Grafite

Jack

Art

7Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

Embora sejam formados unicamente pelo mesmíssimo elemento, a grande diferença entre esses minerais é ex-plicada pela maneira como os átomos ficam organiza-dos nas moléculas, ou seja, o rearranjo dos átomos.

As informações permitem concluir que

A) a grafite é o resultado de uma rede frouxa de átomos de carbono (ligações intermoleculares). O diamante, por sua vez, é um mineral resultante de uma ligação muito forte entre os átomos de carbono (ligação covalente).

b) a grafite é o resultado de uma rede intensa de átomos de carbono (ligações intermoleculares). O diamante, por sua vez, é um mineral resultante de uma ligação muito forte entre os átomos de carbono (ligação di-polo permanente-dipolo permanente).

C) a grafite é o resultado de uma ligação muito fraca entre os átomos de carbono (ligação covalente). O diamante, por sua vez, é um mineral resultante de uma ligação muito forte entre os átomos de carbono (ligação dipolo permanente-dipolo permanente).

D) a grafite é o resultado de uma rede frouxa de átomos de carbono (ligação covalente). O diamante, por sua vez, é um mineral resultante de uma ligação muito forte entre os átomos de carbono (ligações intermoleculares).

E) a grafite é o resultado de uma rede pouco intensa entre átomos de carbono (ligações covalentes). O diamante, por sua vez, é um mineral resultante de uma ligação mais forte entre os átomos de carbono (ligação iônica).

Questão 13

O valor da tabela periódica na organização do conheci-mento químico teve muita contribuição com o trabalho de Dmitri Ivanovitch Mendeleiev (1834-1907). O russo recebeu uma homenagem quando o elemento de nú-mero atômico 101 foi batizado de Mendelévio.

baseando-se em dados experimentais, Mendeleiev escre-veu os nomes dos elementos químicos, seus pesos e pro-priedades numa série de fichas em branco e as dispôs em ordem crescente de massa atômica. Assim, percebeu que, em certos intervalos, algumas propriedades se repetiam. Dessa forma, propôs uma tabela em que os elementos

com propriedades semelhantes ficavam dispostos na mes-ma coluna. Como o número de elementos conhecidos até então não era suficiente, havia alguns espaços vazios.

Com base na disposição proposta por Mendeleiev,

A) previu-se a existência de novos elementos até então desconhecidos.

b) comprovou-se que as propriedades dos elementos variam em função de suas massas atômicas.

C) demonstrou-se que os elementos químicos com pro-priedades semelhantes situam-se nas linhas horizon-tais da tabela periódica.

D) descobriu-se que um elemento químico é caracteri-zado pela sua massa atômica.

E) verificou-se que não havia uma regularidade nas pro-priedades dos elementos químicos.

Questão 14

As placas de trânsito são extremamente úteis para alertar os motoristas sobre algumas regras de trânsi-to comuns que todos devem seguir. Utilizam-se nessa linguagem de comunicação alguns vetores, elementos comuns na linguagem física que representam as gran-dezas físicas vetoriais e caracterizam-se por possuírem uma intensidade, uma direção e um sentido. O número de placas que contém somente vetores representados é igual a

A) 4

b) 5

C) 6

D) 14

E) 15

8

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

Questão 15

A própria natureza, geralmente, possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes* essa matéria é em grande quantidade, o que exige um tratamento mais efi-caz em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Essa unidade de esgotamento sanitário realiza processos físicos, químicos e/ou biológicos para remover as cargas poluentes do esgoto, com a finalidade de devolver ao am-biente o efluente tratado de acordo com os padrões exigi-dos pela legislação ambiental. Na realidade, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.

Simplificadamente, o tratamento de esgoto domiciliar pode ser dividido em quatro níveis básicos:

nível PreliMinar

São utilizadas grades, peneiras ou caixas de areia para reter os resíduos maiores e impedir que haja danos às próximas uni-dades de tratamento.

trataMento PriMário

São sedimentados os sólidos em suspen-são que vão se acumulando no fundo do decantador formando o lodo primário que depois é retirado para dar continui-dade ao processo.

trataMento secundário

Os micro-organismos irão se alimentar da matéria orgânica convertendo-a em gás carbônico e água.

trataMento de lodo ou terciário

São removidos os poluentes específicos como os micronutrientes (nitrogênio, fós-foro…) e patogênicos (bactérias, fungos), pela ação de produtos químicos.

* Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos pro-venientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas, e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.

No tratamento

A) primário, ocorre a remoção de sólidos grosseiros por fil-tração onde o material de dimensões maiores é retido.

b) preliminar, os esgotos fluem vagarosamente por meio de decantadores, permitindo que os sólidos em suspen-são, que apresentam densidade maior do que o do líqui-do circundante, sedimente gradualmente no fundo.

C) secundário, a remoção da matéria orgânica é efetuada por reações bioquímicas realizadas por micro-orga-nismos aeróbios, que convertem a matéria orgânica em CO

2 e H

2O.

D) terciário, os contaminantes quantitativos são reti-rados por bactérias que se alimentam da matéria orgânica do esgoto e ajudam a eliminar a sujeira.

E) de Iodo, a finalidade é barrar o lixo sólido que vem com o esgoto.

Questão 16

Descoberta sobre RNA ajuda a conhecer origem da vida

É conhecido que a evolução da vida passou por um estágio inicial no qual o RNA teve importância fundamental tanto na herança como na catálise – papéis que atualmente são executados pelo DNA e pelas enzimas, respectivamente. Mas de onde o RNA surgiu?

A dúvida tem intrigado cientistas há muito tempo e uma possível resposta foi dada por um grupo da Universidade de Manchester, no Reino Unido. O novo estudo resolve um antigo debate e amplia o conhecimento a respeito de como a vida surgiu na Terra.

Em algum ponto da evolução, uma molécula capaz de armazenar informação genética teria sido formada por meio de processos químicos. O principal candidato é o RNA, mas muitos pesquisadores têm questionado essa tese, com a ressalva de que uma molécula complexa como essa não poderia ter se formado espontaneamente.

No novo estudo, John Sutherland e colegas mostram que mesmo uma molécula complexa como o RNA poderia sim ter se formado espontaneamente. O grupo aponta que, para alguns ribonucleotídeos, o açúcar e a base poderiam ter derivado de uma molécula precursora e comum a ambos. Ou seja, a estrutura completa do RNA pode ter surgido sem a ajuda de outras moléculas e bases como intermediários.

Os pesquisadores britânicos conseguiram demonstrar a síntese espontânea em laboratório. Trata-se da primeira de-monstração química plausível de como o RNA poderia ter sido formado sem a ajuda de enzimas. Segundo o estudo, todos os materiais usados na síntese estiveram presentes nos primórdios da vida na Terra e as condições de reações usadas foram consistentes com os modelos geoquímicos dos ambientes então existentes no planeta.

Disponível em: <http://www.biomedicos.com.br/index.php/2010/06/14/ descoberta-sobre-rna-ajuda-a-conhecer-origem-da-vida/>. Acesso em: 28 jan. 2011. Adaptado.

9Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

Com base nas informações do texto e em seus conhe-cimentos sobre a origem dos primeiros seres vivos na Terra, assinale a alternativa correta.

A) As condições atmosféricas e climáticas da Terra primi-tiva propiciaram primeiro o surgimento espontâneo de DNA que depois, por replicação, originou o RNA primordial.

b) A mediação enzimática foi fundamental e imprescin-dível para o surgimento espontâneo do RNA na Terra primitiva.

C) A pesquisa descrita no texto reforça a tese de que, antes mesmo do surgimento do RNA, outra molécula foi capaz de armazenar informação genética, tendo sido formada por meio de processos químicos.

D) A pesquisa descrita no texto reforça a hipótese de que todos os componentes necessários para a formação espontânea do RNA já estavam presentes na Terra pri-mitiva, sem a necessidade de mediação enzimática.

E) O estudo comprova que o açúcar e a base de alguns ribonucleotídeos presentes no ambiente tiveram ori-gem a partir de moléculas precursoras distintas e só depois se uniram para formar o RNA.

Questão 17

As forças entre as moléculas governam as propriedades físicas da matéria e contribuem para explicar as diferen-ças entre as substâncias ao nosso redor. Sem as forças entre as moléculas, a água, por exemplo, seria um gás.

Considerando-se as condições ambientes, o estado físi-co da água é justificado devido às

A) ligações covalentes polares.b) interações de Van der Waals.C) ligações de hidrogênio.D) interações dipolo instantâneo-dipolo induzido.E) ligações iônicas.

Questão 18

Uma das formas de controlar o tráfego pesado bem como conservar as estradas é o uso de balanças regulamentado-ras para caminhões que controlam o peso dos veículos que trafegam nas estradas. Veja abaixo a tabela do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Considerando-se que as cargas são valores geralmente muito altos, comumente são expressas em toneladas, visto que 1 tonelada equivale a 1 000 kg.

Peso Bruto MáXiMo autoriZado Pelo contran

Figura tiPo de caMinhão Peso Bruto MáXiMo

Toco 16 000 kg

Truck 23 000 kg

Carreta 2 eixos 33 000 kg

Carreta baú 41 500 kg

Carreta 3 eixos 41 500 kg

Carreta cavalo truckado 45 000 kg

Carreta cavalo truckado baú 45 000 kg

bitrem (treminhão) - 7 eixos 57 000 kg

10

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

De acordo com o quadro,

A) um caminhão truck provavelmente danifica mais o asfalto do que uma carreta baú trafegando com a carga máxima.

b) entre os caminhões listados, o bitrem (treminhão) de 7 eixos é o veiculo de menor comprimento e maior carga máxima.

C) uma carreta cavalo truckado baú pode carregar uma carga de 41,5 toneladas.

D) o módulo da força normal exercida sobre o caminhão é sempre igual ao módulo do peso bruto máximo do caminhão em qualquer inclinação da rodovia.

E) o peso bruto máximo está representado com a uni-dade correta, isto é, em quilograma.

Questão 19

A última corrida do campeonato de Fórmula 1 de 2008, em Interlagos, foi uma das mais emocionantes da his-tória recente do esporte. Nas últimas voltas, começou uma forte chuva que obrigou os pilotos a mudarem suas estratégias. Com isso, Felipe Massa conseguiu assumir a liderança e cruzou a linha de chegada como campeão. Porém, faltando três curvas para o final da corrida, Louis Hamilton ultrapassou Timo Glock cujos pneus para pista seca não resistiram à chuva. Assim, conseguiu a pontua-ção de que precisava para ganhar o título.

Uma das principais dificuldades encontradas pelos pilo-tos nessa corrida foi justamente a ocorrência da chuva. Com isso, alteraram-se as condições de atrito entre os pneus e a pista. Diversos valores para o coeficiente de atrito são fornecidos no quadro a seguir.

suPerFícies eM contato μ

Cobre sobre aço 0,36

Aço sobre aço 0,57

Alumínio sobre aço 0,47

borracha sobre asfalto seco 0,8

borracha sobre asfalto molhado 0,5

Madeira sobre madeira 0,2

Desprezando-se os efeitos aerodinâmicos, é possível dizer que nessa corrida

A) a ocorrência da chuva alterou as condições de atrito nas retas, mas pouco influenciou nas curvas.

b) o fato de chover alterou a força normal exercida sobre os carros.

C) um automóvel de Fórmula 1 (suponha com massa constante 600 kg) sofreu uma variação em sua força de atrito de módulo igual a 1 800 N de antes para depois da chuva.

D) o coeficiente de atrito utilizado nesse caso deve ser a média de todos os valores fornecidos no quadro.

E) o aumento do atrito em função da chuva foi um dos fatores para os problemas encontrados por Timo Glock.

Questão 20

O reconhecimento celular é uma função importante para muitos organismos pluricelulares, em que as células se or-ganizam em tecidos, estabelecendo uma diversidade de funções, de acordo com o tecido. A capacidade de se re-conhecer é uma função muito importante para as células, e a principal estrutura relacionada a esta função é o glico-cálix, de composição química glicoproteica, existente na superfície da membrana celular, como pode ser visto na ilustração a seguir:

Célula

Proteínas

Membrana celular

Glicocálix

Poros

Citoesqueleto

Ange

la Gi

seli

11Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

Entre as principais funções atribuídas ao glicocálix, destaca-se o mecanismo de inibição por contato. Como cada célula tem o seu glicocálix próprio, caracterizando uma espécie de “impressão digital da célula”, esse mecanismo permi-te que as células de determinado tecido, quando unidas por suas membranas, reconheçam-se entre si, limitando o seu crescimento por inibição da multiplicação celular.

Pesquisas recentes têm demonstrado que a inibição por contato exercida pelo glicocálix possui um relevante inte-resse médico e científico, pois relaciona-se especificamente

A) ao estudo e desenvolvimento de pesquisas relaciona-das ao tratamento e à prevenção do câncer, ajudando a compreender o mecanismo de formação de tumores devido ao crescimento descontrolado dos tecidos.

b) ao papel das glicoproteínas na produção de medica-mentos que combatem a rejeição nos transplantes de órgãos e tecidos.

C) ao estudo sobre a compatibilidade ocorrida entre as células sanguíneas para minimizar os riscos ocorridos durante as transfusões de sangue.

D) ao papel dos leucócitos (glóbulos brancos) no meca-nismo de identificação e combate de bactérias inva-soras do organismo.

E) ao estudo do grau de aderência específica entre célu-las afins e a respectiva rejeição às células diferentes.

Questão 21

O soro fisiológico é uma solução que contém 0,9% de NaCℓ. Isso representa uma relação massa/massa em que para 100 gramas de mistura há 0,9 gramas de NaCℓ, sendo o restante (99,1 gramas) água. Por se tratar de uma mis-tura homogênea com alta quantidade de água (diluída), o valor percentual massa/massa também corresponde, aproximadamente, ao valor da relação massa/volume, em virtude de a densidade da água ser unitária (1 g/mL).

Empregado na reposição hidroeletrolítica em pacientes desidratados, infectados por vírus ou bactérias, o soro fisiológico pode ser preparado de maneira simples em casa. basta acrescentar a um litro de água filtrada duas colheres de sopa cheia de açúcar e uma colher de chá de sal de cozinha.

Experimentalmente, foi adicionado sal de cozinha (cujo componente principal é o NaCℓ) na água para observar a relação entre a quantidade de sal presente e a densidade da mistura.

% de sal densidade (g/cm3) a 20°c

1 1,005

4 1,027

8 1,056

12 1,086

16 1,116

20 1,148

24 1,184

Os dados registrados no quadro permitem concluir que

A) todas as soluções poderiam ser usadas como soro fi-siológico, pois apresentam o sal de cozinha.

b) a quantidade de sal de cozinha adicionado não afeta a densidade da água.

C) à medida que se adiciona sal de cozinha à mistura, a quantidade de água aumenta.

D) quanto maior a quantidade de sal, menor a relação massa/volume.

E) na mistura de densidade igual a 1,086 g/cm3 há 12 g de água e 88 g de sal.

Questão 22

Para que seus alunos pudessem perceber a diferença entre raios atômicos e iônicos, um professor levou para sua classe quatro bolas: uma de tênis, uma de bilhar, uma de beisebol e uma de boliche. Pediu aos seus alunos que associassem as bolas, em exposição, aos átomos de sódio (

11Na) e potássio (

19K), e seus respec-

tivos íons.

Tênis Bilhar Beisebol Boliche

Jack

Art

12

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

Cinco alunos foram escolhidos e seus raciocínios de-monstrados no quadro a seguir:

aluno na na+ K K+

1 Tênis beisebol bilhar boliche

2 Tênis beisebol bilhar boliche

3 boliche bilhar Tênis beisebol

4 Tênis beisebol boliche bilhar

5 bilhar Tênis boliche beisebol

O aluno que acertou a associação foiA) 1b) 2C) 3D) 4

E) 5

Questão 23

De acordo com estudos sobre ciência nutricional e alimen-tação saudável, o conceito da chamada dieta mediterrânea baseia-se num conjunto de tradições alimentares de países do mediterrâneo, como Grécia, Itália, Espanha e Portugal. Essa dieta inclui, essencialmente:· Azeitonas e azeite· Grãos inteiros, especialmente em pães e cereais· Pouca carne vermelha· Peixes e mariscos· Queijos, iogurtes, porém, pouco leite· Muitos vegetais frescos· Leguminosas e frutos secos· Água e vinho tintoO grande trunfo dessa dieta está em sua complexidade nu-tricional abundante em fibras e antioxidantes provenientes de vegetais, leguminosas, azeite e frutos secos e pobre em gorduras saturadas se comparada, por exemplo, com a típi-ca dieta americana.

Disponível em: <http://www.alimentacaosaudavel.org/ Artigo-dieta-mediterranica.html>. Acesso em: 7 fev. 2011.

Com base nas informações sobre a dieta mediterrânea, analise as afirmativas a seguir e indique a correta.A) Essa dieta ganhou destaque, pois grande parte dos

itens que a compõem estão incluídos na categoria de alimentos funcionais que trazem muitos benefícios à saúde humana.

b) O aspecto negativo dessa dieta está na pouca quanti-dade de proteínas ingeridas e no excesso de gordura poli-insaturada e rica em colesterol.

C) A lista de carboidratos dessa dieta inclui, entre outros, pães e cereais, alimentos construtores e reguladores, indispensáveis ao organismo.

D) Embora seja uma bebida alcoólica, o vinho tinto é ex-tremamente saudável devido aos antioxidantes que apresenta, e seu consumo é ilimitado e sem restrições.

E) Uma dieta rica em fibras, como a mediterrânea, traz muitos benefícios ao funcionamento intestinal e não exige a ingestão de água, pois as fibras exercem sua função ideal mesmo na ausência de líquidos na dieta.

Questão 24

A ilustração a seguir representa a organização dos seres vivos em cinco reinos, de acordo com o modelo propos-to por Whittaker, em 1969:

Autótrofos Heterótrofos

Eucariontes

Procariontes

Pluricelulares

Unicelulares

PlantasFungos

Animais

Protistas

Moneras

No modelo proposto, os seres vivos estão agrupados de acordo com a forma de nutrição, pelo número de células que possuem e pela organização celular.

Com base na análise da ilustração e em seus conheci-mentos sobre os cinco reinos da natureza, identifique a alternativa correta.

A) Por apresentarem estrutura celular semelhante à dos vegetais, todas as algas estão incluídas no Reino Plantae.

b) Todos os seres do Reino Monera são heterótrofos, unicelulares e procariontes.

C) Existem fungos unicelulares e pluricelulares, porém todos são eucariontes e sua nutrição é exclusivamen-te autótrofa por absorção.

13Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

d) A nutrição dos animais é heterótrofa e, assim como nos fungos, pode ser por absorção ou ingestão, con-forme a espécie.

e) A ausência de membrana nuclear (carioteca) é exclu-siva do Reino Monera, cujos principais representantes são bactérias e cianobactérias.

Questão 25

espaço é a posição que um móvel ocupa dentro de uma trajetória, sendo o deslocamento escalar a variação de espaço sofrida por um móvel. em vários momentos do nosso cotidiano, deparamo-nos com exemplos que tra-duzem exatamente essas definições, como em um en-dereço residencial que costumeiramente passamos para que alguém possa nos visitar.

Supondo que você se depare com o endereço Avenida das Amazonas n° 4 320, edifício das Arapongas, 15° an-dar, apartamento 1 502, é possível dizer que

A) o número 4 320 é o espaço que indica onde o edifício se situa dentro da Avenida das Amazonas.

b) o número 4 320 provavelmente não obedece a ne-nhum referencial.

c) quando a pessoa sobe de elevador do andar térreo di-reto ao 15°, estará realizando um deslocamento escalar numericamente diferente da distância percorrida.

d) se um morador do 15° descer de elevador para pegar uma encomenda na portaria e no mesmo momento voltar ao seu apartamento, podemos dizer que o seu deslocamento escalar é exatamente igual à sua dis-tância percorrida.

e) deslocamento escalar e distância percorrida são con-ceitualmente iguais, e ambos são determinados pela diferença entre o espaço final e o espaço inicial de um móvel.

Questão 26

Hidrogênio, água e gás carbônico são substâncias que merecem destaque. O hidrogênio é o combustível não poluente usado com sucesso em veículos elétricos. A água, indispensável à vida, causa preocupação nos cien-tistas, pois o mundo está descobrindo que a sua escassez

não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. O cO

2 é considerado o gás que mais contribui

para o aquecimento global.

essas três substâncias importantes são representadas em três sistemas distintos, não necessariamente na mesma ordem, em que os átomos dos elementos químicos são simbolizados por bolas de diferentes cores.

1 2 3

A análise dos sistemas permite concluir que

A) o sistema 3 é heterogêneo, pois é formado por dois elementos químicos diferentes.

b) o sistema 2 pode ser classificado como uma mistura constituída por cinco substâncias.

c) o sistema 1 é formado por moléculas de H.

d) o sistema 2 pode representar moléculas de cO2 e o

sistema 3, moléculas de H2O.

e) o sistema 1 contém uma substância simples e os sis-temas 2 e 3, substâncias compostas.

Questão 27

A ilustração a seguir mostra as principais estruturas das células eucarióticas animais e vegetais.

Centríolo

Mitocôndria

Núcleo

Ribossomos

Membrana plasmática

Retículo endoplasmático

Complexo golgiense

Sobre a estrutura de tais células, analisando suas seme-lhanças e diferenças, é correto afirmar que

Jack

Art

Ange

la Gi

seli

14

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

A) somente uma delas possui organela citoplasmática que atua no metabolismo energético, em que molé-culas orgânicas são oxidadas na presença de oxigênio gerando energia para as demais funções celulares.

b) somente na célula vegetal, por ser autótrofa, obser-va-se uma organela citoplasmática membranosa do-tada de pigmentos capazes de captar a luz solar para a produção de matéria orgânica.

C) somente na célula animal, por ser heterótrofa, observa-se a presença de organelas citoplasmáticas específicas para sintetizar, transportar e armazenar proteínas.

D) ambas as células possuem organelas citoplasmáticas não membranosas responsáveis pela formação dos fusos de movimentação cromossômica durante a divisão celular.

E) ambas as células possuem externamente à membra-na celular um reforço rígido constituído basicamente por celulose.

Questão 28

O uso do cinto de segurança pelo condutor e pelo passa-geiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em casos de colisões de trânsito, segundo informações di-vulgadas pelo Detran-PR. No banco traseiro, de acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Trau-matologia (SBOT), quem não usa o cinto tem cinco vezes mais chances de morrer do que quem utiliza.

Cinco de segurança reduz em 50% risco de morte. Paraná-online. 19 nov. 2010. Disponível em: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/477133/?noticia=

CINTO+DE+SEGURANCA+REDUZ+EM+50+O+RISCO+DE+MORTE. Acesso em: 11 fev. 2011.

Em relação à notícia, o principal conceito físico envolvido no funcionamento do cinto de segurança é relativo à

A) 1.ª Lei de Newton.

b) 2.ª Lei de Newton.

C) 3.ª Lei de Newton.

D) Lei da Gravitação Universal.

E) Resultante centrípeta.

Questão 29

O Rio de Janeiro viveu um dos momentos mais trágicos de sua história no início de 2011. As chuvas intensas que castigaram a Região Serrana do estado deixaram cente-nas de pessoas mortas.

Um deslizamento de terra é um fenômeno geológico que inclui uma gama de movimentos do solo. Embora a ação da gravidade seja a principal causa dos deslizamen-tos de terra, existem outros fatores em ação:• Aerosãoprovocadapelosrioscriaencostasdemasia-

do inclinadas.• Asencostasderochaesolosãoenfraquecidasporvia

da saturação de água proveniente de grandes chuvas e desmatamento.

• O tráfegocausavibraçõesquepodemacionara fa-lência de encostas frágeis.

• Oexcessodepesoporacumulaçãodechuva,deposi-ção de rochas ou minérios, pilhas de resíduos ou por estruturas feitas pelo homem podem também acumu-lar tensões sobre encostas frágeis até a sua falência.

Segundo as informações, pode-se afirmar queA) devido à erosão, a componente tangencial do peso

diminui, enquanto a componente normal aumenta.b) a ocupação urbana de áreas de mata nativa não in-

fluenciaram na tragédia vista.C) o peso normal da encosta, associado ao grande vo-

lume de chuvas atua no mesmo sentido do desloca-mento da água.

D) em um deslizamento de terra, o deslocamento do material ocorre no mesmo sentido da componente tangencial do peso.

E) o tráfego causa vibrações, e é o principal fator para ocasionar os deslizamentos de terra.

Questão 30

Imagine que o interior de uma célula é como se fosse uma festa muito concorrida, em que muitas pessoas (subs-tâncias) querem entrar, porém, nem todas conseguem, devido à seleção feita pela membrana celular. Dessa forma, para participar de tal festa, além dos convidados habituais, teríamos os seguintes tipos de frequentadores:• ospenetras,queconseguementraresairfacilmente,

sem esforço;• aspessoassemconvitequeficamnaporta,masque

conhecem algum convidado de prestígio e, por inter-médio destes, conseguem ter sua entrada facilitada sem esforço;

15Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

• os membros ilustres da sociedade, figuras impor-tantes para o sucesso da festa, que tentam sair mais cedo, porém, são impelidos a voltar, sendo necessária uma dose de esforço para que permaneçam.

Sobre a analogia descrita, analise as seguintes alternati-vas e indique a que julgar correta:A) Os convidados de prestígio fazem o papel das

bombas proteicas da membrana que facilitam a entrada de substâncias com grande tamanho mo-lecular, sem necessidade de gasto energético por parte da célula.

b) Podemos associar os membros ilustres da socieda-de com gases, como o oxigênio, que, por ser muito importante para o metabolismo, é colocado para dentro da célula por transporte facilitado, com gas-to energético.

C) Os penetras podem ser associados a moléculas como a glicose, que conseguem atravessar facilmente a membrana por difusão simples ou por osmose, sem gasto energético.

D) Podemos associar os membros ilustres da sociedade com íons, como o potássio, que, mesmo contra o gra-diente de concentração, é colocado para dentro da célula com necessidade de gasto energético.

E) A entrada de pessoas sem convite pode estar asso-ciada à facilitação da entrada da água e determina-dos gases na célula por difusão facilitada, sem gasto energético.

Questão 31

Nos últimos dez anos, houve um aumento significativo do número de clínicas de estética, academias e centros nutricionais nas grandes cidades. A preocupação com o corpo é um assunto muito discutido, e muitas vezes os exageros em busca do corpo perfeito e do rejuve-nescimento eterno causam sérios danos à saúde, bem como acarretam sequelas que, muitas vezes, marcam a vida das pessoas, podendo até correr risco de morte em alguns casos. A expressão “perder peso” está muito em evidência, e a Física, com os seus conceitos, é capaz de mostrar alguns caminhos de como se pode atingir essa meta.

Do ponto de vista dos conceitos físicos que você estudou,A) existem duas maneiras de reduzir o peso, reduzindo

a massa ou a aceleração da gravidade local onde o corpo se situa.

b) para reduzir a massa do corpo, devemos diminuir a ingestão de calorias e as atividades físicas.

C) se um corpo for levado da Terra para a Lua, devi-do à aceleração da gravidade menor, a massa será menor.

D) a massa depende do local onde se situa um corpo.

E) a aceleração da gravidade de um planeta será sem-pre a mesma, independentemente da massa dele.

Questão 32

Os elétrons emitem radiaçõesO fato fundamental do modelo de Bohr, a quantização, implica na absorção ou emissão de energia pelos elétrons, conforme eles saltem de uma órbita de energia mais baixa para outra mais elevada (absorção) ou vice-versa, retornan-do a órbitas de menor energia e emitindo radiação eletro-magnética — luz de determinada frequência, isto é, mono-cromática. A cor (frequência) da luz emitida depende dos átomos cujos elétrons são excitados. Essa é a essência do colorido dos fogos de artifício, já conhecidos pelos chine-ses há séculos.

No século XIX, a descoberta das descargas elétricas em gases rarefeitos levou à observação de que os gases ilu-minavam-se com cores variadas. Imediatamente, a tecno-logia desenvolveu as fontes de luz emitidas por lâmpadas contendo gases rarefeitos, excitados pela eletricidade.

TOLENTINO, Mario; Rocha-Filho, Romeu C. Química Nova na Escola. O Átomo e a Tecnologia, n. 3, maio 1996.

Segundo Niels bohr, os elétrons

A) giram em órbitas fixas, sem a possibilidade de transi-ção de uma órbita para outra.

b) liberam energia ao serem promovidos a uma órbita mais energética.

C) emitem energia, que pode ser na forma de luz, ao re-tornar para seu nível original.

D) estão incrustados na superfície de uma esfera positiva.

E) perdem energia enquanto circulam pela órbita, sem transição.

16

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

Questão 33

O biólogo molecular James A. Lake, da Universidade de Califórnia em Los Angeles, acaba de descobrir o primeiro caso de endossimbiose entre procariotos, fato antes só observado em células eucarióticas.

Em artigo publicado na revista Nature, o pesquisador relata que dois tipos de procariotos, actinobacteria e clostridia, acabaram por se juntar e formaram procariotos com “mem-branas duplas”. Segundo Lake, a vida na Terra não teria tomado as proporções hoje encontradas sem este evento. Lake considera a fusão destes procariotos essencial, pois no momento em que tal fato ocorreu ainda não deveria haver oxigênio na atmosfera terrestre. O surgimento das cianobactérias, ou bactérias fotossintetizantes (ou ainda algas verde-azuladas), também teria sido decorrente da fusão de dois procariotos. Atualmente, considera-se que as cianobactérias são as principais responsáveis pela produ-ção do oxigênio atmosférico, via fotossíntese.

Também a mitocôndria, organela responsável pela respi-ração celular, seria resultante da fusão entre dois procario-tos. A descoberta de Lake é importante para a compreen-são de como um pequeno grupo de organismos se fundiu e originou outro(s), capaz(es) de utilizar(em) a luz solar e provocar(em) a maior transformação ambiental que o plane-ta Terra já teve – a formação de uma atmosfera de oxigênio.Disponível em: <http://divulgarciencia.com/categoria/endossimbiose/>. Acesso em: 3 fev. 2011. Adaptado.

Os fatos apresentados no texto, associados aos conheci-mentos sobre o assunto, permitem inferir que

A) as primeiras células a surgirem na Terra eram autótro-fas e tal capacidade de produzir seu próprio alimento foi incorporada posteriormente por outras células por endossimbiose.

b) a forma de metabolismo energético nas primeiras células procarióticas ocorria por meio de respiração aeróbia.

C) a endossimbiose, segundo o cientista, foi funda-mental para o surgimento de células com metabo-lismo energético mais sofisticado, capazes de realizar fotossíntese.

D) as mitocôndrias tiveram origem da união de células eucarióticas ancestrais.

E) a atmosfera primitiva era rica em oxigênio o que pro-piciou a evolução dos procariotos.

Questão 34

O elevador mais rápido do mundo começou a funcio-nar em abril de 2010 em uma torre de 213 m de altura em Hitachinaka City, no Japão. A construção, chamada G1Tower, foi feita pela Hitachi para testar novas tecnolo-gias a serem usadas nos elevadores do futuro.

Segundo a fabricante, a G1Tower permite realizar testes de verificação do elevador mais rápido do mundo, que chega a atingir a velocidade 1 080 metros por minuto se estiver sem carga e 600 metros por minuto com uma carga de 5 toneladas. Até então, os testes de velocidade eram feitos em uma torre de apenas 90 metros constru-ída em 1967. Os elevadores testados na G1Tower serão usados em arranha-céus e deverão ser feitos com produ-tos ecologicamente corretos.

Desses dados e de seu conhecimento, é possível concluir que

A) a Hitachi colocou em funcionamento o elevador mais rápido do mundo, que pode atingir, sem carga, 5 m/s.

b) se o elevador estiver subindo com velocidade constan-te e carregando com uma carga total de 5 toneladas, pode-se afirmar que a tração é maior do que o peso.

C) tanto na subida quanto na descida o elevador estará sempre em movimento acelerado, o que justifica o fato de o equipamento ser tão rápido.

D) se o elevador subir com uma carga de 5 toneladas e com uma aceleração de 5 m/s2, a tração no cabo que o sustenta valerá 25 000 N.

E) se o elevador descer com uma carga de 5 toneladas e com uma aceleração de 5 m/s2, a tração no cabo que o sustenta valerá 25 000 N.

Questão 35

O pequeno número de elementos em nosso universo forma milhões de compostos pela ligação de diferen-tes maneiras, uns com os outros. As maneiras de como os átomos se ligam em formas específicas é que torna possível a obtenção de novos remédios, produtos quí-micos para a agricultura, polímeros usados para artefatos (CDs, telefones celulares e fibras sintéticas), etc. O fato é

17Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

que átomos não estáveis tendem a se unir entre si ou com outros átomos por meio de ligações químicas para adquirir a estabilidade e, assim, formar uma molécula, um composto iônico ou uma liga metálica.

Um composto iônico é obtido pela união entre um me-tal e um não metal, em queA) o metal tende a receber elétrons para adquirir a esta-

bilidade.b) o não metal tende a compartilhar elétrons com o

metal.C) ambos perdem seus elétrons, formando uma nuvem

eletrônica que mantém os cátions unidos.D) ambos tendem a receber elétrons por meio de uma

ligação metálica.E) é formado um retículo cristalino sólido à temperatura

ambiente.

Questão 36

Uma forma de representar a 2.ª Lei de Newton é por meio da Resultante Centrípeta. Ela indica a soma vetorial das forças que atuam perpendicularmente à velocidade de um corpo. Ela pode estar presente, por exemplo, no mo-vimento de

A) uma pessoa subindo uma escada rolante.b) uma pessoa descendo uma escada rolante.C) um automóvel acelerando uniformemente em traje-

tória retilínea.D) um corredor durante a prova olímpica dos 100 me-

tros rasos.E) uma pessoa dentro de um automóvel virando uma

esquina.

Questão 37

“Captar energia luminosa e prendê-la dentro de uma mo-lécula orgânica não é tarefa para qualquer organismo. Não basta que a luz esteja brilhando, é preciso que o organismo tenha desenvolvido, por seleção natural, uma complexa via metabólica, que aos poucos possa “tomar posse” da energia da luz. As plantas conseguiram isso, mas os animais nunca desenvolveram tal capacidade [...]”

FROTA-PESSOA, Oswaldo. Os caminhos da vida: biologia no ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001. p. 203.

O texto se refere ao processo da fotossíntese, que pode ter as suas duas etapas resumidas na seguinte ilustração:

Luz

TilacoideNADP

Cloroplasto

Estroma

NADPH2

ATP

ADP + P

H2O

H2O Glicose

Etapa IIQuímica

Etapa IFotoquímica

O2

CO2

Com base na análise da ilustração e em seus conheci-mentos sobre as etapas da fotossíntese, assinale a alter-nativa correta.

A) A água serve apenas para manter o ambiente úmido e propício para a ocorrência das reações fotossintéti-cas e é liberada intacta no final do processo.

b) O oxigênio liberado na etapa fotoquímica é originado a partir da decomposição do gás carbônico (CO

2) na

reação de Hill.

C) A molécula de água atua como doadora de hidrogê-nios na etapa fotoquímica, onde são captados pelo NADP e serão utilizados na etapa química.

D) a síntese de ATP ocorre na fase química e sua de-composição e utilização ocorrem na fase fotoquímica num conjunto de reações chamado Ciclo de Calvin.

E) a clorofila presente no estroma do cloroplasto ab-sorve energia luminosa e ocorre síntese de ATP com consequente liberação de CO

2.

Questão 38

O cariótipo de uma espécie é estabelecido a partir da for-ma e do número de seus cromossomos. São comumente utilizados para a descrição do cariótipo cromossomos mi-tóticos, em fase de metáfase. A representação do cariótipo pode ser um cariograma (imagem dos cromossomos) ou um idiograma (esquema dos cromossomos), e é ele quem fornece as informações substanciais para o estabelecimen-to das relações entre espécies, com respeito à organização e evolução dos cromossomos.

Disponível em: <http://biociencia.org/index.php?option= com_content&task=view&id=268&Itemid=320>. Acesso em: 4 fev. 2011.

18

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

1

6

13 14 15 16 17 18

19 20 21 22 X Y

2

7

3

8

4

9

5

10 11 12

A imagem acima foi gerada a partir da preparação de cromossomos mitóticos, em fase de metáfase, retirados de célula somática humana. Depois da captura digital ou fotografia da metáfase, os cromossomos são recortados, organizados e pareados. A conformação final do carióti-po é organizada separando-se os tipos de cromossomos.

Com base na imagem e no texto apresentados, assinale a alternativa correta.

A) Os pares 21 e 22 são exemplos de cromossomos telo-cêntricos, cujos centrômeros se encontram na extre-midade.

b) A imagem mostra um cariótipo humano feminino, 44A + XY.

C) Os pares 1 e 2 são exemplos de cromossomos sub-metacêntricos, com centrômero central e braços pro-porcionalmente iguais.

D) A captura de imagens na fase de metáfase da mitose é ideal para montar um idiograma, pois é onde ocor-re a máxima condensação cromossômica.

E) O único par não homólogo nesse cariótipo é repre-sentado pelo autossomo XY.

Questão 39

As transformações químicas ocorrem constantemente ao nosso redor; é como se a natureza fosse um verda-deiro laboratório. Uma das mudanças mais comuns e visíveis a olho nu é a corrosão, um fenômeno natural que ataca estruturas de metal e suas ligas. Na realidade, é uma maneira que a natureza encontra para fazer com

que os metais voltem à forma de seus minérios (óxidos ou sais).

Quando o ferro metálico é exposto à umidade (oxigênio e água), sofre oxidação, transformando-se em cátions ferroso (Fe2+) e férrico (Fe3+).

Dado: Fe (Z = 26)

Nesse processo,

A) o ferro metálico recebe elétrons para se converter em seus cátions.

b) o cátion ferroso perde elétrons ao se converter em ferro metálico.

C) o cátion férrico perde elétron para se transformar no cátion ferroso.

D) o ferro metálico recebe elétrons no subnível 3d6 para se transformar no cátion férrico.

E) o ferro metálico perde elétrons no subnível 4s2 para se transformar no cátion ferroso.

Questão 40

Uma das maneiras utilizadas para que motoristas reduzam a velocidade de seus veículos em determinados pontos é a utilização de uma lombada física. Se, por desatenção, o motorista não reduzir a velocidade, o obstáculo pode prejudicar o sistema de suspensão e amortecimento do automóvel, daí o nome popular “quebra-mola”.

Suponha um motorista que passa com uma velocida-de de 3,6 km/h por uma lombada de 1 metro de raio. Sabendo-se que o veículo possui massa total de 1 240 kg e que o automóvel não perdeu o contato com o asfalto durante a passagem da lombada, a intensidade da força normal no ponto de altura máxima é

A) 4 340 N

b) 43 400 N

C) 12 400 N

D) 11 160 N

E) 124 000 N

Jack

Art

19Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2013

Questão 41

De acordo com a Associação brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito e metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacio-nada ao uso do álcool por motoristas. Estudos indicam que a simples ingestão de dois copos de cerveja pode aumentar o tempo médio de reação, tempo que o motorista vê um obstáculo até o momento que aciona o freio, de 0,75 para quase 2 segundos.

Seguindo os valores desse estudo,

A) se um automóvel está a 72 km/h e o motorista tiver ingerido dois copos de cerveja, esse percorrerá, em média, uma distância de 20 m antes de acionar o freio.

b) se um automóvel está a 72 km/h e o motorista não tiver ingerido álcool, esse percorrerá, em média, uma distância de 20 m antes de acionar o freio.

C) se um automóvel está a 108 km/h, e o motorista tiver ingerido dois copos de cerveja, esse percorrerá, em média, uma distância de 60 m antes de acionar o freio.

D) se um automóvel está a 108 km/h, e o motorista não tiver ingerido álcool, esse percorrerá uma distância, em média, de 60 m antes de acionar o freio.

E) a diferença entre o tempo de reação médio de um mo-torista que ingeriu dois copos de cerveja e outro que não ingeriu nenhuma bebida alcoólica é de 1 segundo.

Questão 42

[...] os telômeros são segmentos de moléculas de DNA com repetições de bases que atuam como “capas protetoras” da extremidade dos cromossomos.Em células humanas normais, a cada ciclo celular os telô-meros são progressivamente encurtados, as extremidades dos cromossomos ficam cada vez mais curtas, até atingir um limite mínimo de tamanho incompatível com a vida da célula, paralisando-se as divisões celulares e sinalizando o fim da vida da célula.

Em células cancerosas esse limite é transposto graças a ati-vidade de uma enzima, a telomerase, que atua na reposi-ção constante dos telômeros, mantendo-os sempre com o tamanho original, permitindo, assim, que as células se di-vidam continuamente e se tornem praticamente “imortais” [...].

Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/ Citologia2/nucleo11.php>. Acesso em: 4 fev. 2011.

O gráfico a seguir mostra a relação entre o tamanho dos telômeros e a capacidade de proliferação de células ger-minativas e somáticas.

Células somáticas

Limite

de

Hayfl

ick

Crise

Células germinativas Imortalização (muitas células

imortais dão origem ao câncer)

Número de divisões celulares

Síndromes relacionadas

ao envelhecimentoTa

man

ho d

os te

lôm

eros

CANO, Maria Isabel Nogueira. A vida nas “pontas”. revista ciência hoje, v. 39, n. 229, p 21, 2006.

Com base nos dados apresentados no texto e no gráfico, assinale a alternativa correta.

A) Células germinativas apresentam telômeros muito curtos e perdem a capacidade de se dividir.

b) Após o ponto de crise, as células somáticas podem morrer ou recompor seus telômeros, tornando-se imortais e potencialmente cancerígenas.

C) Após um longo período de divisões celulares suces-sivas, os portadores de síndrome de envelhecimen-to apresentam uma elevação acentuada da ação da telomerase e encurtamento rápido dos telômeros.

D) O limite de Hayflick indicado no gráfico representa o momento em que as células somáticas entram num processo de imortalização.

e) As células se tornam cancerígenas pela ação contí-nua da telomerase nas extremidades cromossômicas, encurtando progressivamente os telômeros até o li-mite mínimo compatível com a vida.

20

Simulado ENEM 2013

1a. série – Volume 1

Questão 43

A adenina é uma das cinco bases nitrogenadas presentes no código genético. É comum tanto no DNA quanto no RNA, sendo responsável pela formação de nucleotídeos dos ácidos nucleicos. No DNA, a adenina (A) emparelha-se com a timina (T) por meio de duas ligações de hidrogê-nio e, no RNA, emparelha-se com a uracila (U).

Fórmula estrutural da adenina

Pela análise da estrutura da adenina, verifica-se que

A) seus átomos se unem por meio de ligações iônicas.

b) sua fórmula molecular é C5H

5N

5.

C) entre os átomos de carbono existem somente liga-ções simples.

D) entre um átomo de carbono e um átomo de nitrogênio existe o compartilhamento de três pares de elétrons.

E) é uma molécula apolar, portanto suas interações são do tipo dipolo permanente-dipolo permanente.

Questão 44

As esteiras rolantes são mecanismos que auxiliam o transporte de pessoas e cargas. Esses mecanismos po-dem funcionar horizontalmente, como é o caso das es-teiras de aeroportos, e inclinadas, como é o caso das es-cadas rolantes. Uma característica dessas máquinas é o fato de transportarem pessoas ou cargas em baixas ve-locidades para evitar possíveis acidentes. Mesmo com esse equipamento facilitador, muitas vezes as empre-sas esbarram em questões financeiras, pois são equipa-mentos caros, ficando assim a árdua tarefa de transpor-tar cargas para os funcionários. Considerando-se que uma carga de 400 kg de massa sofre o primeiro em-purrão, suficiente para retirá-la do estado de repouso, o operário precisa aplicar uma força paralela ao plano,

de intensidade 200 N para mantê-la com velocidade constante. Sendo g =10 m/s2, o valor do coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície éA) 0,04b) 0,05C) 0,1D) 0,2E) 0,5

Questão 45

O ciclo celular compreende períodos em que a célula alter-na momentos em que se divide (mitose ou meiose) e perí-odos de intérfase, em que cessam as divisões e os cromos-somos apresentam-se alongados e não distinguíveis ao microscópio. A intérfase, uma das etapas do ciclo celular, é um período de grande atividade metabólica e crescimen-to da célula (fase G1), replicação do DNA e formação dos pares de cromossomos (fase S) e um segundo período de crescimento celular e preparação para a divisão (fase G2).

O seguinte gráfico expressa a quantidade de DNA no ciclo celular, incluindo as fases de intérfase e de divisão por meiose:

4x

2x

x

12

3

45

67

Tempo

Quantidade de DNA

Com base na análise gráfica e em seus conhecimentos sobre os processos de divisão celular identifique a alter-nativa correta.

A) O intervalo 2 corresponde ao período G1 da intérfase e o intervalo 4 corresponde à telófase II.

b) no intervalo 7 as células-filhas formadas são diploides e idênticas à célula-mãe que as originou no intervalo 1.

C) o intervalo 3 corresponde à fase G2 de preparação para a divisão.

D) A anáfase II ocorrida no intervalo 6 acontece exatamente da mesma forma que a anáfase I ocorrida no intervalo 4.

E) a meiose I é uma etapa equacional e a meiose II é uma etapa reducional.

CARTÃO-RESPOSTA

SIMULADO ENEM 2013 – 1a. SÉRIE – VOLUME 1CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Nome da Escola: _______________________________________________________________

Aluno(a): _____________________________________________________________________

Série: ______________________ Turma: ___________________________________

Data: ______________________ Assinatura: ________________________________

1A

E

C

B

D

24A

E

C

B

D

13A

E

C

B

D

36A

E

C

B

D

2A

E

C

B

D

25A

E

C

B

D

14A

E

C

B

D

37A

E

C

B

D

3A

E

C

B

D

26A

E

C

B

D

15A

E

C

B

D

38A

E

C

B

D

4A

E

C

B

D

27A

E

C

B

D

16A

E

C

B

D

39A

E

C

B

D

5A

E

C

B

D

28A

E

C

B

D

17A

E

C

B

D

40A

E

C

B

D

6A

E

C

B

D

29A

E

C

B

D

18A

E

C

B

D

41A

E

C

B

D

7A

E

C

B

D

30A

E

C

B

D

19A

E

C

B

D

42A

E

C

B

D

9A

E

C

B

D

32A

E

C

B

D

21A

E

C

B

D

44A

E

C

B

D

23A

E

C

B

D

45A

E

C

B

D

11A

E

C

B

D

34A

E

C

B

D

8A

E

C

B

D

31A

E

C

B

D

20A

E

C

B

D

43A

E

C

B

D

22A

E

C

B

D

10A

E

C

B

D

33A

E

C

B

D

12A

E

C

B

D

35A

E

C

B

D

GABARITO

2000.49457