spi9 psicologia e psicanálise cristã

26
PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRIST

Transcript of spi9 psicologia e psicanálise cristã

Page 1: spi9 psicologia e psicanálise cristã

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 2: spi9 psicologia e psicanálise cristã

INTRODUÇÃOA fim de ajudar as pessoas, a psicologia cristã e o aconselhamento buscam estimular o desenvolvimento da personalidade; ajudar os indivíduos a enfrentarem mais eficazmente os problemas da vida, o s conflitos íntimos e as emoções prejudiciais; promover encorajamento e orientação para aqueles que tenham perdido alguém querido u estejam sofrendo uma decepção; e para assistir as pessoas cujo padrão de vida lhes cause frustração e infelicidade.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 3: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Além disso, a psicologia e o aconselhamento levam o indivíduo a uma relação pessoal com Jesus Cristo e seu alvo é ajudar outros a se tornarem, primeiramente discípulos de Cristo, desenvolver um bom ministério e depois estimularem outros.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 4: spi9 psicologia e psicanálise cristã

A BÍBLIA RESPALDA O ACONSELHAMENTO:De acordo com a Bíblia, os cristãos devem ensinar tudo o que Cristo nos ordenou e ensinou. Isto inclui com certeza doutrinas a respeito de Deus, autoridade, salvação, crescimento espiritual, oração, a igreja, o futuro, anjos, demônios e a natureza humana.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 5: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Todavia, Jesus também ensinou sobre o casamento, interação entre pais e filos, obediência, relações entre as raças, e liberdade tanto para homens como para as mulheres. Ele ensinou igualmente sobre assuntos pessoais como sexo, ansiedade, medo, solidão, duvida, orgulho, pecado e desanimo.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 6: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Todas essas questões levam as pessoas procurarem ajuda do aconselhamento e terapêutica hoje. Quando Jesus tratava com as pessoas ele frequentemente ouvia suas perguntas e as aceitava antes de estimulá-las a pensar ou agir de modo diferente.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 7: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Às vezes dizia o que deveria fazer, mas também orientava as pessoas para que resolvessem os seus problemas através de indagações hábeis e divinamente orientadas.

Ensinar o que Cristo ensinou inclui instrução na doutrina, mas abrange também ajudar as pessoas a se entenderem melhor com Deus, com o próximo e consigo mesma.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 8: spi9 psicologia e psicanálise cristã

A PSICOLOGIA TEM CONDIÇÕES DE AJUDAR?A fim de ajudar e entender melhor o cristão, muitos líderes têm procurado as opiniões de psicólogos e outros profissionais que cuidam da saúde mental. A psicologia é naturalmente um campo de estudo altamente complexo e popular hoje em dia, tratando tanto do comportamento animal como o humano.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 9: spi9 psicologia e psicanálise cristã

O estudante universitário que faz um curso introdutório a psicologia geral, encontra com frequência uma porção de estatísticas, termos técnicos e dados científicos sobre inúmeros tópicos aparentemente sem importância.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 10: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Os cursos a nível de seminário sobre o aconselhamento pastoral tendem a ser mais relevantes e concentrados nas pessoas. Mesmo assim o estudante talvez se perca num labirinto de teorias e técnicas pouco proveitosas quando se depara com um ser humano confuso e sofrendo.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 11: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Isto levou escritores a rejeitarem a psicologia, inclusive a área do aconselhamento e a concluir que a Bíblia é tudo o que o cristão interessado em ajudar as pessoas precisa, Jay Adams, por exemplo, argumenta que os psiquiatras e provavelmente os psicólogos, usurparam o lugar dos pregadores e acharam-se perigosamente tentando modificar o comportamento das pessoas e seus valores de maneira ímpia.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 12: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Este escrito de influência não vê qualquer possibilidade da psicologia ou ramos afins virem a auxiliar o líder de igreja a aconselhar mais eficazmente.Como um campo de estudo, a psicologia cientifica tem cerca de 100 anos de idade, durante o século passado, Deus permitiu que os psicólogos desenvolvessem instrumentos de pesquisas para o estudo do comportamento humano, e publicações profissionais para apresentarem suas descobertas.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 13: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Centenas de milhares de pessoas buscaram ajuda e os conselheiros profissionais, aprenderam o que faz as pessoas reagirem e como podem mudar. Nosso conhecimento está longe de ser completo e perfeito, mas a pesquisa psicológica cuidadosa e a análise de dados levaram a um vasto reservatório de conclusões sabidamente úteis aos aconselhados e a quem quer que se disponha a ajudar eficazmente as pessoas.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 14: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Até mesmo os que querem por de lado o campo da psicologia, usam frequentemente termos psicológicos em seus escritos de origem psicológica em seu aconselhamento.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 15: spi9 psicologia e psicanálise cristã

INFLUÊNCIAS DA PSICANÁLISE, REICH E OUTROSPerls foi um profundo conhecedor do ser humano e foi buscar onde pôde os conhecimentos necessários a esta compreensão. Envolveu-se pessoalmente com alguns movimentos psicoterapêuticos e passou à sua Gestalt o que ali encontrou de positivo e útil à compreensão do homem.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 16: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Psicanálise:Freud escreveu em 1922 em As pedras angulares da terapêutica psicanalítica:“A afirmação concernente à existência de processos mentais inconscientes, a adesão à teoria da resistência e do recalque, a importância atribuída à sexualidade e ao complexo de Édipo; esses são os pontos essenciais de que trata a psicanálise, e também os fundamentos de sua teoria. Quem não os aceita de forma global, não poderá se incluir no rol dos psicanalistas”.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 17: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Eis Perls riscado da lista, sem apelação! ... Mas, afinal, ele não foi o único “excomungado” pelo mestre: Adler, Jung, Stekel, Rank, Reich e outros.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 18: spi9 psicologia e psicanálise cristã

A Psicanálise É uma teoria nascida do trabalho de Sigmund Freud (1856- 1939), na Áustria, a partir de sua prática médico-clínica, e traz para a Psicologia uma grande contribuição que consiste em ter recuperado a importância da afetividade.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 19: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Tem como grande inovação a elaboração do conceito de inconsciente, tomado como seu objeto de estudo, e a descoberta da sexualidade infantil, rompendo assim com a tradição da Psicologia, até então definida como a ciência da consciência e da razão. Continuando seus estudos, FREUD formula A Segunda Teoria do Aparelho Psíquico, introduzindo os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO, referindo-se aos três sistemas da personalidade.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 20: spi9 psicologia e psicanálise cristã

PSICOLOGIA E FÉNão é surpresa que a natureza favoreça genes que promovam uma inclinação à fé. Muitos estudos recentes sugerem que as pessoas religiosas podem viver mais do que os menos religiosos.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 21: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Um estudo com cerca de 4.000 pessoas na Carolina do Norte, por exemplo, descobriu que frequentadores da igreja tinham 46% menos riscos de morrer num período de seis anos do que aqueles que não frequentavam.Outro estudo envolvendo 126,000 participantes sugere que alguém de 20 anos de idade que vai a igreja poder viver sete anos a mais do que uma pessoa similar que não participa de práticas religiosas.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 22: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Em parte a religião costuma adotar estilos de vida mais saudáveis as pessoas não fumam, não bebem bebidas alcoólicas, e a fé pode dar força para que as pessoas superem doenças, afinal se a “crença nos placebos funciona, porque não a fé em Deus? ”.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 23: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Outra possibilidade envolver a química cerebral. “Genes” que promovem o espiritualismo põem fazer isso, em parte, ao estimular mensageiros químicos no cérebro como a Dopamina, que deixa as pessoas otimistas e sociáveis, e talvez mais disposição a ter filhos Dopamina é muito complexa, mas aparece ligada tanto ao espiritualismo quanto a promiscuidade, possivelmente explicando alguns escândalos da igreja.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 24: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Biologistas evolutivos também sugerem que uma inclinação ao espiritualismo pode ter feito antigos humanos, mais dispostos a seguir curandeiros, ou outros líderes que clamam apoio divino.Outra pesquisa sugere é que a sociedade pós-industrial, não vai deixar a religião para trás facilmente. A fé pode ser tranquila em muitos círculos hoje em dia, ou dirigida a ioga e meditação, mas não é algo que humanos podem facilmente abandonar.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 25: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Uma propensão a algum tipo de fé parece ser embutida em nós como uma parte profunda da existência humana, tão complexo e talvez inexplicável como o modo de amar e rir.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ

Page 26: spi9 psicologia e psicanálise cristã

Uma propensão a algum tipo de fé parece ser embutida em nós como uma parte profunda da existência humana, tão complexo e talvez inexplicável como o modo de amar e rir.

PSICOLOGIA E PSICANÁLISE CRISTÃ