Steam Bending - Curvamento de Madeira

20
steam bending curvamento de madeira

description

Apresentação do Trabalho de pesquisa sobre o processo de steam bending (curvamento de madeira), da disciplina de Materiais e Processos 3 do curso de Bacharelado em Design da Universidade Feevale. Desenvolvido em conjunto com as colegas Monique Aimê Colombo e Sofia Klenner.

Transcript of Steam Bending - Curvamento de Madeira

Page 1: Steam Bending - Curvamento de Madeira

steambending

curvamento de madeira

Page 2: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 3: Steam Bending - Curvamento de Madeira

No século XIX, com a Revolução Industrial, as técnicas de fabricação passavam por uma modificação: a produção manual dava lugar à produção mecanizada, o artesanato às máquinas a vapor. Neste mesmo período, mais precisamente em 1805, Michael Thonet, um pioneiro da produção em massa, desenhou a cadeira Nº 14.

Page 4: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 5: Steam Bending - Curvamento de Madeira

• torcer/dobrar utilizando-se do vapor.

• madeira é formada de lignina e celulose, e para fazer com que essa fique flexível e não rache enquanto o procedimento é realizado, é preciso que a lignina seja “amaciada” para reduzir sua resistência, e isso acontece com o “cozimento” da madeira, a partir do vapor d’água.

• depois de seca, a lignina enrijece novamente e a madeira permanece na forma em que foi pressionada a permanecer durante os dias de secagem.

Page 6: Steam Bending - Curvamento de Madeira

steambox

Page 7: Steam Bending - Curvamento de Madeira

• uma fonte de calor aquece a água que está em um container metálico, por em média 200º. Esse recipiente tem apenas uma pequena saída, de onde sai uma mangueira que guia o vapor d’água até a caixa/tubo onde a madeira será aquecida.

• essa por sua vez apresenta um pequeno buraco para o escesso de vapor sair, e uma das extremidades removíveis para que a madeira possa ser colocada e retirada da mesma.

cozimento

Page 8: Steam Bending - Curvamento de Madeira

• depois de aquecida por um determinado tempo, que varia conforme a espessura e o tipo de madeira (média de 45 minutos), ela é retirada da caixa, e colocada no molde onde será envergada, e ficará pressa por alguns dias, enquanto seca.

• existem três técnicas de flexão: uma é feita manualmente, dobrando a madeira ao longo de eixos múltiplos, resultando em formas mais desenhadas; as outras duas são feitas com um único eixo, podendo ser de molde fechado, para, por exemplo, construir círculos como o assento da cadeira 214, ou aberto, para então envergar o encosto da mesma. Esses dois últimos podem ser feitos manualmente ou por intermédio de máquinas.

moldes+

prensagem

Page 9: Steam Bending - Curvamento de Madeira

moldes+

prensagem

Page 10: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 11: Steam Bending - Curvamento de Madeira

• madeira maciça, sendo que as duras não mais adequadas e em alguns casos mais maleáveis do que as macias.

• cada tipo de árvore é indicada para um uso, dependendo de suas propriedades, se flexíveis, duráveis, resistentes a água, ou decorativas.

• observar a direção da fibra, para que a madeira seja dobrada na mesma direção desse, dando força, caso contrário, enfraquece a estrutura como um todo, e as chances de acontecer um rompimento durante a dobragem é grande.

Page 12: Steam Bending - Curvamento de Madeira

vantagense

desvantagens

Page 13: Steam Bending - Curvamento de Madeira

• força e resistência concedida à madeira, que continua leve;

• processo e prototipagem baratos;

• produção de praticamente qualquer forma, uma vez que seções podem ser formadas individualmente e depois juntadas, além de poderem ser envergadas em eixos múltiplos.

vantagens

Page 14: Steam Bending - Curvamento de Madeira

• madeiras maciças podem quebrar durante a dobragem, em função de nós, fibras irregulares, ou madeiras podres.

• madeira tem tendência à voltar ao seu lugar de origem com o tempo, não sendo um processo de concessão de forma permanente, além de não ser um processo preciso, mesmo utilizando-se o mesmo gabarito, não há como afirmar que duas madeiras dobradas nele ficarão iguais.

desvantagens

Page 15: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 16: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 17: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 18: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 19: Steam Bending - Curvamento de Madeira
Page 20: Steam Bending - Curvamento de Madeira

muitoobrigado! Referências Bibliográficas

[1]. LEFTERI, Chris. Como se Faz - 82 Técnicas de Fabricação para Design de Produtos. Editora Blucher, 2010.

[2]. CALLISTER JÚNIOR, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008.

Universidade FeevaleDesign - Bacharelado

Mauro A. MüllerMonique A. ColomboSofia M. Klenner

Prof. Eduardo L. Schneider