sua conta de energia por e-mail - cemig.com.br · sua conta de energia Homenagem ao dia dos pais...

12
INFORMATIVO MENSAL PARA OS EMPREGADOS DA CEMIG AGOSTO | 2013 | ANO X | Nº 101 16ª FESTA DO EMPREGADO por e-mail Sua conta de energia HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS REDE DE INTEGRAçãO

Transcript of sua conta de energia por e-mail - cemig.com.br · sua conta de energia Homenagem ao dia dos pais...

InformatIvo mensal para os empreGaDos Da cemIG

a g o s to | 2 01 3 | a n o x | n º 101

16ª Festa do empregado

por e-mailsua conta de energia

Homenagem ao dia dos pais

rede de integração

04 ponto a pontoddC

Conheça a Rede de Integração

06 espeCialFatura por e-mail

Saiba quais são os benefícios desse novo serviço

12 evento16ª Festa do empregado

Veja fotos dos melhores momentos da festa

11 Comemoraçãodia dos pais

História de orgulho, amor e carinho

E x P E D I E n t E

Filiado à:

informativo mensal para os empregados da Cemig

editado pela superintendência de comunicação

empresarial (ce) – correspondência interna: sa/19/

B2 – fone: (31) 3506 2760

editor responsável:

João Batista pereira - reg. no 6159 – mte

Coordenação de edição:

terezinha crespo de rezende, João Batista pereira,

paulo tarso rezende tobias, Isabela souza, marina

Duarte e roosevelt rodrigo

redação:

aline caruso de oliveira, cibele cristiane dos santos, Isabela souza,

lorena Bretas, maíra Barczewski, marina Duarte e patrícia Bernardes

estagiários:

thaís Helena ferreira

apoio: comitê de comunicação da cemig e equipe

comunicação e Imagem da rc

Fotos:

eugênio paccelli, Gláucia rodrigues, ronaldo Guimarães

e colaboradores

ilustração:

Henry Bernardo, rafael marques

e Weisvisthértini Barbosa

diagramação:

Interface comunicação empresarial

impressão: Gráfica 101

tiragem: 9.500 mil exemplares

03 da redaçãoCemig no ranking das melhores empresas

05 espaço FamíliaConheça dois campeões de Jiu-Jitsu

05 boas ideiasempregado desenvolve dispositivo para evitar roubos de cabos e equipamentos da rede elétrica

08 gente nossanovos empregados recebem as boas-vindas na UniverCemig.e empregado ganha certificação internacional

09 ser sUstentávellâmpadas incandescentes com potências entre 61 e 100 watts serão proibidas no brasil. saiba o porquê e quais as vantagens dessa proibição

10 memóriaplano de eletrificação de minas gerais

Você sabia que, a cada 100 mil contas que deixam de ser im-

pressas, mais de 10 árvores são preservadas? Ciente disso, a

Cemig inovou! Para contribuir com a sustentabilidade do plane-

ta e também com a comodidade e segurança dos usuários, a

Empresa passa a oferecer gratuitamente as contas de energia

por e-mail! Ficou muito mais prático! Agora, você pode acessar

a sua fatura onde quiser e quando precisar!

Entenda como funciona essa novidade e confira o passo a pas-

so para se cadastrar. Nossos colegas Rosano Figueiredo (RC/

CR), Daniela Guedes (PC/PM) e Tathyane Caldas (RH/AP) já

aderiram ao novo serviço e aprovaram! Leia o que eles têm a

dizer e faça o mesmo: cadastre-se! E não se esqueça de mul-

tiplicar essa ideia.

A partir deste Energia da Gente, você acompanha dicas de li-

vros, músicas e viagens. Todas sugeridas por vocês, empre-

gados! E, nesta edição, você também conhecerá uma família

muito especial e verá a importância dos pais na trajetória dos

filhos. Deixamos, dessa forma, a nossa homenagem a todos

os papais “cemigueiros”.

da redação

Cemig está no ranking das melhores empresas pela revista valor econômicoO Anuário Valor 1000, publicado na Revista Valor Eco-nômico, destaca as melhores empresas em 25 setores da economia. A 13ª edição, que circula em agosto, traz a Cemig na 24ª posição geral do ranking. A Compa-nhia também aparece no setor de Energia Elétrica em quesitos como Crescimento Sustentável, 10ª colocada, Geração de Valor, 9ª, e Rentabilidade, na 4ª posição.

diretor da Cemig é eleito o melhor profissional de relações com o investidor do brasilLuiz Fernando Rolla, Diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig, é agraciado, pela 3ª vez consecutiva, como o melhor profissional de relações com o investidor do País. O prêmio é concedido pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de In-vestimento do Mercado de Capitais) a pessoas físicas que valorizam e promovem o aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.

03

norma para liberação de equipamentos do siste-ma passa por processo de revisãoImplantada na Cemig em 1968, a norma 01000 DGT 1A regulamenta o controle de liberação de equipamentos do sistema para intervenções, sempre colocando a se-gurança como ponto primordial. Foram indicados repre-sentantes de cada gerência para trabalhar no processo de revisão dessa norma, a ser concluído em outubro. Os interessados em sugerir mudanças poderão conta-tar o representante da gerência em que estão aloca-dos. Essa participação é importante e contribui com a preservação da vida e a segurança de todo o sistema elétrico, das pessoas e do meio ambiente.

editoria l

praticidade:sua conta virtual!

04

em busca de

a diretoria de distribuição e Comer-cialização (ddC) criou, em 2009, a rede de integração, com o objetivo de integrar pessoas e processos. o gerente de Coordenação técnica e integração da distribuição (Cd/Ct), elieser Francisco Corrêa, explica neste ponto a ponto essa estrutura e a sua nova versão.

“os resultados obtidos até o momento mostram

que os empregados entendem e apoiam a nova estrutura.”

onto a pontop

eC - Nessa nova versão, a Rede de Inte-gração ganhou ainda mais força, na me-dida em que foca o cliente e busca uma visão interna dos processos, a fim de es-tabelecer uma comunicação eficaz entre as equipes. Além disso, as Redes de In-tegração Local passaram a ser coordena-das pelo gerente regional, que passou a ter a atribuição de ser o facilitador junto aos empregados das diversas gerências lotados na região. A comunicação no am-biente de cada Rede, bem como o desdo-bramento dessa comunicação para todos empregados, é tida como fator determi-nante para facilitar os trabalhos dos pro-cessos integrados com foco no alcance dos resultados.

eg - Como está sendo comunicado o processo de implantação dessa nova versão?eC - Para que a equipe da DDC conheça a nova estrutura, implantada no dia 1º de ju-lho, foi elaborado um plano de comunica-ção composto por 19 reuniões na capital e no interior. Nelas, apresentam-se o ce-nário atual do setor elétrico nacional e da Cemig Distribuição, os motivadores para a mudança na estrutura e o perfil reque-rido para que as pessoas possam vencer os desafios.

A primeira reunião aconteceu no dia 4 de julho e contou com a participação do Di-retor da DDC, Ricardo José Charbel, e de todos os superintendentes e gerentes da diretoria. Esse encontro buscou o alinha-mento do corpo gerencial sobre a nova estrutura. Os demais serão realizados até o início de outubro deste ano, sempre com o objetivo de apresentar a nova es-trutura e ouvir os empregados sobre suas dúvidas e contribuições.

Ao final de cada reunião, é distribuído um questionário de avaliação aos em-pregados. Os resultados obtidos até o momento mostram que os empregados

eg - O que é a Rede de Integração?eC - A Rede de Integração é uma estru-tura formada por empregados de diver-sas gerências, que se reúnem periodi-camente para alinharem as informações acerca dos objetivos a serem alcançados e dos problemas que permeiam os pro-cessos. O objetivo é que a partir des-tes encontros, haja uma maior conexão e integração das pessoas e processos para que a DDC atinja seus objetivos. A Rede divide-se em dois grupos: a Rede de Integração Central, formada pelos Ge-rentes da CD/CT, TD/SD, PE/AG, PR/PC, OM/AC, SM/CS, SA/CS e RC/PA, que, dentro da nova estrutura organizacional, são responsáveis pela coordenação do planejamento, monitoramento e melho-ria contínua dos processos da DDC; e pela Rede de Integração Local, formada por 14 redes distribuídas nas áreas de atuação das gerências regionais da DDC. As Redes de Integração Locais são com-postas por empregados indicados pelas Gerências da CD, RC, PE, OM, PR, SA e SM, contando com a coordenação de cada gerente da SM.

Essa estrutura permite que cada proces-so se conecte aos demais com os quais faz interface, permitindo, dessa forma, a visão sistêmica de todo o fluxo de ope-rações. Esse fluxo tem início quando o cliente solicita algum serviço, como uma ligação nova, e só termina com a finaliza-ção do atendimento a essa solicitação. Com essa visão do todo pelos emprega-dos e equipes, mantem-se o ambiente in-tegrado, o que assegura processos mais ágeis e assertivos, além de elevar os ga-nhos financeiros, de qualidade e de satis-fação dos clientes.

eg - A Rede de Integração foi criada em 2009 e agora passou por uma restruturação. Por que isso foi necessário? Quais mudanças ocorreram?

entendem e apoiam a nova estrutura e compreendem que estamos no caminho certo para vencer os desafios apontados pelo cenário.

eg - Quais são os principais ganhos para a em-presa e os empregados?eC - Na nova estrutura, a Rede de Inte-gração possibilita aos empregados re-ceberem mais informações sobre suas questões cotidianas. Além de criar um ambiente de conexão entre as pessoas e de integração entre os processos, para que cada empregado perceba sua partici-pação nas atividades e possa executá-las com a maior eficiência possível.

Para a Empresa, o ganho está na conse-quência dessa atuação integrada entre as diversas áreas. Isso significa que passa-mos a ter objetivos comuns e, com isso, aumentamos a eficiência operacional na condução dos processos e passamos a realizar os investimentos de modo mais prudente, sob o ponto de vista da regula-ção do setor elétrico.

eg - Quais os ganhos para os clientes?eC - Os clientes perceberão o aumento da qualidade dos serviços prestados, so-bretudo quanto à redução do tempo de atendimento e à melhoria da qualidade da energia elétrica que distribuímos.

integração

05

Leonardo Neto Generoso, eletricista de linhas aéreas da Gerência de Serviços de Média e Baixa Tensão de Guanhães (SM/IP), teve um motivo mais do que espe-cial para comemorar o Dia dos Pais. Seu filho, João Victor Pires Generoso, de 12 anos, conquistou a medalha de ouro na 2ª Copa do Mundo de Jiu-Jitsu, realizada em Belo Horizonte entre os dias 12 e 14 de julho.

Praticante de Jiu-Jitsu há 2 anos, João Victor já tinha participado de torneios

intermunicipais e levado para casa algu-mas medalhas. Desta vez, o ouro veio pela categoria até 12 anos peso livre.

Para Leonardo, é emocionante ver o resultado da dedicação e tranquilidade do filho. “Foi a primeira competição de maior porte dele. Treinou muito, alternan-do sessões de Jiu-Jitsu, condicionamen-to físico e preparação psicológica”, conta o pai orgulhoso.

Em Uberaba, outro campeão! O eletri-cista de rede subterrânea da Gerência de Serviços de Média e Baixa Tensão da Distribuição (SM/UR), Romes Pereira Ra-mos Júnior, conquistou o ouro na catego-ria adulto peso pesado, faixa marrom, no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, reali-zado de 18 a 21 de Julho em São Paulo.

Há 7 anos no esporte, Romes obteve bons resultados em vários campeona-tos. Após ficar em terceiro lugar nos mundiais de 2011 e 2012, ele intensificou

os treinos de força e condicionamento físico. Todo o tempo disponível passou a ser aproveitado. Treinos pré e pós-ex-pediente e até no intervalo de almoço. Satisfeito, ele comemora. “Minha rotina não é fácil, mas o resultado valeu a pena. Que venham outras vitórias!”.

Parabéns a todos!

espaço Famíli a

pessoas que valem ouro

Campeão acredita que todo o esforço valeu a pena

Família comemora com João Victor a medalha de ouro

na rede elétricadispositivo evita furtos O furto de equipamentos da rede elétrica causa prejuízos à Empresa e também à população, pois interrompe o serviço de energia. Para reduzir os danos, a Cemig investe em projetos que coíbam a ação dos infratores.

Alberto César Assis, técnico de Rede Sub-terrânea de Campo, da Gerência de Servi-ços de Média e Baixa Tensão da Distribuição Metalúrgica (SM/MT) e Luiz Henrique Tole-do Fernandes, técnico de Sistema Elétrico de Campo, da Gerência de Planejamento e Acompanhamento da Execução da Opera-ção e Manutenção Distribuição Leste (OM/EL) criaram um dispositivo que evita o furto de cabos condutores em viadutos. Trata-se de uma placa metálica que impede a que-

bra da mureta de concreto e, assim, evita o furto dos cabos.

Em fase de testes, o dispositivo foi ins-talado no viaduto José de Alencar, sob a Avenida Antônio Carlos, no bairro Lagoi-nha, em Belo Horizonte. O local foi es-

colhido por apresentar alto índice de ata-ques à rede elétrica.

Para o engenheiro de Planejamento da Ma-nutenção do Sistema Elétrico da Malha Cen-tro, Fernando César Bragança, o dispositivo contribui com a redução de gastos, com a se-gurança da população e, consequentemente, com a imagem da Empresa. “A invenção evi-dencia a qualidade do nosso quadro técnico, que sempre busca alternativas na solução de problemas. Além disso, demonstra o com-promisso destes empregados com os resul-tados operacionais de seu trabalho”.

Parabéns aos inventores! Que a parceria Empregados-Empresa continue rendendo boas ideias!

sboas ideia

Dispositivo evita o furto de caboscondutores em viadutos

integração

06

speCiale

mais uma

Para maior comodidade e segurança dos clientes, a Cemig disponibiliza um novo serviço: o recebimento da conta de energia elétrica por e-mail. O acesso da fatura completa, com as mesmas informações existentes na conta impressa, pode ser feito a qualquer momento por meio de seu computador, tablet ou celular. A segunda via continua disponível em todos os canais de atendimento da Empresa.

Essa novidade mostra que a Cemig está alinhada aos objetivos estratégicos, na busca contínua da eficiência operacional e que utiliza a tecnologia como fator de agregação de valor e diferencial competitivo para enfrentar os principais desafios.

O ganho é geral! Ganha a Cemig, porque torna o processo de faturamento mais eficiente. Ganha o cliente, que passa a ter mais comodidade e menos custo, já que o ganho de eficiência se reverte em tarifas mais baratas. Ganha a sociedade, pois se gasta menos papel e, portanto, diminui-se o impacto no meio ambiente.

Esse serviço é exclusivo para clientes residenciais atendidos em Baixa Tensão.

facilidade para você!

Interessou-se? Cadastre-se na agência Virtual! É rápido, fácil e gratuito!

1. Acesse o Portal Cemig (www.cemig.com.br).2. No canto superior direito, em “Serviços”, acesse a opção “Conta por e-mail”.

3. Se você ainda não possui login e senha, clique na opção Não sou cadastrado.4. Tenha em mãos a conta de energia. Nela, você encontrará o número do cliente, que está localizado em destaque no campo superior direito e o CPF do titular.

5. Concluída a etapa anterior, você receberá uma mensagem por e-mail de [email protected], confirmando o seu cadastro e senha de acesso ao serviço. 6. Acesse novamente a opção “Conta por e-mail” no Portal Cemig.7. Siga as instruções e autorize o serviço.8. Somente após este último passo, você estará apto a receber a conta de energia por e-mail.

espeCia l

empregados que já aderiram Rosano Figueiredo, agente de comer-cialização da Gerência das Centrais de Relacionamento com Clientes (RC/CR), já recebeu sua conta por e-mail e se diz muito satisfeito com a ideia da Cemig disponibilizar essa prestação de serviço aos consumidores. “Essa nova possibi-lidade garante o recebimento da conta de energia em curtíssimo prazo, facilita a visualização e possibilita armazenar as informações por um longo período. Além da agilidade e segurança, também houve redução do volume de resíduos na minha residência”, conta.

Tathyane Caldas, técnica de relações trabalhistas da Gerência de Adminis-tração de Pessoal (RH/AP), fez a opção de receber a fatura via e-mail no final do mês de junho. “Receber a conta por e-mail facilita para o consumidor, pois não se corre o risco de atraso no rece-bimento da correspondência em caso de greve dos Correios, por exemplo, além de termos acesso à conta com uma antecedência de mais de 10 dias em relação ao seu vencimento. Essa iniciativa mostra o compromisso da Cemig com o meio ambiente e tam-bém sua preocupação em facilitar o acesso do cliente à própria conta, as-sim como reduzir o custo final da ope-ração”, conta.

Para Daniela Guedes, agente de comer-cialização da Gerência de Planejamento do Mercado (PC/PM), optar por esse novo serviço é uma forma de ser ecologica-mente consciente. “O papel e o custo de impressão da fatura mensal são dispen-sáveis, sobretudo no caso do débito auto-mático. Recebo o link de visualização da fatura, confiro e arquivo eletronicamente. Não preciso acumular papéis em casa. Bom para o planeta e bom para mim”, diz.

Multiplique essa ideia falando para seus familiares, amigos e clientes!

Você receberá mensalmente, antes da data de vencimento, um e-mail da Cemig ([email protected]) com um link para acesso à sua con-ta de energia. É importante acessar o link, pois essa é a garantia da Ce-mig que você visualizou a conta. Para acessá-la, será necessário digitar o CPF do titular.

Como funciona

07

O novo serviço irá oferecer agilidade e segurança aos consumidores

Daniela achou a novidade moderna, simples, econômica e ecologicamente consciente

Dicas:Para garantir que a conta de energia chegue por e-mail a sua caixa de en-trada, mantenha os dados cadastrais do serviço atualizados e adicione, no seu catálogo de endereços ou na lis-ta de remetentes confiáveis, o e-mail [email protected], para que a conta de energia digitalizada não seja considerada lixo eletrônico.

Mudou de endereço? Lembre-se de cancelar a responsabilidade pelo imó-vel anterior e de cadastrar sua nova instalação para receber a conta de energia, para que não haja interrup-ção do serviço.

ente nossa

redor da fogueira

08

g

Olha a fogueira! Para dar as boas-vindas aos novos colegas eletricistas da Cemig, de um jeito diferente e aconchegante, foram realizados luaus na UniverCemig, nos dias 23 de maio, 11 de junho e 02 de julho.

Em cada encontro, sob o brilho da Lua, os novos empregados contaram um pouco de suas trajetórias e de como chegaram até a Cemig. O sorriso no rosto de cada um deixou transparecer que estão repletos de sonhos, desejos

e expectativas. “Estudei muito para chegar até aqui. Era um sonho passar em um concurso público, ainda mais em um de uma empresa grande como a Cemig”, disse Alan Vinicius Vieira As-sunção, eletricista de linhas de redes aéreas, da Gerência de Serviços de Média e Baixa Tensão da Distribuição Metropolitanos (SM/MP).

Em cada história, uma surpresa e uma ba-gagem de vida interessante. Para Helen Betânia, técnica de Recursos Humanos

da Gerência de Educação Corpo-rativa e Gestão do Conhecimento (RH/EC), o luau foi uma oportu-nidade para conhecer os novos colegas. “A correria do dia a dia influencia muito em nossa capaci-dade de ouvir o outro e esse foi um momento propício para isso”. Além disso, Helen disse se emo-cionar ao lembrar suas próprias histórias. “A fogueira despertou muitas recordações”, relembra.

Conversa ao

Certificação

O agente de meio ambiente e coorde-nador ambiental da regional sul, Altamir Fernandes de Oliveira, da Gerência de Gestão Ambiental da Distribuição (OM/GA), foi certificado, em julho, como arborista pela ISA (Sociedade Interna-cional de Arboricultura). Altamir agora passa a ser o 11º brasileiro da seleta lista de profissionais a possuírem esta certificação internacional.

Altamir afirma que a certificação repre-senta grande reconhecimento profis-sional e contribui muito para a conti-nuidade de seu trabalho na Empresa. “Ser certificado é um grande passo

que auxilia no manejo de vegetação em sistemas elétricos na Cemig, con-tribuindo com a produção de materiais, métodos, procedimentos e outras de-mandas na área”, afirma.

Presença inéditaOutro empregado da Cemig também obteve um grande reconhecimento. Pedro Mendes Castro, engenheiro de meio ambiente da OM/GA, tornou-se diretor da ISA. “É uma honra poder tra-balhar no planejamento estratégico da organização e contribuir para o estabe-lecimento de objetivos e diretrizes”, de-clara o engenheiro.

internacional

Altamir é o 11º brasileiro a ter essa certificação internacional

Turma do dia 11 de junho

Turma do dia 2 de julhoTurma do dia 23 de maio

09

Uma boaser sUstentáve l

Noventa milhões em ação. Pra frente Brasil. Salve a seleção! Esse foi o hino da campanha da seleção brasileira na copa de 70. Hoje, 43 anos depois, a le-tra seria um pouco diferente. Os noven-ta milhões de brasileiros se tornaram quase 200 milhões!

Esse rápido crescimento demográfico traz algumas preocupações: poluição exacerba-da, crescente degradação do meio ambien-te, escassez de alimentos e DESPERDÍ-CIO. Para diminuir o desperdício de energia elétrica, o Brasil adotou uma medida de padrão internacional ao proibir a produção e importação de lâmpadas incandescentes de uso geral com potências entre 61 e 100 watts. Em substituição a elas, passam a ser utilizadas lâmpadas fluorescentes compac-tas (LFCs), halógenas ou de LED.

Mas, quais são as vantagens dessa proi-bição? É simples. As lâmpadas incandes-centes, apesar de proporcionarem uma luminosidade muito mais aconchegante

aos ambientes, têm um rendimento mí-nimo. Apenas 5% da energia elétrica consumida são transformados em luz; os outros 95% são transformados em calor, o que gera grande desperdício. Já as lâm-padas fluorescentes, além de terem uma vida útil maior, são mais econômicas.

Segundo o engenheiro de soluções energéticas da Cemig, Fernando Quei-roz de Almeida, o consumidor será o maior beneficiado com essa medida. “O consumidor deverá ter a sua conta de energia reduzida entre 10 e 15%. Para o país, poderão ser postergados investi-mentos em novas usinas hidrelétricas e, por consequência, evita-se o alagamen-to de grandes áreas de reservatórios e preserva-se o meio ambiente”, explica.

Conta de luz mais barata

Em Minas Gerais, há cerca de 16 milhões de lâmpadas de 60 watts. Com a substi-tuição dessas pelas fluorescentes comuns de 15 watts, haverá uma redução de 45

troca

A nova norma permite aos fabri-cantes e importadores de unida-des incandescentes com potên-cias entre 61 e 100 watts vender seus estoques até 31 de de-zembro próximo. Já o prazo para atacadistas e varejistas será de um ano, contado a partir de 30 de junho passado. No caso das lâmpadas de 60 watts, a data li-mite para fabricação e importa-ção é 30 de junho de 2014; a de comercialização se encerra em 30 de junho de 2015.

Prazos para a substituição

Fluorescentes X incandescentesFluorescentes incandescentes

watts por unidade e de 720 MW na área de concessão da Cemig. Em um mês, essa energia economizada seria suficiente para atender uma cidade de 600 mil habitantes, do porte de Uberlândia ou Contagem.

Turma do dia 11 de junho

- São de duas a quatro vezes mais eficientes em relação às lâmpadas incandescentes.

- Vida útil acima de dez mil horas de uso.

- Economia de 80% (lâmpada de 15 W fluorescente comparada a uma lâmpada incandescente de 60 W).

- Apenas mil horas de uso.

- Rendimento mínimo. Apenas 5% da energia elétrica consumida são transfor-mados em luz; os outros 95% são trans-formados em calor.

- Deve ser trocada com mais frequência que uma lâmpada fluorescente.

- Menos econômica.

- A única desvantagem é que é em média cin-co vezes mais cara que uma incandescente.

Turma do dia 2 de julho

É a eletricidade chegando a

10

A história da Cemig tem início em 1949, com a elaboração do “Plano de Eletrificação de Minas Gerais”, no qual constam a base teórica e a proposta inicial para a criação da Em-presa. E ela já nasce com a missão de dotar Minas da energia necessária para se desenvolver.

O documento coordenado pelo enge-nheiro Lucas Lopes desenvolve um balanço energético do Estado, que le-vanta o consumo de energia e o rela-ciona ao avanço industrial e ao poten-cial hidráulico existente. Lopes propôs que o Plano definisse claramente as

possibilidades reais de industrializa-ção de cada região do Estado, “rumo a uma decisão de mercados que, real-mente, fizesse crescer a demanda de energia elétrica”.

Assim, adotou-se uma política de eletrificação mais adequada para o estágio de desenvolvimento em que Minas se encontrava. Na época, o crescimento industrial do Estado es-tava a todo vapor, sendo necessário à indústria de energia elétrica acom-panhar este avanço. Dessa forma, re-giões com maior grau de desenvolvi-mento precisariam de um suprimento

emória

minas gerais

m

maior de energia, com um custo ade-quado para intensificar a indústria.

Já as regiões com pouca (ou até ne-nhuma) inciativa industrial demanda-riam energia, bem como baixo cus-to, para fomentar o crescimento das indústrias.

Ao final, o Plano definiu que o Estado deveria atuar por meio de uma grande empresa, capaz de operar seus pró-prios sistemas com a mesma eficiên-cia exigida pela indústria da eletricida-de. Além disso, foi proposto ao Estado incorporar sociedades anônimas para a construção e operação de usina e sistemas elétricos regionais. Em se-guida, seria necessária a adoção de uma “holding company”, empresa de grau superior cuja responsabilidade seria controlar o capital e oferecer assistências técnica, contábil, admi-nistrativa e jurídica a toda a estrutura. Essa estratégia teria como vantagem a elasticidade organizacional, já que Minas possuía empresas de energia espalhadas em todo o território, com consumo reduzido.

Plano de Eletrificação de Minas Gerais foi coordenado pelo engenheiro Lucas Lopes

Comemoraçã

a todos os papais“Cada um hospeda dentro de si uma águia. Sente-se portador de um projeto infinito. (...) Mas como dar asas à águia, ganhar altura e sermos heróis de nossa própria saga?” A resposta a esse ques-tionamento de Leonardo Boff pode es-tar na importância da figura paterna em nosso desenvolvimento.

É com essa reflexão que o Energia da Gente abre a matéria do Dia dos Pais, já que eles constroem a base para fazer de nossa trajetória um enredo de vitó-rias, bem como nos dão uma ajudinha rumo à conquista do céu, como a águia.

Um papai exemplo dessa lição é seu José Gabino Jr., engenheiro eletricis-ta de 80 anos, aposentado pela Ce-mig. Atuou na Empresa até 1988, nas áreas da Distribuição, RH, Sistemas Regionais, Grandes Instalações, até se aposentar como assistente da Pre-sidência. Orgulhoso, conta que teve cinco filhos: Maria Paula, Maria Eugê-nia, Maria Lúcia, Maria Tereza e José Renato. Duas seguiram os passos do pai e cursaram Engenharia Elétrica:

Maria Lúcia é engenheira de operação da Gerência de Planejamento Elétrico (PO/PL) da Cemig e Maria Tereza é ge-rente de Negócios na Axxiom, empre-sa do Grupo.

Com ternura, ele relembra o nasci-mento de cada um: “emocionei-me até às lágrimas, pois me encontrava diante do grande mistério da vida.” Ensina que cabe ao casal educar os filhos sob a inspiração do amor que os gerou, sendo responsabilidade de ambos promover o crescimento deles e os preparar para a vida e para Deus.

Pai poeta, Gabino declara sua vivência em versos musicados desde a década de 1970. Em homenagem aos 80 anos dele, a família fez uma surpresa ao re-gistrar seu repertório de choro, samba e marcha no CD “Choro pra Maria”. Foi um sucesso! O projeto contou com a participação da família, amigos e mú-sicos profissionais. Foram gravadas doze canções, sendo quatro cantadas pelas filhas e duas com a participação especialíssima dos netos.

Pelos anos de dedicação, as filhas re-tribuem o carinho: “Papai, você é uma pessoa especial, que ensina com seu exemplo e sensibilidade. Prestamos nossa homenagem a você, juntamen-te com a mamãe. Sem vocês, nada teria sentido. E ao nosso querido Zé Renato, que tanta falta nos faz.”

O Energia da Gente estende essa ho-menagem a todos os pais. Parabéns!

“Lá vai o barco, No timão temos Gabi-no, Navegando silencioso Vai o Força do Destino.”- trecho da música Força do destino, cantada pelas filhas.

nossa singela homenagem

o

11

av. Barbacena, 1.200 – 19º andar - ala B231 3506 2052 - fax 3506 2039 / 3506 2023caixa postal 992 | cep 30123-970Belo Horizonte – mG

12

Com montagem inspirada num frag-mento do livro Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, a peça conta a trajetória de quatro ami-gos que, apesar das inquietações, an-gústias e impasses cotidianos, tentam a coragem de buscar a alegria. Em cartaz em Belo Horizonte a partir de setembro.

vento

Flash dos

melhores momentos

e

Sugestão enviada por Fábio Miran-da Caetano, da Gerência de Gestão

e Controle do Faturamento

O filme é uma autobiografia do ginas-ta olímpico Dan Millman. A história se passa nos EUA quando o ginasta esta-va na universidade e treinava para ser campeão das olimpíadas daquele ano. Um grave acidente de moto muda o rumo da história.

Sugestão enviada por Eduardo Rodrigues Guimarães, da Gerência

de Serviços de Média e Baixa Tensão da Distribuição de Uberaba

Cia luna lunera apresenta seu novo espetáculo: prazer poder além da vida

U indiCoe

Alegria e diversão fizeram da 16ª Festa do Empregado da Cemig - “atitudes que movem o mundo” um sucesso! Dia 3 de agosto, o Centro de Distribuição do Anel Rodoviário contou com brinquedos para a criançada, oficina de sustentabilidade, comidas deliciosas e estru-tura segura. Ah! E o Skank cantou e encantou em um show inesquecível! Veja os melhores momentos!

Veja mais fotos na CemigNet.

Tem alguma dica legal para compartilhar? Envie para nós pelo e-mail [email protected]