Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos · 2013. 5. 28. · Ano 2 • Edição 27 • Junho...

4
Ano 2 • Edição 27 • Junho 2013 Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos No dia 09 de maio, a Central Única dos Trabalhadores (CUT/SP), inaugurou em São Carlos uma SubSede Regional, que representará 19 sindicatos, que fazem parte de 24 cidades da região. O evento contou com a presença da direção executiva da CUT/SP, de coordenadores de outras subsedes e de dirigentes sindicais de São Carlos e região. PÁGINA 3 Conquista para os trabalhadores da região Plenária Preparatória para o 1º Congresso dos Metalúrgicos Tema do Debate: "Construindo a Cidadania plena com o Sindicato" Dia 29 de maio (quarta-feira), às 19 horas PARTICIPE DAS DISCUSSÕES E PROPOSTAS QUE SERÃO ENCAMINHADAS AO NOSSO CONGRESSO Local: Clube do Grêmio - Rua Ana Prado, 188 , Vila Prado / São Carlos - SP CONVITE AOS TRABALHADORES(AS):

Transcript of Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos · 2013. 5. 28. · Ano 2 • Edição 27 • Junho...

Page 1: Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos · 2013. 5. 28. · Ano 2 • Edição 27 • Junho 2013 Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos No dia 09 de maio, a Central

Ano 2 • Edição 27 • Junho 2013

Subsede da CUT/SP éinaugurada em São Carlos

No dia 09 de maio, a Central Única dos Trabalhadores (CUT/SP), inaugurou em São Carlosuma SubSede Regional, que representará 19 sindicatos, que fazem parte de 24 cidades da região.

O evento contou com a presença da direção executiva da CUT/SP, de coordenadores de outras subsedese de dirigentes sindicais de São Carlos e região. PÁGINA 3

Conquista para ostrabalhadores da região

Plenária Preparatória para o 1º Congresso dos MetalúrgicosTema do Debate:

"Construindo a Cidadania plena com o Sindicato"Dia 29 de maio (quarta-feira), às 19 horas

PARTICIPE DAS DISCUSSÕES E PROPOSTAS QUESERÃO ENCAMINHADAS AO NOSSO CONGRESSO

Local: Clube do Grêmio - Rua Ana Prado, 188 , Vila Prado / São Carlos - SP

CONVITE AOS TRABALHADORES(AS):

Page 2: Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos · 2013. 5. 28. · Ano 2 • Edição 27 • Junho 2013 Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos No dia 09 de maio, a Central

2 | Junho de 2013 | Metalúrgico de São Carlos e Região |

Erick SilvaPresidente do Sindicato

Assim pensa o Sindicato!ditorialEEEEE

"Jornal dos Metalúrgicos"é uma publicação do Sindicato dos

Metalúrgicos de São Carlos e Região

Presidente: Erick SilvaVice-presidente: Vanderlei StranoJornalista responsável: (MTB 57.492)Projeto Gráfico: Editora 10Tiragem: 13 milImpressão: Fullgraphics

Sindicato dos Metalúrgicosde São Carlos e Região

Sede: Rua Riachuelo, 632 - CentroSão Carlos - Fone: 16 3371-1052

Escola Profissionalizante: 16 3371-4443Clube de Campo: 16 3374-5485

Site: metalurgicosdesaocarlos.org.br

ExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpediente

FIQUE ATENTO

Metalúrgicos são homenageadosno Dia do Trabalhador

Atravessadores são pessoas queagem prometendo facilidades paraos segurados. Normalmente seinfiltram nas agências do INSS, se pas-sam de despachantes, advogados,mandam cartas, ligam nas casas, tudoisso com um único objetivo: levar van-tagens financeiras, lezando os direi-tos sociais dos cidadãos.

Cada vez mais os atravessadoressão identificados ou por denúncia ouprocedimentos que chamam a aten-ção, como agendamento repetitivosdos atendimentos pelo mesmos nú-mero de inscrição do trabalhador, oque em regra é do atravessador e nãodo segurado.

Diversos casos de abusos deintermediação tem sido denunciadosem todas regiões do Brasil. São pes-soas que foram lesadas e que depoissi deram conta do golpe, outras quepresenciaram parentes e amigos queforam prejudicados.

As práticas mais comum são falsi-ficação e retenção de documentos,cobranças de valores em dinheiro,venda de agendamentos, entre ou-tras práticas que prejudica o segura-do e a previdência social.

Nos dias de hoje como a previdên-cia está acessível com serviços gratui-to é absolutamente desnecessáriobuscar ajuda de intermediação.

COMO DENUNCIAR: Para de-nunciar fale com a ouvidoria daPrevidência no telefone 135 ouprocure a Procuradoria Federal.

A melhor forma de acabar comessa prática abusiva é a informa-ção. Procure uma agência do INSSou o seu Sindicato - que ofereceassistência gratuita, ou contrateum advogado da sua confiançapara que se houver fraude vocêtenha condições de provar o pre-juízo. O segurado, mesmo que in-genuamente, participar destaprática fraudulenta pode respon-der criminalmente juntamentecom o atravessador.

Quem são osatravessadores do INSS?

1º DE MAIO Trabalhadores que lutam pela organização da categoria

Os temas democracia, capitalismo e a indústria dominaram os dois dias da formação

FORMAÇÃO

Trabalhadores apresentamCerca de 70 dirigentes e militantes participaram da atividade

propostas para o CongressoA direção do Sindicato promoveu

nos dias 18 e 19 de maio o 1º módulodo curso de formação política e sindi-cal para os trabalhadores que partici-parão do 1º Congresso dos Metalúr-gicos de São Carlos e Região, queacontecerá no mês de agosto.

O companheiro Luis Omar Domin-guez coordenou a atividade, que tevecomo objetivo discutir as relações so-ciais, políticas, econômicas e culturaisque estão presentes na sociedade.

Os temas democracia, capitalis-mo e a indústria dominaram os doisdias da atividade de formação, quereuniu cerca de 70 trabalhadores,entre eles dirigentes sindicais e mi-litantes em geral.

Durante o evento, os trabalhadoresformularam as primeiras propostas queserão apresentadas e discutidas no 1º

Congresso da categoria, que acontece-rá nos dias 02,03 e 04 de agosto.

A direção do Sindicato homenageou doistrabalhadores da categoria na festa do 1° deMaio, na Praça do Mercado Municipal.

Os metalúrgicos homenageados fo-ram Victor Henrique Vergara (trabalha-dor na Volkswagen), na categoria Jovem

Direção do Sindicato com os trabalhadores homenageados

Victor Henrique Vergara,trabalhador na Volkswagen

José Donizetti Cazarini,trabalhador aposentado

O tema proposto para discus-são na 2ª Plenária Preparatóriapara o congresso, será um dos de-bates de maior importância querealizaremos, afinal, a própria re-alização do I Congresso dosMetalúrgicos de São Carlos e Re-gião tem como tema "A Categoriaconstruindo uma nova históriacom a sociedade".

A direção do Sindicato vem tra-balhando seguindo o conceito"Sindicato Cidadão", conceitoeste, que entende que a atuaçãoda entidade não deve se restrin-gir apenas nas questões da fábri-ca, mas ir além, na sociedade, naluta pelos direitos à cidadaniacomo emprego, saúde, educação,habitação, qualidade de vida, cul-tura, entre outros.

Inserimos em nossa pauta aparticipação e atuação dos traba-lhadores em discussões de inte-resse público, pois não queremoso Sindicato apenas na fábrica, massim no bairro, na comunidade,promovendo e buscando amelhoria da qualidade de vidapara toda a população. Estamosfazendo isso quando participamosde uma audiência pública, de umamanifestação, de um abaixo assi-nado, de uma reunião de escolados nossos filhos ou da associa-ção de moradores, entre tantaoutras ações. Em todos os espa-ços, em todos os lugares, somoscidadãos e temos o dever de de-fender e lutar pelo desenvolvi-mento social.

Nosso dever, como cidadãos etrabalhadores, é construir um fu-turo do ponto de vista coletivo,para vivermos em uma sociedademais justa e a plenária preparató-ria do dia 29 de maio, tem comoobjetivo, discutir com o trabalha-dor como o Sindicato pode ampli-ar as ações que garantam a cida-dania plena.

Contamos com a sua presençanessa luta, que é nossa!

Na construção dacidadania plena

Trabalhador, e José Donizetti Cazarini(trabalhador aposentado).

Ambos se destacam pelo compromis-so na defesa de melhores condições detrabalho e consciência sobre a importân-cia da organização dos trabalhadores.

Page 3: Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos · 2013. 5. 28. · Ano 2 • Edição 27 • Junho 2013 Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos No dia 09 de maio, a Central

| Metalúrgico de São Carlos e Região | Junho de 2013 | 3

LUTA CONJUNTA Nova subsede abrange 24 municípios da região, em 19 sindicatos

São Carlos terá SubsedeRegional da CUT/SP

No dia 09 de maio, lideranças sindi-cais de várias cidades da região partici-param, em São Carlos, da plenária defundação da SubSede Regional da CUT/SP (Central Única dos Trabalhadores).

O evento contou com a presençado presidente da CUT/SP, Adi dos San-tos Lima, que enfatizou o papel im-portante e definido das subsedes. "Essa divisão era necessária para que

houvesse maior atuação e represen-tação dos sindicatos. Para nós da CUT,a inauguração dessa SubSede repre-senta uma grande responsabilidadeda Central em ampliar a sua atuaçãono interior paulista", disse ele.

De acordo com Erick Silva, presi-dente do Sindicato, é um grande de-safio a fundação dessa subsede. "A di-reção do nosso Sindicato sente-se

Erick Silva, Adi dos Santos Lima - presidente da CUT/SP,e o coordenador da Subsede, Edinaldo Henrique Ferreira

NOVA SUBSEDE ABRANGE 24 MUNICÍPIOSDA REGIÃO, EM 19 SINDICATOS

Após ação judicial, Engemasa faz acordo comSindicato para retorno do plano de saúde

BENEFÍCIO Empresa cortou o plano medico e vale alimentação de trabalhadores em 2010

No ano passado o Sindicato moveuduas ações coletivas cobrando daENGEMASA a restituição dos plano desaúde e da cesta básica, benefícios quedeixaram de ser pagos no ano de 2010.

O plano de saúde já foi reesta-belecido, após aprovação dos com-panheiros em assembleia. Agoraneste novo plano, do ponto de vis-ta financeiro, o resultado é melhor

por conta de os trabalhadores pa-garem somente a mensalidade.

A proposta do vale alimentaçãofoi rejeitada, onde os trabalhado-res reivindicam a correção do valor

anterior. A negociação está trans-correndo com a empresa e espera-mos que nos próximos dias possa-mos votar o retorno do vale ali-mentação.

honrada em poder receber liderançastão importantes do movimento sin-dical nesta plenária de inauguração.Além de ser uma honra, é a represen-tação de que teremos ainda mais for-ça em nossas lutas com a Subsede emSão Carlos", destacou.

COORDENADOR DA SUBSEDE É DI-RIGENTE DO SINDICATO: A SubSedeSão Carlos terá como coordenador o

nosso companheiro Edinaldo HenriqueFerreira. Segundo ele, o objetivo é ga-rantir a extensão do trabalho da CUTna região. "Sem dúvida é uma grandeconquista para os trabalhadores danossa região, pois intensificaremos oprocesso de diálogo e construção danossa organização", explicou.

A Subsede funcionará na RuaRiachuelo, 942 - Centro.

SIND. EMPREG.RURAIS DE BORBOREMASIND. EMPREG. RURAIS DE BOA ESPERANÇA DO SULSIND. EMPREG. RURAIS DE DOBRADASIND. EMPREG. RURAIS DE ITÁPOLISSIND. EMPREG. RURAIS DE NOVA EUROPASIND. EMPREG. RURAIS DE TABATINGASIND. TRAB. RURAIS DE ARARAQUARASIND. TRAB. RURAIS AUTONOMOS DE ARARAQUARASIND. SERV. PUB. DO SISTEMA PENINTENCIARIOS DE ARARAQUARASIND. DOS BANCÁRIOS DE ARARAQUARA - SEEBAQASIND. SERVIDORES. PUB. MUNICIPAIS DE ARARAQUARA - SISMASIND. SERV. PUB. MUNICIPAIS DE IBITINGA - SINDISERVSIND. SERV. PUB. MUNICPAIS DE RINCÃOSIND. TRAB. IND. METALÚRGICAS DE MATÃOSIND. METALÚRGICOS DE GAVIÃO PEIXOTOSIND. NAC. TRAB. INS. PESQ. AGROP. FLORESTAL - S. SINDICAL DE SÃO CARLOSSIND. TRAB. NAS IND. METALURGICAS DE SÃO CARLOSSIND. SERV. MUNICIPAIS SÃO CARLOSSIND. SERV. MUNICIPAIS IBATÉ

REPÚDIO Empresa desrespeitou trabalhadores e a legislação trabalhista

Sindicato luta por reintegração de trabalhador demitido na IncaflexNo dia 20 de maio, a direção da

Incaflex num ato de total desrespeitoaos trabalhadores e à legislação tra-balhista tomou uma atitude absurdaao demitir um companheiro que es-tava em período de estabilidade, porter sido cipeiro.

O Sindicato já encaminhou asprovidências jurídicas cabíveis, poisjamais aceitará que esta ou qual-quer empresa metalúrgica tentepassar por cima da legislação e dostrabalhadores.

Em assembleia realizada no dia22/05 na porta da fábrica, os dirigen-tes sindicais entregaram aos traba-lhadores um panfleto de repúdio àação da empresa e alertaram que

esta foi uma medida arbitrária e decunho político, uma vez que a em-presa tentou várias vezes fecharacordos sem a participação do Sin-dicato e dos trabalhadores.

"Acreditamos que esta dispensa jáestava decidida, visando o impedi-mento do companheiro de ter o direi-to a concorrer a uma reeleição da CIPA.O Sindicato sempre busca o diálogo

antes de qualquer ação e em situaçõesdeste tipo, sempre propusemos umaforma alternativa que mantenha todosos empregos. ", explicou o dirigenteWagner Bueno de Camargo.

Os dirigentes do Sindicato reali-zaram neste mês uma Campanha deSindicalização, nunca antes realiza-da na história da entidade.

A organização dos trabalhadoresna Tecumseh garantiu que asindicalização dos trabalhadores,que ainda não faziam parte da nossa

luta, fosse no chão de fábrica, comtempo para expor a nova história quea categoria vem construindo.

A campanha foi realizada nas duasplantas e garantiu a sindicalização de300 companheiros.

A construção da organização econscientização é um processo que

não para nunca e precisamos demais trabalhadores unidos e dis-postos a ir à luta.

O Sindicato é apenas o instru-mento de representação do traba-lhador e que sozinho não conse-gue nada. É preciso da organizaçãode todos!

Sindicato realiza campanha inédita na TecumsehNão há conquistas sem a luta e unidade dos trabalhadoresSINDICALIZAÇÃO

Page 4: Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos · 2013. 5. 28. · Ano 2 • Edição 27 • Junho 2013 Subsede da CUT/SP é inaugurada em São Carlos No dia 09 de maio, a Central

4 | Junho de 2013 | Metalúrgico de São Carlos e Região |

SOCIETY VETERANO E FUTSAL LIVREJogos todos os domingos, a partir das 8h, no Clube de

Campo dos Metalúrgicos.

TRABALHADORES NA SOCIEDADE Melhor que observar é participar!

Metalúrgicos participamde audiências públicas

Plenário da Câmara Municipal ficou lotado nas audiênciasO vereador Ronaldo Lopes conduziu os debates

A direção do Sindicato tem traba-lhado no sentido de intensificar a par-ticipação dos metalúrgicos em deba-tes e ações que vão além das fábri-cas, buscando soluções de problemasque sejam comuns a toda sociedade.

Os trabalhadores já entenderam orecado e já mostram que não estão afim de serem apenas observadores dosacontecimentos. Querem cobrar, deba-ter e participar da implementação depolíticas públicas para o desenvolvi-

mento da nossa cidade e do Brasil.Sendo assim, temos que destacar

que no mês de abril, a categoria tevegrande participação e contribuição emtrês audiência públicas, com temasimportantíssimos e conduzidas pelanosso companheiro, o vereadorRonaldo Lopes.

No dia 02/04 discutiu-se políticaspúblicas para a cultura. O objetivo édefinir as diretrizes de atuação da atu-al gestão do Governo Municipal em

relação à Cultura e também viabilizara elaboração do Calendário Oficial deEventos do município. O cancelamen-to do projeto Pontos de Cultura foi odestaque da discussão, que contoucom a participação de representantesdesses pontos e da prefeitura.

Já no dia 04/04, a audiência focounos temas ambientais e teve comoencaminhamento a formação deuma comissão preparatória para aConferência Municipal que será re-

alizada em junho, além de uma con-sulta pública sobre a questão dacompostagem de resíduos orgânicosno município.

Fechando o mês de abril, no dia29, as atribuições e responsabilidadesdo Conselho Tutelar de São Carlos foia pauta do debate. Foi decidido a ela-boração de uma moção de apelo aoTribunal de Justiça de São Paulo paraa criação da Vara Cível da Infância e daJuventude na cidade.

Equipe do Metalúrgico E.C.

Metalúrgico venceCampeonato Amador

de VeteranosA equipe do Metalúrgico E.C.

venceu no dia 11/05, no Estádio doLuizão, o Campeonato Municipal deFutebol Amador para Veteranos2013, promovido pela Liga São-carlense de Futebol .

Na final, o Metalúrgico goleou oPanelão por 3x0. O Cruzeiro do Sulgarantiu a terceira colocação na vi-

tória por 3x2 contra o Ibaté.Foram entregues prêmios para

o artilheiro (Cigano - Metalúrgico),goleiro menos vazado (Alberto -Metalúrgico), melhor técnico (JoãoJacomassi - Metalúrgico), Dirigen-te (Breu - Cruzeiro do Sul), melhoratleta (Amaral - Metalúrgico) emenção honrosa (Odair - Panelão).

Equipe de Atletismo do Sindicatoconquista pódio em Bauru

A equipe de atletismo do Sindicato,participou no dia 19 de Maio, da 5ªEcoRunner Corrida e Caminhada pelo Meio

Ambiente de Bauru/2013 - Etapa água.Mais uma vez a equipe foi desta-

que e garantiu pódios na competição.

O Projeto Social "MAIS QUE FUTE-BOL", da ADESM oferecerá práticas defutebol, capoeira, ciclismo e xadrez;brincadeiras; danças (populares, africa-nos, afro-brasileiros, indígenas, coope-rativos); musicalização (ritmo, percus-são, sopro); leitura e contação de histó-rias (infanto-juvenis envolvendo edu-cação das relações étnico-raciais, edu-

cação ambiental e cidadania).Podem participar crianças e ado-

lescentes de 07 a 17 anos, de AMBOSOS SEXOS.

As INSCRIÇÕES serão realizadas nodia 08 DE JUNHO (SÁBADO), das 09hàs 13h, no Clube de Campo dosMetalúrgicos (Rua: Luiz Procópio deA. Ferraz, nº 1000 Santa Felícia).

Projeto Mais Que Futebolabrirá inscrições

Podem participar crianças e adolescentes de 07a 17 anos, de ambos os sexosSOCIAL