Substituindo Neiron, a decisão mais importante da /8 /2...

20
ROBSON NEVES J ORNAL DO P OVO SABE TUDO APRESENTA AS RAINHAS DO CARNAVAL DA UNIDOS E ALDEANOS /4 Osni Schroeder e a tragédia de Santa Maria /2 O primeiro dia de prefeita de Mariana foi de velório Substituindo Neiron, a decisão mais importante da vice-prefeita foi não cancelar o Carnaval. /8 CACHOEIRA DO SUL, TERÇA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2013 ANO 84 - Nº 177 - R$ 2,00 www.jornaldopovo.com.br Dicas simples para curtir o Carnaval numa boa e feliz Dicas simples, já bem conhecidas por todos, valem a pena serem relembradas na hora da diversão./JP2 Mutirão de Cachoeira ajudou as famílias das vítimas Enterro simultâneo para Murilo, Rafael e Guilherme Paraíso do Sul sepulta a sua garota Infográfico mostra como era a boate KISS TRAGÉDIA EM SANTA MARIA DINHEIRO NA PRAÇA Microcrédito supera marca de 1 milhão em Cachoeira CEF e Banco do Brasil já ϐizeram 304 operações para pequenos empreendedores /6 EMPREENDEDORISMO NO QUARTEL MESTRE Beto Aued em sua adega: uvas colhidas na mesma propriedade das oliveiras da Olivas do Sul prometem safras para repetir sucesso Depois do azeite, o ESPUMANTE Aued, referência nacional no óleo de oliva, dá primeiros passos em novo negócio/ 7 Bombeiros vistoriam Hype e Casa Nova / 9 a 14 BOATES FORAM APROVADAS As duas principais casas noturnas de Cachoeira do Sul passaram por um pente-ϐino ontem / 5

Transcript of Substituindo Neiron, a decisão mais importante da /8 /2...

RO

BSO

N N

EVES

JORNAL DO POVO

SABE TUDO APRESENTA AS RAINHAS DO CARNAVAL DA UNIDOS E ALDEANOS /4

Osni Schroeder e a tragédia de Santa Maria

/2

O primeiro dia de prefeitade Mariana foi de velório

Substituindo Neiron, a decisão mais importante da vice-prefeita foi não cancelar o Carnaval. /8

CACHOEIRA DO SUL, TERÇA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2013 ANO 84 - Nº 177 - R$ 2,00

www.jornaldopovo.com.br

Dicas simples para curtir o Carnaval numa boa e feliz

Dicas simples, já bem conhecidas por todos, valem a pena serem relembradas na hora da diversão./JP2

Mutirão deCachoeiraajudou asfamíliasdas vítimas

Enterrosimultâneopara Murilo,Rafael eGuilherme

Paraíso do Sul sepulta asua garota

Infográfi comostra comoera a boate

KISS

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

DINHEIRO NA PRAÇA

Microcrédito supera marca de 1 milhão em CachoeiraCEF e Banco do Brasil já izeram 304 operações para pequenos empreendedores /6

EMPREENDEDORISMO NO QUARTEL MESTRE

Beto Aued em sua adega: uvas colhidas na mesma propriedade das oliveiras da Olivas do Sul prometem safras para repetir sucesso

Depois do azeite, o ESPUMANTE

Aued, referência nacional no óleo de oliva, dá primeiros passos em novo negócio/ 7

Bombeiros vistoriam Hype e Casa Nova

/ 9 a 14

BOATES FORAM APROVADAS

As duas principais casas noturnas de Cachoeira do Sul passaram por um pente- ino ontem / 5

ASSINATURASTamires

3722-9600

DIÁRIO REGIONAL CIRCULA DE SEGUNDA A SÁBADO

Fundado em 29/6/1929

PABX .................... (51) 3722-9696Linha do Assinante ... (51) 3722-9600Linha Diretada Redação ............ (51) 3722-9666Fax ......................... (51) 3722-9601Classifone ................ (51) 3723-5000

[email protected]

REDAÇÃO Ricardão

3722-9696Ramal 9619

GUIAFONE JPGilmar

3722-9696Ramal 9634

JORNAL DO POVO LTDA CNPJ 90.512.682/0001-04 Rua 7 de Setembro, 1015 CEP 96.508-011Cachoeira do Sul - RS

JORNAL DO POVO

www.jornaldopovo.com.br

PUBLICIDADEJuliana

3722-9696Ramal 9635

Associado à

Ouro no PGQP

SOCIEDADINTERAMERICANADE PRENSA

Filiado ao

DIRETORIA

Diretor-geralEládio Dios Vieira da Cunha

Diretora de relações com a comunidadeHelena Vieira da Cunha

Diretor-editorLiberato Dios

GERÊNCIASComercial e CirculaçãoMárcio Vieira da Cunha

IndustrialJuliano Freitas

ProdutosGilmar Ayres da Cruz

RedaçãoJosé Ricardo Gaspar do Nascimento

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOSRua Garibaldi, 659 - Conj. 102 Fone (51) 3272-9595

Representante em Brasília: CENTRAL DE COMUNICAÇÃO Setor Comercial Sul - Bloco D - 10º andar, salas 1002 e 1003 - CEP 70.316-900 - Fone (61) 3323-4701

Representante em São Paulo: CENTRAL DE COMUNICAÇÃORua Pamplona, nº 1465 - São Paulo - SP - Fone/Fax 11 3887 2193 - Cep 01.405-002.

COM QUEM FALAR NO JORNAL DO POVO

Osni Schroeder

HOJE

Tempo

190 / 320 Chuva: 0%Volume: 0mm

AMANHÃ

220 / 330 Chuva: 0%Volume: 0mm

QUINTA

220 / 340 Chuva: 0%Volume: 0mm

MINUTOSCristiano Machado, 39 anos, cachoeirense e supervisor de pré-impressão na Philip Morris Brasil

TRÊS PERGUNTAS PARA

Normas de segurança são esquecidas até a próxima vistoria ou até um acidente

[email protected]

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013 2JORNAL DO POVO

5

Sol e poucas nuvens

Sol e poucas nuvens

Sol e poucas nuvens

Orar e olhar para frenteO incêndio em Santa Maria jo-

gou perplexidade e dor sobre todos nós. Como aceitar que jovens que se qualifi cavam para o futuro foram perdê-lo num lugar onde, mere-cidamente, buscavam um pouco de diversão? Como conseguir unir palavras que dimensionem a dor da perda de tantos jovens, quando se percebe que tudo poderia ter sido evitado?

Aos que se foram resta-nos orar para que enten-dam seu novo caminho. Aos que choram, podemos orar para que sejam

fortes, e prometer que como socie-dade, vamos revisar nossas respon-sabilidades.

O tempo vai explicar as causas da tragédia, que nunca acontece por um único motivo, mas sim por uma sucessão de erros que soma-dos determinam dimensões quase insuportáveis como a desta. E en-quanto o tempo não nos esclarece tudo, torna-se necessária a discus-são sobre normas de segurança que são quebradas todos os dias.

Lugar de acesso público, espe-cialmente os fechados, deve obede-cer regras de prevenção de incêndio e plano de evacuação. Quando os mecanismos de saída de emergên-cia não estão adequados e o pessoal de serviço não está treinado para emergências, o resultado tem tudo para ser como o de domingo.

Não é raro extintor de incêndio ser usado como cabide, ter o acesso difi cultado por obstáculos ou estar com validade de carga vencida. Raríssimo, também, é estarem os trabalhadores de locais públicos qualifi cados para administrar uma emergência, como por exemplo um incêndio com grande geração de fumaça tóxica.

Em locais de acesso público, dispensar procedimentos escritos e treinados para tratamento de emer-gências signifi ca abrir as portas para a tragédia. Lugar fechado com pessoas além da capacidade permi-tida ou a utilização de instrumentos geradores de fogo em ambiente forrado com material infl amável são situações que não ocorreriam se houvesse uma preliminar análise de riscos da atividade.

Normas de segurança já existem para quase tudo. Mas elas são trata-das de maneira geral como supér-fl uas, como exigentes demais, como "bronca" do Corpo de Bombeiros, e invariavelmente, terminada a vistoria da corporação, são esque-cidas até a próxima vistoria ou até acontecer um acidente.

Agora vão aumentar e aprimo-rar as exigências de segurança em locais públicos. O que é muito bom! Bom seria que não fosse preci-so tanta dor para isto acontecer. Aprendamos todos!

Quando você foi embora do Brasil?

“Mudei para a Suíça em fevereiro de 2012, com minha esposa, a Cintia, e a minha fi lha Ivi, que já falam francês. Moramos na cidade de Lausanne, a 15 minutos ao pé do lago de Genebra, na divisa com a França”.

Quais as principais diferenças da Suíça?

“A comida na Suíça é muito boa e parecida com a do Brasil, mas é muito cara e não há de forma alguma aquela abundância que vemos nos restaurantes no Brasil e no Rio Grande do Sul. Os suíços são extremamente organizados, as cidades são muito limpas e tem um forte aspecto sóbrio e uma infl uên-cia medieval em seus prédios e casas que até parecem seguir uma regra de coloração. Nota-se a valorização da beleza e da arte na arquitetura. É um lugar magnífi co. Conhecemos lugares incríveis como a casa do Albert Einstein em Bern, a estátua do Freddie Mercury em Montreux, a última morada de Charles Chaplin em Vevey e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) em Genebra".

Sente falta do Brasil?

"Apesar de muitas coisas boas que temos aqui, estou com muitas saudades do meu Rio Grande do Sul. Sinto falta da minha família, do churrasco de domingo com meus pais, das pescarias nos açudes crivados de traíras, das praias e dos novos irmãos e dos velhos amigos de infância, sempre muito unidos. Morei sempre no Bairro Oliveira, próximo a uma igreja, em um lugar muito bonito e bucólico da cidade”.

Junta Comercial

Para agilizar a presta-ção de serviços na Junta Comercial, o prefeito Nei-ron Viegas aceitou a ideia das entidades empresa-riais, entre elas o Sindica-to do Comércio Varejista (Sindilojas), de nomear para o cargo de coorde-nador um funcionário de carreira que tenha curso superior na área de Administração de Em-presas. Os empresários estão dispostos a pagar um curso de aperfeiçoa-mento para o indicado na Junta Comercial estadual. Neiron disse que ainda não defi niu quem fi cará no setor.

UAB salva pós da Gestão em SaúdeA Universidade Aberta do Brasil (UAB) conseguiu

salvar o curso de Pós-graduação em Gestão de Organi-zação em Saúde, em nível de especialização, que será ministrado por meio do ensino a distância pela Universidade Fe-deral de Santa Maria (UFSM), em Cachoeira do Sul. Os prazos para inscrições foram reabertos por novo edital lançado pela instituição. O curso já era dado como perdido, explicou a coordenadora da UAB, Rosane Brendler, pois na primei-ra etapa das inscrições não houve candidatos sufi cientes para instalá-lo. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para a pós e as inscrições podem ser feitas até 6 de fevereiro. Na primeira fase de inscrições apenas 18 candidatos se inscreveram. São necessários pelo menos 24, frisou a coordenadora. O curso será ministrado ainda no pri-meiro semestre deste ano, no polo da UAB.

MÁXIMA: 34,8º MÍNIMA: 20,1º

Temperatura em Cachoeira ontem Fases da luaCrescente Cheia MinguanteNova

18/1 27/1 5/111/1

AGENDA

Artigo

Bom Dia, LeitorA força do Microcrédito

Parece paradoxal, mas não é. O programa de Microcrédito lançado pelo governo federal, apesar da denominação, possui uma força tremenda de transformação. Além de capitalizar os pequenos e microempresários, a fonte de fi nanciamento ajuda a alavancar os pequenos empreendimentos, responsáveis pela movimentação da economia e

pela geração de empregos do mercado de trabalho.

O Microcrédito come-çou a se expandir no Brasil a partir da segunda metade da década de 90 e tem ganhado força nos últimos anos. Em Cachoeira do Sul,

a liberação de recursos pelos bancos ofi ciais para pequenos empreendedores já supera mais de R$ 1 milhão. Com o estímulo do Microcrédito muitos microempresários projetam novos rumos para seus negócios, aquecendo a economia, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento municipal.

HÁ 1 ANO NO JP

Baú do Guidugli

Da Redação

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Opinião 3JORNAL DO POVO

SÁBADO Festa de Escolha

da Rainha do Car-naval 2013. 22h, no Arrozão

DOMINGO Procissão da 85ª

edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com saída às 8h em frente à Capela de Nave-gantes

Cancelada a licitação dos ônibus do interior

Empresário desistiu de preservar a pracinha da Escola Cândida por causa do vandalismo

MP cobra Defi nição sobre o referendo. Para o promotor, cabe a GG convocar a consulta popular

O falecido Murilo de Souza Baroni Silveira é fi lho do Charles, que foi coordenador do Centro Social Urbano e é co-ordenador do Sine, e da professora Oraide. A professora Neicla, casada com Otacílio Carvalho Bernardes, é irmã do Charles. Otacílio é fi lho do grande médico falecido, doutor Athos.

Temos a peculiaridade no Brasil de editar leis em cima de tragédias que comovem a nação ou em função de fatos que têm grande repercussão.

Mataram uma artista de te-levisão famosa? Faça-se uma lei difi cultando a progressão de re-gime para aqueles que cometem homicídio qualifi cado. Aumentou o número de homicídios? Fa-çamos uma lei desar-mando toda a popu-lação. Os acidentes de trânsito fatais em nos-sas estradas crescem ano a ano assustadoramente? Vamos recrudescer a repressão penal endurecendo as penas do nosso Código de Trânsito.

Pergunto ao leitor: as medidas acima diminuíram os homicídios passionais, as mortes por arma de fogo ou os acidentes letais no país? A resposta é de clareza so-lar: não, em nenhum milímetro.

Por que? Porque não houve o incremento, em nenhum desses casos, daquilo que poderia tornar as legislações efetivas em seus propósitos: a fi scalização rigorosa do cumprimento de seus precei-tos. O que assistimos, no mais das vezes, é um faz de conta que se fi scaliza.

Pois não é que agora, diante dessa dilacerante e sem precedente tragédia que aconteceu em Santa Maria e que a todos nós comoveu, novamente estamos

vendo um corre-corre de autori-dades em pedir leis mais rigoro-sas?

A tragédia de Santa Maria é, infelizmente, a crônica de uma morte anunciada. Poderia ter acontecido aqui em Cachoeira ou em qualquer outra cidade do país. Santa Maria tem legislação que regula os requisitos para o

funcionamento das casas notur-nas naquele município.

Ocorre que aqueles que detêm o poder de concessão de alvarás de funcionamento ou de interdição de estabelecimen-tos socorrem-se de uma lógica perversa muito parecida com os praticantes de roleta russa: estatisticamente é mais provável que o pior não aconteça. Então o fi scal afrouxa, o empresário com isso economiza no investimento e a vida segue. Até que aconteça o pior e a vida daqueles inocentes cheios de vida para sempre se perca.

O que nós, pais, todos espera-mos, é que a tragédia não provo-que apenas mais uma junção de forças enquanto a dor é latente e dessa união o resultado seja, simplesmente, mais um texto de lei. Leis não faltam nesse país. O que falta é fi scalização rigorosa. Disso é o que precisamos com urgência!

o João Ricardo Santos Tavares Promotor de Justiça

Mais um faz de conta?

Leis não faltam nesse país. O que falta é iscalização rigorosa

O Microcrédito ajuda a alavancar os pequenos em-preendimentos

Cleber pedesuspensão

do CarnavalAlguns parlamen-

tares aproveitaram o espaço na tribuna, na sessão de ontem da Câmara, para falar da tragédia da boate que pegou fogo em Santa Maria. O vere-ador Cleber Cardoso (PDT) defendeu a ideia de suspender o Car-naval em Cachoeira do Sul, em sinal de luto pela tragédia, na qual morreram pelo menos 231 pessoas, entre elas três jovens cachoeirenses. “Mui-tos podem me conde-nar por estar fazendo esse requerimento ao prefeito, mas eu me coloco no lugar dos pais e mães que estão enterrando seus fi lhos”, declarou o vereador trabalhista.

Venax é um bem precioso

Ao citar a série de reportagens do Jornal do Povo sobre o caso Venax, o peemedebis-ta Marcelo Figueiró (PMDB) sugeriu que o prefeito Neiron Viegas trate a empresa como um “bem precioso” e dê o apoio necessário para que ela perma-neça no município. São 100 empregos que estão em jogo, declarou o parlamen-tar. Figueiró lembrou ainda que na Fepam as coisas não são fáceis, devido ao rigor que a fundação adota no cumprimento da legislação ambiental, principalmente para empreendimentos.

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Cidade 4JORNAL DO POVO

Sabe Tudo no CarnavalRainha da folia

com mais um diapara inscriçõesA Prefeitura prorrogou de

ontem para até as 14h de hoje o prazo de inscrições ao con-curso que elegerá as cortes do Carnaval 2013 de Cachoeira do Sul. Para concorrer é só preencher a fi cha de inscrição disponível na Coordenadoria Municipal de Igualdade Ra-cial, na Rua General Portinho, 1800, no centro da cidade. Serão escolhidas a rainha, as duas princesas e a sim-patia nas categorias infantil, juvenil e adulta. O concurso ocorrerá sábado, no ginásio da Fenarroz.

Respeito, por favor

Mesmo amando Carna-val, fi quei triste ao ouvir, da minha casa, a batucada da Escola Unidos da Vila na noite deste domingo, no dia do incêndio que deixou 231 vítimas fatais em Santa Maria, sendo três de Ca-choeira do Sul. Ainda bem que ontem a minha amiga, a prefeita interina Mariana Carlos, determinou que a comissão organizadora do Carnaval entrasse em con-tato com as cinco escolas de samba para pedir que seja respeitado o luto de três dias decretado pela Prefeitura. Boa, Mariana!

Belas do samba

Duas escolas de samba escolheram suas musas do Carnaval 2013 neste fi nal de semana. Na Unidos da Vila os títulos de rainha fi caram com Kimberly Araújo Alves (adulta), Débora Morais (juvenil) e Maria Eduarda dos Santos (infantil). Na Aldeanos do Samba as vencedoras foram Ketelen Silveira (adulta) e Mauren Mota (juvenil). Os jurados escolheram muito bem. Parabéns! Já estou quase me apaixonando por uma delas.

Luciana e Tieli: gatas sambarão com a Expresso

Com que roupa eu vou?As amigas Luciana Flores e Tieli Bitencourt estão

escolhendo a dedo as fantasias que usarão nos des-fi les. Nesta semana eu fl agrei as gatas analisando cada detalhe dos desenhos dos fi gurinos. Escolham aquelas com pouco pano, tá lindonas!?

Harmonia da verde e rosa: pura animação

Harmonia e alegriaA turma da harmonia da Unidos da Vila não deixa ninguém parado. É

tanta animação que meus amigos Rodrigo Brasil, André Leite, Carlos Fortes e Salgadinho fazem tremer o barracão da verde e rosa.

Mulher do dinheiro

Fabi com o marido e a fi lha no esquenta da Aldeanos

Minha querida amiga Fabiane Moraes levou o marido Augusto e a fi lha Bibiana para dar uma espiada nos ensaios da Aldeanos do Samba. A Fabi é a mulher que cuida, em nome da Pre-feitura, da parte fi nanceira do Carnaval 2013.

Martelo na Beija-flor

Funcionário da Celetro há quase quatro décadas, o grande Eli Antônio Teixeira Duarte, o Martelo, está po-dendo. O cara, pela segunda vez, desfi lará no Carnaval do Rio de Janeiro, o mais famoso do Brasil. Desta vez ele sairá na ala “Me leva que eu vou”, da escola de samba Beija-fl or. Sucesso, amigo!

Inovação não perde tempo

Antes do anoitecer, a harmonia da Inovação já está fervendo no barracão. Os intérpretes Maurício Souza, Dudu Silva e Laércio Maida-na não perdem tempo, pois a escola de samba da zona norte destaca-se por seguir à risca o horário dos en-saios, das 20h às 22h, diariamente. É isto aí, minha gente. Souza, Dudu e Maidana: harmonia da escola da zona norte

FOTOS ELISANDRA MARTINS

Aldeanos na medida

Costureira da Aldeanos do Samba, a minha amiga Leandra da Silva não perde um ensaio da escola. Mas não para sambar. Ela aproveita a concentração de sambistas para tirar medidas dos que darão show no sambódromo.

Leandra tirando as medidas de uma foliã da Aldeanos

DIVULGAÇÃO JP DIVULGAÇÃO JP

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Cidade 5JORNAL DO POVO

ATENÇÃO

LINHA DIRETA

PARA SABER MAISOs clubes vistoriados

LUIZ OLIVEIRA CE-ZAR, 60, aposentado, morador do Bairro Fá-tima, faleceu ontem, no HCB, e será sepultado hoje, às 9h, no Cemité-rio Municipal. Deixa os irmãos Vilson e Vergílio, e os amigos Nelson, Maria Helena, Luma, Isis, Fer-nanda e Tácia. (Funerária Valmarques)

HYPE CLUB

Possui seis saídas de emergência; Conta com dez extintores

de incêndio; Tem luzes e placas apontando locais

de saída do prédio em caso de incêndio; Nas saídas, há barras antipânico,

facilitando a abertura das portas em caso de emergência; O prédio está fechado desde o

início do mês e só reabre em março,

ao término do verão. Durante o recesso, a Hype está passando por melhorias na rede elétrica e estrutural.

CASA NOVA

Tem duas saídas de emergência; Conta com funcionários treinados

no combate a incêndio; Tem placas de sinalizações e luzes

de emergência para orientar os clientes.

BOATES APROVADAS NA VISTORIA

Bombeiros vão na Hype e Casa NovaComandante diz que fiscalização não tem relação com tragédia em Santa MariaMortes

Mateus Souza

As duas casas noturnas mais frequen-tadas de Cachoeira do Sul, Hype e Casa Nova, foram vistoriadas na tarde de ontem pelo Corpo de Bombeiros, um dia após a boate Kiss, de Santa Maria, ser atingida por um incêndio que causou a morte de 231 pessoas, incluindo três cachoeirenses. As duas boates, no centro da cidade, foram surpreendidas com a fi scalização, mas o comandante do Corpo de Bombeiros, te-nente Jorge Freitas, disse que "faz parte do cronograma de fi scalizações".

Freitas explica que as fi scalizações sempre acontecem nesta época do ano e garante que a visita às duas casas noturnas não têm re-lação com a tragédia de Santa Maria. “Essa

fi scalização faz parte da nossa operação de Carnaval que já estava programada”, enfa-tiza. A operação verifi ca as saídas de emer-gência, extintores de incêndio com carga em dia e instalação elétrica. Nas duas casas vistoriadas, os bombeiros não encontraram irregularidades.

A operação de vistoria nos clubes antes do Carnaval é feita pela assessoria de análises técnicas do Corpo de Bombeiros, composta por cinco militares. Além da Hype e do Casa Nova, clubes como Sociedade Rio Branco, SUC, Náutico e Clube do Rio também foram fi scalizados. Todos os clubes têm o Plano de Prevenção e Controle de Incêndio, necessário para o funcionamento.

QUALQUER HORA - “A inspeção pode

ser feita em qualquer dia e em qualquer hora. Determinamos um cronograma, mas as visitas podem ser feitas a qualquer mo-mento”, justifi ca Freitas. Além das vistorias, é realizada a inspeção anual de prevenção e proteção contra incêndio, quando as boa-tes devem renovar o Plano de Prevenção e Controle de Incêndios (PPCI).

O tenente Jorge Freitas antecipou, sem revelar locais, que haverá novas inspeções antes do Carnaval. Os bailes vão do dia 8 ao dia 12 de fevereiro.

O fi sioterapeuta Aguinaldo Cella foi até o banco de sangue de Cachoeira do Sul nesta segunda-feira e não gostou de ter sido dispensado. Ele conta que can-celou atendimentos de pacientes para doar sangue e chegou ao Hemosul por volta das 10h (a doação é das 7h30min às 11h), quando recebeu a informação de que a coleta ocorreu somente até as 8h30min porque era muita gente doando e as bolsas estavam cheias. Ele se irritou com o que classifi ca de despreparo do Hemosul e afi rma que passará a doar sangue em hospitais de Porto Alegre. Cella é doador assíduo há cerca de 15 anos e diz que o Hemosul costuma inclusive ligar para ele quando há carência de sangue no banco.

OUTRO LADO - A médica Cátia Tor-res da Silva, responsável pelo Hemosul,

confi rma que realmente o número de doares nesta segunda-feira foi acima do normal (média é 20 e compareceram 35), mas que Cella foi apenas orientado que voltasse nesta terça-feira porque ainda havia muita gente aguardando atendimento. Ela afi rma ainda que ele chegou por volta das 11h ao Hemosul. “Cada doador fi ca cerca de 30 minutos dentro do banco de sangue para passar pela entrevista, triagem e coleta. Além disso, temos só duas cadeiras. Pedimos para que ele viesse no dia seguinte até para que não fi casse um tempão espe-rando”, explica a médica. O Hemosul não faz coletas à tarde porque a pro-cura maior é pela parte da manhã e, por isso, a equipe é concentrada neste turno. Outro motivo é porque à tarde os técnicos dedicam-se ao processamento do sangue.

Fisioterapeuta vai ao banco de sangue e não consegue doar

LUIS

BA

CED

ON

I

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Economia 6JORNAL DO POVO

PARA SABER MAIS

Entenda melhor o microcrédito

Luis Bacedoni

O programa do Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), criado pelo governo federal para benefi ciar pequenos empreendedores formais ou informais e com pouco acesso ao sistema fi nanceiro tradicional, acaba de passar a marca de R$ 1 milhão em Cachoeira do Sul com a 229ª operação feita no Banco do Brasil (BB). Além de capitalizar pequenos empreende-dores, o programa está tirando muita gente da informalidade.

Desde que foi realizada a primeira operação na agência do Banco do Bra-sil, em setembro de 2011, o programa já injetou na economia local cerca de R$ 1.154.000,00 em 229 operações no BB e 75 operações na Caixa Eco-nômica Federal, que já operava nesta modalidade há bem mais tempo. Foi a adesão do BB ao Microcrédito, numa parceria com a Associação de Micro Empresas de Cachoeira do Sul (AME) ,

que impulsionou o programa na cidade e permitiu que mais pequenos empre-sários tivessem acesso ao crédito.

Só no Banco do Brasil foram libera-dos R$ 774.739,00, segundo balanço apresentado pela gerente de serviços do BB, Ana Paula Marzall Fontoura. Na agência da Caixa, as 75 operações de microcrédito injetaram cerca de R$ 380 mil em Cachoeira do Sul, revelou o gerente Geraldo Silveira, que está negociando também com a AME uma parceria para facilitar o acesso dos associados da entidade ao programa.

ACESSO - Para ter acesso ao MPO é necessário ser correntista, empreen-dedor individual ou microempresa com faturamento bruto anual de até R$ 120 mil ou ainda empreendedor informal com renda bruta mensal de até R$ 5 mil, destacou a gerente do BB, Ana Paula Fontoura. O programa oferece prazos de até 12 vezes para pessoas físicas e até 18 vezes para pessoas jurídicas.

Açougueiro Locutor Acupunturista Marceneiro e trab.

artefatos de madeira Agente de viagem e

guia de turismo Massagista Alfaiate Mecânico de

manutenção de veículos automotores Ambulante Mergulhador Antiquário Mestre e contramestre Artesão Modelista e/ou corta-

dor de vestuário Artista plástico Modelo Astrólogo, numerólogo

e afi ns Modista Ator Motociclista (transp.

de mercadorias) e/ou assemelhados Aux. enfermagem Motorista Barbeiro, cabeleireiro,

manicure e pedicure Motorista de veículos

de transporte de carga Bombeiro e instalador

de gás, água, esgoto Motorista de veículos

de transporte de passageiros Borracheiro Músico Cantor e compositor Nutricionista Cenógrafo Oleiro Ceramista Ornitólogo Chaveiro Padeiro e confeiteiro Contador Pescador Coreógrafo e bailarino Pescador com fi ns

comerciais Costureiro Professor/demais Cozinheiro, copeiro,

garçom e barman Camareira Programador Decorador Promotor de vendas e

demonstrador Desenhista Protético Despachante, inclusive

o aduaneiro Radiotécnico Detetive particular Relojoeiro Discotecário,

videotecário e afi ns Rentista ou locador Eletricista e

assemelhados Representante

comercial Eletricitário Salva-vidas Enfermeiro Sapateiro e demais

trab. de calçados e arte Escritor Segurança Escultor/pintor ou

assemelhado Serralheiro Esteticista Sucateiro Estivador, carregador,

embalador e assemelhados Tapeceiro Faxineiro Taxista Feirante Técnico de eletricidade Ferramenteiro Técnico em informática Fisioterapeuta Técnico em áudio e

cenografi a Floricultor Tintureiro Fonoaudiólogo Topógrafo Fotógrafo Torneiro mecânico Funileiro Trabalhador da coleta

e seleção de material reciclável Gari Trabalhador de

construção civil Garimpeiro Trabalhador de

fabricação de roupas Instrutor Trabalhador informal Jardineiro Tradutor Joalheiro e ourives Vendedor de comércio

varejista e atacadista Jornaleiro Vendedor pracista e

caixeiro viajante Jornalista Vidraceiro Lanterneiro e pintor de

veículos

R$ 1,1 MILHÃO EM DOIS ANOS

Microcrédito traz dinheiro novoAporte de recursos na economia teve impulso com parceria da AME com Banco do Brasil

Ana Paula e a equipe do BB: mais de R$ 734 mil em 229 operações

A QUEM SE DESTINA

MICROCRÉDITO

RENDA Bruta mensal de até R$ 5 mil

Operação: de R$ 150,00 a 15 mil obedecendo aos valores de sublimites cal-culados/estabelecidos para cada cliente

PRESTAÇÃO mínima de R$ 100,00

O QUE DÁ PARA FAZERCOM O MICROCRÉDITO O CLIENTE PODE:

Comprar mercadorias ou matérias-primas; Investir em equipamentos; Fazer melhorias nas instalações e muito mais.

OFERTA DE CRÉDITO

Taxas de juros de 0,64% ao mês ou 8% ao ano; Orientação e acompanhamento; Empréstimo isento de IOF

Safra e Microcrédito deixam o prefeito Neiron otimistaO prefeito Neiron Viegas tem expectativa

de que 2013 será o ano de aquecimento da economia cachoeirense e que isso se refl e-tirá positivamente na entrada de receitas nas contas da Prefeitura. Ele aponta dois motivos para tanto otimismo: a supersafra de grãos que se aproxima e os recursos do Microcrédito do governo federal.

A expectativa em torno da área plantada com soja, que superou os 100 mil hectares no município e o bom desempenho esperado

para as lavouras de arroz e milho reforçam o entusiasmo do prefeito com o futuro. Em outra frente, o governo trabalha para esti-mular pequenos e médios empreendedores a buscarem o Microcrédito. Neiron estima que se os incentivos federais para esse setor da economia fossem acessados, entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões já estariam circulando na cadeia econômica local.

BANRISUL - Para facilitar o acesso ao

Microcrédito, a Prefeitura fechará convênio com o Banrisul e com a Associação dos Mi-croempresários (AME), revelou o prefeito. Na cidade o Microcrédito já é oferecido pelo Banco do Brasil, em parceria com a AME, e pela Caixa Federal. “Vamos fechar essa nova parceria para que mais gente possa usar o Microcrédito”, declarou Neiron. O prefeito está convencido que ao descomplicar o acesso ao crédito estará estimulando muita gente a deixar até mesmo a informalidade.

COMPRA VENDA

COM. 2,000 2,001

TUR. 1,930 2,070

PAR. 1,700 1,800

DINHEIROIndicadores

Infl açãoÍNDICES ANO

INPC (IBGE) - Dez- +0,74 6,20%

IPC (FIPE) - Dez - +0,78 5,10%

ICV - DIEESE - Dez - +0,43% 6,41%

IGP - M (FGV) - Dez - +0,68% 7,82%

IGP - DI (FGV) - Dez - +0,66% 8,10%

IPC (IEPE) - Dez - +0,64% 6,98%

TR - DiáriaDATA

* ÍNDICE DE REMUNERAÇÃO MÉDIA

28/12 a 28/1 0,0000

29/12 a 29/1 0,0000

30/12 a 30/1 0,0000

Nova PoupançaDIA RENDIMENTO %

28/1 0,4134

29/1 0,4134

30/1 0,4134

Trabalhadores assalariadosSALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

ATÉ R$ 1.247,70 8%

DE 1.247,71 A 2.079,50 9%

DE 2.079,51 A 4.159,00 11%

JANEIRO 2012 E MARÇO/2012

Nacional R$ 622,00

Regional de R$ 700,00

a R$ 761,28

JAN 2013 E FEV 2013

Nacional R$ 678,00

Regional de R$ 770,00

a R$ 837,40

Salário-famíliaRENDIMENTO DEV

ATÉ R$ 608,80 R$ 31,22

DE 608,80 ATÉ R$ 915,05 R$ 22,00

Ouro

ACIMA DE R$ 915,05 NÃO TEM DIREITO

Salário

CUB R1-B R$ 975,97

UFIR Janeiro R$ 1,0641

URM 2013 R$ 43,75

UPF Janeiro R$ 13,7420

COMPRA R$ 110,00

Preços recebidos pelos produtores esta semana

Mercado

Dólar

PRODUTO R$ Mín MáxArroz casca/50 kg 33,00 36,00Feijão/60 kg 90,00 130,00Milho/60 kg 26,00 31,00Soja/60 kg 55,50 64,00Trigo/60 kg 30,00 42,00Boi/kg vivo* 3,20 3,40Vaca/kg vivo* 2,85 3,15Suíno/kg vivo 2,10 2,80* Pagamento em 30 dias

Euro COMPRA VENDA

COM. 2,684 2,686

FOTO

S R

OB

SO

N N

EVES

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Economia 7JORNAL DO POVO

NOVO DESAFIO NA AGROINDÚSTRIA DO QUARTEL MESTRE

Robson Neves

Para servir nas festas ou presentear os amigos, o empresário rural José Alberto Aued, o Beto Aued, sente prazer ao visitar a sua adega para escolher uma garrafa do espumante Alberto Maria, bebida de luxo produzida de forma artesanal na Olivas do Sul, em Cachoeira do Sul. As garrafas das primeiras sa-fras são destinadas apenas para o consumo próprio, mas Aued pretende pro-duzir, nos próximos anos, o espumante para levar ao mercado, assim como fez com o azeite de oliva, onde foi o pioneiro no estado e hoje é uma referência nacional.

As uvas das variedades pinot noir e chardonnay usadas para produzir o espumante são colhidas no vinhedo da Olivas do Sul, na localidade de Quartel Mestre, onde estão 600 vitiviníferas. O vinhedo foi implantado antes mesmo do pomar onde são pro-duzidas as azeitonas para extrair o azeite.

Além do espumante, que na safra passada chegou a cerca de mil garrafas, Aued sempre destina parte das uvas para fabricar o seu pró-prio vinho, em média, apenas 100 garrafas por ano. Ele afirma que a ideia nasceu como um hobby, tornando-se um projeto para explorar um mercado em crescimento no Brasil.

CUSTO - De acordo com Aued, é preciso in-vestir alto para produzir o espumante e por isso adota a cautela. “Como um hobby é uma coisa, como atividade comercial é outra bem diferente”. Ele afi rma que primeiro precisa consolidar os investimentos que fez em pecanicultura na Paralelo 30 Sul e em olivicultura na Olivas. “Depois, claro, esta é uma possibilidade. Estamos aproveitando para aprimorar o mé-todo”, comenta Aued. O projeto de Aued é passar a investir para a produção de espumante em 2018.

Produção em escala comercialestá programada para 2018

Uva: Aued produz a fruta no interior de Cachoeira, na mesma propriedade das oliveiras da Olivas do Sul

TRÊS PERGUNTAS PARA

Beto Aued, empresário ruralComo nasceu a ideia de produzir espumante na Olivas do Sul?“Na verdade, primeiro implantamos o vinhedo para depois pensarmos em oliveiras. Já sabíamos que Cachoeira é um bom lugar para produção de vinhos brancos. Antes da Segunda Guerra existiam parrei-rais e vinícolas em Três Vendas. A nossa ideia foi produzir vinho e espumante como hobby. Ficamos contentes com o resultado dos espumantes. Tem sido uma experiência maravilhosa”.

O que é preciso para produzir o espumante?“Para produzir o espumante, ao contrário do vinho, necessitamos de uvas maduras com baixo teor de açúcar e a variedade chardonay, base dos nossos espumantes. Elas apresentam esta característica nas condições de solo e clima de Cachoeira do Sul. Isto também ocorre com a pinot noir. Mesmo sendo uma uva preta, para o espumante vinifi camos em branco”.

É tudo feito de forma artesanal?“Claro que houve um investimento. Necessitamos de local, tanques e de algumas máquinas. Algumas delas fomos nós mesmos que fi zemos. O tamanho destas máquinas comerciais é muito grande e inviabiliza a produção artesanal, por isto tivemos de construí-las. Fizemos o congelador de bico, o colocador de tampas corona e o colocador das rolhas”.

Beto Aued em sua adega: espumante iniciou como uma brincadeira, mas os amigos já degustam

UMA PERGUNTAA Olivas do Sul enfrenta difi culdades para atender toda a demanda de azeite?

O empresário rural Beto Aued afi rma que não, pois a agroindústria não busca novos mercados para não correr o risco de desabastecimento. Ela produziu cerca de 20 mil litros na safra passada. “Apenas para termos ideia do potencial de consumo, o Brasil importou no ano passado 62 mil toneladas de azeite”, frisa Aued. De acordo com Aued, alguns restaurantes de Porto Alegre, São Paulo e Brasília usam o azeite da Olivas do Sul. Ele observa que este mercado é difícil de ser trabalhado. “Temos o nosso produto na banca 43 do Mercado Público de Porto Alegre, que é um ponto conhecido dos grandes chefes, onde nosso azeite tem uma demanda muito grande”, enfatiza Aued. No início do ano o produto cachoeirense passou a ser comercializado também por algumas lojas da rede Pão de Açúcar, uma das maiores do país.

ATENÇÃO

O azeite da Olivas do Sul está no catálogo mais im-portante da Itália como um dos melhores do mundo. “Para estar neste catálogo é preciso que as análises laboratoriais, como acidez, estejam de acordo com as normas do Comitê Oleícola Internacional e depois passar por uma análise efetuada por um grupo de mais de 40 degustares italianos”, destaca Aued.

IMPORTANTE

Beto Aued considera muito bom o mercado de azei-te de oliva. “Hoje o nosso maior desafi o é controlar a venda para que o mercado que já conquistamos não fi que desabastecido”, frisa Aued. Ele observa que o produto possui “uma aceitação maravilhosa em razão da qualidade”.

O homem do azeite agoraestá fazendoespumante

PATR

ÍCIA

LO

SS

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Política 8JORNAL DO POVO

Patrícia Loss

O primeiro dia de prefeita inte-rina de Cachoeira do Sul foi corrido para Mariana Carlos. Do início da manhã até perto do meio-dia ela fi cou nos velórios das três vítimas cachoeirenses do incêndio da bo-ate Kiss, de Santa Maria. Mariana ainda acompanhou o sepultamento de Guilherme Pontes, enquanto se-cretários municipais representaram a Prefeitura no enterro das outras duas vítimas de Cachoeira, Rafael

Quilião e Murilo Baroni.De volta à Prefeitura, por volta

das 13h, a primeira prefeita da história de Cachoeira do Sul decidiu manter a festa de escolha das cortes do Carnaval para a noite de sábado, no ginásio da Fenarroz. Chegou a ser analisado o adiamento do concurso em solidariedade às famílias enlu-tadas, mas por falta de tempo hábil a data da festa foi mantida. “Nos clubes, o Carnaval começa no fi nal de semana seguinte ao da escolha das cortes”, destacou Mariana.

DESPESAS - A prefeita interi-na também frisou que os serviços já contratados para o concurso - como show de intervalo, segu-ranças, sonorização e iluminação - teriam de ser pagos duas vezes, caso a festa mudasse de data. “A Prefeitura não tem condições de arcar com as despesas em dobro”, observou. Mariana acrescentou que materiais para passarela e decoração já foram adquiridos e que os jurados estão confi rmados para o concurso.

MULHER COMANDA O PAÇO MUNICIPAL

Prefeita, Mariana vai avelório e decide CarnavalFesta de escolha da rainha do samba foi mantida para sábado que vem

Mariana em seu gabinete de vice-prefeita: mesmo prefeita, não quis ocupar o gabinete de Neiron Viegas

A prefeita interina, Mariana Car-los, reúne-se às 9h de amanhã com o comandante do Corpo de Bombei-ros de Cachoeira do Sul, tenente Jorge Freitas, para tratar de um mutirão para fi scalização das me-didas contra incêndio de boates e clubes de Cachoeira do Sul. “Temos informações de que pelo me-nos uma casa noturna da cidade está funcionando irregularmente. Se isto se confirmar, o alvará da boate será cassado”, antecipa Mariana Carlos.

Mariana decidiu cha-mar o comandante dos Bom-beiros para propor uma fi scalização em

conjunto. Com a tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, ela disse que fi cou preocupada com a segurança dos que frequentam as casas noturnas de Cachoeira.

ENTREVISTA - A força-tarefa que Mariana vai propor ao tenen-

te Freitas é com profi ssionais do Corpo de Bombeiros e fi scais da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Ontem, em en-trevista ao JP, o tenente Freitas assegurou que a fi scalização está em dia e todas as casas noturnas

da cidade estão legalizadas.

Mutirão para fiscalizar boatesIMPORTANTE

Hoje, no seu segundo dia de prefeita interina, Mariana estará em Porto Alegre, onde participará das 9h às 18h de um se-minário promovido pelo Programa Brasileiro Cida-de Sustentável, que reúne as iniciativas pública e privada em defesa do meio ambiente. Mariana fi ca no cargo de prefeita interina até quinta-feira, quando o prefeito Neiron Viegas retorna de uma viagem a Brasília (DF).

riana Car-nhã com Bombei-enente de um

das me-oates e “Temos me-

conjunto. na boatedisse qusegurancasas no

ENTRque Ma

te F

Diário da Prefeitura Patrícia Losss

Parceria para limpar praças

Mãos à obra: voluntários do João Paulo II em mutirão de limpeza em praça

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fi rmando parcerias para mutirões de limpeza de praças e ruas de Cachoeira do Sul. A primeira ade-são ao projeto foi a do Grupo de Escoteiros do Ar João Paulo II. Coordenados por Josiane Petersen, os integrantes já cumpriram sua missão de limpar a Praça Salgado Filho, em frente à Escola Cândida Fortes Brandão.

Diretora municipal de Meio Ambiente, a pro-fessora Ana Margarete Vivian Machado destaca que outras parcerias deverão ser fi rmadas e que o convite está aberto a quem quiser participar. Ela acrescenta que a demanda de pedidos de limpeza de praças é maior do que a capacidade da Prefeitura. “Por isto é tão importante nossa interação com entidades para mantermos limpos os ambientes públicos”, completa.

Acordo para levaralunos a Caçapava

As prefeituras de Cachoeira do Sul e Ca-çapava do Sul fi rmaram acordo para transportar cerca de 250 alunos das escolas Augusto Vitor Costa e Antônio Lopes, localizadas na divisa entre os municípios. Os colégios fi cam em território de Caçapava, mas até o ano passado a Prefeitura de Cachoeira bancava sozinha as seis linhas do transporte.

A partir de 2013 Caçapava patrocinará duas linhas e Cachoeira as outras quatro. As se-cretárias municipais de Educação de Cachoeira e de Caçapava, Maris-tela Almansa e Maureli de Melo, defi niram que

LISTA

A divisão das linhas

CACHOEIRA DO SUL Roseira Geribá Irapuazinho Ipê

R$ 875,94 por dia

CAÇAPAVA DO SUL Dorasnal Palmas

R$ 647,20 por dia

para 2014 será feito um novo estudo rela-cionado ao transporte dos alunos das escolas Augusto Vitor Costa e Antônio Lopes.

Neiron vai atrás de dinheiro hoje

Participando desde ontem de um seminário para novos gestores municipais em Brasília (DF), o prefeito Neiron Viegas (PT) pretende iniciar hoje as visitas a ministérios e gabinetes de deputados em busca de recursos para Cachoeira do Sul. A meta dele é conseguir audiências com os ministros de Agricultura, Esporte, Cidades, Saúde e Agricultura entre hoje e quinta-feira, quando retorna para o Rio Grande do Sul. Logo na abertura do seminário o prefeito deu falta de celular. Ele perdeu o apa-relho e não o localizou. No início da noite Neiron comprou um celular novo e conseguiu manter o número do telefone.

DIVULGAÇÃO JP

FOTO

S L

UIS

BA

CED

ON

I

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Geral 9JORNAL DO POVO

Acostumado a se de-parar com vítimas de tragédias nos seus 36 anos como cardiologista e outros 18 como legista, o médico Mário Cezar Both, 59 anos, disse que foi difícil segurar a emo-ção no Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria. Ele foi requisitado para auxiliar no processo de identifi cação das víti-mas da boate Kiss.

Ao descrever ontem o momento em que ingres-sava na cidade, no último domingo, o cardiologista não conseguia disfarçar a emoção. Ele contou que até chegar ao ginásio onde estavam os corpos, presenciou pessoas cho-rando pelas ruas e dentro dos carros. “Era uma cidade consternada pela dor de uma tragédia ja-mais vista”, relatou Both.

FOCO – No CDM a situ-ação era mais dramática ainda, pois ali chegavam a todo o momento ca-dáveres de jovens que morreram na boate. Both lembrou que durante sua carreira chegou a periciar até seis pessoas mortas numa mesma tragédia, mas no ginásio eram mais de 230 vítimas. “É a dor de uma perda mul-tiplicada por mais de 230 vezes”, constatou.

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

Força-tarefa em favor da solidariedadeProfissionais cachoeirenses foram a Santa Maria ajudar famílias das vítimas e relatam o cenário Luis Bacedoni

Profi ssionais cachoeirenses de di-versas áreas formaram uma verdadeira força-tarefa na tarde de domingo para ajudar as famílias das vítimas da boate que pegou fogo em Santa Maria. Psi-cólogos, enfermeiro, assistente social, médico-legista e auxiliares de perícia foram à cidade vizinha para dar apoio aos familiares no difícil momento do reconhecimento dos corpos.

Formada em Psicologia há 10 anos, a presidenta da Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cacho-eira do Sul (Cacisc), Cecília Chaves, não

pensou duas vezes quando se deparou com o horror ocorrido na madrugada de domingo e rumou para Santa Maria. “Era um momento de tragédia em que toda a ajuda é necessária”, declarou.

No Ginásio Desportivo Municipal (CDM), para onde os corpos foram leva-dos para reconhecimento, o cenário era de desolação e dor. Conforme Cecília, os corpos foram enfi leirados no chão, com os pertences, como celulares, chaves de carro e documentos de identidade, colo-cados sobre o abdômen. “O reconheci-mento das mulheres foi mais difícil, pois a maioria delas não portava documentos”, relatou a psicóloga.

Cecília, que deu apoio e conforto a dezenas de famílias, relatou que viu poucos corpos com sinais de queima-dura. A fi sionomia de algumas vítimas demonstrava que elas fi zeram muito esforço para sobreviver à tragédia. “Havia corpos com sinais de perfuração, possivelmente provocados por saltos de sapatos”, narrou Cecília.

SOFRIMENTO - “Foi uma experiência muito difícil”, descreveu a psicóloga da Associação dos Aposentados e Pensio-nistas, Jenifer Curto Schütz, que também foi a Santa Maria. Ela ajudou a confortar muitas famílias no momento em que

identifi cavam seus mortos no CDM. “Não há muito que fazer neste momento, a não ser confortar quem enfrenta o momento da perda”, disse a psicóloga de 27 anos, formada há cinco.

“Foram momentos de sofrimento intenso, difíceis até de descrever”, re-sumiu outra psicóloga cachoeirense, Tanara Benites, 31 anos, que ao longo de seus seis anos de profi ssão nunca havia se deparado com tamanho desafi o. Ela revelou que além das famílias das vítimas, os psicólogos tiveram que dar apoio para profi ssionais da enfermagem, alguns extenuados pela terrível tarefa de ajudar a identifi car corpos.

O conforto às famílias cachoeirensesAs psicólogas cacho-

eirenses assistiram deze-nas de famílias desconhe-cidas que perderam pes-soas na tragédia da boate Kiss, mas auxiliaram também as cachoeirenses que perderam jovens no incêndio. Cecília Chaves acompanhou o pai do estudante cachoeirense Rafael Quilião de Oliveira, 26 anos, que morreu no incêndio da casa noturna. Carlos Artur de Oliveira cumpriu a dolorosa ro-tina de centenas de pais e parentes que foram ao ginásio reconhecer seus entes queridos. “Não há o que falar neste momen-to”, explicou Cecília.

Já a psicóloga Jenifer Curto chegou a conversar com a mãe do acadêmico cachoeirense Guilherme Pontes Gonçalves, 19 anos, que também não escapou da tragédia. A mãe do estudante, a dire-tora da Pontes Turismo, Mariângela Pontes, tam-bém reconheceu o corpo do fi lho. “Não é possível dimensionar a dor em um momento como esse”, declarou a psicóloga.

20 MINUTOS - Cecí-lia Chaves relatou que a organização para o reconhecimento dos mor-tos no CDM funcionou perfeitamente e disse que a cada 20 minutos 10 famílias eram cha-madas para identifi car os corpos. “As pessoas estavam desoladas nas arquibancadas, torcen-do para que não fossem chamadas. A expectativa era semelhante à de uma lista de vestibular, só que com efeito contrário”, comparou a psicóloga cachoeirense.

Cecília contou ainda que muitos celulares que estavam sobre os corpos tocavam a todo momento. Eram familiares tentando

Cecília: tragédia marca até os profi ssionais experientes

falar com as vítimas. Esse detalhe marcou tanto a psicóloga que durante

a entrevista ela deu um sobressalto ao ouvir tocar o celular do repórter.

Jovens encaram desafio na tragédiaProfi ssionais recém formados, como

o enfermeiro cachoeirense Robson Rezende, 23 anos, que no mês que vem completará seu primeiro ano no exercício da profi ssão, encararam a tragédia de Santa Maria para prestar auxílio e solidariedade às famílias das vítimas da boate. “A gente fez o que pôde para ajudar as famílias no momento de desespero”, relatou ele.

A assistente social Liziane Rezende, que concluiu o curso de Serviço Social

em 2007, relatou que a organização no CDM foi decisiva para encurtar o tempo do doloroso processo de iden-tifi cação das vítimas. Ela ajudou no cadastramento e no auxílio às famílias consternadas.

“O conforto neste momento passa a ser muito importante”, descreveu a as-sistente social cachoeirense, lembrando que a tragédia deixou marcas e lições. Uma delas é que é necessário prestar mais atenção aos outros e à vida.

PARA SABER MAISForça-tarefa da solidariedade

Profi ssionais cachoeirenses em Santa Maria

Cecília Chaves (psicóloga) Mário Both (médico-legista) Sandro Pohlmann (auxiliar de perícia) Jenifer Curto Schütz (psicóloga) Tanara Benitez (psicóloga) Valdoni Almeida (auxiliar de perícia) Gustavo Hammann (psicólogo) Robson Rezende (enfermeiro) Liziane Rezende (assistente social) Paula Ternus (enfermeira) Paola Pereira da Luz (técnica em enfermagem)

Cidade consternada comove médico-legista

Both: legista experiente passou por experiência inédita

O legista relatou que chegou a examinar 12 corpos e para não se deixar contaminar pelo desespero que o rode-ava, manteve o foco no trabalho. “Tem que manter o foco no que se está fazendo e es-quecer tudo que ocorre no entorno”, explicou Both, afi rmando que a experiência do CDM foi a mais marcante de sua carreira profi ssional.

O médico levou a

Santa Maria dois au-xiliares de perícia de Cachoeira do Sul. Um deles, Valdoni Almeida, se preparava para come-morar o aniversário no último domingo. A festa foi adiada pela conster-nação provocada pela tragédia de Santa Maria, que tomou conta do esta-do e do país. “Eu fui lá, tirei o Valdoni da festa de aniversário dele e o levei comigo para Santa Maria”, contou Both.

ELI

SA

ND

RA

MA

RTI

NS

PATR

ÍCIA

MIR

AN

DA

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Geral 10JORNAL DO POVO

Elisandra Martins

“Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração... Pois seja o que vier, venha o que vier... Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar...”.

Cantando estes e ou-tros versos da música “Canção da América”, de Milton Nascimen-to, amigos e familiares despediram-se ontem de Rafael Quilião de Oliveira, uma das 231 vítimas do incêndio na boate Kiss, de Santa Maria.

Chamado de Bolha pe-los amigos, Quilião tinha 26 anos e foi velado junto com seu melhor amigo, Murilo Baroni Silveira, 22 anos, cachoeirense igual-mente morto na tragédia de Santa Maria.

Em outra capela, mais dor e desolação no veló-rio de Guilherme Pontes Gonçalves, outra vítima cachoeirense da tragédia na boate Kiss. Estudante de Agronomia na Uni-versidade Federal de Santa Maria, ele morreu junto com a namorada, Stefani Posser Simeoni, de Marau. Guilherme foi sepultado no Cemitério das Irmandades.

GRÊMIO - As capelas onde foram velados os amigos Murilo e Rafael estavam lotadas nas des-pedidas fi nais. Houve até revezamento para entrar nas salas no último adeus aos jovens. Murilo foi se-pultado no Cemitério das Irmandades. Já Rafael Quilião foi sepultado no Cemitério Municipal, com uma bandeira do Grêmio cobrindo seu caixão. A homenagem foi dos ami-gos a um apaixonado pelo tricolor gaúcho.

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

Hemosul precisa somente de sangue

tipo O negativoO pedido para que os

cachoeirenses doassem sangue no Hemosul na manhã desta segunda-feira teve efeito. Várias pessoas foram à casa de saúde. Mesmo assim, o banco ainda precisa de sangue O negativo. Como ele pode ser transfundido para qualquer pessoa, é considerado um sangue de emergência, o que pode atender às necessidades dos pacientes internados em Santa Maria, vítimas do incêndio da boate Kiss.

O tipo O negativo é o mais raro. O ideal é o HCB manter um estoque de 13 a 16 bolsas, mas na tarde de ontem o banco de sangue Hemosul, tinha apenas oito, suficiente apenas para atender à demanda do HCB.

Na manhã desta se-gunda-feira a movimen-tação no Hemosul foi

75% maior do que nos dias normais. Enquanto a média é de 20 atendimen-tos diários, ontem foram 35 coletas, quantidade sufi ciente para atender as necessidade do banco de sangue e ainda ter uma reserva para enviar para Santa Maria.

NECESSIDADE - A médica responsável pelo serviço, Cátia Torres da Silva, explica que por en-quanto os hospitais estão com reserva e somente o Hospital Universitário de Santa Maria pediu auxílio, mas precisa apenas do O negativo. “Eles tiveram muitas doações entre domingo e ontem. As coletas são feitas apenas conforme a necessidade para evitar desperdício, pois os glóbulos verme-lhos têm validade de 35 dias”, explica.

Médica Cátia Torres mostra geladeira do Hemosul: solidariedade fez aumentar estoque

UMA PERGUNTA

Quem pode doar sangue?Quem quiser doar sangue no Hemosul pode ir

até o laboratório, que fi ca ao lado da emergência do HCB, das 7h30min às 11h. É preciso ser saudável e ter idade entre 18 e 67 anos. Menos de 16 e 17 anos podem doar, desde que sejam autorizados pelos pais. É preciso levar documento de identidade com foto e estar alimentado.

Campanha recolhe doações para as vítimasA Blitz Produtora de Eventos

recebe de hoje até sexta-feira lu-vas e máscaras cirúrgicas, álcool gel, algodão, água mineral e papel higiênico para encaminhar a Santa Maria, onde o incêndio na boate Kiss deixou 231 mortos e cerca de 130 feridos.

A Blitz, que gerencia o bar Bora

Bora, também ajudará as famílias que perderam suas casas no in-cêndio que destruiu em torno de 50 residências no Bairro Humaitá, em Porto Alegre. 50% do lucro do Bora Bora entre amanhã e sábado será repassada à Defesa Civil de Porto Alegre. A Blitz ainda receberá doações para os desabrigados da

capital gaúcha, como alimentos, remédios, roupas e calçados.

ENDEREÇO - As doações devem ser deixadas na Blitz entre hoje e sexta-feira, das 13h30min às 18h20min. A empresa fi ca na Rua Marechal Deodoro, 395, no Centro. O telefone é 3723-1410.

DESCANSEM EM PAZ, Murilo, Rafael e GuilhermeSepultamentos dos três cachoeirenses que morreram no incêndio da boate Kiss foram simultâneos, com muitos jovens nos cemitérios

Enterro de Murilo Silveira no Cemitério das Irman-dades

Caixão de Rafael foi

coberto com a bandeira do Grêmio

Tristeza na che-gada do caixão de

Guilherme ao Cemi-tério das Irmanda-

des

ELI

SA

ND

RA

MA

RTI

NS

PR

ISC

ILA

KELL

ER

MA

NN

DIV

ULG

ÃO

JP

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Geral 11JORNAL DO POVO

REPRODUZIDO DO JORNAL ZERO HORA

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

Quatro presos por incêndio na Kiss

Os dois proprietários da casa noturna Kiss e dois in-tegrantes da banda Gurizada Fandangueira foram presos ontem pela Polícia Civil pelo incêndio que matou 231 jovens na madrugada deste domingo, em Santa Maria. O empresário Elissandro Calle-garo Spohr, o Kiko, foi preso por policiais em um hospital de Cruz Alta, onde está deti-do. O sócio dele na casa no-turna Kiss, Mauro Hoffmann, se apresentou para a Polícia. O vocalista Marcelo de Je-sus dos Santos foi preso no velório do gaiteiro da banda, Danilo Jaques. Além deles, o produtor da banda, Luciano Augusto Bonilha Leão, foi preso.

Câmeras sumiram da boate

Os donos da casa noturna e os inte-grantes da banda tiveram o pedido de prisão tempo-rária de cinco dias decretada pelo juiz Régis Adil Bertolini na madrugada de ontem. A prisão des-tas quatro pessoas atende um pedido da Polícia para que não haja interferência nas investigações. Segundo a Polícia, os equipamentos que possuíam as ima-gens do interior da boate no momento da tragédia sumiram da casa noturna.

75 feridos estão em estado grave

Boate estava autorizada a funcionar

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, afi rmou ontem que a boate Kiss poderia funcionar, mesmo sem estar com o novo plano de prevenção de incên-dios aprovado. O plano havia vencido em no-vembro e os proprietá-rios haviam notifi cado o Corpo de Bombeiros sobre um novo projeto, que estava sob avalia-ção. Uma vez aprovado o plano, uma vistoria deveria ser realizada para ver se as instala-ções estavam de acor-do com os documentos apresentados.

Governador Tarso cobra investigação minuciosa

O governador Tarso Genro voltou ontem a Santa Maria, onde con-cedeu entrevista coletiva sobre a tragédia da boate Kiss. Ele salientou que o primeiro momento era de resgate das vítimas e a segunda fase foi a luta para preservar a saúde dos feridos. “Entramos agora na terceira fase, que é a apuração. Queremos que o caso seja investigado à exaustão, que dele possam decorrer mudanças inclu-sive legislativas em nível federal, estadual e munici-pal”, frisou Tarso.

SEGUE NA PÁGINA 14

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afi rmou ontem à tarde que 75 pacientes que se feriram no incêndio da boate Kiss correm risco de morte. “Ao todo, temos 75 pacientes em UTI, aqui (Santa Maria) e em Porto Alegre, que estão em estado crítico e correm risco de morte”, informou Padilha. De acordo com ele, 83 pacientes estão internados em Santa Maria. Destes, 33 estão em estado grave na UTI.

2

FOI encontrada esta cachorrinha próximo ao Quartel no Ano Novo na rua Andrade Neves. Quem for o responsá-vel, ela se encontra no Bairro Fátima na rua São Rafael, 99. Fone 9732-6171, com Maria.

[2 DORMITÓRIOS]_____________________

LC PORTAL ALUGAALUGA-SE casa, 2 dor-mitórios, sala, cozinha, banheiro e pátio todo mu-rado, Bairro Centro. R$ 530,00 mais IPTU. IMO-BILIÁRIA L C PORTAL IMOVEIS CRECI 36.741. Rua Senador Pinheiro Machado, 1260, Centro. Fone 3723-1879, 9623-1761, 85240-388 ou 8425-9816._____________________

LC PORTAL ALUGAALUGA-SE apartamento novo, 2 dormitórios, sala cozinha, banheiro, ga-ragem sem condomínio. R$ 660,00 na rua General Portinho. IMOBILIÁRIA L C PORTAL IMOVEIS CRECI

Dormitórios2

36.741 . Rua Senador Pinheiro Machado, 1260, Centro. Fone 3723-1879, 9623-1761, 85240-388 ou 8425-9816._____________________

[3 DORMITÓRIOS]_____________________

LC PORTAL ALUGAALUGA-SE Casa 3 dor-mitório, sala, varanda ,cozinha, 2 banheiros, garagem, toda gradeada e murada, portão eletrônico, canil. R$ 1.300,00, bairro Rio Branco.AG702. IMO-BILIÁRIA L C PORTAL IMOVEIS CRECI 36.741 . Rua Senador Pinheiro Machado, 1260, Centro. Fone 3723-1879, 9623-1761, 85240-388 ou 8425-9816.

Dormitórios3

VENDE-SE 2 f i lhotes fêmeas de Pastor Alemão, vacinados com 62 dias, pais tatuados. Tratar fone 9996-1054.

CORSA Wind 99, bran-co, 2 portas, com alar-me e trava elétrica, pla-ca IIA 6302. R$ 11,500. Fone 9622-7454.

MARÉ 01, completo, cinza, placas DDI 6581. Inteiro. R$ 12.000,00. Fone 9560-6564._____________________

CAMIONETE Ranger, cabine dupla, 2.8, stom,

aceita-se Parati, Palio ou imóveis, placa ILU 0326. Fone 9279-5297._____________________

VENDE-SE Peugeot 206, 08, novo, placas IOT 0216. R$ 18.000.00. Fone 8551-7002.

PRECISÃO PRÓXIMAS TURMAS

PREFEITURA, MAGIS-TÉRIO, CORREIOS, PRF (nível médio e superior), POLÍCIA CIVIL e BAN-CO DO BRASIL. O curso Precisão está montando lista de interessados para suas próximas turmas. Prepare-se no curso que mais aprova em Cachoeira do Sul. Turmas específi -cas com professores de qualidade com material didático completo. Precisão qualidade comprovada pela aprovação! - Mare-chal Floriano, 49 – fones: 3724.5005 / 9833.3697._____________________

BRIGADA ALICERCESALICERCES promove curso preparatório para a BRIGADA MILITAR RS. Informe-se. Cursos pre-vistos para 2013.COR-REIOS, PREFEITURA, MAGISTÉRIO ESTADUAL, PRF, BANCO DO BRASIL. Alicerces a base para o seu futuro. Registre seu inter-esse por telefone ou e-mail! Maiores informações ligue 3722 1679 ou 9268 6988 ou e-mail: [email protected] ou Rua Dr. Milan Krás, 1055 _____________________

CURSO QUALIFICAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

Inicio 23/01, na Escolinha Brincando com Letrinhas. Faça o curso e será con-tratado, temos algumas vagas. Também estamos com inscrições abertas para o concurso magistério e prefeitura. Fone 3722-3092 ou 9150-2273._____________________

PREPARATÓRIO DETRAN SEAC

Prepare-se e seja um profissional concursado SEAC. Rua Juvêncio Soares, 1744. Ao lado do Candieiro. Fone 3723-1758.

Contrata-se empre-gada que pose no emprego. Salário R$ 750,00, quarto privativo com TV. Marcar entre-vista com referências, fone 3723.9892 a partir das 14h.

PRECISA-SE de cuidador de idoso para trabalhar e morar em Camobi. Fone 9862-2645.

TACHAR JÓIAS Seleciona revendedo-ras de Langerie e semi jóias. Tratar com Rafael, dia 31/01, Hamburgo Hotel, das 9:00 h. as 17:00 h. Levar docu-mentação.

CIA DE NEGÓCIOSMilitares e pensionistas do Exército, aposen-tados e pensionistas do INSS, funcioná-rios públicos federais, pensionistas do IPE, funcionalismo esta-dual, refinanciamos seus empréstimos e compramos suas dí-vidas. Ligue ou venha nos visitar. Rua Silvio Scopel, 796. Acima da Lauri Esportes. Fone 3724-0288, 9826-8847 ou 9899-1690. Email: [email protected]

CRÉDITO RÁPIDO NOVA MARGEM DE SALÁRIO MÍNIMO

Empréstimos consigna-dos para aposentado e pensionista do INSS, mili-tares de carreira, Federais (Siape). Financiamentos e refinanciamentos de

motos, carros e caminhões. Atendimento de segunda a sábado. Rua Bento Gon-çalves, 680. Próximo à Ro-doviária. Fone 3722-4039 e 8434-4777 ou 9350-9166.

NOVO MÍNIMO EMPRESTIMOS

Atenção! Já estamos cadastrando emprés-timos aposentados e pensionistas INSS nova margem. Aproveite acrescente refinan-ciamento sem alterar salário. Tire mais di-nheiro. Consulte-nos Rua Saldanha Marinho, 1275 ( frente Bramoto ) Fones 3722-7037 ou 9125-2866 e 8269-2125. Dambros CNPJ 02837407/ 0001-01.

DISNEY 2013EXPRESS 11 Dias - U$ 3590. VIP 15 dias - U$ 4290. DISNEY + Nova york 18 dias - U$ 4890. Com guia desde Porto Alegre - preço para acomodação em apartamento quádruplo. Férias de JULHO 2013 - já a venda! Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

PÁSCOA EM MONTEVIDÉU

28 A 31/03/13 – 04 DIAS 02 NTS, TRANSPORTE RODOVIÁRIO EM ÔNI-BUS LEITO TURISMO SUPER LUXO, Tour por Punta Del Este e- City Tour por Montevideo com guia local, Serviço de guia acompanhante, Seguro de assistência de viagem e Bolsa de viagem. Pa-gamento em até 10x sem juros. Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

BUENOS AIRESFeriado de Corpus Christi de 29/05 a 03/06/13 e Férias de Julho – feira de Palermo de 24/07 a 29/07/13 Ônibus luxo, saída de Cachoeira, 03 noites Hotel Reconquista Plaza, Seguro , City tour e Guia.

Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

TURQUIA E GRÉCIA COM CRUZEIRO MSC FANTASIA DE VENEZA

A ATENAS Período: 24/05/2013 a 10/06/2013. Veneza Bari Katakollon Santorini Ate-nas Capadócia Pamukkale Kusadasi Éfeso Pérgamo Tróia Çanakkale e Istambul. Aéreo Porto Alegre/São Paulo/Veneza//Istambul/São Paulo/Porto Alegre e Atenas/Capadócia com taxas; 12 noites em hotéis turística superior, com café da manhã. 04 noites no MSC FANTASIA-Veneza/Bari/Katakolon/Santorini/Atenas( café,almoço, jan-tar) 08 refeições durante a Turquia; Traslados e visitas conforme roteiro; Seguro viagem; Acompanhante du-rante todo o roteiro (mínimo de 20 pessoas) desde Porto Alegre; Guia Local durante Tour na Turquia falando Espanhol ou Português. Pagamento em até 10x. Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

RUSSIA E ESCANDINÁVIA

DE 06 A 24/08/13Passando por RÚSSIA: Moscou e San Peters-burgo; FINLANDIA: Hel-sinki; SUECIA: Estocolmo, Karlstad;NORUEGA: Oslo, Região dos Fiordos, Gud-vangen, Valle del Voss, Bergen; Aéreo Por to Alegre/São Paulo/Moscou/Bergen/São Paulo/Porto Alegre, classe econômica, com taxas; -15 noites hos-pedagem em hotéis padrão superior, com café da -01 noite de Trem Moscou/St Petersburgo; -01 noite em Cruziero Helsinki/Es-tocolmo; -Transfers in/out; -Guias locais em espanhol, durante as visitas indicadas no itinerário; -Seguro de Assistência; -6 refeições; -Acompanhante da Opera-dora desde Porto Alegre. Pagamento em até 10x. Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

EXCURSÕESPavanato, viagens, turismo. Fone 9219-0751, 3722-1104 ou 3724-0283, com Madalena._____________________

EXCURSÕESSão Paulo 18/2. Direto na ferinha da madrugada, com lanche, R$ 230,00. Ônibus leito. Paraguai, bate e volta. Saídas terças e sextas. R$ 200,00. CARNAVAL 9/2 á 12/2 café colonial, Hotel Oceano. R$ 350,00. CAMBORIÚ 26/01 A 2/02, a uma quadra do mar, R$ 550,00 ( 7 dias). Maiores in-formações fone 3724-0472 ou 9688-7360, com Bia. _____________________

FELIPETUR VIAGENS E TRANSPORTE

ESCOLARExcu rsões, pa rques aquáticos, formaturas e aniversários. Em 2013 também com transporte escolar. Fone 3724-1002 ou 9 q948-0416._____________________

EXCURÇÕES Praia 3/02

Cassino. Torres carnaval. Fone 3723-8200, 8461-3167, 9825-8018 ou 9406-4548, com Celita. _____________________

EXCURSÃO Torres car-naval, saída 9/2 ás 3:30hs da manhã, retorno 12/02 ás 20hs. Hotel Praia de Torres, quatro quadras da praia (Centro). R$ 300,00. Fone 9895-3416, com Marcos.

IBRAIM IMÓVEISAg. 687 - VENDE-SE Chá-cara com 13 hectares, com duas casas, forno de fumo, galpão, poço artesiano, açude. Estrada dos Cas-semiros. R$ 300.000,00. IBRAIM IMOVEIS, CRECI 35.016. RUA MORON, 1228 - CACHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 - 9168-8113 - 98299171. www.ibraimimoveis.com.br_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg. 095 - VENDE-SE campo com 39 hectares com benfeitorias, casa de alvenaria, pomar, galpão, balança nova, mangueira nova, cercas novas, açude, água e luz elétrica. Lo-calidade Palma Piquiri. R$ 240.000,00. Ibraim Imóveis. CRECI 35.016. Rua Moron, 1228. Cachoeira do Sul. FONE: 3723-3981 ou 9168-8113 www.ibraimimoveis.com.br. _____________________

IBRAIM IMÓVEISAg. 763. VENDE-SE exce-lente campo 174 hectare. Sendo 140 hectare. Com mato de acácia, com 7 anos, galpão com moradia, açudes, água de poço artesiano, luz elétrica e cercas boas. Localidade de Piquiri. Documentação em dia. R$ 930.000,00. Vende só o mato R$ 400.000,00. IBRAIM IMÓVEIS. CRECI 35.016. Rua Moron, 1228, centro. Cachoeira do Sul. Fones: 3723-3981 ou 9168-8113 www.ibraimimoveis.com.br

GABI BRINQUEDOSAlugamos cama elásti-ca, castelo de bolinhas, balanço, escorregador e outros. Kits de brin-quedos para festas. Ligue e confi ra. Fone 3722-7079 e 9291-7700 ou 9866-1043.

Vende-se apartamen-to novo, 2 quartos, 2 banheiros, sendo 1 suíte, sala com 2 ambientes, cozinha, área de serviço, ga-ragem, sacada com churrasqueira, baixo condomínio, água, luz e gás individual, Batista Carlos, 1278. Financiá-vel. Fone: 9996-1589.

VENDE-SE CASABairro Soares, exce-lente localização, com móveis planejados.Di-reto com proprietário fone 8594-6732.

VENDE-SE uma casa nova, na Soares, 2 dormitórios, 1 suíte, banheiro social, coz-inha, sala de jantar e estar, garagem, lareira, chur-rasqueira, toda gradeada, acabamento em gesso, porcelanato e granito, ex-celente localização. Tratar direto com o proprietário. Fone 9950-1218._____________________

[1 DORMITÓRIO]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg. 754 – VENDE-SE. Casa de alvenaria 1 dormitório, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Terreno medindo 7,50 x 100m. Rua Juvêncio Soares, Bairro Soares. R$ 40.000,00 (não financia). IBRAIM IMOVEIS, CRECI 35.016. RUA MORON, 1228 – CA-CHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 – 9168-8113 – 98299171 www.ibraimi-moveis.com.br_____________________

[2 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.756- VENDE-SE Casa de alvenaria, 2 dormitórios, cozinha, banheiro, área de serviço, 2 garagem. Medin-do 11 x 44m. Bairro Santo Antonio, próximo colégio São Pedro. R$ 125.000,00. IBRAIM IMOVEIS. CRECI 35.016. RUA MORON, 1228. CACHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 ou 9168-8113 www.ibraimi-moveis.com.br_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.772- VENDE-SE Casa de alvenaria, 2 dormitórios, sala, varanda, cozinha, banheiro, área de serviço fechado. Terreno medindo 10 x44m. Rua Eduardo Dicklhuber, bairro Tibiriçá. R$ 90.000,00. Financia pelo Banrisul. IBRAIM IMOVEIS. CRECI 35.016. RUA MORON, 1228. CA-CHOEIRA DO SUL. Fone 3723-3981 ou 9168-8113 www.ibraimimoveis.com.br.

Dormitório1

Dormitórios2

JORNAL DO POVO Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013 13

CHAMADA PÚBLICAA Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração, torna pública a Chamada Pública, autorizada pelo Processo n.º 1.133/2013, Edital n.º 02/2013, para ca-dastramento de interessados em receber autorização, na forma do art. 89, § 3º, da Lei Orgânica do Município, para realização de eventos no Balneário Praia Nova, a pedido da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio. CADASTRAMENTO: Do dia 29 de janeiro a 04 de fevereiro/2013, horário de expediente. LOCAL: Departamento de Compras da Secretaria Municipal de Administração, sito à Rua Moron, nº 1.013. Informações disponíveis na Secretaria Municipal de Administração. O edital está disponível no site www.cachoeiradosul.rs.gov.br e na Secretaria Municipal de Administração, Departamento de Compras, fone: 0 (xx) 51 3724 6052, em horário de expediente.

Cachoeira do Sul, 28 de janeiro de 2013

Cristina da Gama MórSecretária Municipal de Administração.

PREFEITURA DE CACHOEIRA DO SUL - RSSECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃODEPARTAMENTO DE COMPRASRua Moron, 1.013 – Fone/Fax (51) 3724-6052

CONVITE PARA MISSA DE 1º MÊS DE FALECIMENTO

Pais Almir Mello Pérez e Nair Gomes Pérez e demais familiares de

JOSÉ LEÔNCIO GOMES PÉREZ

(Kiko Pérez)convidam parentes e amigos para missa a realizar-se dia 29/1/2013 (hoje), às 18h30min, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Pelo comparecimento agradecem.

_____________________

[3 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg. 810 VENDE-SE Casa de alvenaria em construção, no centro, 3 dormitórios, sala, coz-inha, banheiro, entrada para carro,(entrega pronta sem pintura). Rua, 15 de Novembro. R$ 58.000,00. IBRAIM IMOVEIS, CRECI 35.016. RUA MORON, 1228 - CACHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 - 9168-8113 - 98299171 www.ibraimimoveis.com.br_____________________

[4 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.807 - VENDE-SE Casa de alvenaria, com 4 dor-mitórios, sala, varanda, cozinha, 2 banheiros, am-pla garagem com chur-rasqueira e lareira, terreno medindo 16x44m. Rua Ramiro Barcelos, próximo ao colégio João Neves, bairro Frota. R$ 420.000,00. IBRAIM IMOVEIS, CRECI 35.016. RUA MORON, 1228 - CACHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 - 9168-8113 - 98299171 www.ibraimimoveis.com.br_____________________

[5 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.648- VENDE-SE Casa de alvenaria 5 dormitórios. ampla sala, sala de TV, cozinha, sala de jantar, banheiro com hidro, 2 banheiros sociais salão de festas com churrasqueira, 2 garagens. Terreno medindo 23 x 25m. Rua Orlando da Cunha Carlos, 256, trevo da Granol. . R$ 240.000,00, aceita imóvel de menor val-or, carro, parte parcelada, estuda proposta. Ibraim Imóveis. CRECI 35.016. Rua Moron, 1228. Fone 3723-3981 ou 9168-8113. Site www.ibraimimoveis.com.br

Dormitórios3

Dormitórios4

Dormitórios5

PRAIA DA ARMAÇÃOCASA Florianópolis 50m da praia, ter. 540m², à.c 400m², 4 dorm., sendo 3 suítes, 2 salas, mirante c/ vista mar, alto padrão. R$ 700mil escrit. pública. Tratar (48) 9981-8800 ou 3237-5543. Creci 5307. www.portalsul.com.br_____________________

ALUGA-SE apartamento em Capão da Canoa com dois quartos e acomodação para oito pessoas. A partir do dia 23/01. Av. Beira mar, em frente RBS. Fone 9624-7464 com Francisca._____________________

ALUGA-SE apartamento 1 dormitório com box, praia Capão da Canoa. Apartir do dia 13/2. Fone 8435-6512.

VENDE-SEColheitadeira Massey Fer-guson 1630, ano 1984. Reboque, Tabarelli, ca-

pacidade 5.000 Kg. Interes-sados, tratar pelo fone: (55) 9959-3990.

SUPER PROMOÇÃO Bento motos na revisão geral. Ganhe lavagem e polimento. _____________________

BENTO Motos super pro-moção. Pneus e camaras, todas motocicletas, kit tran-missão, capacetes e muito mais. Agende a revissão de sua moto. Fone 3723-3070, 9115-1505 ou 8173-2280, com Ivan ou Jussara.

BROS 150 ESD 05/05 preta, revisada com ga-rantia, placa IMI 3505. Fone 9115-1505 ou 8173-2266 com Ivan.

BROS ES, 08, verme-lha, placa IOD 8575. Revisada, com garan-tia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

BROS 150 KS, branca, placa INW 6401. Re-visada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

TWISTER 07, bordo, placa INO 0586, revi-sada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

NX 400 Falcon, bordo, placa IOH 3797, 08, 32.000 quilometros, super inteira, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

CRYPTON, vermelha, 12, placa ISV 6533, 70 quilometros, nova. Sceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

BIZ + 04, prata, placa ILX 1707, aro liga leve e partida elétrica, re-visada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

XR 200R, 02, branca, placa IKM 5247, revi-sada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

TITAN 150 ES, 08, ver-melha, placa IOO 7800, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

FAN 125,08, preta, pla-ca IPB 2927, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

BIZ ES, 09, amarela, 9.400 quilômetros, pla-ca IPT 8022, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

VENDE-SE Yamara XT 600, ano 2000, preta, excelente estado, baixa quilometragem, placas IJI 1691. Fone 9323-4142 ou 3724-1362._____________________TWISTER 08, único dono, nota fi scal, chave reserva, manual, placa IPG 9776. R$ 7.200,00 somente esse mês. Fone 8424-1243.

MAPASAdquira mapas atualizados de Cachoeira do Sul. R$ 5,00. Gráfi ca Jacuí Ltda. Fone 3722-9595.

CHAPAS DE ALUMÍNIO

Vendo chapas super-fi nas, 58,6x78cm, alu-mínio puro, resistentes para várias utilidades. Cada R$ 5,00 ou 3 por R$ 10,00. Rua 7 de Setembro, 1015. Horá-rio das 8:30 às 11hs e 13:30 às 16hs.

COMPROMóveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Rua João Leitão, 1023. Fone 3724-4202._____________________

VENDE-SE Lustre em bronze puro, com seis braços e as devidas tulipas. Tratar fone: 37239892, somente á tarde._____________________

ARQUIVO de aço 4 gavetas, R$ 100,00. Impressora hp deskjet f4480, R$ 210,00. Mesa de ping pong, R$ 250,00. 2 condicionadores de as Cônsul 7000 btus, R$ 200,00(cada um). Fogão para acampamento 3 bo-cas, R$ 100,00. Mesa para computador 150x70cm, R$ 100,00. Bicicleta Sundown 18 marchas – adulto, R$ 100,00. Suporte de cão para 3 bicicleta, R$ 100,00. Sofá branco em couro 3 lugares, R$ 600,00. Fone 9913-7607 ou 9668-2472.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Vende-se loja de con-fecções e acessórios com 12 anos de mercado, num dos melhores pontos da 7 de Setembro. Motivo: outro negócio. Fone 9983-4590, com Luciano.

PROUCURA-SE ESPOSA

Engenheiro, 46 anos, 1,68m, 75 kg, procura uma esposa, bem clara, entre 20 e 40 anos, sem fi lhos. Fone 8252-9612. E-mail: [email protected]..

Pela intercessão de Santa Clara, o Senhor Todo Po-deroso me abençoe e me proteja. Volte para mim os seus olhos misericor-diosos, me dê à paz e tranqüilidade, derrame sobre mim as suas copio-sas graças e depois desta vida me aceite no céu em

companhia de Santa Clara e de todos os Santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém. Fazer 3 pedidos à Santa Clara, um de negócio e 2 impossíveis. Rezar durante 9 dias, 9 Ave-Marias, com uma vela acesa. Deixar queimar no 9º dia. Mesmo sem fé, seus pedidos serão atendidos. Mande publicar no 9º dia. Agradeço por graça alcançada. L.V.B.

INDENIZAÇÕESDoenças, limitações, aci-dentes e incapacidades para o trabalho ou Exé-rcito. Zarur Mariano & Advogados Associados. Fone 3723-5300. www.zmadvogados.adv.br.

MS MENSAGENSMensagens ao vivo, telemensagem, ligue 3722-7123 ou 9996-3791.

Seja uma Revendedora Hermes. Ganhe comis-sões + brindes. Gerente 9884-1131.

EQUIPE DE APOIO VI-GILÂNCIA E SEGURAN-ÇA. Especializada em segurança privada e física. Registrada nos órgãos competentes: Junta Co-mercial, Receita Federal, Brigada Militar (GSVG). Fone 3724-0136, 9945-1084, com Arisoli ou 9948-3940, com Marlise.

NEGOCIA-SE terreno na rua Major Ouriques, 479, medindo 23mX46m com-primento. Aceita-se carro, imóvel na praia. Fone 8592-5922, 9157-5377 ou 9685-2999, com Fontoura Luiz.

DIV

ULG

ÃO

JP

PATR

ÍCIA

MIR

AN

DA

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Região 14JORNAL DO POVO

Resultado extraofi cialLoterias

01 02 03 04 06 LOTOFÁCIL - 861

07 09 10 11 14

15 17 19 22 23

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

15 3 500.196,28

14 585 1.127,52

13 23.260 12,50

12 247.055 5,00

11 1.332.032 2,50

QUINA - 3106

35 52 64 71 80

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

5 0 1.800.000,00

4 78 5.322,06

3 5.459 108,63

Serviço

Patrícia Loss

Natural de Paraíso do Sul e estudante do primeiro semestre de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a jovem Karin Knirsch, 18 anos, é uma das 231 vítimas fatais da tragédia na boate Kiss, de Santa Maria. Karin morou em Paraíso até julho do ano passado, quando mudou-se para Santa Maria para estudar.

A jovem é fi lha da empresária Nelsi Pretzel, dona da padaria Americana, localizada no centro de Paraíso do Sul,

e do açougueiro Ernani Knirsch, que trabalha em um mercado do Bairro Boa Vista. Karin era fi lha única de Nelsi e tinha um irmão por parte de pai.

SEPULTAMENTO - O reconhecimento do corpo da estudante foi feito pela mãe. Ela viajou a Santa Maria acompanhada de familiares e amigos, caso do secretário municipal de Saúde de Paraíso, Claiton Müller. Karin foi velada no pavilhão da Igreja Luterana de Paraíso e o sepulta-mento ocorreu na manhã de ontem, no Cemitério Evangélico de Agudo.

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

Incêndio na boate matou paraisenseKarin Knirsch cursava o primeiro semestre de Engenharia de Alimentos na UFSM

Karin: uma das vítimas da tragédia Feridos atendidos pelo HCB foram removidosOs dois jovens que

se feriram durante o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, e fi ca-ram internados na UTI do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) foram transferidos para Porto Alegre na madru-gada de ontem. Os dois estão em estado gravís-simo e internados na unidade de queimados do Hospital Mãe de Deus.

Juciane Bonella, de São Marcos, e Ruan Bolsan Martins, de São Sepé, foram transferi-dos em ambulâncias locadas pela Central de Leitos do Estado e saíram às 2h30min da UTI do HCB. Segundo o administrador do HCB, Luciano Morschel, o atendimento da casa de saúde foi prestado com a função de estabilizar os pacientes. A transferên-cia para Porto Alegre se deu para que eles pudes-sem receber tratamento especializado.

Ruan, 18 anos, é de São Sepé, mas mora em Porto Alegre, onde cursa o primeiro semestre de Direito na PUC. Além de queimaduras internas, ele apresentava arra-nhões pelo corpo. Segun-do a mãe, Elaine Bolsan Martins, o fi lho está em férias e participou na noi-te de sábado de uma festa em São Sepé, passou em casa e saiu novamente.

Por volta de 6h30min,

como ele não retornou para casa, ela mandou uma mensagem para seu celular para saber onde ele estava. Em cerca de 15 minutos ele ligou dizendo que estava no hospital. Um médico que atendeu o jovem orientou a família que buscasse vaga em um hospital com UTI porque seu caso era grave. Uma ambulância de São Sepé trouxe o universitário para Cachoeira.

IDENTIFICAÇÃO - A jovem Juciane Bonella só foi identifi cada por familiares por volta das 22h de domingo. Um parente que estava na portaria da emergência do HCB apenas confi r-mou o nome da jovem e disse que ela é acadêmica do primeiro semestre de Medicina Veterinária e natural de São Marcos, mas preferiu não conce-der maiores informações e rapidamente voltou para dentro da casa de saúde.

Durante a tarde de domingo pelo menos duas famílias estiveram no HCB para tentar identifi car a garota, mas não a reconheceram. Segundo informações de pessoas que viram a menina na UTI, ela está muito inchada. Juciane teve queimaduras ex-ternas nas mãos, rosto e braços.

Movimento intenso em frente à emergência do HCB na tarde de domingo

PACICCO - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pacicco de Freitas está com matrículas abertas para alunos do EJA do 1º ao 8º módulo. Para se matricular é neces-sário ir na escola de segunda a sexta-feira no horário das 7h45min às 10h45min.

SEICHO-NO-IE - Todas quartas e quintas-feiras, às 20h, há reuniões na Rua Moacir da Cunha Rösing, 145. Todos os sábados há reuniões às 15h.

TUTELAR - O telefone de plantão do Conselho Tutelar é o 9864-4759. No horário de expedien-te, o atendimento ocorre pelo 3724-6108.

NARCÓTICOS ANÔNI-MOS - O Grupo Poder Superior de Narcóticos Anônimos tem reuniões todas as quintas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 16h, na Rua Ernesto Barros, 1325, fundos da Igreja Santo Antônio. As três primeiras reuniões do mês são fechadas. A última do mês é aberta a toda a comunidade. Informações no site www.nabrasilsul.org.br. A linha de ajuda é (51) 3333-3550 ou no 8201-5600.

Cachoeira do Sul, terça-feira, 29 de janeiro de 2013Polícia 15JORNAL DO POVO

O motoboy Luis Fa-biano Chaves Moreira, 34, teve fratura exposta na perna direita após sofrer um acidente de trânsito na madrugada de ontem, na Rua Saldanha Marinho, em frente ao Sindicato dos Trabalha-dores Rurais (STR).

Moreira transitava com sua moto Honda CG, por volta da meia-noite, quando foi surpreen-dido por um Peugeot, conduzido por Samanta de Moraes, 27 anos, que estava manobrando para entrar em uma garagem. Moreira não conseguiu desviar a tempo e colidiu contra a frente do Peuge-ot, sendo jogado para a calçada da rua.

AMBULÂNCIA - Ele foi socorrido por funcio-nários do setor industrial do Jornal do Povo e depois foi encaminhado pela ambulância do Cor-po de Bombeiros para o HCB, onde precisou passar por exames que constaram a fratura. Ele precisará passar por uma cirurgia, mas não corre riscos.

MOTOBOY

Fratura exposta com moto

PlantãoFurto no

Rio BrancoA residência de

uma mulher de 57 anos teve diversos ob-jetos furtados na noite do último domingo, no Bairro Rio Bran-co, próximo ao Clube Caiçara. A vítima re-lata que havia saído e quando retornou à sua casa, na Rua Marechal Hermes, encontrou a porta da frente aberta. Foram furtados dois ventiladores, uma televisão da marca Philco, diversas biju-terias e um aparelho de som, que ela não lembra a marca. Não há suspeitos do crime.

Mateus Souza

JPESPORTE

COPA LIBERTADORES

FUTSAL

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

■ Terça-feira,

29 de janeiro de 2013

“A maior homenagem que podería-mos prestar às vítimas de Santa Maria era o que tentamos todo o dia, adiar o jogo. Não conseguimos. No dia da partida, vamos manifestar através de faixas a nossa solidariedade”, afi rmou o presidente do Grêmio, Fábio Koff.

LDU não aceita adiarconfronto com GrêmioTricolor alegou falta de clima por causa da tragédia em Santa Maria

Grêmio e LDU: confronto decisivo amanhã na Arena

Robson Neves

A partida de volta entre Grêmio e LDU pela fase preliminar da Copa Libertadores está confi r-mada para amanhã, às 22h, na Arena. Por causa do incêndio que causou a morte de 231 jovens na boate Kiss, em Santa Maria, a diretoria tricolor pediu o adiamento do jogo, alegando “falta de clima”, mas não conse-guiu o adiamento junto à Conmebol.

O plano do Grêmio seria atuar entre terça e quinta-feira da próxima semana. No entanto, a delegação da LDU chegou ontem a Porto Alegre e con-siderou complicado voltar ao Equador para só na próxima semana retornar ao Rio Grande do Sul para disputar a partida.

CONSTERNADOS - “O Grêmio havia entendido que não tinha clima para esse jogo. Estamos todos consternados com o que aconteceu. Era o mínimo a ser feito”, observou o diretor executivo de futebol

Dois gols para avançarApós a derrota por 1 a 0 em Quito,

o Grêmio precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar à fase de grupos da Taça Libertado-res. Se vencer por 1 a 0, a decisão

vai para os pênaltis. Qualquer em-pate dará a vaga à LDU. O time que avançar entra na chave 8, que tem Fluminense, Caracas (Venezuela) e Huachipato (Chile).

do tricolor, Rui Costa. Ele observa, entretanto, que o Grêmio respeita a posição da LDU.

De acordo com Costa,

outro fator que impediu o adiamento do jogo foi a data Fifa, que ocorrerá na próxima semana. Os clu-bes não teriam garantias

de liberação de atletas se-lecionáveis. Pelo Grêmio, Marcelo Moreno e Vargas deverão ser convocados por Bolívia e Chile.

GAUCHÃO

Inter titular encara o Novo Hamburgo

O torcedor colorado terá amanhã a oportu-nidade de assistir pela primeira vez na tempo-rada o time principal do Inter. Ontem foi decidido que os titulares farão a estreia no Campeonato Gaúcho 2013 diante do Novo Hamburgo. O pri-meiro jogo da temporada seria contra o Caxias, no domingo, mas a rodada foi cancelada em razão da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria.

No gramado suple-mentar do CT do Par-que Gigante, a primeira atividade da semana foi voltada para aprimorar as conclusões e a mar-cação da equipe. Em meio campo, o técnico Dunga comandou os vo-lantes, Willians e Fred, os meias e os atacantes em um trabalho onde tinha que triangular, chegar próximo a área e fi na-lizar. O time ainda não está confi rmado devido aos problemas físicos do atacante Forlán e do zagueiro Índio.

LESIONADOS - Mu-riel, Índio e Forlán devem treinar hoje e se não sen-tirem nenhum problema físico estarão à disposição do técnico Dunga para o jogo de estreia do grupo principal contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vieirão, em Gravataí. Os três serão reavaliados e se tiverem uma recupera-ção favorável, participam hoje do treino.

Fora pordois jogos

O zagueiro Jackson e o volante Ygor estão fora dos jogos contra o Novo Hamburgo e contra o Grê-mio, amanhã e domingo. Jackson sofreu entorse no joelho esquerdo e rup-tura parcial ligamentar. Ele faz fi sioterapia. Ygor teve lesão muscular na panturrilha direita. Os dois não têm previsão de retorno.

Quem voltou a correr foi o centroavante Rafael Moura, que após o Bra-sileiro de 2012 realizou uma cirurgia nos dois tornozelos. Como iniciou os trabalhos de condicio-namento, deverá ficar ainda mais duas semanas com os profi ssionais da preparação física.

O Cachoeira Fut-sal apresenta nesta sexta-feira o seu grupo de jogadores para a disputa da Série Ouro do Gauchão de Futsal 2013. A apresentação será na Câmara de Diri-gentes Lojistas, às 19h. No sábado, o Cachoeira iniciará a pré-tempora-da com a maratona de treinos.

A primeira etapa da preparação vai priori-zar o condicionamento físico, trabalho coorde-nador pelo professor Fabiano Miguel. Os treinos com bola de-verão iniciar apenas na terceira semana de treinos, orienta-dos pelo técnico Augusto Brink. A estreia está marcada para 30 de mar-ço, no Ginásio Derlizão, contra a Associação Sobradinho.

Para este ano, o Cachoeira contratou os goleiros Rafael e Thia-go, o beque Markinhos, os alas Murilo, Yuri e Linguiça, e o pivô Zezi-nho. Renovaram con-trato os beques Givago, Dalvan e Luciano, os alas Mamau e Dudu e os pivôs Lucas e Lefor.

Cachoeira mostra a sua cara sexta

ATLETISMO

Ricardo Machado chegouem terceiro no triatlo

O cachoeirense Ri-cardo Morais Machado fi cou em terceiro lugar geral na primeira etapa do Campeonato Estadual Sesc de Triatlo, disputada neste domingo, na Praia do Laranjal. Foram 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco de corrida. Macha-do completou o percurso em 1 hora e 17 minutos. Ele integra a equipe Fisio Adventure/Raia Sul, de Porto Alegre. Recebeu apoio da Escola Tonho Natação para a disputa em Pelotas. A próxima etapa será em Osório, no dia 3 de março.

Ricardo Machado: bom resultado

TURFE

Princesa e Thunder Bayvenceram suas corridas

A égua Eu Sou Princesa venceu, neste domingo à tarde, o primeiro páreo promovido pelo Jockey Club de Cachoeira do Sul, no Hipódro-mo do Amorim. Ele percorreu os 800 metros em 50 segundos, condu-zida pelo jóquei A. Silva. Em segundo chegou Una Prin-cipessa, seguida Princesa: venceu páreo no Amorimpor Rio Jacuípe. A vence-dora pertence a Antônio Régio e a Paulo Santos. No segundo páreo, disputado em 1,2 mil metros, a vi-tória foi de Thunder Bay.

Em segundo chegou Jes-ter Quim, com Dell’ Arca em terceiro. Thunder foi montado por L. Morais. O animal pertence ao Stud Ferragus.

2JP

JORNAL DO POVO Terça-feira,

29 de janeiro de 2013

Quem brilha está em Helena

/4

CURTA O CARNAVAL NA BOA

ANNA LIVYA PADILHA, a “menina-fantasma” da pegadinha exibida pelo Programa Silvio Santos, vai interpretar a personagem Janu na nova versão de "Chiquititas". Adaptada de um sucesso da TV argentina, a novela fez sucesso com o público in-fantil exibida entre julho de 1997 e 2001. O remake estreia em junho, substituindo "Carrossel".

DICAS JP

Se beber não dirija. Pegue um táxi, use transportes públicos ou vá com um amigo que não bebe.

Fique longe de brigas e confusões. Use os banheiros públicos, não urine

nas ruas e calçadas. Não compre latas de refrigerantes ou

cerveja que estejam danifi cadas, perfura-das, ou com o lacre violado, você não sabe o que podem ter colocado dentro delas.

Dê preferência por roupas leves e con-fortáveis e de cores claras.

Use sandálias leves e confortáveis, evi-tando, assim, bolhas e ferimentos nos pés.

Não utilize relógios caros, anéis, brin-cos, pulseiras ou correntes de ouro.

Leve apenas um documento original com foto e sua carteira de plano de saúde, caso tenha.

Deixe talões de cheques e cartões de crédito e débito em casa, leve apenas o dinheiro trocado que pretende gastar, ou seja, nada de exageros.

Ingressos para desfi les devem ser com-prados somente nos locais ofi ciais.

Se alguém se sentir mal perto de você chame um policial, bombeiro ou outro agente público que possa prestar auxílio.

Procure transitar por locais movimenta-dos e iluminados. Só peça informações em postos ofi ciais, como da polícia.

Se levar crianças com você, fi que atento para não os perder de vista, identifi que-os com pulseiras ou crachás plastifi cados contendo nome e o seu telefone.

DICAS SIMPLES GARANTEM UMA FESTA MAIS

TRANQUILA AOS FOLIÕES Oneide Teixeira

O Carnaval é a maior festa popular do país. São quatro dias de comemoração e há quem esten-da a folia para a quarta-feira de cinzas. Tradi-cionalmente em períodos festivos, aumenta o con-sumo de bebidas alcoólicas, a produção de lixo urbano e temos um défi cit na se-gurança pública. Como o Carnaval é uma das come-morações mais longas do nosso país, os proble-mas são pratica-mente inevitáveis.

Para que seu Carnaval seja um período em que se destaque a ale-gria e a diversão, é interessante seguir simples dicas, algumas já bem conhecidas por todos, mas que valem a pena serem relembra-das.

Festa: divirta-se com tranquilidade

Se encontrar uma criança perdida, chame imediatamente um policial.

Evite acompanhar estranhos ou estra-nhas a supostos locais de diversão.

Evite ser uma presa fácil, cuidado com propostas ou convites para uma noita-da muito bem acompanhado em hotéis, casas noturnas e similares.

Evite comentar em público o hotel ou o local em que está hospedado.

Tome conta do seu copo ou latinha de bebida, evite deixá-lo sozinho. Caso aconteça de esquecer-se da sua bebida em algum canto, se achá-la não volte a tomar, compre uma nova.

Aja sempre com simpatia e cordialida-de, porém esteja atento a atitudes suspei-

tas. Use sempre preservativos e evite sur-

presas desagradáveis. Alimente-se com moderação, prefi ra

comidas leves e evite o excesso de bebi-das alcoólicas.

Beba muita água mineral e sucos de frutas naturais.

Use protetor solar, mesmo que não vá à praia e mesmo que o dia esteja nublado.

Leve em sua mala de viagem remédios de uso contínuo para evitar problemas por não os encontrar disponível para comprar na cidade em que você estiver.

Leve consigo também suas receitas médicas e material de primeiros socor-ros.

CRUZADAS

JP2

ROTelinhaRBS TV4h50 Sagrado 4h55 Telecurso Educação Básica 5h10 Telecurso Profi ssionalizante 5h25 Telecurso Ensino Médio 5h40 Telecurso Ensino Fundamental 5h55 Globo Rural6h30 Bom Dia Rio Grande 7h30 Bom Dia Brasil 8h30 Mais Você 10h Bem Estar 10h40 Encontro 12h Jornal do Almoço 12h50 Globo Esporte 13h20 Jornal Hoje 13h55 Vídeo Show 14h30 Vale a Pena Ver de Novo - Da cor do pecado 16h Sessão da Tarde - Escola de bruxas 17h50 Malhação 18h20 Lado a lado 19h10 RBS Notícias 19h30 Guerra dos sexos 20h30 Jornal Nacional 21h10 Salve Jorge 22h20 Big Brother Brasil 23h30 Louco por Elas 0h15 Jornal da Globo 0h50 Terra Nova 1h40 Corujão - O homem que fazia chover

TVE 6h30 Caminhos da Reportagem 7h30 Cidadania 8h Repórter Brasil Manhã 8h30 Jornal Visual 8h45 Espaço Público TVE + AL 9h35 Batatinhas 9h40 Connie, a Vaquinha 10h05 Thomas e seus Amigos 10h25 Contos de Tatonika 10h45 Esquadrão 11h10 Bill Tampinha e sua Melhor Amiga Corky11h15 Clube do Travesseiro11h30 Cultura Ponto a Ponto 12h30 Jornal da TVE 12h45 Estação Cultura 13h15 Pandorga 13h25 Connie, a Vaquinha 13h50 Batatinhas 13h55 Thomas e Seus Amigos 14h15 Contos de Tatonika 14h35 Esquadrão 15h Galera do Surf 15h30 Pandorga 16h Sem censura 17h30 Conhecendo Museus 18h Estúdio móvel 18h30 Radar 19h Viva Bem 19h30 Jornal da TVE 20h Estação Cultura 20h30 Memória 21h Repórter Brasil Noite 22h Samba na Gamboa 23h Arte do Artista 23h30 Observatório da Imprensa 0h30 Jornal da TVE 1h Radar

BAND6h Igreja Mundial 6h45 Primeiro Jornal 7h30 Esporte em Revista 8h Dia Dia 9h10 Band Kids 11h10 Jogo Aberto 12h30 Jogo Aberto RS 13h20 Brasil Urgente RS 14h Ponto de Luz 15h Futurama 15h50 iCarly 16h50 Brasil Urgente 18h50 Band Cidade 19h20 Jornal da Band 20h25 Momento da Sorte 20h30 Show da Fé 21h20 Zoo 21h30 Os Simpsons 22h30 The Walking Dead 23h45 Roma 0h45 Jornal da Noite 1h30 Claquete 2h30 Show de Desenhos

TV

RECORD 6h15 Balanço Geral SP Manhã 7h25 São Paulo no Ar 8h40 Fala Brasil 10h15 Hoje em Dia 12h Balanço Geral SP 14h45 Programa da Tarde 17h30 Cidade Alerta 20h30 Jornal da Record 21h15 Sansão e Dalila 22h15 Balacobaco 23h15 Fazenda de Verão 0h15 CSI Miami 1h15 Programação IURD

TV PAMPA 5h Show da Fé 7h Pampa Kids 8h Pampa Show 8h30 Leitura Dinâmica 9h35 Se Liga Brasil 10h30 Pampa Show 11h30 Pampa Meio-dia 12h55 Pampa Show 13h05 Pampa Kids 15h A Tarde é Sua17h05 Baladão 17h40 Pampa Debates 18h10 Programa Pampa News 19h05 Jornal da Pampa 19h30 TV Fama 20h45 RedeTV News 21h30 Igreja Internacional da Graça de Deus 22h30 Feira do Riso 23h Luciana by Night 0h Studio Pampa 2h50 Leitura Dinâmica

SBT6h Jornal do SBT - manhã 7h SBT Rio Grande Manhã 7h30 Carrossel Animado com Patati Patatá 9h Bom Dia & Cia 12h10 SBT Rio Grande 12h45 Um Maluco no Pedaço 13h45 Eu, a Patroa e as Crianças 14h30 Gotinha de amor 15h15 Jamais Te Esquecerei 16h15 A usurpadora 17h15 Quem Convence Ganha Mais 18h15 Chaves 19h40 SBT Brasil 20h30 Carrossel 21h15 Programa do Ratinho 22h45 Cine Espetacular - Fique rico ou morra tentando 1h45 Jornal do SBT 2h30 Dois Homens e Meio 2h45 Big Bang - a Teoria 3h HellCats: Líderes de Torcida 3h30 Hank 4h Jornal do SBT - madrugada

ULBRA TV 6h25 TPM - Tudo para Mulher 7h10 EAD na TV 8h Toque de Vida 8h10 Sessão Galerinha 10h30 O Elo Perdido 11h20 TPM - Tudo para Mulher12h05 Toque de Vida 12h15 Buffy - a caça- vampiros 13h Versão Brasileira - Renegado - um osso duro de roer 14h45 Tarde Toon 16h10 Garajão Ulbra TV 17h10 Informação 18h10 Ulbra Notícias 18h30 Guerrilheiros da Notícia 19h20 Atividade 20h10 Cadeira Cativa 21h Interação 21h30 2 Toques 22h15 Bibo Nunes Show 23h50 Toque de Vida 0h Garajão Ulbra TV 1h Insônia Class - A traição 2h35 Insônia - Um dia muito especial 4h05 Renegado - um osso duro de roer 5h40 Macgyver

"Chapolin" irá retornar à grade de progra-mação do SBT em breve. A série, estrelada por ROBERTO BOLAÑOS, saiu do ar em 30 de dezembro de 2011 e desde então permanece fora da programação.

A atriz mirim LARISSA MANOELA, a vilã Maria Joaquina de “Carrossel", que no cinema esteve em “O palhaço”, (fi lme brasi-leiro pré-indicado ao Oscar) investirá agora em sua carreira de cantora. Larissa lançará ainda neste semestre seu primeiro CD solo e iniciará turnê por todo o Brasil.

Chap

olin

vol

ta à

gr

ade

do S

BT

Atriz mirim do SBT vai investir na carreira de cantora

Quarta-feira, 29 de janeiro de 2013

JORNAL DO POVO/3

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Marte incentiva você a seguir em busca do seu espaço. Evite fazer críticas ao par.

TOURO (21/4 a 20/5) - Trate as pessoas ao seu redor com genti-leza e terá o mesmo em troca.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - No amor, a fase é promissora para quem tem laços estáveis.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Hoje, você sentirá necessidade de avaliar o que é importante em sua vida.

LEÃO (22/7 a 22/8) - A Lua indica que estará bastante seguro(a) e realista de suas de-cisões.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Reserve um tempo para curtir a pessoa amada.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Não seja tão intole-rante com as pessoas que o(a) cercam e que te querem bem.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Bom dia para usar um certo mistério nas suas estratégias de trabalho.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - As relações de afeto, de amizade e de parentesco estão favorecidas.

C A P R I C Ó R N I O (22/12 a 20/1) - Não deixe que a sua ambi-ção prejudique a sua vida amorosa.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Procure cuidar da sua vida espiritual. Zele por seu relacio-namento.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Sua família pode cobrar um pouco mais de sua atenção.

Raquel se irrita com o som de Lia tocando gui-tarra em casa. Fatinha as-sume para Vitor que gosta de Bruno. Orelha fi lma o cotidiano de Pilha para seu programa. Marcela cuida de Lorenzo enquan-to ele não tem onde fi car. Raquel impõe regras à casa e Tatá insinua que Lia não obedecerá suas ordens. Vitor assiste à Lia tocando no Misturama. Fatinha pede que Pilha a ajude a fi car com Vitor. Vitor convida Lia para um passeio de motocicleta e Gil não gosta. Gil conta para Lorenzo que Lia saiu com Vitor e o médico se preocupa. Lia e Vitor são parados em uma blitz e o rapaz se desespera.

Berenice tira Caniço da casa de Catari-na. Etelvina considera Túlio um bom compa-nheiro para Jurema. Jurema agradece a padre Olegário por tê-la ajudado a sair da cadeia. Elias beija Isabel, que se emocio-na. Guerra fi ca noivo de Celinha, deixando claro para Constância que isso não o faz ser um membro da famí-lia Assunção. Luciano lembra Diva de que cresceu sozinho, sem a presença da mãe. Laura avisa a Isabel que Albertinho concor-dou em encontrá-la no teatro. Zenaide depõe contra Isabel, seguindo as orientações de Cons-tância. Laura e Edgar se encontram.

Wanda é presa, e Lívia sugere que ela convoque Stênio para defendê-la. Helô fala para Lucimar que Morena está envol-vida com drogas. More-na comemora a prisão de Wanda. Helô discute com Stênio por causa de Wanda. Morena pensa em aproveitar a prisão da trafi cante e contar a ver-dade para Helô. Pescoço não deixa Delzuite brigar com Vanúbia. Lucimar acusa Morena de estar usando drogas. Helô pede para fazer um reconheci-mento com Wanda. Todos participam do casamento de Ayla e Zyah. Farid critica Mustafá por ter saído de casa depois de descobrir a mentira de Berna. Morena pede para conversar com Helô. Él-cio insiste que Érica não vá embora. Márcia ouve Theo discutindo com Morena. Antônia visita Wanda. Berna e Delzuite chegam à delegacia para fazer o reconhecimento.

NOVELASMALHAÇÃORBS TV - 17H50MIN

GUERRA DOS SEXOS RBS TV - 19H30MIN

LADO A LADO RBS TV - 18H20MIN

SALVE JORGE RBS TV - 21H10MIN

Escola de bruxasRBS TV - 16h

Rachelle Verdel, Porgy Franssen, Annet Malherbe e Marcel Hensema. Fúcsia quer aprender a fazer magia como seu pai, e ela fi ca feliz da vida quando consegue autorização para ir a escola de bruxas. Lá, Fúcsia aprende a simular o vento e fazer magias com as nuvens. Mas a sua magia, muitas vezes tem resultados inesperados. Fantasia.

Renegado – um osso duro de roer

Fique rico ou morra tentando SBT - 22h45min

Curtis "50 Cent" Jackson, Terrence Howard, Joy Bryant e Bill Duke. Base-ado na história real do rapper 50 Cent. Marcus, um jovem da periferia, órfão de mãe e sem saber quem era seu pai, relembra, num hospital, sua infância difícil nas ruas do violento Bronx e sua ligação "familiar" com o tráfi co de drogas. Porém, quando se encontra com um ex-prisioneiro que luta para se tornar uma estrela do rap, sua vida dá uma guinada. Drama.

Ulbra TV - 13h Terence Hill, Robert Vaughn e Ross

Hill. Luke leva sua vida sempre na maior tranquilidade. Viajando através do su-doeste americano com seu cavalo Joe, ele consegue algum dinheiro aplicando pequenos golpes. Porém, tudo termina quando encontra seu velho amigo Moo-se, que está preso. Faroeste.

FILMES DE HOJE

Charlô gosta de ver Otávio com ciúmes por causa de Zenon. Nieta se desespera com a saída de Dino de sua casa. Nando insiste que Juliana explique por que foi procurá-lo. Nando se arrepende de investir em Juliana. Roberta se irrita com Kiko e afi rma que ele será responsabilizado pelos prejuízos que causou. Natália tenta consolar Felipe. Otávio desafi a Charlô. Nando e Lucilene tentam desco-brir o que houve na casa de Nieta. Juliana fi ca penalizada com o esta-do de Carolina. Nando afi rma a Ulisses que resolverá seu problema com Juliana. Roberta fi ca perplexa ao desco-brir que o sequestro de Nando foi planejado por Analú. Nando não deixa Juliana ir embora. Kiko beija Analú. Otávio se irrita com a afi rmação de Vânia de que ele está com ciúmes de Charlô. Charlô fl agra Nando e Juliana juntos.

ROSINEL COSTA a

ra-por de

ece

a no si-

ora ará o e

Ao contrário da colega JOANA MACHADO, dispen-sada recentemente pela Record, JUJU SALIMENI segue no Legendários, coman-dado por Marcos Mion. Juju foi reve-lada pelo Pânico na TV!.

Juju Salimeni continua no Legendários

GUILHERME GONZALEZ, que interpretou o caipira Efraim de "Morde e assopra", vai voltar à TV na pele do paparazzi (fotógrafo perseguidor de celebridades) Zito em "Sangue bom", substituta de “Guerra dos sexos”, na Globo. Ele já está se preparando devidamente para a missão, no Rio e em São Paulo com profi ssionais da área. "Sangue bom" estreia em abril na emissora carioca.

Guilherme Gonzalez: perseguidor de celebridades

grad

e do

SBT

r

XUXA usou seu Facebook ontem para falar que está incomodada com as perguntas sobre a raça de seu novo namorado e pedir solidariedade às vítimas da tragédia em Santa Maria (RS). “Tem gente ligando pra saber se meu namora-do é negro. Isso é importante? A cor do meu namorado? 231 jovens morreram numa tragédia tão perto de onde eu nasci. Vamos rezar, mandar energia pras mães e pais que perderam os fi lhos", escreveu a apresentadora da Globo na rede social. O novo namorado de Xuxa é um ator negro e a apresentadora irá assumir o romance publicamente em breve.

[email protected]

Vencer, às vezes, não

é o prêmio.

Jane Fonda, atriz norte-americana

MANUCCI Camisaria é a loja que abre as portas hoje na cidade, na Júlio de Cas-tilhos, 825. A loja é especializada naquela peça básica de um traje, tanto do homem quanto da mulher: a camisa. Detalhe: aceita encomendas sob medida. Tudo sob o controle de Paulo Sérgio Gonçalves.

SCREW deu cor e vida aos brinquedos da Praça Senhorinha Pillar Soares, no Bair-ro Soares. Pinceladas coloridas e trato na madeira e ferros. Tudo para o bem estar dos baixinhos que são levados diariamente pelos pais para o lazer em dose certa. Exemplo da empresa. Isto é ser amigo da comunidade.

RecebendoSIMONE Lemos abriu a morada para receber amigas no primeiro encontro da turma no ano. Com bom jantar à mesa e bate-papo para as novidades em dia, curtiram o momen-to Raquel Vieira, Adriane Motta, Jeani Jeager, Elida Trom-mer, Miriam Petrucci, Luciana Hintz e Flávia Félix.

SHORT é moda. Mas cuidado com o modelo "em-

balada a vácuo". Se vais usar o short no trabalho e na cida-de, é bom esquecer o modelo curtíssimo e justo. Bonito são os de alfaiataria com shape social. E as melhores peças são as soltinhas nas coxas.

O que ela disse

Quando leio so-bre essas tragédias de acidentes no trânsito possíveis de serem evitadas, sempre lembro da frase de Einstein: "Duas coisas são infi nitas: o universo e a estupidez hu-mana. E se restar alguma dúvida, é sobre o universo".

Maria Elizabeth Souto de Oliveira,

professora

FIM de semana pesado e triste para todos nós, que iniciamos o

domingo com a notícia da tragédia dos nos-sos jovens na vizinha cidade de Santa Maria. Eles apenas queriam se divertir. Mas o inevitá-vel aconteceu. Nosso desejo é de que todos os envolvidos com a perda dos seus ama-dos tenham força para suportar essa dor.

DANIELLY Borges e Antonio Rafael Weber: após o casa-mento na Igreja Santo Antônio, os noivos rece-beram no Clube dos Subtenentes e Sargentos, com show de danças para seus convidados

JE M

ÍDIA

VIS

UA

L

AS TRIGÊMEAS Livia, Clara e Maria em festa dos seis aninhos, com os pais Luis Fernando Müller, o Milão, e Geovana Gomes Müller

CLEUSA FOTOS

VALMIRA Peil, Vera Blaya Figueiró e Araci Batista: companheiras de trabalho

JONATHAN GIULIANI

MATEUS Shott: comemorando sua for-matura em Sistemas de Informação

LUANA OLIVEIRA

EM FELIZ momento: Helena e José Silva de Freitas comemorando as

bodas de ouro

ÂNDREA FOTOS

LODIA Cauduro:

em tarde de encontro de mulheres

JONATHAN GIULIANI

FERNANDA Scarparo Böeck e Julio Mahfus: noite de festa

DIVULGAÇÃO JP

TÁRSIO Rochembach

e Pâmela Freitas: em

clima de leilão

ROBISPIERRE GIULIANI