Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

20
Desgosto da vida Livro dos Espíritos

description

 

Transcript of Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Page 1: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Desgosto da vida

Livro dos Espíritos

Page 2: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

O Livro dos EspíritosParte Quarta – Esperanças e Consolações

Capítulo 1 – Penalidades e prazeres terrenos

– Felicidade e infelicidade relativas – Perda de pessoas amadas – Decepção. Ingratidão. Afeições destruídas – Uniões antipáticas – Medo da morte – Desgosto da vida. Suicídio

Page 3: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

A morte não existe

O Espírito, sendo imortal, não passa nunca pelo período de extinção. Sendo assim, compreendemos que aquilo que morre é o que é mortal em nós: o corpo carnal.

Quando se diz que vai-se matar alguém (homicídio), na realidade, do ponto de vista do Espírito, está-se dizendo que pretende-se retirar daquele Espírito o corpo no qual está encarnado naquele instante.

Page 4: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

o Espiritismo mostra que a responsabilidade pela vida espiritual, que inclui a experiência da vida física, aumenta. Ou seja, o espírita entende a importância de se preservar a vida, pela oportunidade ímpar que esta constitui em termos de evolução.

"Matar", então, alguém, mesmo sendo somente retirar-lhe o corpo de carne, torna-se, com o conhecimento espírita, um crime contra a natureza (como está na Lei de Conservação) e um crime de contra a evolução.

Não se pratica um atentado apenas a algo que "acabou", mas a uma consciência que não morrerá nunca.

Page 5: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Em relatório publicado na cidade de Genebra, a Organização Mundial de Saúde divulgou um dado alarmante: um milhão de pessoas por ano cometem suicídio, um número maior do que o total de vítimas causadas por guerras e homicídios

Se o número de suicídios é alto, que diremos do número de tentativas, cerca  de 20 milhões por ano! Cinco por cento das pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, fazem uma tentativa de suicídio pelo menos uma vez em sua vida. E – o que é mais assustador – o suicídio é, em todo o mundo, a segunda causa de morte entre os adolescentes de 15 a 19 anos.

Page 6: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

L.E, P-943 De onde vem o desgosto pela vida que se apodera de certos indivíduos sem motivos razoáveis?

– Efeito da ociosidade, da falta de fé e freqüentemente da satisfação plena de seus apetites e vontades, do tédio. Para aquele que exerce suas atividades com um objetivo útil e de acordo com suas aptidões naturais, o trabalho não tem nada de árido, e a vida escoa mais rapidamente. Suporta as contingências da vida com mais paciência e resignação quanto age tendo em vista uma felicidade mais sólida e mais durável que o espera.

Emmanuel: Cada existência no mundo em que vivemos constitui-se de desafios, porque estes são indispensáveis ao nosso progresso. Fugir a eles, desertar da vida, abandonar o curso de uma existência pela via do suicídio só ampliam, jamais aliviam, os amargores da vida.

Page 7: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Laços fluídicos ligam o espírito ao corpo

Page 8: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Todos encarnamos com um tempo de vida estimado

Page 9: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

O espírito pode permanecer ligado ao corpo até que termine o tempo de encarnação planejado previamente para ele.

Page 10: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

O que pensar daquele que tira a própria vida na esperança de atingir mais cedo uma vida melhor?

– Outra loucura! Se fizer o bem a atingirá mais cedo. Pelo suicídio retarda sua entrada num mundo melhor, e ele mesmo pedirá para vir terminar essa vida que encurtou por uma falsa idéia. Um erro, seja qual for, nunca abre o santuário dos eleitos.

Livro dos Espíritos – P. 950

Page 11: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Livro dos Espíritos – P. 953, 953 b

Quando uma pessoa vê diante de si uma morte inevitável e terrível, é culpada por abreviar em alguns instantes seus sofrimentos por uma morte voluntária?

– Sempre se é culpado por não aguardar o termo fixado por Deus. Quem poderá assegurar, aliás, se o fim chegou, apesar das aparências, e que não se pode receber um socorro inesperado no último momento?

Quais são, nesse caso, as conseqüências dessa ação?

– Uma expiação proporcional à gravidade do erro, de acordo com as circunstâncias, como sempre.

Page 12: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Livro dos Espíritos – P. 9

956 Aqueles que, não podendo suportar a perda das pessoas queridas, se matam na esperança de reencontrá-las, atingem seu objetivo?

– O resultado é completamente diferente do que esperam: em vez de se unirem às pessoas de sua afeição, afastam-se delas por mais tempo, porque Deus não pode recompensar um ato de covardia e o insulto que é feito ao duvidarem de Sua Providência. Eles pagarão esse instante de loucura com desgostos maiores que os que acreditam abreviar e não terão mais para recompensá-los a satisfação que esperavam.

Page 13: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Livro dos Espíritos – P. 952

O homem que morre vitimado pelo abuso de paixões que sabia apressariam o seu fim, mas às quais não tem mais o poder de resistir por ter se habituado a fazer delas verdadeiras necessidades físicas, comete suicídio?

– É um suicídio moral. Deveis compreender que o homem é duplamente culpado nesse caso. Nele há, além da falta de coragem, a ignorância e, acima de tudo, o esquecimento de Deus.

Page 14: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Foi a causa da desencarnação de André Luiz, autor espiritual do livro Nosso Lar

André Luiz relata suas angústias, vivenciadas ao ser recebido como suicida inconsciente por tutores e médicos amáveis e lúcidos na cidade espiritual, após demorado estágio de sofrimento nas paragens do umbral.

Page 15: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

(...) Senti que singular assomo de revolta me borbulhava no íntimo. Suicídio? Recordei as acusações dos seres perversos das sombras. Não obstante o cabedal de gratidão que começava a acumular, não calei a incriminação. – Creio haja engano – asseverei, melindrado. – Meu regresso do mundo não teve esta causa. Lutei mais de quarenta dias, na Casa de Saúde, tentando vencer a morte. Sofri duas operações graves, devido à oclusão intestinal... – Sim – esclareceu o médico (...) O organismo espiritual apresenta em si mesmo a história completa das ações praticadas no mundo (...) A oclusão derivava de elementos cancerosos, e estes, por sua vez, de algumas leviandades do meu estimado irmão, no campo da sífilis (...) Seu modo especial de conviver, muita vez exasperado e sombrio, captava destruidoras vibrações naqueles que o ouviam. Nunca imaginou que a cólera fosse manancial de forças negativas para nós mesmos?”.

Livro NOSSO LAR Pág. 32.Palavras de André Luiz

Page 16: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Ter a leveza de viver com hábitos alimentares e de conduta sóbrios, sem o zelo exagerado de prazeres autodestrutivos como o da bebida, do fumo, ou de quaisquer vícios que provocam desequilíbrios no organismo espiritual, a partir do qual, em verdade, se enraízam as desarmonias vibratórias que terminam por desencadear as moléstias mais graves, de ordem física...

Page 17: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Quanta mágoa e rancor íntimo alimentados em processo quase inconsciente, sem se atentar devidamente que tais emoções vibram em padrão tão pesado e deletério que as repercussões atingem em primeiro lugar o nosso estado de ânimo – e, por conseguinte, o desempenho saudável do sistema imunológico – enfraquecendo-nos em depressão contínua e em vícios comportamentais lamentáveis e reincidentes, como o de queixar-se em demasia ou o desentendimento com as pessoas de nossa convivência?

Page 18: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Jamais prive uma pessoa de esperanças...

Pode ser que naquele momento, ela só tenha isso.

Page 19: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

= Aproveite todos os = Aproveite todos os momentos,momentos,faça trabalhos voluntários.faça trabalhos voluntários.= Vença a tristeza.= Vença a tristeza.= Confie na = Confie na voz interiorvoz interior..= Perdoe as pessoas.= Perdoe as pessoas.= Não se perca em detalhes.= Não se perca em detalhes.= Procure a felicidade nas = Procure a felicidade nas pequenas coisas.pequenas coisas.= Procure ser carinhoso.= Procure ser carinhoso.

= Tenha fé em Deus.= Tenha fé em Deus.

Page 20: Suicidio - GEC 23 fevereiro 2013

Por Por isso: isso: Se quer ser amado. . . Ame!Se quer ser amado. . . Ame!

Se quer receber um sorriso. . . Sorría!Se quer receber um sorriso. . . Sorría!Se quer carinho?. . . Dê carinho até Se quer carinho?. . . Dê carinho até não aguentar mais!não aguentar mais!

É também suicida aquele que não se renova para o

bem