Superior - Amazon Simple Storage Service · PRETI, Dino. Sociolinguística: os níveis de Fala....

22
MÉDICO VETERINÁRIO / ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA Superior 18

Transcript of Superior - Amazon Simple Storage Service · PRETI, Dino. Sociolinguística: os níveis de Fala....

MÉDICO VETERINÁRIO / ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA

Superior

18

INSTRUÇÕESPara a realização destas provas, você recebeu este Caderno de Questões e uma Folha de Respostas.1. Caderno de Questões• VerifiqueseesteCadernodeQuestõescontémasseguintesprovas: PORTUGUÊS — Questões de 01 a 20 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA — Questões de 21 a 35 INFORMÁTICA BÁSICA — Questões de 36 a 50 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS — Questões de 51 a 100

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno deQuestões deve ser imediatamentecomunicada ao Fiscal de sala.

• Neste Caderno, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifiquearespostacorreta,marcandonacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

ATENÇÃO: Antesdefazeramarcação,avaliecuidadosamentesuaresposta. LEMBRE-SE:

Ø Arespostacorretavale1(um),istoé,vocêganha 1 (um) ponto.

Ø A resposta errada vale – 0,75 (menos setenta e cinco centésimos), isto é, vocênão ganhaopontodaquestãoqueerroueaindaperde, em cada resposta errada, 0,75 (setentaecincocentésimos)dospontosganhosemoutrasquestõesquevocêacertou.

Ø Aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).Vocênão ganha nem perde nada.

2. Folha de Respostas• AFolhadeRespostasépré-identificada;confiraosdadosregistradosnocabeçalhoeassine-o

comcanetaesferográficadetinta PRETA.Nãoultrapasseoespaçoreservadoparaessefim.• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSA FOLHA DE RESPOSTAS.

• Amarcaçãodarespostadeveserfeitapreenchendo-seoespaçocorrespondentecomcanetaesferográficadetinta PRETA.Nãoultrapasseoespaçoreservadoparaessefim.

Exemplo de Marcação na folha de Respostas

01 F02 V03 V04 F05 V

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento da Folha de Respostas éde4(quatro)horas.

1

PROVA DE PORTUGUÊSQUESTÕES de 01 a 20INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de01 a 20,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

QUESTÕES de 01 a 10TEXTO: O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado.

Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membrosde uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, queseu papel seja cada vezmais importante nas relações humanas, razão pela qual

5– seuestudo jáenvolvemodernosprocessoscientíficosdepesquisa, interligadosàsmaisnovasciênciasetécnicas,como,porexemplo,aprópriacibernética.

Entresociedadee língua,defato,nãoháumarelaçãodemeracausalidade.Desdequenascemos,ummundodesignoslinguísticosnoscerca,esuasinúmeraspossibilidadescomunicativascomeçamatornar-sereaisapartirdomomentoemque,

10– pela imitação e associação, começamos a formular nossasmensagens. E toda a nossavidaemsociedadesupõeumproblemadeintercâmbioecomunicaçãoqueserealizafundamentalmentepelalíngua,omeiomaiscomumdequedispomosparatal.

Sons, gestos, imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homemmoderno, compondo mensagensdetodaordem(HenriLefebvrediriapoeticamente

15– que “niágarasdemensagenscaemsobrepessoasmaisoumenos interessadasecontagiadas”),transmitidaspelosmaisdiferentescanais, como a televisão, o cinema, aimprensa,orádio,otelefone,otelégrafo,oscartazesdepropaganda,osdesenhos,amúsicaetantosoutros.Emtodos,alínguadesempenhaumpapelpreponderante,sejaemsua formaoral, sejaatravésdeseucódigosubstitutivoescrito.E,através

20– dela,ocontatocomomundoquenoscercaépermanentementeatualizado. Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social que

compreende não só as relações diárias entre osmembros da comunidade, comotambémumaatividade intelectual que vai desde o fluxo informativo dosmeios decomunicaçãodemassaatéavidacultural,científicaouliterária.

PRETI, Dino. Sociolinguística:osníveisdeFala.SãoPaulo:Edusp,s.d.,p.11-12.

2

Questão 07Otermo“já”aparecenaslinhas1e5comdiferentessentidosnoscontextos.

Questão 08Ostermos“hoje”(l.3)e“porexemplo”(l.6)encontram-seseparadosporvírgulaporquesãoadjuntosadverbiaisdeslocadosnoperíodo.

Questão 09No período “E toda a nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio ecomunicaçãoqueserealiza fundamentalmentepela língua,omeiomaiscomumdequedispomosparatal.”(l.10-12),asformasverbaisemnegritodenotamaçõeshabituais.

Questão 10Aoração“quevaidesdeofluxoinformativodosmeiosdecomunicaçãodemassaatéavidacultural,científicaouliterária.”(l.23-24)exercefunçãoadjetivanoperíodo.

Questão 05Entre os canaisenumeradosnoterceiroparágrafodotexto,háosdecomunicaçãoverbalenão verbal.

Questão 01A relação autor-texto-leitor se estabelece pormeio de umdiscurso linguístico emque aimpessoalidadeeapessoalidadesefazempresentes.

Questão 02Oenunciador,noprimeiroparágrafo,apresentaumadefiniçãodoqueéalíngua.

Questão 03Ao dispor da língua como instrumento de interação social, segundo o autor, o homemprescinde de outros meios de comunicação.

Questão 04OpensamentodeHenriLefebvre,reproduzidonoterceiroparágrafo,evidenciaqueohomemviveafogadonumdilúviodepalavrase,porisso,expressa-semuitomal.

Questão 06Noúltimoparágrafo,afirma-sequeháumacorrelaçãoentrealinguagem,opensamentoeocomportamento do ser humano.

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

3UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

Questão 11Opoema,emformadeoração, revelaumsujeitopoéticodesorientadoembuscadeumcaminhoparachegaraDeus.

Questão 12OdiálogodosujeitolíricoemqueelefalasobreDeusesuarelaçãocomEleconstituiotemado poema.

Questão 13O sujeito lírico do poema expressa sentimento de abandono, desamparo, e pede opreenchimento de suas carências.

Questão 14Oretornoàinfânciasolicitadopelosujeitopoéticoéjustificadocomootempodecomunhãoentreeleeomundoàsuavolta.

QUESTÕES de 11 a 18TEXTO: Meu Deus, medácincoanos. Medáumpédefedegosocomformigapreta, medáumNatalesuavéspera, 5- oressonardaspessoasnoquartinho. MedáanegrinhaFiapraeubrincar, medáumanoitepraeudormircomminhamãe. Medáminhamãe,alegriasãemedoremediável, medáamão,mecuradesergrande, 10- ómeuDeus,meupai, meu pai.PRADO,A.Orfandade.Bagagem.29.ed.RiodeJaneiro:Record,2010.p.12.

Questão 15Afigurapaternadosujeitolíricoconstitui,nopoema,umserausenteealheioaosapelosdofilho.

Questão 16Ainaceitaçãoea inadaptaçãodosujeito líricoaomundosubjacenteàescrituradotexto,estáevidentenaexpressão“mecuradesergrande”.

Questão 17Nocontextodopoema,arepetiçãodotermo“medá”constituiumexemplodousolivreedescontraídodoidioma,semsubmissãoànormapadrão.

Questão 18Os fragmentos “um pé de fedegoso com formiga preta” (v. 3) e “das pessoas” (v. 5)complementamosentidodeverbosderegênciasdistintas.

4 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

Questão 19Ofatodeonarradorsequercitaronomedo“autorcélebre”põeemdúvidaasuacelebridade.

Questão 20Operíodo“Aruacontinuavaindefinidamente,eodedoapontado,eeusemsaber,eelapedindourgência,dizendoqueo fogo lavravasempre.” (l.14-16)apresenta,predominantemente,oraçõesindependentes,coordenadas,eafiguradesintaxepolissíndeto.

QUESTÕES 19 e 20TEXTO: Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, hámuitos

anos... Este começo, evidentemente, não é meu, mas de autor célebre, o quenão impede que podia ser de toda gente. Há sempre uma pessoa que nuncapôde entender a conversação que teve com uma senhora, há muitos anos.

5– Asmulherescostumamterconversasestranhas,quesóentendemospelametade,ounada,sefornãoemdobro,oqueéoutraformadeengano.

Nomeucaso,elatelefonoupedindoquefossecorrendoapagarumincêndioemsuarua.Salteidacama,nemseisecalceioschinelos,evoeiparaolugarindicado.Apesardenoitealta,otrânsitoestavaengarrafado,deviahaverumafestaimportante,

10– homenagema reioupresidenteestrangeiro, imagino.Fiz tudoparachegaromaisdepressa possível, e, ao chegar, não localizei o incêndio.Émais adiante, disse amulher, do alto do 9º andar. Onde? Mais, mais adiante. E apontava com o braço na direçãodoinfinito.

Mas a rua não acaba nesta quadra? perguntei. Não. A rua continuava15– indefinidamente,eodedoapontado,eeusemsaber,eelapedindourgência,dizendo

queofogolavravasempre.Realmente,nuncapudeentender.

ANDRADE,C.D.de.Incêndio:Poesia e prosa.RiodeJaneiro:NovaAguilar,1988.p.1270.

5UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

PROVA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAQUESTÕES de 21 a 35INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de21 a 35,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 21As entidades da Administração Indireta têm em comum a atuação dentro do princípio da descentralização institucional, quevemaseradistribuiçãodecompetênciaseagilidadegerencial, orçamentária e financeira para organismos autônomos que prestam serviçospúblicosoudeinteressepúblico.

Questão 22AsSociedadesdeEconomiaMistatêmcapitaldiversificadoepodemserestruturadascomoSociedades Anônimas (S/A) ou Sociedades por Quotas.

QUESTÕES 21 e 22Tipos de entidades integrantes da Administração Indireta

Autarquia

Sociedade de Economia Mista

Entidades integrantesdaAdministração

Indireta

FundaçãoPública EmpresaPública

6 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 23OsAgentesHonoríficosprestamserviçospúblicosrelevantes,exercendo,porexemplo,afunçãodejurados,mesárioseleitorais,comissáriosdemenores,dentreoutrosdamesmanatureza.

Questão 24OsAgentesPolíticossãoparticularesquerecebemaincumbênciadeexecutardeterminadosserviços,segundoasnormasdoEstadoesobpermanentefiscalização.

Questão 25

II-GRATIFICAÇÕES III-ADICIONAISI-INDENIZAÇÕES

VANTAGENS PECUNIÁRIAS

As indenizaçõesnãose incorporamaovencimentoouproventodoservidorpúblicoparaqualquerefeito.

QUESTÕES 23 e 24

CATEGORIAS DE AGENTES PÚBLICOS1.AgentesPolíticos2.AgentesAdministrativos3.AgentesHonoríficos4.AgentesDelegados

QUESTÕES 26 e 27 Um determinado servidor tem a responsabilidade da medição da entrega de obras públicas durante um processo de liquidação de um gasto feito pelo órgão a que está vinculado. Esse órgão havia contratado uma empresa de construção civil para realizar algumas obras de reforma em determinados prédios. Para efetuação do pagamento, o funcionário deveria atestar que o estabelecido no contrato havia sido cumprido. O diretor da empresa, por não ter cumprido o que estava estabelecido e estar necessitando de recursos, prometeu ao servidor que cumpriria o previsto no contrato, mas que se impunha a necessidade de ele atestar como concluída a obra, para que o pagamento pudesse ser efetuado. Para tal, ofereceu ao funcionário uma gratificação no valor de 10% do montante a ser recebido. O servidor prometeu pensar se aceitaria ou não a proposta.Combasenaanálisedessasituação,pode-seafirmar:

7UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 27Aliquidaçãoéumestágiodaexecuçãodadespesaorçamentária,noqualoagentepúblicoemite um documento denominado Nota de Empenho.

Questão 28Omarconormativo daUFBA, que fundamenta seuEstatuto eRegimento, ressignificaafunçãoConhecimento,ampliandoseuconceitoparaCiência–Arte–Cultura.

Questão 29Um pesquisador da área de saúde buscou fazer alguns experimentos que envolviam

pessoas, para a descoberta de nova medicação. Para tal, adotou os procedimentos acadêmicos e administrativos necessários, a fim de ver o seu projeto aprovado e iniciar o seu estudo.

Entre os trâmites desse projeto, está seu encaminhamento para a Comissão de ÉticadaUFBA,que tem,entresuas funções,adeacompanharasatividadesdepesquisaemhumanos e animais.

Questão 26SeofuncionárioaceitaressagratificaçãoestaráferindooCódigodeÉticadoservidorpúblicoe praticando um ato de improbidade administrativa.

Questão 31Relações de reciprocidade entre pessoas e organização

Pessoas Organização

Nessarelaçãodereciprocidade,cabeàspessoasofereceremcontribuições,comotrabalho,conhecimento,dedicaçãoeesforçoparaoalcancedosobjetivosorganizacionais.

Questão 30Constitui falta grave do servidor público a omissão do dever de comunicar seu próprioimpedimento de atuar em processo administrativo.

Questão 32O Código Tributário Nacional estabelece normas para a cobrança dos tributos, que seclassificam em impostos, taxas e contribuições de melhoria, sendo que as taxas sediferenciamdosimpostosporquesãoincidentessobreacirculaçãodebensouvalores,aexemplodaproduçãodebens.

8 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 34 A Lei no8.666,de21/06/1993,estabeleceque,paraahabilitaçãonaslicitações,será exigido dos interessados, exclusivamente, documentação relativa: I - àhabilitação jurídica; II -àqualificação técnica; III -àqualificaçãoeconômico-financeira;IV-àregularidadefiscal;V–aocumprimentododispostonoIncisoXXXIIIdoArt.7o da Constituição Federal.A habilitação jurídica diz respeito à comprovação, pelos interessados, de aptidão paradesempenhodeatividadepertinenteecompatívelcomoobjetodalicitação,indicaçãodasinstalaçõesadequadasedepessoaltécnicocapaz,queseresponsabilizarápelostrabalhos.

Fonte da ilustração

Questão 31 CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional. 2. ed.Riode Janeiro:Campus,2005. p. 29. Adaptada.

Questão 33Amodalidadedelicitação“pregão”éaquelaquepodeserrealizadapormeiodautilizaçãoderecursosdatecnologiadainformação.

Questão 35 A funçãoadministrativadocontrole foienfatizadapelaConstituiçãodaRepúblicaFederativadoBrasil,promulgadaem1988,objetivandopreservaropatrimôniopúblico.Sãoexercidosdoistiposdecontrolesnosetorpúblico:internoeexterno.Éresponsabilidadedecadapoderaestruturaçãodecontrolesinternosqueobservarãoalegalidadedosatoseocumprimentodoprogramadetrabalho.

9UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – INFORMÁTICA BÁSICA / Superior

PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICAQUESTÕES de 36 a 50INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de36 a 50,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 36Entreasfunçõesdeumsistemaoperacionalestãoadegerenciaraexecuçãodeprogramaseocontroledeacessoaperiféricos.

Questão 37Memóriacacheserefereaumaáreadodiscorígidoreservadaparaauxiliarnoprocessodebackup de um computador.

Questão 38Um driverdedispositivoéumcomponentedesoftwarequecontrolaoacessoaodispositivoporprogramas.

Questão 39Em sistemas Windows,épossíveldigitarcomandosdosistemaoperacionalutilizando-se,para isso, o prompt de comando.Exemplosdecomandosquepodemserutilizados,comsuas respectivas funções, são: cd, paramudar de diretório;mkdir, para criar um novo diretório;edel,paraapagarumarquivo.

Questão 40Em sistemas Windows,ahierarquiadediretórioséindicadanoprompt de comando com uso dabarrainvertida(\).Porexemplo,“c:\exemplo\arquivo.txt”indicaoarquivo“arquivo.txt”nodiretório“exemplo”,armazenadonodispositivoreferenciadopelaletra“c”.

Questão 42Em sistemas Windows, Notepad (Bloco de Notas) e Wordpad são nomes de aplicativos para ediçãodetexto.

Questão 41Dá-seonomedebootaoprocedimentodeiníciodeexecuçãodecadaprogramaemumsistema operacional. Esse procedimento é, portanto, realizado cada vez que se inicia aexecuçãodeumaplicativo,comooMicrosoft Word,porexemplo.

10 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – INFORMÁTICA BÁSICA / Superior

Questão 44 Considereque,emumaplanilhaExcel,hajanúmerosnascélulasA1,A2,B1eB2eaexpressão“=A1+A2”(semasaspas)nacélulaA3.Seumusuário,utilizandooExcelsobreumsistemaWindows, usar a combinação de teclas Ctrl+Cna célulaA3 e a combinação de teclasCtrl+V na célulaB3, essa última conterátambémasomadeA1eA2.

Questão 43 Considere quehaja númerosarmazenadosnas célulasA1,A2,A3eA4deumaplanilhaExcel,versãoemportuguês.ParaarmazenarasomadessesvaloresnacélulaA5,pode-seescrever,nessacélula,aexpressão“=SOMA(A1:A4)”(semasaspas).

Questão 47A W W W (World Wide Web)éonomequesedáaumcomputadorservidorquearmazenaegerenciapáginasemformatodehipertexto.

Questão 48HTTPSéutilizadoemnavegadoresparasefazeracessoseguroaservidoresweb.

Questão 49O Gmail oferece uma funcionalidade que permite que usuários marquem mensagensutilizandoumíconeemformadeestrela,paraqueestasmensagenssejamsempreexibidasantesdasdemaisnalistademensagensdousuário.

Questão 50Um firewalléumprogramainstaladoemumcomputadorparapermitiroacessoàInternet.

Questão 45O Gerenciador de TarefaséumprogramadisponívelemsistemasWindows,cujoobjetivoépermitiraousuáriodefiniritensdesuaagendaparaoscompartilharcomoutrosusuáriosem uma mesma rede.

Questão 46Spaméonomequesedáaumtipodevírusqueinfectaumcomputadorquandoumusuárioabreumamensagemeletrônicacontaminadacomessevírus.

11UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSMÉDICO VETERINÁRIO/ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA

QUESTÕES de 51 a 100INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de51 a 100,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 51Aarritmiamaiscomumderelevânciaclínica,nosequinos,éoflutteratrial,cujaauscultaçãodemonstrasonscardíacosdediversasintensidades,queocorremcomfrequênciairregular,gerandopulsosdediferentesintensidades,emintervalosirregulares.

Questão 52Emcasosdedesidrataçãograve,anemiaporperdaagudadesangue(hematócrito<20%),albuminainferiora2g/dL,desequilíbrioácido-básico(pH<7,2),potássiomenorque2,5oumaiorque6mEq/L,pneumotórax,cianose,oligúria/anúria,insuficiênciacardíacacongestivaearritmiascardíacas,deve-se,semprequepossível,adiaracirurgiaecorrigirtaisalteraçõesnatentativadereduziroriscoanestésico-cirúrgico.

Questão 54Noexamefísicopré-anestésicodoequino,afrequênciacardíacadeveserdeterminadaepossíveispausasauscultadasdevemdesaparecerquandooanimalforexercitadoporalgunsinstantes;outraspausasrepentinasdevemseravaliadaspormeiodeeletrocardiograma,destacando-se,comovariaçõesfisiológicascomunsàespécie,osbloqueiosatrioventricularesdeprimeiroesegundograus,aparadasinusalouobloqueiosinoatrialeasvariaçõesnaconfiguraçãodasondasP.

Questão 53Duranteaavaliaçãopré-anestésicadepacientesinsuficientesrenais,devemseravaliadosovolumeglobular,ahidrataçãodoanimal,osníveissanguíneosdeureiaecreatinina,bemcomoaproduçãourináriaeaurinálise,sendoqueaavaliaçãodacondiçãoácido-baseedas concentrações séricas de eletrólitos (especialmente potássio) deve ficar restrita aospacientesgraves.

12 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

Questão 56Cães e gatos saudáveis devem ser submetidos a jejum alimentar de pelo menos seishoras, previamente aoato anestésico, independente doporte físico e da idade, visandoprioritariamentereduziroriscodevômitoouregurgitaçãocompossibilidadedeaspiração.

Questão 57A acepromazina é um representante fenotiazínico, cujos efeitos comportamentais sãomediados principalmente pelo bloqueio de receptores dopaminérgicos localizados nosgânglios basais e no sistema límbico, e pode ser usada como agente único, em dosesbaixas,paraprocedimentosnãodolorosos,ou,emdosesmaiselevadas,paraarealizaçãodeprocedimentosmuitodolorosos,devidoàsuaelevadapotência.

Questão 58A administração de doses excessivamente altas de agonistas de receptores alfa-2adrenérgicosmenosseletivos,comoaxilazina,podelevaràativaçãodereceptoresalfa-1adrenérgicosqueinduzemdespertar,excitaçãoeaumentodaatividadelocomotoraemanimais,sendotaiscomportamentostambémobservadosapósainjeçãointracarotídeaacidentaldofármaco.

Questão 59O diazepam, o midazolam e o zolazepam são os agonistas benzodiazepínicos maisusadosemanimaiseproduzemamaiorpartedeseusefeitosfarmacológicosmodulandoaneurotransmissãomediadapeloácidogama-aminobutírico,mas,emanimaisemestadodealertanormal,ousodessesagentespodelevaràagitaçãoouatéàexcitação,comumenteconhecida comoexcitaçãoparadoxal, capazdepromover a liberaçãode catecolaminas,aumentando o risco de arritmias cardíacas.

Questão 60Osopioidesrepresentamosfármacos-chaveparaotratamentoefetivodadoremmedicinaveterinária, sendo importantesalientarque,noquese refereaomanejodadorgrave,ametadonarepresentaumaalternativaàmorfinaporapresentarpropriedadesfarmacológicasqualitativamentesimilares,porémcomafinidadeadicionalporreceptoresN-metil-D-aspartato(NMDA),todavia,aexemplodamorfina,deve-seevitaroseuusoporviaintravenosa,emvirtude da vasta liberação de histamina.

Questão 61Analoxona,nasdosesrecomendadas,apresentausualmenteefeitosmaiscurtosdoqueamaioriadosopioidesagonistas,durandoentre30e60minutos,e,porisso,osanimaistratadoscomopioidesdelongaduraçãoequereceberamnaloxonaprecisamsermonitoradoscomcautela,emrazãodoriscode“renarcotização”.

Questão 55A ropivacaína é um anestésico local bastante similar à bupivacaína, porém é menoscardiotóxica em doses equipotentes, e, por possuir propriedades vasoconstritorasintermediárias,nãorequeraadiçãodeadrenalina.

13UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

Questão 62O fentanil e seus análogos são fármacos destinados a procedimentos que requeremanalgesiaintensae/ouatenuaçãodarespostadosistemanervososimpáticoaosestímulosnociceptivos, sendo indicados para o controle da dor crônica ou como parte do protocolo analgésico,exclusivamentenoperíodopós-operatório.

Questão 63Hipoinsulinemiatransitóriaehiperglicemiatêmsidorelatadasnasdiversasespéciessedadascomxilazina, fármacocapazde induzir, também,alterações transitóriasemhormôniodocrescimento, testosterona, prolactina, hormônio antidiurético e nos níveis de hormôniofoliculestimulante.

Questão 64Aanestesiaintravenosapermitearápidadistribuiçãodofármacoatéolocaldeaçãoe,nessecontexto,osagentesbarbitúricosapresentamnotávelefeitocumulativo,quandoutilizadosemdosesrepetidas,lembrando,contudo,que,comoagentesindutores,praticamentenãoapresentamcontraindicações,sendosegurosinclusiveempacientesportadoresdeafecçõescardíacas,renaisehepáticasouatémesmoemcesarianas.

Questão 65Portratar-sedeumcompostofenólico,opropofolpodeinduzirlesãooxidativanashemáciasdaespécie felina,quandoadministradopor longosperíodosde infusão,sendoqueessatoxicidaderesulta,provavelmente,dahabilidadereduzidadosfelinosemconjugarfenóis,observando-se,comumente,aformaçãodecorpúsculodeHeinzesinaisclínicosdeanorexiae diarreia.

Questão 66Acetaminaéumrepresentantedosanestésicosdissociativos,distribuída,comercialmente,naformademisturaracêmicaounaformadeisômeroS(+),tendoesteúltimomenorpoderanalgésico intra e pós-operatório e maior incidência de efeitos alucinógenos, quandocomparadaàmisturaracêmica.

Questão 67Os agentes dissociativos, em doses anestésicas, produzem aumento da frequênciacardíaca,pelaelevaçãodotônussimpático,dodébitocardíaco,dapressãoarterialmédia,dapressãodaartériapulmonaredapressãovenosacentral–efeitosdependentesdeumsistemaadrenérgicointacto–etambémestimulamindiretamenteosistemacardiovascularporefeitoinotrópicoseletivonamusculaturacardíaca,independentedafrequênciacardíacae do sistema nervoso autônomo, podendo esse efeito ser decorrente da alteração domonofosfatodeadenosinacíclico.

Questão 68O etomidato, quando utilizado por longos períodos de infusão, pode causar síndromede Addison, pelo bloqueio da produção de corticosteroides, e anemia hemolítica, cujomecanismopodeestarrelacionadocomopropilenoglicol,capazdeaumentaraosmolaridadedemaneirasúbita,acarretandorupturadashemácias.

14 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

Questão 69Noqueserefereàsalteraçõesnoequilíbrioácido-base,oincrementodaacidezsanguínea,como comumente ocorre em quadros de acidose respiratória ou metabólica, reduz aprofundidadedaanestesiabarbitúrica,requerendooincrementodasdosesadministradasparaaobtençãodeplanoanestésicosatisfatório.

Questão 70A concentração alveolar mínima (CAM) refere-se à concentração de um anestésicoinalatório,a1atmosfera,capazdeproduzirimobilidadeem100%dosindivíduosexpostosaumestímulonocivosupramáximo.

Questão 71Algumasmarcasdecalsodadasãocapazesdedegradarosevofluorano,gerandoocomposto“A”,consideradonefrotóxico,eumaformadeprevenirouamenizaratoxicidadeéevitarousodosevofluoranoemanestesiasprolongadas,bemcomoautilizaçãodebaixofluxodegasesdiluentesnocircuitorespiratório,sobretudoempacientescomdoençasrenais.

Questão 72O óxido nitroso deve estar sempre associado a uma concentração mínima de 10% deoxigênioduranteoseuusoemanestesia,afimdeseevitaraocorrênciadehipóxiapordifusão,queconsistenaefusão rápidadeN2Odosangueparaospulmões,provocandodiminuiçãotransitória,masmarcante,napressãoalveolardeoxigênio,fatoqueresultaráemreduçãosequencialdapressãoarterialdeoxigênio.

Questão 73Sobreosistemanervosocentral,oóxidonitrosoproduzaumentodoconsumodeoxigênioedofluxosanguíneocerebral,resultandoemelevaçãodapressãointracraniana.

Questão 74Nosaparelhosdeanestesiainalatória,osfluxômetrossãodispositivosquemedemeindicamofluxodeumgásquefluiatravésdele,demodoquetaisaparelhosdevempossuir,nomínimo,umfluxômetroparacadagásaseradministradoaopaciente,havendoaflexibilidadedesepoderutilizarfluxômetrosdeumtipodegásparaoutrotipodegás,casoaquelesespecíficosnão se encontrem disponíveis.

Questão 75OscircuitosdeanestesiainalatóriavalvularescomabsorvedordeCO2possuem,sobreaquelesavalvularessemabsorvedor,todasasseguintesvantagens:economiadeanestésicos,menorpoluição ambiental,menor risco de explosão durante o uso de anestésicos inflamáveis,aquecimentoeumidificaçãodosgasesinspiradosemaiorestabilidadedaconcentraçãodosanestésicos.

15UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

Questão 77A adição de hialuronidase aos anestésicos locais aumenta a absorção sistêmica e atoxicidadedessesúltimos,reduzindootempodeduraçãodaanestesia,poisofármacoestámaisdisponívelnaformadebase.

Questão 78Osanestésicoslocaisdosgruposéstereamidasãoprioritariamentebiotransformadosnofígado, comdepuração altamente dependente do fluxo sanguíneo hepático, da extraçãohepáticaedofuncionamentoenzimático,assimsendo,ousodeagentescomobloqueadoresβ-adrenérgicos,fármacosreceptoresdeH2eahipotensãoduranteaanestesiageralouregional,podeminterferirsobremaneiranabiotransformaçãohepáticadessesanestésicoslocais.

Questão 79Sãopossíveisindicaçõesparaaaplicaçãocontínuaouintermitentedeanestésicolocalnoespaçointerpleural,emcães:doresinduzidasporfraturasdecostela;metástasesnaparedetorácica, na pleura ou nomediastino;mastectomia; pancreatite crônica e neoplasias emabdome superior.

Questão 80Em cães, são possíveis efeitos adversos relacionados com a anestesia epidural esubaracnoidea:hipoventilaçãosecundáriaàparalisiadosmúsculosrespiratórios–atribuídaàpropagaçãodoanestésico localparaossegmentoscervicaisdamedula–,hipotensão,síndromedeHornerehipoglicemiacausadaporbloqueiosimpático.

Questão 81Obloqueiodonervomentoniano,pormeiodaaplicaçãodeanestésicolocalnoforamedemesmonome,deveresultarembloqueiosensitivodolábiosuperior,focinho,tetodacavidadenasal,palatomoleeduroedentesdahemiarcadadoladoemfoiinjetadooanestésico.

Questão 82Obloqueioem“L”invertido,vastamenteutilizadoemruminantes,correspondeàadministraçãode anestésico local nos tecidos adjacentes ao aspecto dorsocaudal da última costela eventrolateraldoprocessotransversolombar,promovendoanalgesiaerelaxamentomuscularcompletodapele,dosubcutâneoedascamadasprofundasdaparedeabdominal,inclusivedoperitônio.

Questão 83Nopacientecomdisfunçãorespiratória,podesernecessáriatanquilizaçãopré-anestésicaleve,afimdefacilitaramanipulaçãosemincrementaroestresseeagravaradisfunçãoe,nessetipodesituação,aacepromazinatorna-secontraindicada,pois,mesmoembaixasdoses,écapazdedeprimiracentuadamenteafunçãopulmonar.

Questão 76Emcomparaçãoàbupivacaína,aropivacaínaproduzmaiorgraudebloqueiomotoremenorpropensãoparabloquearfibrasdostiposAdeltaeC,sendoquetaispropriedadesatornammenosvantajosaparaarealizaçãodeanestesiaperidural.

16 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

Questão 84Duranteaanestesiadepacientescomdoençasnosistemanervosoemqueamanutençãodofluxosanguíneocerebralsetornaparticularmenterelevante,osefeitosdosanestésicosvoláteis,quesabidamenteincrementamavariável,podemserantagonizadospormeiodahiperventilaçãomoderada,mantendo-seosníveisdeCO2arterialentre30e35mmHg,demodoqueahiperventilaçãoexcessivadeveserevitadaporreduzirapressãodeperfusãocerebral,podendoresultaremisquemiacerebral.

Questão 85Empacientescominsuficiênciarenal,ousodadopaminaembaixasdosesinibealiberaçãointrarrenal de noradrenalina e apresenta efeito antialdosterona, aumentando o fluxosanguíneo renal (FSR), sendo que a utilização de acepromazina como pré-anestésico,nessesanimais,poderáimpediroaumentodoFSRemrazãodobloqueiodosreceptoresdopaminérgicos.

Questão 86Para pacientes com insuficiência hepática de moderada a grave não existe restrição anenhumgrupamentode fármacoanestésicooupré-anestésico, desdequeutilizadosemdosesfarmacológicas,afimdeseevitarquadrosdeintoxicação.

Questão 87Dentreasalteraçõesfisiológicas induzidaspelaprenhez, relevantesduranteaanestesia,destacam-seareduçãodofluxosanguíneorenaledafiltraçãoglomerular,queprejudicamaexcreção renal dosmedicamentos, e, emgeral, o consumodeanestésicos inalatóriostambémsofreincremento,devidoàsomatóriadademandafetalematerna.

Questão 88Umfatorrelevanteaserconsiderado,naanestesiadepacientescominsuficiênciarenal,équequadrosdeazotemiapodemestarassociadosaalteraçõesnabarreirahematoencefálica,facilitandoapenetraçãodemedicamentosnosistemanervosocentral.

Questão 89Os anticolinérgicos ou antagonistas muscarínicos não seletivos, como a atropina e oglicopirrolato, reduzem o tônus do esfíncter inferior do esôfago determinando, assim, oaumentodaincidênciaderefluxogastroesofágicoedeesofagiteemcãesanestesiados.

Questão 90Abradicardiasinusaleosbloqueiosatrioventricularesde1o, 2o e 3ograussãoasarritmiasdemaiorfrequênciaapósaadministraçãodexilazinaerepresentamrespostasfisiológicasnormais à elevação do tônus vagal induzida pelo fármaco e, emgeral, não apresentamsignificadoclínico,dispensandoqualquerinstituiçãodetratamento.

17UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

Questão 91Duranteasmanobrasdereanimaçãocárdio-cérebro-pulmonar,comoobjetivodereanimaro coração o mais rapidamente possível, a administração precoce de adrenalina ou atropina écrucial,devendo-seoptarporumadessasdrogasimediatamenteapósodiagnósticodeassistolia.

Questão 92Sãoconsideradasformasdeparadacardíacaaassistolia,afibrilaçãoeaatividadeelétricasempulso(AESP),antesconhecidacomodissociaçãoeletromecânica,queécaracterizadaporbatimentocardíacofracoeineficaz,napresençaderitmoregularàeletrocardiografia,sendo descritas como causas de AESP: hipoxemia, acidose severa, hipovolemia edescompensaçãocardiogênicaaguda.

Questão 93Durantequadrosdehemorragiagrave,oanestesistadeveestaratentoaosquadrosclínicosqueenvolvemreduçãodapressãoarterial,palidezdasmembranasmucosas,menorpressãodepulsoereduçãodaáreasobaondadepulsoarteriale,emespecial,ataquicardiaquesinalizaráumarespostacompensatóriadetectável, independentedoprotocoloanestésicoutilizadoedaprofundidadedoplanoanestésico.

Questão 94Sãoconsideradaspossíveiscausasdehipercapnia:hipoventilação;aumentodaproduçãoendógenadeCO2por febre,sepse,hipertermiamalignaecriseconvulsiva;absorçãodeCO2 durante pneumoperitônio laparoscópico; aumento da fração inspirada de CO2 por anormalidadesnocircuitoanestésicocomcalsodadasaturadaouinoperânciavalvulareoaumentodoespaçomortorespiratório,comdiminuiçãodaventilaçãoalveolar.

Questão 95Comopacienteemplanocirúrgico,emconcentraçõesequipotentes,adepressãorespiratóriacausadapeloisofluoranoémaisintensadoqueaquelaproduzidapelohalotano,comreduçãodovolume-minutoeelevaçãodosníveisdepressãoparcialarterialdedióxidodecarbono.

Questão 96O sistema Doppler consiste em um monitor dotado de cristais transdutores, que sãoposicionadossobreumaartéria,normalmenteametacarpianaemanimaisdepequenoporte,equepermitealeituradiretadaspressõesarteriaissistólica,diastólicaemédia,atravésdeummanômetroacopladoaummanguito.

Questão 97Duranteaanestesiageral,naavaliaçãodossinais físicosdeprofundidadeanestésica,afaltadeproduçãolacrimal,percebidapelaaparênciasecadacórnea,representaumsinaldeplanoanestésicoprofundo.

18 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – MED. VET./ANEST. VETERINÁRIA / Superior

Questão 98Durante a avaliação da frequência cardíaca, o tônus vagal diminuído pode ocorrer emalgumassituações,comoestimulaçãofaríngea,laríngeaoutraqueal,porpressãonogloboounosmúsculosretosocularesouporinflamação,distensãooutraçãovisceral.

Questão 99Asaturaçãoarterialdeoxigêniodahemoglobina(SaO2)medeaporcentagemdesaturaçãoarterialporoxigêniodahemoglobinaeestárelacionadacomapressãoparcialarterialdeoxigênio(PaO2)e,dessaforma,quantomaioraPaO2 maiores serão os valores de SaO2, vistoqueapresentamrelaçãolinear.

Questão 100Duranteaanestesiageral,apresençadereflexopupilarleve(constricçãopupilaremrespostaàluzbrilhantesobrearetina)eaexistênciadereflexodeofuscamento(umapiscadaemrespostaàluzbrilhante)sãoindicadoresconfiáveisdeumplanodeanestesialeveoudeleve a moderado.

Pró-ReitoriadeDesenvolvimentodePessoas–PRODEPPró-ReitoriadeGraduação–PROGRADServiçodeSeleção,OrientaçãoeAvaliação-SSOARuaDr.AugustoViana,33–Canela–Cep.40110-060Salvador–Bahia–Brasil–Telefax(71)3283-7820E-mail:[email protected]–Site:www.concursos.ufba.br

Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução,aindaqueparcial,semautorizaçãopréviada

UniversidadeFederaldaBahia-UFBA