Superior - Concursos - UFBA Tec_Adm2013/d… · 1 PROVA DE PORTUGUÊS QUESTÕES de 01 a 20...

22
FARMACÊUTICO Superior 15

Transcript of Superior - Concursos - UFBA Tec_Adm2013/d… · 1 PROVA DE PORTUGUÊS QUESTÕES de 01 a 20...

FARMACÊUTICO

Superior

15

INSTRUÇÕESPara a realização destas provas, você recebeu este Caderno de Questões e uma Folha de Respostas.1. Caderno de Questões• VerifiqueseesteCadernodeQuestõescontémasseguintesprovas: PORTUGUÊS — Questões de 01 a 20 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA — Questões de 21 a 35 INFORMÁTICA BÁSICA — Questões de 36 a 50 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS — Questões de 51 a 100

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno deQuestões deve ser imediatamentecomunicada ao Fiscal de sala.

• Neste Caderno, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifiquearespostacorreta,marcandonacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

ATENÇÃO: Antesdefazeramarcação,avaliecuidadosamentesuaresposta. LEMBRE-SE:

Ø Arespostacorretavale1(um),istoé,vocêganha 1 (um) ponto.

Ø A resposta errada vale – 0,75 (menos setenta e cinco centésimos), isto é, vocênão ganhaopontodaquestãoqueerroueaindaperde, em cada resposta errada, 0,75 (setentaecincocentésimos)dospontosganhosemoutrasquestõesquevocêacertou.

Ø Aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).Vocênão ganha nem perde nada.

2. Folha de Respostas• AFolhadeRespostasépré-identificada;confiraosdadosregistradosnocabeçalhoeassine-o

comcanetaesferográficadetinta PRETA.Nãoultrapasseoespaçoreservadoparaessefim.• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSA FOLHA DE RESPOSTAS.

• Amarcaçãodarespostadeveserfeitapreenchendo-seoespaçocorrespondentecomcanetaesferográficadetinta PRETA.Nãoultrapasseoespaçoreservadoparaessefim.

Exemplo de Marcação na folha de Respostas

01 F02 V03 V04 F05 V

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento da Folha de Respostas éde4(quatro)horas.

1

PROVA DE PORTUGUÊSQUESTÕES de 01 a 20INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de01 a 20,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

QUESTÕES de 01 a 10TEXTO: O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado.

Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membrosde uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, queseu papel seja cada vezmais importante nas relações humanas, razão pela qual

5– seuestudo jáenvolvemodernosprocessoscientíficosdepesquisa, interligadosàsmaisnovasciênciasetécnicas,como,porexemplo,aprópriacibernética.

Entresociedadee língua,defato,nãoháumarelaçãodemeracausalidade.Desdequenascemos,ummundodesignoslinguísticosnoscerca,esuasinúmeraspossibilidadescomunicativascomeçamatornar-sereaisapartirdomomentoemque,

10– pela imitação e associação, começamos a formular nossasmensagens. E toda a nossavidaemsociedadesupõeumproblemadeintercâmbioecomunicaçãoqueserealizafundamentalmentepelalíngua,omeiomaiscomumdequedispomosparatal.

Sons, gestos, imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homemmoderno, compondo mensagensdetodaordem(HenriLefebvrediriapoeticamente

15– que “niágarasdemensagenscaemsobrepessoasmaisoumenos interessadasecontagiadas”),transmitidaspelosmaisdiferentescanais, como a televisão, o cinema, aimprensa,orádio,otelefone,otelégrafo,oscartazesdepropaganda,osdesenhos,amúsicaetantosoutros.Emtodos,alínguadesempenhaumpapelpreponderante,sejaemsua formaoral, sejaatravésdeseucódigosubstitutivoescrito.E,através

20– dela,ocontatocomomundoquenoscercaépermanentementeatualizado. Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social que

compreende não só as relações diárias entre osmembros da comunidade, comotambémumaatividade intelectual que vai desde o fluxo informativo dosmeios decomunicaçãodemassaatéavidacultural,científicaouliterária.

PRETI, Dino. Sociolinguística:osníveisdeFala.SãoPaulo:Edusp,s.d.,p.11-12.

2

Questão 07Otermo“já”aparecenaslinhas1e5comdiferentessentidosnoscontextos.

Questão 08Ostermos“hoje”(l.3)e“porexemplo”(l.6)encontram-seseparadosporvírgulaporquesãoadjuntosadverbiaisdeslocadosnoperíodo.

Questão 09No período “E toda a nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio ecomunicaçãoqueserealiza fundamentalmentepela língua,omeiomaiscomumdequedispomosparatal.”(l.10-12),asformasverbaisemnegritodenotamaçõeshabituais.

Questão 10Aoração“quevaidesdeofluxoinformativodosmeiosdecomunicaçãodemassaatéavidacultural,científicaouliterária.”(l.23-24)exercefunçãoadjetivanoperíodo.

Questão 05Entre os canaisenumeradosnoterceiroparágrafodotexto,háosdecomunicaçãoverbalenão verbal.

Questão 01A relação autor-texto-leitor se estabelece pormeio de umdiscurso linguístico emque aimpessoalidadeeapessoalidadesefazempresentes.

Questão 02Oenunciador,noprimeiroparágrafo,apresentaumadefiniçãodoqueéalíngua.

Questão 03Ao dispor da língua como instrumento de interação social, segundo o autor, o homemprescinde de outros meios de comunicação.

Questão 04OpensamentodeHenriLefebvre,reproduzidonoterceiroparágrafo,evidenciaqueohomemviveafogadonumdilúviodepalavrase,porisso,expressa-semuitomal.

Questão 06Noúltimoparágrafo,afirma-sequeháumacorrelaçãoentrealinguagem,opensamentoeocomportamento do ser humano.

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

3UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

Questão 11Opoema,emformadeoração, revelaumsujeitopoéticodesorientadoembuscadeumcaminhoparachegaraDeus.

Questão 12OdiálogodosujeitolíricoemqueelefalasobreDeusesuarelaçãocomEleconstituiotemado poema.

Questão 13O sujeito lírico do poema expressa sentimento de abandono, desamparo, e pede opreenchimento de suas carências.

Questão 14Oretornoàinfânciasolicitadopelosujeitopoéticoéjustificadocomootempodecomunhãoentreeleeomundoàsuavolta.

QUESTÕES de 11 a 18TEXTO: Meu Deus, medácincoanos. Medáumpédefedegosocomformigapreta, medáumNatalesuavéspera, 5- oressonardaspessoasnoquartinho. MedáanegrinhaFiapraeubrincar, medáumanoitepraeudormircomminhamãe. Medáminhamãe,alegriasãemedoremediável, medáamão,mecuradesergrande, 10- ómeuDeus,meupai, meu pai.PRADO,A.Orfandade.Bagagem.29.ed.RiodeJaneiro:Record,2010.p.12.

Questão 15Afigurapaternadosujeitolíricoconstitui,nopoema,umserausenteealheioaosapelosdofilho.

Questão 16Ainaceitaçãoea inadaptaçãodosujeito líricoaomundosubjacenteàescrituradotexto,estáevidentenaexpressão“mecuradesergrande”.

Questão 17Nocontextodopoema,arepetiçãodotermo“medá”constituiumexemplodousolivreedescontraídodoidioma,semsubmissãoànormapadrão.

Questão 18Os fragmentos “um pé de fedegoso com formiga preta” (v. 3) e “das pessoas” (v. 5)complementamosentidodeverbosderegênciasdistintas.

4 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

Questão 19Ofatodeonarradorsequercitaronomedo“autorcélebre”põeemdúvidaasuacelebridade.

Questão 20Operíodo“Aruacontinuavaindefinidamente,eodedoapontado,eeusemsaber,eelapedindourgência,dizendoqueo fogo lavravasempre.” (l.14-16)apresenta,predominantemente,oraçõesindependentes,coordenadas,eafiguradesintaxepolissíndeto.

QUESTÕES 19 e 20TEXTO: Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, hámuitos

anos... Este começo, evidentemente, não é meu, mas de autor célebre, o quenão impede que podia ser de toda gente. Há sempre uma pessoa que nuncapôde entender a conversação que teve com uma senhora, há muitos anos.

5– Asmulherescostumamterconversasestranhas,quesóentendemospelametade,ounada,sefornãoemdobro,oqueéoutraformadeengano.

Nomeucaso,elatelefonoupedindoquefossecorrendoapagarumincêndioemsuarua.Salteidacama,nemseisecalceioschinelos,evoeiparaolugarindicado.Apesardenoitealta,otrânsitoestavaengarrafado,deviahaverumafestaimportante,

10– homenagema reioupresidenteestrangeiro, imagino.Fiz tudoparachegaromaisdepressa possível, e, ao chegar, não localizei o incêndio.Émais adiante, disse amulher, do alto do 9º andar. Onde? Mais, mais adiante. E apontava com o braço na direçãodoinfinito.

Mas a rua não acaba nesta quadra? perguntei. Não. A rua continuava15– indefinidamente,eodedoapontado,eeusemsaber,eelapedindourgência,dizendo

queofogolavravasempre.Realmente,nuncapudeentender.

ANDRADE,C.D.de.Incêndio:Poesia e prosa.RiodeJaneiro:NovaAguilar,1988.p.1270.

5UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

PROVA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAQUESTÕES de 21 a 35INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de21 a 35,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 21As entidades da Administração Indireta têm em comum a atuação dentro do princípio da descentralização institucional, quevemaseradistribuiçãodecompetênciaseagilidadegerencial, orçamentária e financeira para organismos autônomos que prestam serviçospúblicosoudeinteressepúblico.

Questão 22AsSociedadesdeEconomiaMistatêmcapitaldiversificadoepodemserestruturadascomoSociedades Anônimas (S/A) ou Sociedades por Quotas.

QUESTÕES 21 e 22Tipos de entidades integrantes da Administração Indireta

Autarquia

Sociedade de Economia Mista

Entidades integrantesdaAdministração

Indireta

FundaçãoPública EmpresaPública

6 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 23OsAgentesHonoríficosprestamserviçospúblicosrelevantes,exercendo,porexemplo,afunçãodejurados,mesárioseleitorais,comissáriosdemenores,dentreoutrosdamesmanatureza.

Questão 24OsAgentesPolíticossãoparticularesquerecebemaincumbênciadeexecutardeterminadosserviços,segundoasnormasdoEstadoesobpermanentefiscalização.

Questão 25

II-GRATIFICAÇÕES III-ADICIONAISI-INDENIZAÇÕES

VANTAGENS PECUNIÁRIAS

As indenizaçõesnãose incorporamaovencimentoouproventodoservidorpúblicoparaqualquerefeito.

QUESTÕES 23 e 24

CATEGORIAS DE AGENTES PÚBLICOS1.AgentesPolíticos2.AgentesAdministrativos3.AgentesHonoríficos4.AgentesDelegados

QUESTÕES 26 e 27 Um determinado servidor tem a responsabilidade da medição da entrega de obras públicas durante um processo de liquidação de um gasto feito pelo órgão a que está vinculado. Esse órgão havia contratado uma empresa de construção civil para realizar algumas obras de reforma em determinados prédios. Para efetuação do pagamento, o funcionário deveria atestar que o estabelecido no contrato havia sido cumprido. O diretor da empresa, por não ter cumprido o que estava estabelecido e estar necessitando de recursos, prometeu ao servidor que cumpriria o previsto no contrato, mas que se impunha a necessidade de ele atestar como concluída a obra, para que o pagamento pudesse ser efetuado. Para tal, ofereceu ao funcionário uma gratificação no valor de 10% do montante a ser recebido. O servidor prometeu pensar se aceitaria ou não a proposta.Combasenaanálisedessasituação,pode-seafirmar:

7UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 27Aliquidaçãoéumestágiodaexecuçãodadespesaorçamentária,noqualoagentepúblicoemite um documento denominado Nota de Empenho.

Questão 28Omarconormativo daUFBA, que fundamenta seuEstatuto eRegimento, ressignificaafunçãoConhecimento,ampliandoseuconceitoparaCiência–Arte–Cultura.

Questão 29Um pesquisador da área de saúde buscou fazer alguns experimentos que envolviam

pessoas, para a descoberta de nova medicação. Para tal, adotou os procedimentos acadêmicos e administrativos necessários, a fim de ver o seu projeto aprovado e iniciar o seu estudo.

Entre os trâmites desse projeto, está seu encaminhamento para a Comissão de ÉticadaUFBA,que tem,entresuas funções,adeacompanharasatividadesdepesquisaemhumanos e animais.

Questão 26SeofuncionárioaceitaressagratificaçãoestaráferindooCódigodeÉticadoservidorpúblicoe praticando um ato de improbidade administrativa.

Questão 31Relações de reciprocidade entre pessoas e organização

Pessoas Organização

Nessarelaçãodereciprocidade,cabeàspessoasofereceremcontribuições,comotrabalho,conhecimento,dedicaçãoeesforçoparaoalcancedosobjetivosorganizacionais.

Questão 30Constitui falta grave do servidor público a omissão do dever de comunicar seu próprioimpedimento de atuar em processo administrativo.

Questão 32O Código Tributário Nacional estabelece normas para a cobrança dos tributos, que seclassificam em impostos, taxas e contribuições de melhoria, sendo que as taxas sediferenciamdosimpostosporquesãoincidentessobreacirculaçãodebensouvalores,aexemplodaproduçãodebens.

8 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 34 A Lei no8.666,de21/06/1993,estabeleceque,paraahabilitaçãonaslicitações,será exigido dos interessados, exclusivamente, documentação relativa: I - àhabilitação jurídica; II -àqualificação técnica; III -àqualificaçãoeconômico-financeira;IV-àregularidadefiscal;V–aocumprimentododispostonoIncisoXXXIIIdoArt.7o da Constituição Federal.A habilitação jurídica diz respeito à comprovação, pelos interessados, de aptidão paradesempenhodeatividadepertinenteecompatívelcomoobjetodalicitação,indicaçãodasinstalaçõesadequadasedepessoaltécnicocapaz,queseresponsabilizarápelostrabalhos.

Fonte da ilustração

Questão 31 CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional. 2. ed.Riode Janeiro:Campus,2005. p. 29. Adaptada.

Questão 33Amodalidadedelicitação“pregão”éaquelaquepodeserrealizadapormeiodautilizaçãoderecursosdatecnologiadainformação.

Questão 35 A funçãoadministrativadocontrole foienfatizadapelaConstituiçãodaRepúblicaFederativadoBrasil,promulgadaem1988,objetivandopreservaropatrimôniopúblico.Sãoexercidosdoistiposdecontrolesnosetorpúblico:internoeexterno.Éresponsabilidadedecadapoderaestruturaçãodecontrolesinternosqueobservarãoalegalidadedosatoseocumprimentodoprogramadetrabalho.

9UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – INFORMÁTICA BÁSICA / Superior

PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICAQUESTÕES de 36 a 50INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de36 a 50,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 36Entreasfunçõesdeumsistemaoperacionalestãoadegerenciaraexecuçãodeprogramaseocontroledeacessoaperiféricos.

Questão 37Memóriacacheserefereaumaáreadodiscorígidoreservadaparaauxiliarnoprocessodebackup de um computador.

Questão 38Um driverdedispositivoéumcomponentedesoftwarequecontrolaoacessoaodispositivoporprogramas.

Questão 39Em sistemas Windows,épossíveldigitarcomandosdosistemaoperacionalutilizando-se,para isso, o prompt de comando.Exemplosdecomandosquepodemserutilizados,comsuas respectivas funções, são: cd, paramudar de diretório;mkdir, para criar um novo diretório;edel,paraapagarumarquivo.

Questão 40Em sistemas Windows,ahierarquiadediretórioséindicadanoprompt de comando com uso dabarrainvertida(\).Porexemplo,“c:\exemplo\arquivo.txt”indicaoarquivo“arquivo.txt”nodiretório“exemplo”,armazenadonodispositivoreferenciadopelaletra“c”.

Questão 42Em sistemas Windows, Notepad (Bloco de Notas) e Wordpad são nomes de aplicativos para ediçãodetexto.

Questão 41Dá-seonomedebootaoprocedimentodeiníciodeexecuçãodecadaprogramaemumsistema operacional. Esse procedimento é, portanto, realizado cada vez que se inicia aexecuçãodeumaplicativo,comooMicrosoft Word,porexemplo.

10 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – INFORMÁTICA BÁSICA / Superior

Questão 44 Considereque,emumaplanilhaExcel,hajanúmerosnascélulasA1,A2,B1eB2eaexpressão“=A1+A2”(semasaspas)nacélulaA3.Seumusuário,utilizandooExcelsobreumsistemaWindows, usar a combinação de teclas Ctrl+Cna célulaA3 e a combinação de teclasCtrl+V na célulaB3, essa última conterátambémasomadeA1eA2.

Questão 43 Considere quehaja númerosarmazenadosnas célulasA1,A2,A3eA4deumaplanilhaExcel,versãoemportuguês.ParaarmazenarasomadessesvaloresnacélulaA5,pode-seescrever,nessacélula,aexpressão“=SOMA(A1:A4)”(semasaspas).

Questão 47A W W W (World Wide Web)éonomequesedáaumcomputadorservidorquearmazenaegerenciapáginasemformatodehipertexto.

Questão 48HTTPSéutilizadoemnavegadoresparasefazeracessoseguroaservidoresweb.

Questão 49O Gmail oferece uma funcionalidade que permite que usuários marquem mensagensutilizandoumíconeemformadeestrela,paraqueestasmensagenssejamsempreexibidasantesdasdemaisnalistademensagensdousuário.

Questão 50Um firewalléumprogramainstaladoemumcomputadorparapermitiroacessoàInternet.

Questão 45O Gerenciador de TarefaséumprogramadisponívelemsistemasWindows,cujoobjetivoépermitiraousuáriodefiniritensdesuaagendaparaoscompartilharcomoutrosusuáriosem uma mesma rede.

Questão 46Spaméonomequesedáaumtipodevírusqueinfectaumcomputadorquandoumusuárioabreumamensagemeletrônicacontaminadacomessevírus.

11UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – FARMACÊUTICO / Superior

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSFARMACÊUTICO

QUESTÕES de 51 a 100INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de51 a 100,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 51Omedicamentogenéricointroduzidonopaís,atravésdaLeino9.787/1999,possuiomesmoprincípioativoemidênticaconcentração,formafarmacêutica,veículosouexcipientes,viadeadministração,posologiaeindicaçãoterapêuticadomedicamentodereferência.

Questão 52Omedicamentodereferênciaprescritopodesersubstituídopelogenéricoequivalente,umavezqueosdoissãointercambiáveis.

Questão 53Medicamentos contendo fármacos de baixo índice terapêutico podem ser manipulados,desdequesejam tomadosalgunscuidadoscomrelaçãoàpesagemdoativo,ouseja,apesagemdeveserfeitapreferencialmenteapartirdediluídodofármacoeexcipientecomconcentraçãodefinida,sendoindispensávelumaduplachecagemdapesagem,umadelasfeitapelofarmacêutico.

Questão 54Osmedicamentoslíquidosnãoestéreissãopreparadosnafarmáciacomáguapotável,quedevesermonitoradamensalmente,noquediz respeitoàsuaqualidade físico-químicaemicrobiológica.

Questão 55Afarmáciamagistralpodetransformarespecialidadefarmacêuticaemcaráterexcepcional,quandodaindisponibilidadedamatéria-primanomercadoedaausênciadaespecialidadenadoseenaconcentraçãoe/ouformafarmacêuticacompatíveiscomascondiçõesclínicasdopacientedeformaaadequá-laàprescrição.

12 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – FARMACÊUTICO / Superior

Questão 56Asmatérias-primasutilizadasparamanipulaçãodemedicamentosdevemseravaliadasnorecebimento,respeitando-seassuascaracterísticasfísico-químicas,atravésdarealizaçãodosensaios:caracteresorganolépticos,pH,solubilidade,peso,volume,pontodefusãoedensidade.

Questão 57A farmácia magistral pode manipular medicamentos contendo fármacos citostáticos ouatémesmo fracioná-los, desde que todas as operações sejam realizadas em cabine desegurançabiológica (CSB)Classe IIB2,colocadaemsalaexclusivaparaessefim,compressãopositivaemrelaçãoaoambienteadjacente.

Questão 58As emulsões óleo emágua, destinadas à administração parenteral, devem ser estéreis,apirogênicas e preparadas utilizando-se tensoativos com mínima toxicidade e comcaracterísticaspredominantementelipofílicas.

Questão 59Osmedicamentossimilaressãocópiasdosmedicamentosdereferência,mas,diferentementedos genéricos, possuem marca e dispensam os testes de equivalência farmacêutica ebioequivalência.

Questão 60Legibilidade, identificação do usuário, identificação do medicamento, concentração,dosagem,formafarmacêuticaequantidade,duraçãodotratamento,localedatadaemissão,assinaturaeidentificaçãodoprescritor,comonúmeroderegistronorespectivoconselhoprofissional,sãoos itensquedevemserobservadospelo farmacêuticoparaavaliarumaprescrição.

Questão 61As farmácias e as drogarias devem ter, obrigatoriamente, a assistência de farmacêuticoresponsáveltécnicooudeseusubstituto,dasoitoàsdezoitohoras,nostermosdalegislaçãovigente.

Questão 62Os serviços farmacêuticos oferecidos pelas farmácias e drogarias devem ser realizadosem ambientedestinadoexclusivamenteparaesse fimeemcondiçõesquegarantamaprivacidadeeoconfortodosusuários.

Questão 63Asfarmáciasedrogariasdevempossuirprogramadesanitização,incluindodesratizaçãoedesinsetização,aserexecutadoinvariavelmenteporempresalicenciadaparaessefim,e,acadaexecução,éindispensáveloseurespectivoregistro.

13UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – FARMACÊUTICO / Superior

Questão 64OManualdeBoasPráticasFarmacêuticasdeveserescritoeenviadoaoórgãodevigilânciasanitáriacompetente,queverificaseestáatendendoàlegislaçãovigenteeàsespecificidadesdo estabelecimento.

Questão 65Ao expirar a data de validade declarada pelo fabricante na caixa do medicamento, ofarmacêuticopodeliberarasuadispensação,desdequetalprocedimentonãoexcedatrintadias, a contar dessa data.

Questão 66Osmedicamentosqueestejamnomercadoeque,comprovadamente,apresentemalgumdesviodequalidadedevemserrecolhidosrapidamente,oquecompeteexclusivamenteàindústriafabricante.

Questão 67Nasfarmáciasedrogarias,oarmazenamentodemedicamentoscujoinsumofarmacêuticoativosejatermolábildeveserfeitonascondiçõesdetemperaturadeclaradaspelofabricantenarespectivaembalagemdomedicamento,sendoatemperaturadolocaldearmazenamentomedidaeregistradadiariamente.

Questão 68Oxaropesimpleséumasoluçãosupersaturadadesacarose,umdissacarídeocujahidróliseliberaglicoseefrutose,sendonecessários1700gdesacaroseparapreparar2,0Ldexaropesimples,emumaconcentraçãode85%(p/v).

Questão 69Emulsãoéumsistemadispersoconstituídopor,pelomenos,umlíquidodispersointimamenteemoutro,noqualéimiscívele,dadaessaimiscibilidade,paragarantirauniformidadededose,asemulsõesfarmacêuticasprecisamseragitadasantesdaadministraçãoaopaciente.

Questão 70As soluções farmacêuticas utilizam, normalmente, como conservantes, umamistura dosésteresmetílicoepropílicodoácidopara-hidroxi-benzoico,numaconcentraçãode0,18%do éstermetílico e 0,02%do éster propílico, que, comprovadamente, apresentamefeitosinérgiconessasconcentrações.

Questão 71Comoamaioriadosinsumosfarmacêuticosativossãoácidosoubasesfracas,aabsorçãodessasmoléculas depende fortemente da sua constante de ionização, uma vez que asmoléculascujafraçãonãoionizadapredominasãomaisfacilmenteabsorvidas.

Questão 72Deacordocomaclassificaçãobiofarmacêuticadosfármacos,ospoucosolúveisealtamentepermeáveisterãoasuabiodisponibilidadefavorecida,seforemadministradosnaformadecápsulasoucomprimidos.

14 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – FARMACÊUTICO / Superior

Questão 73Asnutriçõesparenteraisdevemseravaliadasquantoàsuaqualidademicrobiológicaporsessãodemanipulação,sendoque,paraessaspreparações,sãoaceitáveis,nomáximo,10unidadesformadorasdecolônias(UFC).

Questão 74Apresençadegássulfídricopodeserutilizadacomoumaprovadoestadodeconservaçãodeprodutosproteicos,comocarnesepescados,umavezqueessegáséliberadocomoresultadodadecomposiçãodeaminoácidossulfurados.

Questão 75A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), utilizada como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica, constitui um dos eixosestratégicosdaPolíticaNacionaldeAssistênciaFarmacêutica.

Questão 76Oensaiodeperdapordessecação,realizadoemamostrasdealimentosporsecagemdiretaemestufaa105oC,determinaaumidaderelacionadacomaáguapresentenasuperfícieexternaenointeriordosalimentos.

Questão 77Oprocessodedecomposiçãodosalimentosfrequentementealteraaconcentraçãodosíonsdehidrogênio,desortequeadeterminaçãodaacidezdeamostrasdealimentospodeserum indicador do seu estado de conservação.

Questão 78Oconjuntodeaçõesdaassistência farmacêuticavoltadasparaapromoção,proteçãoerecuperaçãodasaúde,tantoindividualquantocoletiva,envolveapesquisa,odesenvolvimentoeaproduçãodemedicamentoseinsumos,bemcomoaseleção,programação,aquisição,distribuição,dispensaçãoegarantiadaqualidadedeprodutoseserviços,acompanhamentoe avaliação de seu uso.

Questão 79Nas formulações farmacêuticas e cosméticas, devem ser pesquisados certos micro-organismos cuja presença é inaceitável, como Pseudomonas aeuruginosa, Staphylococcus aureus, Salmonella sp. e Escherichia coli.

Questão 80Osprodutos farmacêuticosestéreis caracterizam-sepelaausênciademicro-organismos,sendoque,paracomprovaraesterilidadedessesprodutos,devemserrealizadasapesquisaeaidentificaçãodebactérias,fungoseleveduras.

Questão 81Os produtos farmacêuticos estéreis que possuem, em sua constituição, insumosfarmacêuticosativossensíveisàstécnicasdeesterilizaçãoqueutilizemcalorsecoouúmidodevemserproduzidosportécnicaassépticaeesterilizadosporfiltraçãoesterilizante.

15UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – FARMACÊUTICO / Superior

Questão 82Nas farmáciasmagistrais,osequipamentosdevemserverificadosdiariamente,antesdoiníciodasatividades,porpessoaltreinado,seguindoprocedimentosecomautilizaçãodepadrõesdereferência,fazendo-seodevidoregistro.

Questão 83Osmedicamentos similares possuemnomecomercial oumarcae, para obter o registrojunto ao órgão sanitário competente, devem ser aprovados nos testes de equivalênciafarmacêuticaedebioequivalência.

Questão 84Duranteoprocessodefabricaçãodemedicamentos,deve-seevitaracontaminaçãocruzada,quesecaracterizapelacontaminaçãodedeterminadamatéria-prima,produtointermediário,produtoagranelouprodutoterminado,comoutramatéria-prima,produtointermediário,agranelouterminado.

Questão 85Asfarmáciasmagistraisdevemrealizartestesdecontroledequalidadenasmatérias-primasque serão utilizadas namanipulação demedicamentos, sendo a densidade um dessestestes,utilizando-seopolarímetroparasuarealização.

Questão 86Namanipulaçãodefórmulasfarmacêuticas líquidas,émuitocomumutilizarvitaminaCevitaminaEcomoantioxidantesem,respectivamente,formulaçõesoleosaseaquosas.

Questão 87Amanipulaçãodecápsulasdeveassegurarauniformidadedepesoedoconteúdo,oquepressupõeensaiosrealizadosperiodicamentepelafarmácia,podendoserterceirizados.

Questão 88Umaalternativaparaa farmáciamagistral, namanipulaçãode cápsulasque contenhamativossensíveisameioácido,éautilizaçãodeativoscomrevestimentogastrorresistentes.

Questão 89Asmatérias-primasvegetais,utilizadasnamanipulaçãomagistral,devemseravaliadasemrelaçãoàcaracteresorganolépticos,àpesquisademateriaisestranhos,àumidadeecinzastotais,sendoque,nessecaso,nãoénecessáriaapesquisadecontaminaçãomicrobiológica.

Questão 90A água potável utilizada pelas farmácias magistrais, para produção da água purificada,objetivandoamanipulaçãodemedicamentos,devecontemplarosensaiosmicrobiológicosdecontagemtotaldebactérias,decoliformestotais,decoliformestermorresistentesedapresença de Escherichia coli.

16 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – FARMACÊUTICO / Superior

Questão 91Asformasfarmacêuticassólidasmanipuladasdevemseranalisadasquantoàsuaqualidade,atravésda realizaçãodosensaios:descrição,aspecto,caracteresorganolépticosepesomédio.

Questão 92Aautoinspeçãodeveserrealizadaacadadoisanos,pelafarmáciamagistral,paraaavaliaçãodo cumprimento das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, e suas conclusõesdevemservirdebaseparaaimplementaçãodeaçõescorretivas,quandonecessário.

Questão 93Osexcipientesutilizadosnamanipulaçãodeprodutoscontendosubstânciasdebaixoíndiceterapêutico devem ser padronizados de acordo coma compatibilidade das formulações,descritaemcompêndiosoficiais,farmacopeiasepublicaçõescientíficasindexadas.

Questão 94Amanipulaçãomagistral demedicamentos contendo citostáticos deve ser realizada emsalasdedicadasexclusivamenteaessefim,dotadasdeantecâmara,comsistemasdearindependentesedeeficiênciacomprovada.

Questão 95A atividade de antibióticos pode ser avaliada através do seu efeito inibitório sobre ocrescimentobacteriano,eumdosmétodosmaiscomumenteutilizadoséodedifusãoemágar,querelacionaotamanhodazonadeinibiçãodecrescimentocomadosedasubstânciaanalisada.

Questão 98A farmácia magistral deve proceder a qualificação do fabricante/fornecedor utilizando,nomínimo, os critérios de comprovação de regularidade perante a autoridade sanitáriacompetente, de auditoria para verificação das Boas Práticas de Fabricação ou deFracionamento e Distribuição de insumos, de avaliação do histórico de fornecimentoanteriores,derealizaçãodeanálisesdecontroledequalidade, feitaspelafarmácia,edeavaliação dos laudos analíticos apresentados.

Questão 96Amanipulaçãodemedicamentosdebaixo índice terapêuticodeve ser realizadaatravésdoprocessodediluiçãoehomogeneizaçãodoativo,pormeiodametodologiadediluiçãogeométrica,paraevitarproblemasnauniformidadedoteor.

Questão 97Omonitoramentodoprocessodemanipulaçãodeformasfarmacêuticasparausointernodeantiibióticos,hormôniosecitostáticosdeveserexecutadapelafarmáciaatravésdeumaanálisecompletadeumaformulaçãomanipuladaacadatrêsmeses.

17UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – FARMACÊUTICO / Superior

Questão 100A avaliação farmacêutica da prescrição, quanto à sua racionalidade, no que diz respeitoàconcentração,viabilidadeecompatibilidadefísico-químicaefarmacológicadoscomponentes,doseeviadeadministração,deveserrealizadapelofarmacêutico,antesdoinício da manipulação.

Questão 99Caso exista suspeita de adulteração ou falsificação dosmedicamentos disponíveis paradispensação,deve-seefetuaraimediatasegregaçãodessesmedicamentosemambienteseguroeemcondiçõesquegarantamaidentificaçãodequenãoseencontramemcondiçõesde uso ou comercialização.

Pró-ReitoriadeDesenvolvimentodePessoas–PRODEPPró-ReitoriadeGraduação–PROGRADServiçodeSeleção,OrientaçãoeAvaliação-SSOARuaDr.AugustoViana,33–Canela–Cep.40110-060Salvador–Bahia–Brasil–Telefax(71)3283-7820E-mail:[email protected]–Site:www.concursos.ufba.br

Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução,aindaqueparcial,semautorizaçãopréviada

UniversidadeFederaldaBahia-UFBA