T L RENAU NOVO TWINGO - Velocidades · Novo Twingo estão à altura das exigências de qualidade da...

19
NOVO RENAUL T TWINGO

Transcript of T L RENAU NOVO TWINGO - Velocidades · Novo Twingo estão à altura das exigências de qualidade da...

NOVO

REN

AULT

TW

ING

O

O REGRESSO DO TWINGO

UM AUTOMÓVEL DIVERTIDO E EXTREMAMENTE ÁGIL

O ESPÍRITO TWINGO É, ANTES DE MAIS,

UM DESIGN CATIVANTE E UMA BOA DOSE DE INOVAÇÃO

Em 2014, a Renault ousou reinventar o Twingo. Reinventar para revisitar o espírito original do Twingo. Vinte anos depois do primeiro Twingo, a terceira geração foi objecto de uma profunda renovação para criar um automóvel divertido e extremamente ágil, de cores vibrantes e personalizável ao gosto de cada um.

A CIDADE COMO TERRENO DE JOGO

Herdeiro da linhagem de inovação dos pequenos Renault, o Novo Twingo é a prova viva do know how da Renault no desenvolvimento de pequenos automóveis. A inovadora arquitectura de motor traseiro, tem inegáveis vantagens para uma utilização em meio urbano: um raio de viragem de 4,30 m que lhe permite estacionar num espaço reduzido e uma posição de condução elevada que proporciona uma excelente visibilidade para a dianteira. Mas também 10 cm mais curto do que a geração anterior e um espaço interior com mais 33 cm.

UMA CONDUÇÃO DIVERTIDA E DINÂMICA, TANTO NA CIDADE COMO NA ESTRADA

O Novo Twingo oferece duas motorizações a gasolina, de 3 cilindros (atmosférico ou turbo), económicas e plenas de energia que “animam” um chassis com uma direcção tão rigorosa quanto segura, que torna a condução particularmente agradável na cidade. Graças ao temperamento dinâmico do motor Energy TCe 90, o Novo Twingo não receia longos trajectos.

INTELIGENTE E DUPLAMENTE LIGADO AO MUNDO Com as suas 5 portas e a modularidade que lhe é proporcionada pelo piso totalmente plano, o Novo Twingo transporta facilmente quatro adultos. O Novo Twingo é o único modelo da sua categoria com uma dupla oferta multimédia: uma conectividade inteligente através de um smartphone com o R & GO e o seu sistema de navegação gratuito, ou através do R-Link Evolution®, a última geração do tablet integrado com um vasto catálogo de aplicações especificamente concebidas para utilização a bordo de um automóvel.

PEQUENO, SEGURO E ROBUSTO Desenvolvido em parceria com a Daimler, a qualidade apercebida e a segurança do Novo Twingo estão à altura das exigências de qualidade da Renault e da Daimler.

"O Novo Twingo completa a renovação dos pequenos modelos da Renault e representa um importante desafio de conquista para a Marca. Com o motor instalado atrás, a sua concepção é tão engenhosa como já fora a do primeiro Twingo. Pequeno por fora e grande por dentro, como sempre, e agora duplamente ligado ao mundo exterior, foi concebido para simplificar a vida na cidade com uma manobrabilidade e uma agilidade absolutamente inigualáveis."

Ali Kassaï, Director do Programa de Pequenos Veículos

01O ESPÍRITO TWINGO ESTÁ DE VOLTA 1.1 UM DESIGN CATIVANTE E UMA PERSONALIDADE COLORIDA

O Novo Twingo recupera o espírito original do Twingo e inscreve-se na pétala "Play" da estratégia de Design da Renault e dentro do espírito dos concept-cars Twin’Z e Twin’Run revelados no primeiro semestre de 2013. Com um carácter FUN e cores vibrantes, concentra em si toda a herança recebida dos seus antecessores. No exterior como no interior, a cor é um elemento sempre presente, até mesmo nas superfícies de arrumação distribuídas pelo habitáculo.

UMA PALETA DE CORES UM DESIGN EXPRESSIVO

Com uma frente curta e as rodas empurradas para os 4 cantos da carroçaria, o Novo Twingo tem uma silhueta compacta com um comprimento de apenas 3,59 m, ou seja, menos 10 cm do que a geração anterior. O pequeno citadino transmite imediatamente uma sensação de agilidade e a promessa de um extraordinário espaço a bordo, graças a uma distância entre eixos recorde de 2,49 m.

O Novo Renault Twingo propõe uma variedade de cores, tão harmoniosas como um bouquet de flores. • Quatro cores de lançamento "pop" que denunciam de imediato o temperamento optimista do Novo Twingo: Azul Céu, Vermelho Flamme, Amarelo Eclair e Branco Cristal.

A face dianteira, que recupera os novos códigos de design da marca com o logótipo bem destacado sobre um fundo negro, revela logo ao primeiro olhar uma personalidade forte, na linhagem do primeiro Twingo com: • um capô nervurado e blocos ópticos realçados pelos pisca-piscas tratados como se fossem pálpebras, • faróis diurnos redondos e marcados por quatro pontos luminosos, • uma grande entrada de ar na parte inferior que reforça a expressividade da dianteira do Novo Twingo.

"O Novo Twingo inspirou-se no Twingo original, mas também no R5. É uma interpretação moderna de um automóvel urbano e inovador em termos de estilo e de arquitectura. O Novo Twingo é um automóvel divertido, lúdico e cheio de energia. No dia-a-dia, revela-se extremamente ágil, com uma excelente habitabilidade e, como sempre, muito prático."

Laurens van den Acker, Director do Design Industrial da Renault

1.2 UM INTERIOR LÚDICO, COLORIDO E MUITO DIVERTIDO

O posto de condução é lúdico, dinâmico e de inspiração desportiva. Um largo friso branco envolve o conjunto dos instrumentos de bordo. Num toque lúdico, este friso foi desenhado com o formato de um circuito automóvel e pode ter as cores Azul, Vermelho ou Preto. A harmonia interior joga no contraste entre o preto e o branco. O friso do quadro de instrumentos, as inserções no volante, os arejadores e os painéis das portas são brancos num habitáculo completamente negro. Estes elementos conjugam-se para criar uma atmosfera dinâmica.

Os bancos dianteiros com apoios de cabeça integrados beneficiam de um grafismo elegante com um contorno colorido (vermelho, azul, cinzento) que realça a sua forma envolvente e a continuidade desde o assento até ao encosto.

A partir do segundo nível de equipamento, o Novo Twingo propõe três ambientes para os revestimentos: azul, cinzento ou vermelho, com pequenos apontamentos coloridos e os manípulos das portas em cromado acetinado que reforçam a personalidade divertida e lúdica do habitáculo. A versão “Sport” é composta por uma harmonia mais desportiva, com um universo onde o preto é predominante e que é animado por inserções a vermelho nos bancos de pele/tecido na pala do quadro de instrumentos e com os pedais em alumínio.

PERSONALIZAÇÃO: CADA UM COM O SEU TWINGO

Através de uma vasta oferta de cores, strippings para a carroçaria e de ambientes para o interior, é possível adaptar o Novo Twingo à personalidade de cada um com grafismos inspirados no R5 (jogos de linhas e de frisos).

É fácil personalizar o Novo Twingo com motivos exteriores e interiores, coloridos e coordenados em função das cores da carroçaria.

PERSONALIZAÇÃO EXTERIOR

• As estruturas dos retrovisores, linhas de grelha dianteira e inserções para as protecções laterais estão disponíveis em três cores: Azul, Vermelho e Cinzento • Quatro strippings para a carroçaria, de forma a realçar a linha do Novo Twingo: friso Branco, friso Preto, "Vintage", "Way" (branco e preto). • Quatro ofertas de embelezadores de 15 polegadas, complementadas com quatro tipos de jantes de liga leve de 15 e 16 polegadas. O Novo Twingo dispõe também, em opção, de um tecto de abrir eléctrico, em tela, de grandes dimensões, com uma abertura de 71 cm de comprimento e 68 cm de largura, para oferecer tanto aos passageiros dianteiros como traseiros uma vista panorâmica.

PERSONALIZAÇÃO INTERIOR

• O friso do painel de bordo, os arejadores e as inserções no volante podem ser de três cores: Preto, Vermelho e Azul. • Duas texturas para o friso do painel de bordo: "bola de golfe" ou "pintura pastel" (nas cores azul, branco, preto ou vermelho). • Em perfeita harmonia com os estofos, o porta-objetos amovível e o saco têxtil da oferta Flexicase® animam o habitáculo com pormenores de cor.

02 A CIDADE COMO TERRENO DE JOGO

2.1 ÁGIL E ULTRA-MANOBRÁVEL: CONDUZIR NA CIDADE É AGORA UM PRAZER

Mais compacto que o seu antecessor, o Novo Twingo adopta uma inovadora arquitectura de motor traseiro com múltiplos benefícios para a condução em cidade.

UMA AGILIDADE SURPREENDENTE COM UM RAIO DE VIRAGEM DE 4,30 M

A agilidade é o primeiro benefício proporcionado pela inovadora arquitectura. Com um raio de viragem de apenas 4,30 m, o Novo Twingo necessita de menos um metro do que a maioria dos seus concorrentes para a manobra de inversão de marcha. Mais fáceis, as manobras de estacionamento acabam por tornar-se lúdicas, graças às rodas que viram a 45 graus.

O motor instalado em posição central traseira a montante das rodas, tem uma inclinação de 49 graus e apoia-se num trem traseiro do tipo De-Dion. O trem dianteiro é do tipo Pseudo Mac Pherson.

A direcção do Novo Twingo ganha em precisão relativamente à do Twingo II. O veio de direcção, posicionado a montante das rodas dianteiras e associado a uma caixa de assistência montada na cremalheira, torna possível um ângulo de viragem das rodas de 45 graus, ao invés dos 30 graus, em média, dos automóveis deste segmento.

A versão Energy TCe 90 está equipada com uma direcção de desmultiplicação variável VGR (Variable Gear Ratio). Muito mais directa em curva, concilia o rigor de trajectória com uma extraordinária manobrabilidade em meio urbano, com menos meia-volta de volante relativamente à versão SCe 70.

UMA POSIÇÃO DE CONDUÇÃO ELEVADA O Novo Twingo oferece uma outra perspectiva da estrada. A sensação de espaço e a visão panorâmica são favorecidos pela posição de condução elevada. Graças ao capô curto e à grande amplitude do seu para-brisas, o Novo Twingo proporciona uma excelente visibilidade para a frente com 12,1 graus de ângulo de visão baixa, uma característica particularmente útil na cidade.

2.2 À VONTADE TAMBÉM NA ESTRADA

A arquitectura do Novo Twingo possibilita uma repartição das massas de 45% na frente e 55% atrás contra os habituais 70% e 30% num automóvel de tracção.

Graças à grande distância entre eixos, o Novo Twingo possui um comportamento dinâmico equilibrado em todas as circunstâncias. O comportamento idêntico ao de um de tracção dianteira, não exige do condutor qualquer talento especial. O equilíbrio é garantido por uma barra estabilizadora de 22 mm instalada no trem dianteiro, e em todas as versões. A precisão do trem dianteiro permite uma condução segura e um comportamento equilibrado e lúdico, mesmo em condução mais desportiva.

Graças a este comportamento naturalmente equilibrado, não foi necessário o reforço das suspensões. O excelente compromisso entre conforto e comportamento garante um excelente nível de conforto para os passageiros.

"O objectivo definido para a afinação do chassis era simples: oferecer um comportamento seguro, como um automóvel de tracção dianteira, e agradável como um de tracção traseira. Por outras palavras, um veículo simultaneamente fácil de manobrar e com um comportamento são para qualquer condutor. Estamos muito satisfeitos com a precisão e a agilidade do Novo Twingo, um automóvel que pode realmente ser conduzido por todos.

Christian Steyer, Engenheiro chefe do Novo Twingo

INSTALAR O MOTOR ATRÁS: UMA INOVAÇÃO FRUTO DO KNOW-HOW DOS ENGENHEIROS

"Modificámos a inclinação dos motores para que ocupassem o menos espaço possível. Os desafios do desenvolvimento do motor residiam sobretudo numa arquitectura tão compacta que se adaptasse ao conceito do automóvel. Com um triplo objectivo: manobrabilidade, relação espaço interior/comprimento do automóvel, chassis seguro e eficaz."

David Guénet, chefe de projecto motores Novo Twingo.

No Novo Twingo, a inovação consistiu em instalar os motores num espaço reduzido. O talento dos engenheiros da Renault permitiu refazer a arquitectura do motor, com uma inclinação de 49 graus, de forma a reduzir a sua altura, preservar o volume da bagageira e assegurar a funcionalidade do piso plano.

Esta disposição exigiu profundas alterações das partes superiores e inferiores do motor, para que o mesmo fosse implantado sob a bagageira respeitando a distância ao solo exigida. 50% das peças foram redesenhadas, entre elas o cárter de distribuição, os circuitos de água e de ar, bem como as faces de acessórios e o escape. No final, a altura do motor foi reduzida em 15 cm.

2.3 DUAS MOTORIZAÇÕES A GASOLINA, DE TRÊS CILINDROS, QUE COMBINAM ECONOMIA E PRAZER DE CONDUÇÃO

O Novo Twingo está equipado com dois motores a gasolina da última geração que integram todas as inovações destinadas a reduzir os atritos como, por exemplo, a bomba de óleo de cilindrada variável e os tratamentos de superfície dos pistões, com benefício directo no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

MOTOR ENERGY TCE 90 - TEMPERAMENTO DINÂMICO

O Novo Twingo está equipado com o motor de 898 cm3 turbo já disponível no Novo Clio e no Captur e que foi adaptado à arquitectura do Novo Twingo com uma remodelação de 50% das peças. Com uma potência de 90 cv e um binário de 135 Nm, o motor Energy TCe 90 proporciona arranques enérgicos – mesmos nos regimes mais baixos - e um verdadeiro prazer de condução, tanto na cidade como na estrada. A adopção de uma "waste-gate" eléctrica (válvula de descarga dos gases de escape) permite uma redução notável do consumo e das emissões de CO2. Equipado com o sistema Stop&Start, o TCe 90 regista um consumo misto de 4,3 l/100 km e emissões de CO2 de 99 g/km e respeita já a norma antipoluição Euro 6.

UM NOVÍSSIMO MOTOR ATMOSFÉRICO SCE 70 ECONÓMICO NA CIDADE Com 70 cv às 6000 rpm, este motor atmosférico com uma cilindrada de 999 cm3 é muito ágil em circuito urbano, graças a um binário máximo de 91 Nm, do qual cerca de 90% está disponível a partir das 1000 rpm o que evita uma utilização intensiva da caixa. Por fim, a afinação do motor torna quase impossível ir-se abaixo no arranque. Com um consumo misto de 4,2 l/100 km e emissões de 95 g de CO2/km, este motor está equipado com o sistema Stop&Start. O condutor pode ainda reduzir o seu consumo de combustível até 10 %* graças às ferramentas a bordo destinadas à eco condução: botão modo ECO (na versão Energy TCe 90) e indicadores de mudança de velocidade e funcionalidades Renault Driving Eco2 disponíveis no R & GO® e R-Link Evolution.

UM CUSTO DE UTILIZAÇÃO COMPETITIVO O Novo Twingo assegura um custo de utilização competitivo, nomeadamente graças ao baixo consumo dos seus motores e à integração de uma corrente de distribuição sem manutenção. A periodicidade de manutenção é de 1 ano ou 20 000 km.

A bateria, bem como os reservatórios dos líquidos de refrigeração, de lava-vidros e de travões estão situados sob o capô dianteiro. O seu acesso é facilitado pela possibilidade de fazer deslizar o capô para a frente 22 cm.

Para aceder ao motor, basta retirar a placa de isolamento fixa com seis parafusos, que podem ser extraídos à mão, sem necessidade de qualquer ferramenta. É também possível, desta forma, repor o óleo ao nível, se necessário. Por último, os engenheiros desenvolveram um sistema de báscula que permite baixar o motor 150 mm, o que facilita as operações de manutenção e as reparações mais correntes, sem separar o motor do chassis.

Os motores SCe 70 e Energy TCe 90 estão equipados com uma ajuda ao arranque em subida e estão associados a uma caixa manual de 5 velocidades. A partir de setembro 2015, está prevista uma caixa automática EDC de dupla embraiagem, com 6 relações.

* Consoante as condições de circulação, a carga, o estilo

de condução, os condutores, etc.

1 3

4 2

03 UM AUTOMÓVEL INTELIGENTE

3.1 DUPLAMENTE LIGADO AO MUNDO

O Novo Twingo propõe uma dupla oferta em matéria de sistemas multimédia, através do smartphone, com o novo sistema R & GO® mas, também, com a oferta topo de gama R-Link Evolution®.

R & GO®: UM SISTEMA INTELIGENTE E LIGADO ATRAVÉS DO SMARTPHONE

R & GO® é um sistema de conectividade simples e inteligente, em perfeita harmonia com o espírito do Novo Twingo. Proposto de série em todas as versões permite ligar instantaneamente o Novo Twingo ao smartphone do utilizador. Prático, inteligente e gratuito, o sistema R & GO® integra-se perfeitamente no automóvel.

Com o rádio, o suporte universal e a aplicação, o utilizador acede de forma ergonómica e intuitiva às funções mais úteis do veículo, organizadas em quatro universos: Navegação, Telefone, Multimédia e Veículo.

QUATRO UNIVERSOS QUE REÚNEM AS FUNÇÕES ÚTEIS A BORDO

Navegação (Copilot® Premium): uma navegação 3D offline transferida para o smartphone, para que a disponibilidade seja permanente mesmo nas zonas sem cobertura de rede

Veículo (sistema de eco condução Renault Driving eco2, que complementa as informações do quadro de instrumentos, conta-rotações, etc.)

Música (rádio, web rádios, reconhecimento áudio dos títulos e dos artistas (song ID)) Telefone (contactos, Bluetooth®…)

O utilizador visualiza diretamente no seu smartphone um menu simples com quatro ícones, grandes e ergonómicos para que a utilização seja segura e eficaz.

UM SISTEMA DE NAVEGAÇÃO OFF-LINE RIGOROSO E PLENO DE VANTAGENS

A aplicação R & GO® dispõe de uma

navegação GPS CoPilot® Premium integrada.

Trata-se de uma navegação 3D offline com cartografia transferida para o smartphone. Pelas suas características, dispensa qualquer ligação 3G ou 4G e está permanentemente operacional, mesmo em zonas não cobertas pelas redes de comunicações móveis. Entre as funções úteis possui a informação de trânsito Active Traffic™, a orientação por voz, a afixação Clear Turn™ das intersecções complexas, os alertas de radares (consoante o país) e o alerta de

limite de velocidade. O R & GO® dá direito à cartografia de um país à escolha do cliente

com acesso gratuito ao serviço ActiveTraffic®

durante 1 ano.

TELEFONE: CHAMADAS SIMPLIFICADAS, SEM DESVIAR OS OLHOS DA ESTRADA

O sistema multimédia R & GO® foi concebido para assegurar ao condutor uma utilização absolutamente segura, sem desviar os olhos da estrada. O utilizador acede facilmente ao seu histórico ou aos seus contactos com apenas dois toques no ecrã do smartphone. Os SMS recebidos são lidos em voz alta, graças à funcionalidade SMS-To-Speech (no sistema Androïd).

VEÍCULO: QUANDO O SMARTPHONE SE TRANSFORMA NUM SEGUNDO QUADRO DE INSTRUMENTOS O Novo Twingo comunica verdadeiramente

com o R & GO®. Uma ligação Bluetooth® ao rádio do Novo Twingo permite ao condutor transformar o smartphone numa extensão do seu painel de instrumentos, enriquecido com informações úteis: computador de bordo, conta-rotações ou ainda as funções Renault Driving eco2.

MÉDIA: A MÚSICA SEM MODERAÇÃO Com o R & GO®, é possível controlar o rádio e aceder às playlists transferidas para o smartphone ou para uma chave USB e ainda a milhares de rádios web.

E TAMBÉM FUNÇÕES INTELIGENTES

• "Song ID": o smartphone reconhece automaticamente tanto o título da música bem como o seu intérprete.

• Find my car: para encontrar mais facilmente o seu Novo Twingo. Graças à função de geolocalização do smartphone, a

aplicação R & GO® memoriza automaticamente a última posição de estacionamento. Esta posição pode ser inserida como destino para uma navegação automática no modo peão.

• Uma página inicial personalizável que permite afixar simultaneamente duas funções. O condutor tem permanentemente, sob os seus olhos, todas as informações de que necessita.

E R-LINK EVOLUTION,

O TABLET INTEGRADO DA ÚLTIMA GERAÇÃO

O Novo Twingo irá dispor da mais recente versão do sistema multimédia integrado R-Link, o "R-Link Evolution", um tablet integrado que constitui uma oferta topo de gama neste segmento. O R-Link Evolution integra um novo software ainda mais eficiente e um ecrã captativo de 7 polegadas (que permite ampliar ou reduzir a imagem ou ainda fazer desfilar as informações afixadas, tal como num smartphone) e um rádio digital (dependendo do mercado).

E, claro, o vasto catálogo de aplicações dedicadas à utilização a bordo de um automóvel. O R-Link foi reconhecido pelo instituto de estudos SBD* como o sistema multimédia mais ergonómico e intuitivo. * O SBD, instituto de estudos independente,

especializado em tecnologia automóvel, avaliou em 2013 a facilidade de utilização dos sistemas de navegação europeus integrados a bordo. Dos 7 sistemas estudados, o R-Link foi o melhor classificado com 85% de satisfação, à frente dos sistemas de alguns construtores premium.

3.2. MAIS CURTO NO EXTERIOR MAS CADA VEZ MAIOR NO INTERIOR

DAR ESPAÇO AOS PASSAGEIROS

Um dos pontos fortes do Novo Twingo é também o espaço que oferece aos seus passageiros. O capô curto e as rodas colocadas nos 4 cantos da carroçaria, permitem disponibilizar o máximo de espaço a bordo. O Novo Twingo tem, no interior, mais 33 cm, desde o painel de bordo até ao portão traseiro, e menos 10 cm de comprimento total do que o Twingo da geração anterior. É por esta razão que o Novo Twingo regista a melhor relação dimensões/habitabilidade da sua categoria, com uma distância entre eixos de 2,49 m num veículo com apenas 3,59 m. O espaço a bordo é do melhor nível, tanto à frente como atrás, nomeadamente em termos do raio ao nível dos joelhos com 13,6 cm, e a altura para a cabeça de 85,5 cm.

O Novo Twingo transporta confortavelmente passageiros de grande estatura, mesmo nos lugares traseiros.

NO PORTA-BAGAGENS: O ÚNICO CITADINO A OFERECER 2,31 M DE COMPRIMENTO DE CARGA COM UM ADULTO NO BANCO TRASEIRO Piso plano, banco traseiro rebatível 50/50 com espaços de arrumação adicionais ou ainda o banco do passageiro dianteiro inclinável para a posição de mesa: o Novo Twingo modula o seu espaço em função das necessidades. Por cima do motor, a bagageira de 219 dm3 é particularmente funcional devido à sua forma rectangular que não é prejudicada pelas cavas das rodas. Os encostos do banco traseiro 50/50 são rebatíveis com um só gesto e formam uma superfície plana de 1,35 m. O banco do passageiro dianteiro pode, também, ser rebatido, oferecendo então um comprimento de carga recorde de 2,31 m. Uma proeza inédita num pequeno automóvel com apenas 3,59 m.

52 L DE VOLUME DE ARRUMAÇÃO, ESPAÇOS PERSONALIZÁVEIS E ADAPTADOS A TODAS AS UTILIZAÇÕES Para além da bagageira, também o habitáculo do Novo Twingo dispõe de um importante volume de arrumações de 52 litros, o melhor da sua categoria. Designado por Flexicase®, este conceito inovador permite modular as superfícies de arrumação do Novo Twingo, em função da sua utilização.

À FRENTE

• Três tipos de porta-luvas: aberto, fechado, amovível (saco têxtil nómada): capacidade: entre 5 e 6 litros.

• Espaço de arrumação amovível, situado na parte

inferior da consola central, com a capacidade de 2,6 litros.

• Compartimentos nas portas de 3 litros cada.

ATRÁS

• Consola entre os bancos dianteiros: 2 litros

• Compartimentos nas portas traseiras que podem

transportar, cada um, 2 garrafas de 1,5 litros, uma característica inédita no segmento.

• Bolsa de rede sob o banco traseiro para guardar objetos

longos: uma vantagem proporcionada pelo duplo piso inerente à arquitectura. Capacidade: 29 litros

04 PEQUENO… SEGURO E ROBUSTO

4.1 SEGURANÇA AO MELHOR NÍVEL

SEGURANÇA PASSIVA: UMA ESTRUTURA DE CARROÇARIA ESTUDADA PARA ESTAR NO TOPO DO SEGMENTO

Fiel à tradição da Renault, o Novo Twingo foi concebido para estar ao melhor nível no que diz respeito à segurança activa e passiva e de acordo com as novas, e mais rigorosas, normas EuroNCap 2014. O Novo Twingo integra as novas exigências em matéria de protecção de peões e sua segurança activa foi reforçada com os novos sistemas de ajuda à condução (ADAS).

UM CHASSIS REFORÇADO PARA ABSORVER A ENERGIA

A estrutura foi especialmente estudada para uma arquitectura de motor traseiro. Em caso de colisão frontal, a carroçaria deverá resistir às forças vindas, não só da frente mas também da traseira, devido à "massa impulsionada" que o motor representa. O túnel, as embaladeiras e os reforços das portas foram concebidos para resistir a colisões de grande intensidade, de forma a preservar o habitáculo em caso de colisão frontal ou traseira. Para isso, os responsáveis pela sua concepção recorreram a materiais com Limite de Elasticidade Ultra Elevado (UHLE).

"O túnel, as embaladeiras, os reforços das portas e até mesmo vários outros elementos estruturais têm uma resistência à tracção de 120 kg por mm2. Uma verdadeira célula de sobrevivência.” Éric Lopes, responsável segurança passiva

A segurança dos passageiros traseiros é assegurada por travessas reforçadas que enquadram o compartimento motor e que constituem uma barreira de protecção que isola o motor do habitáculo. A absorção de energia é feita por deformação programada do berço e das longarinas. As longarinas traseiras foram dimensionadas da mesma forma que as longarinas dianteiras, de forma a resistirem a um choque traseiro a 80 km/h.

• Preservar o habitáculo em caso de colisão lateral: o Novo Twingo beneficia da tecnologia de pilar central com espessura variável que permite controlar rigorosamente a deformação do habitáculo de modo a proporcionar a máxima proteção aos ocupantes.

• Por fim, para responder às exigências de protecção de peões, o capô e os guarda-lamas do Novo Twingo são de Noryl com memória de forma a constituírem zonas tampão, sem pontos rígidos, para absorver melhor a energia gerada pelo choque, tanto ao nível da cabeça como da bacia. O para-choques, por sua vez, está equipado com um absorvedor em espuma de 150 mm para atenuar o impacto do choque ao nível das tíbias.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: • Proteção de adultos: o Novo Twingo está equipado com quatro airbags: dois airbags frontais e dois airbags laterais cabeça/tórax de câmara dupla. Estes equipamentos são complementados pelos cintos de segurança dianteiros dotados de pré-tensores com limitadores de esforço, e cintos de segurança traseiros com limitadores de esforço. Os apoios de cabeça dianteiros integram uma função anti-whiplash (golpe de coelho). O Novo Twingo dispõe igualmente de um sensor de pressão nas portas dianteiras e de um sensor de aceleração instalado nos pilares centrais. "Asseguram a detecção dos choques laterais em apenas 7 ms, ou seja, vinte vezes mais rápido que um piscar de olhos." Éric Lopes, responsável segurança passiva • Proteção de crianças: O Novo Twingo dispõe de três lugares universais, que permitem a instalação de uma cadeira na posição de costas para a frente, e duas fixações ISOFIX de 3 pontos nos lugares traseiros com fixação na bagageira.

SEGURANÇA ACTIVA: EQUIPAMENTOS DE AJUDA À CONDUÇÃO (ADAS*) INÉDITOS NESTE NÍVEL DE GAMA

O Novo Twingo evita também os acidentes, graças aos novos equipamentos de ajuda à condução propostos de série: ABS com Assistência à Travagem de Urgência (EBA), ESP, SBR (alerta de não utilização de cinto de segurança) para todos os passageiros, limitador de velocidade (regulador de velocidade em opção) bem como SSPP (Sistema de Controlo da Pressão dos Pneus) e ajuda ao arranque em declive.

* Advanced Driving Assistance Systems

PREVENIR PARA OFERECER MAIS SEGURANÇA

Um sistema de ajuda ao estacionamento com câmara de marcha atrás para tornar as manobras mais seguras Associada ao sistema multimédia R-Link, a câmara de marcha atrás está integrada no pára-choques traseiro e está associada ao radar de marcha atrás. A imagem para a traseira é visualizada no ecrã do sistema de navegação. O condutor dispõe também da visualização da trajectória do automóvel, em função do ângulo de rotação do volante.

O alerta de transposição de linha para melhorar a segurança ativa A transposição involuntária da linha de separação da via indicia, regra geral, uma diminuição da vigilância do condutor, uma das principais causas de acidente nomeadamente em autoestrada. O Novo Twingo está equipado com uma câmara fixa no pára-brisas, por detrás do retrovisor interior, que permite detectar as saídas involuntárias de via.

Quando uma linha é transposta sem activação dos piscas, o condutor é alertado por um testemunho no painel de instrumentos e pela emissão de um sinal sonoro. Este dispositivo ajuda o condutor a manter-se vigilante e contribui directamente para a segurança.

A ajuda ao arranque em subida para evitar situações de stress Este sistema activa-se automaticamente quando o condutor arranca numa subida com inclinação superior a 3 %. Este dispositivo impede, durante dois segundos, que o automóvel recue dando assim tempo suficiente para que o condutor largue o pedal do travão e acelere. Após este tempo, se o condutor não acelerar, o sistema alivia a pressão nos travões e deixa que o automóvel recue suavemente.

.

4.2 RIGOROSAMENTE FABRICADO

UMA FÁBRICA MODERNIZADA PARA OBTER UMA QUALIDADE DE FABRICO AO MELHOR NÍVEL

O Novo Twingo é produzido na fábrica de Novo Mesto, na Eslovénia e no âmbito do programa desenvolvido em parceria com a Daimler, foi realizado um investimento industrial de 450 milhões de Euros com um duplo objectivo: modernizar as instalações e aumentar a capacidade de produção para poder receber os modelos das duas Marcas.

A produção do Novo Twingo na fábrica de Novo Mesto, que já produzia o Twingo 2, representou um enorme desafio: montar na mesma linha de produção dois modelos diferentes, embora com numerosas peças em comum e que assegure uma qualidade ao nível dos padrões de exigência tanto da Renault como da Daimler.

Esta unidade industrial foi modernizada para ultrapassar uma nova etapa na qualidade de fabrico com: • Renovação de um departamento de chapa e robotização de algumas operações de manipulação, garantindo assim a qualidade de aspecto das peças de carroçaria visíveis. • Modernização da linha de montagem para se harmonizar com as mais recentes normas de qualidade da Renault em matéria de ergonomia, desempenho e flexibilidade. • Modernização da linha de pintura, com implementação da tecnologia de tintas hidrosoluveis e de um verniz de elevada durabilidade, já utilizado no Clio, para uma qualidade apercebida ao melhor nível do segmento.

RENAULT E DAIMLER: UMA PARCERIA PROFÍCUA PARA RENOVAÇÕES AMBICIOSAS

O Novo Twingo partilha a sua plataforma com os novos Smart de 2 e 4 lugares. Este é o resultado de uma profícua parceria, para a renovação de modelos das duas marcas, e que representou um enorme desafio. Em 2008, a Renault projecta a renovação do Twingo, um automóvel icónico, e o novo modelo deveria ser um símbolo do espírito de inovação da Marca. Um dos três estudos em análise apresentava uma arquitectura de motor traseiro com numerosas vantagens para um pequeno citadino moderno: uma manobrabilidade sem igual e uma relação habitabilidade/dimensões incomparável. No entanto, os custos de desenvolvimento desta concepção eram demasiado elevados para garantir a rentabilidade do projeto. É então que se cruzam os caminhos da Renault e da Daimler que, por seu lado, estudava o desenvolvimento dos futuros Smart de 2 e 4 lugares. Em Abril de 2010, é assinado o acordo de co-concepção, tornando assim oficial o arranque de um projecto comum de desenvolvimento de pequenos citadinos com motor traseiro.

"Graças à partilha dos custos de concepção e de desenvolvimento com a Daimler, estamos em condições de lançar no mercado um Novo Twingo dotado de uma arquitectura de motor traseiro, que constitui uma vantagem competitiva neste segmento." Carsten Krapf, Diretor de Programa Ajunto Novo Twingo

Desenvolvidos em conjunto sobre a mesma plataforma, os modelos das duas Marcas beneficiam de muitas sinergias. A partilha de investimentos abriu novas vias tecnológicas em matéria de concepção e de fabrico, permitindo a cada um dos parceiros comercializar automóveis com uma base comum mas uma “roupagem” muito diferenciada.

Rigorosamente concebidos e fabricados, estes automóveis estão no topo do segmento em termos de rentabilidade e de prestações com uma atenção muito especial para a qualidade. A título de exemplo, foram investidos 45 milhões de Euros nas instalações de pintura da fábrica de Novo Mesto, para responder aos elevados padrões de qualidade pretendidos pelos dois parceiros.

Através desta parceria com a Daimler, a Renault demonstra novamente o seu know how na concepção de pequenos automóveis, eficientes e competitivos, bem como a sua competência para trabalhar eficazmente com outros parceiros, para além da Aliança com a Nissan.

RENAULT DAIMLER