T01 X - T%C3%A9cnico Municipal - Assistente de Administra%C3%A7%C3%A3o

download T01 X - T%C3%A9cnico Municipal - Assistente de Administra%C3%A7%C3%A3o

of 13

Transcript of T01 X - T%C3%A9cnico Municipal - Assistente de Administra%C3%A7%C3%A3o

PROVA

T01 XTarde

ATENO: VERIFIQUE SE CDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTES CONFEREM COM O SEU CARTO DE RESPOSTAS

CARGO: TCNICO MUNICIPAL - ASSISTENTE DE ADMINISTRAOFRASE PARA EXAME GRAFOTCNICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTO DE RESPOSTAS)

A primeira condio para se realizar alguma coisa, no querer fazer tudo ao mesmo tempo.LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES SEGUINTES:

1. 2.

Este Caderno de Questes contm questes de mltipla escolha, cada uma com 5 opes A, B,C, D e E. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores.

3.

Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas, por erro do candidato.

4.

Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas.

5. 6. 7. 8. 9.

O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 1 hora contada do seu efetivo incio, sem levar este Caderno de Questes. Voc s poder levar este Caderno de Questes caso permanea na sala at 1 hora antes do trmino da prova. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova neste Caderno de Questes e no Carto de Respostas. Qualquer outro tipo de anotao ser motivo de eliminao automtica do candidato. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova.

10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma.

BOA PROVA!

CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Texto 1: E se a gente parasse de comer carne? Os vegetarianos venceram. Do dia para a noite, o mundo todo resolveu parar de comer carne. Seria bonito: s no Brasil pouparamos as vidas de 43 milhes de bois, quase 40 milhes de porcos e 4,5 bilhes de frangos a cada ano. Esses so animais de corte, criados para virar comida. O que significa que eles no foram nutridos e tratados para entrar em outras linhas produtivas, como de leite ou ovos. E que eles cairiam em algo como um desemprego funcional: no teriam mais funo nas fazendas. Quer dizer, daria para aproveitar um ou outro para puxar carroa. Mas o grosso ganharia alforria do homem. Apesar de linda, a liberdade tem preo. Sem ningum para aliment-los, os animais teriam de buscar comida. Competiriam por alimento com outras espcies e ficariam vulnerveis a ataques de predadores. Em reas de pastagens, como nos Pampas brasileiros, a vida seria boa. J no Pantanal, boizinho teria de enfrentar at ona. Enquanto isso, o aougue do lado da sua casa estaria fechando as portas, junto com abatedouros e frigorficos. Pior para o Brasil, maior exportador de carne de boi e de frango do mundo, alm de quarto na exportao de carne suna. A economia de EUA, China e Unio Europeia tambm sofreria. Esses pases produzem muita carne para atender demanda de seus prprios habitantes. J os ambientalistas comemorariam, e no s porque pararamos de matar bichos. A pecuria tem um grande impacto ambiental. De todo o desmatamento causado no mundo, 14% acontece na Amaznia para abrir espao para a criao de animais. Derrubaramos menos rvores, o que, de quebra, contribuiria para reduzir o peso de nossas emisses de gases. No comeramos feijoada, peru de Natal, bacalhau (carne branca tambm estaria fora). Isso no significa necessariamente mais sade. Perderamos vitaminas, protenas e minerais. Teramos de nos adaptar a uma nova dieta. Essa no seria a nica mudana na rotina: seu guarda-roupas tambm passaria por uma revoluo.(Texto Publicado na Revista Superinteressante Autores: Bruna Maia e Rodrigo Rocha. Edio: Abril de 2011)

Questo 01 Segundo a leitura do Texto 1, pode-se inferir que se todos parassem de comer carne: A) a maioria dos animais, tendo seus destinos habituais alterados, ficariam abandonados e sem cuidados. B) os animais destinados ao abate, ao serem poupados, teriam, imediatamente, outras funes nas fazendas. C) os vegetarianos dominariam todo o mundo, conferindo-lhe beleza, harmonia e equilbrio ecolgico. D) os animais seriam poupados do abate, em consequncia disso viveriam de forma tranquila na natureza. E) haveria uma disputa natural pelos espaos geogrficos, fato que, no Brasil, no seria um problema.

Questo 02 Na frase: Mas o grosso ganharia ALFORRIA, a palavra destacada encontra sinnimo na opo: A) B) C) D) E) alvoroo. restrio. confinamento. liberdade. limitao.

Questo 03 Dado o seguinte perodo composto: ...SERIA bonito: s no Brasil pouparamos as vidas de 43 milhes de bois... (pargrafo 1). O uso do verbo destacado no tempo e modo apresentados justifica-se: A) B) C) D) E) por exprimir polidez na ao desenvolvida. por exprimir um fato duvidoso, incerto. por exprimir a certeza de uma ao futura. por denotar surpresa ou indignao. por indicar uma ao passada realizada.

02

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 04 No trecho a seguir: E SE a gente parasse de comer carne?, a conjuno SE apresenta o mesmo valor semntico que o apresentado na alternativa: A) CASO eu no conceda uma devida autorizao, no saiam daqui. B) SEMPRE QUE posso, costumo visitar os meus amigos de infncia. C) No saberei falar sobre o tema, EMBORA j tenha lido a respeito. D) COMO todos j sabem, amanh haver palestra sobre economia. E) QUANTO MAIS se explicava, mais se complicava com os superiores. Questo 05 Considerando-se a preposio destacada na frase a seguir: Esses so animais de corte, criados PARA virar comida, assinale, abaixo, a alternativa que apresenta seu sentido correspondente: A) B) C) D) E) posse instrumento direo matria finalidade

Questo 07 A nica alternativa em que o A, destacado, pode ser classificado como pronome demonstrativo : A) Seria possvel, no Brasil, poupar A vida de milhes de animais exclusivamente criados para o abate. B) Infelizmente, A necessidade de abrir pastos para criao de animais, provoca o desmatamento. C) A dieta dos vegetarianos representa um convite A mudanas nos hbitos alimentares das pessoas. D) Alguns indivduos recorrem A tratamentos indevidos e ineficazes para o controle da obesidade. E) Encontrei farta documentao referente a minha pesquisa, mas no exatamente A que eu procurava. Questo 08 Em: Esses animais so de CORTE, segundo o processo de formao de palavras, o vocbulo destacado constitui-se um caso de derivao: A) B) C) D) E) prefixal. imprpria. regressiva. parassinttica. sufixal.

Questo 09 Questo 06 Assinale a alternativa em que a palavra em destaque apresenta a mesma classificao morfolgica da apresentada em: ...os animais teriam de buscar comida... e ficariam vulnerveis A ataques de predadores. (pargrafo 1) A) B) C) D) E) Apesar de linda, A liberdade tem preo. ...nos Pampas brasileiros, A vida seria boa. Teramos de nos adaptar A uma nova dieta. ...para abrir espao para A criao de animais. Do dia para A noite, o mundo todo resolveu... Assinale a alternativa cuja classificao da palavra em destaque na frase seja idntica apresentada em: Esses pases produzem MUITA carne. A) Defende-se MUITO a dieta vegetariana; entretanto, nem todos adotam-na. B) Com a mudana alimentar de toda a populao, MUITO aougue fechar. C) Apesar de MUITO tarde, os atletas alimentaramse de frutas e saladas. D) Ainda que MUITO cansados, os pesquisadores retomaram as pesquisas. E) Todos os carnvoros tm refletido MUITO sobre a qualidade de suas dietas.

03

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 10 Das palavras listadas abaixo, assinale a nica que apresenta regra de acentuao grfica diferente das demais. A) B) C) D) E) Horrvel. Plido Exrcito. Inspito. Hispnico.

produo de leptina, um hormnio produzido pela gordura corporal e que inibe a fome e aumenta o gasto de energia. Este contra-ataque mantm a fome e a pessoa no consegue sustentar a sua perda de peso. (.................................................................................) Alm disso, seguir dieta vegetariana por conta prpria, sem nutricionista, no emagrece e ainda traz problemas de sade, lembra Marcela. O organismo comea a ficar pobre em vitamina B12, em protenas de alto valor biolgico e em ferro-heme, aquele mais bem absorvido. Resultado: anemias; pele flcida e sem vida, palidez acentuada, cansao, apatia, menor percentual de massa muscular, unhas quebradias e queda de cabelo.(Fonte: Jornal O Globo, por Antnio Marinho. Domingo, 18 de setembro de 2011 Texto Adaptado)

Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Texto 2: Dieta Vegetariana permite perda radical de peso. Dietas tm muitos nomes, mas a nica que leva a uma radical perda de peso a vegetariana. E isto vale especialmente para quem nunca fez. Esta a concluso dos mdicos americanos Susan E. Berkow e Neal Barnard, depois de analisarem 40 estudos diferentes relacionando hbitos vegetarianos e massa corporal. Os dois notaram que as mulheres vegetarianas pesam de 6% a 17% menos do que as que so carnvoras. E o mesmo vale para os homens: os que no comem carne so de 8% a 17% mais magros. Mas a doutora Susan Berkow, PhD da Universidade de George Mason, de Washington D.C., faz um alerta: a dieta vegetariana s tem efeito de perda radical de peso para os carnvoros. Por que? Ela explica: como os vegetarianos so, em mdia, mais magros do que os carnvoros, para eles muito mais difcil perder peso. Eles chegam a um ponto que, por defesa de seu organismo, no emagrecem mais. Os vegetarianos tambm adoecem menos do corao, porque seus nveis de colesterol so baixos e sua presso fica melhor controlada. E ainda esto protegidos contra diabetes, que se tornou epidemia global. Os adeptos da dieta vegan os vegetarianos extremos, que passam longe de qualquer produto de origem animal, incluindo carnes, ovos, leite e seus derivados so os mais magros de todos, segundo Marcela Knibel, autora de Nutrio contempornea Sade com sabor (Rubio, com Dora Cardoso). (.................................................................................) Mas a perda de peso nos vegetarianos tem um limite, que depende de cada metabolismo. Isso faz parte de um processo natural do prprio organismo, como lembra o endocrinologista Amelio Godoy-Matos. Quando a pessoa comea a restringir muito a alimentao, o corpo lana contrarreguladores do peso, ou mecanismos de proteo. O mais conhecido a diminuio da 04

Questo 11 Pode-se perceber pela leitura atenta do texto que: A) o organismo dos carnvoros cria um mecanismo de defesa, de modo que impede o aumento de peso. B) as chances dos vegetarianos desenvolverem doenas coronarianas so maiores, dada a falta de vitaminas. C) a dieta vegetariana no permite a perda acelerada de peso, devido ao aumento da massa corporal. D) apenas aqueles, que nunca fizeram dieta desprovida de protenas animais, podem fazer dietas vegetarianas. E) em comparao com homens e mulheres carnvoros, aqueles que no o so, costumam ser mais magros. Questo 12 Comparando-se os dois textos, pode-se afirmar que: A) o texto 1 e o texto 2 alertam para o desequilbrio ecolgico, bem como para a importncia de um nutricionista. B) ambos sustentam a ideia de que somente a adoo de uma dieta vegetariana pode garantir sade s pessoas. C) os textos 1 e 2 defendem a abstinncia total de carne e a adoo da dieta vegetariana radical. D) os textos 1 e 2 apresentam, ainda que com ressalvas, alguns benefcios de nos tornarmos vegetarianos. E) ambos os textos repreendem a prtica do vegetarianismo, sobretudo pelos males estticos que causa.

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 13 Os termos destacados no trecho: Dietas tm MUITOS NOMES, mas a nica que leva A UMA RADICAL PERDA DE PESO a vegetariana. tm, respectivamente, as seguintes funes sintticas: A) B) C) D) E) objeto direto e sujeito. objeto indireto e objeto direto. objeto direto e objeto direto. objeto direto e objeto indireto. objeto indireto e sujeito.

Questo 16

Dado o fragmento a seguir: Os dois notaram QUE as mulheres vegetarianas pesam de 6% a 17% MENOS DO QUE as que so carnvoras. e as anlises feitas sobre as palavras grifadas, assinale a alternativa correta. A) O pronome relativo QUE introduz uma orao subordinada adjetiva restritiva. B) A conjuno subordinativa adverbial MENOS DO QUE tem valor comparativo. C) O vocbulo QUE um pronome relativo e referese ao substantivo MULHERES. D) A conjuno subordinativa adverbial MENOS DO QUE tem valor de conformidade. E) O QUE uma conjuno integrante e introduz orao subordinada adverbial.

Questo 14 Uma das conjunes destacadas abaixo NO possui valor aditivo. Assinale-a. A) Choveu ininterruptamente pela manh E nevou noite. B) Ouvi as reclamaes dos vizinhos E anotei-as. C) Viajamos, passeamos E nos divertimos muito este ano. D) Aps a discusso, ele arrumou as malas E saiu de casa. E) Deitei-me cansado E no consegui dormir quase nada.

Questo 17 Assinale a opo em que o SE partcula apassivadora: A) Nas cidades ribeirinhas, necessita-se de mais assistncia mdica. B) Precisa-se de mdicos especializados nos hospitais da regio. C) Todos sentem-se exaustos com a demora das reunies de trabalho. D) Vive-se bem em locais livres de intensa poluio e barulho. E) Naquela loja, vendem-se carros novos a preos muito altos.

Questo 15

A regncia do verbo, em uma das alternativas abaixo, CONTRARIA a norma culta. Assinale-a. A) Observamos que, longe dos complexos industriais, aspira-se o ar mais puro. B) Aquelas clnicas so especializadas em assistir crianas e adolescentes. C) Diante dos acontecimentos, o diretor aspira a uma soluo para os problemas. D) Os jovens preferem mais filmes de aventura do que os tradicionais romances. E) Segurana pblica um direito que assiste a todos os cidados brasileiros.

Questo 18 Indique a opo em que a palavra destacada foi corretamente empregada. A) Aps as manifestaes, o diretor lamentou as INFRAES cometidas. B) Ontem, tarde, os policiais pegaram o bandido em FRAGRANTE. C) Os representantes ARREARAM as malas para descansar um pouco. D) O professor fez uma DISCRIO do livro muito ilustrativa e completa. E) No restavam dvidas de que o perigo de ataque era EMINENTE.

05

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 19 Na construo da frase, as palavras relacionam-se umas com as outras, obedecendo a alguns princpios de concordncia nominal. Marque a opo em que se verifica ERRO em relao a esses princpios: A) Foram anotados as reclamaes e sugestes do dia. B) Passados os anos, esqueceu-se dos difceis problemas. C) Os antigos professores e professoras foram convidados para a reunio. D) Os meus braos permaneciam cansados devido ao esforo fsico. E) Na festa da premiao, apenas dois funcionrios discursaram. Questo 20 Marque a nica alternativa em que a crase foi INDEVIDAMENTE sinalizada. A) B) C) D) E) Aquela a mdica qual me referi ontem. Esta novela idntica que assisti h 10 anos. Atendi todas as solicitaes feitas por voc. custa de muito sacrifcio, terminou os estudos. Partiram S dez horas em direo ao aeroporto. Matemtica

Questo 23 Sandra, Carol e Cristina desejam, juntas, comprar um presente para Ftima. Sandra pagar 1/2 do valor do presente; Carol pagar 1/3 do valor do mesmo presente e Cristina pagar R$ 300,00. O valor que Sandra pagar ser: A) B) C) D) E) R$ 1.600,00 R$ 1.800,00 R$ 900,00 R$ 1.200,00 R$ 1.400,00

Questo 24 Suponha que todos os preos dos imveis na cidade de Manaus venham subindo 20% ao ms nos ltimos meses e continuem assim nos prximos meses. Cristina comprou um imvel hoje por R$ 300.000,00. Se ela tivesse comprado este mesmo imvel no ms passado, pagaria por ele o seguinte valor: A) B) C) D) E) R$ 240.000,00 R$ 250.000,00 R$ 40.000,00 R$ 50.000,00 R$ 60.000,00

Questo 25 Questo 21 Um funcionrio da Secretaria de Educao comprou um automvel popular que percorre 600 km com 50 litros de gasolina. Sabendo que a capacidade do tanque de gasolina desse modelo de 60 litros, correto afirmar que, com o tanque totalmente cheio, esse automvel percorrer: A) B) C) D) E) 720 km 750 km 680 km 700 km 710 km Mrcio e Vitor fornecem material para a prefeitura. Mrcio visita a prefeitura a cada 16 dias e Vitor a cada 20 dias. Eles se encontraram hoje na prefeitura. O prximo encontro deles na prefeitura, se repetir novamente daqui a: (considerando a mdia de 30 dias para cada ms.) A) B) C) D) E) 2 meses e 20 dias. 3 meses. 1 ms. 1 ms e 10 dias. 2 meses.

Questo 22 Um carregamento de caixas contendo resmas de papel A4 foi dividido entre 20 escolas em partes iguais. Se a partilha fosse feita somente entre 16 dessas escolas, cada uma delas receberia 2 caixas a mais. O total de caixas desse carregamento : A) B) C) D) E) 100 80 200 160 120 06FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 26 Numa campanha da Secretaria de Educao foram distribudas 288 caixas de cadernos, 384 caixas de lpis e 432 caixas de borrachas. Essa distribuio foi feita de modo que o maior nmero possvel de escolas fosse atendida, e todas recebessem o mesmo nmero de caixas de cadernos, o mesmo nmero de caixas de lpis e o mesmo nmero de caixas de borrachas, sem haver sobra de qualquer material. Nesse caso, o nmero de caixas de lpis que cada escola recebeu foi: A) B) C) D) E) 10 12 4 6 8

Questo 28 Numa aula prtica de cincias, o professor utilizou um recipiente contendo 40 litros de uma mistura com as substncias A e B, sendo 10% dessa mistura constitudo da substncia A. O nmero de litros a mais desta substncia A que deve ser adicionada ao recipiente, a fim de se obter 20% da mistura final, constituda da substncia A, : A) B) C) D) E) 6 litros. 6,5 litros. 4,5 litros. 5 litros. 5,5 litros.

Questo 29 Em um setor da Secretaria de Educao, dois funcionrios, Antnio e Bruno, so responsveis pela anlise de documentos. Quando trabalham juntos, conseguem fazer todo o trabalho em 2 dias. Bruno, sozinho, analisa todos os documentos em 3 dias. Se Antnio sozinho analisasse os documentos, todo o trabalho seria feito em: A) B) C) D) E) 8 dias. 10 dias. 2 dias. 4 dias. 6 dias.

Questo 27 Num bolo, cinco amigos ganharam quarenta e oito milhes de reais. O prmio foi dividido em 5 partes proporcionais. Cada um recebeu, em reais, proporcionalmente ao valor investido por ele na compra do bilhete que foi premiado. O valor do bilhete foi dividido em cotas iguais e cada um comprou certa quantidade, de acordo com a tabela abaixo.

Nome Lus Marcos Paulo Pedro Thiago

Nmero de cotas 2 3 4 5 6

Questo 30

De acordo com a tabela apresentada, o valor do prmio desse bolo recebido por Pedro foi: A) B) C) D) E) R$ 19.200.000,00 R$ 22.000.000,00 R$ 2.400.000,00 R$ 9.600.000,00 R$ 12.000.000,00

Um grupo de funcionrios se organizou para comprar um presente de casamento para o chefe do setor. O presente custou R$ 2.500,00. Algumas semanas antes de recolher o dinheiro, mais cinco funcionrios se juntaram a eles. Ao refazer o clculo para saber quanto caberia a cada um dos participantes com a adeso dos novos elementos, verificou-se que cada um deles pagaria R$ 25,00 a menos do que o valor individual inicialmente calculado para cada um. O nmero total de funcionrios que participou da diviso do preo do presente foi: A) B) C) D) E) 125 250 25 50 75

07

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Raciocnio Lgico Questo 31 Se Carla manauara, ento ela feliz. Portanto: A) B) C) D) E) se Carla no manauara, ento ela feliz. se Carla manauara, ento ela no feliz. se Carla no feliz, ento ela no manauara. se Carla feliz, ento ela manauara. se Carla feliz, ento ela no manauara.

Questo 34 Se no estudo, caminho. Se estou feliz, estudo. Se estudo, no estou feliz. Se no estou feliz, no caminho. Logo: A) B) C) D) E) estudo, no estou feliz e no caminho. no estudo, no estou feliz e caminho. no estudo, estou feliz e no caminho. estudo, estou feliz e no caminho. no estudo, estou feliz e caminho.

Questo 35 Questo 32 Considere que as seguintes afirmaes so verdadeiras: Alguma manauara linda Toda manauara guerreira Assim sendo, qual das afirmaes seguintes certamente verdadeira? A) B) C) D) E) Toda manauara guerreira linda. Toda manauara linda no guerreira. Alguma manauara guerreira linda. Alguma manauara linda no guerreira. Alguma manauara no linda no guerreira. Alba, Betina e Cludia so funcionrias da Secretaria de Educao. Uma delas professora, a outra inspetora, e a outra cozinheira. Sabe-se que: ou Alba professora, ou Cludia professora; ou Alba inspetora, ou Betina cozinheira; ou Cludia cozinheira, ou Betina cozinheira; ou Betina inspetora, ou Cludia inspetora. Com essas informaes, conclui-se que as funes desempenhadas por Alba e Cludia so, respectivamente: A) B) C) D) E) cozinheira e inspetora. inspetora e cozinheira. professora e inspetora. professora e cozinheira. inspetora e professora.

Questo 33 Cinco candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Educao de Manaus Amaro, Benedito, Cndido, Davi e Elton, ocuparam as cinco primeiras posies. Sabe-se que: Amaro est em primeiro lugar e Benedito est em quinto. Cndido est na posio intermediria entre Amaro e Benedito. Davi est frente de Benedito, enquanto que o Elton est imediatamente atrs do Cndido.

Nessas condies, correto afirmar que: A) B) C) D) E) Elton est em segundo lugar. Elton est em terceiro lugar. Cndido est em segundo lugar. Davi est em quarto lugar. Davi est em segundo lugar.

08

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Noes de Informtica Questo 36 Conforme exemplificado na imagem abaixo e considerando a configurao padro do Windows XP, a ao no Windows Explorer que exibe o menu de opes para a pasta selecionada :

Questo 38 Sobre o boto Iniciar do Windows XP, correto afirmar que: A) o boto Iniciar executa o antivrus instalado no computador. B) o boto Iniciar executa todos os programas do computador configurados para inicializao automtica. C) o boto Iniciar contm uma lista de programas fixos e esta s poder ser alterada pelo usurio Administrador. D) a opo Todos os programas do boto Iniciar exibe a lista de todos os programas disponveis para download no site da Microsoft. E) os programas usados mais recentemente so adicionados automaticamente lista de programas do boto Iniciar. Questo 39 No Microsoft Office Word 2003, a(s) funo(es) que faz(em) uso direto da rea de Transferncia para realizar suas operaes (so): A) B) C) D) E) Localizar e Substituir. Controlar Alteraes. Copiar e Colar. Formatar Fonte. Inserir Quebra.

A) clicar duas vezes seguidas no boto esquerdo do mouse. B) clicar no boto direito do mouse. C) pressionar a tecla ENTER. D) pressionar a barra de Espao do teclado. E) clicar no boto esquerdo do mouse.

Questo 40 Considere o intervalo exibido abaixo, de impresso de pginas de um documento no Microsoft Office Word 2003 que possua 30 pginas. Sero impressas:

Questo 37 No Windows Explorer, a opo de menu que permite selecionar o programa com o qual se deseja abrir um arquivo : A) B) C) D) E) Enviar para. Salvar como. Abrir. Abrir com. Criar atalho. A) B) C) D) E) todas, exceto 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 9. todas, exceto 1,3, 7 e 9. somente as pginas 1, 2, 3, 7, 8 e 9. somente as pginas 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 9. somente as pginas 1, 4, 5, 6 e 9.

09

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 41 Sobre a tabela abaixo criada no Microsoft Office Word 2003, INCORRETO afirmar que:N Inscrio 14567 15769 56832 Data Inscrio 12/07/2011 15/07/2011 09/07/2011 Nome Completo Carlos Gomes de Morais Joaquina Nogueira Vincius Albuquerque

Questo 43 Observe a planilha abaixo criada no Microsoft Office Excel 2003. Ao clicar no cone........com as clulas B1, B2, B3 e B4 selecionadas, o Excel ir:

A) o cabealho da tabela definido na opo de menu Exibir > Cabealho e Rodap. B) para excluir a coluna Data Inscrio, basta selecionar a coluna e clicar com o boto direito do mouse na opo de menu Excluir colunas. C) a cor de fundo do cabealho da tabela pode ser definida atravs da funo Formatar Bordas e Sombreamento. D) o alinhamento direita dos nmeros listados na coluna N Inscrio pode ser feito clicando no cone.......... E) o alinhamento centralizado dos ttulos do cabealho pode ser feito clicando no cone.......... Questo 42 A(s) tecla(s) de atalho no Microsoft Office Word 2003 que permite(m) ir para o incio do documento (so): A) B) C) D) E) SHIFT + HOME HOME PAGE UP F1 CTRL + HOME

A) B) C) D) E)

excluir as clulas B1 a B4. apagar o contedo das clulas B1 a B4. associar a clula B5 frmula SOMA(B1:B4). associar a clula B5 frmula MEDIA(B1:B4). mesclar as clulas B1, B2, B3 e B4.

Questo 44 No Microsoft Office Excel 2003, para garantir que a impresso de um documento caiba em uma nica pgina, a opo a ser selecionada na tela Configurar Pgina : A) B) C) D) E) Ajustar para 50% do tamanho normal Ajustar para 1 pgina de largura por 1 de altura Retrato Paisagem A4

Questo 45 Sobre cones e suas funes no Windows Internet Explorer 8, INCORRETO afirmar que: A) .........interrompe a execuo de uma pgina web. B) ..........exibe uma pgina web em branco. C) ..........recarrega a pgina web corrente. D) ................permitem navegar pelas pginas web visitadas. E) .........retorna Home Page.

10

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 46 Considerando os padres de nomenclatura adotados no mundo digital, correto afirmar que www.funcab.org trata-se de um: A) B) C) D) E) nome de impressora. protocolo. endereo de email. endereo de um site na web. nome de uma pasta do computador.

Questo 50 No Windows Internet Explorer, o recurso que facilita a localizao de seus sites mais acessados : A) compartilhar o nome do site com outros profissionais. B) salvar o nome em um arquivo na rede. C) adicion-los lista de Favoritos. D) anotar o nome do site em sua agenda pessoal. E) memorizar o nome do site. LEGISLAO Questo 51 A Lei Orgnica Municipal constitui Lei Fundamental do Municpio com o objetivo de organizar o exerccio do poder e fortalecer as instituies democrticas e os direitos da pessoa humana, prevendo competncias e proibies Administrao Municipal. Segundo a Lei Orgnica do Municpio de Manaus, vedado ao municpio: A) conceder isenes e anistia fiscal, sem interesse pblico justificado. B) instituir a Guarda Municipal. C) instituir e arrecadar tributos de sua competncia. D) criar distritos, observadas as limitaes legais. E) legislar sobre assuntos de interesse local. Questo 52 As penas de demisso do servidor, cassao de aposentadoria ou de disponibilidade, s podero ser aplicadas em processo administrativo, instaurado por autoridade competente, em que se assegure a ampla defesa, conforme previsto na Lei n 1.118/71. instrumento legal para instaurao do processo administrativo: A) B) C) D) E) Ato normativo. Requisio. Decreto. Resoluo. Portaria.

Questo 47 Especialistas da rea de segurana da informao recomendam determinadas aes preventivas na manipulao de arquivos enviados por email, pois: A) se destinado a mais de um destinatrio causar danos na confidencialidade da informao. B) se o email contiver mais de um arquivo, somente um deles poder ser salvo no seu HD. C) podem estar criptografados e, desta forma, comprometer a segurana do ambiente. D) caso possuam mais de 10 MB podem corromper seu disco rgido. E) podem conter vrus ou cdigo com potencial para danificar o computador ou deixar um risco de ataque futuro.

Questo 48 Ao enviar um email para mais de um destinatrio no Microsoft Outlook 2003, o endereo que NO ser visualizado pelos demais estar no: A) B) C) D) E) Assunto. Corpo do email. Para. Cc. Cco.

Questo 49 No Microsoft Outlook 2003, a ao padro para abrir a mensagem selecionada : A) clicar duas vezes seguidas no boto esquerdo do mouse. B) clicar duas vezes seguidas no boto direito do mouse. C) pressionar F1. D) pressionar F2. E) pressionar F3.

11

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 53 Nos termos da Lei Orgnica de Manaus, rgo que referenda as atividades desportivas, de acordo com a Poltica do Desporto e do Lazer do municpio: A) B) C) D) E) Centro Comunitrio Municipal. Conselho Regional de Educao Fsica. Centro Administrativo de Desportos. Conselho Regional de Desportos. Conselho Municipal Desportivo.

Questo 57 A atividade da administrao que consiste em condicionar e restringir o exerccio de direitos individuais, tais como a propriedade e a liberdade, em benefcio do interesse pblico, denomina-se poder de polcia. No entanto, tal poder no ilimitado e deve possuir, em regra, atributos bsicos. atributo bsico do poder de polcia: A) B) C) D) E) a coercibilidade. a especialidade. a moralidade. a legalidade. a punibilidade.

Questo 54 A Lei n 1.118/71, que dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Manaus, prev a posse como requisito para investidura em cargo pblico. No haver posse nos casos de: A) B) C) D) E) aproveitamento e nomeao. promoo e reintegrao. nomeao e designao de funo gratificada. nomeao e reintegrao. aprovao em concurso pblico.

Questo 58 O Cdigo Penal Brasileiro prev condutas tpicas e punveis em relao aos crimes praticados por funcionrios pblicos contra a Administrao Pblica. A conduta apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tenha posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio, constitui crime de: A) B) C) D) E) peculato mediante erro. peculato. corrupo passiva. peculato culposo. prevaricao.

Questo 55 As penas disciplinares sero aplicadas pelas autoridades municipais competentes quando, aps a verificao da responsabilidade do servidor pblico forem apuradas a natureza e a gravidade das infraes, nos termos da Lei n 1.118/71. A pena de suspenso implica: A) B) C) D) a cassao de aposentadoria. desligamento do funcionrio. na perda da licena prmio. na excluso do funcionrio dos quadros do servio municipal. E) na impossibilidade definitiva de seu reingresso nos quadros do servio pblico municipal. Questo 56 o modo de exteriorizao do ato administrativo (seja ele escrito ou verbal, por decreto ou portaria, etc.), respeitadas as exigncias da Lei. O trecho em destaque, refere-se a elemento e requisito de validade do ato administrativo: A) B) C) D) E) finalidade. sujeito. motivo. objeto. forma.

Questo 59 A Constituio Federal prev que so direitos sociais a educao, a sade e o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, alm da assistncia aos desamparados. Em relao categoria dos trabalhadores domsticos, direito garantido pela Constituio: A) B) C) D) E) remunerao de hora extra. reduo de salrio mediante acordo. adicional noturno. aviso prvio. salrio famlia.

12

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 60 caracterstica do regime geral da previdncia social, nos termos da Constituio Federal: A) B) C) D) E) filiao obrigatria. contribuio participativa. contribuio exclusiva. contribuio facultativa. filiao facultativa.

13

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt