Tabela D.1

7

Click here to load reader

Transcript of Tabela D.1

Page 1: Tabela D.1

António José Roque Salgado Novembro 2009

O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II)

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO

D. GESTÃO DA BE D.1. INTEGRAÇÃO/ACÇÃO DA BE NA ESCOLA/AGRUPAMENTO

Page 2: Tabela D.1

O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II)

António José Roque Salgado Novembro 2009

D. GESTÃO DA BE D.1 – Integração/acção da BE na escola/agrupamento

Indicadores

Factores críticos de sucesso

Instrumentos de recolha de evidências sugeridos

Evidências extraídas dos Instrumentos a integrar

no Modelo de Auto-Avaliação

D.1.1

Integração/acção da BE na escola/agrupamento

- A Escola/Agrupamento inclui a BE na formulação e desenvolvimento da sua visão/missão, princípios e objectivos estratégicos e operacionais. - O Regulamento Interno da Escola/Agrupamento contempla o Regimento de funcionamento da BE. - São desenvolvidas acções/propostas de actividades para partilha e análise/discussão em Conselho de Docentes/Departamento/Pedagógico. - O Plano de desenvolvimento da BE está articulado e acompanha em termos de acção

- Documentos que regem o funcionamento da BE: Normas da BE; PAA da BE; Plano de Acção da BE. Referências à BE em toda a documentação institucional que define os objectivos e regula o funcionamento da Escola/Agrupamento (PEE, PCE, RI,…). - Registo de reuniões (Equipa da BE, Conselho de Docentes/Departamento, reuniões concelhias de trabalho, …). - Registos de contactos

-O RI prevê objectivos e missão da BE, organização funcional do espaço, funcionamento e composição da equipa. - O PAA da BE integra-se no PAA da Escola/ Agrupamento em articulação com o PEA. - No PEA é reconhecida a importância e o valor da BE. - As actividades do PA da BE revelam adequação aos Projectos Curriculares de turma. - A BE é referenciada por

Page 3: Tabela D.1

O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II)

António José Roque Salgado Novembro 2009

estratégica o Projecto Educativo da Escola/Agrupamento. - O PAA da BE está relacionado com o PAA da Escola/Agrupamento em termos de objectivos operacionais, colocando a BE ao seu serviço. - A BE adequa e adapta os seus objectivos, actividades e recursos ao currículo nacional, ao projecto curricular de Escola e aos projectos curriculares de turma. - A BE tem por base a partilha de objectivos estratégicos e operacionais e recursos com as restantes Bibliotecas das Escolas do Agrupamento. - A BE é vista como um recurso essencial no desenvolvimento do gosto da Leitura e do Livro, na aquisição das Literacias e no desenvolvimento das aprendizagens contribuindo para o progresso e sucesso escolar.

informais com Docentes ou outros elementos da comunidade educativa. - Estatísticas de utilização da BE. - Questionários a Docentes e Alunos. - PCT's e planificações de Docentes. - PDC e ou documentos de trabalho da BE ( Regimentos, memorandos, actas,…) - Recolha sistemática de sugestão de aquisições e análise das mesmas. - Análise do PAA BE e do Plano de Acção da BE.

Docentes, Alunos e Pessoal Auxiliar como um recurso fulcral na promoção da Leitura; no desenvolvimento de competências de Literacia e no sucesso escolar. - A BE é vista como um recurso essencial da vida escolar, os pedidos/sugestões de aquisição de livros por parte de professores e alunos evidenciam essa visão. - A BE trabalha para as escolas do agrupamento articulando a nível de actividades de promoção da Leitura e do Livro. - Actas comprovam todo o trabalho da BE.

Page 4: Tabela D.1

O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II)

António José Roque Salgado Novembro 2009

D.1.2 Valorização da BE pelos

órgãos de direcção, administração e gestão da

escola/agrupamento

- Os órgãos de administração e gestão (Conselho Geral, Director, Conselho Pedagógico) apoiam a BE e empenham-se na resolução de soluções para o seu bom funcionamento. - Os órgãos de gestão definem estratégias tendo em vista a articulação entre a BE e os vários departamentos e os órgãos de planificação. - O Conselho Executivo/Director coloca em prática uma política de afectação de recursos humanos adequada às necessidades de funcionamento da BE. - A BE está contemplada nos projectos e actividades educativas e curriculares da Escola/Agrupamento. - A BE dispõe de algum apoio financeiro para o seu normal funcionamento e algumas aquisições.

- Documentos de gestão da Escola/Agrupamento. - Documentos de gestão da BE. - Registos de projectos/actividades de articulação. - Actas das reuniões. - Relatório Anual de Actividades - Relatórios de avaliação da BE.

- O Coordenador e Professores Bibliotecários reúnem com a Direcção para a procura de soluções promotoras do seu funcionamento. - A Direcção apoia os Professores Bibliotecários no desenvolvimento das actividades por estes propostas. - A BE está referenciada e envolve-se em projectos e actividades educativas e curriculares da Escola/Agrupamento.

- A Associação de Pais e a Autarquia colaboram na concretização de algumas actividades e com alguma verba para aquisição de material. - A BE trabalha em articulação com as escolas do Agrupamento.

Page 5: Tabela D.1

O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II)

António José Roque Salgado Novembro 2009

D.1.3 Resposta da BE às necessidades da

escola/agrupamento

- A BE funciona com um horário que possibilita o acesso dos utilizadores no horário lectivo e prevê momentos de acompanhamento e ocupação em horário extra-lectivo. - Os recursos da BE respondem às necessidades de concretização das actividades propostas. - A BE define estratégias, cria condições e é utilizada como recurso e espaço de trabalho e de lazer pelos seus utilizadores. - Os alunos como potenciais utilizadores da BE são sempre apoiados na prestação de qualquer serviço. - A BE planifica com os docentes, departamentos curriculares - A BE apoia e fomenta a Leitura, a pesquisa e o uso de toda a informação.

- Horário da BE. - Registo de actividades promovidas e desenvolvidas pela BE. - Recolha e registo de dados de satisfação no que confere ao atendimento. - Estatísticas de ocupação da BE. - Questionários a Docentes e Alunos. - Existência de caixa de sugestões/reclamações. - Registos de reuniões/contactos.

- O horário da BE preenche uma grande mancha horária do período de funcionamento da Escola, os professores colaboradores e a equipa asseguram a abertura à hora do almoço. - A BE é usada como espaço de lazer e como um recurso educativo muito importante pelos alunos. - A BE faz algumas intervenções nos espaços com o objectivo de o tornar mais funcional e agradável. - A BE trabalha em articulação com outras BES do Agrupamento e com todos os Docentes da Escola. - A BE promove feiras do livro, dinamiza encontros com escritores para todas as Escolas do Agrupamento.

Page 6: Tabela D.1

O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II)

António José Roque Salgado Novembro 2009

- A BE assume-se como um espaço fulcral de divulgação e difusão cultural no contexto da Escola/Agrupamento.

- Jornal Escolar, Blog, desdobráveis, cartazes, rádio local

- A BE organiza para as Escolas do Agrupamento a realização de peças de teatro. - A BE articula e desenvolve actividades no âmbito da promoção da Leitura e valorização do Livro. - A BE divulga as actividades.

D.1.4 Avaliação da BE na

escola/agrupamento

- A BE cria instrumentos de recolha de informação que são aplicados de forma sistemática. - A BE implementa um sistema de avaliação contínua - Após a recolha de informação a mesma é analisada dando origem a acções a nível da gestão e funcionamento da BE. - São realizadas actividades de benchmarking. - Os resultados de cada avaliação originam sempre que necessário a redefinição de estratégias e elaboração de novas

- Registos de observação, questionários ou outros instrumentos utilizados no âmbito da avaliação interna da BE. - Questionários aos Docentes / Alunos. - Estatística de ocupação da BE. - Estatística de requisições.

- A BE possui e utiliza instrumentos de recolha de informação quantitativa e qualitativa. - O Plano de Acção prevê e inclui estratégias de recolha de informação para a avaliação. -A BE recolhe ao longo do ano dados estatísticos de utilização da BE e dos seus recursos.

Page 7: Tabela D.1

O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II)

António José Roque Salgado Novembro 2009

planificações. - Os resultados da Avaliação são dados a conhecer ao Conselho Executivo, aos órgãos de decisão pedagógica e a toda a comunidade educativa para promover e valorizar o valor da BE realçando os pontos fortes e alertando para os pontos fracos. - A auto-avaliação da Escola integra os resultados da auto-avaliação da BE

- Excertos de documentação e relatórios relativos ao funcionamento da BE. - Registo de actas. - Relatório de auto-avaliação da Escola.

- A BE avalia os resultados e identifica os pontos fortes e os pontos fracos. - O PA e o PAA contempla acções de melhoria em função da análise/avaliação efectuada. - Os resultados da auto-avaliação da BE foram integrados na auto-avaliação da Escola.

Referências Bibliográficas

Texto da sessão, disponibilizado na plataforma

Modelo de Auto-Avaliação, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Novembro de 2009