Tabloide FAN 2012

12
DE 27 DE ABRIL A 3 DE JUNHO DE 2012 www.fanbh.com.br PROGRAMAÇÃO GRATUITA

description

Programação completa

Transcript of Tabloide FAN 2012

Page 1: Tabloide FAN 2012

DE 27 DE ABRIL A 3 DE JUNHO DE 2012

www.fanbh.com.br

PROGRAMAÇÃOGRATUITA

Page 2: Tabloide FAN 2012

O Fan e a política públicade cultura do município

A Prefeitura de Belo Horizonte, ao inaugurar, em 1995, o primeiro festival de arte negra na cidade, talvez não tivesse noção precisa do que se iniciava. Passadas quase duas décadas, o Festival de Arte Negra encontra-se consolidado no calendário artístico-cultural e foi abraçado pela população, que nele reconhece sua composição diversa e multiétnica.

Hoje, em sua sexta edição, o FAN se orgulha de ser reconhecido como o maior festival de arte negra fora do continente africano. Por outro lado, Belo Horizonte também se orgulha de realizar esse evento, que é a face mais visível de uma política pública comprometida com a construção de uma sociedade igualitária, diversa e plural. Essa intencionalidade pressupõe políticas que contribuam para a promoção da igualdade racial e para a valorização dos sujeitos e grupos responsáveis pela diversidade cultural brasileira.

Ao devolver à sociedade a pergunta “Que FAN queremos?”, a Fundação Municipal de Cultura renova o compromisso com a realização do Festival de Arte Negra a cada dois anos, mas, também, explicita a preocupação com a sua imprescindível renovação. Esse olhar para o futuro é fundamental, sobretudo no caso desse festival, conquista de uma expressiva parcela da sociedade que simboliza, como nenhuma outra, sua potência como política pública.

Thaïs Velloso Cougo PimentelPresidente da FMC

Page 3: Tabloide FAN 2012

O corpo, a casa, a rua:o FAN e seus territórios móveis

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, em sua sexta edição, requalifi ca-se enquanto espaço irradiador de questões estético-culturais ligadas à presença crítico-criativa dos africanos e seus descendentes no mundo contemporâneo.

Concebido a partir do tema “Territórios Móveis”, o 6 º FAN adota como conceito fundante a reconstituição do percurso simbólico que liga o corpo, espaço primeiro do ser humano, a casa, lugar das associações afetivas, estéticas e culturais, e a rua, ícone da cidade – aqui entendida em sua dimensão de pólis, mais que de urbs.

É dessa perspectiva ampliada que o FAN, mais uma vez, encarna o desejo da população de Belo Horizonte de fazer de nossa cidade um polo privilegiado de coexistência das linguagens artísticas, de convívio entre a tradição viva e as pesquisas de cunho experimental, de relativização da oposição dicotômica que pretende separar ética e estética e de reafi rmação da arte como dado inseparável da vida.

Longe de restringir-se à programação de alto nível que ora fi naliza um processo de intenso debate público norteado pela pergunta “Que FAN queremos?”, a 6ª edição do Festival de Arte Negra representa, também, o primeiro passo para o levantamento de possibilidades de desenho de seu futuro.

Cumprida a promessa da Fundação Municipal de Cultura de manter o intervalo de dois anos entre as edições do FAN, cultivamos a expectativa de que o maior festival de arte negra fora da África transforme-se, fi nalmente, na ponta de lança de uma política pública capaz de contribuir para a promoção da igualdade racial e para a valorização dos sujeitos e grupos que produzem a tão propalada diversidade estético-cultural brasileira.

Celina AlbanoGil Amâncio

Ibrahima GayeLeda Martins

Ricardo AleixoComissão Coordenadora e Curadora do 6º FAN

Page 4: Tabloide FAN 2012

som

palavra

corpo

tempo

espaço

pensamento

imagem

gesto

memória

invenção

movimento

Page 5: Tabloide FAN 2012

Sem perder a essência, o Festival de Arte Negra em Sem perder a essência, o Festival de Arte Negra em Belo Horizonte se recria em sua sexta edição.Belo Horizonte se recria em sua sexta edição.

A cada nova edição, um espelho se ergue diante A cada nova edição, um espelho se ergue diante do Festival de Arte Negra (FAN). São imagens do Festival de Arte Negra (FAN). São imagens fi éis ao momento vivido, refl exo da arte negra fi éis ao momento vivido, refl exo da arte negra contemporânea. Dezesseis anos após sua criação, o contemporânea. Dezesseis anos após sua criação, o festival se encontra em um processo de recriação, festival se encontra em um processo de recriação, abrindo espaço para a sociedade negra dizer que tipo abrindo espaço para a sociedade negra dizer que tipo de evento ela quer ter.de evento ela quer ter.

O Cine Santa Tereza foi palco para a cerimônia de O Cine Santa Tereza foi palco para a cerimônia de lançamento da 6ª edição do FAN, que tem como lançamento da 6ª edição do FAN, que tem como tema “Territórios Móveis”. Mais de duas mil pessoas tema “Territórios Móveis”. Mais de duas mil pessoas participaram da abertura, entre militantes do participaram da abertura, entre militantes do movimento negro e artistas. “O FAN é de grande movimento negro e artistas. “O FAN é de grande importância para todos os artistas, em todas as suas importância para todos os artistas, em todas as suas expressões. Ele possibilita que o nosso país tenha a expressões. Ele possibilita que o nosso país tenha a noção do quanto é forte essa essência artística que noção do quanto é forte essa essência artística que existe dentro do povo negro. E, mais importante que existe dentro do povo negro. E, mais importante que o movimento artístico, é o político que se fi rma”, o movimento artístico, é o político que se fi rma”, declarou a atriz e roteirista Lea Garcia. A cerimônia declarou a atriz e roteirista Lea Garcia. A cerimônia teve a duração de três dias – 9, 10 e 11 de dezembro –,teve a duração de três dias – 9, 10 e 11 de dezembro –,com várias atrações, entre elas, homenagens ao com várias atrações, entre elas, homenagens ao poeta Cruz e Souza, com a exibição do videopoema poeta Cruz e Souza, com a exibição do videopoema Acrobata da DorAcrobata da Dor, e ao ativista Abdias Nascimento, com Acrobata da Dor, e ao ativista Abdias Nascimento, com Acrobata da Dora performance teatral a performance teatral Rito de Recordação.

O cantor Chico César deu início às atividades com O cantor Chico César deu início às atividades com a aula-espetáculo a aula-espetáculo Da Mama África à Mama Múndi, Da Mama África à Mama Múndi, Da Mama África à Mama Múndiseguido das cantoras líricas Inacyra Falcão, Elizeth seguido das cantoras líricas Inacyra Falcão, Elizeth Gomes e o griot senegalês Zal Idrissa Sissokho, que entoaram cânticos de louvação aos orixás no concerto Loas da travessia da Calunga Grande. Outro destaque foi o sambista e escritor Nei Lopes, que ministrou a aula-espetáculo a aula-espetáculo Sambeabá: o Samba que não se Aprende na EscolaAprende na Escola. No encerramento dessa primeira etapa do FAN, ainda teve shows com Carla Gomes, etapa do FAN, ainda teve shows com Carla Gomes, Zaika, Mariella Santiago, Sérgio Pererê e Lokua Kanza.Zaika, Mariella Santiago, Sérgio Pererê e Lokua Kanza.

Foram realizados encontros entre a comissão organi-Foram realizados encontros entre a comissão organi-zadora do festival e representantes da sociedade ci-zadora do festival e representantes da sociedade ci-

O sexto FAN já começou

vil para discutir ideias, sugestões e diretrizes a serem vil para discutir ideias, sugestões e diretrizes a serem trabalhadas na formação das ações futuras do FAN. De-trabalhadas na formação das ações futuras do FAN. De-pois do período de “coleta” e “escuta”, foram defi nidas pois do período de “coleta” e “escuta”, foram defi nidas as atividades artísticas que já estão em curso desde abril. as atividades artísticas que já estão em curso desde abril.

O musical Galanga, Chico Rei retomou a programação da retomou a programação da Galanga, Chico Rei retomou a programação da Galanga, Chico Rei6ª edição do Festival de Arte Negra (FAN) nos dias 27, 28 6ª edição do Festival de Arte Negra (FAN) nos dias 27, 28 e 29 de abril. O sucesso foi tão grande que no domingo e 29 de abril. O sucesso foi tão grande que no domingo teve gente que nem conseguiu entrar no Espaço Tambor teve gente que nem conseguiu entrar no Espaço Tambor Mineiro, no Prado. Centenas de pessoas prestigiaram os Mineiro, no Prado. Centenas de pessoas prestigiaram os três dias de apresentação, que uniram diversão e cultura três dias de apresentação, que uniram diversão e cultura negra.

Dando prosseguimento à programação, a Festa Nossa Senhora do Rosário começou no dia primeiro de maio e foi até o dia 13, com a reza do terço em honra aos Santos Padroeiros na Casa 13 de Maio, onde acontece a saída do bumba-meu-boi (Boi da Manta) pelas ruas do bairro Concórdia. No dia 11 de maio, foi realizado um cortejo da casa do Mordomo da Bandeira até a sede da entidade, para o hasteamento das bandeiras de N. Sra. do Rosário e N. Sra. das Graças. Quem esteve no local pôde prestigiar a chegada das Guardas. Os dois últimos dias foram marcados pelas reuniões das Guardas e celebradas as missas pelas almas dos cativos. Também foram feitas homenagens à memória de Maria Cassimira das Dôres e Ephigênio Casemiro, párocos da igreja N. Sra. das Graças.

Simultaneamente à Festa Nossa Senhora do Rosário, Simultaneamente à Festa Nossa Senhora do Rosário, começando no dia 8, o Palco Hip-Hop invadiu a cidade começando no dia 8, o Palco Hip-Hop invadiu a cidade com ofi cinas, palestras, debates, saraus literários e com ofi cinas, palestras, debates, saraus literários e muita música. Na sexta-feira, o tradicional Duelo de muita música. Na sexta-feira, o tradicional Duelo de MCs abriu para o tema da cultura negra integrando-seMCs abriu para o tema da cultura negra integrando-seà programação do FAN. O show de encerramento, assim à programação do FAN. O show de encerramento, assim como a Festa Nossa Senhora do Rosário, foi no dia 13 como a Festa Nossa Senhora do Rosário, foi no dia 13 de maio. Centenas de pessoas passaram pelo local e de maio. Centenas de pessoas passaram pelo local e puderam curtir o melhor do hip-hop local e nacional puderam curtir o melhor do hip-hop local e nacional com shows Are.z.o.n.a, Brother Soul, CDR Trincamentes, com shows Are.z.o.n.a, Brother Soul, CDR Trincamentes, Arte Favela, DJ Roger Dee, DJ Joseph, DJ Nedu Lopes, Arte Favela, DJ Roger Dee, DJ Joseph, DJ Nedu Lopes, Duelo de MCs: Final (Vinição X Destro), Monge Mc e Duelo de MCs: Final (Vinição X Destro), Monge Mc e Emicida (SP).

Page 6: Tabloide FAN 2012

25 maio • sexta 28 maio • segunda8 às 10h30 – Letras que se inscrevem no corpo – 1º Encontro A escola na roda de capoeira. Local: Praça da Estação

14 às 18h – Letras que se inscrevem no corpo – Seminário A escola na roda de capoeira. Mesa com Mestre Nenel, Mestre Janja e Mestre/Professor César Barbiere. Local: Museu Mineiro

14 às 18h – Oficina Olonadé – a cena negra brasileira. Local: Espaço Cultural Tambor Mineiro

18h15 – CINE FAN – Daquele instante em diante (Direção: Rogério Velloso. Brasil. 2011. doc. 110 min). Local: CCBH

29 maio • terça10 às 12h30 – Seminário Cultura negra e economia criativa. Mesa 1 – Panorama da economia negra. Susana Baca (Peru), Tatiana Silva (Ipea/Brasília) e Youssou n’dou (Ministro da Cultura e Turismo do Senegal). Mediadora: Thaïs Pimentel. Local: Sala Juvenal Dias

12h15 – CINE FAN – Curtas de Moçambique (organização de Kaio Almeida, Leila Lourença e alunos do workshop de cinema documentário. Moçambique. 2010) Shilambwashi Shetu: esta terra é nossa I O Sal I Cine Caniço I Em busca da felicidade.Local: CCBH

14h – CINE FAN – Arroz com feijão (Coleção 5x favela – Agora por nós mesmos) I Oxossi e o pássaro das feiticeiras (Direção: Tatu Guerra. Brasil. 2009). Local: CCBH

14 às 16h30 – Seminário Cultura negra e economia criativa. Mesa 2 – Perspectivas para a economia da arte e da cultura negra. Athayde Motta (Fundo Baobá para a Equidade Racial/PE), Regina Faria (Sebrae/MG) e Ana Flávia Machado (Cedeplar/UFMG). Local: Sala Juvenal Dias

15 às 18h – Oficina Modelos, passarela e fotos. Local: CCBH

14 às 18h – Oficina Olonadé – a cena negra brasileira. Local: Espaço Cultural Tambor Mineiro

18h15 – CINE FAN – Céu sem eternidade (Direção: Cátia de Oliveira, Flaudinéia Brito, Guilherme Farkas, Eliane Café, Antônio Domingues, André Garros e Nayra Albuquerque. Brasil. 2011. doc). Local: CCBH

19h – Namíbia, não! (Direção:Lázaro Ramos). Local: Teatro Francisco Nunes

21h – Susana Baca e banda. Local: Grande Teatro – Palácio das Artes

Page 7: Tabloide FAN 2012

30 maio • quarta

“O Seminário cultura negrae economia criativa tem como objetivo reunir artistas, empresários, produtores, intelectuais e representantes do setor público para refletir sobre o desenvolvimento sustentável das artes e culturas negras. “

15 às 18h – Oficina Modelos, passarela e fotos. Local: CCBH

18h15 – CINE FAN – Jardim das folhas sagradas. (Direção: Póla Ribeiro. Brasil. 2011. drama. 90 min). Local: CCBH

19h – Leitura-concerto Palavras de um outro mesmo lugar. Abreu Paxe (Angola), Nina Rizzi (FOR), Ronald Augusto (POA) e Salgado Maranhão (RJ). Direção artística: Ricardo Aleixo. Local: Teatro Francisco Nunes

19h30 – Circo negro conta Benjamin de Oliveira. Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

21h – Sambêro: cantando Mestre Jonas.Direção artística: Ibrahima Gaye e Sérgio Pererê. Local: Grande Teatro – Palácio das Artes

10 às 12h30 – Seminário Cultura negra e economia criativa. Mesa 3 – Cultura negra, apenas um bom negócio? Maurício Pestana (Revista Raça/SP), Maurício Tizumba (Tambor Mineiro/BH), Adriana Barbosa (Feira Preta/SP) e Victor Magalhães (Coletivo Bambata/BH). Moderador: Helder Queiroga (Contato/BH). Local: Sala Juvenal Dias

12h15 – CINE FAN – Dalva (Direção: Caroline Leoni. Brasil. 2004. ficção) I Clarita (Thereza Jessouroun. Brasil. 2007. doc). Local: CCBH

14h – CINE FAN – Deixa voar (Coleção 5x favela – Agora por nós mesmos). (Direção: Cadu Barcelos. Brasil. 2010. ficção.17 min). Local: CCBH

14 às 16h30 – Seminário Cultura negra e economia criativa. Mesa 4 – Diversidade da cultura negra, diálogo com a economia criativa. Denise Nicolini e Marina Simião (Ícone, Gestão Treinamento e Consultoria). Local: Sala Juvenal Dias

14 às 18h – Oficina Olonadé – a cena negra brasileira. Local: Espaço Cultural Tambor Mineiro

Page 8: Tabloide FAN 2012

31 maio • quinta9h – Ofi cina Brincando com coisa séria. Local: FAN das crianças – Tenda Praça do Sol –Parque Municipal

12h15 – CINE FAN – Os pés no palco (Direção: Eric Legay. França. 2005. doc). Local: CCBH

14h – CINE FAN – Os sons que vem da rua (Direção: Eduardo Zunza e Daniel Veloso. Brasil. doc). Local: CCBH

14 às 18h – Ofi cina Olonadé – a cena negra brasileira. Local: Espaço Cultural Tambor Mineiro.

15 às 18h – Ofi cina Modelos, passarela e fotos. Local: CCBH

18h – Movimentos Urbanos – Conexão Tribal Mamour Ba. Local: Palco 2 – Ojá – Parque Municipal

18h15 – CINE FAN – Coisa nossa (Direção: Carlos Canela. Brasil. 2012. doc). Local: CCBH

18h30 – In Sã – o universo do Rosário em nós. Performance: Evandro Nunes e Anderson Feliciano. Local: Teatro Francisco Nunes

19h – Silence... on rêve – Apresentação de dança do dançarino franco-camaronês Fred Bendongué. Local: Teatro Francisco Nunes

21h – Les frères guissé – Grupo de música senegalês. Local: Palco 1 – Parque Municipal

Page 9: Tabloide FAN 2012

1 junho • sexta9 às 10h30 – Roda da vida. Meninas de Sinhá. Local: FAN das crianças – Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

12h – Movimentos Urbanos – Leal Sound System. Local: Palco 2 – Ojá – Parque Municipal

12h15 – CINE FAN – Os Panteras Negras (Direção: Agnès Varda, França, 1968. doc). Local: CCBH

14h – CINE FAN – Em busca da felicidade (Organização: Kaio Almeida, Leila Lourença e alunos do workshop de cinema documentário. Moçambique. 2010). I O primeiro João (Direção: André Castelão. Brasil. 2009. curta de animação). Local: CCBH

14 às 18h – Cabelos, desenhos geométricos. Betina Borges e Eder Barão. Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

14 às 18h – Automaquiagem para pele negra. Gisele Borges. Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

14 às 18h – Ginga das tranças. Nykya Jamel, Francislene Leandro (Neném), Márcia Tanelle, Esperança Guimarães, Nisia Gorgozinho, Leandro Duarte. Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

14 às 18h – Oficina Olonadé – a cena negra brasileira. Local: Espaço Tambor Mineiro

15 às 18h – Oficina Modelos, passarela e fotos. Local: CCBH

17 às 18h30 – Seminário Ubuzima: moda, estética e cultura negra. Mesa 1 –Trançando políticas e diversidade cultural da moda. Goya Lopes (BA), Elizabeth Lima (RN). Mediadora: Cleide Hilda (MG). Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

18h – Movimentos Urbanos – Dóris canta território do samba. Local: Palco 2 – Ojá – Parque Municipal

19h – Movimentos Urbanos – Mulheres de Baobá. Local: Teatro Francisco Nunes

18h15 – CINE FAN – Nas minhas mãos eu quero pregos (Direção: Cristiane Ventura e Vilmar Duarte. Brasil. 2012. doc). Local: CCBH

20h – Bantus, o musical. Local: Palco 2 – Ojá – Parque Municipal

21h – Dona Jandira e Velha Guarda do Samba. Local: Palco 1 – Parque Municipal

Page 10: Tabloide FAN 2012

2 junho • sábado

10 às 13h – Ofi cina Mcing – história e técnica. Ofi cina Carreira e produção artística para o hip- hop. Local: CCBH

11h – Orquestra de berimbaus. Local: FAN das crianças – Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

12h – Movimentos Urbanos – Alternativos. Local: Palco 2 – Ojá – Parque Municipal

13 às 16h – Ofi cina – Gelede Instituto Yorubá. Local: FAN das crianças – Quadra de Patinação – Parque Municipal 14h – Território Reggae. Local: Palco 1 – Parque Municipal

14 às 15h – Turbantes – Makota Kizandembu. Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

14 às 18h – Automaquiagem para pele negra. Gisele Borges | Cabelos, desenhos geométricos. Betina Borges e Eder Barão. |Ginga das tranças. Nykya Jamel, Francislene Leandro (Neném), Márcia Tanelle, Esperança Guimarães, Nisia Gorgozinho, Leandro Duarte. Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

15 às 16h30 – Seminário Ubuzima: moda, estética e cultura negra. Mesa 2 – Mudando

cabeças e formando identidades. Nilma Lino (BH), Patrícia Santana (BH). Mediadora: Betina Borges (BH). Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

15 às 18h – Ofi cina Modelos, passarela e fotos. Local: CCBH

17h – Sarau de Capoeira. Local: Quadra de Patinação – Parque Municipal

18h – Movimentos Urbanos – Couro e Cabaça. Local: Palco 2 – Ojá – Parque Municipal

19h – Movimentos Urbanos – Matéria Prima com Cia. Fusion. Local: Teatro Francisco Nunes

19h30 – DJ Braz Mitchell – discotecagem. Local: Palco 1 – Parque Municipal

20h – Território Hip Hop. Julgamento Dokthor Bhu, O som que vem das ruas, Verdade seja dita, Matéria Prima e o vencedor do Duelo de MC. Local: Palco 1 – Parque Municipal

Page 11: Tabloide FAN 2012

3 junho • domingo11h – Coral Agbara (Instituto Yorubá), Big Band e Quinteto Barros. Local: Palco 1 – Parque Municipal

14 às 18h – Cabelos, desenhos geométricos.Betina Borges e Eder Barão | Automaquiagem para pele negra. Gisele Borges | Ginga das tranças. Nykya Jamel, Francislene Leandro (Neném), Márcia Tanelle, Esperança Guimarães, Nisia Gorgozinho, Leandro Duarte. Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

15h – Movimentos Urbanos – Funk-se Rock-se. Local: Palco 2 – Ojá – Parque Municipal

15 às 16h30 – Seminário Ubuzima: Moda, estética e cultura negra. Mesa 3 – Economia da cultura: criação, produção e sustentabilidade. Carlos Eduardo Trindade (DF), Maria Mazzarelo (BH), Edson Luiz (SP). Mediadora: Makota Kizandembu (BH). Local: Tenda Praça do Sol – Parque Municipal

18h – Desfi le Mix cultural da moda. Coordenação: Haroldo Alves, Betina Borges, Makota Kizandembu, Cleide Hilda. Local: Palco 1 – Parque Municipal

19h – Banda Mineira de Percussão. Regência: Djalma Correa. Local: Teatro Francisco Nunes

20h – Movimentos Urbanos – Identity. Rafael Dias. Local: Palco 1 – Parque Municipal

21h – Berimbrown/Dinho Nascimento/Chico Amaral. Local: Palco 1 – Parque Municipal

Page 12: Tabloide FAN 2012

Correalização RealizaçãoCorrealização RealizaçãoApoio cultural

www.fanbh.com.br

ARTES VISUAIS E EXPOSIÇÕESARTES VISUAIS E EXPOSIÇÕESARTES VISUAIS E EXPOSIÇÕES

EBÓ – mostra de artes visuais – fan.bh 2011-2012EBÓ – mostra de artes visuais – fan.bh 2011-2012EBÓ – mostra de artes visuais – fan.bh 2011-2012EBÓ – mostra de artes visuais – fan.bh 2011-2012EBÓ – mostra de artes visuais – fan.bh 2011-2012EBÓ – mostra de artes visuais – fan.bh 2011-2012Curadoria: Francilins CastilhoCuradoria: Francilins Castilho

EXPOSIÇÃO NAS ESTAÇÕES DO METRÔ DE BELO HORIZONTE – 26 de maio a 10 de junhoEXPOSIÇÃO NAS ESTAÇÕES DO METRÔ DE BELO HORIZONTE – 26 de maio a 10 de junhoEXPOSIÇÃO NAS ESTAÇÕES DO METRÔ DE BELO HORIZONTE – 26 de maio a 10 de junhoCentral, Lagoinha, Vilarinho, São Gabriel e Santa Teresa Central, Lagoinha, Vilarinho, São Gabriel e Santa Teresa

ArtistasArtistasWillyams MartinsWillyams MartinsRodrigo BragaRodrigo BragaPaulo NazarethPaulo NazarethPaulo NazarethGraffi ti Relacional – Warley Bombi, Marcelo Lin e Marília Gabriela Dias Graffi ti Relacional – Warley Bombi, Marcelo Lin e Marília Gabriela Dias Graffi ti Relacional – Warley Bombi, Marcelo Lin e Marília Gabriela Dias Graffi ti Relacional – Warley Bombi, Marcelo Lin e Marília Gabriela Dias Graffi ti Relacional – Warley Bombi, Marcelo Lin e Marília Gabriela Dias Dagson SilvaDagson SilvaDagson SilvaBernardo GouveiaBernardo GouveiaBernardo GouveiaManoel Francisco Lopes FariaManoel Francisco Lopes FariaFotos Vida de Quilombos (vários)Fotos Vida de Quilombos (vários)

FOYER DO TEATRO FRANCISCO NUNES – 30 de maio a 3 de junho FOYER DO TEATRO FRANCISCO NUNES – 30 de maio a 3 de junho FOYER DO TEATRO FRANCISCO NUNES – 30 de maio a 3 de junho FOYER DO TEATRO FRANCISCO NUNES – 30 de maio a 3 de junho FOYER DO TEATRO FRANCISCO NUNES – 30 de maio a 3 de junho Jayme Fygura Jayme Fygura

INTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEINTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTEPaulo Nazareth – Comunidade DandaraPaulo Nazareth – Comunidade DandaraJayme Fygura – ruas da cidade e eventos do FANJayme Fygura – ruas da cidade e eventos do FAN

CENTRO DE CULTURA BELO HORIZONTE – Rua da Bahia, 1.149CENTRO DE CULTURA BELO HORIZONTE – Rua da Bahia, 1.149CENTRO DE CULTURA BELO HORIZONTE – Rua da Bahia, 1.149CENTRO DE CULTURA BELO HORIZONTE – Rua da Bahia, 1.149Zaika dos Santos, Zi Reis, Camila Varogh, Dalila Varogh, André Varogh e Chacal Silva (coletivo)Zaika dos Santos, Zi Reis, Camila Varogh, Dalila Varogh, André Varogh e Chacal Silva (coletivo)Zaika dos Santos, Zi Reis, Camila Varogh, Dalila Varogh, André Varogh e Chacal Silva (coletivo)Zaika dos Santos, Zi Reis, Camila Varogh, Dalila Varogh, André Varogh e Chacal Silva (coletivo)

EXPOSIÇÕES NO PARQUE MUNICIPAL EXPOSIÇÕES NO PARQUE MUNICIPAL FAN – Praça do Sol, Parque Municipal – 30 de maio a 3 de junhoFAN – Praça do Sol, Parque Municipal – 30 de maio a 3 de junhoBonecas AbayomiCristiani Ferraz

FAN – Quadra de Patinação, Parque Municipal Dia 2 de junho, das 10 às 16hMáscaras Gelede Instituto Yorubá