tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial...

8
CONTINUA NA PÁGINA 02 Nesta edição: Tabu implanta sistemas de tecnologia da informação pág.6 Área administrativa foi reformulada pág.2 Modernização no setor industrial pág.6 Tabu registra crescimento recorde em 30 anos Canos que serão utilizados nos canais de irrigação/adutoras Foto da equipe agrícola “Essa obra é um sonho de 10 anos. Vamos aumentar produtividade, longevidade do canavial e reduzir os custos com adubação”. LUCIANO JORGE Gerente da área agrícola Safra Cana Moída (ton) 2003/2004 399.372,070 2004/2005 464.631,490 410.846,160 2005/2006 2007/2008 616.538,800 446.971,010 2006/2007 Maio/2008 Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa A safra 2007/2008 da Agro Industrial Tabu bateu recorde em quantidade de cana moída nos últimos 30 anos . Foram plantados 1.879,59 hectares (entre renovação e plantio ) e uma moagem de 616.538,800 toneladas de cana moída, com um TCH (toneladas de cana por hectare) de 60,4 e 133,2535 de ATR (açúcar total recuperável). Os números são fruto de um trabalho profissional e transparente, e de investimentos realizados em plantio, irrigação, fertirrigação e tecnologia, além de redução de custos na área de logística e transportes, com aquisição de caminhões, tratores, reboques e carregadeiras. Segundo o gerente agrícola da Tabu, Luciano Alves, novos investimentos ainda estão sendo feitos em irrigação e fertirrigação que darão resultados a partir das próximas safras. Está na fase final o revestimento dos canais de fertirrigação e irrigação e as obras de construção das novas adutoras no terreno da Tabu. Tudo deverá estar pronto até agosto deste ano. Ao todo serão 1.200 metros de adutora até o tanque pulmão que segue por gravidade por 19 km de canais, gerando um aumento de 2.700 hectares de áreas fertiirrigadas. Além de ajudar a aumentar a longevidade do canavial, a fertirrigação vai promover o aproveitamento de matéria orgânica e a substituir o uso de potássio na adubação. “Vamos melhorar em produtividade obtendo resultados nunca vistos na Tabu e ainda com redução de custos”, analisa José Ricados Nunes, diretor da destilaria. Nova estrutura para o transporte de cana

Transcript of tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial...

Page 1: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

CONTINUA NA PÁGINA 02

Nesta edição:

Tabu implanta sistemas de tecnologia da informação

pág.6

Área administrativa foi reformulada

pág.2

Modernização no setor industrial

pág.6

Tabu registra crescimento recorde em 30 anos

Canos que serão utilizados nos canais de irrigação/adutoras

Foto da equipe agrícola

“Essa obra é um sonho de 10 anos. Vamos aumentar produtividade, longevidade do canavial e reduzir os custos com adubação”.

LUCIANO JORGEGerente da área agrícola

Safra Cana Moída (ton)

2003/2004 399.372,070

2004/2005 464.631,490

410.846,1602005/2006

2007/2008 616.538,800

446.971,0102006/2007

Maio/2008

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

A safra 2007/2008 da Agro Industrial Tabu bateu recorde em quantidade de cana moída nos últimos 30 anos . Foram plantados 1.879,59 hectares (entre renovação e plantio ) e uma moagem de 616.538,800 toneladas de cana moída, com um TCH (toneladas de cana por hectare) de 60,4 e 133,2535 de ATR (açúcar total recuperável). Os números são fruto de um trabalho profissional e transparente, e de investimentos realizados em plantio, irrigação, fertirrigação e tecnologia, além de redução de custos na área de logística e transportes, com aquisição de caminhões, tratores, reboques e carregadeiras. Segundo o gerente agrícola da Tabu, Luciano Alves, novos investimentos ainda estão sendo feitos em irrigação e fertirrigação que darão resultados a partir das próximas safras. Está na fase final o revestimento dos canais de fertirrigação e irrigação e as obras de construção das novas adutoras no terreno da Tabu. Tudo deverá estar pronto até agosto deste ano. Ao todo serão 1.200 metros de adutora até o tanque pulmão que segue por gravidade por 19 km de canais, gerando um aumento de 2.700 hectares de áreas fertiirrigadas.

Além de ajudar a aumentar a longevidade do canavial, a fertirrigação vai promover o aproveitamento de matéria orgânica e a substituir o uso de potássio na adubação. “Vamos melhorar em produtividade obtendo resultados nunca vistos na Tabu e ainda com redução de custos”, analisa José Ricados Nunes, diretor da destilaria.

Nova estrutura para o transporte de cana

Page 2: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

Novos motores de irrigação – eletrobomba

Hidrorolls

Transformadores com tela de proteção

Preocupação ambiental e bem-estardos colaboradores

Oficina

02

Espaços reformulados

Administrativo

“A mudança facilitou a integração com a gerência e com os colegas. A formação em ilha é muito interessante e melhora e agiliza a troca de informações. Acredito que essa sensação não é apenas minha, é uniforme na equipe”.

JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA

Setor jurídicoHá 17 anos na Tabu

Capa

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

A área administrativa foi totalmente reformulada. As antigas salas foram derrubadas e se transformaram em um grande espaço com formação em ilhas que abriga tanto o setor agrícola, como as funções administrativas, de compras, jurídica, pessoal e de qualidade e meio ambiente. No prédio, ainda serão criadas salas de reunião de diversos tamanhos, que servirão também para treinamentos e orientações. Os espaços já estão em fase de conclusão e poderão ser usados em breve. “Estamos oferecendo mais conforto tanto para nossos funcionários quanto para receber fornecedores, parceiros e visitantes”, diz o diretor da Tabu José Ricardo Nunes.

Outra obra que está sendo esperada é o restaurante com ambiente para atender a mais de 200 pessoas de uma vez e o auditório para reuniões e eventos com capacidade para mais de 100 pessoas. “Mudando o layout do escritório para um padrão mais funcional e agradável”, diz o gerente administrativo da Tabu, Paulo Araújo.

A antiga oficina foi totalmente reformulada para dar mais conforto aos colaboradores da Tabu e para seguir as normas ambientais. Foram criadas salas amplas e organizadas para montagem de motores e da caixa de marcha, guardar ferramentas e para o laboratório de análise de óleo e lubrificantes.

O novo galpão da oficina ainda está em construção e será ampliado para atender com mais comodidade à demanda. A sala administrativa da oficina também não está concluída, assim como o espaço que servirá como área de lazer. “A construção das novas salas significa não só melhoria nas condições de trabalho, mas reflete a preocupação e o respeito com nossos colaboradores”, analisa o conselheiro do grupo, Sérgio Frota.

Construção dos canais de irrigação – São 19 km de canais que sobem por bombeamento e segue por gravidade para o resto da fazenda

Page 3: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

03

Reforma do Escritório Administrativo

Salas de reunião

Projeto do restaurante

Equipe da área administrativa do escritório da Paraíba

Novos tratores com ar condicionado Galpão da nova oficina em construção

Laboratório de óleo e lubrificantes Novo caminhão de abastecimento

Bacia de contenção construída para evitar contaminação do solo

Sala de montagem de motores e caixa de marcha

Tanque de armazenamento Nova sala de ferramentas

“O novo layout uniu todos os funcionários das áreas administrativas, de qualidade e agrícola em um mesmo local. Além da integração, conseguimos mais economia e evitamos o deslocamento”.

PAULO ARAÚJOGerente da área administrativa

“O ambiente está limpo, amplo, com bancada de tamanho ideal, janelas e bem mais claro. Tenho 19 anos na Tabu e nunca vi uma reforma tão completa”.

LUCIANO SEVERINO DA SILVAMecânico de montagem19 anos na Tabu

Equipe da área administrativa do escritório do Recife

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

do óleo queimado

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

Page 4: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

O impacto de novos investimentos na Tabu

Refratômetro e Sacarímetro – analisam o teor de sacarose contido na cana, ajudam a analisar a qualidade de cana

Medidores de vazão para álcool neutro, carburante e hidratado. O sistemapermite integração com a balança e com a expedição

Indústria

04

“Com os novos investimentos teremos mais produtividade, mais precisão e poderemos assegurar ainda mais qualidade aos nossos produtos”.

JOSÉ ROBERTOGerente da área industrial

“As melhorias no laboratório são muitas. Hoje temos mais exatidão nos testes, espaço e segurança com as máquinas novas. Dá gosto trabalhar assim”.

DIRCEU TAVARESLaboratório de Análises químicas e físicas | Há 3 anos na Tabu

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

CARREGAMENTO E EXPEDIÇÃO DE ÁLCOOL

Outro setor que foi beneficiado com investimentos foi o carregamento de álcool. Foram colocados a princípio três medidores de vazão nas linhas de álcool neutro, anidro e hidratado carburante que irão quantificar com precisão o volume de álcool adicionado nos tanques dos caminhões. As máquinas são da Nykon Dwyler e possuem transmissores de temperatura para correção a 20 graus celsius, totalmente digital, com válvulas solenóides de autorização do produto. O sistema é eficiente e interligado com a carteira fiscal e com a balança. “Em breve as produtoras receberão notificação exigindo este equipamento para melhor controle da fiscalização junto à Secretaria da Fazenda, mas já estamos na frente em pleno funcionamento”, comenta Sérgio Frota.

A área industrial está contando com novos equipamentos como o Cromatógrafo da marca ARGILENT(HP) que tem maior sensibilidade do que o anterior e vai trazer à Tabu maior tranqüilidade e precisão. “Com ele vamos alcançando os resultados exigidos pelo mercado de bebidas, que é clientes bastante exigente no controle de qualidade”, diz o gerente industrial José Roberto Pereira.

No laboratório de matéria prima já estão funcionando os novos Sacarimetro e Refratômetro, de marca Bellingham+Stanley. Ambos têm a função de determinar a pureza da cana, com determinação de Brix e teor de sacarose contida na matéria prima. “O processo dá maior confiabilidade aos resultados. Recebemos cana de fornecedores para moagem e o pagamento é em cima dessas avaliações. Os equipamentos antigos necessitavam de manutenções constantes”, avalia o diretor José Ricardo Nunes.

O laboratório industrial, que foi totalmente reformado, foi equipado dentro das normas exigidas, com chuveiro de emergência e lavador de olhos. A sala de análise sensorial também está sendo equipada onde será possível analisar olfativamente a qualidade do álcool produzido, estocado e expedido. “São equipamentos de última geração que vão melhorar ainda mais nosso controle de qualidade”, garante o conselheiro do grupo, Sérgio Frota.

Page 5: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

Parceiros

05

Na Sala de Análise sensorial será possível analisar olfativamente a qualidade do álcool produzido, estocado e expedido

Caixa separadora de água e óleo. A água é tratada e devolvida ao meio ambiente e o óleo recolhido vai para o laboratório da oficina

Foi comprado um Cromatógrafo mais moderno que servirá para melhor visualização e controle dos resultados

Peneira Rotativa substituiu o antigo cush-cush de caldo melhorando a qualidade do caldo a ser fermentado, evitando os bagacinhos de cana

Equipe da indústria

Indústria

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

“O trabalho da Tabu é pioneiro na Paraíba e tenho dúvidas se alguém faz isso no Nordeste. Cada vez que visitamos a destilaria ficamos admirados com o crescimento É muito bom ver que os projetos vão para a prática”.

JOSÉ REGISSuperintendente da Sudema

APOIO AMBIENTAL DA SUDEMA

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é um grande parceiro da Tabu. Por acreditar no potencial da destilaria e na transparência de sua gestão foi possível o acesso ao crédito que viabilizou e está viabilizando todas as m e l h o r i a s t r a z i d a s p e l o s n o v o s investimentos.

Esses recursos estão concretizando e materializando antigos sonhos e projetos da destilaria.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) é a grande pa r ce i r a da Tabu nas a ções de responsabilidade ambiental desenvolvidas dentro e fora da destilaria. Além de palestras educativas e orientações, a Sudema realiza o acompanhamento técnico do Projeto Conectividade de Fragmentos da Reserva Legal e do programa de recuperação de Matas Ciliares, que estimula os moradores locais que têm roçado a reflorestar espécies nativas. Fica a cargo da Sudema ainda a responsabilidade pelo licenciamento ambiental da indústria e do campo e o acompanhamento da fertiirigação e sequeiro na área agrícola da Tabu.

Um dos grandes passos dados pela destilaria foi a adequação de todas as ações à legislação ambiental. “Nosso objetivo é averbar a recomposição da mata ciliar em todo o estado. A Tabu está dando a sua contribuição para resgatar o meio ambiente”, analisou a diretora técnica da

Destilaria ganhou esteiras de arraste

CRÉDITO DO BNB

Sudema, Sôn ia Matos . As ações d e s e n v o l v i d a s c o m o a p o i o d a Superintendência também são acompanhas pela geóloga Josecélia Rangel. “O trabalho desenvolvido pela Tabu é realmente um modelo para o segmento e tem avançado a um ritmo acelerado”, revela.

Bacia de contenção construída na rampa do descarrego de ácido sulfúfrico usado na indústria

O laboratório da indústria ganhou novos equipamentos de segurança como o chuveiro e o lava-olhos para o caso de contato com produto químico

acelerado das ações.

Page 6: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

2ª Fase

Ativos

Orçamentos

Execução orçamentária

Cash pilot

Controle de investimentos

Controle de contratos

Engenharia

Produção

Custos

Planejamento

Contabilidade

Contas a pagar

Contas a receber

Caixa e bancos

Fluxo de caixa

Banking connect

Pedidos

Faturamento

Compras

Estoques

Recebimentos

Obrigações fiscais

1ª Fase

Configuração Central

Programação de Colheita

Recepção e Análise de MP

Controle de Atividades e Recursos

Pagamento de Fornecedores de Cana

Pagamento e Controle de Mão de Obra Rural

Controle Industrial

1ª Fase (100%)

Tabu implanta sistemas de tecnologia da informação

Tecnologia

06

Acompanhe o cronograma de implantação:

Equipe em treinamento

“Fomos contratados para projeto bem completo. Toda a operação vai ajudar no controle do risco operacional da empresa e vai dar mais transparência para os administradores e sócios”.

JÚLIO FALBO Datasul

Planejamento de Atividades Agríco-las e Recursos de Produção

Planejamento Orçamentário e Gestão de Custos

Manutenção Industrial

2ª Fase

Controle Técnico Agronômico

Sistema de Informações geográficas

3ª FasePainel de Indicadores

Acesso WEB

2ª Fase

Orçamento Empresarial

Simulador Comercial

Planejamento e Controle de Ativos e Passivos Financeiros

Planejamento Econômico e Financeiro Integrado

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - GESPLAN

2ª Fase

Medicina do trabalho

Segurança do Trabalho

Recrutamento e Seleção

1ª Fase

Folha de Pagamento

Folha Rurícola

Férias e Rescisões

Benefícios Sociais

Ponto Eletrônico

FOLHA DE PAGAMENTO HCM - DATASUL

ERP DATASUL – EMS 2 E 5

AGRO INDÚSTRIA PRÓXIMA

“Com a implantação dos sistemas vai ser possível melhorar o controle das informações,

FLÁVIO COSTA Coordenador de TI

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

Além de todas as obras e aquisição de novos equipamentos, a Agro Industrial Tabu está passando por uma revolução na sua forma de gestão. A destilaria está implantando softwares de gestão empresarial adquiridos com a Datasul, Gesplan e Próxima para otimizar os processos de trabalho e o fluxo de dados dentro da destilaria.

A primeira grande medida, segundo o coordenador de tecnologiada informação (TI) da Tabu, Flávio Costa, é a integração de todos os sistemas. Assim será possível ter dados mais confiáveis e reduzir o tempo, já que o retrabalho será eliminado. Para isso, toda a equipe Tabu está passando ou passou por treinamento para compreender o funcionamento dos sistemas adquiridos, bem como colocá-los em operação. Os treinamentos estão sendo realizados no escritório Recife e na própria destilaria, onde foram criadas três estruturas diferentes de trabalho para atender aos grupos. “Os sistemas estarão 100% implantados entre agosto e setembro”, prevê o diretor da Tabu José Ricardo Nunes.

1ª Fase

promover a integração entre os departamentos e eliminar o retrabalho”.

um

Page 7: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

Nova estrutura e equipamentos

Colocação de calhas evita vazamentos

07

Escola e posto médico

Área externa onde serão construídas a sala de eventos e a nova biblioteca Novo gabinete dentário com funções de última geração

Autoclave servirá para esterilizar os equipamentos

ÉRIKA DA SILVA BEZERRADiretora da escola

Obras na parte elétrica deixou a escola mais iluminada e sem riscos de acidente Mais conforto para médico e enfermeira

POSTO MÉDICOESCOLA

A escola da Tabu também foi beneficiada com reformas na calha, parte elétrica e iluminação. A sala de depósito foi separada em duas, uma para guardar alimento das merendas e outra para os materiais de limpeza. Melhorias também na cozinha, que ganhou balcão e armários novos e na sala de informática que ficou mais iluminada para as aulas. Para a vice-diretora da escola Maria José Campos de Andrade, a colocação de novas calhas foi um dos pontos mais importantes. Segundo ela, no inverno do ano passado os alunos ficaram três dias sem aula por causa de uma chuva grande.

Estão sendo construídos ainda um salão para eventos - com capacidade para 100 pessoas -, a nova biblioteca e banheiros coletivos. A escola da Tabu atende cerca de 130 crianças do pré-escolar à 5ª série e oferece ensino para adulto de 30 a 75 anos. Paras as obras, está sendo usada a mão-de-obra interna da Tabu.

“Sempre que chovia era um transtorno. Parecia que estava chovendo dentro da escola. Com as obras isso acabou, estamos muito felizes com o resultado”.

Page 8: tabu8 para pdf - Planejamento de Atividades Agríco- ... Manutenção Industrial 2ª Fase Controle Técnico Agronômico Sistema de Informações geográficas 3ª Fase · 2008-6-16

Recepção para visitantes Vestuários ganharam mais espaço e comodidadeSala para treinamento do uso de EPI para visitantes

Máquinas de ponto estão em novo local

Toda a obra foi adaptada para pessoas cadeirantes ou com deficiência física

Escritório: R. Ernesto de Paula Santos, 187 - 11ºandar Edf. Empresarial Excelsior Boa Viagem Recife|PE CEP 51021-330Fone: (81) 3464.9090 | Fax: (81) 3464.9091Instalações Industriais: Fazenda Tabú - Caaporã | PBFone: (83) 3286.2900 | Fax: (83) 3286.2903

www.destilariatabu.com.br

Tiragem:1.000 exemplares

Assessoria de Comunicação:Multi Comunicação

Jornalista Responsável:Patrícia Natuska | DRT 3187

Diagramação:Corisco Design08

Portaria ampla e arejada Entrada principal terá novo portão

Área Externa

Melhorias beneficiam funcionários e visitantes

“Melhorou bastante com a reforma. Antes era apertado e quente, agora está cinco vezes maior,

mais confortável e a visão é bem mais ampla“.

JOSÉ FERNANDESPortaria

8 anos e 5 meses na Tabu

Informativo da Agro Industrial Tabu S.A. Informa

A entrada da Agro Industrial Tabu está com um novo visual. Já foram construídas outra portaria, mais ampla e refrigerada, e uma recepção com sala de treinamento de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para os visitantes. Estão prontos também os vestiários masculino e feminino. Toda a obra foi adaptada para cadeirantes seguindo as normas em vigência.

O próximo passo agora é a conclusão do estacionamento para veículos pequenos e grandes, um bicicletário, e a colocação dos portões para entrada de veículos de funcionários, caminhões com cana e de pedestres, um para visitantes e outro para colaboradores. Está sendo construída também a nova balança que ficará logo na entrada da destilaria, totalmente eletrônica, que vai reduzir erros e custo. Elas funcionarão integradas aos computadores de bordo, colocados em caminhões, tratores e carregadoras que vão permitir o melhor gerenciamento da frota, redução de custo e otimização da logística. Os coletores de dados eletrônicos vão eliminar o processo de digitação das informações. “É uma nova Tabu, totalmente reformulada, com tecnologia, segurança, seriedade e comprometimento”, diz o diretor José Ricardo Nunes.

Novas balanças terão 50 metros de comprimento – o equivalente a um caminha com 4 julietas –, são mais precisas e reduzem 90% do custo de manutenção

Reforma inclui banheiros adaptados para cadeirantes, com apoio nas paredes e tamanho adequado