TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

download TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

of 14

Transcript of TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    1/14

    BOA PROVA

    A T E N Ç Ã O

    TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS -CIÊNCIAS HUMANAS OU SOCIAIS

          C 

          A

          D      E

          R

          N

          O 

          D

          E

          Q 

          U 

          E      S       T       Õ       E

          S 

    FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS)

    Jean de La Fontaine 

    “O homem é feito de tal modo que quando alguma coisa incendeia a sua alma, as

    impossibilidades desaparecem.”

    1.   O contém questões de múltipla-escolha, cada uma com 5 opções (A, B, C, D e E) ediscursivas.

    2. Ao receber o material, verifique no e seu nome,número de inscrição, data de nascimento, cargo, prova e opção de língua estrangeira. Qualquer irregularidadecomuniqueimediatamente ao fiscal de sala. Nãoserãoaceitas reclamações posteriores.

    3. As provas objetiva e discursiva terão juntas duração de 4:30 horas, incluído neste tempo o preenchimento doe

    4. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que respondecorretamente a cada uma delas. O será o único documento válido para acorreção eletrônica. O preenchimento do e a respectiva assinatura serão de inteira

    responsabilidadedocandidato. Nãohaverásubstituição do ,porerro do candidato.

    5. Observe as seguintes recomendações relativas ao :

    - A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul oupreta, o espaçocorrespondente à letra a serassinalada.

    - O utras f ormas d e marcação d iferentes i mplicarão a rejeição d o .- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de

    mais de umaopção, e as emendadasou rasuradas.

    6. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite apresença do coordenador local.

    7. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora contadado seu efetivo início, .

    8. Você só poderá levar o próprio caso permaneça na sala até 1 hora antes do término daprova.

    9. Por m otivo de s egurança, só é p ermitido fazer a notação durante a prova no , n oe na . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de eliminação

    automática do candidato.

    10. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário deinício da prova.

    11. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o.

    12. Ao t erminar a prova, é d e sua r esponsabilidade entregar a o fiscal o e a. Nãoesqueça seus pertences.

    13. O será disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido noCronograma.

    Caderno de Questões

    Cartão de Respostas Folha de Resposta da Discursiva

    Cartão de Respostas Folha de Resposta da Discursiva.

    Cartão de RespostasCartão de Respostas

    Cartão de Respostas

    Cartãode Respostas

    Cartãode Respostas

    Cartãode Respostas

    semlevar o Caderno de Questões

    Caderno de Questões

    Caderno de Questões Cartão deRespostas Folha de Resposta da Discursiva

    Cartãode Respostase a Folha de Resposta da Discursiva

    Cartão de Respostas Folha de Respostada Discursiva

    Gabarito Oficial da Prova Objetiva

    CONCURSO PÚBLICO

    VTAE

    ATENÇÃO VERIFIQUE SECÓDIGO E PROVA DESTECADERNO DE QUESTÕESCONFEREM COM O SEU

    CARTÃO DE RESPOSTAS

    PROVACÓDIGO

    MANHÃESPANHOL

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    2/14

    02

    CONHECIMENTOS BÁSICOS

    Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

    Texto 1

    Entre o fim do século XVII e meados do XIX, surgiuna Europa uma preciosa coleção de órgãos de igreja que, atéhoje, se distingue pelas dimensões monumentais, pelariqueza de ornamentos e pelo som, de nitidez incomparável.De valor inestimável para a arte sacra e a música erudita,tendo sido uma das principais ferramentas de trabalho decompositores como o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), esses órgãos barrocos formam um surpreendenteacervo no Brasil – tesouro pouco conhecido que, só agora,começa a vir à luz. O mérito é de uma pesquisa conduzida naUniversidade Sorbonne, que catalogou os exemplaresexistentes no país. A lista não é extensa. De uma centenadeles de que se tem registro no século XVIII, sobraramapenas quinze, dois dos quais em funcionamento. A coleção,modesta se comparada à de países europeus, chamaatenção pelo exagero de pinturas e entalhes recobertos deouro e ainda por uma peça que a torna singular: uminstrumento de 1710 assinado pelo alemão Arp Schnitger (1648-1719), espécie de Antonio Stradivari, o célebreconstrutor de violinos, no mundo dos órgãos barrocos. Não hámais que trinta desses Schnitgers em uso. O do Brasil enfeitaa Catedral da Sé de Mariana, em Minas Gerais, à qual foidoado em 1753 por dom José I, rei de Portugal. Restaurado,ainda se prestaa belíssimos concertosde músicabarroca.

    O atual trabalho ajuda a lançar luz sobre a históriadesses órgãos no Brasil – e também sobre a própria históriado país. O propósito original ao trazê-los da Europa para acolônia era animar missas e arregimentar fiéis. “Essesinstrumentos vão funcionar melhor do que as pregações”,

    escreveu ao rei o bispo de Salvador, dom Pero FernandesSardinha, em 1552, imbuído da missão de catequizar índios.No Brasil imperial, os órgãos barrocos se popularizaram, aexemplo do que ocorria àquele tempo nas cortes europeias.Na cena da coroação de dom Pedro I, em 1822, retratada por Debret, aparece ao fundo o órgão no qual se executou,naquela ocasião, composição de José Maurício NunesGarcia, um dos grandes nomes da música barroca no Brasil(sim, houve uma profícua produção do gênero no país, aindaque com o previsível atraso e influências do classicismo). Talórgão, do qual só permaneceu uma parte da caixa ricamentedecorada, pode ser visto na antiga Catedral da Sé do Rio deJaneiro.

    Nenhum instrumento produz, sozinho, acordes tãoricos quanto os órgãos barrocos. Seu princípio de

    funcionamento é o de um instrumento de sopro, mas, no lugar do pulmão humano, se faz uso de foles que enviam o ar,simultaneamente, a dezenas de tubos que emitem o som. Écomo se fosse um conjunto de flautas gigantes, com até10 metros de altura. “O que distingue os modelos barrocos éque nenhum outro permite escutar com tamanha nitideztantos acordes ao mesmo tempo”, afirma a especialista ElisaFreixo. Seu mecanismo garante que o ar chegueimediatamente aos tubos quando o teclado é acionado,processo que leva até meio segundo nos demais modelos –suficiente para a perda de limpidez do som. Eles também sediferenciam pela concentração de finíssimos tubos, de ondesaem tons de um agudo extremo. Os órgãos fabricados maistarde privilegiaram sons mais graves e difusos – o que osadequava a umanova função, a de integrar orquestras.

    Países como Espanha e Portugal, donos de valiosascoleções de órgãos barrocos, já se dedicam à conservação

    Tesouro musical

    desses instrumentos há um século. “No Brasil, predomina odescaso”, diz o brasileiro Marco Aurélio Brescia, à frente dapesquisa da Sorbonne. Ele ficou chocado, por exemplo, aoencontrar na cidade mineira de Bom Jesus do Amparodestroços de um órgão barroco do século XIX, obra de umartesão local. Com o que sobrou, ainda é possível reconstruir o maquinário original. De outra preciosidade da coleção, oórgão do Mosteiro de São Bento, no Rio, só ficou de pé a caixa

    original – até hoje lá –, boa amostra da imponência barroca.Mesmo que com atraso, o inventário dessas obras é oprimeiro passo para a conservação do tesouro querestou.

    (Marcelo Bortoloti, in Revista Veja, 3 de fev. de 2010)

    2. No terceiro parágrafo do texto, o detalhamento dofuncionamento dos órgãosbarrocos tem como objetivo:

     A) orientar o leitor para uma melhor confecção das peças.B) valorizar os órgãos barrocos como os encontrados no

    Brasil.C) condicionar o leitor a uma leitura mais atenta de um texto

    informativo.D) estimular o leitor a se aprofundar na pesquisa sobre os

    órgãosbrasileiros.E) permitir a comparação entre as peças produzidas no

    Brasile as estrangeiras.

    3. Marquea opção verdadeira comrelação ao texto.

     A) Os órgãos barrocos produzidos no Brasil devem suagrandiosidade ao mestre Antonio Stradivari, célebretambémpela construção de violinos.

    B) Documentos como cartas do Brasil imperial, mais que osobjetos confeccionados no mesmo período, ajudam aelucidar fatospertinentesda história brasileira.

    C) Mosteiros e igrejas, no Brasil, são os únicos responsáveispelo estado de conservação em que se encontram obrasdeartecomoosórgãosdemúsicasacra.

    D) No Brasil, o estado da coleção de órgãos barrocossurpreendeu o brasileiro que se encontra à frente dotrabalho desenvolvidopela UniversidadeSorbonne.

    E) Embora catalogados no início do império, o acervobrasileiro de órgãos barrocos não recebeu a devida

    atenção doscuradoresda época.

    1.Assinaleaopçãoquetembasenotexto.

     A) Os órgãos barrocos tornaram-se mais populares no Brasildo que na Europa, porque lá não tinham a funçãoprimordial de catequizar.

    B) Desde a época imper ia l, os órgãos de igrejaconfeccionados na Europa se distinguiam dos coloniaispelo requinte exagerado dos europeus.

    C) O acervo de órgãos de arte sacra brasileiro reveste-se deimportância devido à sua contribuição para a músicaerudita composta porBach.

    D) A iniciativa do governo brasileiro em catalogar o acervo deinstrumentos musicais de origem barroca conta com acooperação da Universidade Sorbonne.

    E) O estado em que se encontra, atualmente, o órgãoretratado por Debret na ocasião da coroação de domPedro I reflete o descaso brasileiro na conservaçãodessasobras.

    - Língua Portuguesa

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    3/14

    9. De acordo com as informações contidas no texto 2,infere-se, do texto 1, que:

     A) Danificadas, muito da coleção remanescente de órgãosbarrocos brasileirosse desvalorizou.

    B) As peças barrocas encontradas no Brasil,se restauradas,dispensarãovigilância.

    C) Obras de artes não devem estar sujeitas ao contato com opúblico.

    D) A to s d e v a nd al i sm o p re c is a m s er c o ib i do s ,principalmente no que dizrespeito ao tesouro público.

    E) Contemporaneamente, os museus permitem maior interação com a coletividade.

    7. Os termos grifados em “ , ainda se presta abelíssimos concertos de música barroca.” (texto 1) e “Aexpectativa é que volte a ser exibido, ,apenas no fim de abril.” (texto 2) foram desenvolvidos,respectivamente, sem alteração de sentido, na seguintealternativa:

     A) Se for restaurado... e ...quando for restaurado...

    B) Quandofor restaurado... e ...caso seja restaurado...C) Embora tenha sido restaurado... e ...para que sejarestaurado...

    D) Assim quefor restaurado... e ...se fosse restaurado...E) Como foirestaurado... e ...depois quefor restaurado...

    Restaurado

    restauradoO Ator 

    5. Nos trechos abaixo foram grifados alguns elementos decoesão que conferem coerência ao texto.Assinale aquele queNÃO remete à palavra entre parênteses.

     A) “A coleção, modesta se comparada à de paíseseuropeus, chama atenção pelo exagero de pinturas eentalhes recobertos de ouro e ainda por uma peça quetornasingular...” (coleção)

    B) “ do Brasil enfeita a Catedral da Sé de Mariana, emMinas Gerais, à qual foi doado em 1753 por dom José I,rei de Portugal.” (Schnitger)

    C) “O propósito original ao trazê- da Europa para acolônia eraanimarmissas e arregimentarfiéis.” (órgãos)

    D) “Seu princípio de funcionamento é de um instrumentode sopro, mas, no lugar do pulmão humano, se faz uso defoles que enviam o ar, simultaneamente, a dezenas detubos queemitemo som.” (órgão)

    E) “Os órgãos fabricados mais tarde privilegiaram sons maisgraves e difusos – o que os adequava a uma nova função,

    de integrar orquestras.” (função)

    a

    O

    los

    o

    a

    6. Assinale a opção em que a ideia expressa pela locuçãoconjuntiva destacada abaixofoi corretamente identificada.

    “ com atraso, o inventário dessas obras é oprimeiro passo para a conservação do tesouro que restou.”

     A) concessão.B) conformidade.C) condição.D) tempo.E) proporcionalidade.

    Mesmo que

    Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.Texto 2

     Anunciado que a tela , uma das mais célebres dopintor Pablo Picasso, foi rasgada involuntariamente por umamulher que assistia a uma aula de educação artística paraadultos no Museu Metropolitan, em Nova York. Interessadaem conferir de perto os detalhes da obra, ela perdeu oequilíbrio e caiu sobre a tela, causando um rasgão de15 centímetros no canto inferior da pintura. O quadro eraavaliado em 130 milhões de dólares. Com o acidente, deveperder metade desse valor. Pintada entre 1904 e 1905, a telaé conhecida como o marco inicial da fase rosa de Picasso,período anterior ao cubismo. A expectativa é que volte

    a serexibido, restaurado, apenasno fim de abril.

    O Ator 

    O Ator 

    (Revista Veja, 3 de fevereiro de 2010)

    Leia o texto abaixoe responda às questões propostas.

    Texto 3

    “A arte barroca europeia surgiu no século 17 e espalhou-se por diversos países. No Brasil, chegou com os imigrantesportugueses 100 anos depois e foi marcante principalmenteem Minas Gerais. Por ter sido adotada em contextoshistóricos tão diferentes, a qualidade de profissionais, avariedade de materiais e o estilo variam, até porque a Europa já tinha um histórico de produção artística e no Brasil osartistas eram autodidatas.”

    (Nova Escola, jan./fev. 2010, p.18)

    03

    4. Em “...sim, houve uma profícua produção do gênero nopaís...”, o advérbio de afirmação:

     A) elucida um fato controverso da história brasileira.B) antecipa um provável questionamento do leitor.C) confirma a presença da coleção em solobrasileiro.D) relaciona José Maurício Nunes Garcia ao estilo vigente na

    época.

    E) determina a oposição entre o barroco português e obrasileiro.

    8. Analisando o texto 2, apenas uma das opções abaixo éINCORRETA.Aponte-a.

     A) Os termos “o equilíbrio” e “metade desse valor” funcionamcomo complementos verbais.

    B) “uma das mais célebres do pintor Pablo Picasso” explicita

    o termoanunciado anteriormente.C) “que assistia a uma aula de educação artística para

    adultos no Museu Metropolitan, em Nova York” é oraçãocom cargaadjetiva.

    D) a forma verbal “foi rasgada” encontra-se na voz passivasintética e tem sujeito paciente: “atela ”.

    E) Os termos “no canto inferior da pintura” e “apenas no fimde abril” conferem, respectivamente, circunstânciasespacial e temporal aos verbos a quese referem.

    OAtor 

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    4/14

    14. Marque a alternativa em que o pronome pessoal oblíquofoi INCORRETAMENTE colocado.

     A) Instaurou-se no museu uma nova ordem de segurança.B) Dir-se-ia que os órgãos, agora, seriam devidamente

    restaurados.C) Esperamos que restaurem-se todas as peças da coleção

    brasileira.

    D) Ninguém se preocupou comas obras até este momento.E) Em se tratando de obras representativas de uma época,há necessidade de conservação.

    15. Assinale a opção em que ocorre ERRO de concordânciaverbal.

     A) Devem existir mais de quinze exemplares dessas obrasno Brasil.

    B) Mais de um museu interessou-se pelas obrasencontradasem solo brasileiro.

    C) Havia, na época, muitos interesses na catequese dosíndios.

    D) Deve haver peças importantes que ainda não foramcatalogadas.E) Chegouao Brasil,vindo da metrópole, alguns exemplares

    de órgãos barrocos.

    13.Assinale a opção em queocorre ERRO de ortografia.

     A) Oferecer um bom acervo não é mais garantia para ummuseu manter suas portas abertas. Ele tem de ser bomtambém em interatividade, entretenimento e conforto,pelo menos se a ideia for alcançar um resultado parecidocom o do Museu da Língua Portuguesa, no centro de SãoPaulo.

    B) Dos 12 museus federais que receberam neste anoinvestimentos de pouco mais de R$ 1 milhão emdispositivos de segurança, nenhum ganhou censores quesoamquandoalguémchegapertodeumaobravaliosa.

    C) O governo federal defende a criação de delegaciasespecializadas porque o tráfico de bens culturais nomundo ocupa a quarta posição quando se contabilizamos valores envolvidos, atrás do tráfico de drogas, dearmas e de animais silvestres.

    D) No caso do Museu do Prado, em Madri, as regras sãoseveras até com o diretor da instituição. Para entrar nomuseu fora do seu horário de expediente, ele precisacomunicar a polícia, que envia um carro até o local paraabrir o prédio.

    E) As telas, levadas na madrugada de quinta-feira do museuem São Paulo, não estavam seguradas, de acordo com aassessoria de imprensa do museu. O valor é apenasestimado. As obras nunca foram a leilão e não é possíveldimensionaro preçoque alcançariam.

    12. No texto 3, o termo “autodidatas” exerce função sintáticade:

     A) predicativo.B) objetodireto.C) objetoindireto.D) complementonominal.E) adjunto adnominal.

    04

    10. Em “No Brasil, chegou com os imigrantes portugueses100 anos depois e foi marcante principalmente em MinasGerais.”, a vírgula se justifica:

     A) pela elipse de um verbo.B) porseparar sujeito e predicado.C) pelo deslocamentodo adjunto adverbial.D) pelaelipse deum pronome.

    E) paraseparar o aposto.

    11. Assinale a opção que deve ser completada com a mesmagrafia da palavra grifada em: “...até a Europa já tinhaum histórico de produção artística e no Brasil os artistas eramautodidatas.”

     A) Não se sabe _______ essas obras se perderam.B) _______ a universidade resolveu, agora, iniciar a

    pesquisa?C) A igreja utilizou os órgãos ______ tinha interesse em

    arregimentar fiéis.D) Não sabemos ainda o ______ dessas obras terem sido

    descartadas.E) Esta é a razão ______essas peças se destacam.

    porque

    Tras leerel texto que sigue contestaa las cuestiones16 a 19.

    Es inconcebible en la actualidad que el museo – lugar deconservación, estudio y reflexión sobre el patrimonio y lacultura – quede al margen de los desafíos principales denuestra época. , los museos no han existidosiempre y su creación es más bien reciente en la historiacultural de la humanidad. ¿Qué es un museo hoy y para quésirve?

    La definición de museo ha podido variar a lo largo de susaproximadamente dos siglos de existencia. Actualmente seaplica a “una institución permanente, sin fines lucrativos, alservicio de la sociedad y de su desarrollo, abierta al público yque realiza investigaciones sobre los testimonios materialesdel hombre y de su entorno, los adquiere, los conserva, loscomunica y, en particular, los expone con fines de estudio,educación y recreo”. Asociadas durante mucho tiempo a los

    gustos de la aristocracia europea, las colecciones de objetosexisten de hecho en la mayoría de las culturas humanas.Expresan una relación con el pasado que da prioridad a lashuellas materiales dejadas por nuestros antepasados, tiendea preservarlas e incluso, en ocasiones, a hacerlasimprescindibles para el funcionamiento de las sociedadeshumanas. Junto con los monumentos, constituyenactualmente la parte principal de lo que se conoceglobalmenteconladenominacióndepatrimoniocultural.

    El patrimonio museográfico es a la vez actor e instrumento delestablecimiento del diálogo entre las naciones y de una visióncomún en el plano internacional cuyo objetivo primordial es eldesarrollo cultural. Este desarrollo presenta un carácter y unaforma muy diferentes según los contextos históricos y

    culturales.

    Museos

    Sin embargo

    - Língua Estrangeira - Espanhol

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    5/14

    05

    Leeeltextoquesigueycontestaalascuestiones20y21.

    En 2010 se celebra el Año Internacional de Acercamiento delas Culturas. El objetivo de esteAño consiste en poner el sellode la aproximación entre las culturas en cada política, a nivellocal, nacional, regional o internacional, involucrando almayornúmero de participantes.

    Dado su mandato de contribuir a erigir “los baluartes de la pazen la mente de los hombres” por la cooperación internacionalen sus ámbitos de competencia – a saber, la educación, lasciencias, la cultura y la comunicación – la UNESCO estállamada a desempeñar un papel determinante en laconmemoración del Año dentro del sistema de las NacionesUnidas. A lo largo de los años, y en particular durante la últimadécada, la Organización ha adquirido una experienciaespecífica y un reconocimiento internacional por susesfuerzos para demostrar los efectos beneficiosos de ladiversidad cultural, destacando la importancia de lospréstamos, transferencias y otrosintercambiosentre culturas.

     A la luz de la aprobación del plan de acción preliminar por la

    conferencia general en su 35ª sesión, y conforme a la letracircular del 15 de mayo de 2009, se lanzaron otrasconsultas con los Estados miembros relativas a la visibilidadde las actividades y a la posibilidad de nuevas propuestas.

    Desafío 2010

    CL 3880

    (Fuente de los textos: http://portal.unesco.org/culture/es/ev.php)

    16. Todas las alternativas que figuran abajo confirman la ideadel texto,EXCEPTO:

     A) Colecciones de objetos expresan una relación con elpasado que prioriza las impresiones materiales dejadaspor nuestros antepasados.

    B) El patrimonio museográfico tiene como objetivo principalel desarrollo cultural, que presenta un carácter y unaforma muy homogéneas según los contextos históricos yculturales.

    C) Museos educan y colaboran para la formación ´ética através de lasprácticas queproponen.

    D) Los museos y los bienes culturales conservados en ello

    son importantesdepositarios de la diversidad cultural.E) Museos propician una visión y comprensión integrales delvalor del patrimonio cultural.

    18. La expresión (quinto párrafo) puede ser  sustituídasin pérdida de sentido por:

     A) también.B) luego.C) además de.D) tampoco.E) porsupuesto.

    “asimismo” 

    17.El término (primerpárrafo)esusadopara:

     A) explicar que el museo es un lugar de conservación,estudio y reflexión sobre el patrimonio y la cultura.

    B) introducir una información que seopone a la que fue dichaanteriormente.

    C) oponerse a la idea de que los museos no han existidosiempre y su creación es más bien reciente en la historiaculturaldelahumanidad.

    D) contestar a la pregunta:¿Qué es un museo hoy y para quésirve?

    E) relacionarlos museos a hechosde la antiguedad.

    “Sin embargo” 

    19. En el segundo párrafo se puede encontrar formasverbales de los siguientes tiempos delIndicativo:

     A) presente y pretérito indefinido.B) presente / pretérito pluscuamperfecto y pretérito

    indefinido.C) pretérito pluscuamperfecto y pretérito perfecto

    compuesto.

    D) presente y pretéritoperfecto compuesto.E) presente / pretérito perfecto compuesto y pretéritoindefinido.

    El museo es ante todo un instrumento de salvaguardia ypreservación del conjunto del patrimonio. Se encarga de losestudios científicos necesarios para la comprensión y ladeterminación del sentido como de la propiedad. De estemodo el museo contribuye a la formulación de una ética globalbasada en prácticas de conservación, protección y difusión delos valores del patrimonio cultural. La misión educativa delmuseo, sea del tipo que sea, es complementaria del estudio

    científico.

    El museo es el lugar en el que se exponen lasinteracciones entre la naturaleza y la cultura: son cada vezmás numerosos los museos que presentan las ciencias, lasciencias naturales y las tecnologías.

    Por último, el museo está al servicio del desarrollo endógenode las comunidades sociales cuyos testimonios conserva y delas que facilita la expresión de las aspiraciones culturales.Decididamente orientados hacia su público, los museoscomunitarios permanecen atentos a las evoluciones socialesy culturales, y permiten exponer nuestra identidad y nuestradiversidaden un mundo en perpetua mutación.

    asimismo

    20. En la I Cumbre Hemisférica de Museos: “Museos yComunidades Sostenibles”, celebrada en San José, CostaRica,enabrilde1998,sedefiniócomounodelosobjetivosdelmuseo, “la creación de condiciones de respeto, equidad,libertad e inclusión que fomenten el desarrollo humano, tantoen lo económico, como en lo social y cultural”. Ese objetivoestá de acuerdo con los retos de Unesco para el año de 2010,alamedidaque:

     A) trata del tema de la inclusión social.B) destaca la importancia deldesarrollo sostenible.C) atrae un gran número de participantes garantizando la

    diversidad cultural.D) propone la aproximación de las comunidades para el

    desarrollohumanoentodoslosámbitos.E) da más visibilidad a las nuevas actividades desarrolladas

    en el medio cultural.

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    6/14

    06

    26. A Internet, com sua força unificadora, diminuiu o tamanhodo mundo. Uma rede feita de múltiplas redes, que conectamilhões de computadores, se transformou numa ferramentaindispensável no dia a dia das pessoas. Embora ofereça umasérie de facilidades, sem as devidas ações preventivas, aInternet pode apresentar uma série de desvantagens e riscos,EXCETO:

     A) mensagens do tipo .B) fraudes virtuais.C) .D) .E) inclusão digital.

    spam

    fishing spywares

    28. Sobre os recursos oferecidos pelo Windows paragerenciamento de programas,é INCORRETO afirmar que:

     A) os programas exibidos na sequência de menus“Iniciar > Programas > Inicializar” serão iniciados semprequeo Windows foriniciado.

    B) é possível alternar para o programa ou documento abertopela última vez pressionando-se simultaneamente asteclasALTeTAB.

    C) é possível encerrar um programa que não está maisrespondendo através da ferramenta “Gerenciador deTarefas”.

    D) o Windows possui uma área de armazenamentoc h am a da “ Á re a d e T ra b al h o” q u e a r ma z en atemporariamente informações, permitindo, através dasfunções “Recortar”e “Colar”, transferir essas informaçõesde um programa para outro.

    E) a função “Adicionar ou remover programas” só permiteinstalar programas que foram escritos para sistemasoperacionaisWindows.

    NOÇÕES DE INFORMÁTICA

    27. Considere que o slide exibido abaixo foi criado com aferramenta Microsoft Office PowerPoint. Qual opção do menu“Inserir” foi utilizada para criar o ícone “Mapa do Brasil”abaixo, de forma que, ao clicar neste ícone, seja exibido umdocumento do Microsoft Word?

     A) Imagem doArquivo.B) Diagrama.C) Objeto.D) Slide deArquivos.E) Gráfico.

    22. La frase comparativa que presenta un equívoco en suconstrucciónes:

     A) El desarrollo económico es tan importante como el social.B) Conocer un museo virtual es peor que conocer un museo

    envivo.C) La diversidad cultural requiere tanto la participación

    cuantola autoafirmación de todos.D) La protección del patrimonio es más importante que su

    difusión.E) Formar profesionales de las instituciones es tan

    importante como preparar las próximas generaciones.

    23. ____celebraciones ____ Día Internacional de____ Museos, celebrado ____18 de mayo, se han organizado deacuerdo con_____ siguiente tema: “Museos: agentes _____ cambiosocial”.

    Los artículos (o sus contracciones) que completan los huecosrespectivamente son:

     A) Las/ del/ el/ del/ la/ los.B) Las/ del/ los/lo/ el/el.C) Los/ el/ los/del/el/ de.D) Las/del/los/el/ el/del.E) Los/el/los/ el/ lo/ al.

    24. La frase donde la forma superlativa de los adjetivos esusadademodoadecuadoes:

     A) Es facilísísimo ese manual.B) Elnuevo jefe esamablísimo.C) El humor de lospintores de nuestra época es sutilísimo.D) Es dificílimo favorecer el acceso de los más pobres a la

    información cultural.E) Conocer el MAC esfacílimo.

    25. La opción que presenta un falso cognato cuya definiciónestá equivocada, si consultamos el diccionario de la Real Academia Española es:

     A) - tela preparada para pintar sobre ella.B) - parte del teatro construida y dispuesta

    convenientemente para que en ella se puedan colocar lasdecoraciones y representarespectáculosteatrales.

    C) - opinión previa y tenaz, por lo generaldesfavorable, acercade algo quese conocemal.

    D) - especie de armario, con puertas de vidrio ocristal para poner imágenes,barros finos,etc.

    E) - conjuntodeutensiliosutilizadosa lamesa.

    LienzoEscenario

    Prejuicio

    Escaparate

    Taller 

    21. La única secuencia que presenta un sustantivo que NOcoincide en génerocon losdemás es:

     A) posibilidad-luz-acción-señal.B) comunicación-paz-cultura-viaje.C) aproximación-baluartes-aprendizaje-labor.D) color-intercambio-obras-pintura.E) origen-nivel-préstamos-plan.

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    7/14

    07

    33. De acordo com Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, dentre as condutasvedadas ao servidor público, NÃOse inclui:

     A) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo,posição e influências, para obter qualquer favorecimento,parasiouparaoutrem.

    B) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seualcance ou do seu conhecimento para atendimento doseu mister.

    C) apresentar-se embriagado no serviço ou fora delehabitualmente.D) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de

    representar contra qualquer comprometimento indevidoda estruturaem quese funda o Poder Estatal.

    E) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbitointerno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes,deamigosoudeterceiros.

    31. Acerca do regime disciplinar dos servidores públicos civisda União, das autarquias e das fundações públicas federais,previsto na Lei n° 8.112/90,é correto afirmar que:

     A) o abandono do cargo, a corrupção e a prática de crimecontra a Administração Pública são hipóteses queensejam a aplicaçãoda penalidadede suspensão.

    B) a exoneração constitui uma das formas de penalidadedisciplinar.

    C) a ação disciplinar é imprescritível, tendo em conta oprincípio da supremacia do interesse público.

    D) da sindicância poderá resultar o arquivamento doprocesso, a aplicação de penalidade de advertência oususpensão ou a instauraçãode processo disciplinar.

    E) o inquérito administrativo não obedece ao princípio docontraditório, sendo somente assegurada a ampla defesaao acusado, após a instauração do processo disciplinar.

    32. Sobre as regras do processo administrativo, previstas naLein° 9.784/99,assinale a alternativa correta.

     A) As organizações e associações representativas estãoexpressamente impedidas de atuar como interessadasno processo administrativo.

    B) É permitida, em caráter excepcional, a avocaçãotemporária de competência atr ibuída a órgãohierarquicamente superior.

    C) O não conhecimento do recurso sempre impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, ainda quenão ocorrida a preclusão administrativa.

    D) A Administração pode anular seus próprios atos por motivode conveniênciae oportunidade.

    E) As decisões administrativas admitem recurso em face derazõesde legalidade e de mérito.30.A tabela apresentada abaixo foi retirada do site do Sistema

    Brasileiro de Museus (http://museus.ibram.gov.br/sbm/politica_investimento.htm). Considere que para criá-lanum documento Microsoft Word, foi utilizado o recurso“Tabela”, na qual “ANO” e “TOTAL” representam colunas e“Fonte: SIAFI, Salic e Monumenta” é uma única coluna. Sobreo uso de tabelas no Microsoft Word, é INCORRETO afirmar que:

     A) é possível transformar a tabela em texto através dafunção“Convertertabela em texto”.

    B) a função “Autoformatação de tabela” permite transformar “ANO” e “TOTAL”em umaúnica célula.

    C) para dividir a célula“Fonte: SIAFI,Salic e Monumenta” emduas células: “Fonte:” e “SIAFI, Salic e Monumenta”,basta utilizar a função“Dividir células”.

    D) é possível ocultar linhas da grade.E) a função “Classificar” permite ordenar a tabela pela

    coluna “Total”.

    29. Considere que para organizar os emails enviados para aconta [email protected], o profissional responsável tenhacriado pastas no Outlook Express de forma a armazenar osemails enviados, agrupando-os por estado, conformeilustração abaixo (esquema 1). Ao utilizar a função “Localizar Mensagem”nesta conta (esquema 2),é correto afirmar que:

     A) mensagens recebidas antes de 21/02/2010 e após28/02/2010 serãodescartadas.

    B) o critério “E aminar: Sul” considerará apenas as

    mensagens armazenadas na pasta “Sul” e na subpasta“RioGrandedoSul”.C) o critério “ ensagem” considerará somente emails que

    contenham em seu corpo a expressão “proibir aimportação e exportação de propriedades ilícitas dosbens culturais” e desprezará emails cujos conteúdoscontenham qualquer outracombinação dessaspalavras.

    D) a pesquisa considerará mensagens que contenham nocorpo do texto a expressão “A m nsagem contémanexo(s)”.

    E) a pesquisa retornará emails que atendam a pelo menosum doscritérios de pesquisa definidos.

    x

    M

    e

    CONHECIMENTOS GERAIS

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    8/14

    08

    36. Acerca das regras previstas na Lei n° 11.904/09, queinstitui o Estatuto de Museus, assinale a alternativa correta.

     A) É facultado aos museus elaborar e programar o PlanoMuseológico.

    B) A valorização da dignidade humana e a valorização àdiversidade cultural são alguns dos princípiosfundamentaisdos museus.

    C) As bibliotecas, arquivos, centros de documentação ecoleções visitáveis estão submetidas ao regramentoprevistonoEstatutodeMuseus.

    D) A criação de museus por qualquer entidade poderá ser efetivada por meio de documento particular, não devendoobservância a qualquer formalidade legal, tendo emconta o princípio da universalização da cultura.

    E) É permitida a participação direta ou indireta de pessoaltécnico dos museus públicos em atividades ligadas àcomercialização de bens culturais.

    39. Acerca da disciplina normativa prevista no Decreton° 3.551/00, que institui o registro de bens culturais denatureza imaterial que constituem patrimônio culturalbrasileiro e cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial

    é correto afirmar que:

     A) No Livro de Registro dos Saberes serão inscritos osrituais e festas que marcam a vivência coletiva dotrabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outraspráticas da vida social.

    B) As secretarias de Estado, Município ou do Distrito Federalnão são partes legítimas para provocar a instauração doprocesso de registro.

    C) O processo de registro, já instruído com as eventuaismanifestações apresentadas, será levado à decisão doMinistro de Estadoda Cultura.

    D) No Livro de Registro das Formas de Expressão serãoinscritas manifestações literárias, musicais, plásticas,cênicas e lúdicas.

    E) As propostas para registro, acompanhadas de suadocumentação técnica, serão dirigidas às Secretarias deCultura dos Estados, Municípios ou Distrito Federal.

    38. Sobre as regras previstas na Portaria Normativa n°1 doIPHAN, de 05/07/06, que dispõe sobre a elaboração do PlanoMuseológico dos museus do Instituto do Patrimônio HistóricoeArtístico Nacional, assinale a alternativaINCORRETA.

     A) O Plano Museológico trata de estabelecer a missão e osp ro gr am as d o m us eu , a s s ua s d ir et ri ze s d efuncionamento e as orientações necessárias para odesenvolvimento de projetos e atividades específicos.

    B) O P la n o M u se o ló g ic o , e m bo ra c o m c a rá t er  interdisciplinar, será elaborado unicamente pela diretoriado IPHAN, vedada a participação de especialistas econsultoresexternos.

    C) O Departamento de Museus e Centros Culturais doIPHAN supervisionará a execução dos PlanosMuseológicos.

    D) Por seu caráter político, técnico e administrativo, o PlanoMuseológico é instrumento fundamental para asistematização do trabalho interno e para a atuação domuseu junto à sociedade.

    E) A elaboração e revisão do Plano Museológico devemestar em consonância com as diretrizes da PolíticaNacional de Museus, instituídapelo Ministério da Cultura.

    37. Sobre a proteção do patrimônio histórico e artísticonacional, disciplinada no Decreto Lei n° 25/1937, é corretoafirmar que:

     A) estão incluídas no patrimônio histórico e artístico nacionalas obras de origemestrangeira, importadas porempresase s t ra n g ei r a s p a r a a d o rn o d o s r e s pe c t iv o sestabelecimentos.

    B) no Livro do Tombo das Belas Artes serão inscritas asobras de interesse histórico e de arte histórica.C) o tombamento de coisa pertencente à pessoa natural ou à

    pessoa jurídica de direito privado somente se farácompulsoriamente.

    D) as coisas tombadas, que pertençam à União, aosEstados ou aos Municípios poderão ser alienadas, desdeque precedida de autorização do diretor do Serviçodo Patrimônio Histórico eArtísticoNacional .

    E) a União, Estados e Municípios terão, nesta ordem, odireito de preferência em face da alienação onerosa debens tombados, pertencentes a pessoas naturais ou apessoas jurídicas de direito privado.

    35. De acordo com a Constituição Federal, a administraçãopública direta e indireta deverá obedecer aos princípios dalegalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade eeficiência. Sobre o tema, é correto afirmar que:

     A) somente por lei específica poderá ser criada autarquia eautorizada a instituição de empresa pública.

    B) os atos de improbidade sempre importarão a perda dosdireitos políticos.

    C) o servidor público investido no mandato de vereador, seráafastado do cargo,emprego ou função.

    D) a participação de empresa pública em empresa privadaindepende de autorizaçãolegislativa.

    E) o prazo de validade do concurso público será de até trêsanos, prorrogável umavez, porigual período.

    34. Sobre os direitos e garantias fundamentais, previstos naConstituição Federal, assinale a alternativacorreta.

     A) É livre a expressão de atividade intelectual, artística,científica e de comunicação, sendo apenas exigido oavisoprévioà autoridade competente.

    B) A criação de associações e cooperativas dependesempre de autorizaçãoestatal.

    C) O direito de utilização, publicação ou reprodução deobras autorais é intransmissível aos herdeiros, após amorte do autor.

    D) É possível a extradição de brasileiro naturalizado, emcaso de crime comum,praticado antes da naturalização.

    E) São sempre gratuitas as ações de emandado de segurança.

    habeas corpus

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    9/14

    09

    42. O costume de discriminar os que são diferentes, porquepertencem a outro grupo, pode ser encontrado dentro de umamesma sociedade. Para a preservação do patrimônio culturaldo Brasil é necessário, ao falarmos de cultura, evitar asnoções de superioridade e inferioridade, para que se possavalorizar:

     A) o conhecimento de técnicas e habilidades acumuladaspormeio da educação da sociedade.

    B) a ampliação instintiva dos conhecimentos técnicos eartísticos de uma comunidade.

    C) a seleção criteriosa e consciente de conhecimentos por uma comunidade.

    D) os códigos morais das comunidades transmitidos pelapalavra dos ancestrais.

    E) o código de símbolos, relações e comportamentos queconstitui a identidade de uma comunidade e a diferenciadas demais.

    44. De acordo com o Decreto n° 3.551/00, os bens culturaisimateriais, após avaliação do Conselho Consultivo doPatrimônio Cultural recebem o título de Patrimônio Cultural doBrasil, que:

     A) é perpétuo e não pode ser destituído por qualquer autoridade.

    B) não poderámais serobjetode contestação.C) é provisório e pode ser cassado por manifestação de

    qualquer instituição cultural.D) será reavaliado pelo IPHAN pelo menos a cada dez anos

    e terá sua revalidação submetida ao Conselho Consultivodo Patrimônio Cultural.

    E) constitui-se em bemeconômico de propriedade da União.

    45. O Estado Novo, com o Decreto Lei n° 25/37, buscavaestabelecer para a nação uma identidade histórico-cultural,protegendo objetos, documentos e monumentos.

     A Constituição de 1988 e o Decreto n° 3.551/00ampliaram a ideia de patrimônio cultural, ao instituírem aproteção de:

     A) bens culturais intangíveis ou imateriais, como modos decriar, fazer e viver referentes à identidade cultural decomunidadese grupos.

    B) objetos e documentos identificadores da nacionalidadebrasileira.

    C) edifícios históricos tombados.D) monumentos históricos e edifícios que tenham servido

    como sedes de governo ou de instituições culturais.E) objetos, edifícios, monumentos, documentos ou

    propriedades de reconhecidaantiguidade.

    43. A revista Veja de 27/01/2010 reporta a descoberta devestígios arqueológicosde um povo que habitou a fronteira do Acre com a Bolívia entre os séculos I e XIV, constituídos por geóglifos e restosde cerâmica.

    De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, as jazidas arqueológicas:

     A) da mesma forma que as propriedades da superfície, sãoregidas pelo direito comum.B) embora sejam regidas por lei especial, os objetos e bens,

    mesmode valor arqueológico, são considerados privadosse encontradosem propriedadeparticular.

    C) ficam sob a guardae proteção doPoder Público.D) são objeto de legislação específica da unidade da

    Federaçãoemqueseencontram.E) são regidas por legislação ordinária como o Código Civil,

    quedelimita os direitos do cidadão.

    41. Os conflitos étnicos, a destruição de patrimônios culturaise históricos por motivos ideológicos e religiosos aumentam aimportância da atualização do conceito de cultura, que podeser definida como:

     A) um valor permanente, invulnerável a transformaçõespolíticas, econômicas e sociais.

    B) costumes imutáveis de umasociedade.C) um comportamento variável de uma comunidade de

    acordocomoseuníveldeevolução.D) o conjunto de diferenças comportamentais determinadas

    pelo meio geográfico.E) um sistema simbólico partilhado por membros de uma

    comunidade.

    40. De acordo com as regras previstas na ConstituiçãoFederal, quetratamda cultura, é correto afirmar que:

     A) As criações científicas e tecnológicas não se incluemdentre os bens que constituem o patrimônio culturalbrasileiro.

    B) Não se sujeitam ao tombamento os sítios detentores dereminiscências históricas dos antigos quilombos.

    C) As formas de expressão e os modos de criar, fazer e viver constituem patrimônio cultural brasileiro.D) A desapropriação não se inclui dentre as formas de

    proteção, acautelamento e preservação do patrimôniocultural brasileiro.

    E) O patrimônio cultural brasileiro é constituído unicamentede bens de natureza material, tomados em conjunto ouindividualmente.

    CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    10/14

    10

    51. Investir em uma política educacional integrada, comprogramas e ações voltados para o desenvolvimentocompleto do jovem brasileiro representa:

     A) pr op os ta in ov ad or a de ge st ão in te rs et or ia l emultidisciplinar.

    B) desenvolvimento de um curr ículo integrado einterdimensional.

    C) um novo paradigma da educação voltada para aparticipaçãocidadã e inclusão social.

    D) criação das condições necessárias para romper o ciclo dereprodução das desigualdades.

    E) utilização de técnicas que valorizem as emoções,sensibilidade, expressões culturais de seus saberes esociabilidade.

    52. Museologia compreende a impossibilidade de sedesenvolver em um processo solitário, visto que seusmétodos e técnicas (e consequentemente a teorização) estãointimamente ligados à natureza dos acervos ou dasreferênciaspatrimoniais, não são pura abstração.

    Baseado no texto acima, é correto afirmar que:

     A) a instituição museológica não necessita de amparointerdisciplinar.

    B) a museologia atua como uma articuladora em equipesinterdisciplinares, voltada para a comunicação e gestãodainformaçãogeradaemoutrasáreasdoconhecimento.

    C) a museologia no âmbito da gestão, independe deconhecimentos na área de administração e recursoshumanos.

    D) a museologia é um saber puramente técnico,prescindindode teorização.

    E) a museologia não se ocupa do caráter específico de cadaacervo.

    (Manuelina Maria Duarte Cândido. Museus e Conhecimento Interdiciplinar.www.revistamuseu.com.br)

    49. “Docafévemafábrica.” A cafeicultura proporcionou condições econômicas para o

    surgimento da indústria, com a acumulação de capital peloscafeicultores, a criação de ferrovias, o surgimento de bancose serviços.

    Do ponto de vista social e étnico-cultural, no entanto,proporcionou:

     A) os conflitos entre as diversas culturas de imigrantes.B) maior diversidade cultural com a imigração de europeus e

    de japoneses.C) a formação de numerosos grupos nacionais que rejeitam

    a assimilação.D) a dominação estrangeira em vários setores da vida

    econômica nacional.E) a descaracterização cultural do Brasil.

    48. O Decreto n° 5.264 de 2004, que cria o Sistema Brasileirode Museus, estabelece:

     A) as suas finalidades, características, atribuições, econstitui um Conselho específico.

    B) regras para a criação e legitimação dosmuseus.C) a exclusividade dos poderes públicos constituídos na

    criaçãodemuseus.D) o acesso a financiamentos públicos ou privados de

    acordocom a instância,se federal, estadual ou municipal.E) a exclusividade das instituições públicas na participação

    no Sistema Brasileiro de Museus.

    47. A Lei n° 11.906, de 20 de janeiro de 2009 criou o InstitutoBrasileiro de Museus – IBRAM,com o objetivo de:

     A) substituir o IPHAN na identificação dos bens culturais.

    B) submeter os museus públicos e privados à AdministraçãoFederal.

    C) administrar os museus engajados na conservação de artee bens de origemnacional.

    D) defender os museus das intervenções de organizaçõessociais na identificação do queé patrimônio cultural.

    E) contribuir para a organização, gestão e desenvolvimentode instituições museológicase seus acervos.

    50. O Art. 3° da Lei nº 11.906, de 14 de janeiro de 2009, queinstituiu o Estatuto dos Museus diz que “Conforme ascaracterísticas e o desenvolvimento de cada museu, poderãoexistir filiais, seccionais e núcleos ou anexos das instituições”.Como filial de um museu, a referida leidefine:

     A) os museus independentes de outros quanto à sua direçãoe gestão, inclusive financeira, mas que possuem plano

    museológico autônomo.B) os museus dependentes de outros quanto à sua direção e

    gestão, exclusive financeira, mas que possuem planomuseológico autônomo.

    C) os museus dependentes de outros quanto à sua direção egestão, inclusive financeira, mas que não possuem planomuseológico autônomo.

    D) os museus dependentes de outros quanto à sua direção egestão, inclusive financeira, mas que possuem planomuseológico autônomo.

    E) os museus independentes de outros quanto à sua direçãoe gestão, inclusive financeira, e que não possuem planomuseológico autônomo.

    46. O Decreto n° 3.551/00 determina que a proteção dosbens culturais imateriais será feitamediante inscrição:

     A) num dos livros de registro e terá como referência suacontinuidade histórica e relevância nacional para amemória, identidade e formação da sociedade brasileira.

    B) no Livro de Registro dos Saberes quando se tratar detesesreconhecidaspelos institutos universitários.

    C) no Livro de Registro das Celebrações quando se tratar derituais e festas compatíveis com os códigos de condutamoralsocial.

    D) no Livro de Registro de Lugares, onde constarão os locaismais antigos.

    E) no Livro de Registro das Formas de Expressão, se foremmanifestações literárias reconhecidas pela AcademiaBrasileira de Letras.

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    11/14

    11

    57. Por seu caráter político, técnico e administrativo, o PlanoMuseológico é instrumento que estrutura e sistematiza asrotinas de trabalho interno para a adequada atuação domuseu na sociedade. A elaboração do Plano Museológicoestabelece:

     A) a produção de conhecimentos e de acervo cultural.B) as diretrizes da Política Nacional de Museus.C) a adequação das exposições ao público alvo a que se

    desejaatender.D) o período anual como prazo para a revisão do PlanoMuseológico.

    E) a missão e os programas domuseu.

    58. Identifique o passo inicial para a implementação doSistema Nacional de Museus.

     A) Lançamento do Selo Museus Brasileiros.B) Implantação do Programa Nacional de Capacitação.C) Aprovação pelo Ministério da Cultura da Política Nacional

    deMuseusedeCultura.D) Criação do Cadastro Nacional de Museus.E) Incentivos à dinâmica de produção de bens culturais

    representativos de diferentes grupossociais e étnicos.

    54. O “estímulo e apoio a projetos que visam a disponibilizar informações sobre acervos, pesquisas e programações dosmuseus em mídias eletrônicas” é um dos itens pertencentes aqueeixo programático da Política Nacional de Museus?

     A) Democratização e acesso aos bens culturais.B) Informatização de museus.C) Modernização de infraestruturas museológicas.D) Financiamento e fomento para museus.E) Aquisição e gerenciamento de acervos.

    55. “Ao falarmos 'patrimônio', em geral, nos referimos a umaparte apenas dos bens culturais, o patrimônio histórico-arquitetônico. Essa noção foi abarcada por outra, mais ampla,a de patrimônio cultural, que envolve ainda a de patrimônioambiental [...]”. . Essa concepção só é

    possível porque:

     A) antes da ECO92, o patrimônio ambiental ainda não haviasido exploradopelo turismo em massa.

    B) o patrimônio cultural é sinônimo de monumento e issoinclui os parques ecológicos e as áreas de proteçãoambiental.

    C) pode-se conceber o ambiente como produto da ação doshomens, portanto, da cultura.

    D) antes da década de 1990, não se falava em patrimônioambiental, massim em meio ambiente.

    E) as ações voltadas para o patrimônio ambiental estãosubordinadas às instituições reguladoras e fiscalizadorasdaáreacultural.

    (RODRIGUES, 2002)

    56. “No processo de transformação por que passam osmuseus, seu papel educativo do público também vem sendorediscutido. Tornou-se relevante a questão do aprendizadoem museus, a chamada educação patrimonial, a ser introduzida no currículo das escolas”. . Deacordocom os trabalhosque vêmsendo desenvolvidos nessaárea, a educação patrimonial se caracteriza como:

     A) o recurso educacional adotado pelos museus, a fim deque haja uma nova forma de “consumo” de seus acervos,adequando-se, assim, aos conceitos de patrimôniocultural na contemporaneidade.

    B) um processo de aprendizado permanente, informal eempírico,voltado para o lazer, a culturae o patrimônio.

    C) o processo permanente e sistemático de educação, quetoma o patrimônio cultural como fonte primária deconhecimentoe enriquecimento individual e coletivo.

    D) uma solução educativa,que se utiliza do patrimônio comorecurso didático e fonte secundária para a educaçãoinformal.

    E) o procedimento flexível e assistemático para uma novaeducação baseada no patrimônio histórico e cultural, quevisa à experimentação do conhecimento pelo indivíduo e

    a sociedade.

    (OLIVEIRA, 2008)

    53. “O conhecimento histórico não se confunde com arealidade passada, pois é construído em uma determinadaépoca, comprometido com questões do seu próprio tempo...Os documentos sãofundamentais como fontes de informaçãoa serem interpretadas, analisadas e comparadas.”

     Analise as afirmativas abaixo.

    I. A grande maioria de documentos não foi produzida com aintenção de registrar para a posteridade como era a vidaem determinadaépoca.

    II. Os documentos produzidos com o objetivo de mostrar avida e os costumes de determinada época, geralmentetendem a contar uma versão comprometida por visões deindivíduos ou grupos sociais da História.

    III. Os objetos expressam os sentidos culturais, estéticos,técnicos e históricos. Desse modo, a utilização dedocumento fotográfico considera que, o que é visto nafoto, representa sempreo costume da época.

    IV. Os documentos não contam, simplesmente, comoaconteceavidanopassado.

    Estãocorretas as afirmativas:

     A) I, II, III e IV.B) Somente I.C) Somente III.D) Somente I, IIe IV.E) Somente III e IV.

    (Parâmetros

    CurricularesNacionais)

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    12/14

    DISCURSIVA

    12

    60. Do Primeiro Encontro Ibero-Americano de Museus,realizado em 2007, na cidade de Salvador, Bahia, somenteNÃO resultou:

     A) a proposta de participação integrada dos museus das América do Sul, Central e do Norte, bem como da Europa, África e Ásia nas comemorações de efemérideshistóricas.

    B) a proposição aos respectivos governos da adoção dediretrizes e estratégias para a implementação de políticaspúblicas para o campo dos museus e da museologia nospaísesda Ibero-América.

    C) promover o uso criativo e a apropriação crítica dopatrimônio Ibero-Americano.

    D) assegurar que os museus sejam territórios desalvaguarda e difusão de valores democráticos e decidadania.

    E) compreender o processo museológico como exercício deleituradomundo.

    59. De acordo com o Código de Ética do Museólogo, doConselho Federal de Museologia, NÃO é uma de suascompetências:

     A) cooperar para o progresso da profissão, trazendo suacontribuição intelectual e material para as atividadesprofissionais.

    B) agir em qualquer circunstância, considerando os

    interesses da instituição a que serve e os do públicoenvolvido.C) assinar documentação elaborada por terceiros.D) guardar sigilo profissional sobre o que souber em razão

    de suas funções.E) defender a profissão, prestigiando suas entidades de

    classe.

    1. Ao pensamos que o Museu pode ser um meio não apenasde transmissão mas também de produção de conhecimento,devemos imaginar seu público de uma forma geral. Issosignifica que o projeto educativo realizado em museus deveser direcionado a um público amplo, o que implica em umamultiplicidade de linguagens por parte do museu para com ospúblicos de seuacervo.

    2. As instituições museológicas vêm apresentando umanova compreensão em sua relação com o meio,desmistificando junto à sociedade o conceito de que museusó se preocupa com o passado. Questões como “Até queponto é tarefa do museu questionar o aquecimento global, odesmatamento e a poluição?” ou “Quais são os limites einterfaces do campo musealcom o meio ambiente?”

    Discorra sobre as duas indagações, relacionando-as aopapel educacional dos museusna atualidade.

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    13/14

       R   A

       S   C   U   N   H

       O

  • 8/18/2019 TAE - Ciências Humanas ou Sociais - ESP - VIBRAM.pdf

    14/14

       R   A

       S   C   U   N   H

       O