Tan Tien

2
O Tantien ou Tanden ou o centro de gravidade é referido em vários meditações e práticas originais de Reiki pelo que inclue uma explicação mais aprofundada do mesmo. TAN TIEN (ou Tanden) Localizado entre o primeiro e segundo chakras - cerca de seis dedos abaixo do umbigo, na mesma localização geográfica do ponto “G” - é para ele que, segundo os chineses, convergem a energia celeste, que entra pela cabeça, e a energia telúrica, que entra pelos pés. Quando essas duas correntes dinâmicas se encontram, criam uma “pororoca” de força vital que se espalha por todo o corpo. Para eles esse é o ponto zero da acupuntura. Para os japoneses é o centro de consciência e equilíbrio de seus samurais, arqueiros Zen e sacerdotes e o foco principal de toda a sua cultura (HARA = ventre). É meditando nele que os velhos sábios encontravam inspiração para seus conselhos. Como referência do corpo é o centro do equilíbrio físico, psíquico e emocional . Já os indianos chamam esta prodigiosa região de KANDHA, um pequeno ovo de energia de onde surgem a energia original e as informações básicas para a formação dos chakras.Mas, certamente o mais importante é o fato de ser nele que reside o nosso Buda interno. Ao nos aprofundarmos em meditações do TAN TIEN , começamos a descobrir o que queremos, adquirimos uma capacidade de discernimento única, e passamos a ver o mundo através de uma ótica própria e legítima. Ao estimulá-lo com a respiração criamos uma

description

n

Transcript of Tan Tien

O Tantien ou Tanden ou o centro de gravidade referido em vrios meditaes e prticas originais de Reiki pelo que inclue uma explicao mais aprofundada do mesmo.

TAN TIEN (ou Tanden)

Localizado entre o primeiro e segundo chakras - cerca de seis dedos abaixo do umbigo, na mesma localizao geogrfica do ponto G - para ele que, segundo os chineses, convergem a energia celeste, que entra pela cabea, e a energia telrica, que entra pelos ps. Quando essas duas correntes dinmicas se encontram, criam uma pororoca de fora vital que se espalha por todo o corpo. Para eles esse o ponto zero da acupuntura.

Para os japoneses o centro de conscincia e equilbrio de seus samurais, arqueiros Zen e sacerdotes e o foco principal de toda a sua cultura (HARA = ventre). meditando nele que os velhos sbios encontravam inspirao para seus conselhos. Como referncia do corpo o centro do equilbrio fsico, psquico e emocional .

J os indianos chamam esta prodigiosa regio de KANDHA, um pequeno ovo de energia de onde surgem a energia original e as informaes bsicas para a formao dos chakras.Mas, certamente o mais importante o fato de ser nele que reside o nosso Buda interno.

Ao nos aprofundarmos em meditaes do TAN TIEN , comeamos a descobrir o que queremos, adquirimos uma capacidade de discernimento nica, e passamos a ver o mundo atravs de uma tica prpria e legtima. Ao estimul-lo com a respirao criamos uma ponte entre o desejo, a imaginao e a capacidade de realizao, adquirirndo maior clareza de nossas aspiraes, das oportunidades que temos nossa volta e de como aproveit-las.

Podemos encontrar a nossa matriz formadora, tendo por um lado o local onde esto impressas todas as informaes genticas herdadas de nossos pais e, por outro, um espao onde est registrado o temperamento nico e individual que cada um de ns j traz consigo antes de nascer - independente de carter gentico ou educao. no Tan Tien que as duas informaes se misturam: o que somos enquanto nicos e o que recebemos fsica, psicolgica e emocionalmente de nossos pais. bom lembrar que ele se situa entre o umbigo (ligao com a me) e o sacro (vestgio de nossa cauda, simbolizando a memria evolutiva pessoal) significando como centro de equilbrio fsico uma referncia de independncia e individualidade .

um caminho nico, uma impresso digital. Conforme vamos mergulhando nele e entrando em contato com a nossa identidade legtima vamos descobrindo a nica coisa que pode ser realmente significativa pra ns: a conscincia de quem somos.

Assim como nosso organismo desmonta os ingredientes que comemos, para extrair os nutrientes necessrios, o TAN TIEN tem a sabedoria de entender como desconstruir (limpar) as nossas experincias, permanecendo apenas as partes mais puras e verdadeiras. Ele oferece a chave para o desengano, para que os medos sejam transformados, a culpa seja transcendida e a realidade no seja substituda por imagens ilusrias.

Identificado como o centro da desmistificao onde mora a nossa face original - aquela que j era antes de aprendermos a ser -, ele nos leva a experimentar espaos de profundo silncio e a sabedoria de como apreciar os instantes em que estamos ss.

Sua estimulao, atravs das prticas de meditao e tcnicas de respirao, leva a um estado nico de xtase, fazendo com que os pequenos acontecimentos do dia-a-dia proporcionem sentido, prazer e realizao.

Em outras palavras, o TAN TIEN a chave para a compreenso e para a liberdade de nosso karma, alm de apontar o nosso darma (sentido evolutivo).