Tao 81

2
81. As palavras precisas não são necessariamente elegantes. As palavras bonitas não sempre dignas de confiança. O bondoso não necessariamente é eloqüente. O eloqüente pode ser mau. Aquele que sabe, não discute, o que não sabe, discute. Aquele que é sábio, não é egoísta, ele atua pelo bem dos demais. O Grande Tao se preocupa com o bem de todos os seres vivos. Tudo o que Ele faz para os seres vivos não contém violência e não dana a ninguém. O sábio também atua sem violência e não dana ninguém com nada. Palavras verdadeiras não são lisonjeiras. Palavras lisonjeiras não são palavras verdadeiras. O homem bom não discute. Os que discutem não são bons. O Sábio não tem extenso conhecimento. Os grandes eruditos não são sábios. O sábio nada acumula. É simplesmente em sua ação pelos outros que consiste sua maior realização. Seu ganho consiste em dar aos outros. O T ao do Céu favorece,mas não prejudica. O T ao do Sábio é realizar sem rivalizar . Palavras verdadeiras não são lisonjeiras. Palavras lisonjeiras não são verdadeiras. O homem de bem não fala muito. Quem fala muito não é homem de bem. Homens sábios não são eruditos, Homens eruditos não são sábios. Quem trilha o caminho da perfeição Não acumula tesouros. Riqueza é para o sábio O que ele faz pelos outros. Quanto mais ele dá aos outros, Tanto mais rico se torna. Assim como de Tao brota a vida, Assim age o sábio Sem ferir ninguém. Palavras verdadeiras não são eloqüentes, palavras eloquentes não são verdadeiras.

description

Tao Te Ching

Transcript of Tao 81

81. As palavras precisas no so necessariamente elegantes. As palavras bonitas no sempre dignas de confiana. O bondoso no necessariamente eloqente. O eloqente pode ser mau. Aquele que sabe, no discute, o que no sabe, discute. Aquele que sbio, no egosta, ele atua pelo bem dos demais. O Grande Tao se preocupa com o bem de todos os seres vivos. Tudo o que Ele faz para os seres vivos no contm violncia e no dana a ningum. O sbio tambm atua sem violncia e no dana ningum com nada.

Palavras verdadeiras no so lisonjeiras. Palavras lisonjeiras no so palavras verdadeiras.O homem bom no discute. Os que discutem no so bons.O Sbio no tem extenso conhecimento. Os grandes eruditos no so sbios.O sbio nada acumula. simplesmente em sua ao pelos outros que consiste sua maior realizao.Seu ganho consiste em dar aos outros. O T ao do Cu favorece,mas no prejudica.O T ao do Sbio realizar sem rivalizar .

Palavras verdadeiras no so lisonjeiras. Palavras lisonjeiras no so verdadeiras. O homem de bem no fala muito. Quem fala muito no homem de bem. Homens sbios no so eruditos, Homens eruditos no so sbios. Quem trilha o caminho da perfeio No acumula tesouros. Riqueza para o sbio O que ele faz pelos outros. Quanto mais ele d aos outros, Tanto mais rico se torna. Assim como de Tao brota a vida, Assim age o sbio Sem ferir ningum.

Palavras verdadeiras no so eloqentes,palavras eloquentes no so verdadeiras.Homens sbios no precisam provar suas crenas,homens que precisam provar suas crenas no so sbios.O sbio no tem posses,Quanto mais ele faz pelos outrosmas feliz ele .Quanto mais ele d aos outrosmais rico ele .O Tao alimenta sem forar.No dominando o sbio conduz.