Tarefa 3.2 (2) Amianto

2
TAREFA 3.2 Assista ao vídeo (20`) e redija resenha, entre 30 e 45 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil. Fique a vontade para aduzir outras fontes e pesquisas. http://www.youtube.com/watchv=vKe8d6Zrfjg&noredirect=1 Com a criação da Lei 9.055, de 1995 que permite o uso controlado da fibra de amianto no Brasil, diversas discussões sobre tal assunto vieram a tona, sendo também e caráter mundial, a Argentina, por exemplo, e uma delas que em 1997, tratou de considerar o amianto como uma prioridade . No entanto em 2003 após anos de discussões, a produção e importação de formas de asbesto do foram proibidas. A criação do amianto anos atrás era intendida como material magico, que logo mudou de status “mineral maldito” ou “fibra maldita”, que logo depois começaram a aparecer diagnósticos de doenças causadas pelo mesmo, que provocam danos ainda maiores nos trabalhadores que sofrem discriminação no ato da contratação, mudança de função e raramente se recolocam no mercado de trabalho, e por via de regras quando estão trabalhando e são diagnosticados como portadores ou suspeitos de doenças relacionadas ao amianto são dispensados. No ranking de produção mundial de amianto pelo mundo, o Brasil ocupa entre os cinco a maior produção de amianto. Ao contrario de outros países por exemplos Alemanha, Finlândia, França, Noruega, Austrália, Grécia, Bélgica, etc., que são proibidos o uso de amianto. No Brasil existe um Programa que trata do Banimento do Amianto, onde se traça estratégias em âmbito nacional, para manuseio ou produção do amianto, em todas as esferas estadual, municipal e federal, a fim de monitorar de forma repressiva os que descumprirem a lei, bem como monitorando a saúde dos trabalhadores que tiveram contato com amianto. Em caráter preventivo e de preocupação do meio prevencionista, a palavra “banimento já” quanto mais tempo

description

Trabalho UCAM

Transcript of Tarefa 3.2 (2) Amianto

Page 1: Tarefa 3.2 (2) Amianto

TAREFA 3.2

Assista ao vídeo (20`) e redija resenha, entre 30 e 45 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil.

Fique a vontade para aduzir outras fontes e pesquisas.

http://www.youtube.com/watchv=vKe8d6Zrfjg&noredirect=1

Com a criação da Lei 9.055, de 1995 que permite o uso controlado da fibra de amianto no Brasil, diversas discussões sobre tal assunto vieram a tona, sendo também e caráter mundial, a Argentina, por exemplo, e uma delas que em 1997, tratou de considerar o amianto como uma prioridade . No entanto em 2003 após anos de discussões, a produção e importação de formas de asbesto do foram proibidas.

A criação do amianto anos atrás era intendida como material magico, que logo mudou de status “mineral maldito” ou “fibra maldita”, que logo depois começaram a aparecer diagnósticos de doenças causadas pelo mesmo, que provocam danos ainda maiores nos trabalhadores que sofrem discriminação no ato da contratação, mudança de função e raramente se recolocam no mercado de trabalho, e por via de regras quando estão trabalhando e são diagnosticados como portadores ou suspeitos de doenças relacionadas ao amianto são dispensados.

No ranking de produção mundial de amianto pelo mundo, o Brasil ocupa entre os cinco a maior produção de amianto. Ao contrario de outros países por exemplos Alemanha, Finlândia, França, Noruega, Austrália, Grécia, Bélgica, etc., que são proibidos o uso de amianto.

No Brasil existe um Programa que trata do Banimento do Amianto, onde se traça estratégias em âmbito nacional, para manuseio ou produção do amianto, em todas as esferas estadual, municipal e federal, a fim de monitorar de forma repressiva os que descumprirem a lei, bem como monitorando a saúde dos trabalhadores que tiveram contato com amianto.

Em caráter preventivo e de preocupação do meio prevencionista, a palavra “banimento já” quanto mais tempo demorar a tomar esta decisão, mais grave tornar o passivo, aumentado também o custos de tratamento de tal mal. A posição do mercado global já foi tomada e hoje 37 países já baniram o uso do amianto.