Tarefa para Prova AP1 - Joao Marcelo.pdf

2
Faculdades Nordeste – FANOR DeVry Campus Dunas - Fortaleza - Ceará - Brasil Curso de Engenharia Elétrica Quimica Aplicada a Engenharia 5QAEN-NT2 Prof. (a) Joelane Maria de Carvalho Teixeira TRABALHO COMPLEMENTAR PARA AP1 | João Marcelo Teixeira de Holanda Aluno: João Marcelo Teixeira de Holanda – Matricula 152013311 (Questão 13 da lista) Responda as questões a seguir: a) PESQUISE E DIFERENCIE A ESTRUTURA DO GELO, DIAMANTE, CLORETO DE SÓDIO E COBRE. GELO DIAMANTE CLORETO DE SÓDIO COBRE A estrutura extremamente aberta das moléculas da água faz com que o gelo ocupe maior volume e, por isso, seja menos denso do que água em estado líquido. Sua estrutura cristalina se dá devido ao tipo de ligação química que existe entre os átomos de carbono. Suas moléculas estão tão fortemente ligadas que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva. Estrutura cristalina cubica com grande condutividade elétrica e térmica, maleável e moldável. Sólido Molecular, forma um cristal com estrutura hexagonais, solúvel. Sólido Covalente de estrutura cristalina cúbica, insolúvel. Solido Iônico de estrutura cristalina cubica, com alta solubilidade. Sólido Metálico de Estrutura cristalina cubica, insolúvel. b) EXPLIQUE A NÃO CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO CLORETO DE SÓDIO NO ESTADO SÓLIDO. Resposta: O cloreto de sódio é um sólido iônico, portanto os íons não têm mobilidade para transportar cargas elétrica. c) EXPLIQUE A DUREZA DO DIAMANTE. Resposta: O Diamante é uma das formas alotrópicas do carbono, cristalizado em uma estrutura cúbica, cada um dos átomos está unido a outro por ligações covalentes poderosas e altamente direcionadas a quatro carbonos vizinhos, dispostos nos vértices de um tetraedro regular com orbitais híbridos, tornando-o o material mais duro conhecido. d) EXPLIQUE A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DOS METAIS. Resposta: A estrutura atômica dos metais é a cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica. e) DIFERENCIE LIGAÇÕES INTERMOLECULARES E INTRAMOLECULARES. Reposta: A diferença é que ligações intermoleculares (dentro da molécula) são ligações entre os átomos da molécula, são covalentes, muito forte e difíceis de quebrar, estas ligações determinam o estado físico das substâncias, já as Ligações intramoleculares (fora da molécula) são as ligações entre as várias moléculas de uma substância. Página | 1

Transcript of Tarefa para Prova AP1 - Joao Marcelo.pdf

Page 1: Tarefa para Prova AP1 - Joao Marcelo.pdf

Faculdades Nordeste – FANOR DeVry

Campus Dunas - Fortaleza - Ceará - Brasil Curso de Engenharia Elétrica

Quimica Aplicada a Engenharia 5QAEN-NT2

Prof. (a) Joelane Maria de Carvalho Teixeira

TRABALHO COMPLEMENTAR PARA AP1 | João Marcelo Teixeira de Holanda

Aluno: João Marcelo Teixeira de Holanda – Matricula 152013311

(Questão 13 da lista) Responda as questões a seguir:

a) PESQUISE E DIFERENCIE A ESTRUTURA DO GELO, DIAMANTE, CLORETO DE SÓDIO E COBRE.

GELO DIAMANTE CLORETO DE SÓDIO COBRE A estrutura

extremamente aberta das moléculas da água faz com que o gelo ocupe maior volume e, por isso,

seja menos denso do que água em estado

líquido.

Sua estrutura cristalina se dá

devido ao tipo de ligação química que

existe entre os átomos de carbono.

Suas moléculas estão tão fortemente

ligadas que é preciso um intenso

aquecimento para quebrar o arranjo do

retículo cristalino, portanto, o ponto de

ebulição se eleva.

Estrutura cristalina cubica com grande

condutividade elétrica e térmica,

maleável e moldável.

Sólido Molecular, forma um cristal com

estrutura hexagonais, solúvel.

Sólido Covalente de estrutura cristalina cúbica, insolúvel.

Solido Iônico de estrutura cristalina

cubica, com alta solubilidade.

Sólido Metálico de Estrutura cristalina cubica, insolúvel.

b) EXPLIQUE A NÃO CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO CLORETO DE SÓDIO NO ESTADO SÓLIDO. Resposta: O cloreto de sódio é um sólido iônico, portanto os íons não têm mobilidade para transportar cargas elétrica.

c) EXPLIQUE A DUREZA DO DIAMANTE. Resposta: O Diamante é uma das formas alotrópicas do carbono, cristalizado em uma estrutura cúbica, cada um dos átomos está unido a outro por ligações covalentes poderosas e altamente direcionadas a quatro carbonos vizinhos, dispostos nos vértices de um tetraedro regular com orbitais híbridos, tornando-o o material mais duro conhecido.

d) EXPLIQUE A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DOS METAIS. Resposta: A estrutura atômica dos metais é a cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica.

e) DIFERENCIE LIGAÇÕES INTERMOLECULARES E INTRAMOLECULARES. Reposta: A diferença é que ligações intermoleculares (dentro da molécula) são ligações entre os átomos da molécula, são covalentes, muito forte e difíceis de quebrar, estas ligações determinam o estado físico das substâncias, já as Ligações intramoleculares (fora da molécula) são as ligações entre as várias moléculas de uma substância.

P á g i n a | 1

Page 2: Tarefa para Prova AP1 - Joao Marcelo.pdf

Faculdades Nordeste – FANOR DeVry

Campus Dunas - Fortaleza - Ceará - Brasil Curso de Engenharia Elétrica

Quimica Aplicada a Engenharia 5QAEN-NT2

Prof. (a) Joelane Maria de Carvalho Teixeira

TRABALHO COMPLEMENTAR PARA AP1 | João Marcelo Teixeira de Holanda

f) RELACIONAR O PONTO DE EBULIÇÃO COM A INTENSIDADE DAS FORÇAS DE LIGAÇÃO

INTERMOLECULARES. Resposta: As forças de ligação intermoleculares são aquelas responsáveis por manterem moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, estas forças influem sobre o estado físico e a temperatura das substâncias, o ponto de ebulição de uma substância é influenciado pela interação intermolecular que ocorre entre suas moléculas: quanto mais intensa for esta força maior será o ponto de ebulição.

(Questão 27 da lista) O carbono e o silício pertencem a família 14 da tabela periódica. Porque, nas condições ambientes o dióxido de carbono (gás carbônico) é um gás, enquanto o dióxido de silício é um sólido de temperatura de fusão e ebulição elevada. Resposta: Porque o dióxido de carbono é uma substância molecular e o dióxido de silício é uma substância iônica.

P á g i n a | 2