TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

20
Brasília, Distrito Federal Janeiro/Fevereiro de 2016 ANO 3 - Nº 23 www.sindilegis.org.br TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do Sindilegis para 2016 ENTREVISTA Erivan Carvalho conta as novidades e as parcerias do Legis Club Brasil projetadas para 2016, com o objetivo de beneficiar ainda mais os filiados. PÁGINA 10 POSSE Setenta e oito novos técnicos e auditores foram empossados no TCU, na presença de familiares, autoridades e colabora- dores sob clima de emoção e orgulho. PÁGINA 6 UM ESPAÇO SEU Fique por dentro de todos os serviços e as mudanças que o Centro de Atividades Sociais (CAS) passará para atender cada vez melhor os filiados ao Sindilegis. PÁGINA 16 Tramitação do PL 2743/2015 será retomada em fevereiro, mas Diretoria do Sindicato já está mobilizada para garantir o sucesso do pleito E m dezembro, o projeto de lei 2743/2015, que dispõe sobre o quadro de pessoal e o plano de carreira dos servidores do Tribunal de Contas da União, avançou e foi aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP). Agora, com o fim do recesso parlamentar em fevereiro, o projeto poderá passar por outras comissões e, depois, seguir para votação no Plenário ou ir direto para votação neste último, caso haja acordo entre os Líderes Partidários. Atentos diuturnamente a esta demanda, considerada uma das principais dos servidores do TCU, o Sindilegis está a postos e concentrará esforços em conjunto com as entidades par- ceiras para garantir a vitória do pleito. Leia mais sobre essa e outras demandas a partir da página 3. Relator deputado Áureo (ao centro) juntamente com os dirigentes sindicais e associativos comemoram a aprovação do PL 2743/2015 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP) . KÍSSILA VASCONCELOS - ASCOM/SINDILEGIS

Transcript of TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

Page 1: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

Brasília, Distrito Federal • Janeiro/Fevereiro de 2016 • ANO 3 - Nº 23 • www.sindilegis.org.br

TCUemPautaApós avanços, reajuste remuneratório está

no foco do Sindilegis para 2016

ENTREVISTAErivan Carvalho conta as novidades e as parcerias do Legis Club Brasil projetadas para 2016, com o objetivo de beneficiar ainda mais os filiados. PÁGINA 10

POSSE Setenta e oito novos técnicos e auditores foram empossados no TCU, na presença de familiares, autoridades e colabora-dores sob clima de emoção e orgulho.PÁGINA 6

UM ESPAÇO SEUFique por dentro de todos os serviços e as mudanças que o Centro de Atividades Sociais (CAS) passará para atender cada vez melhor os filiados ao Sindilegis.PÁGINA 16

Tramitação do PL 2743/2015 será retomada em fevereiro, mas Diretoria do Sindicato já está mobilizada para garantir o sucesso do pleito

Em dezembro, o projeto de lei 2743/2015, que dispõe sobre o quadro de pessoal e o plano de carreira dos servidores do Tribunal de Contas da União, avançou

e foi aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP). Agora, com o fim do recesso parlamentar em fevereiro, o projeto poderá passar por outras comissões e, depois, seguir para

votação no Plenário ou ir direto para votação neste último, caso haja acordo entre os Líderes Partidários. Atentos diuturnamente a esta demanda, considerada uma das principais dos servidores do TCU, o Sindilegis está a postos e concentrará esforços em conjunto com as entidades par-ceiras para garantir a vitória do pleito. Leia mais sobre essa e outras demandas a partir da página 3.

Relator deputado Áureo (ao centro) juntamente com os dirigentes sindicais e associativos comemoram a aprovação do PL 2743/2015 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP) .

KÍSS

ILA

VASC

ON

CELO

S - A

SCO

M/S

INDI

LEGI

S

Page 2: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 2

Presidente:Nilton Rodrigues da Paixão Júnior

Vice-Presidente Executivo para a Câmara dos Deputados:Paulo Cezar Alves

Vice-Presidente Executivo para o Senado Federal:Petrus Elesbão Lima da Silva

Vice-Presidente Executivo para o TCU:Eduardo Dodd Gueiros

Diretor Jurídico:José Carlos de Matos

Diretor de Marketing, Propaganda, Publicidade e Comunicação Social:Márcio Hudson de Arruda Figueiredo

Diretor de Aposentados e Pensionistas:Ogib Teixeira de Carvalho Filho

Diretor Administrativo, de Finanças e Patrimônio:Dario Fava Corsatto

Secretário-Geral:José Márcio Ribeiro da Costa

Diretor Social e Esportivo:Alison Aparecido Martins de Souza

Diretora de Educação Continuada, Cultura, Igualdade de Gênero e Meio Ambiente:Giovana Dal Bianco Perlin

Diretor Interinstitucional:Olavo de Souza Ribeiro Filho

Diretora de Integração Regional:Simone Maria Barbosa Ferreira

Diretor de Benefícios, Serviços, Produtos e Vantagens:Helder Pinto Azevedo

DIRETORIA EDITORIAL

Quem espera nunca alcança!

EXPEDIENTE

PUBLICAÇÃO ESPECIAL DO SINDICATO DOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO FEDERAL E DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL - Nº. 23 - JANEIRO/FEVEREIRO 2016. Editor(a) responsável: Carolina Augusta. Redação e revisão: Kíssila Vasconcelos, Lanier Rosa e Luísa Dantas. Fotografia: Assessoria de Comunicação do Sindilegis. Coordenador Setorial de Comunicação Social no TCU: Astrogildo Lima Franco. Projeto gráfico e direção de arte: Mídia Futura Comunicação e Marketing. Tiragem: 5.000 exemplares.

Apesar da despedida de 2015, herdamos muitos problemas desse período que precisam ser resolvidos neste novo ano que se inicia. O processo de impeachment da presidente da República, o possível afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, a inflação, a recessão econômica do País e a crise política entre o Congresso e o Executivo Federal tornam o ano de 2016 muito nebuloso.

Essas dificuldades atrapalham nossa percepção do futuro. Mas se tem algo que eu não quero é ficar esperando passivamente. Ficar sentado à sombra de uma árvore aguardando as coisas se resolverem sozinhas? Não, obrigado! Vamos agir. Agir dentro do espaço político que nós temos. Vamos lutar pelos benefícios que queremos para a nossa categoria, brigar pelos prazos e defender os nossos direitos.

Seremos pacientes também. Sabemos que nada muda de um dia para o outro, mas o amanhã certamente depende do que fazemos hoje. Se sou filiado, participo das assembleias, sou bem informado, e não apenas aguardo um trabalho pronto, mas também me junto ao processo. Tudo isso é que vai determinar o nosso futuro próximo.

Apesar dos maus presságios, o início de 2016 tem algo positivo para os servi-dores do TCU. Quase na virada do ano, o Sindilegis vibrou com a aprovação do PL 2743/15, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP). A proposta concede reajuste de 27,9% sobre a folha de paga-mentos (o impacto sobre o vencimento básico será maior), distribuídos em quatro parcelas anuais.

Também foram empossados 78 recém-chegados servidores da Casa, o que nos dá a oportunidade de aprender com as novas visões trazidas por esses colegas que ainda estão se ambientando ao Tribunal. O novo traz ideias importantes para os que desejam mudanças, e sempre parece ameaçador para os mais conservadores.

Há que se entender, de tudo o que foi dito aqui, que há esperança nos avanços que queremos, e também consciência sobre o papel de cada um no processo da conquista. Papéis diferentes, mas que são essenciais para alçar o que almejamos.

Também é fundamental a convergência entre o Sindilegis e as entidades parceiras. E tenho confiança de que continuaremos caminhando com cada um de vocês, filiados e parceiros, com ética na atuação, tolerância nas diferenças e compro-metimento no trabalho diário.

Feliz 2016!

Márcio HudsonDiretor de Marketing, Propaganda, Publicidade e

Comunicação Social do Sindilegis

Page 3: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 3

DEMANDAS

Luta incessante

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 3

Sindilegis e entidades representativas parceiras dão continuidade às ações estratégicas para atender aos pleitos dos servidores do TCU

A aprovação do projeto de lei 2743/2015, que trata do ajuste remuneratório dos servidores

do Tribunal de Contas da União e altera a Lei 10.356/2001, segue como uma das prioridades da Diretoria do Sindilegis e de entidades parceiras no Congresso Nacional. Com o recesso parlamentar, a tramitação da proposta será retomada a partir de fevereiro.

O último passo do PL, em 2015, foi a análise de mérito na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP), no dia 16 de dezembro. Os integrantes aprovaram por unanimidade o relatório favorável do deputado Áureo. Das emendas apresentadas, apenas uma foi apro-vada na CTASP, a que garante a retroatividade do ajuste a partir de 1º de janeiro de 2016. Contudo, as emendas rejeitadas ainda poderão ser analisadas posteriormente.

Já a partir de fevereiro, com a retomada das atividades do Congresso Nacional, o projeto de lei poderá seguir dois caminhos: ser analisado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), em seguida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC), para depois ir a Plenário, ou ir direta-mente para o Plenário após decisão dos Líderes Partidários, onde é feita a escolha de novos relatores e a aná-lise dos parlamentares presentes em sessão. Depois de passar na Câmara, o projeto de lei será analisado pelos senadores, onde não ocorre esse trâ-mite pelas comissões. Caso aprovado, o último passo é a sanção presiden-cial. “Seja como for, a tramitação do projeto do TCU deverá seguir sempre atrelada à tramitação do projeto da Câmara”, observou Dario Corsatto, diretor administrativo do Sindilegis.

Vale observar que os índices de ajuste remuneratório ligeiramente

superiores obtidos pelas carreiras típicas de Estado do Poder Executivo (27,9% no total), e anunciados de surpresa no final de 2015, serão per-seguidos pelo Sindicato para as três Casas: Câmara, Senado e TCU. “Vamos nos articular para obter os mesmos índices ou alguma outra forma de compensação”, disse Nilton Paixão, presidente do Sindicato.

O Sindilegis e as entidades par-ceiras atuarão de forma articulada para que haja celeridade na aprovação do PL 2743/2015 e está confiante no convencimento dos parlamentares. “O TCU tem sido cada vez mais demandado pelo Congresso Nacional e pela sociedade brasileira, e tornou-se referência como instituição de fiscalização superior. E isso exige a manutenção de um quadro de pessoal especializado em temas complexos e de caráter multidisciplinar. Não é à toa que as remunerações devem ser

LUÍS

A DA

NTA

S - A

SCO

M/S

INDI

LEGI

S

Page 4: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 4

No último dia 04/01/2016, os dirigentes da Secretaria-Geral de Administração, da Secretaria-Geral da Presidência e do Gabinete do Presidente se reuniram com a equipe do MPOG para discutir proposta de alte-ração do Projeto de Lei nº 2.743/2015, com vistas a garantir a isonomia na concessão de percentuais de reajuste destinados às demais carreiras típicas de Estado, bem como a extensão, ao TCU, dos benefícios constantes do Projeto de Lei nº 4.254/2015.

As reivindicações do Tribunal encontram-se em exame no âmbito do MPOG e serão objeto de nova reunião no mês de janeiro, antes do retorno das atividades do Congresso Nacional.

A Presidência informa que não medirá esforços para garantir a valorização da Carreira do Tribunal de Contas da União. Esclarecimentos adicionais serão oportunamente di-vulgados.AROLDO CEDRAZ DE OLIVEIRAPresidente do TCU”

CONFIRA OUTRAS DEMANDAS:

ADICIONAL DE PENOSIDADEO TC 004.602/2012-9, que trata do

adicional de penosidade e tem como relator o Ministro Augusto Nardes, foi colocado em pauta na sessão de 9 de dezembro de 2015. Todavia, assim que foi oportunizada ao Ministro a rela-toria de seus processos no Plenário, ele decidiu por retirar esse processo de pauta. Eis que foi possível per-ceber, momentos antes, a apreensão

DEMANDAS

compatíveis com o desempenho e a complexidade de suas funções”, argu-mentou o vice-presidente do Sindicato para o TCU, Eduardo Dodd.

Comunicado da Presidência do TCU informou, recentemente, que a Administração está trabalhando em um substitutivo para o PL 2743/2015, já contemplando o ajuste de 27,9% ofer-tado para as carreiras típicas de Estado e incorporando outros benefícios. A minuta está em fase de negociação com o Planejamento, e as principais enti-dades representativas dos servidores estão a par dos termos, já tendo os dirigentes sindicais e associativistas se colocado à disposição para a necessária interlocução junto ao Parlamento.

“O Sindicato está acompanhando as tratativas, em mais essa reviravolta no ajuste remuneratório. Cabe observar que a Administração do TCU reagiu com muita rapidez à mudança de discurso do Governo, e estamos todos agindo em sintonia no sentido de não ficarmos em desvantagem”, ponderou Dario Corsatto. Merece destaque a pos-sibilidade de integralização da GD dos aposentados, considerada prioritária para o Sindilegis. Veja o inteiro teor do comunicado:

“O Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 31/12/2015, o Projeto de Lei nº 4.254/2015, que altera a remuneração de servidores públicos daquele Poder, estabelece opção por novas regras de incorporação de gratificação de desempenho às aposentadorias e pensões, reestrutura cargos e dispõe sobre pagamentos, para as carreiras jurídicas, de honorá-rios advocatícios de sucumbência das causas em que for parte a União.

A Presidência do Tribunal de Contas da União informa que, ao tomar conhecimento do conteúdo do mencionado Projeto de Lei e constatar diferenças de percentuais e benefícios concedidos, relativamente ao Projeto de Lei nº 2.743/2015, que trata de alterações na remuneração dos servi-dores do Tribunal de Contas da União, determinou a pronta interlocução com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão - MPOG que, por meio do Exmo. Ministro Valdir Simão, designou equipe para receber os dirigentes do TCU com vistas aos necessários esclarecimentos quanto à diferença de tratamento em relação ao Projeto de Lei do Tribunal.

de alguns Ministros quanto a certos pontos da matéria.

Recordando os fatos, o Sindilegis esclarece que é necessária uma Resolução para tratar da matéria e, por esse motivo, os autos precisam se sub-meter a Plenário. Desde junho, quando foi sorteado o relator, tem sido intenso o trabalho do Sindilegis e da Auditar no sentido de demonstrar a cada Ministro da Casa a justeza do pleito.

“As principais lideranças das enti-dades, como Simone Barbosa, Paulo Martins e Eduardo Dodd, dedicaram um grande esforço à tarefa de visitar cada gabinete em um árduo trabalho de convencimento acerca da conveni-ência e oportunidade do adicional. Por outro lado, o Ministro Nardes, relator do processo, sempre foi um entu-siasta dessa ideia, quando presidiu o Tribunal”, observou Dario Corsatto, diretor do Sindilegis.

A regulamentação do adicional de penosidade visa incentivar a perma-nência de servidores em zonas de fron-teira e em localidades de difícil lotação na região Norte, o que poderá contribuir para solucionar as dificuldades de pro-vimento de quadros de pessoal nessas localidades. O benefício já é ampla-mente concedido na Administração Pública Federal, em órgãos como Forças Armadas, Ministério Público Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal do Brasil.

O artigo 71 da Lei 8.112/90 prevê que o adicional de atividade penosa será devido aos servidores em

KÍSS

ILA

VASC

ON

CELO

S - A

SCO

M/S

INDI

LEGI

S

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd (à esq.), e o diretor do Sindicato Helder Avezedo (à dir.) acompanharam a votação do PL 2743/2015 que trata do Plano de Carreira dos servidores do TCU.

Page 5: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 5

exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento. “Ora, a própria dificuldade de lotação é claro indício de que se trata de localidade cujas condições de vida justificam o adicional, do contrário haveria excesso de lotação, e não falta”, comentou Eduardo Dodd, vice-presidente do Sindicato para o TCU.

O Sindilegis, em conjunto com a Auditar, pretende reforçar o trabalho de convencimento. “Às vezes, uma demanda, mesmo sendo claramente defensável, demora um pouco para amadurecer junto às pessoas que decidem. Precisamos ter calma, saber trabalhar e continuar perseverando”, afirmou o presidente do Sindilegis, Nilton Paixão. ATRASADOS DOS INATIVOS

Conforme o Sindicato tem noti-ciado, as demandas só têm podido ser pagas mediante sobras orçamen-tárias, pois decorrem de acórdãos e não de decisões judiciais. O final do ano é a época em que surge a pos-sibilidade de o TCU promover esses acertos. Para 2015, o total da sobra orçamentária atingiu o montante de R$ 20.657.136,00, valor insuficiente para liquidar esse passivo.

A Segedam fez o que pôde para con-templar o maior número de pessoas e conseguiu atender 480 servidores, sempre tendo em mente as regras do Estatuto do Idoso, que determina que certas prioridades sejam atendidas. “Nesses momentos, o Secretário-Geral de Administração sofre muita pressão para priorizar certos grupos mais articulados, mas ficou latente que ele agiu com parcimônia e equi-líbrio. Vale destacar o bom trabalho dos setores competentes no sentido de obter o maior saldo orçamentário possível, o que não é tarefa fácil, atu-almente”, analisou Dario Corsatto, diretor do Sindilegis.

Conheça os critérios adotados pela Segedam para o pagamento dos inativos: • Acórdão 1980/2009: Referido acórdão decidiu o que se segue: 1. É possível a conversão em pecúnia dos períodos de licença-prêmio não gozados e nem computados em dobro para fins de aposentadoria em benefício do servidor aposentado; e 2. Nos casos de pedido de conversão

em pecúnia de licença-prêmio não gozada nem computada em dobro para fins de aposentadoria, o termo inicial do prazo prescricional de 5 (cinco) anos é a data da respectiva aposentadoria do servidor.

CRITÉRIOS ADOTADOS:

GRUPO: APOSENTADOS COMUNS: foram pagos até 4 meses do direito.

GRUPO: MOLÉSTIA-GRAVE: foram pagos até 8 meses do direito.

GRUPO: FALECIDOS (PENSÃO CIVIL): foram pagos até 5 meses do direito.

• Acórdão 3420/2012: Esse é o famoso acórdão que concedeu o direito à URV dos técnicos e auxiliares – e que ficou conhecido como “processo da Simone”.

CRITÉRIOS ADOTADOS:

GRUPO: Servidores com 60 ANOS ou mais: receberam as competências de janeiro/2005 a setembro/2006.

GRUPO: Servidores com 59 ANOS ou menos: receberam as competências de janeiro/2005 a julho/2006.

GRUPO: MOLÉSTIA-GRAVE: rece-beram a totalidade do direito em aberto - janeiro/2005 a maio/2008.

• Acórdão 3450/2012: Esse acórdão diz respeito ao pagamento dos valores remanescentes dos juros da URV, ainda devidos aos aposentados que receberam judicialmente uma pequena parcela, ficando assegurado, em decisão do Tribunal, o direito ao recebimento do restante pela via administrativa – processo que ficou conhecido como “URV da Auditar e da Asap”. No total, há 228 inativos com esse passivo.

Em 2015, não foi possível contem-plar esses servidores.

OUTRAS DEMANDAS

O Sindilegis está atento a todas as demandas remuneratórias de interesse dos servidores. Neste informativo, estão sendo priorizadas aquelas que sofreram alguma modificação significativa no bimestre. As que não estão retratadas aqui serão abordadas oportunamente. Você também pode tirar suas dúvidas enviando um e-mail para [email protected]. Todas as mensagens serão respondidas, sem exceção. O Sindilegis existe para servi-lo!

DAVI LEON

O Sindilegis e entidades par-ceiras convocam para reunião informativa a realizar-se em 1º de fevereiro, às 15 horas, no audi-tório do Anexo III. Na ocasião, prestaremos todos os esclareci-mentos sobre as recentes altera-ções referentes ao PL 2743/2015. Compareça!!

CONVOCAÇÃO

Page 6: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 6

A solenidade, realizada no auditório Ministro Pereira Lima, no edifício-sede do TCU, foi con-duzida pelo presidente do Tribunal, Ministro Aroldo Cedraz, e teve ainda a participação do secretário-geral

Última etapa fecha ciclo para os servidores recém-chegados à Instituição, que passaram por curso de ambientação e eventos de confraternização patrocinados pelo Sindilegis

Um novo capítulo foi aberto, no dia 15 de dezembro, para 78 recém-chegados servidores

do Tribunal de Contas da União. Com a presença de autoridades, familiares e colaboradores, os novos

auditores e técnicos participaram da cerimônia de posse – a última etapa do curso de formação para, enfim, serem incorporados ao quadro fun-cional da Instituição – sob clima de muita emoção e orgulho.

ACOLHIMENTO

Tribunal de Contas da União empossa novos técnicos e auditores em cerimônia marcante

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 6

Sindilegis e Auditar prestigiaram evento que empossou novos técnicos e auditores para o quadro funcional do TCU.

LUÍS

A DA

NTA

S - A

SCO

M S

INDI

LEGI

S

Page 7: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 7

da Presidência, Eduardo Monteiro de Rezende; do secretário-geral de Controle Externo, Rainério Rodrigues Leite; do secretário-geral de Administração, Carlos Roberto Caixeta; da diretora-geral do Instituto Serzerdello Corrêa (ISC), Flávia Lacerda; e do secretário-substituto de Gestão de Pessoas, Cícero Medeiros de Alencar.

Conforme ocorrido em todas as outras etapas, a Diretoria do Sindilegis prestigiou a cerimônia, representada, na ocasião, pelo vice-presidente do Sindicato para o TCU, Eduardo Dodd: “O Sindilegis é feito pelos seus filiados e precisamos do apoio de todos os novos servidores para traba-lhar ainda mais em prol da categoria. Durante todo esse processo, fizemos questão de estar juntos a esse grupo recém-chegado, apoiando o curso de ambientação e patrocinando eventos que visassem a integração de cada um à Corte de Contas. Temos certeza de que a Casa ganhará – e muito – com todos esses novos talentos que estão chegando agora”.

Discursos – O evento foi marcado pelos discursos dos oradores que representaram os técnicos e os audi-tores federais de controle externo. O presidente do TCU, Ministro Aroldo Cedraz, foi o único da Mesa a discursar e, na oportunidade, aproveitou para dar as boas-vindas aos novos ser-vidores, cumprimentando-os pela posse administrativa ocorrida no dia 10 de dezembro, na Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep).

“Munidos das melhores ferra-mentas disponíveis pelo Tribunal, bem como dotados de conhecimento e de ética, há, diante de todos os empossados e a partir de agora, a tarefa de desempenhar, com presteza e qualidade, as atribuições dos cargos de auditor e de técnico de controle externo, em uma das instituições de maior credibilidade perante a socie-dade brasileira”, reforçou Cedraz. O Ministro também fez questão de reforçar a importância de todas as entidades representativas, dentre elas o Sindilegis, e enalteceu a parceria com cada uma.

Representando os técnicos recém- aprovados, a nova servidora Victória Lorena Simplício proferiu discurso e expôs os desafios enfrentados durante todo o período de estudos. Ao citar Martin Luther King, Lorena afirmou

que tem o sonho de “transformar o Brasil em um país mais justo e soli-dário para se viver”. Para ela, esse deveria ser o principal papel de um servidor público.

Servidor do TCU há sete anos como técnico e lotado na Secretaria de Gestão de Sistemas e de Informação (Seginf), Alberto Leite Câmara falou em nome dos auditores, por agora ter sido

aprovado para este cargo. “Tenho muito orgulho em poder fazer parte de uma instituição centenária que tem como ideal a ética e a moral na administração pública”, afirmou. Alberto ainda frisou a importância do Instituto Serzerdello Corrêa (ISC), “responsável por aplicar, na prática, o que foi aprendido na teoria durante a preparação para o concurso”.

LUÍS

A DA

NTA

S - A

SCO

M S

INDI

LEGI

SLU

ÍSA

DAN

TAS

- ASC

OM

SIN

DILE

GIS

Page 8: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 8

HOMENAGEM

Sindilegis prestigia cerimônia em homenagem a Augusto NardesEx-presidente do TCU se emocionou em evento que reuniu diversas autoridades para a inauguração da foto do Ministro na galeria de ex-presidentes da Casa

Uma cerimônia na tarde de 1º de dezembro homenageou o ex-presidente do Tribunal de

Contas da União (TCU) e atual Ministro da Casa, Augusto Nardes. A cerimônia, que aconteceu no Salão Nobre do Tribunal, teve como objetivo home-nagear o trabalho de Nardes durante a gestão entre 2011 e 2012, quando pre-sidiu a Instituição, e inaugurar a foto do Ministro na galeria dos ex-presidentes.

“Cumprir [esses] dois anos no TCU, que é a instituição de contas mais importante da Nação, não é fácil. Todos os grandes problemas do País passam por aqui. Gostaria de agradecer a todos os que colaboraram. Esse é um momento muito mar-cante na minha vida. Aprendi muito com o corpo técnico e os senhores Ministros”, destacou Nardes.

No discurso, o Ministro ainda agradeceu aos presentes e citou

diversos nomes de pessoas que tra-balharam com ele durante a gestão. Ao final, se emocionou quando dis-correu sobre o orgulho que sente ao avaliar o trabalho desenvolvido na Casa. “É um momento de emoção pela dedicação e pela doação. Você se doa para a instituição e se entrega de corpo e alma”, disse.

A diretora de integração regional do Sindilegis, Simone Barbosa, res-saltou o trabalho de Augusto Nardes no TCU, grande parceiro da entidade nesses últimos anos: “Temos uma boa

relação com o Ministro, porque ele continuamente atendeu e dialogou com o Sindilegis, a fim de ouvir e res-peitar o servidor”.

O Ministro confirmou a boa relação de diálogo com o Sindicato, ao reafirmar a relevância do papel do Sindilegis. “O Sindicato sempre esteve presente, na pessoa do presidente, [Nilton] Paixão, para que pudéssemos integrar os servidores públicos. Por isso, agradeço ao Sindicato, que foi muito importante na minha gestão. Foi decisivo para que pudéssemos estabelecer o trabalho que realizamos, reconhecido por todos, e as transfor-mações que fizemos no Tribunal de Contas da União”, afirmou.

O diretor administrativo do Sindilegis, Dario Corsatto, prestigiou a cerimônia e reafirmou o merecimento da homenagem a Augusto Nardes: “É de extremo valor deparar-se com Ministros que assumem essa postura, porque isso demonstra a estima que eles afiançam aos servidores, que inte-gram o corpo do Tribunal”.

Ao final do evento, o atual pre-sidente do Tribunal, Aroldo Cedraz, entregou a Augusto Nardes uma publi-cação elaborada pelo TCU com as prin-cipais realizações do Ministro durante o período em que presidiu a Casa.

A cerimônia teve como objetivo homenagear o trabalho de Nardes durante a gestão entre 2011 e 2012, quando presidiu a Instituição, e inaugurar a foto do Ministro na galeria dos ex-presidentes.

Ao final do evento, o atual presidente do Tribunal, Aroldo Cedraz, entregou a Augusto Nardes uma publicação elaborada pelo TCU com as principais realizações do Ministro durante o período em que presidiu a Casa.

LAN

IÉR

ROSA

- AS

COM

SIN

DILE

GIS

LAN

IÉR

ROSA

- AS

COM

SIN

DILE

GIS

Page 9: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 9

EVENTO

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 9

No Dia Nacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, ocorreu a aber-

tura do XXV Congresso da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC). Em um debate amplo e aprofundado sobre a corrupção no Brasil, auditores e autoridades ainda discutiram outros tópicos que versam sobre o tema, como: autonomia, transparência e cidadania. A abertura do evento aconteceu no Tribunal de Contas da União e contou também com a presença da Auditar. A mesa de honra foi composta por presidentes de associações e demais entidades relacionadas à auditoria.

Para Paulo Martins, presidente da Auditar e anfitrião do encontro, a questão precisa ser densamente discutida e é obrigação de todas as organizações abordar o assunto. “Nós, como entidade que representa e age por uma mudança positiva na carreira dos auditores dos Tribunais de Contas, entendemos que esse é um debate que fortalece não apenas nosso enten-dimento real e aprofundado de um tema extremamente importante, mas também corrobora nossa disposição em contribuir com a sociedade. Não estamos só apontando para os erros externos, mas olhando para os pró-prios tribunais e buscando melhorias internas”, afirma Martins.

A palestra magna abordou o tema “Corrupção e Sistema da Dívida Ativa”. O palestrante, Nildo Ouriques, que é doutor em economia pela Universidade

Nacional Autônoma do México, afirmou que o país se encontra em uma crise política de âmbito generalizado. “Não vivemos apenas uma crise política, vivemos uma crise no sistema político brasileiro. [...] O sistema político atual é incapaz de representar a população. O sistema é incapaz de reconquistar graus de confiança permanentes na população”, disse Ouriques, enquanto argumentava sobre a importância de rever a questão de forma mais apro-fundada, e não apenas enfrentar os sintomas de um problema mais grave.

O presidente da FENASTC, Amauri Perusso, afirmou que a grande con-tribuição a ser apresentada a partir do debate é a emancipação do serviço e a auditoria concomitante à realização dos gastos e contratações, e não a fiscalização do passado, como ele cita: “Esse Congresso traz uma entidade amadurecida, que vem a Brasília para discutir questões relevantes para os mais de 17 mil auditores dos 34 Tribunais de Contas Brasileiros, e para 70 mil servidores que atuam dentro de Tribunais. Tratamos aqui a questão da independência da função da auditoria, defendendo a criação de uma carreira

nacional para os auditores e a fixação de prerrogativas e garantias para os exercícios de atos da auditoria, com uma remuneração mínima nacional que garanta essa autonomia para o nosso trabalho”.

Alguns representantes de outras entidades também marcaram presença na cerimônia de abertura. Segundo eles, o TCU é uma peça importante para debater e tentar resolver as crises econômicas, éticas, políticas e sociais em que o Brasil se encontra.

“Esse evento vem ao encontro dos anseios da sociedade. Essas organi-zações, que compõem esse aspecto de entidade e de setores públicos, têm a intenção de levar à população o caminho para tratar assuntos de tal gravidade, como é a questão da corrupção e da dívida ativa”, destaca Antônio Carlos, presidente da Confelegis e secretário-geral da Pública.

O XXV Congresso da FENASTC durou dois dias e teve debates voltados para a temática da carreira e independência da auditoria e deliberações específicas da entidade.

O Sindilegis tem assento nesta entidade.

TCU sedia Congresso da FENASTC que discute corrupção, transparência e autonomia do auditorEvento aconteceu no TCU e reuniu auditores de diversos estados brasileiros a fim de discutir os diversos tópicos que cercam o tema

Na mesa de debate, o presidente da Confelegis e secretário-geral da Pública, Antônio Carlos; Paulo Martins, presidente da Auditar; e o presidente da FENASTC, Amauri Perusso.

LAN

IÉR

ROSA

- AS

COM

SIN

DILE

GIS

Page 10: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 10

ENTREVISTA

Legis Club Brasil vem reformulado para 2016O presidente do clube de benefícios, Erivan Carvalho, revela o que os filiados ao Sindilegis poderão esperar dos serviços, convênios e descontos ofertados pela entidade nos próximos doze meses

Após 45 anos de serviços prestados à Administração Pública Federal, sendo os últimos 30 dedicados somente ao Tribunal de Contas da União, o servidor Erivan Carlos de Carvalho dedica o

tempo da aposentadoria às entidades de classe que trazem melhorias e benefícios tanto para os que ainda estão na ativa, como para aqueles que já cumpriram o seu dever no serviço público brasileiro.

O último desafio que tem encabeçado é a presidência do Legis Club Brasil, clube de benefícios e vantagens criado para proporcionar des-contos, vantagens e serviços exclusivos aos servidores filiados a insti-tuições associativas e representativas. Após passar por uma completa reformulação, o Legis Club Brasil está de cara nova, com novos parceiros e vantagens exclusivas para filiados ao Sindilegis. Leia a entrevista exclusiva ao TCU em Pauta com Erivan Carvalho e saiba mais o que virá de novo agora em 2016.

LUÍS

A DA

NTA

S - A

SCO

M S

INDI

LEGI

S

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 10

Page 11: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 11

ECONOMIA/MÊS - R$ 839,55ECONOMIA/ANO - R$ 10.074,60

TOTAL:

Criado para fortalecer as instituições sindicais, associativas e representa-tivas dos servidores públicos, o Legis Club Brasil tem buscado o constante aperfeiçoamento na estrutura e nos serviços prestados. Recentemente, o clube de benefícios reformulou a sede, oferecendo um espaço confortável e acolhedor aos associados. O site da enti-dade também passou por mudanças, ficando ainda mais funcional. Na sua avaliação, como o Legis Club Brasil se posiciona hoje frente aos demais clubes de benefícios e quais os avanços que a entidade ainda prevê para os próximos anos?

O Legis Club Brasil foi concebido a partir de uma iniciativa do Sindilegis. O objetivo era criar uma instituição que pudesse pensar, gerir e ampliar a área de benefícios do Sindicato. Em uma primeira fase, esse objetivo foi conquistado, agora começa a segunda fase, que consiste em abrir suas portas para outras entidades representativas dos servidores públicos.Devido a isso, essa instituição se difere inteiramente dos demais clubes de benefícios, pois o Legis Club Brasil é um clube de benefícios e vantagens de abrangência nacional e estruturado para atender todos os servidores do serviço público e seus dependentes legais e, por afinidade, com condições de ofertar

VEJA O QUANTO SE PODE ECONOMIZAR COM O SEU CARTÃO LEGISCARD DO LEGIS CLUB BRASIL

serviços, produtos e vantagens de qua-lidade com descontos e preços justos.

O foco do Legis Club Brasil tem sido na aquisição de benefícios que facilitam a vida dos beneficiários das entidades associadas, garantindo descontos em faculdades, escolas, academias, cursos de idiomas, postos de gasolina, UTI – móvel, medicamentos e restaurantes. Com os descontos que são ofertados aos beneficiários, quanto, em média, o servidor consegue poupar ao final do mês?

A média de descontos é de 10% nos diversos convênios, mas varia muito, dependendo do setor, do produto e dos serviços da empresa, podendo alcançar até 50% em descontos. Vale destacar que existem serviços como a UTI – Móvel e a entrega de medicamentos em casa para o filiado titular que são pagos diretamente pelas entidades asso-ciadas, sem custo para o beneficiário. Novos projetos estão sendo desen-volvidos pelo Legis Club Brasil neste mesmo sentido e serão submetidos às entidades classistas sem custo para o seu filiado titular. Isso garante retorno de parte da contribuição associativa que mensalmente é descontada.

Temos uma tabela (veja quadro abaixo) que demonstra a economia que um filiado de entidade classista como

beneficiário do Legis Club Brasil terá quando utilizar os serviços e convênios colocados à sua disposição.

Quais foram as novas parcerias recente-mente firmadas pelo Legis Club Brasil e quais novos convênios estão previstos para serem fechados? Qual é a maior solicitação dos filiados em relação aos convênios?

Foram diversos convênios firmados na área de educação, turismo, alimen-tação, saúde, automóveis e serviços gerais. Aproveitamos a oportunidade para dar uma grande notícia para todos e que vem sendo muito demandada pelos filiados. Acabamos de con-cluir os estudos para efetivação dos dependentes legais e por afinidades do titular para usufruírem também de benefícios oferecidos pelo Legis Club Brasil, como a adesão do plano VIDA UTI-MÓVEL e entrega gratuita de medicamentos, dentre outros, em condições excelentes e descontos para os dependentes inscritos pelo titular junto ao Legis Club Brasil.

No início do funcionamento das ati-vidades, o Legis Club Brasil recebeu muitas demandas dos servidores do TCU lotados nas Secretarias Regionais, principalmente sobre a necessidade de se firmar novas parcerias que atendessem outras regiões do país. No final do ano passado, ocorreu reunião entre os Coordenadores

Produto/Serviço

Sem o cartãoLEGISCARD

Com o cartãoLEGISCARD

Percentual de Desconto

Economia/mês Economia/ano

Combustível R$ 597,00 R$ 582,00 R$ 0.10/litro R$ 15,00 R$ 180,00

UTI-Móvel R$ 34,00 R$ 0,00 100% R$ 34,00 R$ 408,00

Farmácia R$ 140,00 R$ 84,00 até 40% R$ 56,00 R$ 672,00

Faculdade R$ 1.100,00 R$ 880,00 20% R$ 220,00 R$ 2.640,00

Ensino Médio R$ 1.695,00 R$ 1.525,00 10% R$169,50 R$ 2.034

Ensino Fundamental R$ 1.360,00 R$ 1.224,00 10% R$ 136,00 R$ 1.632,00

Infantil R$ 897,00 R$ 852,15 5% R$ 44,85 R$ 538,20

Restaurante R$ 250,00 R$ 212,50 15% R$ 37,50 R$ 450,00

Curso de Idioma

R$ R$ 439,00 R$ 307,30 30% R$ 131,70 R$ 1.580,40

Lavanderia R$ 160,00 R$ 144,00 10% R$ 16,00 R$ 192,00

Academia R$ 130,00 R$ 117,00 10% R$ 13,00 R$ 156,00

Page 12: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 12

Combustível R$ 597,00 R$ 582,00 R$ 0.10/litro R$ 15,00 R$ 180,00Farmácia R$ 140,00 R$ 84,00 até 40% R$ 56,00 R$ 672,00Faculdade R$ 1.100,00 R$ 880,00 20% R$ 220,00 R$ 2.640,00Escolas II Grau R$ 1.695,00 R$ 1.525,50 10% R$ 169,50 R$ 2.034,00Escolas I Grau R$ 1.360,00 R$ 1.224,00 10% R$ 136,00 R$ 1.632,00Infantil R$ 897,00 R$ 852,15 5% R$ 44,85 R$ 538,20Restaurante R$ 250,00 R$ 212,50 15% R$ 37,50 R$ 450,00Curso de Idioma R$ 439,00 R$ 307,30 30% R$ 131,70 R$ 1.580,40Lavanderia R$ 160,00 R$ 144,00 10% R$ 16,00 R$ 192,00Academia R$ 130,00 R$ 117,00 10% R$ 13,00 R$ 156,00 R$ 839,55 R$ 10.074,60Economia/mês - R$ 839,55Economia/ano - R$ 10.074,60

dos dados transitados no sistema. Quais são elas?

Na sede do Legis Club Brasil foi implantado um servidor próprio com o objetivo de ter o controle geral e o gerenciamento completo dos dados e da rede. Para melhor gerir as infor-mações dos convênios e os dados dos beneficiários, o Legis Club Brasil utiliza dois sistemas que facilitam a gestão e produzem relatórios com total segurança. Outro investimento tecnológico para facilitar o atendi-mento aos beneficiários, além do presencial, telefone, site e outros meios de comunicação, é o desen-volvimento de um aplicativo para celulares, que irá dinamizar a relação dos beneficiários com o Clube.

Atualmente, quais entidades pos-suem alianças com o Legis Club Brasil? Qualquer associação ou sin-dicato pode fazer parte da empresa?

Sim, qualquer entidade classista ou associativa no âmbito nacional, estadual ou municipal poderá se associar ao nosso clube de benefícios. Atualmente são associadas ao Legis Club Brasil o Sindilegis, a ASA-CD, a ASSEFE, a ASCADE, o SINASEMPU (esse último aguardando detalhes internos), com aproximadamente 20 mil filiados/beneficiários. Agora, com a estrutura adequada e atingido

o primeiro objetivo na gestão e admi-nistração de convênios do Sindilegis, estamos capacitados para aceitar a adesão dos demais sindicatos e associações de servidores do serviço público federal, estadual e municipal, que já nos contatavam desde a fun-dação do Legis Club Brasil para terem os benefícios, serviços e vantagens para seus filiados, dependentes legais e por afinidade.

Além de presidente do Legis Club, o senhor também é diretor admi-nistrativo da Associação Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas do Tribunal de Contas da União. Em 2015, várias lutas con-juntas foram empreendidas entre o Sindilegis e a ASAP-TCU em prol dos servidores aposentados. Como o senhor avalia essa parceria? Poderia citar algumas principais frentes de atuação?

Em relação à ASAP-TCU, nossa principal meta a ser atingida é a regu-lamentação da GD para os aposen-tados. Estivemos com o presidente [do TCU], em consenso com o Sindilegis, no ano passado e ele nos garantiu que essa seria uma das metas para o ano que se inicia. Também estivemos com o relator da matéria. Sabemos que os servidores aposentados já contribu-íram, e muito, com a Administração e essa regulamentação vem como uma forma de justiça para esses servidores.

O senhor poderia deixar uma men-sagem para os servidores do TCU sobre o ano que se inicia e a metas que serão traçadas em relação ao Legis Club Brasil?

A mensagem do Legis Club Brasil não só para os servidores do TCU, mas a todos os servidores públicos, é que organizados somos mais fortes. Espero que todos possam confiar na diretoria colegiada do nosso clube de benefícios, que é formada por pessoas experientes, que passaram pelas entidades sindicais e associa-ções. Somos servidores em atividade e aposentados, que ocuparam cargos importantes no serviço público e, agora, dedicam parte de seu tempo neste trabalho que gera economia na compra de bens e serviços para todos os beneficiários.

ENTREVISTA

Regionais e a diretoria do Legis Club Brasil, com a finalidade de buscar mecanismos para expandir a atuação do clube de benefícios, atingindo também os servidores das Secexs. Considerando que o senhor é servidor do TCU aposentado e conhece mais a fundo a categoria, o senhor acredita que será mais fácil administrar os pedidos dos servidores e atender aos anseios daqueles lotados em outros estados?

O que ficou decidido na reunião de novembro de 2015 com os repre-sentantes das Secex foi a priorização de convênios com abrangência nacional, notadamente aqueles que concedam descontos na aqui-sição de bens. Devido ao pequeno número de servidores lotados nas Secexs, entendemos ser essa a única forma de atendê-los no momento. Tratamos ainda, nesta reunião, de outras alternativas e soluções que possam vir a beneficiar os filiados. Naquela oportunidade, foi discutido a implementação de estruturas regio-nais do Legis Club Brasil, no intuito de fortalecer o clube de benefícios com adesão de outras entidades classistas nos Estados e Municípios, para obtermos juntos aos parceiros melhores descontos e preços justos na aquisição de bens e serviços, pois quanto maior adesão de servidores ao clube, melhores condições de negociações serão feitas pelo Legis Club Brasil. É nítido que o Legis Club Brasil está preocupado com as experiências do associado no atendimento que é pres-tado. Recentemente, foi implemen-tado um questionário de satisfação no site, que permite uma avaliação completa do Legis Club Brasil pelo servidor. Na sua visão, isso demonstra o cuidado da empresa com a transpa-rência e com o bem-estar do filiado?

Exatamente. Esse é um dos obje-tivos perseguidos pelo Legis Club Brasil. A transparência e a interação com os beneficiários. Além do ques-tionário de satisfação, nosso site tem uma área restrita para o atendimento com segurança aos beneficiários.

O Legis Club Brasil noticiou que tem implantado algumas soluções tecno-lógicas para garantir a inviolabilidade

“Acabamos de concluir os estudos para efetivação dos dependentes legais

e por afinidades do titular para

usufruírem também de benefícios

oferecidos pelo Legis Club Brasil”

Page 13: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 13

VOLTAÀS AULAS

Principais Convênios:• Uti-Vida (Apenas Titular)• Disbrave •Abc Medicamentos Em Casa• Sala Vip Aeroporto JK Brasília com desconto

Em Breve Novo Benefício:• Plano UTI-Vida para os dependentes

CONFIRA TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO CONVENIADAS NO NOSSO CATÁLOGO DISPONÍVEL NO

WWW.LEGISCLUBBRASIL.ORG.BR

COM O LEGIS CLUB BRASIL VOCÊ GANHA DESCONTOS

EXCLUSIVOS EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES.

LEGIS CLUB BRASIL firma

parcerias com entidades

associadas:

SINDILEGIS / ASA -CD

/ ASSEFE / ASCADE/

SINASEMPU

Page 14: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 14

Logo de cara, as cores fortes e os traços expressivos dos quadros de José de Jesus de

Aguiar impressionam até mesmo os entusiastas mais leigos no ramo da arte. Há 34 anos trabalhando no Tribunal de Contas da União como Técnico Federal de Controle Externo, a pintura sempre foi um hobby e uma válvula de escape deste cearense, natural de Ubajara e residente em Brasília desde 1970.

Ir a museus, ler revistas e livros relacionados à arte e uma natural admiração pela pintura foram fatores cruciais para que José começasse por conta própria a se inserir no mundo da arte. “Iniciei-me na prática da pintura de forma autodidata em 2003, porque realmente me identificava com o tema”, explica José.

Entre traços e pinceladasServidor do Tribunal de Contas da União há 34 anos, o Técnico José de Jesus de Aguiar aproveita os momentos de folga para se dedicar a um velho refúgio: a arte de pintar

Com o passar do tempo, porém, ele percebeu que crescia cada vez mais a necessidade de obter mais conhecimento sobre pintura e que apenas os livros não conseguiriam fornecer. “Foi então que resolvi ter aulas com professores de arte. Pintar pode até parecer uma tarefa fácil, mas não é”, analisa.

Nas telas pintadas por ele, a luz, o movimento e a escolha ora por cores quentes, ora por frias são algumas das características encontradas no Movimento Impressionista, nascido no século XIX, uma clara inspiração para este artista. “Atualmente – e sempre que posso – pinto os meus temas preferidos: paisagens, natu-rezas mortas e flores. Porém, tenho predileção pela pintura de paisagem. Gosto de tirar fotos de lugares por

onde passo em minhas viagens, mate-rial esse que servirá de inspiração para minhas futuras telas”, revela.

No entanto, os pintores tupi-niquins também têm espaço na admiração e na inspiração de José. Di Cavalcanti, Portinari, Alexandre Reider, Clovis Péscio, Jesus Ramos, José Rosário e Marcos Costerus são alguns que ele cita como exemplo.

“Gosto de todos os movi-mentos artísticos da pintura, porém tenho uma preferência pelo Impressionismo, principalmente pela importância que o mesmo teve no contexto da arte universal. Na verdade, sou um ávido apreciador de todo meio de expressão, como escrita e música, por exemplo – estes últimos, porém, só como espec-tador”, revela o servidor.

Trajetória – Com 53 anos, José de Jesus veio para Brasília com a mãe e o irmão para se unir ao pai, que já estava na Capital Federal desde a construção da cidade. Em 1981, pres-tava concurso para o TCU e logo foi aprovado como datilógrafo. Depois, decidiu prestar concurso interno para agente administrativo e auxi-liar de controle externo que, hoje, chama-se técnico federal de controle externo. Passou por vários setores, como o Almoxarifado e o Boletim Interno, hoje conhecido como BTCU. Atualmente, José, que é casado e pai de dois filhos, encontra-se lotado no Gabinete do Presidente do TCU - Gabpres.

O apreço pela pintura vem de berço e José decidiu apostar na habi-lidade. Hoje, faz aulas regularmente, participa de workshops com artistas de outros estados e já coleciona várias exposições coletivas na Marinha, Casa das Artes e, como não poderia deixar de faltar, a Mostra de Talentos do TCU, apoiada tradicionalmente pelo Sindilegis todos os anos.

“Considero a iniciativa do Tribunal de Contas da União em ter criado o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça muito importante, pois existem

NOSSOS TALENTOS

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 14

Autodidata, o servidor Jesus de Aguiar também tem aulas de pintura e frequenta workshops para aprimorar as habilidades com as telas.

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Page 15: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 15

Entre traços e pinceladas

ARQ

UIV

O S

ECEX

-PB

diversos servidores nesta Casa que têm aptidão para desenho, pintura, escultura, cinema, poesia, música e esses encontros, que ocorrem anu-almente pela Mostra de Talentos do TCU, vêm nos possibilitar a opor-tunidade de apreciarmos os belos trabalhos que são produzidos por esses servidores. Parabenizo o TCU, juntamente com o Sindilegis, por contribuírem no incentivo à cultura”, agradece o servidor, que é filiado ao Sindicato há mais de trinta anos.

União dentro e fora da Casa – Apoio para dar continuidade à paixão pela pintura não falta a José. Além do grande suporte familiar, ele ainda conta com o companheirismo dos próprios colegas do Tribunal. “Muitos gostam do meu trabalho, compa-recem às minhas exposições e fazem elogios às minhas pinturas. Acredito que a melhor alegria que tenho com este meu hobby é o simples fato de poder fazer aquilo que gosto, pois o ato de pintar me proporciona uma sensação de tranquilidade e relaxa-mento”, finaliza.

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 15

Escritor? Escultor? Artesão? Músico? Qual talento você tem? Seus dons e suas habilidades podem ser publicados no TCU em Pauta. Na editoria “Nossos Talentos”, mais de trinta servi-dores do Tribunal de Contas da União já narraram suas histórias, revelando talentos em várias áreas: pintura, literatura, música, artesanato, artes cênicas, entre outras.

E o Sindilegis quer ouvir você e conhecer melhor os seus talentos! Para participar, é só mandar nome completo, órgão onde trabalha, contatos telefô-nicos, e-mail, além de uma breve descrição do trabalho que faz nas horas vagas para o endereço [email protected]. Estamos esperando por você!

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

QUE TAL SER O NOSSOPRÓXIMO TALENTO?QUE TAL SER O NOSSOPRÓXIMO TALENTO?

Page 16: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

CONSULEGISA atuação da Diretoria Jurídica do

Sindicato prevê o restabelecimento e a proteção de direitos dos servidores das três Casas. Por meio do trabalho da Consultoria Jurídica (Consulegis), os servidores podem conhecer cada uma das proposições iniciadas pela entidade.

Por isso, disponibiliza a equipe de advogados para atender exclusiva-mente os servidores nas áreas de direito civil, família, consumidor, trabalhista, previdenciário e penal - para os policiais legislativos em exercício da função. Mais informações: (61) 3246-2400 ou www.sindilegis.org.br/consulegis.

LEGIS CLUB O Legis Club Brasil é um Clube

de Benefícios e Vantagens ao quais os filiados do Sindilegis têm direito. Funciona assim:sendo filiado, você solicita e recebe um cartão que dá desconto a diversos benefícios. Dentre os segmentos, há o Educa Legis, Legis Saúde, Legis Serviços, Legis Tour, Legis Car, dentre outros. São mais de 200 instituições conve-niadas, entre elas, escolas, faculdades,

16

O Sindilegis tem deixado claro que sua atuação não se limita à polí-tica ou a batalhas remunera-

tórias, mas se estende à promoção do bem-estar e da saúde do filiado e dos dependentes. Em 2015, foram mais de 70 eventos patrocinados pelo Sindicato em prol dos servidores do Legislativo Federal e do TCU, incluindo saraus, exposições e campeonatos esportivos.

No Centro de Atividades Sociais (CAS) do Sindilegis, que fica na 609/610 sul, o filiado encontra um espaço permanente desse zelo ofe-recido pelo Sindicato. Na área de quase 7.000 m², estão disponíveis a Odontolegis, o Legis Club Brasil, a Consulegis, o Distrito Fit, a Raia 10 – Natação e Hidroginástica, o Corpus Studio de Pilares e o Espaço Musical Roberto Baez.

“O CAS foi idealizado para oferecer qualidade de vida aos servidores. O Sindilegis firmou parcerias com as melhores academias, tudo com o intuito de facilitar a vida do filiado e promover a saúde”, ressaltou o diretor responsável pelo Centro, Ogib Teixeira.

Além das atividades relacionadas

SERVIÇOS

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 16

Centro de Atividades Sociais do Sindilegis auxilia no cumprimento das promessas de ano novoFiliados têm à disposição academia, projetos de emagrecimento, natação e um espaço especial para as crianças praticarem atividades físicas enquanto os responsáveis buscam saúde e bem-estar

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 16

O Centro de Atividades Sociais hospeda a clínica odontológica, a consultoria jurídica, o clube de benefícios e os parceiros, que oferecem serviços e espaço para atividades físicas e de lazer.

KÍSS

ILA

VASC

ON

CELO

S - A

SCO

M S

INDI

LEGI

S

ao bem-estar, o Sindilegis também fornece um espaço para festas, alugado com 40% de desconto para filiados. O local atende 400 pessoas e tem cozinha com fogão industrial e outros itens, além de mesas e cadeiras. O local já recebeu muitas festas de casamento, confraterniza-ções e aniversários.

Além disso, o Centro de Atividades Sociais recebe no local a clínica odontológica, a consultoria jurídica, o clube de benefícios e os parceiros, que oferecem serviços e espaço para atividades físicas e de lazer. CONFIRA A SEGUIR.

SERVIÇOS PARA O FILIADO:

ODONTOLEGISA Clínica Odontológica do

Sindilegis, só em 2015, atendeu cerca de 800 pacientes em média. Isso significa mais que o dobro de atendimentos nas oito especiali-dades que detém. Além disso, em 2016 a Odontolegis pretende divulgar mais a Clínica Radiológica, implan-tada desde novembro deste ano. Mais informações: (61) 3246-2410.

Page 17: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 17 TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 17

O CAS se localiza na 610 sul, na L2, em Brasília.

oficinas mecânicas, restaurantes. Para conhecer os benefícios, acesse: http://legisclubbrasil.org.br ou ligue: (61) 3223-7705. Confira mais deta-lhes sobre o clube na entrevista com o presidente da entidade nesta edição.

PARCEIROS NO CAS:

DISTRITO FITO Centro de Treinamento Distrito

da Luta ampliou as atividades e criou diversos projetos para 2016. Para o próximo ano, o Centro pretende lançar duas ações: a 2ª edição do Distrito Ladies e o Distrito Kids. O Distrito Ladies é um programa para a perda de peso, com acompanha-mento de nutricionista, educador físico e profissional de artes mar-ciais durante 90 dias. Já no Distrito Kids, a ideia é que crianças entre 5 e 12 anos pratiquem lutas e realizem brincadeiras lúdicas, enquanto os responsáveis possam realizar as atividades com tranquilidade.

Os filiados têm à disposição artes marciais, musculação e treinamento funcional. Os adeptos às lutas podem optar por: boxe, kickboxing, muay thai, jiu jitsu, judô, karatê e boxe chinês. Filiados e depen-dentes têm 20% de desconto na mensalidade e matrícula gratuita. Mais informações pelo telefone (61) 3244-2438.

RAIA 10 Natação e HidroginásticaA Raia

10 foi vencedora do Prêmio MPE do Sebrae 2011 na categoria serviços e utiliza método de ensino diferen-ciado para crianças e adultos, criado pelo campeão de natação Gustavo Borges. Filiados e dependentes têm desconto de 20% no valor da mensalidade. Saiba mais pelo telefone 3244.4146 ou visite o site: www.raia10.com.br.

ESPAÇO MUSICAL ROBERTO BAEZO Espaço Musical Roberto

Baez é o lugar certo para dançar. Tradicionalmente aos sábados, a partir das 21h30, acontece uma programação para os pés de valsa do Legislativo e do TCU, amigos e convidados. Confiram! O con-tato para obter mais detalhes é 3301-3788.

Page 18: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

ESPORTES

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 18 • TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 18

ARQ

UIV

O S

ECEX

-PB

São inegáveis os benefícios da prá-tica de atividades esportivas para a saúde e qualidade de vida, mas

um evento esportivo promete ir muito além e garantir também o estreita-mento de laços internacionais. Entre os dias 1° e 6 de maio, a Associação Beneficente Recreativa do Tribunal de Contas irá realizar as Olimpíadas do Mercosul 2016. O evento irá reunir centenas de atletas/servidores do diversos Tribunais de Contas de todo Brasil e de alguns países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Foz do Iguaçu, no Paraná, sediará a competição esportiva que contará com 20 modalidades divididas entre masculina e feminina. Basquete, bocha, boliche, corrida de 5km e de 10km, dama, dominó, futebol society, futsal, natação, pebolim, pesca, pôquer, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, tiro ao alvo, truco, vôlei de quadra, vôlei de praia e xadrez estão entre os esportes previstos para este ano.

As disputas terão como base principal o Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort, um dos mais com-pletos estabelecimentos hoteleiros de Foz do Iguaçu. Cada competição esportiva contará com um local pró-prio para a sua realização, que ao todo totalizarão 10 espaços.

A expectativa da organização do evento é que mil pessoas se inscrevam

Inscrições abertas para as Olimpíadas do Mercosul 2016Marcada para acontecer entre os dias 1 e 6 de maio de 2016, as Olimpíadas irão reunir centenas de atletas dos Tribunais de Contas de todo Brasil e de países do Mercosul

para participar dos jogos. O valor da inscrição é de R$ 1.000,00, compreen-dendo a hospedagem de cinco dias no Hotel Falls Galli, com café da manhã incluso; e R$ 1.200, com hospedagem no Hotel Recanto Cataratas e Rafain Palace, com café da manhã incluso.

O Sindilegis está contribuindo com a organização do evento. As inscrições

ainda estão abertas e os interessados em participar do evento devem entrar em contato, o mais breve possível, com os diretores do Sindilegis e coor-denadores do evento: Alison Souza (contato: 61 -8424-0032. E-mail: [email protected]) ou Simone Barbosa (contato: 61 - 9621-5274. E-mail: [email protected]).

Diversas modalidades esportivas serão realizadas durante o evento.

DIVU

LGAÇ

ÃO IN

TERN

ET

DIVU

LGAÇ

ÃO IN

TERN

ET

Page 19: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

TCU em Pauta • www.sindilegis.org.br • 19

PASSATEMPO

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 19

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

10

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

B F S O E T R R H C O I D O S F L T F Y L S T N O Ã R H T D O S H A F C S O Z I N H O F H T F L E O R E Y B I R I I C N N R A T O N E S I I N T I R E I A E R I T H H S D N H C C T S V T E N T M T F S H P Ã E S I D O L A A A T E F D S M C T E H N N T N R R I S O I L H I R S U T B A R T E R I A L A C A O M N D S C S L S E O P N F N D T T F D N B H R C O E A A R A B T R T S M A T S O G F E Y N H S L D D A D R E I O L M R A A F A F T Y T A H P A A H O F B C M P R O N T O S R E R R Ç E M S T S S G S H S H F C N S A O N S I N O F I T I M T O N A S Y M U I T O L H T N R Y S S T P S S I A R U T A N G E C O M I D A S

S O

R

O I

D O

S

O

Ã

O

S

O Z

I N

H O

F L

R

B

R

A T

O N

I I

I

A

H C

S

V

N

S

P Ã

E S

D

L

A

T

S

C

I

O I

L

I

U

A R

T E

R I

A L

A

M

ND

S C

S

S

P

B

CO

E A

A

A

R

M

A T

S O

G

E

H

S L

D D

D

I

T

A

P A

A

O

C

P

R O

N T

O S

E

ÇM

S

T

S

H

S

OI

I

A

M

U

I T

O

S

P

S I

A R

U T

A N

C O

M

I D

A Inimigo salgado

Para dar mais SABOR aos alimentos, muitas pessoas optam por CAPRICHAR no uso do sal, seja durante o preparo ou mesmo acrescentando algumas PITADAS a mais diretamente sobre os mesmos após PRONTOS. Não é novidade que o sal possui muito SÓDIO, podendo causar INCHAÇO, hipertensão ARTERIAL e danos nos RINS, o que pode levar a outros males, como câncer, DIABETES e problemas circulatórios. No entanto, vale NOTAR que, apesar de, não raro, o sal ser apontado como o único VILÃO, ele não está SOZINHO. Dentre outros que possuem MUITO sódio estão os alimentos industrializados (como temperos prontos, MOLHO inglês, biscoitos, PÃES, massas, CALDOS e refeições prontas).Se você é daqueles que GOSTAM de sentir mais tempero na COMIDA, considere optar por temperos NATURAIS, que podem ser USADOS tanto nas refeições mais SIMPLES quanto nas mais SOFISTICADAS.

Page 20: TCUemPauta Após avanços, reajuste remuneratório está no foco do ...

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 20

Creche da Assefe é premiada e também aberta para servidores do TCU

Todo ano, a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), que representa mais de 3000 clubes

e associações do Brasil todo, premia entidades filiadas ou vinculadas à CBC e associados à FENACLUBES, que apresentam iniciativas de gestão ou atividade social, esportiva de sucesso para o benefício de seus filiados, os chamados Casos de Sucesso. Dentre os diversos projetos apresentados, a Creche da Assefe foi uma das três iniciativas premiadas, uma deferência à instituição que é reconhecidamente comprometida com a educação e o bem estar dos pequenos.

Há 30 anos atendendo não apenas filhos de servidores do Senado Federal, como a comunidade em geral, a CEI-ASSEFE é uma instituição tradicional, respeitada e reconhecida como uma das melhores em educação infantil, não só pela estrutura de funcionários e profissionais de alto nível, mas também pela metodologia diferen-ciada, pelo funcionamento em tempo integral, com nutricionista e pediatra à disposição. A creche dispõe, ainda, de atendimento psicopedagógico para acompanhamento de cada criança. Quem não gostaria de deixar o filho em um local assim?

Para Lúcia Souza, diretora do CEI-ASSEFE, a Creche funciona nos moldes ideais, pois além do aspecto

afetivo e da alimentação, também há grande preocupação com o trabalho pedagógico desenvolvido de acordo com a faixa etária dos alunos, que vão desde o berçário até os 5 anos de idade.

Desde as turmas do maternal, há o estímulo para o letramento, com atividades orais e visualização da linguagem escrita. São desenvolvidos projetos anuais de culinária, meio ambiente, literatura e outros temas variados, de acordo com o interesse específico de cada turminha. Ainda conta com aulas extras de música, inglês e natação. A base oferecida pelo CEI-ASSEFE garante uma ótima pre-paração para o ensino fundamental.

O presidente da Assefe e vice-pre-sidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, atribui o sucesso da

instituição ao bom desempenho dos profissionais multidisciplinares. “A Creche exige muita dedicação. O prêmio da Confederação Brasileira de Clubes é um reconhecimento ao trabalho desempenhado. Tudo é feito com muito profissionalismo, ternura e amor em prol das crianças e dos pais que depositam em nós a con-fiança para cuidar dos seus filhos”, ressalta Elesbão.

A CEI-ASSEFE tem hoje cerca de 250 crianças matriculadas e as matrículas para 2016 estão abertas. Qualquer pessoa pode inscrever o filho na instituição, mas servidores do Senado e sócios da Assefe têm priori-dade nas vagas existentes. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (61) 3244-4242.

O Centro de Ensino Infantil – Assefe está entre os três projetos vencedores pelo serviço de excelência que oferece aos seus associados

• TCU em Pauta - www.sindilegis.org.br 20

Creche também é aberta para servidores do TCU e da Câmara. Na foto, o vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, recebe a premiação da Confederação Brasileira de Clubes.

ASCO

M S

INDI

LEGI

S

PARCERIA

SAS Qd. 6 Bl. K Ed.Belvedere, 7º andarCEP: 70070-904 - Asa Sul, Brasília/DF

Sindilegis: (61) 3214-7300 / 3316-7297

Consulegis: (61) 3246-2410

Odontolegis: (61) 3246-2400

Legis Club: (61) 3223-7705

[email protected]

www.sindilegis.org.br