Teaser - Relatório de Tendências Outono-Inverno 2016

8
OUTONO INVERNO 2016 Campinas, outubro de 2014

description

Preview do Relatório de Tendências Outono-Inverno 2016 da Tendere. Aborda as Macrotendências Luz do Leste não me Kahlo!, Décadence avec Élegance, Nômade Urbano e Formas Iridescentes. Também falamos de tendências de mercado e de consumo. Fale com a gente e saiba como adquirir o Relatório de Tendências através do [email protected]

Transcript of Teaser - Relatório de Tendências Outono-Inverno 2016

OUTONO INVERNO 2016 Campinas, outubro de 2014

LUZ DO LESTE NÃO ME KAHLO!

Bordado da esquerda é russo: Bordados em roupa de cama é muito semelhante ao estilo Buzsak, mas o preto vem no lugar do azul (mais tradicional). Bordado da direita é mexicano.

Cada vez mais o étnico é o uso das roupas de ‘nosso quintal’, o que antes era visto no México e no Leste Europeu como roupas de pessoas simples, arraigadas à uma tradição ultrapassada, agora é motivo de orgulho.

Imagens: The Sartorialist

Para a moda masculina, olhar para o universo da corte de Versalhes pode trazer ideias tentadoras para peças que podem ser destaque de estilo sobre uma base neutra (cinza, preta, offwhite).

Inspiração nos costumes masculino do século XVIII – nesse período, os mesmos tecidos que eram usados para a vestimenta feminina eram também usados para a masculina. Tinha uma liberdade plástica muito similar. Com a Revolução Industrial, o homem perde essa liberdade.

Tendência que fala de inconformismo: com a internet e as redes sociais eu posso falar, mas será que sou ouvido? Há várias questões na mesma passeata: após descobrir que tem voz, não sabe realmente o que protestar.

2016 – PERSPECTIVAS DE MERCADO E CONSUMO

Global (com ênfase no hemisfério sul e novos emergentes),

América Latina e Brasil

Vital não precisa mais ir para a capital!

• Há uma migração das classes DE para outras regiões do país, sobretudo pela promessa de ascensão social e qualidade de vida. Tornando-se classe C em outros lugares, fora de grandes centros urbanos (muitas vezes, tendo a mesma renda, mudando para o interior a qualidade de vida é mais barata). O emprego que está sendo gerado no país está sendo gerado fora das grandes capitais. As mudanças estruturais de renda e da demografia explicam desempenho do consumo.

• Resultado: Nordeste, Centro-Oeste e Norte são as novas frentes migratórias (a população de classe média no Nordeste já supera a de pobres). O interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina também possuem grandes atrativos.

• Temos mercado, portanto ,em outros locais do Brasil. Estamos em crise em SP com crise de saturação de pessoas no mesmo lugar. Por que não procurar mercado em outro lugar?

• 2016: vamos começar a ultrapassar a barreira dos 200 milhões de habitantes. Formato cogumelo: quantidade de pessoas ativas muito grande, mas isso vai durar em média de 10 a 20 anos, e rapidamente isso vai se tornando um diamante, com alta taxa de pessoas mais velhas, aposentadas.

Tendere Pesquisa de Tendências e Soluções em Negócios da Moda Av. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira 214 – sala 527 Campinas-SP (19)3381-0961 | [email protected] www.tendere.com.br