Teatro Commune

10
Criação, Formação, Cidadania e Intercâmbio Teatro Commune

description

Criação formação, cidadania e intercâmvio

Transcript of Teatro Commune

Page 1: Teatro Commune

Criação, Formação,Cidadania e Intercâmbio

Teatro Commune

Page 2: Teatro Commune

Criar espetáculos teatrais de palco e rua, com atores profis-sionais e jovens aprendizes por meio de oficinas de for-mação artística e técnica integradas e com base na pesqui-sa sobre a Commedia Dell Arte, o Circo e a Musica em Cena.

1. MISSÃO

A Greve das Pernas Cruzadas, baseado em Aristófanes, 2012

Page 3: Teatro Commune

2. HISTÓRICOO Coletivo Teatral Commune é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Inter-esse Público) e um grupo teatral que de-senvolve projetos culturais e sociais em parceria com comunidades, empresas e o poder público. Alguns dos nossos parcei-ros foram a Minc, UNESCO, FAT, CMDCA, SESC, SESI, SATED/SP, Secretaria de Esta-do da Cultura, a Prefeitura de São Paulo e a PETROBRAS.

A COMMUNE está registrada no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Ado-lescente) de São Paulo pelas atividades culturais e de formação que desenvolve gratuitamente com crianças, adoles-centes e jovens aprendizes de baixa renda na região central da cidade.

3. ESPETáCUlOS DA COMPANHIA2004 - O Inspetor Geral de Nicolai Gogol, direção Augusto Marin2005 - Molierè, direção de Augusto Ma-rin e Cuca Bolaffi 2006 - A Verdadeira História de Adão e Eva, direção de Augusto Marin 2007 - O Arlecchino de Dario Fo, adap-tação e direção de Augusto Marin 2009 - Nem Todo Ladrão Vem Para Rou-bar de Dario Fo, direção Augusto Marin2010 - 3 vezes A Igreja do Diabo, dir. Cel-so Amâncio e Augusto Marin2010 - A Comédia da Esposa Muda, au-tor anônimo do séc. 16, com direção de Michelle Gabriel

Nem Todo ladrão vem para Roubar de Dario Fo, Teatro Commune, 2010

Page 4: Teatro Commune

2010 - O Mentiroso de Goldoni, direção de Maria E. De Domenico e Augusto Marin2012 – A Greve das Pernas Cruzadas, criação Augusto Marin

Projeto Teatro Cidadão – Ponto de Cultura/Minc

Desde 2006, somos um Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, com o Projeto Teatro Cidadão que desenvolve a qualificação profissional de jovens aprendizes, de baixa renda, que vivem no centro da cidade, por meio da montagem e apresentação de espetáculos de palco e rua, concebidos em Oficinas Artisticas e Técnicas (Comme-dia Dell Arte, Confecção de Máscaras, Cenários, Figurinos, Maquiagem, Iluminação, Sonoplastia, Produção, Foto, Video, Design), além de debates, visitas a exposições e leituras de peças em parceria com o SATED/SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos) e a Secretaria Municipal de Cultura. Oficina de Iluminação Cênica, com Andre lemes

A Comédia da Esposa Muda O Arlecchino de Dario Fo - Fortaleza 2010

Page 5: Teatro Commune

Em 2007, montamos e apresentamos O Arlecchino de Dario Fo, ganhador do Premio Nobel em 1997, com 40 jovens aprendizes de várias regiões da cidade em favelas, comunidades, escolas, presídios e praças públicas, com grande sucesso de público e critica. Em 2008/09, participamos da criação do Centro de Formação de Artistas e Téc-nicos na FUNARTE (CAT FUNARTE) que contou com a direção de Antônio Abu-jamra e realizamos o Projeto Ao Cair da Tarde, com direção de Mônica Sucupira, que reuniu 30 senhoras da terceira idade contando histórias e causas de suas vidas e literárias.

TEATRO COMMUNE: lABORATÓRIO DE CRIAçãOE FORMAçãOO Teatro Commune é um espaço multifun-cional, projetado pelo cenógrafo Cyro Del Nero, com capacidade para 99 pessoas, lo-calizado na Rua da Consolação, 1218, em São Paulo, próximo a estações de metrô e pontos de ônibus, contando com uma excelente Sala de Espetáculos com ar condicionado, equipa-mento de luz e som profissional, Galeria de Ex-posições, Café e instalações de alto nível com acesso para deficientes.

O Teatro, sede e laboratório de pesquisa, for-mação e montagem do grupo, criado em 2007, num espaço que estava abandonado havia 08 anos, vem colaborando ativamente para a re-vitalização do centro da cidade e figura como

um dos espaços de médio porte de fácil acesso e excelente qualidade técnica, que acolhe tam-bém outros grupos teatrais, com linguagens diversas, conquistando plateias cada vez mais heterogêneas.

Café e Galeria Teatro Commune

Page 6: Teatro Commune

O Teatro Commune recebeu temporadas de espetáculos premiados: Godspell com direçao de Kleber di lazzare, O Agreste de Newton Moreno, com direção de Márcio Aurélio; Dissidente, de Michel Vinaver; Despautérios, com a Cia. Sumo da Arte; Sonhos de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, com direção de Cida Almeida; Vícios e Virtudes, com direção de Verônica Fabrini, Cacilds! espetáculo formatura dos clowns dos Doutores da Alegria; 50 minutos, com Carol Zoc-coli, entre outros.

4. PROjETO TEATRO CIDADãO E AS OFICINAS DE FORMAçãO Durante o Projeto Teatro Cidadão, montamos peças como A Verdadeira História de Adão e Eva de Augusto Marin e A Comédia da Esposa Muda de autor anônimo do sécu-lo 16 e criamos exposições de máscaras, fotografias, figurinos e maquetes de cenários feitos pelos alunos. Também realizamos uma série de oficinas de formação de profes-sores em parceria com escolas da região (Marina Cintra, Caetano de Campos), além de entidades e comunidades vizinhas ao Teatro Commune.

Durante o projeto, realizamos o Ciclo TeatroCidade que reuniu artistas e profissionais de várias áreas do conhecimentos para discutir as interfaces entre o teatro e a cidade, recebendo convidados, como, representantes da PETROBRAS, VOTORANTIM, Cia do Feijão, Grupo Galpão, Nabil Bonduki, entre outros.

Oficina de confecção de máscaras

Page 7: Teatro Commune

5. PROjETOS DE RESIDêNCIA ARTíSTICA E INTERAçõES ESTéTICAS (PRêMIOS)O Ponto de Cultura da Commune – Tea-tro Commune acolheu 7 Prêmios de In-terações Estéticas que viabilizaram a residência de artistas renomados, como, Cyro Del Nero, Cida Almeida, Paulo Gan-dolfi, Celso Amâncio, Flavia Pucci, Ca-rina Casuscelli e Grupo Parampampá. As residências deram origem a espetácu-los como Tá Clowbinado, 3 x A Igreja do Diabo, adaptação do conto de Machado de Assis, com direção de Celso Amânico e Augusto Marin, Delícias da Modernidade, com direção de Flávia Pucci, o desfile A Moda está em Baixa, feito especialmente

com deficientes físicos, anões e pessoas fora do padrão e o espetáculo A Cabeça dos Bichos, adaptação de contos de Origi-nes lessa, com direção de Paulo Gandolfi, para crianças com deficiência visual que lotaram o Teatro Commune.

6. INTERCâMBIOS COM ARTISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIROS Ao longo desses anos, realizamos espe-táculos, oficinas e intercâmbios com al-guns renomados artistas estrangeiros, dentre eles: joão Garcia Miguel (Portu-gal), Enrico Bonavera do Piccolo Teatro de Milano (Itália), Donato Sartori e Paola Piizzi no Teatro, do Centro Maschere e Strutture Gestualle (Itália), Grupo Jan-gada (Portugal), Theather Ad Infinitum (Inglaterra), Jose Sanches Sinisterra (Es-panha), Jorge Blandón, fundador da Rede Colombiana de Teatro em Comunidade (Colombia), e os artistas brasileiros Cyro Del Nero, Neyde Veneziano, Piolim da Paraíba, Doutores da Alegria e o Círculo dos Comediantes.

Page 8: Teatro Commune

7. PREMIAçõESEm 2010, o Coletivo Teatral Commune foi contemplado com o Prêmio Brasil Criativo do MinC (2012), Premio Asas do MinC (2008), sendo classificado em 1º lugar entre os pontos de cultura de todo o país, o Prêmio Areté (2009) e o Prêmio Myriam Muniz (2010) com o qual realizamos O Mentiroso de Goldoni.

8. AçõES INTEGRADAS EM REDE: âMBITO

NACIONAl E lOCAlEm 2009, fomos contemplados com o Prêmio Ponto à Ponto de Residência Artística entre Pontos de Cultura, num intercâmbio com o Grupo Piolim da Paraíba que pas-sou uma temporada no Teatro Commune apresentando peças e realizando atividades formativas; num segundo momento o Coletivo Commune fez o mesmo no Teatro do Grupo na Paraíba, realizando espetáculos e uma Oficina de Commedia Dell`Arte, que atraiu a atenção o público jovem.

O Mentiroso de Goldoni, Teatro Commune, 2010

Page 9: Teatro Commune

9. CRIAçãO DE EVENTOS E INTERVENçõES INSTITUCIONAIS Uma das atividades que temos realizado é a criação de eventos e intervenções institu-cionais em parcerias com empresas e o poder público. Alguns parceiros foram a reali-zação de oficinas e intervenções para Banco de Boston, Visa, PETROBRAS, Prefeitura de São Paulo, Fórum de Campinas, Centro de Cultura Palas Athena, Accor, Santista, Agências de Propaganda com grande sucesso!!!

Os espetáculos, oficinas e atividades do Coletivo Commune e do Ponto de Cultura são ofereci-das gratuitamente e/ou à preços populares para pessoas que não têm acesso à cultura, como a Escolas Públicas, enti-dades, Pontos de Cultu-ra, Parceiros e Patrocina-dores.

Page 10: Teatro Commune

ORGANIzAçãO DA SOCIEDADE CIVIl DE INTERESSE PúBlICOOSCIP COMMUNE

(11) 3774-8611 / 3476-0792 / 97665-2205

Diretor Augusto [email protected]

marcoruivo