TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes...

37

Transcript of TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes...

Page 1: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos
Page 2: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

MÚSICATEATRODANÇAMARIONETASCINEMA

17

PERMANENTESTEMPORÁRIAS

5

SERVIÇO EDUCATIVOCENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

23

REUNIÕESCURSOSCONGRESSOSSEMINÁRIOSCONFERÊNCIAS

45

INFORMAÇÕESRESTAURANTECAFETARIALOJA

63

Page 3: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos
Page 4: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

EXPOSIÇÕES | 7JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Presença Portuguesa na Ásia

O conceito gerador deste grande módulo expositivo foi a cons-trução de uma utopia oriental pelos Portugueses, desde o século XV até aos nossos dias, baseada no comércio, na missionação e no encontro de culturas.

O visitante é acolhido no espaço central do piso 1, dedicado a Macau, seguindo-se os seguintes módulos:

• Presença portuguesa na Ásia, em que se procura documentar, a partir de uma criteriosa selecção de objectos (mobiliário, têxteis, ouriversaria, pintura e marfins), complementada por mapas e maquetas, o estabelecimento e a construção do Impé-rio Português do Oriente, centrado em Goa.

• Ásia Extrema, em que se evidencia a descoberta, pelos Portu-gueses, da cultura do Império do Meio e do lucrativo comércio de produtos de luxo, sem esquecer o papel dos missionários que deram início à Igreja Católica na China. Espaço ainda para um núcleo de obras que testemunham o frutuoso encontro com o Japão.

• Timor-Leste, povos e culturas, colecção que documenta a diversidade das culturas em presença, assim como os estreitos laços que esses povos souberam manter com Portugal.

• O coleccionismo de arte do Extremo Oriente, colecção de ter-racotas e de outras peças chinesas, japonesas e coreanas a que se acrescentaram os legados do poeta Camilo Pessanha e do político Manuel Teixeira Gomes, provenientes do Museu Nacional Machado de Castro.

Visitas Orientadas:Sábados, 16.00Visita de fim-de-semana com lanche

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

EXPOSIÇÕES | 7JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Page 5: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

EXPOSIÇÕES | 9JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Deuses da ÁsiaOs primeiros missionários ocidentais que chegaram à Ásia fa-lavam de idólatras sempre que viam nos templos estátuas que lhes pareciam estranhas. No entanto, as semelhanças encontra-das com a religião ocidental são mais do que se possa imaginar: as ideias de Deus único, de trindade e a existência de textos sagrados, que muitos consideram ser contributos da religião judaica já vigoravam na Ásia, sobretudo no hinduísmo.

As influências exercidas pelas religiões orientais no cristianismo foram, porém, residuais, expressando-se, sobretudo, ao nível da imaginária, como a auréola dos santos, que tem origem na aura de luz dos budas e a ideia de inferno associada a um caldeirão fumegante.

Esta exposição procura tornar conhecidos certos aspectos da arte religiosa da Ásia, sobretudo ao nível popular, e introduzir a mitologia, ainda viva, que está subjacente aos objectos apre-sentados. Daí estarem representadas as grandes religiões deste continente: o hinduísmo, o budismo, o taoísmo e o xintoísmo. Uma vez que a palavra ocidental “deus”, corresponde mais a conceitos asiáticos abstractos como Brama, na Índia, e Tao, na China, os seres sobrenaturais representados são muito mais manifestações do divino no mundo humano.

Uma mostra deslumbrante de deuses e ritos religiosos da Índia, da Indonésia, do Mianmar, da Tailândia, da China, do Vietname, da Coreia e do Japão.

Visitas Orientadas:Domingos, 16.00Visita de fim-de-semana com lanche

A ala nascente encontra-se temporariamente ocupada com a exposição “O Chá. De Oriente para Ocidente”.

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

EXPOSIÇÕES | 9JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Page 6: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

EXPOSIÇÕES | 11JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Cartazes de propaganda chinesa. A arte ao serviço da políticaGaleria Nascente, 25 de Janeiro a 27 de Outubro

O Museu do Oriente apresenta uma mostra de cerca de 100 cartazes de propaganda chinesa, produzidos entre 1959 e 1981 e que constituem um documento histórico do período que vai do Grande Salto em Frente e da criação das Comunas Populares

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

VISITA ORIENTADA - CIRCUITO DO ORIENTE(Presença Portuguesa na Ásia e Deuses da Ásia)

+ JANTAR NO RESTAURANTE DO MUSEU (buffet)

Às quintas-feiras à noite propomos-lhe um programa diferente, a visita em exclusivo, fora de horas, às exposições do Museu do Oriente, seguida de um jantar no restaurante, com vista privile-giada para o Tejo.

Duração: 60 minutosPreço: € 27,00 Participantes: Mín.4Início das visitas: 19.30 e 20.30

Reserva e pagamento até 48 horas antes do evento, devendo o levantamento do voucher ser realizado durante o horário de funcionamento da bilheteira do museu.

Reservas pelo tel. 213 585 294 ou através do e-mail: [email protected]

QUINTAS-FEIRASÀ NOITE NO MUSEU

Page 7: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

EXPOSIÇÕES | 13JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

ao fim da Revolução Cultural. Nos 100 cartazes em exposição, seleccionados de um total de 200 que integram a Colecção Kwok On da Fundação Oriente, estão bem ilustrados os temas mais correntemente abordados à época, como a glorificação do presidente Mao e dos heróis comunistas, a prosperidade da economia, a luta contra o imperialismo, a felicidade do povo e o poder do exército.

Com tiragens que chegavam a atingir as dezenas de milhares de exemplares, estes cartazes, cujo objectivo era o de mostrar ao povo o caminho a seguir, viam-se em todo o lado e faziam parte do quotidiano dos Chineses. Na sua maioria, anteviam o futuro radioso da China comunista com o super-herói Mao a conduzir o país à felicidade e à glória. São também um espelho do design da época, apresentando alguns deles um interesse estético que a função de propaganda política não pode, naturalmente, ofuscar.

A exposição, comissariada por Jacques Pimpaneau e Sylvie Pimpaneau, está organizada em nove núcleos, o primeiro dos quais integrando cartazes alusivos ao novo ano chinês e a heróis de contos e óperas clássicas populares que fazem parte do património local. Os grandes “heróis” da revolução comunista chinesa, sobretudo Mao Zedong e Zhou Enlai, mas também “heróis” estrangeiros como Lenine e o médico canadiano Norman Béthune que, na Guerra Civil de Espanha, tratou os feridos da lado republicano e que, na Guerra Sino-Japonesa, combateu ao lado do Exército de Mao, estão representados nos cartazes seleccionados para o segundo núcleo. No núcleo seguinte figuram alguns cartazes de propaganda das políticas do Partido Comunista da China ocupando o quarto núcleo uma série de cartazes alusivos às classes sociais consideradas fundamentais para a criação da nova China: operários, camponeses e soldados.As minorias étnicas do interior da China, num apelo à fraternidade entre os povos também não foram esquecidas pela propaganda e ocupam aqui o quinto núcleo sendo o sector seguinte ocupado por cartazes em que figuram todos aqueles que se transformaram em heróis e que são modelos a seguir pelas populações.

Os cartazes do sétimo núcleo tinham como finalidade explicar e promover as lutas revolucionárias levadas a cabo no exterior da China. Segue-se um conjunto de cartazes cujos autores se deixaram influenciar pelas pinturas feitas por camponeses e pelas xilogravuras tradicionais.

Brinquedos e jogos que também tiveram o seu papel na propaganda política ocupam o último núcleo da exposição.

Macau. Memórias a tinta-da-chinaLounge, 1 de Fevereiro a 30 de Junho de 2013

A exposição Macau. Memórias a Tinta-da-China reúne várias obras do pintor Charles Chauderlot, as quais tentam memorizar, através dos seus pincéis, o glorioso passado marítimo de Macau, neste ano em que se comemoram 500 anos de relações luso-chinesas, reproduzindo, em pintura, os edifícios que recordam que a cidade foi, em tempos, um próspero entreposto comercial para Portugueses e Chineses.

Page 8: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

EXPOSIÇÕES | 15JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Do vasto e belo porto de LisboaGaleria Sul, 28 Fevereiro a 27 de Maio

A exposição de fotografia Do Vasto e Belo Porto de Lisboa (como refere Luís Mendes de Vasconcelos, em 1608, no livro Do sítio de Lisboa, sua grandeza e povoação) é constituída por uma seleção de imagens da coleção de fotografias antigas da APL – Administração do Porto de Lisboa, que retrata a vida portuária nas suas variadas vertentes nos primeiros quartéis do século XX.

São cerca de sete dezenas de fotografias, a preto e branco, selecionadas por entre as mais de 7000 que integram a coleção (objeto de recente restauro) e impressas a partir dos seus negativos em vidro, que nos dão a conhecer o porto de Lisboa como um ponto fundamental de relacionamento interoceânico, importante porto de escala, de partida e destino para todo o mundo ou simplesmente entre as duas margens do grande rio Tejo, onde se fazia comércio — as preciosidades da China, as aromáticas especiarias de Maluco e de Ceilão, as ricas pedrarias da Índia, o marfim de Angola, o ébano de Moçambique, o açúcar do Brasil — onde se sabiam notícias do que se passava no mundo, onde se partia para iniciar uma melhor vida (ou para combater) em terras estranhas...

O Museu do Oriente, pela sua natureza e localização, é o local ideal para acolher esta exposição, refletindo a sua exposição permanente muitas obras de arte que, ao longo dos séculos, passaram pelo porto de Lisboa ou foram influenciadas pelo contacto das populações locais com os, aí, exóticos Portugueses.

O chá. De Oriente para OcidentePiso 2, até 31 Março de 2013

O chá prova como uma simples planta e a infusão daí resultante desempenham um papel importante no desenvolvimento de uma determinada civilização e nas trocas culturais informais entre as diferentes civilizações.

A exposição O Chá. De Oriente para Ocidente torna patente estas duas dimensões nos vários núcleos que a compõem, nomeadamente através dos aspectos materiais associados ao seu consumo (porcelanas, mobiliário, espaços, pinturas e prataria entre outros objectos), mas também dos aspectos habitualmente menos conhecidos da difusão da planta e da sua transformação em chá fora do mundo sínico.

Para além do aspecto material associado ao seu consumo, o chá desempenhou ainda um papel importante no campo da medicina e da farmacopeia, dimensão tradicionalmente olvidada e que recentemente tem vindo a ser recuperada. Convém assinalar como tanto na China e na Europa de antanho, o chá foi visto como bebida medicinal antes de se divulgar e vulgarizar o seu consumo. Disso há bastas provas na literatura científica, nomeadamente na portuguesa, antes de o chá passar a ser encarado como uma simples bebida a partir de meados do século XVIII.

Estando o Museu do Oriente em Lisboa e sendo um dos papéis da Fundação Oriente o de relembrar e estabelecer laços científicos e culturais com a Ásia, mormente com a China, a exposição põe de manifesto o papel de Portugal como mediador do conhecimento do chá entre o Extremo Oriente e a Europa. Apesar de frequentemente referida, a dimensão portuguesa na sua divulgação só é conhecida parcelarmente, pelo que a exposição sublinha a sua importância e fornece novas pistas. Mais do que simples mostra de peças, esta exposição contextualiza-as e insere-as no mundo em que foram feitas e, ao fazê-lo, torna patente um diálogo civilizacional informal que continua nos dias de hoje.

Page 9: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Page 10: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ESPECTÁCULOS | 19JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

12 Janeiro

De Brandeburgo a VienaSolistas da Metropolitana

Auditório17.00Entrada Livre

JANETE SANTOS (flauta), SALLY DEAN (oboé), SÉRGIO CHARRINHO (trompete), ANA PEREIRA (violino), LIVIU SCRIPCARU (violino), ELENA KOMISSAROVA (violino), IRMA SKENDERI (viola), MARCO PEREIRA (violoncelo), MARCOS MAGALHÃES (cravo).

PROGRAMAJohann Sebastian Bach, Concerto Brandeburguês n.º 2 em Fá maior, BWV 1047Anton Webern, Quarteto de Cordas, Op. 28Johann Sebastian Bach, Concerto Brandeburguês n.º 5 em Ré maior, BWV 1050

ESPECTÁCULOS2 Março

Da mulherSara Naadirah Dança orientalAuditório21.30Preço: € 15,00Duração: 105’, com intervaloM/6

Da Mulher… nasce a beleza, a dádiva, a emoção, o amor… nasce a dança do Oriente num espectáculo em homenagem ao ser feminino. Uma celebração “Da Mulher para Todos”. Sara Naadirah, conceituada bailarina, coreógrafa e professora começou cedo a sua aprendizagem na dança. Durante o percurso, experimentou várias modalidades, mas foi a dança oriental que a arrebatou, tornando-se a paixão da sua vida. Para aprofundar os seus conhecimentos, desloca-se regularmente à capital desta forma de expressão – Cairo (Egipto) – onde tem o contacto com os melhores bailarinos e mestres desta arte.

Page 11: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ESPECTÁCULOS | 21JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Eduardo Ramos é cantor e toca alaúde árabe e outros instrumentos árabes, portugueses e africanos. Músico autodidacta, começou a sua carreira a tocar música tradicional portuguesa e algum rock-jazz, assim como música africana dedicando-se actualmente ao estudo e à interpretação da música medieval ibérica do século XIII, assim como da música árabe e dos judeus sefarditas do ocidente e Oriente, sendo um dos precursores da divulgação desta música em Portugal.

Tem seis álbuns gravados, sendo os três últimos dedicados à música medieval, sefardita e árabe. Formou o grupo musical Ensemble Moçárabe, com o qual tem dado concertos por todo o país.

16 Março

Quinteto de SchubertSolistas da Metropolitana

Auditório17.00Entrada Livre

ÁGNES SÁROSI (violino) JOSÉ TEIXEIRA (violino) IRMA SKENDERI (viola) PAULO GAIO LIMA (violoncelo) ANA CLÁUDIA SERRÃo (violoncelo)

PROGRAMAFranz Schubert, Quinteto de Cordas em Dó maior, D. 956

Com um currículo que soma já dez anos, conta com exibições nos mais variados palcos e ensino a centenas de alunos um pouco por todo o país. Determinada, cria os seus próprios espectáculos, promove cursos, realiza periodicamente workshops e lecciona, sempre com o objectivo de elevar e dignificar a dança do oriente em Portugal. CONVIDADOS:Grupo Dança MAHTAB, Grupo Dança SABAAH e Yolanda Rebelo.

15 Março

A Cultura Luso-ÁrabeConcerto para Alaúde, Canto e DarbukaAuditório21.30Preço: € 12,00Duração: 75’, sem intervaloM/3 EDUARDO RAMOS (alaúde árabe, zukara, flauta de bambu e voz), BALTAZAR MOLINA (bendir, tar, darbuka e zarb), TIAGO JONATAS (bendir e rik), CAROLINA RAMOS (dança oriental). Espectáculo baseado num repertório de músicas tradicionais e outras originais em que a influência mediterrânica, do Médio Oriente e Índia se fazem sentir.

Page 12: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ESPECTÁCULOS | 23JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Page 13: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 25JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

6 ou 20 Janeiro

Os bules e as chávenas também têm família?Domingos em Família

Horário: 11.00 às 12.30Preço: €3,50/participante (adulto ou criança)Público-alvo: Famílias (crianças a partir dos 4 anos)Participantes: Mín.15, Máx.25 “Porcelanas da família verde”, “porcelanas da família rosa”»! A que mais famílias podem pertencer pratos, chávenas e bules? O certo é que, para pertencerem à mesma família, parecidos hão-de ser! Pelo menos nas cores! Convidamos pais e filhos a vir descobrir que famílias são estas. A propósito…e tu, que parecença tens com os restantes membros da tua família?

Necessária marcação até 31 Dezembro (1ª sessão) ou 14 Janeiro (2ª sessão).

12 ou 26 Janeiro

De que formas se bebe o chá?Sábados em Oficina

Horário: 15.00 às 17.00 Preço: €5,00/participante

SERVIÇO EDUCATIVO

Público-alvo: 6-12Participantes: Mín.10, Máx.25

Na China, no Japão, na Índia, na Rússia, em Marrocos e em Portugal o chá bebe-se, serve-se e acompanha-se de variadas formas. Sabias que o chá é, a seguir à água, a primeira bebida mais consumida no mundo? Como pode uma simples bebida originar pelo mundo fora tantos modos de a preparar e servir?

Necessária marcação até 7 (1ª sessão) ou 21 Janeiro (2ª sessão).

13 Janeiro

Era uma casa muito engraçada…Domingos dos 2 aos 4

Horário: 11.30 às 12.30Preço: €3,50/participante (adulto ou criança)Público-alvo: Crianças de 2 a 4 anos acompanhadas por um adultoParticipantes: Mín.15, Máx.20

Que formas, cores e objectos têm as casas? Identificar os componentes e objectos da casa, os seus habitantes, os seus espaços e partindo da casa de cada um, descobrir semelhanças e diferenças em relação a outras casas é a proposta desta oficina.

Fomentar a descoberta do “Eu”, contribuir para a socialização com outras crianças, fortalecer os laços familiares entre criança e adulto são alguns dos propósitos das actividades pensadas para crianças dos 2 aos 4 anos que partem do seu universo para o Oriente.

Necessária marcação até 8 de Janeiro.

Page 14: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 27JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

19 Janeiro

Como se movimenta uma marionetaOficina de manipulação a quatro mãos

Formadoras: Ana F. Gouveia e Ângela RibeiroHorário: 15.00 ás 17.00 Preço: €6,00/participantePúblico-alvo: 12-16Participantes: Mín.6, Máx.16

A oficina de manipulação pretende introduzir a técnica de manipulação directa a quatro mãos, que é uma das técnicas utilizadas nos espectáculos do Núcleo de Marionetas da Associação Cultural O Mundo do Espectáculo. Esta oficina é uma adaptação para duas pessoas da técnica de manipulação de marionetas Bunraku, tradicional do Japão. Através desta técnica pretende-se promover uma maior consciência do movimento, assim como a cooperação e o trabalho em equipa, tendo como objectivo a criação de breves e divertidos sketches.

Em colaboração com ACOME – Associação Cultural O Mundo do Espectáculo.Necessária marcação até 14 Janeiro.

26 Janeiro

Aula aberta de tenchi tessen – A arte do movimento Horário: 11.00 às 13.00; 16.00 às 18.00 Entrada livrePúblico-alvo: Público em geralParticipantes: Máx. 25

O tenchi tessen é uma arte do movimento. A sua finalidade é permitir ao ser humano reencontrar a harmonia consigo e com o Mundo, entre o céu (ten) e a terra (chi). Criado por Georges Stobbaerts, o tenchi tessen pode comparar-se a uma dança hierática, a uma arte para a unidade do corpo, que se situa no instante presente, onde o leque substitui o sabre e a confrontação dá lugar à conciliação.

Em colaboração com a Escola TenChi – Associação TenChi Internacional

Page 15: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 29JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

2 ou 16 Fevereiro

A bordo de um juncoSábados em Oficina

Horário: 15.00 às 17.00 Preço: €5,00/participantePúblico-alvo: 6-12Participantes: Mín.10, Máx.25

Quem terá sido o primeiro português a chegar à China? Jorge Álvares é o seu nome! A bordo de um junco, assim aportou, em 1513 em território chinês, na ilha de Tamão. Que é que o terá feito ir até tão longe? Viajaria sozinho ou acompanhado? Que terá encontrado lá? Vem connosco perceber por que razão se comemora, este ano, a viagem de que te falamos!

Necessária marcação até 28 Janeiro (1ª sessão) ou 11 Fevereiro (2ª sessão).

9 e 10 Fevereiro

Comemoração do Ano Novo ChinêsO Museu do Oriente acolhe o Ano da Serpente com uma série de actividades a decorrer durante dois dias.

9 ou 10 Fevereiro

Bolinhos chineses da sorteOficina para todos

Horário: 15.00 às 16.00 Preço: €8,00/participante Público-alvo: A partir dos 4 (com o acompanhamento de adultos) Participantes: Mín.10, Máx.15

Bolinho da Sorte que fortuna me reservarás? Que boas novas ou mensagens estratégicas me trarás? Para o teu futuro desvendares e a resposta a estas perguntas encontrares, um bolinho terás de fazer, partir e comer.

Page 16: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 31JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

9 ou 10 Fevereiro

Um novo ano lunarVisita orientada temática

Horário: 11.00 às 12.00; 15.00 às 16.00 Preço: €6,00/participantePúblico-alvo: A partir dos 12 anosParticipantes: Mín.10, Máx.25

Depois do dragão seja bem-vinda a serpente que em novo ano lunar haverá de reinar! Limpem-se as casas, preparem-se as decorações, agraciem-se os deuses por mais um ano chegar! Uma visita orientada temática em torno da chegada de mais um ano lunar é a proposta para connosco ficar.

9 ou 10 Fevereiro

Procurando dragõesOficina para crianças

Horário: 11.00 às 12.30Preço: €5,00/participantePúblico-alvo: 6-12 Participantes: Mín.10, Máx.15

Mas, afinal, por onde andam tão misteriosas criaturas? Será que só em alturas de ano novo as podemos vislumbrar? Ora, aqui

está uma altura dessas! Se fores pé ante pé para o dragão não afugentar, corpos de escamas, patas de galo e focinho de porco poderás apreciar! E repara na sua longa cauda que não pára de serpentear! É exactamente este espantoso animal que teremos que procurar se a boa sorte quisermos chamar!

9 Fevereiro

Uma serpente em recortes de papelOficina para todos Horário: 11.00 às 12.30Preço: €5,00/participantePúblico-alvo: A partir dos 12 anosParticipantes: Mín.10, Máx.15

Recorrendo a uma arte milenar, na China, ornamentam-se as casas com a ajuda de recortes de papel que se acredita trazerem sorte, prosperidade e riqueza para o Ano Novo. No Museu do Oriente, em véspera de ano novo dedicado à serpente, desafiamo--lo a vir recriar esta tradição e, recorte a recorte, uma serpente fazer surgir.

Page 17: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 33JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

10 ou 24 Fevereiro

Celebrando o ano novo chinês!Domingos em família

Horário: 11.00 às 12.30Preço: €3,50/participante (adulto ou criança)Público-alvo: Famílias (crianças a partir dos 4 anos)Participantes: Mín.15, Máx.25 Viva o ano novo! Viva! Vestir roupa nova, decorar a casa, receber pequenos envelopes vermelhos, comer deliciosas comidas, rever tios, tias, primos e primas, são algumas das várias formas de se comemorar esta ocasião! A ideia é atrair boas coisas para o ano que se avizinha! E como isso se deve fazer em família, traz os teus pais e irmãos para ouvir, entre outras histórias, a lenda que esteve na origem desta comemoração.

Necessária marcação até 4 (1ª sessão) ou 18 Fevereiro (2ª sessão).

11 e 13 FevereiroOFICINAS DE LONGA DURAÇÃO

Férias De carnaval

1001 caras da Ópera de Pequim Horário: 10.00 às 13.00 e 14.30 às 18.00Preço: €20,00/dia; €6,15/almoço/dia (opcional)Desconto de 30% na inscrição do segundo filho (oficina completa).

Descontos não acumuláveis e não aplicáveis ao almoço.Público-alvo: 7-12 Participantes: Mín.4, Máx.15

A Ópera de Pequim é uma forma de teatro tradicional chinesa que remonta ao século III DC. São os próprios artistas que se maquilham construindo, desta forma, a imagem do carácter da personagem que representam. Nesta oficina há que escolher, primeiro, a personagem e perceber as suas características; depois, fazer a pintura e, finalmente, exploraremos o glamour da Ópera de Pequim construindo uma máscara com a qual representaremos a personagem por nós escolhida.

Necessária marcação até 4 de Fevereiro.Possibilidade de receber as crianças a partir das 9.30 mediante marcação.

11 e 13 Fevereiro21, 22, 25 e 26 Março

A mangar comigo? Visita+oficina de manga

Formador: Ricardo AndradeHorário: 10.00 às 13.00Preço: €10,50/participante Público-alvo: A partir dos 10 anos Participantes: Mín.12, Máx.25

Esta bem poderia ter sido a expressão popular pronunciada pelos Portugueses quando, em 1543, se encontraram com Japoneses. Partir do encontro cultural ocorrido nos séculos XVI e XVII, em território nipónico, para um enredo escrito e desenhado em estilo de banda desenhada japonesa – manga – é a proposta que,

Page 18: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 35JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

em colaboração com a Ncreatures, dirigimos a professores e alunos, num ano – 2013 – em que se comemoram os 470 anos da chegada dos Portugueses ao Japão.

Necessária marcação até 4 Fevereiro (1ª e 2ª sessões), 14 de Março (3ª e 4ª sessões) e 18 de Março (5ª e 6ª sessões)

17 Fevereiro

Indo eu, indo eu a caminho de…Domingos dos 2 aos 4

Horário: 11.30 às 12.30Preço: €3,50/participante (adulto ou criança)Público-alvo: Crianças entre os 2 e os 4 anos acompanhadas por um adultoParticipantes: Mín.15, Máx.20

Como podemos deslocar-nos? De carro? A pé? De avião, barco ou cavalo? Qual o modo mais confortável? Quando tempo dura uma viagem? Que viagens fazemos todos os dias? Estas são apenas algumas das questões para as quais tentaremos encontrar muitas respostas.

Necessária marcação até 11 de Fevereiro.

10 ou 24 Março

Cresce, floresce a aparece!Domingos em família

Horário: 11.00 às 12.30Preço: €3,50/participante (adulto ou criança)Público-alvo: Famílias (crianças a partir dos 4 anos)Participantes: Mín.15, Máx.25

Em tempos de renovação toca a comemorar a primavera! Propomos-te um périplo pelas exposições em busca das espécies botânicas presentes nos objectos da exposição. Será que conseguiremos reconhecer peónias, crisântemos, flores de cerejeira, folhas de palmeiras ou a planta do chá, por exemplo? E que folhas são as pertencentes à árvore sakaki existente no Japão? Consegues descobrir?

Necessária marcação até 4 (1ª sessão) ou 18 Março (2ª sessão).

16 ou 30 Março

Amaterasu, a deusa do sol ou eclipse solar?Sábados em oficina

Horário: 15.00 às 17.00 Preço: €5,00/participante

Page 19: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 37JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Público-alvo: 6-12Participantes: Mín.10, Máx.25

Triste, Amaterasu, a deusa do sol, procurou consolo numa gruta! Cá fora a escuridão passou a reinar! Que medidas tomaram os outros deuses para que a luz do sol voltasse brilhar? E será que foi isto mesmo que aconteceu, ou terá sido um fenómeno natural daqueles em que a lua passa diante do sol, escondendo-o por detrás de si?

Necessária marcação até 11 (1ª sessão) ou 25 Março (2ª sessão).

17 Março

O jardim da CelesteDomingos dos 2 aos 4

Horário: 11.30 às 12.30Preço: €3,50/participante (adulto ou criança)Público-alvo: Crianças entre os 2 e os 4 anos acompanhadas por um adultoParticipantes: Mín.15, Máx.20

Flores de todas as cores, todas as formas e perfumes também. Quantas há? A que cheiram? Qual a mais bonita? Por que se oferecem? Na primavera as flores desabrocham e a paisagem à nossa volta torna-se mais alegre e colorida. Pintar um “jardim da Celeste” será o desafio desta oficina.

Necessária marcação até 11 de Março.

17 MarçoCOMEMORAÇÃO DO DIA DO PAI

Um segredo bem guardado?Oficina para avôs, pais e filhos

Horário: 15.00 às 17.00 Preço: €5,50/participantePúblico-alvo: 6-12 acompanhadas por um adultoParticipantes: Mín.10, Máx.15

Será que conheces bem o teu pai? Imagina que lhe daríamos a escolher uma peça da exposição. Qual seria? O cavalo de Timor? A armadura do samurai? Ou, por exemplo, o biombo namban? Em comemoração do próximo dia 19 de Março – dia do pai - vimos desafiar-te a fazer-lhe uma surpresa: deverás escolher, em segredo, a peça da exposição que mais aches que ele gosta e preparar uma história cheia de pistas. Conseguirão os pais descobrir a peça descrita pelos filhos? E os filhos? Terão adivinhado a peça eleita pelos seus pais? Todos juntos, para a exposição, seguiremos para, uma a uma, as peças revelar.

Necessária marcação até 14 de Março.

18 a 27 Março

Férias da PáscoaOFICINAS DE LONGA DURAÇÃO

O Japão nas tuas mãosHorário: 10.00 às 13.00 e 14.30 às 18.00Preço: €20,00/dia; €6,15/almoço/dia (opcional)Desconto de 30% na inscrição do segundo filho (oficina completa).Desconto de 30% na inscrição em mais do que uma oficina (completa).Descontos não acumuláveis e não aplicáveis ao almoço.Público-alvo: 7-12 Participantes: Mín.4, Máx.15

Sabes de onde vem o kirigami, furoshiki e o kanzashi? Não? Mas, se te falar em origami, se calhar…? Boa! Acertaste! É do Japão! Arregaça as mangas e vem “viajar” até ao País do Sol Nascente, entre papéis multicolores, tecidos de diferentes texturas, botões

Page 20: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 39JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

de variadas formas e muita imaginação. Vem descobrir o Japão, percorrendo-o com as tuas mãos!

Necessária marcação até 11 de Março.Possibilidade de receber as crianças a partir das 9.30 mediante marcação.

25 a 27 Março

A Índia de lés a lés

Horário: 10.00 às 13.00 e 14.30 às 18.00Preço: €20,00/dia; €6,15/almoço/dia (opcional)Desconto de 30% na inscrição do segundo filho (oficina completa).Desconto de 30% na inscrição em mais do que uma oficina (completa).Descontos não acumuláveis e não aplicáveis ao almoço.Público-alvo: 7-12 Participantes: Mín.4, Máx.15

Percorrer a Índia de uma ponta à outra! Uma viagem por dia até aos locais mais recônditos para, em conjunto, descobrirmos diferentes costumes e tradições daquele que foi o pais onde surgiram religiões como, por exemplo, o Hinduísmo e o Budismo de que, apostamos, já terás ouvido falar uma vez ou outra. Preparados?

Necessária marcação até 18 de Março.Possibilidade de receber as crianças a partir das 9.30 mediante marcação.

1. Visitas orientadas gerais EXPOSIÇÕES PERMANENTES Duração: 60 minutosPreço: € 6,00/participante (inclui entrada no museu e visita orien-tada); € 7,00, em diferentes línguas, mediante marcação.

PRESENÇA PORTUGUESA NA ÁSIA Sábados, 16.00Visita orientada à colecção permanente Presença Portuguesa na Ásia, durante a qual se explora a temática dos Descobrimentos e o relacionamento entre Portugal e o Oriente.

DEUSES DA ÁSIA Domingos, 16.00Visita orientada à colecção permanente Deuses da Ásia, para des-cobrir objectos, rituais, iconografia, pintura, altares… Encerramento da ala nascente a partir de 15 de Abril.

2. Visitas orientadas temáticasDuração: 60 minutosPreço: € 6,00/participante (inclui entrada no museu e visita orien-tada); € 7,00, em diferentes línguas, mediante marcação. Participantes: Grupos com mínimo de 15 e máximo de 25 partici-pantesHorário: 10.00 às 18.00 (todos os dias excepto segunda-feira)

3. Público escolarHorário: 10.00 às 18.00 (todos os dias excepto segunda-feira)

Prepare o seu ano escolar articulando os seus conteúdos programáticos com o acervo do Museu do Oriente. Vamos descobrir, com alunos e professores as colecções do Museu do Oriente abordando conceitos tão importantes como o de identidade, diálogo intercultural, viagem ou coleccionismo. Marque a sua visita orientada, visita-jogo ou visita-oficina. Se preferir opte por um projecto à medida. Este ano desafiamos professores e alunos a eleger a peça que mais à atenção os chamou! Inscreva-se no projecto anual do Serviço Educativo!

ACTIVIDADES REGULARES

Page 21: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 41JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

4. ATLS – Férias escolares Horário: 10.00 às 18.00 (todos os dias excepto segunda-feira)

Durante as férias escolares, as visitas orientadas, as visitas-jogo e as visitas-oficina podem ser uma opção para ocupar o tempo. Consulte o programa escolar pensado para este ano lectivo!

5. Ioga para todos Sábados, 10.30-11.30Preço: € 15,00/participante/mêsQuarta-feira e Sexta-feira, 13.00-14.00Preço: € 30,00/participante/mêsSegunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira, 13.00-14.00Preço: € 40,00/ participante/mêsInterrompe durante o mês de Agosto

Ioga, palavra proveniente da raiz sânscrita Yuj, significa «união», «junção». Assim, através de uma filosofia e de uma prática, o ioga procura a união do ser humano com a sua essência. O conjunto

de técnicas desenvolvidas tem como principais objectivos o trabalho do autoconhecimento, equilíbrio entre corpo e mente e a promoção da saúde física e espiritual.

Em colaboração com a Federação Portuguesa de Yoga.

6. Tenchi tessen – A arte do movimento Terça-feira, 13.00-14.00Sexta-feira, 19.00-20.30Interrompe durante o mês de AgostoPreço: €48,00/participante/duas aulas semanais/mêsPreço avulso: €11,00Público-alvo: AdultosSala sujeita a confirmação

O tenchi tessen é uma arte do movimento. A sua finalidade é permitir ao ser humano reencontrar a harmonia consigo e com o Mundo, entre o céu (ten) e a terra (chi). Criado por Georges Stobbaerts, o tenchi tessen pode comparar-se a uma dança hierática, a uma arte para a unidade do corpo, que se situa no instante presente, onde o leque substitui o sabre e a confrontação dá lugar à conciliação.

Em colaboração com a Escola TenChi – Associação TenChi Internacional.

Page 22: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 43JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

A missão do Centro de Documentação da Fundação Oriente con-siste na promoção do conhecimento sobre a Ásia Oriental, a Ásia do Sul e do Sudeste, em especial nas suas relações com Portugal, no âmbito das ciências sociais e humanas, através da disponibiliza-ção e difusão de recursos informativos.

Fundo DocumentalO Fundo Documental do Centro de Documentação é constituído por:• 25 000 volumes de monografias;• 100 títulos de publicações periódicas com recepção regular;• Documentação audiovisual e multimédia

Neste fundo foram integrados os seguintes núcleos documentais:• Núcleo documental da colecção Kwok On, composto por monografias, publicações periódicas e documentação audiovisual, em que as temáticas relacionadas com as artes performativas asiáticas têm especial relevância;• Núcleo da Livraria do Convento da Arrábida, composto por monografias, periódicos e manuscritos datados do século XVI ao século XX.

Serviços Disponibilizados• Consulta documental• Serviço de informação e referência• Consulta do catálogo bibliográfico e de outras bases de dados• Pesquisa documental• Reprodução documental• Divulgação de novidades documentais e sugestões de leitura• Difusão selectiva de informação (DSI)• Publicações da Fundação Oriente

Horário: Segunda a sexta-feira das 10.00 às 18.00 no piso -1 do museu Aberto à hora de almoçoO catálogo está disponível em:http://bibliopac.foriente.pt

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO Livraria Online

Pode adquirir as publicações da Fundação Oriente através da Internet e recebê-las em sua casa ou, se preferir, levantá-las depois de uma visita ao museu. Consulte a livraria online em:http://publicacoes.foriente.pt

Livros da SemanaSemanalmente, escolhemos um livro que pode ser adquirido com 50% de desconto.

31 DEZEMBRO – 6 JANEIRO15 Pintores Chineses Contemporâneos€ 2,50

7-13 JANEIRO1ª Bienal de Arte de Macau€ 5,00

14-20 JANEIROA Igreja Católica na China e em Macau no Contexto do Sudeste Asiático. Que futuro?António Carmo€ 15,00

21-27 JANEIROÁlbum MacauCecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho€ 20,00

28 JANEIRO – 3 FEVEREIRORevista Oriente nº2€ 3,50

4-10 FEVEREIROFidalgos, missionários e mandarinsRui Loureiro€ 12,50

11-17 FEVEREIROHistória dos Portugueses no Extremo OrienteColecção Completa, 6 vols.€ 80,00

18-24 FEVEREIROA Cidade ProibidaCatálogo€ 15,00

Page 23: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

CONHECIMENTO | 45JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

25 FEVEREIRO – 3 MARÇORevista Oriente nº3€ 3,50

4-10 MARÇOPortugal e a China: Conferências no II Curso Livre de História das Relações entre Portugal e a China (séculos XVI-XIX)Coordenação Jorge Santos Alves€ 6,50

11-17 MARÇOPortugal e a China: Conferências no III Curso Livre de História das Relações entre Portugal e a China (séculos XVI-XIX) Coordenação Jorge Santos Alves€ 6,50

18-24 MARÇOPortugal e a China: Conferências nos encontros de história luso-chinesa, 2001Coordenação Jorge Santos Alves€ 7,50

25-31 MARÇORevista Oriente nº4€ 3,50

Page 24: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 47JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

5 Janeiro a 2 Fevereiro

Histórias digitais no museuFormadoras: Helena Lopes e Inês Rodrigues Datas: 5, 12, 19, 26 de Janeiro e 2 de FevereiroHorário: 9.30 às 13.30; Dia 26 de Janeiro: 9.30 às 18.30 com pausa para almoçoPreço: € 175,00Participantes: Mín.12, Máx.15

Neste atelier destinado ao público em geral o qual é, em simultâneo, uma formação creditada para professores de todos os graus de ensino, jornalistas com experiência em televisão e cinema documental ensinam a produzir pequenos filmes a partir do uso das novas tecnologias. A partir do seu olhar sobre uma obra ou peça do Museu do Oriente, cada participante irá contar uma história partir das suas memórias ou experiências, depois trabalhada com imagens, som e voz a partir da metodologia do digital storytelling. A aprendizagem desta nova escrita multimédia poderá ser depois usada noutros contextos para fazer, de uma forma ágil, pequenos filmes sobre currículos, apresentações profissionais, registo de memória e mesmo comunicar nas redes sociais. Esta abordagem é hoje também utilizada um pouco por todo o mundo nas salas de aula, para potenciar a reflexão, ilustrar as matérias e suscitar o interesse e motivação da nova “geração digital”.

5 Janeiro a 23 Março

China, os últimos três séculos

Orientador: António Graça de AbreuDatas: 5, 12, 19, 26 Janeiro, 2, 9, 16 Fevereiro, 2, 9, 16 e 23 MarçoHorário: 10.00 às 12.30 Preço: €100,00Participantes: Mín.30

Ao longo das doze sessões deste curso procurar-se-á caminhar pelos últimos três séculos da história da China, desde o período de apogeu do velho Império (século XVIII), passando pelas tremendas convulsões sociais e políticas dos séculos XIX e XX, até à modernidade com a China, hoje fábrica do mundo, a ditar leis nos destinos da Humanidade. Avançaremos, com todo o rigor possível, para tentar entender a história, as transformações e mudanças, as guerras, as mentalidades, a cultura, os quotidianos na China 1713-2013.

12, 19 e 26 Janeiro

Workshop de cozinha ayurvédicaFormadora: Maria Leonor BragaDuração: 9 horasHorário: 10.00 às 13.00

CURSOS E CONFERÊNCIAS

Page 25: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 49JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Preço: € 60,00Participantes: Máx.16

Ayurveda, palavra sânscrita que significa vida (ayur) e sabedoria (veda), é o nome dado á medicina tradicional indiana que, com mais de 5000 anos, serviu de inspiração para todas as outras formas de medicina.

A partir da identificação do nosso biotipo podemos saber quais os condimentos e alimentos que nos equilibram e protegem da doença. A sábia combinação de aromas, paladares e modos de confecção, ingredientes e atitude podem ser a chave da saúde, bem-estar e alegria. A culinária ayurvédica recorre a pratos vegetarianos, ricos em especiarias, aromáticos, coloridos e apetitosos. Em todos eles devem estar presentes os diferentes sabores: amargo, doce, salgado, picante e adstringente.

Com este workshop, pretende-se que os participantes identifiquem o seu biotipo, descubram quais os alimentos e especiarias adequados ao seu respectivo tipo, aprendam a confeccionar os alimentos e conheçam a composição a sua própria massala (mistura de especiarias).

A todos os participantes será fornecida documentação e questionários destinados a identificar o respectivo biotipo. No final, os participantes terão oportunidade de confeccionar uma refeição completa que será partilhada por todos.

19 Janeiro

Curso de cháFormador: Luís CarvalhoHorário: 14.00 às 18.00 Preço: € 30,00 (inclui prova de chá e distribuição de algumas amostras)Público-alvo: AdultosParticipantes: Máx.20

Neste curso, Luís Carvalho, director do Museu Botânico de Beja aborda temas como as características botânicas do chá, a história social do chá, a produção mundial de chá, cultivo e processamento pós-colheita, os diversos tipos de chá (preto, verde, oolong, branco, amarelo, pu-erh, aromatizado), os compostos químicos, as propriedades farmacológicas, os usos tradicionais e, finalmente, os acessórios para o chá. O programa inclui uma prova de seis a oito tipos de chá.

22 a 25 Janeiro

Curso de caligrafia chinesaFormador: Zhang WeiminHorário: 15.00 às 18.00 Preço: €45,00(quatro sessões)Participantes: Mín.18, Máx.25

Cada símbolo da escrita chinesa, para além da informação que transmite, possui uma forma diferente. Tradicionalmente,

Page 26: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 51JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

estes caracteres são escritos com os instrumentos e material tradicionais, ou seja, o pincel, a tinta chinesa num papel vegetal especial, fabricado com raízes de certas árvores, bambu, palha de arroz e até fibras de seda e algodão, os quais imprimem aos caracteres uma expressão estética especial. Através da obra de antigos calígrafos, este workshop pretende dar a conhecer esta arte milenar.

Necessária marcação até 8 de Janeiro.

26 Janeiro

Viajar para quem trabalha. Equilibrar paixão e profissãoFormador: Loïc PedrasHorário: 14.00 às 18.00Preço: €20,00Participantes: Máx.15

A paixão pelas viagens não é um exclusivo dos que têm uma vida menos ocupada. Ela contagia também aqueles que têm o emprego típico das 9.00 às 18.00, os tostões contados e os dias de férias limitados.

Com a sua habitual boa disposição, Loïc Pedras desenvolve o conceito de equilíbrio entre paixão e profissão num workshop que pretende abordar questões como a preparação da viagem desde a ideia inicial até ao fatídico dia do regresso ao trabalho, passando

pela organização e criatividade necessárias ao seu financiamento, a escolha criteriosa do calendário da viagem, os sistemas de milhas e a negociação das férias com o chefe.

26 Janeiro a 16 Fevereiro

Poder, imagem, texto: a arte da propaganda na República Popular da ChinaFormadora: Tânia GanitoDatas: 26 Janeiro, 2, 9 e 16 FevereiroHorário: 10.00 às 13.00Preço: € 50,00Participantes: Mín.20

Ao longo de quatro sessões, este curso pretende fazer uma análise da importância dos cartazes de propaganda na construção e difusão de uma retórica visual peculiar, decorrente de um processo de mediação do poder a partir do encontro entre a imagem e o texto. Para além de um enfoque inicial relativo aos precursores dos cartazes de propaganda chineses, o curso abordará extensivamente o universo temático e conceptual retratado nos cartazes produzidos e difundidos no espaço público e privado durante o período maoísta (1949-1976), bem como os novos conteúdos e representações presentes na propaganda visual pós-revolucionária.

Page 27: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 53JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

15 Fevereiro

A porcelana da China e as Companhias das Índias OrientaisConferência e visita guiada

Conferencista: Luís Mendes da GraçaHorário: 18.00 às 20.00Entrada livre sujeita a inscrição Porcelana da china e a sua comercialização pelas Companhias das Índias e pelos privados. Primeiras encomendas europeias no século XVI (legendas e brasões portugueses). A companhia holandesa (VOC) e a companhia britânica (Honourable East India Company). Feitorias em Cantão. Encomendas europeias: formatos e temas decorativos ocidentais. O importante papel do comércio privado da porcelana de encomenda e dos tipos mais sofisticados de porcelana. O processo de venda da porcelana na Europa. Sete temas que vão ser abordados por Luís Mendes da Graça, médico e coleccionador de porcelana da China.

16 Fevereiro

Ateliê de plantas medicinais, aromáticas e condimentaresFormadora: Fernanda BotelhoHorário: 10.00 ás 13.00 e 14.30 às 18.00

Preço: €50,00 Participantes: Mín.10, Máx.20

Aprender a identificar plantas medicinais, aromáticas e condimentares, tocando, provando, cheirando e descobrindo como se cultivam e cuidam quer em pequenos espaços, em terraços ou varandas ou em hortas e jardins, partilhar receitas culinárias com plantas silvestres e ervas aromáticas, aprender a tratar os cuidados básicos de saúde com as plantas que temos ao nosso alcance. Aprenderemos ainda a transformar algumas plantas em óleos macerados, pomadas, tinturas, repelentes de insectos, sais de banho, etc. Haverá ainda lugar para a troca de plantas e sementes.

20 Fevereiro

Uns brincos em hora e meiaWorkshops para o dia-a-dia

Formadora: Shradhdha MathuradasHorário: 15.00 às 16.30 Preço: € 15,00Público-alvo: Adultos, a partir dos 16 anos Participantes: Mín.10, Máx.12

Nesta oficina, a artista indiana, Shradhdha Mathuradas, propõe--se ensinar as técnicas utilizadas na confecção de brincos inspirados no artesanato indiano. Em cerca de 90 minutos, cada participante confeccionará o seu par de brincos que, no final, vai poder levar para casa.

Page 28: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 55JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Pensados para um público adulto e com algum tempo para dedicar a uma actividades, os workshops para o dia-a-dia têm como objectivo transmitir em cerca de duas horas conhecimentos práticos sobre algumas das mais tradicionais artes do Oriente.Em colaboração com a Comunidade Hindu de Portugal.

Necessária marcação até 6 de Fevereiro.

25 Fevereiro

Os benefícios das dietas tradicionais orientaisFormador: Hugo Filipe LopesConferência teórica18.30 – 20.00 Entrada livre sujeita a inscrição

Com esta conferência teórica de entrada livre seguida de cinco workshops pretende-se não só visar os pontos de contacto e divergência entre as dietas tradicionais oriental e mediterrânica, mas também estabelecer as diferenças entre a tradição e a contemporaneidade. A apresentação de alguns alimentos típicos da dieta oriental e a demonstração de como podem ser confeccionados estão incluídas no programa.

Workshops práticosRestaurante do MuseuDatas: 6 e 20 Fevereiro, 6 e 20 Março, 3 AbrilHorário 18.00 às 21.00 (com jantar incluído)Preços: € 40,00 (1 módulo), €110,00 (três módulos), € 170,00 (5 módulos)Participantes: Mín.8, Máx.10

6 FEVEREIROAlimentos orientais: o miso, utilização tradicional e potencial contemporâneo- A presença do miso na cultura gastronómica oriental. Processo de fabrico. - Diferença entre os vários tipos de miso. - Benefícios atribuídos, comprovados e não comprovados. - Utilização tradicional.- Utilizações possíveis no quotidiano.Confecção de sopa de miso com algas (entrada), salmão teriaky (prato confeccionado pelo restaurante), rabi pistachio (sobremesa confeccionada pelo restaurante).

20 FEVEREIROAlimentos orientais: o gengibre, utilização tradicional e potencial contemporâneo- A presença do gengibre na cultura gastronómica oriental. Processo de cultivo. - Utilização tradicional.- Utilizações possíveis no quotidiano.- Benefícios atribuídos, comprovados e não comprovados.

Confecção de sumo de vegetais com gengibre (bebida), kimpira de cenoura com gengibre (prato principal), yakitori de galinha (confeccionado pelo restaurante), batatada doce (sobremesa confeccionada pelo restaurante).

6 MARÇOAlimentos orientais: o arroz, utilização tradicional e potencial contemporâneo- A presença do arroz na cultura gastronómica oriental. Processamento do alimento. - Diferença entre os vários tipos de arroz.- Utilização tradicional.- Utilizações possíveis no quotidiano.- Benefícios atribuídos, comprovados e não comprovados.

Confecção de arroz integral na pressão com gomásio (acompanhamento), crepes de alface com sésamo (entrada confeccionada pelo restaurante), caril de gambas (prato principal confeccionado pelo restaurante), arroz de manga (sobremesa confeccionada pelo restaurante).

Page 29: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 57JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

20 MARÇOAlimentos orientais: o shoyu e o tamari, utilização tradicional e potencial contemporâneo- A presença do shoyu e do tamari na cultura gastronómica oriental. - Processo de produção. - Utilização tradicional.- Utilizações possíveis no quotidiano.- Benefícios atribuídos, comprovados e não comprovados.

Confecção de sumo de grelos refogados com tamari e limão (bebida), nabo com gomamiso (prato principal), nacos de salmão (entrada confeccionada pelo restaurante), arroz de cardamomo (acompanhamento confeccionado pelo restaurante), pannacota de gengibre (sobremesa confeccionada pelo restaurante).

3 ABRILAlimentos orientais: as algas, utilização tradicional e potencial contemporâneo- A presença das algas na cultura gastronómica oriental. - Processo de produção. - Diferentes tipos de algas.- Utilização tradicional.- Utilizações possíveis no quotidiano.- Benefícios atribuídos, comprovados e não comprovados.

Confecção de nishime de vegetais (prato principal), creme de nori (entrada), salada de lichias, papaia e manga (sobremesa confeccionada pelo restaurante).

26 Fevereiro a 6 Junho

V Escola de Gamelão da Ilha de JavaFormadora: Elizabeth Davis

WORKSHOP PARA ESCOLASPúblico-alvo: a partir dos 8 anosParticipantes: Mín.10. Horário: segunda a sexta-feira, 10.15 às 12.15 ou 15.00 às 17.00Preço: € 10,00Participação sujeita a inscrição.

Ao longo de duas horas, é dada aos alunos a possibilidade de experimentarem uma grande variedade de instrumentos de percussão e tocar músicas tradicionais indonésias.

CURSO PARA MÚSICOS E COMPOSITORES, NÍVEL 12, 9, 16, 23 30 Março, 6, 13, 20 e 27 AbrilHorário: 14.30–17.30Duração: 24 horasPúblico-alvo: Alunos e professores de música, músicos e compositoresPreço € 120,00Participantes: Mín.12Necessária marcação até 20 de Janeiro mediante preenchimento da ficha de inscrição

CURSO PARA MÚSICOS E COMPOSITORES, NÍVEL 24, 11, 18 e 25 MaioHorário: 14.30–17.30Duração: 12 horasPúblico-alvo: Alunos e professores de música, músicos e compositoresPreço € 60,00Participantes: Mín.12Necessária marcação mediante preenchimento da ficha de inscrição

ATELIÊ PARA ADULTOS, INTRODUÇÃO 27 Abril Horário: 10.15 - 12.15 Preço €12,00Duração: 2 horasPúblico-alvo: a partir dos 16 anos, mesmo sem formação musicalParticipantes: Mín.10Necessária marcação mediante preenchimento da ficha de inscrição

Page 30: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 59JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

ATELIÊ PARA FAMÍLIAS 23 Março, 6 AbrilHorário: 11:00-12:30Preço €12,00/participante (adulto ou criança)Público-alvo: Famílias (crianças a partir dos 7 anos)Participantes: Mín.12Desconto 15% para famílias + 4 pessoasNecessária marcação até 12 ou 26 de Março mediante preenchimento da ficha de inscrição

ATELIÊ PARA CRIANÇAS 9 MarçoHorários: 11.15-12.15 Público-alvo: 4-6 (cada criança acompanhada só por um adulto)Preço € 8,00 (criança/sessão)Participantes: Mín.10Necessária marcação até 26 de Fevereiro mediante preenchimento da ficha de inscrição

ATELIÊ PARA BEBÉS23 Março, 6 AbrilHorário: 10.15-10.4511 Maio, 1 JunhoHorário: 10.15-10.45 ou 11.00-11.30Público-alvo: 1-3 (cada bebé acompanhado só por um adulto)Preço € 5,00 (bebé/sessão)Participantes: Mín.10Marcação necessária até 12 ou 26 de Março mediante preenchimento da ficha de inscrição

9 Março

A rota da semente de cacau do Ocidente ao OrienteFormadora: Odete EstêvãoHorário: 10.00 às 13.00Duração: 3 horasPreço: € 30,00Participantes: Máx.20

Dar a conhecer o percurso da semente de cacau desde as suas origens na América central aos países do Oriente. As origens do fruto desde há 3000 anos. O seu aparecimento nas rotas da conquista do Novo Mundo, rodeado de enormes mistérios. A sua expansão com os Descobrimentos e seu desenvolvimento nos países do Oriente, presentemente alguns dos maiores produtores

mundiais de cacau. Todos estes temas vão ser abordados neste workshop que incluirá ainda uma prova de chocolates de plantações de diferentes países do ocidente ao oriente.

Odete Estêvão é presidente do Cacau Clube de Portugal.

9 e 16 Março

A arte de viajarWorkshop

Formadora: Miguta Água SilvaDuração: 6 horasHorário: 14.00 às 18.00Preço: € 40,00Participantes: Máx.20

Uma viagem pode ser o cumprir de um sonho – ou um pesadelo. Tudo depende de... muita coisa. Depois de decidir onde ir, ler os guias, comprar o bilhete, obter os vistos, fazer a mala – depois de tudo isso, começa o essencial. Como conviver com as diferenças culturais? Como se comportar? Como acautelar as questões de segurança? Como lidar com os assédios? Como proteger-se da eventual desilusão? Que impacto positivo pode a viagem ter em nós – e nos outros? Destas e doutras questões iremos falar neste workshop sobre “a arte de viajar”.

Page 31: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

ENCONTROS | 61JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

9 Março a 27 Abril

Curso diários gráficos

Formador: José Manuel Vieira LouroDatas: 9 e 16 e 23 Março, 6, 13 e 27 AbrilHorário: 10.00 às 13.00 (Dia 27 de Abril: 10.00 às 18.00)Preço: €140,00 (inclui o transporte do museu para o Convento da Arrábida desde o Museu na última sessão, visita guiada, almoço e os materiais referidos abaixo).Preço apenas para a última sessão (inclui visita ao Convento da Arrábida, transporte e almoço: €40,00Público-alvo: Todos os interessados em iniciar ou desenvolver o gosto pelo desenho de observação através do uso do diário gráfico como processo sistemático de trabalho que pode contribuir para a nossa auto-realização e propiciar uma relação lúdica com o mundo.Participantes: Mín.10, Máx.20

Neste curso os alunos irão adquirir competências no exercício do desenho de observação através de registos diretos, verosímeis e expressivos do ambiente urbano. Espera-se incrementar nos formandos não só capacidades de expressão criativas e inventivas, afastadas de estereótipos, mas sobretudo formas de olhar o mundo para lá das suas aparências superficiais. Manter um caderno – diário gráfico – é, cumulativamente, modo ideal para registos sistemáticos, espaço pessoal para a experimentação e para a criatividade e ainda, por ser um caderno e não folhas soltas, objeto que narra no seu conjunto a evolução de uma aprendizagem.

Material: No preço do curso está incluído o seguinte material: caderno de desenho, caneta com pincel de bambu, frasco de tinta da china e caneta preta. Os materiais foram obtidos com o apoio da Loja Ponta das Artes.

27 Março

Uma “florista” em casa Workshops para o dia-a-dia

Formadora: Susana DominguesHorário: 10.30 às 12.00Preço: €15,00 Público-alvo: Adultos Participantes: Mín.10, Máx.15 Em tempos, as kanzashi foram produzidas como adornos para os cabelos das geishas. Da madeira lacada passando pela prata até à seda, vários foram os materiais utilizados na sua confecção. As hana kanzashi (hana=flor em japonês) são a nossa inspiração e a seda um meio para dar largas à imaginação. Neste workshop tudo servirá para reproduzirmos esta arte: brincos, pregadeiras, pequenas aplicações para roupa ou motivos decorativos.

Pensados para um público adulto e com algum tempo para dedicar a uma actividades, os workshops para o dia-a-dia têm como objectivo transmitir em cerca de duas horas conhecimentos práticos sobre algumas das mais tradicionais artes do Oriente.

Necessária marcação até 13 de Março.

Page 32: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos
Page 33: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

INFORMAÇÕES | 65JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

CENTRO DE REUNIÕESLocalizado no centro de Lisboa, junto ao Tejo, concilia o espaço expositivo com a modernidade e funcionalidade de um Centro de Reuniões num ambiente único.

Auditório: 355 lugares, equipado com audiovisuais de tecnologia avançada.

Foyer: Antecâmara do Auditório e Salão Macau, espaço ideal para acreditação, exposição de produtos ou coffee-breaks.

Salão Macau: Sala de reuniões ou espaço de banquetes com vista sobre o Tejo e acesso ao terraço.

Terraço: Vista sobre o Tejo, ideal para cocktails, coffee-breaks ou espaço lounge.

6 Salas de Reuniões: Permite reuniões de formatos diversos.

Lounge: Permite reuniões de formatos diversos, acreditação, exposição de produtos ou cocktails.

Catering: é fornecido em regime de exclusividade, várias opções de banquetes, cocktails ou coffee-breaks.

CONCILIE O SEU EVENTO COM UMA VISITA ÀS EXPOSIÇÕES DO MUSEU DO ORIENTE!

Contactos:Tel. 21 358 52 94E-mail [email protected]

Piso 5Horário:12.30-22.00Encerra à segunda-feira e domingo, ao jantar.Reservas: + 351 21 358 52 28

Com uma localização privilegiada, o Restaurante do Museu do Oriente está decorado em tom minimalista a contrastar com a vista deslumbrante que dele se pode desfrutar.

Ao almoço, o restaurante proporciona um buffet variado com uma óptima relação preço/qualidade que inclui todos os dias um prato diferente de carne e peixe, saladas diversas, doces delicio-sos e frutas de múltiplas cores.

Ao lanche pode experimentar uma selecção variada de chás do Oriente que pode acompanhar com scones e bolos variados, entre muitas outras opções deliciosas.

Ao jantar, pode optar pelo menu de degustação, constituído por especialidades da culinária de vários países asiáticos.Se preferir, tem à sua disposição uma ementa de cozinhainternacional que inclui especialidades vegetarianas.

RESTAURANTE

Page 34: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

INFORMAÇÕES | 67JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Piso - 1Horário:10.00-15.00Sexta-feira: 10.00-22.00Encerra à segunda-feira

Na cafetaria são servidas refeições ligeiras, sopas, snacks, saladas, sobremesas, bolos, bebidas quentes e frias numa at-mosfera sóbria de branco e vermelho acompanhada por frases alusivas a alimentos retiradas de relatos de viagens dos séculos XVI e XVII.

CAFETARIAHorário:Terça-feira a domingo, das 10.00-18.00 - Sexta-feira, das 10.00-22.00Encerra à segunda-feiraContactos:Telefone: 213 940 531E-mail: [email protected]

A loja do museu surge com um critério definido, o de criar um espaço de comércio original, com uma grande variedade de ob-jectos, alguns criados por artistas nacionais independentes mas que se baseiam em conceitos e/ou técnicas orientais.

Cada artigo é de uma riqueza especial já que foi feito pelas mãos de um artesão, do outro lado do Mundo, o que o torna único. Obe-dece a uma curiosidade etnológica que reflecte crenças e filoso-fias donde sobressaem as sedas pelas suas texturas e cores, ou os chás pelos seus sabores, todos ricos em simbologia oriental.

A loja do Museu do Oriente é um ponto de encontro com outras terras e um local de descoberta de outras culturas tão diferen-tes da ocidental.

LOJA

Page 35: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

INFORMAÇÕES | 69JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

Av. BrasíliaDoca de Alcântara (Norte)1350-352 Lisboawww.museudooriente.ptContactos:Geral: 213 585 200E-mail: [email protected]

EXPOSIÇÕESHorário: 10.00-18.00Sexta-feira: 10.00-22.00(Entrada gratuita, 18.00-22.00)Encerra à segunda-feira,1 de Janeiro e 25 de Dezembro

ESPECTÁCULOSHorário da Bilheteira: 10.00-18.00Sexta-feira: 10.00-22.00Encerra à segunda-feira.Nos dias de espectáculo a bilheteira funciona até ao início do mesmo.

Informações e reservasTel. 213 585 [email protected] reservas são válidas por 72 horas.Os bilhetes podem ainda ser adquiridos nos seguintes locais: Fnac, Bliss, Worten, balcões da Agência Abreu, Bulhosa Livreiros (Oeiras Parque e Cidade do Porto), Mega-rede e emwww.ticketline.sapo.pt

SERVIÇO EDUCATIVOTel. 213 585 [email protected]

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃOHorário: Dias úteis, 10.00-18.00Tel. 213 585 [email protected]

CENTRO DE REUNIÕESTel. 213 585 [email protected]

MUSEU DO ORIENTE ACESSOS

Autocarros12, 28, 714, 720, 732, 738Eléctricos15E, 18EComboiosLinha de CascaisEstação Alcântara-MarEstacionamentoParque público junto ao museuCoordenadas: X 38º 42’ 09’’ N Y 09º 10’ 20’’ W

RESTAURANTETel. 213 585 228Encerra à segunda-feira edomingo ao jantar

CAFETARIAHorário: 10.00-18.00.Sexta-feira: 10.00-22.00Encerra à segunda-feira

LOJAHorário: 10.00-18.00Sexta-feira: 10.00-22.00Encerra à segunda-feiraTel. 213 940 [email protected]

Page 36: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

INFORMAÇÕES | 71JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO

ROTEIRO DO EDIFÍCIO

Page 37: TEATRO - centroeducatis.net§ãodooriente.pdf · teatro danÇa marionetas cinema 17 permanentes temporÁrias 5 serviÇo educativo centro de documentaÇÃo 23 reuniÕes cursos congressos

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES EMWWW.MUSEUDOORIENTE.PT

Se pretender receber a nossa newsletter mensal, registe-se no mesmo portal.

MECENAS

BANCO ESPÍRITO SANTO Mecenas Principal

ÁGUAS DE PORTUGAL Serviço Educativo

CENTRAL DE CERVEJAS E BEBIDAS Espectáculos

MACIF PORTUGAL, COMPANHIA DE SEGUROS SASeguradora Oficial