Tecido Epitelial de Revestimento Laminas

6
Tecido Epitelial de Revestimento Tecido Epitelial de Revestimento Simples Pavimentoso (Endocárdio): Lâmina 29 O revestimento epitelial interno do coração é constituído inicialmente por epitélio pavimentoso formado apenas por uma camada de células. Esta camada epitelial apresenta seus núcleos achatados acompanhando a forma da célula e está associada ao tecido conjuntivo frouxo. Estes dois tecidos formam o endocárdio.

Transcript of Tecido Epitelial de Revestimento Laminas

Tecido Epitelial de Revestimento

Tecido Epitelial de Revestimento Simples Pavimentoso (Endocárdio): Lâmina 29

O revestimento epitelial interno do coração é constituído inicialmente por epitélio pavimentoso formado apenas por uma camada de células. Esta camada epitelial apresenta seus núcleos achatados acompanhando a forma da célula e está associada ao tecido conjuntivo frouxo. Estes dois tecidos formam o endocárdio.

Tecido Epitelial de Revestimento Cilíndrico Simples: Lâmina 86

O preparado histológico revela a mucosa da vesícula biliar mostrando a formação de pregas mucosas revestidas por epitélio cilíndrico simples (seta). As células deste tipo epitelial apresentam núcleos basais, citoplasma abundante e bem corado e microvilosidades típicas de células transportadoras de íons.

Tecido Epitelial de Revestimento Cúbico Simples: Lâmina 92B

A região medular do rim mostra os túbulos coletores em cortes longitudinais. O revestimento destes segmentos tubulares é feito pelo epitélio cúbico simples que como características mostra células com glicocálix bem evidente e núcleos centrais e esféricos.

Tecido Epitelial de Revestimento Estratificado Plano Queratinizado: Lâmina 54

Corte do esôfago mostrando o revestimento da mucosa esofágica feita pelo epitélio estratificado plano (barra) não queratinizado. Ausência da camada de queratina confere uma textura mais homogênea ao tecido epitelial. Abaixo do epitélio está a lâmina própria constituída de tecido conjuntivo.

Epitélio Estratificado Plano não Queratinizado: Lâmina 67

Foi utilizada a técnica de Ayoma em um corte de pâncreas para identificação da região intracelular onde se acumula o Complexo de Golgi. Observar na porção apical das células acinares pancreáticas pontuações marron-escuras que caracterizam o acúmulo desta organela. O núcleo não aparece corado e sim, em negativo.